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“Temos de parar de olhar para o retrovisor e começar a olhar para a frente”, diz presidente do Turismo de Portugal

No encontro com a imprensa do trade do turismo nacional, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, avançou com algumas das linhas que irão alicerçar a “Estratégia Turismo 2035”, a ser apresentada em fevereiro de 2025.

Victor Jorge
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“Temos de parar de olhar para o retrovisor e começar a olhar para a frente”, diz presidente do Turismo de Portugal

No encontro com a imprensa do trade do turismo nacional, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, avançou com algumas das linhas que irão alicerçar a “Estratégia Turismo 2035”, a ser apresentada em fevereiro de 2025.

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Depois de realizadas as sete conferências pelas regiões de turismo de Portugal, processo iniciado a 3 de outubro, em Lisboa, e terminado a 25 de novembro, no Algarve, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal (TdP), fez um ponto de situação com a imprensa especializada do turismo.

Ouvidas que foram as empresas, academia, autarquias, Entidades Regionais de Turismo, agências regionais, e restantes entidades que trabalham todos os dias o setor, Carlos Abade, referiu que “agora importa ir um pouco mais ao pormenor”, estando definidas sessões temáticas relacionadas com diversas dimensões, especificando o presidente do TdP que estas abordarão temas como as Comunidades, Liderança, Mobilidade, Ambiente/Sustentabilidade, Mercados, Tecnologia/Inteligência Artificial (IA), Emprego e Formação.

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“Vamos discutir e tentar encontrar soluções, caminhos que podem vir a resolver os desafios futuros”, avançou Carlos Abade, frisando que se prevê que exista, entre o final deste ano e o início do próximo, a primeira versão da estratégia que possa ser colocada à discussão pública durante o mês de janeiro para, depois, ser validade e apresentada em fevereiro de 2025.

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Com a Estratégia Turismo 2027 ainda a decorrer, Carlos Abade justificou a discussão de uma nova estratégia com os números já alcançados pelo turismo em Portugal e que antecipam em três anos o que fora definido para 2027. “Ao dia de hoje [com dados de setembro de 2024] os números indicam, do ponto de vista das receitas do turismo, que estão a crescer 9,2% face a 2023, que, provavelmente, terminaremos muito perto dos 27,5 mil milhões de euros, em termos de receitas. Ou seja, ultrapassaremos a fasquia dos 27 mil milhões de euros” recordando que, na altura da definição da atual estratégia “houve várias vozes que disseram que isso era quase impossível de atingir”.

“Ora não estamos em 2027, mas em 2024”, destacou Carlos Abade, afirmando que, com uma pandemia pelo meio, “o setor respondeu de forma muito positiva, conseguindo-se antecipar em três anos o que era esperado em 2027”.

Mas se ao nível das dormidas o objetivo será atingido, o presidente do TdP acredita, também, que nas dormidas, as 80 milhões deverão ser ultrapassadas, já que estamos crescer face a 2023.

Carlos Abade justificou estes resultados assentes numa “estratégia de diversificação de mercados e de entrada em mercados de maior valor acrescentado, que aconteceu ao longo dos últimos anos”, destacando os números obtidos em mercados como os EUA, Canadá ou Irlanda, em contraponto com França e Brasil que registaram um “ligeiro decréscimo”.

Um motor de crescimento chamado turismo
Relativamente à estratégia futura, o presidente do TdP admitiu que “as perceções de hoje são completamente diferentes das que tínhamos não há muito tempo. Temas como a Inteligência Artificial entraram no nosso léxico. Não é um tema novo”, admitiu, “mas a importância que assumiu e que, fundamentalmente, irá assumir no futuro, definirá o sucesso e não podemos estar fora”.

Admitindo, também, que “há alguns desalinhamentos entre aquilo que é a perceção de valor que o turismo entrega à economia e às pessoas face ao que as pessoas percecionam quanto ao valor que o turismo entrega”, Carlos Abade salientou que “o mundo está cada vez mais rápido do ponto de vista de mudanças e, sobretudo, cada vez mais exigente. Isto exige-nos um maior rigor, uma maior inteligência, uma maior eficiência/eficácia na definição dos objetivos que queremos atingir”. Até porque, disse, “os objetivos vão definir muito daquilo que é a nossa visão do futuro, o que queremos que em 2035 seja a visão de sucesso do setor do turismo”.

