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“A palavra de ordem para 2025 é produtividade”, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT

Depois de 2023 ter sido o “melhor ano do setor”, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, confirma a “consolidação” dos números em 2024. No ano que marca o 75.º aniversário da associação, admite que “as guerras e crises políticas em mercados emissores importantes” constituem as maiores incertezas, salientando ainda “os preços na hotelaria, a opinião publica face ao turismo e a mobilidade” como os principais desafios. A palavra de ordem para 2025 é, segundo Pedro Costa Ferreira, “produtividade”.

Victor Jorge

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“A palavra de ordem para 2025 é produtividade”, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT

Depois de 2023 ter sido o “melhor ano do setor”, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, confirma a “consolidação” dos números em 2024. No ano que marca o 75.º aniversário da associação, admite que “as guerras e crises políticas em mercados emissores importantes” constituem as maiores incertezas, salientando ainda “os preços na hotelaria, a opinião publica face ao turismo e a mobilidade” como os principais desafios. A palavra de ordem para 2025 é, segundo Pedro Costa Ferreira, “produtividade”.

Victor Jorge
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No habitual balanço de 2024 e olhando para o ano agora iniciado, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destaca “um dos melhores momentos da história” da associação. E se em 2024, o setor ficou “reforçado junto do consumidor final, como sendo competitivo e o meio mais seguro de planear uma viagem”, para 2025, “o setor, se não existirem surpresas desagradáveis, crescerá a nível mundial e nacional”.

Terminado 2024, que balanço faz deste ano turístico em Portugal e, particularmente, no que diz respeito ao setor das agências de viagens e operadores turísticos?
Foi certamente um ano positivo. Desde logo porque, depois de termos vivido, em 2023, o melhor ano do setor, 2024 conheceu a consolidação dos números alcançados.

Diversificámos os mercados emissores trabalhados, com grande destaque para o mercado norte-americano; diversificámos igualmente os destinos turísticos trabalhados junto dos turistas portugueses, através de uma operação turística que não apenas serviu mais destinos, como os serviu durante mais meses.

No final, julgo que o sector ficou reforçado junto do consumidor final, como sendo competitivo e o meio mais seguro de planear uma viagem.

O que faltou concretizar no setor do turismo neste ano de 2024?
Uma estratégia coerente, alargada e que una o setor em torno da desmistificação da ideia de Turismo a mais. O Turismo tem sido um pilar do desenvolvimento económico, social e territorial em Portugal, impactando positivamente a esmagadora maioria da população. Este facto tem de ser trabalhado todos os dias, por todos atores do setor, lutando contra uma opinião publicada de um número restrito de “opinion makers” que, de forma contínua, tentam moldar a opinião pública.

O que destacaria neste ano de 2024 no setor da APAVT?
A APAVT finaliza 2024 vivendo um dos melhores momentos da sua história.

Entraram 33 novas agências, tivemos um momento fantástico na BTL, voltámos a realizar o grande encontro do turismo português, desta vez em Huelva, acompanhámos a introdução do NDC da TAP, mantivemos a participação no diálogo europeu acerca da nova diretiva europeia de viagens organizadas, desenvolvemos diversas interações com destinos turísticos, como são bons exemplos Madeira, Marrocos e Macau, festejámos pela primeira vez o “Dia Nacional dos Agentes de Viagens”, e, sempre mais importante, defendemos os agentes de viagens numa infinidade de files, temas, ações e atividades.

Os capítulos da APAVT continuaram a ser o sangue da análise e da decisão, mantendo adequada proximidade dos associados e descentralização da decisão.

Enfim, foi mais um ano a defender os interesses dos agentes de viagens e a promover o turismo em Portugal e no mundo. Fazemo-lo há 75 anos…

Como antevê o ano de 2025 em termos económicos e turísticos?
Teremos incertezas, temos desafios, e temos também algumas boas notícias.

Do lado das incertezas, acima de tudo, preocupa-nos as guerras que se mantêm. Para além de todos os efeitos diretos que nos devem fazer pensar, é inegável que estará aqui a grande incerteza do negócio.

