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Alojamento

Airbnb confirmou quase 300 mil características de acessibilidade nos alojamentos da plataforma

A Airbnb afirma já ter analisado e confirmado “quase 300 mil características de acessibilidade em casas de todo o mundo na sua plataforma”, como indica em nota de imprensa enviada às redações.

Carla Nunes

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Airbnb confirmou quase 300 mil características de acessibilidade nos alojamentos da plataforma

A Airbnb afirma já ter analisado e confirmado “quase 300 mil características de acessibilidade em casas de todo o mundo na sua plataforma”, como indica em nota de imprensa enviada às redações.

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A análise advém de uma medida introduzida pela Airbnb em novembro de 2021, através da qual se comprometeu a fazer uma revisão de acessibilidade dos alojamentos disponíveis na sua plataforma. O objetivo passa por transmitir aos hóspedes “a tranquilidade de saber que os recursos de acessibilidade adicionados pelos anfitriões nos seus anúncios, como uma entrada sem degraus, barras de apoio fixas ou uma cadeira de banho ou duche, foram revistos e confirmados por agentes na plataforma”, refere a Airbnb.

Este processo de revisão obriga os anfitriões a submeter fotografias que comprovem a acessibilidade dos alojamentos, que são depois revistos manualmente por uma equipa especializada da Airbnb.

Em entrevista ao Publituris, a Airbnb explica que “apenas as funcionalidades que tenham sido confirmadas pela equipa de especialistas poderão ser visualizadas pelos hóspedes – desta forma, os hóspedes podem ter a certeza de que as características listadas pelos anfitriões foram confirmadas”.

Até à data, a plataforma garante que “o número de anúncios na Airbnb com uma funcionalidade de acessibilidade aumentou mais de 140 mil alojamentos, cerca de 450%” desde que a revisão foi lançada em novembro de 2021.

Plataforma alarga número de filtros e cria categoria “Adaptado”

O filtro de pesquisa “acessível a cadeiras de rodas” também foi alargado para um número mais detalhado de filtros de pesquisa, de acordo com a Airbnb, passando a incluir características específicas de acessibilidade como “acesso a quartos sem degraus” e “lugar de estacionamento acessível”. A descrição “entrada ampla para o quarto” também foi alterada para “entrada do quarto mais larga do que 32 polegadas” (o equivalente a 81,28 centímetros).

Além destas revisões, a Airbnb explica que há seis meses lançou a categoria “Adaptado”, com “uma lista de alojamentos que contam com uma entrada sem degraus verificada e pelo menos um quarto e uma casa de banho, além de pelo menos uma característica de acessibilidade na casa de banho”. Como explica na mesma nota de imprensa, “cada anúncio é submetido a uma digitalização em 3D pela empresa de dados espaciais Matterport, que confirma as características”, além de produzir “uma planta 2D do espaço, por forma a dar aos hóspedes uma melhor compreensão da disposição”.

De momento, esta categoria inclui mais de 1100 alojamentos em todo o mundo. Desde o seu anúncio, a plataforma explica que “os anfitriões desta categoria ganharam cerca de 4,6 milhões de euros”, entre 16 de novembro de 2022 e 31 de março de 2023. No mesmo período, e de acordo com a Airbnb, “o anfitrião típico com anúncios da categoria ‘Adaptado’ a nível mundial ganhou uma receita média de quase quatro mil euros durante o mesmo período.

De lembrar que no número 193 da revista Publituris Hotelaria, numa reportagem dedicada a “Como atender hóspedes com deficiência pela voz dos próprios”, duas das entrevistadas davam conta de que quando pretendiam viajar, a primeira questão colocava-se logo na altura da reserva, por ser difícil perceber se os hotéis são ou não acessíveis. Como explicavam, apesar de os motores de reserva disponibilizarem um filtro relativo a acessibilidades, este não dá qualquer garantia, uma vez que alguns hotéis afirmam ser acessíveis sem o serem.

Por altura desta reportagem, Catarina Oliveira, criadora da página de Instagram Espécie Rara sobre Rodas, afirmava que a questão poderia ser contornada, obrigando “as instalações a colocar fotos da entrada sem obstáculos, ou com equipamentos facilitadores; das imediações do hotel; do quarto e da casa de banho adaptada”.

Em entrevista ao Publituris, a Airbnb explica que caso a plataforma tenha conhecimento de “alguma incorreção no anúncio, incluindo no que diz respeito às características de acessibilidade, tem políticas e processos em vigor para tomar as medidas adequadas contra o anfitrião ou o seu anúncio”.

