Enoturismo e internacionalização dos vinhos portugueses estarão em destaque em dois eventos do setor
Enoturismo e internacionalização dos vinhos portugueses, são temas que estão associados a dois eventos a realizar nos meses de setembro e outubro no país. O “Nobre Gosto” decorrerá de 20 a 22 de setembro no Palácio Marquês de Pombal – Oeiras, enquanto o “Grandes Escolhas Vinhos & Sabores” terá lugar de 19 a 21 de outubro, FIL – Lisboa.
Publituris
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
Um dos objetivos do “Nobre Gosto” é aumentar a notoriedade dos Vinhos Fortificados Portugueses junto dos especialistas, profissionais e público geral, tanto a nível nacional como internacional, bem como, desenvolver ações de formação para aumentar o conhecimento dos especialistas e profissionais acerca deste ativo único.
O evento pretende também contribuir para o posicionamento do segmento do enoturismo, no setor do turismo em Portugal, já que a maioria dos vinhos fortificados portugueses têm a si associada uma forte componente histórica e cultural, e turística.
O “Nobre Gosto”, de acordo com a organização, posiciona-se como um evento que, não sendo unicamente direcionado para o enoturismo, contribui para a valorização do mesmo, e para a imagem de Portugal enquanto destino de enoturismo agregando diferentes regiões do país, contribuindo para uma descentralização do turismo, e a valorização das regiões vitivinícolas. Para além de aumentar a visibilidade dos vinhos fortificados e doces das respetivas regiões, alavanca também o enoturismo do país, neste caso, nas regiões por excelência, dos vinhos fortificados: Douro, Setúbal, Carcavelos e Madeira, havendo também outras regiões a produzir vinhos licorosos, como os Açores ou mesmo o Alentejo.
Cerca de um mês depois, de 19 a 21 de outubro, realiza-se a maior feira de vinhos de Portugal – Grandes Escolhas Vinhos & Sabores – que tem os seus objetivos também alinhados no sentido de promover o enoturismo e a internacionalização dos vinhos portugueses.
O evento contará com mais de 400 produtores/expositores de vinho e cerca de 250 stands de vinho que representam todas as regiões do país, potenciando não só as marcas dos respetivos produtores, mas também das regiões, contribuindo, assim, positivamente para o crescimento e posicionamento do enoturismo no setor do turismo em Portugal. Com isto pretende-se aproximar, cada vez mais, o vinho do enoturismo, ou seja, fundir a exposição (e provas) dos vinhos com informações relevantes, como os costumes, tradições, produtos locais, gastronomia e locais de interesse enoturístico que permitam a promoção do turismo das regiões, uma vez que os amantes e apreciadores de vinho serão sempre os primeiros e mais interessados clientes do enoturismo.
A oportunidade de uma interação entre o público e os melhores produtores de Portugal, provando em primeira mão muitos vinhos e sabores únicos, é uma das mais valias que o visitante pode encontrar.
Como habitualmente a feira dispõe de áreas de exposição de Vinhos, Sabores, Alimentação, Acessórios de vinhos, Enoturismo, Showcookings, para além de um programa de atividades, provas comentadas e masterclasses. Mantida será também a área “Prove Connosco” onde produtores presentes poderão fazer apresentações rápidas e informais dos seus vinhos, mediante inscrição.