Por outro lado, sabemos bem que existem uma série de problemas políticos em mercados emissores importantes, como sejam crises políticas em França, Espanha e Alemanha, bem como um novo governo nos EUA, situações que podem sempre significar menor consumo de viagens.

Temos também muitos desafios. Por mero exemplo, sublinharia três. Desde logo, a compatibilização de um preço alto na hotelaria, com a necessidade de corresponder com o nível de serviço adequado, sem a mão de obra necessária, tanto quantitativamente, como ao nível da formação.

Depois, a necessidade de gerir um sucesso económico brutal, com uma opinião pública que facilmente se pode virar contra o Turismo e os turistas.

Finalmente, os problemas de mobilidade que serão maiores este ano, com a execução das obras do aeroporto da Portela e a inexistência de qualquer avanço visível e significativo no falado novo aeroporto.

Felizmente, temos também boas notícias. As taxas de juro continuam a baixar, haverá aumentos de rendimento disponível, pelo menos entre os jovens e os reformados, a taxa de esforço financeiro dos portugueses diminuirá em 2025, e tudo isto são realidades que deverão estimular o consumo.

Deste modo, é expectável um aumento do consumo em Portugal, o que historicamente vem associado a aumento do consumo de viagens e a crescimento do sector da Distribuição. Aliás, o primeiro momento de vendas associado a 2025, a “black week”, permite-nos olhar para 2025 com um grande otimismo, já que existiram crescimentos notórios, absolutamente robustos, por parte da esmagadora maioria dos operadores turísticos envolvidos.

Quais os principais desafios para o setor do turismo em 2025 a nível global e, particularmente, a nível nacional? E para o setor das agências de viagens e operadores turísticos?
O setor, se não existirem surpresas desagradáveis, crescerá a nível mundial e nacional.

Quanto às agências de viagens, a palavra de ordem terá de ser, sempre, produtividade. Como manter níveis de produtividade, respondendo às exigências da sustentabilidade, como aumentar a produtividade acelerando a introdução de mecanismos de inteligência artificial, como atrair talento para melhor nos adequarmos às rápidas transformações do nosso tempo, etc., etc..

Que acontecimentos poderão impactar ou ter mais influência (positiva e/ou negativa) na performance do turismo em Portugal?
O Turismo é a melhor linha de cooperação entre a iniciativa privada e o sector público, do país. Tem sido o grande pilar da ambição, da estratégia e do desenvolvimento do Turismo em Portugal. A sua manutenção será um grande trunfo, face a tantas incertezas.

Num outro âmbito, enquanto houver guerra na Europa e no Médio Oriente, teremos sempre de olhar para o futuro com tristeza e desconfiança.

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Autorizada aquisição da DIT Gestión pela Ávoris

A Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) de Espanha acaba de autorizar a Ávoris Corporación Empresarial a adquirir o agrupamento de gestão de agências de viagens DIT Gestión.

A Ávoris e a DIT Gestion que estão em namoro desde maio de 2023, através de uma aliança estratégica, com o objetivo de fortalecer o seu posicionamento e liderança no mercado, anunciaram, em outubro passado a união de forças com a compra de ações do agrupamento de gestão de viagens por parte da Ávoris. Finalmente, a operação foi aprovada pela Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência de Espanha.

Segundo avançam os jornais espanhóis, esta aquisição, que adiciona 859 pontos de venda à sua rede de agências Ávoris, permitindo-lhe aproximar-se da marca de três mil agências de viagens, destacando-se como um dos maiores grupos do  setor da distribuição turística em Espanha,  com as marcas B Travel (450 lojas em Espanha e 58 em Portugal), Halcón Viajes (510 lojas em Espanha), Geomoon (490 em Espanha), B Travel & Catai (20 em Espanha), RACC Travel (17 em Espanha), as marcas corporate BCD Travel, BCD Meetings & Events e Opteam (340 agências) e as agências de viagens online (OTAs) Muchoviaje e TuBillete. O Grupo Ávoris detém ainda uma companhia aérea (Iberojet), um banco de camas (Welcomebeds), os operadores turísticos Travelplan, Catai, Nortravel, Special Tours, Le Plan, Viva Tours, Marsol, Mundosenior entre outras empresas.

