Distribuição

Go4Travel mantém curva de crescimento, revelou o seu CEO

A Go4Travel vai superar, este ano, o volume de negócios de 400 milhões de euros que o seu universo de agências de viagens e o próprio grupo alcançou em 2023, estima o CEO do grupo, Vasco Pinheiro, em declarações aos jornalistas, em Porto Santo, à margem da convenção do consórcio, que teve lugar este fim de semana. No entanto, o grupo está consciente que muitos desafios se estão a colocar ao setor da distribuição turística em geral, e no particular, às agências de viagens ligadas ao corporate, que constitui 70% do universo da Go4Travel.

Carolina Morgado
Distribuição

Go4Travel mantém curva de crescimento, revelou o seu CEO

A Go4Travel vai superar, este ano, o volume de negócios de 400 milhões de euros que o seu universo de agências de viagens e o próprio grupo alcançou em 2023, estima o CEO do grupo, Vasco Pinheiro, em declarações aos jornalistas, em Porto Santo, à margem da convenção do consórcio, que teve lugar este fim de semana. No entanto, o grupo está consciente que muitos desafios se estão a colocar ao setor da distribuição turística em geral, e no particular, às agências de viagens ligadas ao corporate, que constitui 70% do universo da Go4Travel.

Sobre o autor
Carolina Morgado
Artigos relacionados
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
Destinos
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Aviação
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Meeting Industry
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Enoturismo
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Análise
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Destinos
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Destinos
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
Aviação
WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE
Destinos

Num encontro com os jornalistas, paralelamente à convenção da Go4Travel, que acaba de ter lugar em Porto Santo, o CEO deste consórcio de viagens, Vasco Pinheiro classifica este ano de “positivo”, numa sequência que “já vem desde 2022, o fim da pandemia, em que as coisas têm tido um processo de evolução muito positivo, ou seja, temos crescido, temos ganhos de negócio, continuamos com uma posição no mercado que é muito importante, e temos feito um caminho de adaptação aos desafios e às transformações que o mercado tem tido. Portanto, só podemos estar satisfeitos”.

Em 2023, em termos agregados, o grupo superou os 400 milhões de euros, “um valor já bastante representativo da força da Go4Ttavel, e este ano, as nossas perspectivas são positivas, embora não consiga dizer se vamos crescer 10, cinco ou oito por cento, porque é um universo tão disperso de empresas que é preciso ter resultados mais concretos ou mais próximos do fecho de ano para se perceber exatamente o que é que vai acontecer”.

PUB

PUB

Em relação aos principais desafios que o setor enfrenta, Vasco Pinheiro enumera “as alterações que acontecem no setor aéreo, que têm obrigado a procurar soluções, a adaptar-nos a esta nova realidade, e é esse o caminho que temos feito”, apontando que “são sempre processos que demoram bastante tempo, e que obrigam a preparar muito bem os caminhos e as decisões que vamos tomar, e é com isso que a Go4Travel tem trabalhado”, disse.

O CEO do consórcio de agências de viagens lembrou que na Go4Travel, composta por 44 acionistas, existem “muitas realidades diferentes”, e que todo esse trabalho “é sempre feito com uma lógica agregadora de todas as necessidades” das empresas que integram o grupo. Agora, “outros desafios que têm existido têm sido a continuação deste crescimento, e para isso ser feito é preciso contratar bem com fornecedores, daí que continuamos sempre a privilegiar fornecedores que sejam parceiros. Gostamos muito da palavra parceiros porque isto é um negócio que temos que ambos ganhar: Os nossos fornecedores, nós e o cliente” salientou.

Neste rol de desafios está, inevitavelmente o NDC. “A nossa adesão ao NDC acaba por ser semelhante ao que o mercado está a fazer, mas se calhar, temos um desafio maior. O corporate significa sempre uma coisa muito importante, que é serviço, o que obriga a necessidades e requisitos diferentes para conseguimos prestá-lo, e o NDC, como é sabido, e não estou a falar da realidade de companhias aéreas em Portugal, mas sim a nível global, tem tido caminhos nem sempre fáceis”, apontou Vasco Pinheiro, reclamando, que apesar de muito dependentes do que as companhias aéreas conseguem fazer, “não podem simplesmente abdicar do negócio corporate, mas adaptar-se  às ferramentas que nós usamos, por muito que muitas vezes queiram seguir outros caminhos”.

