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Nortravel já promove a Festa da Flor na Madeira 2025

Com partidas de Lisboa e do Porto a 30 de abril e de 1 a 4 de maio, o operador turístico Nortravel já promove no mercado um programa especial para a Festa da Flor 2025 na Madeira, em pacotes de quatro noites.

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Com partidas de Lisboa e do Porto a 30 de abril e de 1 a 4 de maio, o operador turístico Nortravel já promove no mercado um programa especial para a Festa da Flor 2025 na Madeira, em pacotes de quatro noites.

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Com a chegada da primavera, os jardins madeirenses tornam-se ainda mais coloridos e exuberantes, e é quando tem lugar a Festa da Flor que celebra a vitalidade da Natureza.

Contando com um programa diversificado, com claro destaque para o Cortejo Alegórico da Flor, esta celebração simboliza a renovação e a esperança. A Festa da Flor enche a Madeira de cores, decorações e perfumes inesquecíveis.

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A edição 2025 terá lugar entre os dias 1 e 25 de maio, e o operador turístico Nortravel já lançou no mercado um programa especial de cinco dias/quatro noites, com saídas de Lisboa e do Porto nos dias 30 de abril e de 1 a 4 de maio.

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O operador turístico promove quatro hotéis em regime de alojamento e pequeno-almoço: o Dom Pedro Garajau (três estrelas) com preços por pessoa em duplo desde 603 euros; The Views Baía (quatro estrelas só para adultos), desde 835 euros; o Turism Santa Maria, também de quatro estrelas com valores a começar nos 863 euros por pessoa em alojamento duplo; e o The Vine, de cinco estrelas, com valores a partir dos 904 euros.

O pacote inclui passagem aérea em classe económica, com direito ao transporte de uma peça de bagagem até 23kg, transferes, quatro noites de hotel em regime selecionado, seguro de viagens, taxas, serviço e IVA.

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Lusanova DMC promove 3º LISBON SINGS de 7 a 11 de novembro

A 3ª edição do Festival Internacional de Coros, LISBON SINGS, promovida pela Lusanova DMC, de 7 a 11 de novembro, com o apoio do Turismo de Portugal e o Turismo de Lisboa, volta a atrair cantores de todo o mundo. Todos os eventos são abertos ao público e a entrada é gratuita.

Pela terceira vez, coros de todo o mundo juntam-se para o 3º Festival e Concurso Internacional de Coros LISBON SINGS 2024. De 7 a 11 de novembro de 2024, irão cantar em concursos e concertos corais de alto nível, celebrando a cultura, a diversidade e a linguagem universal da música.

Cerca de 30 coros de 17 nações como Brasil, Porto Rico, Grã-Bretanha, Zimbabué e vários países europeus são esperados no 3º LISBON SINGS 2024 para viver um festival de música coral, intercâmbios interculturais e enviar uma mensagem de paz e harmonia no mundo. Ao fazê-lo, o festival segue o lema da INTERKULTUR, considerado o principal iniciador e organizador mundial de concursos corais internacionais: “Cantar em conjunto une as nações”.

As atuações corais de destaque nos concursos terão lugar durante toda a semana, a partir de 8 de novembro, a partir das 10:00 horas na Aula Magna da Universidade de Lisboa e a partir das 15:00 horas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Para além disso, os coros participarão em concertos especiais, como o de Abertura, em que dois coros portugueses, emCantus e Planície Cantada, darão as boas-vindas musicais aos cantores e maestros internacionais na sua cidade natal, Lisboa, que juntamente com a Camerata Coral de Porto Rico e o MGV Almrose Radenthein da Áustria, darão as boas-vindas ao LISBON SINGS 2024.