Este acordo permite à DIT aproveitar as vantagens que a Ávoris oferece às suas agências afiliadas, como tecnologia, informações de mercado, formação e melhor acesso a produtos de operadores turísticos.

Em comunicado, a DIT Portugal refere que este passo representa um avanço significativo na estratégia de fortalecimento do canal comercial das agências de viagens da rede no nosso país, assim como um importante incremento dos serviços e rentabilidade que atualmente a DIT Portugal oferece às suas agências de viagens associadas “garantindo sempre a independência de gestão total de cada uma delas”.

Com isto, refere ainda a nota de imprensa, as agências de viagens associadas à DIT Portugal beneficiarão do valor acrescentado que a Ávoris vai proporcionar às mesmas através de áreas chave como serão produto próprio e diferenciado, melhoria nas condições em produtos Ávoris, tecnologia inovadora e acesso preferencial a produtos exclusivos.

Para a DIT Portugal, o objetivo principal do acordo é unir as vantagens que a Ávoris aporta ao grupo DIT Gestión, “mantendo em todos os momentos a nossa filosofia como grupo empresarial, assim como a nossa forma atual de trabalhar com cada agência de viagens associada”.

Esta decisão não supõe nenhuma alteração na DIT Gestión, mantendo-se Lander Arriaga como diretor geral do grupo, assim como Jon Arriaga na presidência, nem na DIT Portugal, mantendo-se Jon Arriaga como diretor geral, o mesmo acontecendo com toda a equipa de profissionais com que a marca conta dentro e fora da sede principal, “dando continuidade à sua filosofia de grupo de agências de viagens independentes, colaborando com todos os fornecedores de serviços como até hoje”, foi assegurado.

Da mesma forma, a DIT Portugal “irá continuar com a sua dinâmica atual de geração de novos produtos como a recente DITTv, o motor dinâmico voo+hotel, a aplicação para Android e IOS para as agências, assim como a aplicação para Android e IOS para os clientes, fatores diferenciadores do resto do mercado”. Também, segundo a nota, “daremos continuidade a todos os nossos eventos, como a próxima convenção do grupo marcada já entre 30 de outubro e 2 de novembro de 2025”.

Também, Constantino Pinto, diretor Comercial da Ávoris em Portugal, que falava aos jornalistas à margem da apresentação aos agentes de viagens, esta segunda-feira, em Lisboa, dos destaques da programação 2025 da Travelplan, foi instado a fazer um comentário sobre esta aquisição. E disse: “É importante diferenciar o que significa esta operação para a Ávoris no conceito geral (90% é Espanha e 10% Portugal). A nós (Portugal), na prática, nada vai mudar, até porque o nosso compromisso com os nossos clientes, em termos de tour operação mantém-se rigorosamente, e o nosso compromisso com a DIT mantém-se também, como até agora, como qualquer outro cliente que temos. Há contratos que estão assinados, há outros que estão em fase de assinatura neste momento, que serão honrados e cumpridos, e a ética que sempre nos pautou em termos de comportamento será a mesma”.

Constantino Pinto recordou que a Ávoris tem uma rede de venda direta ao público, a B Travel, nas suas duas versões, premium e normal, e “é reconhecido por todo o mercado, por todos os agentes de viagens, todos os grupos de gestão e pelas grades redes, o nosso comportamento isento em relação à nossa rede. Portanto, essa continuará a ser a nossa conduta para com o resto do mercado”, reforçou.

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Mercado das Viagens cresceu quase 20% em faturação e 8% em rentabilidade o ano passado

O Mercado das Viagens revelou que, em 2024 cresceu cerca de 20% em volume de negócios e 8% em rentabilidade face ao ano anterior. “Podia ser melhor, mas não correu tão mal”, disseram aos jornalistas os responsáveis da rede.