Sem avançar números concretos a atingir, embora reconheça que “esse é um fator com o qual estamos confrontados”, Carlos Abade prefere assentar a visão “na capacidade que o turismo terá para entregar valor à economia”, frisando que “este valor é um valor que não se confunde com as receitas do turismo. O objetivo é crescer mais, evoluir mais na cadeia de valor, crescer nos mercados, é olhar para o turismo como atividade económica, melhorar a vida das pessoas, servir de elevador social, um motor de crescimento e de incremento da qualidade de vida das pessoas”.

Colocada a questão de como pode o turismo em Portugal ser mais competitivo, Carlos Abade frisou que “temos de gerir de forma cada vez mais inteligente o nosso território, as nossas cidades. O nosso território tem de ser mais competitivo. Tem de dar condições às empresas para que as estas possam desenvolver a sua atividade de uma forma cada vez melhor, sob um território cada vez mais qualificado”.

Para a gestão desse território, o presidente do TdP apontou a mobilidade como fator essencial, já que “se queremos ser mais produtivos temos de levar o turismo também a todo o território”.

Contudo, um dos pontos mais destacados por Carlos Abade foram a tecnologia e a qualificação dos recursos humanos. “Temos de saber perceber quais são as competências do futuro, uma vez em quatro, cinco ou seis anos, a realidade vai mudando e temos de ter essa capacidade de adaptação”. E aqui, o “edifício formativo”, assume vital importância com toda a rede de formação a ter de estar “preparada para ajustar a sua oferta formativa àquilo que são as necessidades das empresas e das competências do futuro”.

Além desta capacitação dos recursos humanos, o presidente do TdP focou, igualmente, “a valorização dos recursos humanos”. Com os dados a apontarem no sentido das remunerações terem crescido no setor do turismo [agregado alojamento e restauração] a uma média de 5,9% nos últimos anos, enquanto a média nacional foi na ordem dos 2,4%, Carlos Abade reconhece que este é “um bom indicador a ter em conta na evolução da estratégia futura”.

Neste ponto dos recursos humanos não foi esquecido o papel da liderança. “Estamos sempre a falar de como seremos mais produtivos e queremos mais valor. Não podemos achar que só vamos qualificar as equipas. Também as lideranças têm de ser continuamente qualificadas”, já que “melhores líderes seguramente irão gerir de forma melhor as suas equipas e dessa forma conseguirão retirar mais valor das organizações”.

Para a tomada de decisões e definição de estratégias é preciso, segundo Carlos Abade, “mais conhecimento”, alargando a discussão à necessidade de “termos dados mais rápido. Hoje [27 de novembro] os dados que possuímos são de setembro. Temos de ter um melhor e mais rápido conhecimento sobre aquilo que se está a passar e, sobretudo, também temos de ter maior abrangência naquilo que temos de conhecer”; destacando que “temos de parar de olhar só para o retrovisor e temos de começar a olhar para a frente e tentar fazer também um conhecimento preditivo daquilo que vai acontecer”.

Aí, tanto a disponibilização de dados mais atuais como a dimensão da IA, Carlos Abade admite que darão capacidade para uma “abordagem mais eficiente aos mercados num processo constante de aceleradores de produtividade, aceleradores de crescimento” que justifica, “serão os grandes desafios no contexto da construção desta estratégia”.

7 temáticas, uma visão, um futuro
Identificadas que estão as sete temáticas para as futuras sessões – Comunidades, Liderança, Mobilidade, Ambiente/Sustentabilidade, Mercados, Tecnologia/Inteligência Artificial (IA), Emprego e Formação – Carlos Abade referiu que “precisamos de ajuda de especialistas sejam nacionais ou internacionais. O objetivo é que, em resultado de cada uma dessas sessões, consigamos ter uma ideia, o mais clara possível, daquilo que podemos fazer para que esses desafios possam ser resolvidos”, disse o presidente do TdP, até porque, segundo reconheceu, “hoje a exigência é outra e estamos em condições de sermos também melhores naquilo que é apontar os nossos objetivos”.

Medindo as palavras, Carlos Abade frisou que o objetivo é que “o turismo possa ser reconhecido como o motor do crescimento inteligente da economia nacional, também porque o crescimento da economia nacional será sempre um ativo para o crescimento bom do setor do turismo”.

Colocada a questão se é ajustado definir uma estratégia a 10 anos, quando o mundo é confrontado com constantes incertezas, o presidente do Turismo de Portugal referiu que esta estratégia será “suficientemente flexível para se ir adaptando àquilo que vai acontecer lá fora e cá dentro, terá, na sua própria essência, mecanismos de revisão e de ajustamento constante”, salientando que “isso não significa que não tenhamos uma visão a 10 anos”.