Assim, “para nós são essenciais e continuam a ser o GDS. O facto de termos acordos de GDS – Travelport e Amadeus- fortes, significa a importância que continuam a ter no nosso negócio, com necessidades específicas”, sustentou, avançando não ter números exatos do volume que o consórcio emite em bilhetes de avião porque “varia muito de companhia para companhia, de GDS para GDS, e há agências com necessidades diferentes, ou seja, podem não ser tão obrigadas a usar o NDC, mas é um caminho natural que não só nós, mas como todo o mercado, tem que fazer”.

A Go4Travel é um grupo de agências de viagens, mas engloba também dois operadores turísticos, a Viajar Tours e a Lusanova, estando também a celebrar a reintegração da Nortravel na consolidação do grupo. O papel desses operadores no próprio grupo foi o que o Publituris pretendeu saber. Vasco Pinheiro responde que essas empresas, e até mesmo pelo historial que têm, não são só operadores, mas com outras áreas de negócio que justifica que estejam enquadradas, e lhes traz mais valias, mesmo no negócio de pura operação”, o que passa pelo facto de existirem sinergias que “são benéficas para essas empresas”, para lembrar que “se olharmos para o espectro dos acionistas, temos desde recetivos ao corporate, de incentivos aos grupos, do desporto aos bancos de cama, acabando assim por ter uma transversalidade que nos torna até muito elásticos”.

Sobre a reentrada da Nortravel, o Ceo da Go4Travel especificou que, quando o operador turístico foi comprado pelo grupo Ávoris “optou por sair do grupo de consolidação, à semelhança do que fez o Consolidador.com. O que a Nortravel está a fazer agora, foi voltar a reintegrar o grupo de consolidação da Go4Travel”, no âmbito do primeiro resultado do acordo de intenções celebrado o ano passado entre o consórcio e o grupo Ávoris. O responsável assegurou que, no quadro desta parceria, que está agora a começar, “vamos continuar a trabalhar noutras áreas, até porque o grupo Ávoris tem uma área de negócio ligado ao cooperativo, a BDC. Há aí muito caminho para desbravar”, esclareceu.

Em termos de ferramentas de trabalho colocadas aos acionistas, o 4Book, continua a ser o mais relevante “com um nível de adoção muito grande, onde continuamos a crescer ao nível dos dois dígitos, e que nos permitiu evoluir para um novo conceito de modelo de negócio, que é o da contratação direta”, disse Vasco Pinheiro aos jornalistas, referindo que “há semelhança do que a Go4Travel faz na contratação aérea, nos GDS, operadores turísticos e rent-a-car, hoje em dia temos uma contratação agregada de hotelaria, que nos permite ser mais competitivos e ter mais peso perante os fornecedores”. Salientou que cada agência de viagens continua a fazer a sua contratação de hotelaria consoante as suas necessidades específicas e muito adaptadas ao seu negócio, mas de uma forma centralizada, o mais uniforme possível, um pouco como acontece com a aviação, para que exista mesmo uma cara única perante o mercado”, num consórcio de agências de viagens em que todas são IATA, podendo, assim, ao nível da aviação, emitir por si própria.

O objetivo da Go4Travel não é expandir, reforçou Vasco Pinheiro. “Somos um grupo com muita estabilidade a esse nível, e os acionistas que entraram foi numa lógica de crescimento, mas enquadrado no que já existe, e essa vai continuar a ser a nossa estratégia. A última entrada de acionistas aconteceu em 2018”.

Embora 70% do negócio da Go4Travel esteja ligado ao corporate, o CEO do grupo confirma que o negócio das viagens corporativas continua, estamos numa tendência de crescimento. Existem outros players, mas que nós, por razões que têm a ver com as características das nossas agências de viagens, continuamos a ser bem-sucedidos. A Go4Travel ganha dinheiro, os acionistas da Go4Travel ganham dinheiro”, enfatizando, no entanto que o grupo existe “para servir e criar mais valor para os acionistas, e os acionistas ganharam dinheiro em 2024, sem poder responder sobre os resultados individuais de cada agência de viagens, porque somos um todo”.