Já no primeiro mês deste ano a rede de franchising, que reuniu este fim de semana a sua VI Convenção, em Lagos (Algarve), somou um crescimento de vendas de 18% face ao verificado no mesmo período de 2024, enquanto a rentabilidade está acima dos 5%, “o que significa que estamos no bom caminho”, disse Adriano Portugal diretor geral do Mercado das Viagens, avançando que com a aposta no marketing digital, tendo criado um departamento próprio, “tem-nos permitido resultados muito positivos”.

O mesmo responsável explicou também aos jornalistas o que é que a rede dá aos seus franquiados. “Proximidade e atenção diária. Todo o crescimento é acompanhado de forma muito próxima, razão pela qual não somos um grupo, mas uma rede, sem esquecer as plataformas, à nossa dimensão, que disponibilizados, os fornecedores e o acompanhamento na formação”, disse.

Carlos Silva confessou que “o nosso negócio não assenta na abertura de lojas em franchising, mas sim na rentabilidade das nossas próprias lojas (da administração da rede são já seis) e das que estão connosco. O franchising é, sim, um complemento ao negócio, e permite-nos maior poder negocial e, com isso, benefícios e mais projeção”.

No Mercado das Viagens existem agências de viagens que vendem produtos mais premium e que já faturam “valores muito aceitáveis com destinos como a Austrália, o Japão ou os EUA”, e outras que são mais procuradas para destinos como as Caraíbas, Cabo Verde e Tunísia. Adriano Portugal realçou que este ano estão a subir a Ásia e o Brasil em termos de grandes destinos, e em relação aos destinos de proximidade constam, nomeadamente, as Baleares, Cabo Verde e Porto Santo. Nuno Pereira referiu que, na rede, já existem muitas agências de viagens com faturação superior a 1,5 milhões de euros que abraçaram nichos de mercado e os souberam explorar.

Na lista dos maiores parceiros/fornecedores estão a Tour10, Ávoris, Soltour, Solférias, MSC, enquanto a Soltrópico tem vindo a crescer bastante, bem como a Newblue, foi revelado aos jornalistas.

 

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Aviação

LATAM Airlines abre nova rota sazonal entre Lisboa e Fortaleza

A nova rota sazonal da LATAM Airlines vai ligar Lisboa a Fortaleza, no Brasil, entre 7 de abril e 20 de outubro, contando com um voo por semana, às segundas-feiras.

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A LATAM Airlines vai abrir uma nova rota em Portugal, passando a ligar a capital portuguesa a Fortaleza, no Brasil, numa operação sazonal que vai decorrer entre 7 de abril e 20 de outubro, informou a companhia aérea em comunicado.

“Trata-se do primeiro voo direto da companhia entre a região do Nordeste brasileiro e a Europa desde 2009”, sublinha a LATAM Airlines, na informação divulgada, que indica que a nova rota vai contar com um voo por semana, às segundas-feiras.

Operado em aviões Boeing 787, com capacidade para 30 passageiros em classe business, 57 em Economy+ e 213 em classe económica, o novo voo tem uma duração de 7h30, partindo de Fortaleza pelas 06h15, enquanto as saídas de Lisboa decorrem às 18h30, sempre em horas locais.

“O Ceará é o ponto mais próximo da Europa no Brasil. Este novo voo da LATAM Airlines entre o nosso estado e Lisboa será fundamental para incrementar o turismo, estimular novos negócios, gerar mais emprego e desenvolvimento económico aos cearenses”, congratula-se Elmano de Freitas, governador do Ceará. 

Já Eduardo Macedo,  Head of Public Affairs da LATAM Brasil, diz que a companhia aérea está sempre atenta “às oportunidades para expandir a oferta de assentos e de voos de forma sustentável, para alavancar o desenvolvimento do turismo e da economia do Nordeste”, motivo pelo qual vai passar a ligar a região a Lisboa.

Recorde-se que a LATAM Airlines voa, atualmente, para 52 aeroportos no Brasil, contando crescer, em 2025, cerca de 8% na sua oferta doméstica de assentos no país.

A nível internacional, a companhia aérea voa desde 90 aeroportos no Brasil, numa oferta que, no ano passado, foi aumentada com as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.