E aqui entra a análise e a abordagem aos diferentes mercados, admitindo Carlos Abade que “ao longo de 10 anos, vão alterar”, mas que, “o conhecimento que vamos ter dos mercados também serão atualizados”, destacando a “capacidade de ter uma análise preditiva sobre aquilo que são as tendências dos mercados, dos segmentos, dos nichos, e de conseguirmos adaptar as nossas campanhas de promoção, as nossas ações, as nossas ativações, de uma forma mais eficiente”.

E no que diz respeito aos mercados, possuindo o Turismo de Portugal 17 delegações que cobrem 25 mercados, Carlos Abade destaca o alargamento da rede externa, bem como a aposta em mercados como o México, Austrália ou Coreia do Sul. “Isso permitir-nos-á ter aceleradores que nos coloquem num patamar para reagir rapidamente e de uma forma eficiente. Significa estar atentos como os mercados vão variar, quais são os mercados que nos interessam, como é que vamos chegar lá, abordar o tema das rotas aéreas e da conectividade aérea, as rotas long-haul”, destacando o exemplo da importância que a TAP teve no crescimento do mercado dos EUA. “Como é evidente, dentro de um ou dois anos, se surgir uma oportunidade num mercado que percebemos que está a crescer, temos de ir para lá”.

Já em termos de produtos turísticos, Carlos Abade revelou que “vamos continuar num caminho de inovar relativamente à dimensão dos produtos”, frisando que tal foi feito com o turismo literário, turismo industrial, cycling e walking, autocaravanismo, entre outros.

“Tentaremos utilizar e acionar todas as dimensões possíveis para criar valor sobre o turismo”, reconhecendo que associações como o turismo e saúde, turismo e desporto, turismo e cultura, “são áreas que nos dão singularidade, que nos permitem ser diferentes e acrescentar valor”, sem esquecer o enoturismo onde “Portugal é um dos países mais competitivos do mundo”, precisamente no dia em que parte para Madrid (Espanha) onde Portugal receberá o prémio de “Melhor Destino de Enoturismo do Mundo”.

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Meeting Industry

FITUR Know-How&Export promove digitalização do turismo

A 13.ª edição da FITUR Know-How&Export centrar-se-á nos dados, na plataforma de destinos inteligentes e nas soluções tecnológicas para o turismo.

Os dados, a Intelligent Destination Platform (IDP) e a digitalização do turismo serão os principais pilares da 13.ª edição da FITUR Know-How&Export, organizada pela FITUR e pela SEGITTUR, em colaboração com a ICEX España Exportación e Inversiones, que terá lugar na Feira Internacional de Turismo, de 22 a 26 de janeiro, na IFEMA MADRID.

Pelo segundo ano consecutivo, será realizado o concurso “The AI for Tourism Awards 2025”, que premiará a melhor solução baseada em Inteligência Artificial (IA) aplicada ao setor. Empresas de todas as verticais do turismo vão concorrer a este prémio, que valoriza aspetos como a inovação tecnológica, a usabilidade, a melhoria da experiência do utilizador, a originalidade e o grau de escalabilidade de cada proposta.

O espaço reunirá 57 empresas tecnológicas distribuídas em 40 stands de exposição, que oferecerão soluções inovadoras para a modernização do setor do turismoo. As propostas vão desde a digitalização dos hotéis até à gestão inteligente dos destinos, posicionando a tecnologia como um fator-chave para o desenvolvimento do turismo.

O programa incluirá atividades e apresentações que refletem o papel estratégico da tecnologia e da sustentabilidade na evolução do setor turístico.

Um dos projetos mais destacados será o Intelligent Destination Platform (IDP) que, com o apoio dos Fundos Europeus Next Generation, permite aos destinos turísticos implementar soluções tecnológicas que melhoram a sua sustentabilidade, personalização e competitividade. Durante a feira, serão apresentados casos de destinos e empresas que já estão a adotar estas ferramentas para oferecer serviços mais eficientes e adaptados às necessidades dos viajantes de hoje.

O papel dos dados para o turismo também será um dos principais tópicos a serem discutidos durante a feira. Este aspeto será apresentado como uma força motriz para a colaboração no setor, tanto de entidades públicas como privadas, com o objetivo de utilizar os dados como uma ferramenta para melhorar a tomada de decisões e a gestão do turismo. Além disso, a sustentabilidade continuará a ser um tema central do programa, centrado nesta edição na transição do setor para um modelo de economia circular e na criação de novas experiências agrícolas.