Acrescenta também que “se o anúncio for significativamente diferente do anunciado e o anfitrião não conseguir resolver o problema, a Airbnb ajuda o hóspede a encontrar um local semelhante” ou procede a um reembolso.

Alojamentos adaptados mais cobiçados da Airbnb incluem uma villa em Portugal

Além das medidas acima descritas, e como parte do Lançamento de Inverno de 2022, a Airbnb “implementou novas ferramentas para melhorar os controlos de acessibilidade, tornando mais fácil para os hóspedes que utilizam tecnologias de assistência, como leitores de ecrã, navegação por teclado ou software de acesso por interruptor para procurar alojamentos através de mapas”.

Adicionalmente, anunciou esta quinta-feira, 25 de maio, a lista de alojamentos mais cobiçados na categoria “Adaptado”, que incluem: a Casa na árvore em Grandview, Texas, Estados Unidos da América (EUA); Villa em Lake Worth, Flórida, EUA; Villa Laranjeiras na Comporta, em Portugal; Chalet em Nova Escócia, no Canadá; Villa no Egeu, na Grécia; Cabana de madeira em Bostic, Carolina do Norte, EUA; Casa ecológica em Nevada City, Califórnia, EUA; Cabana em Pilling, Lancashire, Reino Unido; Estúdio de ski em Breckenridge, Colorado, EUA; Casa Rural em Barga, Toscana, Itália.

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Martinhal Lisbon Oriente e Martinhal Residences inaugurados com 90% dos apartamentos vendidos

O grupo Martinhal inaugurou um novo projeto de hotelaria e branded residences em Lisboa, no Parque das Nações. O edifício de 14 andares é composto por 152 apartamentos turísticos e residenciais, no qual foram investidos pelo menos 75 milhões de euros.

Carla Nunes

Esta sexta-feira, 2 de junho, o grupo Martinhal inaugurou mais uma unidade, onde junta a vertente hoteleira e residencial – o Martinhal Lisbon Oriente e o Martinhal Residences.

A sessão de inauguração foi presidida por Chitra Stern, fundadora do grupo, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que agradeceu a Chitra e Ronan Stern pelo investimento realizado “no nosso país e sobretudo na nossa cidade”, numa “empresa que hoje dá emprego a mais de 600 pessoas”.

O recente edifício de 14 andares com 152 apartamentos, situado no Parque das Nações, em Lisboa, é constituído por 82 apartamentos turísticos com serviço de hotelaria, até ao 4.º andar, e 70 apartamentos residenciais com hipótese de aluguer por parte do proprietário, do 5.º ao 14.º andar.

Os alojamentos turísticos estão disponíveis num modelo de ‘sale and leaseback’, ou seja, o grupo vende os apartamentos – que podem ser utilizados pelos proprietários por um período estipulado em contrato – ao mesmo tempo que garante a exploração turística dos mesmos na ausência dos proprietários, garantindo um retorno de 3% a 4% do investimento.

Na vertente turística, os apartamentos estão disponíveis para hóspedes nas tipologias de estúdio (desde 165 euros por noite), T1 (desde 278 euros por noite), T2 (desde 418 euros por noite) e T3 (desde 584 euros por noite). Estes estão totalmente equipados com equipamentos Smeg e incluem uma casa de banho por quarto, sala e kitchenette com máquinas de secar, lavar roupa e loiça, todos mobilados pela empresa Época.

Já os apartamentos residenciais, também totalmente equipados, foram projetados com chão de madeira, cozinhas Bulthaup e eletrodomésticos Miele.

Créditos: Martinhal

De momento, a unidade já vendeu 90% dos apartamentos turísticos e residenciais, não restando nenhum alojamento turístico para venda – razão pela qual o gabinete de comunicação do grupo afirmou não ser possível adiantar os valores de aquisição atualizados destes alojamentos, já que o último apartamento foi vendido há mais de um ano.

No entanto, à data desta publicação, estavam ainda disponíveis 15 apartamentos residenciais de categoria T3 (a partir de 1,9 milhões euros) e T3 plus (a partir de 2,1 milhões de euros).

Os alojamentos são elegíveis para Golden Visa, sendo que os portugueses representam 20% dos proprietários dos alojamentos já vendidos. Os restantes 80% cabem a estrangeiros de cerca de 60 nacionalidades.

