“Sol e Praia” já não é o destino preferido para o verão, diz a ForwardKeys
De acordo com o mais recente estudo da ForwardKeys, as preferências dos turistas já não está no “Sol e Praia”, com as reservas para destinos de Natureza, Cidades e Compras em alta.

Publituris
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiências dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE
A mais recente análise realizada pela ForwardKeys revela que os viajantes estão ansiosos para ir às lojas e explorar os pontos urbanos mais do que nunca neste verão. Embora os destinos de “sol e praia” tenham recuperado rapidamente da crise da COVID-19, à medida que as rotas de viagem foram gradualmente abertas nos últimos dois anos, o crescimento contínuo em tipos de destinos alternativos, como destinos de compras, ultrapassou 2023.
Os dados indicam um forte regresso às viagens, bem como uma alteração nos padrões relativamente às mesmas no que diz respeito às reservas para viagens internacionais em 2023, resultando num equilíbrio no tipo de destino e atividades.
A procura indexada para os destinos urbanos mais populares (+42%) neste verão registou um crescimento de quase o dobro dos destinos tradicionais de “sol e praia” (+22%) face ao verão anterior.
Esta mudança na preferência do consumidor foi influenciada pelo retorno das megacidades asiáticas como potenciais destinos de verão, bem como um aumento na procura indexada por destinos de compras globais, hotspots (+53%) como Dubai, Singapura, Paris e Nova Iorque – criando significativas oportunidades para operadores de viagens e marcas de luxo.
A tendência de crescimento é semelhante para os destinos de turismo de natureza (+45%), mostrando um aumento por destinos de saúde, fitness e atividades ao ar livre entre os viajantes de lazer, talvez em resposta às oportunidades perdidas durante as restrições dos anos anteriores.
Também as viagens em família estão a recuperar bem — dando conta da procura por férias acumulada ao longo de dois ou três anos em que as condições de viagem não eram tão favoráveis para este segmento. Agora, as reservas retornaram a 10% dos níveis pré-pandémicos, já que as viagens aéreas internacionais são novamente vistas como adequadas para a família.
Viagens individuais e em casal também estão perto de uma recuperação total em todas as regiões – embora a indústria deva estar pronta para se adaptar às mudanças nos padrões de viagens individuais que surgiram durante a pandemia, incluindo trabalho remoto/nomadismo digital e a popularidade de staycations.
“Resta saber se as viagens em grupo – as mais lentas a recuperar – atingirão os níveis pré-pandémicos no curto prazo ou se as mudanças no comportamento do consumidor desenvolvidas durante a COVID-19 remodelarão completamente a forma como os grupos abordam as viagens”, conclui a análise da ForwardKeys.