O SEGITTURLAB contará também com uma área de workshops onde os profissionais do turismo poderão encontrar um vasto leque de oportunidades de formação. A digitalização dos hotéis, o impacto da sustentabilidade nas reservas, a utilização inovadora de visitas virtuais e a implementação de sinalética turística inteligente serão alguns dos temas abordados nesta área.

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Transportes

Airbus recebe mega encomenda de 100 aviões da Air India

A Air India acaba de fazer uma mega encomenda à Airbus. No total são 100 aviões, 10 A350 e 90 da família A320, isto depois de ter encomendado 470 aeronaves no ano passado, 250 da Airbus e 220 da Boeing.

Esta encomenda, anteriormente feita a coberto do anonimato, foi oficializada em 9 de dezembro de 2024 pelo grupo industrial indiano Tata (automóvel, informática, agroalimentar, siderurgia, etc.) que comprou a companhia aérea no final de 2021, avança a imprensa francesa.

E uma vez que já foram entregues seis A350-900 à Air India, o fabricante europeu de aviões ainda tem 344 aeronaves a serem fabricadas exclusivamente para a empresa indiana. Esses 44 aparelhos A350 e 300 aeronaves de corredor único encomendadas representam o equivalente entre cinco e seis meses de produção.

Para Natarajan Chandrasekaran, presidente da Air India, este investimento é essencial. “Com o crescimento do número de passageiros na Índia que excede o do resto do mundo, e uma população jovem ambiciosa e cada vez mais global, vemos um argumento claro para a Air India expandir a sua frota futura para além dos pedidos firmes feitos no ano passado”, destacou.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Distribuição

Lusanova promove 10 destinos para 2025

O operador turístico Lusanova está a promover uma seleção de 10 destinos para 2025. Pensada para quem procura novas experiências, esta lista reúne desde culturas vibrantes e paisagens exóticas até cidades repletas de história. Japão, Índia, Itália, Albânia, Madeira, Marrocos, Canadá, Chile e Argentina, Egito e Islândia, são as sugestões.

No que diz respeito ao Japão, ao longo de nove dias, a Lusanova propõe explorar algumas das principais cidades nipónicas, como Osaka ou Nara, a mais antiga capital do Japão, berço da arte, técnica e literatura do país, ou Quioto, conhecida como a Cidade dos Samurais e capital do Japão Imperial até 1868, onde se pode explorar o Templo Kinkakuji ou o histórico Castelo de Nijo, antiga residência do Shogún Tokugawa. Avistar o emblemático Monte Fuji a partir do Vale Owakudani, ou experienciar os contrastes urbanos de Tóquio complementam esta viagem.

Quanto à Índia, a sugestão do operador turístico passa por conhecer as cidades de Deli, Jaipur, Amber e Agra, na qual encontramos um dos monumentos mais famosos do mundo – o Taj Mahal.

Do tirol italiano, à Costa Amalfitana ou às joias de Puglia, sem esquecer as cidades emblemáticas de Veneza, Roma, Milão, Florença, Bolonha, Itália tem sempre algo para nos encantar e o difícil é mesmo escolher.

Por sua vez, a programação para a Albânia inclui visitas à capital Tirana, a Berat a cidade das 1000 janelas, a Ksamil para admirar o “Olho Azul” ou à Riviera Albanesa. A sua proximidade a Montenegro ou à Macedónia do Norte permite combinar umas férias com estes destinos.

A Lusanova também não esquece a Madeira, a explorar a dois, com amigos ou em família, destino que reúne um conjunto de opções para atender a todos os gostos, com mais ou menos adrenalina, bem como Marrocos. Seja uma escapada de duas noites ou uma semana para explorar as maravilhas históricas, culturais e naturais de Marrocos, a Lusanova oferece uma seleção de programas cuidadosamente elaborados.

Canadá faz igualmente parte desta lista, com visitas a cidades cosmopolitas, como Montreal e Toronto, e paisagens naturais, como o fiorde de Saguenay e as Cataratas de Montmorency, combinadas com experiências autênticas como avistar baleias em Tadoussac, explorar as Mil Ilhas ou as magníficas Cataratas do Niágara.

Já a viagem para o Chile e Argentina é um convite para explorar os glaciares, saltos de água, lagos e lagoas da Patagónia, com destaque para Ushuaia e o Glaciar Perito Moreno. Conhecer o majestoso “Fim do Mundo” pode ser combinado com a energia histórica e cultural de Santiago do Chile e o charme de Buenos Aires.