Formação é um setor que o grupo tem apostado, e uma das áreas que a Go4Travel tem vindo a trabalhar em parceria com o grupo Ávoris. “As necessidades de formação hoje são diferentes. Temos consciência que coisas como a inteligência artificial vão alterar muito a maneira como o nosso negócio é feito, e precisamos de estar preparados para essa mudança ou corremos o risco de ficar para trás, isso não pode acontecer”.

No entanto, “o que queremos neste momento é criar ferramentas que permitam às agências ter acesso à formação contínua. Existem e vão continuar a existir as formações de produtos, quer presencial, quer online, mas a formação que estamos a falar é de técnicas de negócio, técnicas de vendas, línguas, adaptada a estas transformações que o negócio está a ter”.

No momento em que termina mais uma convenção da Go4Travel, Vasco Pinheiro sublinha que “vamos continuar sempre a adaptá-lo àquilo que sentimos que as nossas agências de viagens e os nossos fornecedores gostam de ter de nós, numa lógica de criatividade, pensando sempre fora da caixa, mantendo-a com periodicidade anual”. Ate ao momento, este grande encontro da Go4Travel foi sempre em Portugal, mas o grupo não descarta a hipótese de um dia vir a organizá-lo no estrangeiro.

A nova administração da Go4Travel foi eleita para um período de três anos, formando uma equipa “reforçada, dividida por áreas, com pelouros claramente definidos, e que espelham muito as transformações que o negócio está a ter, ou seja, ao mesmo tempo que temos pelouros que já existiam, criámos outros virados para o que está a acontecer no setor e para o que aí ainda vem”, considerou.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Artigos relacionados
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
Destinos
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Aviação
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Meeting Industry
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Enoturismo
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Análise
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Destinos
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Destinos
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
Aviação
WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE
Destinos
Destinos

Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas

O 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas, que terminou esta quinta-feira, na Zâmbia, delineou planos concretos para alcançar objetivos comuns, com foco na inovação, cooperação técnica, conectividade , investimentos em turismo e confiança do turista através da segurança.

De acordo com dados da ONU Turismo, ambas as regiões recuperaram dos impactos da pandemia: em 2024, a África recebeu 74 milhões de chegadas internacionais, mais 7% face a 2019 e mais 12% em comparação com o 2023, enquanto as Américas acolheram 213 milhões, o que equivale a 97% das chegadas pré-pandemia. O encontro da Zâmbia deixou claros os fortes vínculos entre as duas regiões, tanto em termos de visitantes entre as regiões e dentro delas, como em termos de mercados de origem e destinatários de investimentos.

O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, afirmou que este encontro “é prova do compromisso duradouro da África e das Américas com a cooperação além das fronteiras e dos oceanos”, para avançar que “o nosso propósito é promover o crescimento inclusivo e garantir que o turismo continue a ser um motor de prosperidade partilhada. Acima de tudo, ao focar em formação e desenvolvimento de competências, estamos a dar às pessoas, especialmente aos jovens, os meios para ter sucesso no mundo competitivo de hoje.”

Aumentar e direcionar o investimento para o turismo é um dos pilares fundamentais da Declaração de Punta Cana. Na Zâmbia, a ONU Turismo partilhou as suas conquistas nessa área prioritária. Até o momento, foram publicadas 18 edições das “Diretrizes para Negócios no Turismo ” para investimentos para destinos na África e nas Américas, enquanto outras 10 estão em desenvolvimento.

As diretrizes destacam o enorme potencial de investimento em turismo dentro e entre as regiões. Entre 2019 e 2024, a África investiu cerca de 3,9 milhões de dólares em 36 projetos nas Américas, enquanto a América Latina e as Caraíbas investiram o mesmo valor em 34 projetos na África. Com o objetivo de elevar esses níveis, a ONU Turismo anunciou planos para organizar uma Conferência Bienal de Investimento em Turismo África-Américas. A conferência reunirá governos, instituições financeiras, atores do setor privado e parceiros de desenvolvimento com o objetivo de impulsionar os fluxos de investimento intercontinentais e direcionar o investimento através de prioridades partilhadas.

