Zarco dá a conhecer a Madeira
O site Visit Madeira acaba de lançar um chatbot para dar respostas aos internautas na descoberta do arquipélago.

Publituris
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiências dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE
O site Visit Madeira lançou um chatbot, denominado Zarco, em honra a João Gonçalves Zarco, o descobridor da Madeira e Porto Santo.
O surgimento de novas formas de navegar e interagir com o meio online, e a procura por parte dos utilizadores, nos motores de busca, por informação cada vez mais específica, detalhada e heterogénea, foram o mote para o desenvolvimento do projeto do chatbot.
O projeto surge com o intuito de fornecer aos utilizadores que estão à procura de informações sobre a Madeira, uma nova forma de pesquisar informação que dê resposta de forma instantânea, personalizada e fidedigna.
O chatbot está preparado para responder a qualquer tipo de pergunta ou dúvida que o utilizador possa ter sobre a Madeira, bem como fornecer sugestões durante a viagem, auxiliar no planeamento da mesma, e, no fundo, permitir que o acesso a informações pertinentes, para quem visita a Madeira, seja mais direto e eficaz.
O Zarco poderá ser utilizado através da navegação por botões, isto é, o utilizador terá ao seu dispor um conjunto de botões que “espelham” a estrutura do site, fornecendo um acesso mais direto a páginas que possam conter informação que dê resposta às suas perguntas. Poderá ser também utilizado na vertente Pergunta/Resposta, em que através da barra de perguntas, o utilizador poderá colocar qualquer tipo de pergunta relacionada com a Madeira, sugestões de atividades, sítios a visitar, informações sobre eventos, entre outros.
Para responder ao utilizador, a base de dados do chatbot conta com várias FAQ’s e respetivas respostas, previamente desenvolvidas, bem como recorre a uma integração de Inteligência Artificial (AI), através da Open AI, que, quando não encontra informação na base de dados previamente construída, tem a capacidade de pesquisar informação para responder a essa pergunta, em sites externos de Instituições Oficiais da Madeira.
Para além das destas vertentes, é ainda possível recorrer ao Live Chat com agentes, disponível nos dias úteis das 09h00 às 18h00, nos sábados, domingos e feriados das 10h00 às 12h30, estando apenas encerrado nos dias 25 e 26 de dezembro e 01 de janeiro.
Esta ferramenta sé lançada em português e inglês e prevê-se, num futuro breve, que esteja também disponível em francês, alemão e espanhol, chegando desta forma um vasto público.