Berço de uma das civilizações mais antigas do mundo, o Egito oferece uma imersão profunda pela história com monumentos emblemáticos e praias de águas cristalinas em Hurghada ou Sharm El Sheikh. A terra de Cleópatra está à distância de um voo direto desde Lisboa, que permite explorar as margens do rio Nilo e maravilhas históricas como Luxor, Assuão, Edfu a Kom Ombo.

Finalmente, desde o Parque Nacional de Thingvellir e as erupções do gêiser Strokkur no “Círculo Dourado”, até ao glaciar Snæfellsjökull, que inspirou Júlio Verne a escrever o seu famoso romance “Viagem ao Centro da Terra, a Islândia revela-se um destino a não perder em 2025, podendo combinar natureza bruta e a tranquilidade das águas termais da Sky Lagoon em Reiquiavique.

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Ouarzazate

Destinos

Turismo de Marrocos define as prioridades para os próximos anos

As autoridades marroquinas identificaram durante uma recente reunião de trabalho as prioridades para o futuro da atividade turística face aos numerosos eventos internacionais planeados no país entre 2025 e 2030.

Novas perspectivas surgem para o sector do turismo à luz dos grandes eventos que Marrocos se prepara para organizar. As orientações do novo rumo foram definidas durante uma reunião presidida por Fatim-Zahra Ammor, ministra do Turismo, Artesanato e Economia Social e Solidária, na presença de membros da Confederação Nacional do Turismo (CNT).

“Estamos num ponto de viragem decisivo. O turismo marroquino provou o seu potencial com resultados excecionais, mas os desafios que temos pela frente, nomeadamente a coorganização do Campeonato do Mundo em 2030, exigem uma mobilização total”, explicou a governante, citada pela imprensa local, destacando que “estamos mais motivados do que nunca para acelerar o desenvolvimento deste setor chave”.

Neste sentido, a ministra apelou ao desenvolvimento de um plano de ação concreto centrado em três prioridades. O primeiro passo é fortalecer as infraestruturas turísticas, em linha com o desenvolvimento aéreo, seja em termos de aumento de capacidade ou de modernização dos estabelecimentos existentes.

A segunda prioridade diz respeito à melhoria da qualidade do serviço para satisfazer as ambições do setor. Deverá também ser dada ênfase ao reforço da formação de jovens talentos. Além disso, a ministra sublinhou a importância da promoção territorial para desenvolver novos destinos turísticos, para além daqueles já maduros.

Esta abordagem visa diversificar a oferta turística e compensar a forte sazonalidade de determinadas regiões, permitindo assim uma distribuição mais equilibrada dos fluxos turísticos ao longo do ano e por todo o território nacional.

Hamid Bentahar, presidente da Confederação Nacional do Turismo, também citado pela imprensa marroquina, centrou-se em duas prioridades, nomeadamente a aceleração urgente do projeto de formação e a modernização dos estabelecimentos hoteleiros em todas as regiões do país.

De referir que esta reunião foi uma oportunidade para destacar o desempenho do sector que é ilustrado por números recordes. Marrocos registou 15,9 milhões de chegadas de turistas durante os primeiros onze meses de 2024, representando um crescimento de 20%, ou seja, mais 2,6 milhões de visitantes em relação ao mesmo período de 2023. Só no mês de novembro, o destino acolheu cerca de 1,3 milhões de turistas, apresentando um crescimento considerado excecional de 31%, números que segundo Fatim-Zahra Ammor, representam um grande passo em frente no nosso objetivo de posicionar Marrocos entre os 15 maiores destinos turísticos mundiais.

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2024: Portugal vai encerrar ano com mais de 27MM€ de receitas, 30 milhões de turistas internacionais e 80 milhões de dormidas

Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, avançou as estimativas durante a inauguração da reconversão da antiga estação ferroviária da Lousã em Alojamento Local, no âmbito do Fundo Revive Natureza.

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O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, estima que Portugal encerre o ano de 2024 com mais de 27 mil milhões de euros em receitas turísticas, 30 milhões de turistas internacionais e 80 milhões de dormidas, avança a Lusa.

Os números foram revelados durante a inauguração da reconversão da antiga estação ferroviária da Lousã em Alojamento Local, no âmbito do Fundo Revive Natureza, na qual Pedro Machado marcou presença e onde aproveitou para realçar que também o Centro de Portugal tem registado crescimentos significativos, acima da média nacional, esperando que, em 2024, venha também a bater o recorde histórico das quase oito milhões de dormidas contabilizadas no ano passado.