Com mais de 50% da força de trabalho do turismo com menos de 25 anos, o setor oferece vastas oportunidades para os jovens, especialmente na África – o continente mais jovem do mundo – e nas Américas. Para colocar em prática os objetivos educacionais da Declaração de Punta Cana, a ONU Turismo está a promover ações de formação em ambas as regiões, pretendendo alcançar cerca de 2.000 beneficiários em África e nas Américas através dos seus novos cursos via WhatsApp para desenvolvimento profissional.

Em sintonia com a educação, a Declaração de Punta Cana coloca a inovação no centro da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento do turismo. Em Livingstone, a ONU Turismo anunciou o lançamento de uma primeira Competição de Startups para as regiões. O desafio “Pontes de Inovação” procurará empresas prontas para enfrentar desafios nas áreas de sustentabilidade, inclusão e transformação digital, com foco nas comunidades locais.

O investimento também será o principal objetivo do primeiro Escritório Temático de Turismo da ONU em Marrocos. O escritório pretende ser um centro de inovação, com programas de aceleração para startups regionais, pesquisa e desenvolvimento, e para celebrar novos talentos através de Aventuras Tecnológicas no Turismo.

No que diz respeito à conetividade e segurança turística, refira-se que a 2ª Conferência Ministerial sobre Turismo e Transporte Aéreo em África, que terá lugar realizada em Angola em julho, terá como foco IA e inovação para conectividade, e na Zâmbia, o encontro destacou o progresso da ONU Turismo na elevação dos padrões de segurança para turistas, aumentando assim a confiança em viagens para ambas as regiões.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa

A distinção que reconhece a qualidade da experiência oferecida pela companhia aérea nacional aos seus passageiros e foi entregue na edição de 2025 dos PAX Readership Awards, que se realizou em Hamburgo.

A TAP recebeu esta quarta-feira, 9 de abril, o prémio das revistas PAX International e PAX Tech de Best Overall Passenger Experience na Europa, distinção que reconhece a qualidade da experiência oferecida pela companhia aérea nacional aos seus passageiros e que foi entregue na edição de 2025 dos PAX Readership Awards, que se realizou em Hamburgo.

“Anualmente, a PAX convida os seus leitores e o setor da aviação a participar nos PAX Readership Awards, que pretendem distinguir as realizações das companhias aéreas em áreas como o serviço de catering, a inovação na área do entretenimento a bordo, a conectividade, a oferta em termos de lugares e tem em conta a experiência do passageiro no setor”, explica a TAP, em comunicado.

Segundo Jane Hobson, diretora das revistas PAX, estes prémios “são mais do que um simples reconhecimento; são um reflexo da forma como a indústria continua a evoluir e a exceder as expectativas dos passageiros”.

Já Robynne Trueman, editor da área de Business das revistas, acrescenta que “o que torna estes prémios tão especiais é o facto de serem orientados pelas pessoas que experimentam estas inovações em primeira mão”, ou seja, os leitores das revistas PAX International e PAX Tech.

Recorde-se que, em 2024, a TAP Air Portugal recebeu o prémio da PAX International na categoria de Best Cabin Interior Passenger Experience e, na categoria Outstanding Food Service by a Carrier, nas edições de 2019, 2020, 2022 e 2023.

As revistas PAX, do grupo Paramount Publishing Inc., dedicam-se ao setor da aviação e são publicadas cinco vezes por ano.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau

A 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau abre 25 de Abril com a presença de empresários de mais de 60 países e regiões para exploração conjunta de oportunidades de negócios, avança a Direção dos Serviços de Turismo do território (DST).

A 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau terá lugar de 25 a 27 de abril, nos Pavilhões A, B, C e D da Cotai Expo, do The Venetian Macao. Sob o slogan “Explore a MITE, Experimente o Mundo”, o evento apresenta seis novos destaques, e reunirá a participação de um maior número de operadores turísticos e sectores relacionados nacionais e estrangeiros, de acordo com nota publicada na página oficial do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.

Até agora, o certame já atraiu a participação de aproximadamente 600 expositores provenientes de mais de 60 países e regiões, e de cerca de 500 compradores profissionais provenientes da Grande China e do exterior, tendo o número de stands internacionais aumentado em perto de 50%. Esta edição evidencia uma vez mais que a Expo de Turismo tem vindo a desempenhar, de forma eficaz, o seu papel de plataforma de oportunidades de negócios de turismo internacional, a destacar o seu efeito enquanto evento de marca, a promover o intercâmbio e a cooperação de turismo regional e internacional, e a contribuir para a construção de Macau como uma plataforma de alto nível de abertura ao exterior.