Simultaneamente, os residentes e visitantes de Lisboa podem esperar sete Concertos da Amizade, nos quais os coros atuarão em locais como o Museu Nacional do Azulejo, a Casa do Alentejo, a Basílica da Estrela, o Museu Nacional dos Coches e o Mosteiro de São Vicente de Fora. No Concerto de Encerramento, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, coros de todo o mundo, incluindo o famoso coro TUIST, de Lisboa, celebrarão não só os seus sucessos na competição, mas também as muitas experiências especiais partilhadas e as novas amizades.

 

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Conteúdo e serviços NDC da TAP disponíveis na plataforma Travelport+

O conteúdo e serviços NDC da TAP Air Portugal vão estar disponíveis na plataforma Travelport+ ao abrigo de um acordo que acaba de ser assinado entre a companhia aérea portuguesa e a empresa global de tecnologia que facilita as reservas para agências de viagens em todo o mundo.

“O próximo lançamento de nosso conteúdo NDC na plataforma Travelport+ representará um momento crucial no nosso relacionamento de décadas”, disse Mario Cruz, diretor Comercial e de Receitas da TAP. “Juntos, pretendemos oferecer uma solução que facilite aos agentes de viagens o acesso, a venda e a manutenção de conteúdo e ofertas NDC personalizadas da TAP Air Portugal através do marketplace da Travelport+”, referiu o responsável”.

Refira-se que a TAP Air Portugal e a Travelport estão a trabalhar em conjunto para fornecer o conteúdo NDC da companhia aérea portuguesa de modo que os agentes possam aceder facilmente à sua ampla gama de tarifas e ofertas na plataforma Travelport+. Os agentes que usam as soluções de API, Smartpoint Cloud e Smartpoint Desktop da Travelport poderão visualizar e comparar facilmente as ofertas NDC da transportadora aérea com o conteúdo tradicional e reservar as melhores ofertas para os seus viajantes. As soluções completas da Travelport também permitem que os agentes façam reservas de NDC para os seus viajantes.

Damian Hickey, diretor Global de Parceiros de Viagem na Travelport realça que, este acordo atualizado com a TAP Air Portugal “demonstra a nossa dedicação mútua à criação de uma experiência de compras e serviços moderna e personalizada para agentes e viajantes com o NDC”, avançando que “com a futura entrega do conteúdo NDC da TAP Air Portugal e a prestação de serviços na Travelport+, damos prosseguimento à nossa missão de garantir que as agências de viagens possam facilmente comprar, comparar, fazer reservas e prestar serviços com as melhores ofertas das principais companhias aéreas, tudo num só lugar.”

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Destinos

Portugueses optam por destinos europeus e estadias mais curtas, diz a eDreams ODIGEO

O estudo anual “A Year in Travel” da eDreams ODIGEO, em 2024, os portugueses optaram por destinos europeus e Paris foi novamente o mais escolhido, seguido de Madrid e Barcelona, enquanto continuam a preferir viagens mais curtas, com duração entre três e quatro dias.

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Os destinos com maior crescimento de procura por parte dos portugueses, este não, segundo a empresa, foram Porto Santo (Madeira), Nice (França) e Roma (Itália). Apesar das preferências recaírem para viagens mais curtas, tal como se tem vindo a verificar nos últimos anos, para 2025, é já possível ver que duas cidades internacionais fora da Europa, Rio de Janeiro e São Paulo, estão entre os destinos com mais reservas pelos portugueses.

A plataforma de subscrição de viagens apresentou o seu estudo anual “A Year in Travel by eDreams ODIGEO”, que oferece uma visão detalhada sobre as tendências de viagem dos portugueses durante 2024, e uma antevisão do que podemos esperar para o próximo ano.

Os destinos europeus dominaram as preferências dos portugueses em 2024. Em particular, Paris voltou a ser o destino favorito dos viajantes portugueses, tal como nos últimos quatro anos; e foi também a cidade de eleição deste ano nos resultados globais do estudo.

As seguintes cidades mais populares entre os viajantes portugueses foram Madrid e Barcelona, com Amesterdão, Funchal, Londres, Ponta Delgada e Roma a completar o Top 10.