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Se no Algarve o segmento das unidades Martinhal é mais familiar, a aposta para o Martinhal Lisbon Oriente e Martinhal Residences será também trabalhar o cliente corporate.

“Continuamos fiéis à marca Martinhal, onde acolhemos famílias, pelo que temos instalações [a pensar neste segmento], mas também sabemos que existem clientes corporate na área – a AGEAS está mesmo ao lado, a Vodafone, a Microsoft, também temos a WebSummit… Esperamos uma grande variedade de turistas de todo o mundo”, explica Chitra Stern à Publituris Hotelaria.

Apesar de os promotores não revelarem o valor atual deste projeto, à data da publicação do número 201 da Publituris Hotelaria em janeiro deste ano – referente às aberturas e remodelações hoteleiras dos próximos três anos – foi referido que foram investidos 75 milhões de euros neste empreendimento.

Um edifício onde Bordalo, Kruella d’Enfer e Graça Paz se reúnem

O empreendimento, cujo projeto de arquitetura tem a assinatura de Capinha Lopes e paisagismo de João Cerejeiro, inclui várias estruturas e serviços disponíveis tanto para os clientes dos alojamentos turísticos, como dos residenciais.

Estes incluem uma piscina interior e duas piscinas exteriores – uma para adultos e outra para crianças – um kids club para crianças dos três aos oito anos com sessões supervisionadas, babysitting nos apartamentos e um espaço de reuniões com cabines para chamadas privadas.

De destacar ainda o restaurante Terrace, encabeçado pelo chef Daniel Andrade, que também funciona para passantes de forma ininterrupta, das 7h00 às 00h00. Aqui, o foco vai para o Este, como explica Chitra Stern, “onde há uma grande fusão de sabores da Grécia, Turquia, Médio Oriente, até à Índia, China e Japão” – fazendo assim referência “à localização na zona Este de Lisboa, o Oriente, daí termos este conceito”.

A unidade conta com 44 peças de arte criadas em exclusivo para este projeto por seis artistas portugueses, nomeadamente Graça Paz, Pedro Batista, Vasco Águas e Tamara Alves, que elaboraram desenhos originais bordados à mão em pano de linho e pinturas contemporâneas em tela e papel, que foram reproduzidas num número limitado de litografias distribuídas pelos apartamentos de hotel e corredores de cada piso.

Já Kruella d’Enfer pintou um mural interior massivo em 19 pisos, divididos para cada entrada de elevador, desde o parque de estacionamento ao rooftop, “que representam cenas do fundo do mar ao espaço galáctico”, como indicado em comunicado. Também Bordalo II marca presença neste espaço, com quatro peças em exposição permanente.

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Quando questionada sobre os projetos futuros, Chitra Stern declara que gostariam “de fazer crescer ainda mais a marca Martinhal, no entanto, tem de ser a oportunidade certa”.

Tal como explica, “geralmente demoramos bastante tempo até [chegarmos a uma decisão] – tanto no Quinta do Lago como no Chiado, Cascais e Oriente devemos ter olhado para mais de 200 projetos e lotes, e só escolhemos estes”.

A venda do antigo Martinhal Cascais à família Pinto Correia, do Onyria, foi descrita por Chitra como “uma oportunidade win-win”, com a fundadora do grupo a afirmar que estão a olhar para outros projetos em Portugal. No entanto, esta não esconde que “somos muito picuinhas em relação aos projetos que escolhemos”, pelo que preferiu não adiantar os projetos em vista para um futuro próximo.

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GuestReady: JMJ já está a provocar um aumento de preços superior a 100% no AL em agosto

A GuestReady, empresa de gestão do Alojamento Local (AL) em Portugal, revela que, para além dos festivais de música, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, de 1 a 6 de agosto deste ano trará estadias longas a este tipo de alojamento, de sete dias, estando já a provocar um aumento de 100% nos preços.

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A empresa acaba de anunciar, em nota de imprensa, os momentos mais rentáveis para o AL em 2022 e previsões para 2023, enumerando os eventos que ajudam a equilibrar o calendário da procura ao longo do ano.

A Web Summit foi o evento com maior impacto no AL português em 2022, seguido do Primavera Sound, com recordes que se deverão repetir em 2023, refere a GuestReady, destacando a Jornada Mundial da Juventude que terá lugar este verão, em Lisboa, e que já está a provocar um aumento de preços em agosto superior a 100%.