Com o apoio do Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China (RPC), do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM e do Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da RPC na RAEM, a 13.ª Expo de Turismo (Macao International Travel (Industry) Expo – MITE) conta a organização da Direção dos Serviços de Turismo (DST), e a coordenação da Associação das Agências de Viagens de Macau.

Em conferência de imprensa, que contou com a presença da diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, dos subdiretores da DST, Cheng Wai Tong e Ricky Hoi, e do presidente da Associação das Agências de Viagens de Macau, Alex Lao, foram divulgados os pormenores do evento.

Na sua intervenção, a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, referiu que a Expo de Turismo continua a elevar a qualidade e a inovação, a aumentar a eficácia, a atrair mais operadores turísticos nacionais e estrangeiros, e a impulsionar as oportunidades de cooperação intersectorial “turismo +”. Indicando que, até à data, existem mais de 300 stands internacionais, o que representa um aumento significativo de 50% em relação ao ano passado, e que compradores nacionais e estrangeiros também participam ativamente na expo, assinalou que tal demonstra o papel eficaz da Expo de Turismo como plataforma de oportunidades de negócios para o turismo internacional, beneficiando a expansão empresarial, promovendo o intercâmbio e a cooperação turística regional e internacional, e contribuindo para a construção de Macau como uma plataforma de abertura ao exterior de alto nível.

A DST volta a organizar este ano a participação de compradores convidados em visitas de familiarização em Macau e na Ilha de Hengqin. Durante as visitas, serão organizados passeios a diferentes bairros comunitários de Macau para experienciar os elementos de “turismo +”, incluindo dispositivos para tirar fotografias de grande escala de propriedade intelectual a nível internacional instalados na Zona Norte. Por outro lado, mais de uma centena de representantes de associações de agências de viagem locais e estrangeiras foram convidados a participar na Bolsa de Contactos para Operadores Turísticos, para contactos com operadores turísticos de Macau e exploração de oportunidades de negócio, e participação ainda em visitas de familiarização.

A 13.ª Expo de Turismo, que ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, trará novas informações e produtos turísticos de Macau e do resto do mundo, incluindo ofertas especiais durante o período do evento, lançadas por vários expositores, e mais de 70 apresentações temáticas de turismo e fóruns, entre outros.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Enoturismo

Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025

A Quinta da Pacheca, o Hotel Folgosa Douro, o Olive Nature Hotel & Spa e o Caminhos Cruzados, acabam de ser reconhecidos pelo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com a renovação dos certificados Biosphere para 2025.

O compromisso do Pacheca Group com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, no âmbito da Agenda 2030, foi reconhecido com a renovação dos certificados ‘Biosphere’ das quatro unidades turísticas do grupo empresarial para 2025: Quinta da Pacheca, Hotel Folgosa Douro, Olive Nature Hotel & Spa e Caminhos Cruzados.

As unidades no Douro (Quinta da Pacheca e Hotel Folgosa Douro) e de Trás-os-Montes (Olive Nature Hotel & Spa da Quinta Valle de Passos) obtiveram a primeira certificação em 2024, enquanto o produtor do Dão (Caminhos Cruzados) é certificado pela entidade internacional desde 2023.

A certificação da ‘Biosphere’, sistema desenvolvido pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), é concedida a destinos e empresas que garantam um equilíbrio adequado, a longo prazo, entre os aspetos económicos, socioculturais e ambientais.

A Quinta da Pacheca é elogiada pela “oferta gastronómica, preparada seguindo protocolos de segurança sanitária”, a criação de “emprego de qualidade, promovendo a contratação e a formação de profissionais locais” e o incentivo ao “uso responsável da água”, enquanto o Hotel Folgosa Douro promove “sistemas de gestão mais responsáveis e participativos”, fornece “informações sobre os recursos naturais do território” e incentiva o “planeamento, projeto e construção de infraestruturas sustentáveis”.

Por sua vez, a ‘Biosphere’ destaca a “notável contribuição” do Olive Nature Hotel & Spa da Quinta Valle de Passos, em Trás-os-Montes, nos parâmetros de “água limpa e saneamento”, “energia acessível e não poluente” e “inovação e infraestrutura industrial”. A unidade hoteleira de Valpaços é ainda reconhecida por fornecer “informações sobre os recursos naturais do território” e por promover “a conservação do património cultural e natural local” e a “adoção de estilos de vida e hábitos mais saudáveis”.