Adicionalmente, a empresa constatou que as pesquisas de viagens dos portugueses coincidem com os destinos que acabam por reservar, uma vez que as cidades que mais pesquisaram em 2024 foram, precisamente, Paris, Londres, Funchal, Madrid e Barcelona.

Em termos de crescimento do volume de viagens em comparação com o ano anterior, destacaram-se destinos como Porto Santo (+24%), Nice (+18%), Roma (+18%), Marraquexe (+18%) e Copenhaga (+17%). Em termos globais, o maior crescimento do volume de viagens registou-se nas cidades de Kuala Lumpur (+49%); Hurghada (+38%); Santiago do Chile (+36%) e Jakarta (+36%).

O estudo da eDreams ODIGEO revelou também alguns hábitos e preferências de viagem durante este ano, em particular sobre a duração das estadias e a antecedência da marcação de reservas.

No que toca à antecedência das reservas, a maior parte (34%) dos portugueses marcou as suas viagens nos 15 dias anteriores da partida, contrastando ligeiramente com os viajantes que preferiram reservar as viagens com mais de dois meses de antecedência (27%).

Este ano, tornou-se evidente que os viajantes procuraram cada vez mais viagens personalizadas. Um inquérito da eDreams ODIGEO a 10 mil pessoas revelou que a esmagadora maioria dos consumidores (84%) prioriza ter múltiplas opções de viagem entre as quais escolher, procurando ativamente comparar e combinar várias companhias aéreas e hotéis, em vez de optar pela oferta de um único fornecedor. Os segmentos de turismo musical e desportivo também impulsionaram o setor. Por fim, as redes sociais continuaram a influenciar fortemente as decisões de viagem, recorrendo a plataformas como o TikTok e o Instagram para planear e escolher destinos de viagem.

Quando as previsões para o próximo ano, espera-se, segundo a empresa, uma pequena mudança nas preferências de destinos dos portugueses, com duas cidades internacionais fora da Europa – Rio de Janeiro e São Paulo – atualmente no Top 10 dos destinos com mais reservas. Contudo, as cidades com mais reservas até ao momento continuam a ser Funchal, Paris e Ponta Delgada.

Relativamente aos destinos com mais pesquisas para viagens em 2025, os portugueses têm estado interessados em Paris, Rio de Janeiro, São Paulo, Londres e Nova Iorque, indicando um possível crescente interesse em viagens intercontinentais, especialmente para o continente americano.

Em 2025, espera-se que o turismo desportivo e cultural continue a motivar os viajantes, com alguns dos principais eventos mundiais já conhecidos, e que deverão conduzir a um aumento da procura por viagens.

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Análise

Mercado turístico português valeu 17,1MM€ em 2023, revela a Informa D&B

O volume de negócios agregado dos principais setores turísticos em Portugal (hotelaria, transporte aéreo, agências de viagens, operadores turísticos, transporte rodoviário de passageiros e rent-a-car) atingiu os 17,1 mil milhões de euros em 2023, o que equivale a um crescimento de 20% face ao ano anterior, revela uma análise da Informa D&B.

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No mercado de serviços turísticos, de acordo com a análise, os estabelecimentos hoteleiros e as agências de viagens a retalho são os que apresentam uma atomização mais elevada. No final de 2022, o número de empresas que geriam estabelecimentos hoteleiros rondava as 4.500, tendo sido responsáveis por um volume de emprego conjunto de cerca de 63.800 trabalhadores. O Algarve é a região com maior concentração desta atividade, com quase 29% das camas disponíveis, seguindo-se Lisboa, o Norte e o Centro, respetivamente com perto de 21%, 18% e 14%. Por sua vez, o setor de agências de viagens a retalho era constituído por 2. 235 empresas, que empregavam cerca de 9.200 pessoas.