A encabeçar o top dos eventos com maior impacto no AL em 2022, surge a cimeira tecnológica da Web Summit, em Lisboa, que levou a um aumento da procura em toda a cidade, especialmente nas zonas do Parque das Nações e da Baixa. A cimeira arrecadou estadias com uma média de quatro noites, tendo a GuestReady registado um aumento de preços superior a 80%, elevando os preços por noite até aos 500 euros na capital.

No mesmo ano, seguiu-se o Primavera Sound, concentrando portugueses e estrangeiros no Porto, o que levou a cidade a atingir uma ocupação de praticamente 100% durante o fim de semana do festival, com preços cerca de 50% mais caros. A empresa de gestão do Alojamento Local prevê um impacto semelhante no mercado da invicta em 2023, com o festival a decorrer no início de junho, no fim de semana de 7 a 10.

Já o Rock in Rio ocupou o terceiro lugar no top dos eventos de 2022. Gerou uma semana inteira de elevada ocupação, provocando um aumento geral de preços na ordem dos 35%.

Apesar de o Rock in Rio não se repetir em Lisboa em 2023, os festivais NOS Alive, MEO Kalorama, SuperBock Super Rock e MEO Marés Vivas já têm datas marcadas, e a GuestReady também prevê um impacto semelhante na procura e ocupação de alojamentos.

Além destes eventos pontuais, há ainda momentos-chave recorrentes em todo o território nacional que também levam a um aumento da procura e a um aumento generalizado dos preços dos alojamentos. Nesta categoria, contam-se os feriados nacionais e fins de semana prolongados e também as celebrações e festas locais, realça a empresa.

 

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InovTalks dão destaque ao percurso e papel da ADHP

Os desafios trazidos pela pandemia e a articulação com a Secretaria de Estado do Turismo, bem como a aposta da organização na formação profissionalizada dos seus sócios, são alguns dos tópicos que marcam o último episódio das InovTalks.

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O mais recente episódio das InovTalks conta com a presença de Fernando Garrido, presidente da Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP), como convidado, numa entrevista onde dá a conhecer “o percurso e papel da associação para a classe que representa, a dos diretores hoteleiros”, como indicado em comunicado.

Numa conversa moderada por Patrícia Correia, anfitriã desta temporada das InovTalks e também ela pertencente à direção da ADHP, são abordadas questões como a sucessão de Francisco Garrido a Raúl Ribeiro Ferreira na presidência da ADHP; os desafios trazidos pela pandemia e a articulação com a Secretaria de Estado do Turismo para a resolução dos mesmos, bem como a aposta da organização na formação profissionalizada dos seus sócios e na defesa da carreira.

A relação com organizações equivalentes a nível internacional, “numa perspetiva de união e expansão dos profissionais da área”, bem como a celebração dos 50 anos da associação são outros dos temas abordados nesta conversa.

O novo episódio conta com o patrocínio da Master Natura e da Mito Urbano, bem como do Palácio do Governador.

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Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

A reconversão do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi distinguida esta terça-feira, 30 de maio, com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) na categoria de Turismo.

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A 11ª edição do concurso, iniciativa da Vida Imobiliária, teve lugar no Palácio Nacional da Ajuda, com um júri composto por personalidades da área académica e profissional.

O projeto de reconversão do Claustro do Rachadouro no Mosteiro de Alcobaça, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integrante da Lista do Património Mundial da Unesco desde dezembro de 1989, contou com a assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura e envolveu um investimento de 24,5 milhões de euros. Em comunicado é indicado que o conceito para requalificar o edifício “foi inspirado no minimalismo e desapego da vida conventual, limpando o mesmo das inúmeras intervenções mais recentes e recuperando o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos”.

Desta forma, o objetivo passou por destacar “o virtuosismo e qualidade de materiais nobres como a pedra, a madeira, as peles, o aço e o vidro”, sendo que o arquiteto também ficou responsável pelo design do mobiliário, desenvolvido exclusivamente para o hotel, e pela decoração do espaço, onde foram integradas algumas peças de Álvaro Siza Vieira.

Inaugurado em novembro de 2022 pelos Presidentes da República de Portugal e de Moçambique, e com a presença do ministro da Economia e do Mar em representação do Primeiro-ministro, o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel é a sétima unidade hoteleira do Grupo Visabeira em Portugal. Esta unidade de cinco estrelas é composta por 91 unidades de alojamento, distribuídas por quartos singles e duplos, quartos familiares, suites e uma master suite.