A Caminhos Cruzados, por fim, vê a certificação renovada por participar, entre outros, no “desenvolvimento de projetos educacionais de outras entidades”, dar a conhecer “os compromissos, boas práticas e esforços sustentáveis” e tomar medidas “para evitar o desperdício de alimentos”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Enoturismo

Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo

Joana Lança é a nova diretora de Enoturismo da Quinta do Quetzal, responsável por desenvolver e implementar estratégias inovadoras que visem aprimorar a experiência dos visitantes e promover a riqueza dos vinhos da herdade, além de coordenar visitas guiadas, degustações e eventos especiais.

A nova diretora de Enoturismo da Quinta do Quetzal, na Vidigueira, coração do Alentejo, é técnica superior de turismo pelo Instituto Politécnico de Beja, estagiou em Londres, em Roma e em Portugal passando pelo S. Lourenço do Barrocal, pelo departamento de reservas do Troia Resort e por fim pelo Convento do Espinheiro em Évora. Posteriormente passou para a Herdade dos Grous de onde transitou para este novo desafio.

Nas novas funções, trabalhará em estreita colaboração com o chefe João Mourato, o Sommelier João Santos e toda a sua equipa, para criar programas que destacam a singularidade dos vinhos produzidos na Quinta do Quetzal, assim como a beleza da região.

Joana Lança será responsável por desenvolver e implementar estratégias inovadoras que visem aprimorar a experiência dos visitantes e promover a riqueza dos vinhos da herdade, além de coordenar visitas guiadas, degustações e eventos especiais.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Análise

Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035

A pesquisa de Impacto Económico elaborado pelo WTTC estima que, até 2035, as viagens e turismo deverão gerar mais 4,5 milhões de empregos, para atingir mais de 30 milhões, o que reforça o papel do setor na União Europeia. Isto quer dizer que um em cada sete empregos será neste setor, tornando-a numa das indústrias estrategicamente mais importantes dentro da UE.

As previsões do WTTC mostram que a contribuição de viagens e turismo para o PIB aumentará para quase 2,3 biliões de euros, com sua participação económica subindo para pouco menos de 11%, no mesmo período. O setor continuará a superar o crescimento económico mais amplo, com um CAGR de 10 anos de 1,8%, em comparação com 1,3% para a economia da UE em geral, enquanto o setor contribuirá com mais de 900 mil milhões de euros anualmente para os governos da UE através de receitas fiscais.

Por outro lado, o WTTC estima que, na União Europeia, os gastos dos visitantes internacionais cheguem a 730 mil milhões de euros nos próximos 10 anos, enquanto os gastos dos visitantes nacionais devem ultrapassar 1,2 biliões de euros.

Com os olhos postos apenas neste ano, o organismo estima que o setor de viagens e turismo em toda a UE contribua com quase 1,9 biliões de euros para o PIB da região, representando 10,5% da economia da UE. Espera-se que o emprego atinja quase 26 milhões, representando 12% de todos os empregos da União Europeia, o que classifica como um sinal claro do crescente impacto do setor.

As previsões do WTTC é que os gastos dos visitantes internacionais atinjam 573 mil milhões de euros este ano, crescendo mais de 11% em relação a 2024, enquanto os gastos domésticos devem aumentar, atingindo 1,1 biliões, uma subida de 1,6% face ao ano anterior.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva

Além das expectativas para o período da Páscoa, a 73.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT – Turismo e Consultoria procurou também saber o impacto que os especialistas do setor esperam que as próximas eleições autárquicas tenham no turismo, assim como a importância do segmento MICE.

A 73.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT – Turismo e Consultoria traz expectativas positivas para o próximo período festivo da Páscoa, com a maioria dos inquiridos a anteciparem um aumento nas receitas do turismo do mercado interno, assim como do mercado externo.

“Relativamente aos indicadores analisados, verifica-se uma perspectiva de evolução positiva na rentabilidade dos negócios do turismo durante o período da Páscoa de 2025. Cerca de 56% dos membros do Barómetro do Turismo antecipam um aumento nas receitas do turismo do mercado interno, apontando para um desempenho superior face ao período homólogo de 2024”, lê-se na informação divulgada pelo IPDT.