A Informa D&B diz ainda que a grande maioria das empresas turísticas portuguesas concentra a sua atividade numa única atividade, embora se destaquem alguns grupos turísticos com maior diversificação. A estrutura empresarial do setor tende para a concentração de todas as atividades, devido ao crescimento dos grandes operadores, apoiado principalmente pelas aquisições e fusões de outras empresas, e pelo encerramento de pequenas empresas não rentáveis.

O estudo dá ainda conta que o número de hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros rondou os 30 milhões em 2023, que representa um aumento de 13% face a 2022, enquanto as dormidas totalizaram cerca de 77,2 milhões, mais 11%. O aumento das dormidas registou a maior subida entre a população estrangeira, com um crescimento de 15%. Assim, as previsões apontam para a continuação do crescimento deste mercado, embora a um ritmo inferior ao dos anos anteriores.

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Daniel Graça passa a liderar equipa comercial da Soltrópico e acumula com Egotravel

Daniel Graça vai passar a exercer as funções de diretor Comercial da Soltrópico, acumulando com o mesmo cargo que já exercia na Egotravel, anuncia o Grupo Newtour, que dá ainda conta de uma reestruturação estratégica da equipa comercial do operador turístico.

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Daniel Graça traz consigo uma vasta experiência no setor e também dentro do Grupo, potenciando aquilo que é o compromisso com a excelência, inovação e qualidade de serviço prestado ao agente de viagens fortalecendo, desta forma, a posição da Soltrópico no mercado, refere o grupo de viagens em nota de imprensa.

Nesta nova estrutura, João Costa, que integra a equipa desde abril de 2024, será o responsável pela promoção na zona sul, Zélia Castro, que ingressou recentemente na equipa, assumirá a promoção na zona norte. Francisca Pires, que está na Soltrópico desde 2019, estará dedicada ao apoio diário às agências de viagens, garantindo um suporte eficiente e personalizado.

Gonçalo Palma, diretor geral da Soltrópico, sustenta que “com esta reestruturação, estamos a formar uma equipa comercial forte e coesa, capaz de enfrentar os desafios do mercado atual”.

Esta reestruturação acontece após o anúncio de saída de Sandro Lopes que exercia o cargo de diretor Comercial da Soltrópico, para o grupo hoteleiro Vila Baleira. A este propósito, Gonçalo Palma agradece a Sandro Lopes o “seu excelente trabalho e dedicação ao longo destes anos. Chegou a hora de ele abraçar um novo desafio na carreira, desejo-lhe toda a sorte do mundo e reforço que esta será sempre a sua casa”.

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Foto crédito: Depositphotos.com

Aviação

Aviação encerra temporada alta com procura “no nível mais alto de todos os tempos”

Segundo a IATA, a procura global por viagens aéreas cresceu, em setembro, 7,1% face a igual mês do ano passado, correspondendo a “um recorde histórico” para o nono mês do ano.

Inês de Matos

A procura global por viagens aéreas cresceu, em setembro, 7,1% face a igual mês do ano passado, correspondendo a “um recorde histórico” para o nono mês do ano, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que atribui o forte aumento ao crescimento da procura internacional.

Os dados divulgados pela IATA mostram que, em setembro, também a capacidade total oferecida cresceu 5,8% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa de ocupação global chegou aos 83,6%, num aumento de 1,0 pontos percentuais comparativamente a setembro de 2023.

“A alta temporada de viagens do ano terminou com a procura no nível mais alto de todos os tempos. Esta é uma boa notícia não apenas para os passageiros, mas também para a economia global”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Os bons resultados devem-se, essencialmente, à procura internacional, que aumentou 9,2% em relação a setembro de 2023, enquanto a capacidade subiu 9,1% e a taxa de ocupação passou para 83,8%, depois de um aumento de 0,1 pontos percentuais face a setembro do ano passado.

A nível doméstico, a procura registou ainda um aumento de 3,7% face a mês homólogo do ano passado, enquanto a capacidade aumentou 0,7% e o load factor ficou nos 83,3%, traduzindo um crescimento de 2,4 pontos percentuais face a setembro de 2023.