Os números são positivos e, por isso, o governante estabelece como prioridades a qualificação da experiência turística, a melhoria das condições dos turistas que se pretende atrair e, simultaneamente, a diversificação da oferta de produtos, ao mesmo tempo que se torna o turismo numa atividade com cobertura nacional.

“Este exemplo [da antiga estação ferroviária da Lousã] é bem o paradigma que é possível conciliar a utilização destes patrimónios com uma atividade económica [turismo], seja na ótica de melhores condições para receber os turistas nacionais seja, em particular, cada vez mais, de aumentarmos exponencialmente a atratividade de mercados internacionais”, sustentou.

Pedro Machado defendeu ainda que a luta contra a sazonalidade e pela descentralização da oferta precisa “deste tipo de infraestrutura”, como se pode agora encontrar nesta antiga estação ferroviária da Lousã que, desde 25 de abril, funciona como “unidade turística, com alojamento, cafetaria e venda de artesanato e produtos endógenos”.

A unidade dispõe de oito quartos cuja decoração é alusiva ao transporte ferroviário que serviu durante mais de um século o ramal da Lousã, que foi desativado há mais de 12 anos na sequência do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) e que deverá entrar em funcionamento no final do primeiro semestre de 2025.

Recorde-se que, no âmbito do programa Revive Natureza, que colocou a concurso 32 imóveis para reconversão, nove já estão requalificadas e em exploração e os restantes estão em recuperação ou início de requalificação.

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AL

Antiga estação ferroviária da Lousã dá lugar a AL

A antiga estação ferroviária da Lousã foi transformada num alojamento local (AL), projeto de requalificação no âmbito do Programa Revive Natureza, que acaba de ser inaugurado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

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O espaço histórico ganha uma nova vida pelas mãos do empresário Fernando Pereira, que decidiu investir nesta vila do distrito de Coimbra, transformando a histórica estação de Lousã num alojamento local.

A “Lousã Estação” tem apenas oito quartos que se dividem em duplos, twins e familiares. Todos eles são alusivos aos caminhos de ferro. Alguns exemplos são o “chefe de estação e família”, “maquinista e família”, “guarda da passagem de nível” e “quarto do fogareiro”. Todos têm casas de banho privativas. Além disso, contam com um bar com esplanada aberta ao público. Estão disponíveis os serviços de pequeno-almoço, segurança 24 horas, estacionamento, wifi e ar condicionado em todos os quartos.

“Isto tem como desafio maior qualificar a experiência turística, melhorar as condições daqueles que pretendemos atrair, simultaneamente diversificar a nossa oferta de produtos que podemos e devemos fomentar na estratégia de promoção do país – turismo de natureza, ecoturismo, enoturismo e turismo de aldeia”, salientou, esta segunda-feira, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, citado pelo Notícias de Coimbra, no ato de inauguração do projeto de que viu a luz do dia no âmbito do Programa Revive Natureza, que colocou a concurso 32 imóveis para reconversão, nove já estão requalificadas e em exploração e os restantes em recuperação ou início de requalificação.

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APAVT lança micro site “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”

Para o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, este micro site “é um passo importante para assegurar que os viajantes estão bem informados e protegidos em todas as etapas da sua viagem, contribuindo para uma experiência mais tranquila e confiante”.

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A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) acaba de lançar o micro site informativo, um espaço online que reforça a segurança e a confiança dos viajantes, e que pode ser acedido através do https://viajecomseguranca.provedorapavt.com/.

Este novo recurso foi criado, segundo a Associação, no âmbito do projeto “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre esta entidade de resolução alternativa de litígios (RAL) e de promover o acesso a informações claras e úteis sobre os direitos dos viajantes.

O micro site integra informação prática e acessível sobre o Provedor do Cliente e os direitos dos consumidores, atualizações relevantes para ajudar os viajantes a planear as suas viagens com segurança e um canal direto de apoio, que garante acesso rápido e eficiente ao Provedor do Cliente.

A APAVT destaca ainda, na sua nota de imprensa, que a iniciativa reflete o seu compromisso em promover viagens mais seguras e informadas, garantindo que os clientes das agências de viagens suas associadas possam confiar em mecanismos de apoio sólidos e numa fonte de informação fidedigna.

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Aviação

Lufthansa abre nova rota para o Brasil

A Lufthansa abriu uma nova rota para o Brasil, passando a ligar Munique a São Paulo, numa operação com três voos por semana, que arrancou esta segunda-feira, 9 de dezembro.

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A Lufthansa abriu uma nova rota para o Brasil, passando a ligar Munique a São Paulo, numa operação que conta com três voos por semana e que arrancou esta segunda-feira, 9 de dezembro, informou o Aeroporto de Munique.

