Turismo Gastronómico mostra que é motor de diversificação económica e inclusão
O Oriente Médio sediou o Fórum Mundial sobre Turismo Gastronómico pela primeira vez, com o Bahrein a receber formuladores de políticas, especialistas do setor e chefs de renome para se concentrarem na sustentabilidade e no empoderamento da comunidade.

Carolina Morgado
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A 9ª edição do Fórum Mundial de Turismo da ONU sobre Turismo Gastronómico foi realizada sob o tema “Turismo Gastronómico: Um Motor de Diversificação Económica e Inclusão”, e juntou, no Bahrein, 500 delegados de 50 países.
O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, destacou o potencial transformador do turismo gastronómico no seu discurso de abertura, tendo realçado que “o turismo gastronómico é uma ferramenta poderosa para a diversificação económica e o empoderamento da comunidade, especialmente em regiões como o Oriente Médio, onde as tradições culinárias são uma força única”.
O dirigente salientou ainda que “ao promover políticas que promovam a inclusão e a sustentabilidade, podemos desbloquear todo o seu potencial.”
Um painel sobre “Posicionamento da Gastronomia Árabe no Mundo” explorou como a culinária árabe pode servir como uma ferramenta de diplomacia cultural. Representantes da Jordânia, Kuwait e Catar compartilharam estratégias para alavancar as tradições culinárias árabes para fortalecer as conexões culturais e elevar o reconhecimento global da rica herança da região. Outro painel de discussão sobre identidade culinária explorou como a gastronomia pode moldar as perceções globais e fortalecer a marca do destino.
A sustentabilidade também esteve no centro das discussões no fórum, com sessões e masterclasses abordando redução de desperdício de alimentos, economia circular e fornecimento local. As discussões destacaram como a adoção de práticas sustentáveis no turismo gastronómico não apenas reduz o impacto ambiental, mas também impulsiona o crescimento inclusivo e aumenta a resiliência do destino.
A inovação foi outro foco principal, com o Meta a apresentar tendências futuras em turismo gastronómico e promover uma masterclass sobre como as redes sociais e a tecnologia estão a remodelar o setor.
O Final Pitch Challenge do 4º Concurso de Startups de Turismo Gastronómico da ONU destacou o potencial criativo de empreendedores inspiradores. As startups apresentaram ideias transformadoras para moldar políticas, melhorar práticas e envolver comunidades através de iniciativas sustentáveis e escaláveis.
Num anúncio especial, o Basque Culinary Center, coorganizadora do fórum mundial, em colaboração com a ONU Turismo, lançou três bolsas para o seu Curso Online em Design de Experiência em Turismo Gastronómico, com início em março de 2025. Essas bolsas visam aumentar o acesso a formação especializada para profissionais do setor de turismo gastronómico. As inscrições estão abertas até 19 de dezembro de 2024.