Mercado internacional cresce em todas as regiões

Os dados da IATA mostram também que, em setembro, todas as regiões do mundo apresentaram um crescimento na procura internacional, com destaque para a Ásia-Pacífico, onde este indicador subiu 18.5% em setembro.

De acordo com a IATA, na região da Ásia-Pacífico, também a capacidade apresentou, em setembro, um crescimento de 17.7%, enquanto o load factor foi de 82.6%, o que traduz um aumento de 0,5 pontos percentuais face a setembro de 2023.

Na América Latina, o crescimento da procura internacional foi de 12,4%, com a capacidade a aumentar 13.9% e o load factor a fixar-se nos 84.3%, traduzindo uma descida de 1,1 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano passado.

Em África, a procura internacional por viagens aéreas registou uma subida de 11.9%, enquanto a capacidade aumentou 6.6% e o load factor cresceu 3.6 pontos percentuais, fixando-se nos 76.0%.

Na Europa, o aumento da procura internacional foi de 7,6%, enquanto a capacidade subiu 7.4% e o load factor chegou aos 85.9%, depois de um aumento de 0,2 pontos percentuais face a mês homólogo do ano passado.

Mais modestos foram os crescimentos no Médio Oriente e América do Norte, onde a procura internacional cresceu 4,4% e 0,5%, respetivamente, com a IATA a indicar que, no Médio Oriente, a capacidade aumentou 4.6% e o load factor ficou nos 81.4%, depois de uma descida de 0,1 pontos percentuais, enquanto na América do Norte a capacidade cresceu 1.9% e o load factor ficou nos 84.4%, após uma quebra de 1,1 pontos percentuais face a setembro de 2023.

 

 

Sobre o autorInês de Matos

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Aviação

Ryanair transporta 18,3M de passageiros em outubro

No acumulado até outubro, a companhia aérea transportou já 194,8 milhões de passageiros, valor que compara com os 180,3 milhões de passageiros transportados até outubro de 2023 e que traduz um crescimento de 8%.

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A Ryanair transportou 18,3 milhões de passageiros em outubro, número que traduz um aumento de 7% face aos 17,1 milhões de passageiros transportados em igual mês do ano passado, avança a companhia aérea, numa nota enviada à imprensa.

Em outubro, a Ryanair operou um total de 103.200 voos e registou também uma ocupação positiva, que chegou aos 93%, valor que permaneceu inalterado face ao apurado em outubro do ano passado.

No acumulado até outubro, a companhia aérea transportou já 194,8 milhões de passageiros, valor que compara com os 180,3 milhões de passageiros transportados até outubro de 2023 e que traduz um crescimento de 8%.

No acumulado do ano, também o load factor dos voos da Ryanair apresentou um comportamento positivo, mantendo-se nos 94%, tal como tinha acontecido até outubro de 2023.

 

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Emprego e Formação

The Editory Collection Hotels procura profissionais para hotéis em Lisboa, Porto e Tróia

Com esta vaga de recrutamento o grupo pretende reforçar a estrutura comercial e de comunicação, além de contratar profissionais para os hotéis que detém em Lisboa, Porto e Tróia.

Carla Nunes

Os hotéis que integram a marca The Editory Collection Hotels abriram várias vagas na região de Lisboa, Porto e Tróia.

O objetivo passa por “reforçar a estrutura comercial e de comunicação”, bem como as equipas dos hotéis localizados nestas regiões, como a marca refere numa publicação na rede LinkedIn.

Para a The Editory Collection Hotels, o grupo está a contratar para as posições de técnico de reservas, coordenador de grupos e assistente de comunicação e relações-públicas.

Em Lisboa, mais concretamente para o Editory Riverside Lisboa Hotel, o grupo está à procura de candidatos para os cargos de empregado de mesa, cozinheiro e rececionista.

