Mercado nacional decresce para a Madeira, mas ainda ocupa a primeira posição
De janeiro a agosto de 2024 a Madeira contabilizou 337. 714 hóspedes portugueses, registando um decréscimo de 6,7% relativamente ao período homólogo de 2023. No mesmo período registou 1.162.248 dormidas no mercado nacional, o que representa um decréscimo de 2,3% face aos oito primeiros meses do ano anterior, revelou Sara Marote, diretora executiva da Associação de Promoção da Madeira (APM).
Carolina Morgado
TAP liga Lisboa a Los Angeles e Porto a Boston a partir de maio de 2025
LiterÁREA que ser ativo importante no turismo do Alentejo e Ribatejo
Aeroporto de Belgrado visa novos mercados com novo plano de incentivos
Odisseias reforça equipa com mais de 300 profissionais
Confirmada fusão asiática
Transavia lança promoção para visitar Mercados de Natal
Cathay Pacific passa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho
Maioria das companhias aéreas falha na transição energética com TAP entre as piores
Autorização Eletrónica de viagem obrigatória a partir de janeiro em Israel
Uzbekistan Airways ligará Madrid a Tashkent com voo direto a partir de 2025
A responsável, que usava da palavra na sessão de abertura da convenção da Go4Travel, que decorreu este fim de semana em Porto Santo enumerou os atrativos da ilha, a mais pequena habitada na região “famosa não só pela sua praia paradisíaca, com nove quilómetros de extensão, mas também pela sua gastronomia, pelo seu património histórico e pela sua exuberância geológica, um verdadeiro tesouro guardado no meio do oceano. Com muito mais para oferecer do que verão e praia”.
A diretora executiva da APM recordou aos participantes do “The Golden Summit” da Go4Travel que, a Madeira por seu turno, “com um clima subtropical durante todo o ano, é um refúgio de beleza natural com densas florestas verdes, montanhas vulcânicas, cascatas e belas costas”, destacando que “dispõe ainda de uma vasta oferta cultural, artesanato e uma rica gastronomia, sem esquecer o sobejamente conhecido vinho Madeira”.
Apontou que este destino, “para todos e durante todo o ano, pretende oferecer a quem nos visita uma jornada de experiências, mas sobretudo deixar em quem nos visita um sentimento de pertença, e o desejo de voltar a um lugar onde nos sentimos felizes”.
Isto atrai cada vez mais visitantes a estas ilhas, como mostram os números: “de janeiro a agosto de 2024 a Madeira registou 1,7 milhões de hóspedes de todos os mercados emissores, o que significa um aumento de 5,4% relativamente ao período homólogo de 2023”. Neste período, conforme avançou Sara Marote, o destino acolheu “7,9 milhões de dormidas de todos os mercados emissores, o que representa um aumento de 6,4% em relação ao período homólogo do ano anterior”, somando-se “499 milhões de euros em proveitos totais, mais 13,3% do que no período homólogo de 2023 e mais cerca de 80% do que em 2019”.
Relativamente aos proveitos de aposento “registamos 357,1 milhões de euros, mais 13,8% do que no período homólogo de 2023 e cerca de +92% do que em 2019”, indicou ainda.
No entanto, ressalvou, em relação ao mercado nacional que, não obstante o decréscimo em ambos os indicadores, “Portugal ocupa o primeiro lugar no Top 10 de mercados emissores de hóspedes em 2024, com um peso de 20,2% e o terceiro lugar no Top 10 de mercados emissores de dormidas em 2024, com um peso de 14,7%”.
E referiu que “quando comparamos os presentes valores acumulados com o ano 2019, ano de referência anterior à pandemia, registámos um crescimento notável no mercado nacional de + 54% do que em 2019 hóspedes + 76% do que em 2019 dormidas”, para sublinhar que “podemos afirmar que o mercado nacional revela um estado de consolidação, e a redução do seu peso tem também a ver com o crescimento dos outros mercados emissores com quem trabalhamos”.
No que concerne à conectividade aérea ao mercado nacional, a Madeira recebe voos de Lisboa, Porto, Ponta Delgada e Porto Santo, e a ilha que durante o fim de semana foi sede da convenção da Go4Travel, recebe voos do Funchal, Lisboa e Porto. As companhias aéreas a operar são Easyjet, Ryanair, Tap Air Portugal, SATA, Binter Canarias, Air Horizont e Smartwings.
Sara Marote deu ainda conta que o mercado nacional recebeu em 2024 uma dotação orçamental para a promoção de 2,4 milhões de euros, distribuídos por várias ações, nomeadamente apoio a companhias aéreas e operadores, ações com agentes do sector, participação em feiras, realização de eventos, campanhas online, realização de press trips, entre outros”, assegurando que, no futuro, continuaremos o trabalho que tem sido desenvolvido até aqui, pois é inegável a importância do mercado nacional para o destino Madeira como mercado emissor e de proximidade, bem como inquestionável o seu peso nos resultados globais atingidos no setor do turismo, no destino Madeira