Entregues as primeiras bolsas de investigação NEST TERMAL+/UBI
O NEST – Centro de Inovação do Turismo, em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI), o Turismo de Portugal e a Associação Termas de Portugal, entregou as primeiras bolsas de mestrado e doutoramento nas áreas de inovação de produto e serviços, marketing e comunicação, e eficiência energética com vista a impulsionar a inovação no turismo de saúde e bem-estar no país.
Publituris
Azul já recebeu 4.º aparelho Airbus A330-200 para reforçar frota internacional
PLAY Airlines começa a voar para a Madeira na próxima terça-feira
Soltour lança charters para Cancún no Natal e Réveillon
Lusanova lança circuitos Ibéricos de Natal e Fim-de-Ano
Turismo indígena injecta 67 mil milhões de dólares na economia mundial, diz WTTC
Portugueses crescem nas visitas a Berlim e destacam-se pela estada média
Holiday Inn Braga já abriu
Tráfego aéreo nos aeroportos espanhóis cresce mais de 4% em setembro
Viagens de negócios atingem valor recorde de 1,5 biliões de dólares em 2024
CTP quer ver “redução de impostos” para as empresas do turismo refletida no OE2025
As primeiras bolsas de investigação NEST TERMAL+/UBI, que têm o valor de 2,5 mil euros por ano para alunos de mestrado e cinco mil euros para alunos de doutoramento, acabam de ser entregues a quatro estudantes. As bolsas de estudo serão entregues anualmente e a próxima edição ocorre no último trimestre do ano.
O objetivo da iniciativa, de acordo com o memorando de entendimento assinado, em maio de 2023, pelo NEST, a Universidade da Beira Interior (UBI), o Turismo de Portugal e a Associação Termas de Portugal (ATP), é apoiar a investigação nas áreas de desenvolvimento de produto, marketing e eficiência energética, impulsionando a inovação aplicada a produtos turísticos associados ao recurso água mineral natural – um ativo considerado fundamental na região Centro de Portugal, que é responsável por 50% da oferta de serviços termais em todo o país, com uma relevante procura no segmento de atividades de turismo de bem-estar.
As bolsas deste ano foram atribuídas a alunos que pretendem investigar as potencialidades das águas termais em diferentes áreas.
“Esta iniciativa representa um passo crucial na nossa missão de fomentar a inovação e o desenvolvimento sustentável do turismo em Portugal. Com estas bolsas, esperamos atrair a atenção dos jovens para o setor e incentivar a criação de novos produtos e serviços que atendam às necessidades de turistas cada vez mais exigente e comprometidos com valores ambientais. Acreditamos que estas bolsas irão impulsionar a investigação e, consequentemente, a competitividade de Portugal no mercado global do turismo. Afinal, o desenvolvimento deste segmento não só alavanca tendências como pauta no PRT – Plano Reativar o Turismo, como prioridade estratégica “, afirmou Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
“Este programa de Bolsa NEST TERMAL+/UBI irá promover uma maior aproximação entre a investigação e o setor empresarial, com um foco específico nos interesses e necessidades dos atores locais na área do termalismo, assim como da população. A qualidade da investigação realizada na UBI, especialmente nas áreas identificadas nos projetos apresentados a concurso, será um garante de que sairão daqui resultados científicos de grande relevância e impacto, e com potencial de alterar o panorama atual do contexto termal e suas aplicações,” apontou Sílvia Socorro, vice-reitora da UBI, entidade responsável pela investigação.
.