Já no Porto, neste caso para o Porto Palácio Hotel, há vagas disponíveis para cozinheiro, empregado de mesa e barman. Ainda na cidade Invicta, no Editory Boulevard Porto Hotel, procuram-se empregados de mesa e cozinheiros.

Por fim, no Editory by the Sea Troia Hotel o grupo está a contratar para os cargos de rececionista e rececionista tournat.

As candidaturas devem ser enviadas para o email [email protected].

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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ACIF lança convite à apresentação de ideias para valorizar o setor do Turismo

A ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal acaba de lançar, na sua página web, um convite às empresas da Região da Madeira para apresentarem ideias e projetos inovadores que beneficiem o setor do Turismo. O prazo de apresentação das propostas decorre até janeiro de 2025.

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O convite visa selecionar 15 projetos e soluções na Região que “tenham criatividade e elevado potencial de inovação, sustentabilidade a longo prazo e replicabilidade na área do turismo, no entanto, as empresas promotoras não têm que pertencer necessariamente ao setor do turismo, poderão ser empresas parceiras ou fornecedoras, que aportem valor a este setor”, indica a nota, que acrescenta que os projetos devem centrar-se em, pelo menos, uma das seguintes áreas temáticas: Transição verde e digital; Turismo regenerativo; Ligação entre o Turismo e a Agricultura.

Cada projeto selecionado, revela ainda a ACIF, receberá um montante fixo de 25 mil euros bem como consultoria e apoio personalizado durante a fase de implementação que deverá durar cerca de 15 meses, iniciando-se a partir de abril de 2025, data em que serão conhecidos os projetos selecionados.

Estes apoios enquadram-se no âmbito do projeto SMARTIES para PME, financiado pelo programa COSME da União Europeia, envolvendo oito parceiros de seis países europeus, Itália, Grécia, Croácia, Eslovénia, Portugal e Chipre,  visando reforçar a competitividade das PME no setor do turismo, através do desenvolvimento das suas capacidades para realizar a dupla transição verde e digital e promover a inovação, a resiliência, a sustentabilidade e a qualidade ao longo da cadeia de valor do turismo na região mediterrânica da UE. Neste caso, a ACIF-CCIM funciona como entidade parceira.

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Dormidas turísticas em Viseu Dão Lafões sobem 14% até agosto

A região de Viseu Dão Lafões registou, de janeiro a agosto, mais 53 mil dormidas face ao mesmo período de 2023, com um crescimento de 14,2%, muito superior à média nacional, que foi de 4,1%, e à própria Região Centro, que subiu 5,5%. revelou o CIM.

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De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), e citados pela CIM Viseu Dão Lafões, a região registou, entre janeiro e agosto de 2024, um aumento de 14,2% nas dormidas face ao mesmo período do ano passado – um ritmo muito superior ao crescimento médio nacional, fixado em 4,1%.

No total, Viseu Dão Lafões contabilizou 425.894 dormidas nos primeiros oito meses do ano, um salto significativo em relação às 372.852 dormidas registadas em 2023, traduzindo-se em mais 53.042 pernoitas. O crescimento da região ultrapassou ainda a média da região Centro, que subiu 5,5% no mesmo período. Estes resultados refletem a atratividade crescente do território, assim como o impacto positivo de iniciativas e eventos culturais, desportivos e enoturísticos realizados ao longo do ano.

Analisando apenas os meses de julho e agosto, tradicionalmente o período mais movimentado para o setor, as dormidas em Viseu Dão Lafões mantiveram-se em alta, com uma subida de 13,4% em relação ao mesmo período de 2023.

Segundo a CIM Viseu Dão Lafões, outro dado significativo é o aumento do número de hóspedes, que subiu 20% – de 195.427 para 234.554 – enquanto a nível nacional o crescimento foi de apenas 5,1%. A região Centro apresentou uma subida de 6,5% no mesmo indicador.

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