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Enoturismo

Vinhos do Dão impulsionam enoturismo com formação

A Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão), em parceria com a Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), realizou uma formação em enoturismo destinada aos produtores da região, tendo contado com cerca de 50 inscritos.

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A formação, conduzida por Maria João de Almeida, presidente da APENO, decorreu no Solar do Vinho do Dão, contou com cerca de 50 inscrições e teve como objetivo capacitar os participantes com uma visão abrangente, desde a história do enoturismo até às práticas de sucesso aplicadas atualmente em Portugal e no mundo. Além da componente teórica, o programa garantiu ainda uma visita à Quinta da Taboadella.

“A adesão massiva por parte dos produtores da região, e que nos leva a considerar realizar mais vezes estas formações, mostra como o Dão está interessado em proporcionar experiências de enoturismo cada vez mais completas a quem nos visita”, defendeu Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.

Por outro lado, avançou que “a área do enoturismo tem merecido a atenção da CVR do Dão, não só através da promoção da Rota dos Vinhos do Dão, como também proporcionar aos nossos agentes económicos a presença em eventos nacionais e internacionais com o objetivo de promoverem a sua marca e a nossa região”, para destacar ainda que com esta esta formação, “acreditamos que os profissionais do nosso setor passam a possuir um nível de conhecimento superior e recursos que serão úteis no âmbito das atividades do enoturismo”.

Por sua vez, a presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo realçou que esta formação “proporciona uma abordagem prática e informada, garantindo aos participantes ferramentas essenciais para dinamizar as suas marcas. No final, os participantes terão uma compreensão sólida dos desafios e oportunidades do setor e estarão mais preparados para dinamizar o enoturismo na sua região”, para frisar ainda o trabalho que a CVR do Dão está a fazer na promoção do enoturismo da região e a adesão dos produtores a esta formação que superou as nossas expetativas iniciais, mostrando que esta área é realmente vista como crucial na promoção da região e na estratégia de negócio das empresas.

 

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Emprego e Formação

Sulforma já formou 8 mil pessoas em 1.100 cursos em 13 anos

A Sulforma, que tem uma parceria de formação privada com a Travelport Portugal, desde 2011, com a finalidade de dar formação aos agentes de viagens, escolas de turismo, universidades e particulares, já formou, ao longo destes 13 anos, cerca de oito mil pessoas em mais de 1.100 cursos ministrados em Galileo, de norte a sul do país.

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A Sulforma, que tem uma parceria de formação privada com a Travelport Portugal, desde 2011, com a finalidade de dar formação aos agentes de viagens, escolas de turismo, universidades e particulares, já formou, ao longo destes 13 anos, cerca de oito mil pessoas em mais de 1.100 cursos ministrados em Galileo, de norte a sul do país.

A Sulforma – Consultoria e Gestão Empresarial, entidade formadora acreditada pelo DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, indica, nas redes sociais, que neste percurso, foram igualmente criadas outras parcerias para desenvolvimento de outras áreas nomeadamente marketing digital, vender com rentabilidade, língua estrangeira, técnicas de vendas, desenvolvimento pessoal e formação outdoor com o grupo GEA, Lusanova, DIT Portugal e variadas agências de viagens.

A par da parceria desenvolvida com a Travelport, a Sulforma, avança ainda que, desde o ano de 2021, assumiu a responsabilidade da comercialização e coordenação do “Projeto Escolas”, onde no ano de 2023 conseguiu alcançar um total de 37 escolas, politécnicos e universidades.

Os cursos Galileo possibilitam aos agentes de viagens e futuros profissionais do turismo e outros interessados, um conhecimento aprofundado das soluções do GDS, para que possam rentabilizar ao máximo a sua aplicação. A formação garante o acesso ao Certificação Galileo, requisito indispensável para uma candidatura a uma agência de viagens.

As atividades da empresa abordam diversas áreas tais como comportamental, jurídica, informática, organização, qualidade e técnica.