“A nova ligação fortalece ainda mais os laços económicos e culturais entre a Alemanha e o Brasil. Para Munique, em particular, o Brasil é hoje o quinto mercado turístico estrangeiro mais importante”, lê-se no comunicado divulgado pela infraestrutura aeroportuária.

Os voos têm partida de Munique às segundas, quartas e sextas-feiras, pelas 11h45, e chegam a São Paulo pelas 20h15, com o regresso à Alemanha a decorrer nos mesmos dias, com partidas pelas 22h05.

Todos os voos são operados em aparelhos A350, um dos mais modernos e eficientes aviões da atualidade, e os horários são convenientes para os passageiros com ligações em São Paulo.

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Destinos

Viagens acessíveis “revolucionam” destinos e empresas, defende a ONU Turismo

Pequenos investimentos em acessibilidade e inovação podem revolucionar os destinos, mas apesar de 1,3 mil milhões de pessoas no mundo já sofrerem de deficiência significativa, muitos destinos e empresas de turismo ainda não estão a conseguir abraçar os muitos benefícios de acolher esses viajantes, aponta a ONU Turismo.

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A organização destaca os imensos benefícios económicos e sociais de aumentar a acessibilidade do turismo para pessoas com deficiência e necessidades específicas e para idosos, de acordo com as Normas ISO 21902:2021 sobre Turismo Acessível. As pesquisas mais recentes deixam clara a crescente procura por viagens acessíveis: Globalmente, 1,3 mil milhões de pessoas já sofrem de incapacidades significativas; 1 em cada 6 pessoas da população deverá ter 60 anos ou mais dentro de 5 anos; Viajantes com deficiência fazem-se acompanhar, nas suas viagens por 2 a 3 clientes.

Refira-se que as novas diretrizes sobre turismo acessível, produzidas pela ONU Turismo e os seus parceiros, definem como os destinos e as empresas podem aproveitar o poder da inovação e do investimento para impulsionar a acessibilidade em todos os sentidos.

Na União Europeia, mais de 70% dos 80 milhões de pessoas com deficiência podem pagar para viajar e aproveitar o turismo. Na Ásia e no Pacífico, o tamanho potencial do mercado é de 690 milhões de pessoas e na América Latina e Caraíbas esse número chega a 85 milhões de pessoas.

O Secretário-Geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, refere que “todos devem poder aproveitar o turismo”, para avançar que na organização que lidera “defendemos a acessibilidade há muitos anos, e os benefícios nunca foram tão claros”.

A ONU Turismo alerta que o turismo acessível é um divisor de águas para melhorar o desempenho nas épocas média e baixa, que os seus clientes são extremamente variados e leais, que este tipo de turismo cria empregos e melhora significativamente a reputação de destinos e empresas que acolhem todos os visitantes, com ou sem deficiências.

Para ajudar destinos e empresas a explorar esse potencial, a ONU Turismo e os seus parceiros lançaram seis conjuntos de diretrizes, que colocam a Norma Internacional ISO 21902:2021 sobre Turismo Acessível em destaque e têm como alvo as administrações nacionais de turismo e organizações de gestão de destinos, empresas de alojamento, alimentação e bebidas e MICE, agências de viagens e operadores turísticos, o setor dos transportes, sítios patrimoniais e instituições culturais, bem como as organizações e empresas que trabalham em áreas naturais protegidas.

Todas essas diretrizes oferecem recomendações estratégicas e acionáveis ​​para fornecer experiências de turismo acessíveis, para que todas as pessoas possam aproveitar as viagens e turismo em igualdade de condições. A acessibilidade colocada em prática traz melhorias no conforto, serviço e qualidade de vida dos visitantes e comunidades anfitriãs. A próxima Feira Internacional de Turismo de Madrid FITUR 2025 servirá como um ponto de encontro para discutir diferentes maneiras de colocar essas recomendações em prática.

 

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As regras do poker para novos jogadores

O poker é um jogo de cartas baseado em habilidade, onde o jogador tem a maior influência no resultado.

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A sorte é apenas um componente, portanto, uma parte muito importante é determinada pelas regras do poker, a sua compreensão e a capacidade de aplicá-las em várias situações.

Note que há muitos tipos de poker, que têm muito em comum, mas as diferenças são bem significativas. Abaixo estão as regras do tipo mais popular – poker Texas Hold’em.

O poker é jogado no mundo todo, em vários casinos ao vivo e casinos online. Torneios bem conhecidos como WSOP, WPT também são realizados ao vivo e online, e essas abreviações são conhecidas por todos os fãs de poker da Europa.