Os membros do Barómetro do Turismo antecipam também que “o número de dormidas e de hóspedes no mercado interno apresentará um comportamento semelhante ao verificado na Páscoa de 2024”, com 61% dos inquiridos a defenderem que “estes indicadores deverão manter-se estáveis”.

O Barómetro do Turismo do IPDT apurou ainda que também em relação ao mercado externo as expectativas estão em alta, uma vez que “as previsões para o mercado externo revelam-se mais positivas do que as apresentadas para o mercado interno”.

“Cerca de 66% dos membros do Barómetro do Turismo antecipam um crescimento das receitas do turismo durante o período da Páscoa de 2025 face ao período homólogo de 2024”, acrescenta a informação divulgada.

Os resultados do Barómetro do Turismo mostram também que o “indicador número de dormidas verifica uma tendência de crescimento no mercado de externo, com cerca de 49% dos membros do painel a considerarem que este irá melhorar face ao ano transato”.

O inquérito que serve de base à 73.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT decorreu entre 19 a 27 de fevereiro de 2025, reunindo 46 respostas válidas.

Além das expectativas para a Páscoa, o estudo mostra também que, em fevereiro de 2025, o nível de confiança no setor turístico registou 85,2 pontos, naquele que é “o valor mais elevado da série histórica”, com um crescimento de 2,3 pontos face à última edição.

“Este valor indica que apesar dos fatores exógenos, como a instabilidade política global e os cenários de guerra, os membros do painel apresentam-se confiantes face ao crescimento positivo do turismo”, lê-se na informação divulgada.

O estudo procurou ainda avaliar o impacto que os membros do Barómetro do Turismo esperam que as eleições autárquicas, que vão decorrer no último semestre do ano, venham a ter no setor, apurando que 78% dos especialistas não preveem que as eleições autárquicas 2025 representem impacto para o turismo, ainda que “33% consideram que a colaboração entre as autarquias e os empresários é baixa, apontando para a necessidade de maior coordenação”.

Outro dos temas em destaque foi o MICE, com a pesquisa do IPDT a indicar que a “captação de grandes eventos é essencial para o crescimento do setor MICE em Portugal”.

“Os membros do Barómetro do Turismo destacam a segurança e a estabilidade política (23%) e a relação custo-benefício (19%) como os principais atrativos de Portugal para o turismo de negócios. Para impulsionar o setor MICE, 65% dos especialistas indicam a captação de grandes eventos e 63% o investimento em infraestruturas especializadas”, refere ainda o IPDT.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Destinos

Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

A nova campanha insere-se no Programa de Comunicação e Gestão de Branding do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, lançado pelo Turismo do Algarve e pela ERT do Alentejo para “regenerar, valorizar e promover os territórios de Aljezur, Monchique e Odemira”, que foram “severamente afetados pelos incêndios do verão de 2023”.

O Turismo do Algarve e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo lançaram o Programa de Comunicação e Gestão de Branding do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, iniciativa que visa “regenerar, valorizar e promover os territórios de Aljezur, Monchique e Odemira”, que foram “severamente afetados pelos incêndios do verão de 2023”, no âmbito do qual se destaca a campanha “Ao Natural é melhor!” para reforçar o posicionamento destes territórios como destinos autênticos e sustentáveis.

“Financiado pelo Turismo de Portugal no âmbito da Linha + Interior Turismo – Aviso “Regenerar Territórios”, o programa estende-se até agosto de 2026 e representa uma aposta firme na coesão territorial, na sustentabilidade e na valorização da identidade local”, lê-se num comunicado conjunto do Turismo do Algarve e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

A nova campanha de branding, que “posiciona o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina como um refúgio de autenticidade, onde a natureza dita o ritmo, e onde o essencial volta a ter protagonismo”, assenta num conjunto de mensagens que “convidam os visitantes a abrandar e reconectar-se com os valores mais simples e puros da vida”.

“Troca as notificações por sensações”, “Faz refresh com os dedos dos pés. Na relva e no mar” ou “Ver casas caiadas de branco, é natural” são as mensagens desta campanha que, segundo a informação divulgada, apresenta um “tom poético e provocador, promovendo uma nova forma de estar no território — descomplicada, presente e consciente”.