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Enoturismo

Enóphilo Wine Fest regressa ao Algarve a 8 de março

Depois do evento esgotado em 2024, a segunda edição do Enóphilo Wine Fest, em Vilamoura (Algarve) vai contar com mais de 40 produtores e mais de 300 vinhos em prova, de norte a sul do país.

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O Enóphilo Wine Fest regressa ao Algarve, para a sua segunda edição em Vilamoura, no dia 8 de março. Depois do sucesso de 2024, onde o evento contou com casa esgotada, este ano aumenta o número de produtores e vinhos em prova.

De acordo com Luís Gradíssimo, organizador e responsável pelo projeto “a aposta no Algarve compensou”, uma vez que “o ano passado tivemos a primeira edição do evento completamente esgotada. Por isso, em 2025 resolvemos aumentar a quantidade de produtores e vinhos em prova”.

O evento, conforme disse, “ajuda a realçar o potencial vínico do sul de Portugal, demonstrando toda a sua qualidade e diversidade. É também uma oportunidade única para os residentes do Algarve provarem mais de 300 vinhos de produções únicas, de norte a sul do país.”

O Enóphilo Wine Fest irá decorrer, como em 2024, no centro de congressos do Hotel D. Pedro Vilamoura, no dia 8 de março, das 15h às 20h. Estarão em prova mais de 300 vinhos, de cerca de 40 produtores diferentes. A entrada custa 20 €, dando direito a um copo de empréstimo e prova livre de todos os vinhos. De momento está a decorrer a pré-venda, onde é possível usufruir de um desconto de 25%, ou seja, apenas 15€.

Refira-se que, com a 1ª edição em 2015, em Lisboa (sob a designação de LX Wine Fest) com o objetivo de pôr em contacto produtores, enófilos e profissionais do setor, o Enóphilo Wine Fest arranca 2025 com a segunda edição no Algarve, em 2016 estreou-se no Porto, enquanto Wine Fest by Wine Club Portugal, em 2018 realiza-se a 1ª edição em Coimbra, já sob a denominação de Enóphilo Wine Fest, em 2022 estreia-se em Braga e em 2024 avança para Vilamoura, no Algarve. Desde então, mantém presença regular nas cinco cidades.

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Agenda

FLY – Feira das Viagens no Porto promete encontro com o universo de destinos

A FLY-Feira das Viagens vai ter lugar na Alfândega do Porto nos dias 22 e 23 de março de 2025, e a organização promete todo o universo das viagens e turismo, associado a um catálogo exclusivo.

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Durante dois dias, a feira reunirá agências de viagens, marcas, produtos e agentes turísticos, destaca a BestEvents, organizadora do evento que promete ser o cenário ideal para quem pretende divulgar os destinos que tem em carteira junto do consumidor final, que pode reservar o próximo destino de sonho, a próxima experiência cultural, a próxima aventura, com entrada gratuita.

O catálogo de ofertas que o público pode encontrar na FLY – Feira das Viagens vai muito para além das praias paradisíacas com que todos sonhamos, indica a organização, lembrando que a neve, a natureza, o desporto e aventura, o turismo de negócio e turismo rural, o eco e enoturismo, roteiros gastronómicos, os destinos de saúde, religiosos e culturais, também estarão em evidência, evento que vai permitir explorar o mundo, apreciar as tendências de destinos atuais e onde será possível encontrar, também, aqueles destinos menos conhecidos.

A organização está a ultimar um conjunto de atividades interativas, workshops, palestras, conferências e demonstrações dos mais variados destinos, descobrir as tendências e novas apostas do setor. Além da mostra, o espaço terá uma zona de espetáculos e concertos culturais que te vão proporcionar uma imersão mais profunda na cultura de cada destino. A riqueza e a diversidade das tradições musicais vão oferecer um verdadeiro passeio sonoro pelos dos quatro cantos do planeta.

 

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Aeroporto de Lisboa tem novo recorde e soma mais de 35M de passageiros em 2024

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, atingiu um novo recorde no ano passado e somou 35,1 milhões de passageiros, aumento de 4,3% face a 2023, segundo dados revelados pela Vinci Airports, concessionária da ANA – Aeroportos de Portugal.

