3º Congresso Mundial de Turismo Desportivo no final de novembro em Madrid
Madrid vai sediar o 3º Congresso Mundial de Turismo Desportivo promovido pelo Turismo da ONU. Nos dias 28 e 29 de novembro estarão reunidos ministros, diversas autoridades e individualidades de renome mundial e lendas desportivas para discutir e trocar ideias inovadoras sobre este segmento do turismo.

Publituris
30 anos da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal
Porto assinala Dia Nacional dos Centros Históricos
A entrega dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL” em vídeo
TAP abre lounge de classe executiva no aeroporto de Miami e partilha com Avianca
Sal cria sistema de sinalização turística “Sal Smart Tour” para melhorar experiência dos turistas
Slide & Splash reabre a 7 de abril para nova temporada
Turistas estão lentamente a afastar-se dos Estados Unidos
Companhias aéreas preveem 246 milhões de assentos para o verão em Espanha
Nortravel anuncia mais de 30 circuitos em parceria com a Special Tours até 2026
Optipack é nova plataforma tecnológica da Optigest para venda de pacotes turísticos no mercado B2C
O congresso de Madrid dará ênfase particular ao impacto local, contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e planeamento estratégico para aprimorar o turismo e estimular as economias locais através de eventos desportivos.
Turismo Desportivo nas agendas governamentais; Modelos de parceria entre governos e entidades desportivas; Planeamento de longo prazo no Turismo Desportivo; Tendências de patrocínio; Alinhamento de marca entre destinos e negócios desportivos; Ativação de marca; Envolvimento da comunidade em eventos desportivos, são algumas temáticas que estarão em análise.
O congresso vai debater também questões que têm a ver com inovação em infraestrutura desportiva e experiência turística, novas tecnologias (ou seja, realidade virtual, realidade aumentada, IoT, inteligência artificial), estratégias de sustentabilidade e net-zero, bem como integração ambiental, social e de governança (ESG) no planeamento de destinos.
O Turismo da ONU sublinha, em nota de imprensa, que o Turismo Desportivo é um dos setores de crescimento mais rápido no mundo, tanto em tamanho quanto em volume de mercado. Em 2023, o mercado atingiu um valor aproximado de 609 mil milhões de dólares e está projetado para crescer a uma taxa de crescimento anual composta de cerca de 16% entre 2024 e 2030.
Os setores de turismo e desportos estão ligados e desempenham um papel fundamental no aumento da diversificação económica, crescimento e desenvolvimento social em muitos destinos, criando empregos e apoiando negócios em cidades e comunidades rurais. A crescente popularidade de grandes eventos desportivos atrai cada vez mais visitantes nacionais e internacionais, sustenta a organização.
O Turismo da ONU lembra que os destinos em todo o mundo reconhecem o potencial desse segmento e procuram posicionar-se como destinos de Turismo Desportivo investindo em infraestruturas desportivas, concorrendo para sediar eventos desportivos e implementando estratégias de marketing para promover a sua oferta desportiva.