Se é iniciante no mundo do poker, recomendamos que primeiro se familiarize com as regras do poker.

Regras de poker para iniciantes

O poker pode ser jogado por dois jogadores, ou por várias centenas ou dezenas de milhares de jogadores, mas não mais do que 10 jogadores jogam numa mesma mesa.

No caso de inúmeros jogadores (torneios), os jogadores são distribuídos em mesas diferentes e, à medida que eles desistem, há uma rotação constante – o número de mesas “abertas” é reduzido e os jogadores são movidos para os assentos vazios dos jogadores desistentes.

Como jogar poker?

O poker Texas Hold’em é jogado com um baralho de 52 cartas. Cada jogador recebe duas cartas no início do jogo. As apostas são feitas ou os jogadores desistem das suas cartas e pulam o jogo.

Se pelo menos dois jogadores continuarem a jogar – três cartas comunitárias são reveladas (flop). Então as apostas são feitas novamente, o valor pode ser aumentado (bet), chamado (call), verificado sem aumentar (check) ou dobrado (fold).

Na segunda rodada, a quarta carta comunitária é revelada – turn. Após outra rodada de apostas, a quinta e última carta comunitária é revelada – river. Então, há 5 cartas comunitárias na mesa e cada jogador tem duas cartas na mão.

Qual é o objetivo?

O poker, sem dúvida, tem um objetivo – vencer. E o vencedor é aquele que faz a melhor combinação entre a suas duas cartas e as cinco cartas comunitárias na mesa.

As regras do poker Texas Hold’em são bem flexíveis. Por que dizemos isso? Porque no poker pode usar duas cartas suas e três da mesa, ou uma sua e 4 da mesa, ou todas as cinco cartas comunitárias se as suas próprias cartas forem más, cartas baixas.

Primeira rodada de apostas antes das cartas comunitárias

A primeira rodada de apostas acontece antes das três primeiras cartas serem reveladas. Isso é chamado pré-flop. A primeira aposta é feita pelo jogador à esquerda daquele que já fez o big blind obrigatório.

Este jogador tem o direito de escolher uma das três ações: fold, call, raise.

  • Desistir (fold) significa não fazer nenhuma aposta e não continuar o jogo.
  • Dar call (pagar) significa fazer uma aposta igual ao big blind e continuar o jogo.
  • Aumentar (bet) significa aumentar o big blind. Se alguém já aumentou a aposta antes do jogador, ela pode ser aumentada ainda mais (raise). Várias restrições podem ser aplicadas ao aumento, dependendo do tipo de jogo.

Segunda rodada de apostas após revelar três cartas comunitárias

Quando as três cartas comunitárias são reveladas (flop), a segunda rodada de apostas começa, envolvendo aqueles jogadores que não desistiram na primeira rodada. Quando as três cartas comunitárias são reveladas na mesa, o jogador à esquerda do dealer faz a sua aposta. As mesmas opções permanecem, ou seja, pagar, aumentar, passar. Se as cartas da mesa e na sua mão não o satisfizerem – pode desistir.

Terceira rodada de apostas e a quarta carta revelada

Quando a quarta carta comunitária é revelada, a terceira rodada de apostas começa. A ordem permanece a mesma, começando com o jogador à esquerda do dealer e prosseguindo no sentido horário.

Como antes, os jogadores podem fazer apostas, aumentar apostas, passar ou desistir.

Quarta rodada de apostas – a última carta revelada

 A rodada final de apostas e a quinta carta comunitária, a última carta, são reveladas. A sequência e as ações permanecem inalteradas, mas após essa rodada de apostas, o jogo termina e as cartas dos jogadores são reveladas para determinar o vencedor do pote.

Quando as cartas dos jogadores são reveladas, o jogador com a melhor combinação vence. Ele leva o pote inteiro.

Se as combinações forem as mesmas, o pote é dividido igualmente ou conforme o valor que cada jogador apostou. Se um jogador foi all-in, mas outros jogadores continuaram a apostar quantias maiores porque tinham mais fichas do que o jogador all-in, o pote é distribuído de acordo com esses valores.

Palavras finais

Texas Hold’em é atualmente o jogo de poker mais popular online e é possível jogá-lo nos melhores sítios web de poker. Não é de admirar que o Hold’em seja o jogo mais popular, já que as regras são bem simples de aprender.

Conhecer as regras do poker é essencial, mas a aplicação prática é ainda mais importante. Somente praticando bastante o poker online é que se pode aprender a jogar bem.

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