Inês de Matos

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, atingiu um novo recorde no ano passado e somou 35,1 milhões de passageiros, aumento de 4,3% face a 2023, segundo dados revelados pela Vinci Airports, concessionária da ANA – Aeroportos de Portugal.

De acordo com um comunicado da empresa que detém a gestão dos aeroportos nacionais, a infraestrutura aeroportuária da capital portuguesa foi uma das quatro geridas pela Vinci Airports que registaram um recorde de passageiros, a par dos aeroportos de Santiago, no Chile; Edimburgo, na Escócia, e Belgrado, na Sérvia.

Depois de Lisboa, que recebeu 35,1 milhões de passageiros, a Vinci Airports destaca a infraestrutura da capital chilena, que recebeu 26 milhões de passageiros, assim com a de Edimburgo, por onde passaram 15 milhões de passageiros no ano passado, e ainda a da capital sérvia, que recebeu ainda oito milhões de passageiros.

“Os aeroportos de Portugal continuaram a receber cada vez mais passageiros, apoiados por taxas de ocupação recordes e forte impulso nas rotas intra-europeias”, lê-se no comunicado divulgado pela Vinci Airports.

A concessionária dos aeroportos nacionais diz ainda que “o aumento da capacidade de companhias aéreas como a LATAM e a United Airlines também contribuiu para o bom desempenho do tráfego de longo curso (Brasil, Estados Unidos)”, nos aeroportos nacionais em 2024.

 

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Mercado das Viagens faz balanço positivo da sua VI Convenção

Os responsáveis do Mercado das Viagens fazem um balanço positivo da sua VI Convenção que decorreu este fim de semana em Lagos (Algarve), em novos moldes, e que contou com a participação 63 agentes de viagens da rede, sem contar com os diversos parceiros e fornecedores que têm acompanhado a marca que existe no mercado há 12 anos. Sem data ainda, a VII Convenção do Mercado das Viagens será em Viana do Castelo.

O Mercado das Viagens experimentou um novo modelo na sua VI Convenção que, para além do tradicional networking entre as agências de viagens da rede e os principais parceiros e fornecedores, de ter apresentado novidades aos seus franchisados, de momentos de convívio e da possibilidade de descobrir Lagos e alguns dos seus atrativos turísticos, levou três especialistas em matérias como gestão de empresas, marketing e comunicação, gestão de conflitos e de coaching, em sessões que apelidaram de “Conversas à Mesa”.

“Esta fórmula que trouxemos para a convenção vai ser replicada nas próximas edições, não só para os diretores da rede como aconteceu agora, mas para todo o grupo, pois esses especialistas trouxeram mais valias em áreas tão distintas que fazem cada vez mais sentido para quem trabalha no seu dia a sai neste tipo de atividade”, disse aos jornalistas o diretor geral do Mercado das Viagens, Adriano Portugal, que estava acompanhado dos administradores da marca, Carlos Silva e Nuno Pereira.

“São questões que fazem sentido não só à rede por aquilo que estamos a vivenciar hoje em dia no turismo, mas também que nos permitem ter uma postura daquela que tivemos até à data”, avançou Adriano Portugal, enquanto Carlos Silva sublinhou que “o mercado está a evoluir de uma forma muito rápida, principalmente com as novas tecnologias, por isso termos focado também muito na Inteligência Artificial, que é inevitável e temos de a implementar. Por outro lado, focámos nas incógnitas que os conflitos armados, o panorama internacional e as alterações políticas nos EUA, nos podem afetar”.

De acordo ainda com Carlos Silva, nas sessões que decorreram à porta fechada, “falámos de como é que uma rede pequena como a nossa pode enfrentar estas fusões e aquisições que estamos a assistir no nosso setor, até que ponto é que devemos preocupar com elas, ou olhar para elas como uma mais-valia e onde é que podemos ir buscar essas mais valias. É óbvio que temos de estar atentos”, reconheceu.