Este programa tem também associadas várias iniciativas, a exemplo da já executada reposição da ponte de madeira sobre a Ribeira de Seixe, que é vista como um “símbolo da união entre o Algarve e o Alentejo e que havia sido destruída pelos incêndios”.

“Esta intervenção é parte de um conjunto mais vasto de medidas de qualificação da oferta turística, que inclui também a recuperação de trilhos pedestres e cicláveis da Rota Vicentina, permitindo devolver aos residentes e visitantes o acesso seguro e sustentável à paisagem protegida”, acrescenta o mesmo comunicado.

O plano contempla igualmente a definição e implementação da imagem da campanha, a produção de conteúdos multimédia e materiais de suporte à promoção, bem como um vasto conjunto de ações de comunicação e relações públicas nos mercados nacional e espanhol.

“Entre estas ações destaca-se o evento promocional que terá lugar no Consulado de Portugal em Sevilha e um evento de animação dedicado ao turismo de natureza, a realizar-se em simultâneo nos dois territórios, no último trimestre de 2025. A promoção será reforçada através da participação em feiras internacionais, visitas de familiarização com operadores e jornalistas, e ações de comunicação dirigidas a diferentes públicos e plataformas, em Portugal e na Andaluzia”, referem as duas entidades.

Este programa, refere ainda o comunicado, “traduz uma resposta ambiciosa e estratégica à necessidade de regenerar o território, reposicionando-o como um destino de experiências genuínas, ancorado na natureza, na cultura local e na hospitalidade das suas gentes”, uma vez que, “mais do que um simples destino turístico, o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina apresenta-se como um lugar onde é possível viver devagar, saborear o tempo e recuperar a ligação com o mundo natural”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola já está a voar com o novo avião Boeing 787 Dreamliner, aparelho que se estreou a 6 de abril, nos voos entre Luanda, capital angolana, e Joanesburgo, na África do Sul.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola já está a voar com o novo avião Boeing 787 Dreamliner, aparelho que se estreou a 6 de abril, nos voos entre Luanda, capital angolana, e Joanesburgo, na África do Sul.

“O Boeing 787 #Dreamliner fez no passado dia 6 de Abril o seu primeiro voo comercial, rumo a Joanesburgo”, lê-se numa nota informativa divulgada pela companhia aérea angolana.

Com capacidade para transportar 313 passageiros em três classes de bordo, concretamente Economy, Premium Economy e Business, o novo aparelho da TAAG é um “moderno avião”, que se destaca pela eficiência e pelo conforto oferecido aos passageiros.

De acordo com a TAAG, o aparelho estreou-se na rota de Jonesburgo, sendo que, acrescenta a transportadora aérea angolana, “em breve novas rotas do 787 serão anunciadas”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE

Durante uma reunião em Bruxelas com a Comissão Euroeia, o WTTC saudou a nomeação de Apostolos Tzitzikostas como comissário europeu para Transporte e Turismo Sustentáveis, que considera marcante para a União Europeia e para o setor de viagens e turismo.

Esta pasta dedicada sinaliza um foco renovado num setor que sustenta milhões de meios de subsistência em todo o continente e desempenha um papel vital na promoção do crescimento económico, da inclusão e da inovação, diz o organismo.

O WTTC também aplaudiu o anúncio do comissário sobre uma futura Estratégia para o Turismo Sustentável e espera contribuir para o desenvolvimento deste roteiro crítico para o futuro das viagens e turismo na UE.

A presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson, enalteceu, na ocasião que “o setor de viagens e turismo da UE continua a demonstrar resiliência, impulsionando empregos, inovação e crescimento regional”, para realçar que “a próxima década é uma oportunidade para construir um ambiente mais conectado e sustentável, fortalecendo a resiliência em destinos turísticos estabelecidos e abrindo novos em toda a Europa”.

A responsável referiu ainda que a nomeação de um comissário com uma pasta dedicada ao turismo “é um forte sinal de que a UE reconhece o poder do setor para apoiar as comunidades e impulsionar a prosperidade”, para avançar que “estamos ansiosos para trabalhar com o comissário Tzitzikostas para moldar políticas que correspondam à escala e às oportunidades do setor”.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.