“Constatámos que havia oportunidades de negócios que podem ser aproveitadas com estas fusões. Os grandes grupos veem o cliente como um número, enquanto as pequenas e micro empresas olham o cliente como cliente, porque este cada vez mais quer ser tratado de uma forma diferenciada e, portanto, se nós os fizermos, com certeza que nos vão procurar pelo atendimento e não pelo preço, embora, infelizmente, hoje o setor esteja regulado pelo preço, ao contrário de nós que temos de olhar para a rentabilidade”, observou o administrador do Mercado das Viagens.

Refira-se que a rede vai ter participação própria na BTL, em Lisboa, com 7 balcões de venda, e na FLY – Feira das Viagens, no Porto, com 12 balões.

Durante a VI Convenção, Carlos Silva também deixou uma mensagem e um repto aos franquiados. Para além de ter reafirmado que a estratégia do Mercado das Viagens é crescer sustentadamente, contando atualmente com 22 agências de viagens e com objetivo de atingir as 25/26 no final de 2025, “queremos, acima de tudo, crescer de dentro para fora, ou seja, dada à maturidade dos nossos franquiados, está na altura de avançarem para um segundo balcão em novas localidades. Já sabemos trabalhar com eles, eles já nos conhecem, estão satisfeitos, nós também, e o negócio já evoluiu bastante”, concluiu.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Norwegian

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Norwegian programa 344 rotas para mais de 120 destinos no verão

Este verão, a Norwegian vai operar 17 novas rotas, incluindo Tânger à partida de Copenhaga; Toulouse desde Oslo; Bilbao à partida de Estocolmo; e Malta desde Helsínquia, novidades que são possíveis graças aos dois novos aviões que a transportadora aérea recebeu em janeiro. 

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A Norwegian revelou que, este verão, vai operar um total de 344 rotas para mais de 120 destinos, incluindo 17 novas ligações, para as quais está a registar uma “elevada procura”, segundo Geir Karlsen, CEO da Norwegian.

“Estamos a enfrentar uma elevada procura para as férias da Páscoa, por isso, incentivamos aqueles que planeiam viajar durante este período a reservar com antecedência”, revela Geir Karlsen.

Este verão, a Norwegian vai operar 17 novas rotas durante a temporada alta, incluindo Tânger à partida de Copenhaga; Toulouse desde Oslo; Bilbao à partida de Estocolmo; e Malta desde Helsínquia, novidades que são possíveis graças aos dois novos aviões que a transportadora aérea recebeu em janeiro.

Crescimento de 12% com quase 1,3 milhões de passageiros em janeiro

A programação da Norwegian para o verão foi anunciada em conjunto com os resultados da companhia aérea em janeiro, mês ao longo do qual a Norwegian transportou um total de 1.273.809 passageiros, num crescimento de 12% face a igual mês de 2024.

Num comunicado enviado à imprensa, a Norwegian indica que também a Widerøe, companhia aérea regional do Grupo Norwegian, apresentou um crescimento significativo nos passageiros transportados, num total de 294.066 passageiros, o que traduz uma subida de 19%.

“É positivo ver que estamos a fortalecer a nossa posição como o principal grupo de companhias aéreas da Noruega. Juntas, a Norwegian e a Widerøe transportaram mais de 1,7 milhões de passageiros”, congratula-se Geir Karlsen, citado num comunicado enviado à imprensa.

O aumento do número de passageiros, refere a Norwegian, foi possível graças ao crescimento de 23% na capacidade disponibilizada, o que resultou numa ocupação de 82,1%, valor que fica 1% abaixo do registado em janeiro de 2024.

Em janeiro, a Norwegian registou também um melhor índice de pontualidade, já que o número de voos da companhia aérea que partiram com um atraso até 15 minutos foi reduzido em 2,6%, descendo para 71,3%, ainda que nas duas últimas semanas do mês tenha aumentado para 85,5%.

Já a Widerøe viu a capacidade aumentar 4% em janeiro, enquanto a ocupação média dos voos da companhia aérea regional do Grupo Norwegian foi de 68,4%, o que representa um aumento de 6,1% em relação a janeiro do ano passado.

A companhia aérea também já colocou à venda a sua programação para a temporada de inverno, que arranca no final de outubro de 2025.

 

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