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Enrique Francia Romero é o novo presidente da B&B Hotels para Espanha e Portugal

A B&B Hotels nomeia Enrique Francia Romero como presidente da empresa em Espanha e Portugal. O gestor traz para a cadeia hoteleira a sua experiência em fusões e aquisições, desenvolvimento de negócios e transformação digital.

Enrique Francia Romero juntou-se ao grupo hoteleiro B&B Hotels como presidente em Espanha e Portugal para acelerar o crescimento da empresa na Península Ibérica.

Com 35 anos de experiência, mais de 20 como CEO em diversos setores como catering, retalho, indústria e mídia, além de assessoria de fundos de Private Equity, Enrique Francia trará a sua experiência em fusões e aquisições, desenvolvimento de negócios transformação digital.

O novo presidente da B&B Hotels em Espanha e Portugal é atualmente presidente executivo da Lateral e Foodbox, e Senior Advisor de várias empresas e fundos de Private Equity.

Anteriormente, Enrique Francia Romero foi CEO do Grupo VIPS durante 11 anos, onde liderou o projeto de transformação e crescimento, que culminou com a “venda bem-sucedida” da empresa para a Alsea em 2019. Anteriormente, trabalhou no Grupo Prisa como diretor geral de Imprensa Regional, diretor Corporativo Global de Planeamento e Estratégia e diretor geral da Divisão de Impressão.

O gestor iniciou a sua carreira profissional na Arthur Andersen, onde trabalhou durante uma década especializando-se em consultoria estratégica e finanças corporativas no setor de infraestrutura e serviços públicos.

Refira-se que, nos últimos 10 anos, a B&B Hotels triplicou o número de hotéis da sua rede. Até 2030, o grupo atingir as três mil unidades. O grupo conta atualmente com 45 hotéis em Espanha e 11 em Portugal, oferecendo mais de quatro mil quartos.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Tivoli Hotels & Resorts já abriu as portas do seu primeiro resort em regime “tudo incluído”

A Tivoli Hotels & Resorts abriu oficialmente o seu quinto resort no Algarve e o primeiro em regime “tudo incluído”, o Tivoli Alvor Algarve Resort.

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Recorde-se que o hotel em questão, na altura conhecido como Pestana Blue Alvor, foi adquirido pela Azora European Hotel & Lodging no ano passado. Após um período de encerramento para remodelações, o resort abre agora com 491 quartos, 56 dos quais de categoria Premium Family com dois quartos independentes e quatro suites premium. Em comunicado, é indicado que “algumas tipologias foram alvo de renovação, com novos detalhes na decoração para tornar o ambiente mais acolhedor, num estilo clássico contemporâneo que caracteriza a marca [Tivoli]”.

Das valências deste resort fazem parte cinco piscinas exteriores – uma exclusiva para adultos, três familiares e uma para crianças – e uma piscina interior; o kids club “Pluma Júnior”; quatro restaurantes; dois bares; ginásio e um centro de bem-estar com piscina interior, sauna e banho turco.

Na área da restauração, o resort oferece opções gastronómicas como o restaurante Essenze, com buffet de cozinha internacional; o Carosello, de inspiração italiana; o steakhouse Roastic e o Mad Med.

A oferta do regime tudo incluído nesta unidade vai além dos serviços oferecidos no resort, já que inclui o acesso a outros restaurantes e parques temáticos locais. São disponibilizadas duas opções de regime incluído, uma com serviços standard e outra com serviços premium.

Das ofertas fora do resort, o Tivoli Alvor oferece o acesso de um dia por pessoa, em estadias com o mínimo de sete noites, ao Zoo Marine, Slide & Splash ou Zoo de Lagos. É também oferecida a possibilidade de jantar numa seleção de restaurantes locais, que apesar de estar incluída na tarifa, é sujeita a disponibilidade e reserva com 72 horas de antecedência. Neste caso, os hóspedes podem optar pelos restaurantes: Restinga Praia (Praia do Alvor); Àbabuja (Ribeira de Alvor); Jardim das Oliveiras (Monchique); T-Bone Steakhouse (NH Marina Portimão); Sky Bar Carvoeiro e The One Restaurant (ambos no Tivoli Carvoeiro); Pepper’s Steakhouse, Oregano e Purobeach Vilamoura (todos no Tivoli Marina Vilamoura).

A versão tudo incluído premium inclui ainda check-in e check-out em zona VIP, upgrade do minibar, pequeno-almoço em área reservada e uma massagem gratuita de 30 minutos, por adulto/estadia, desde que em estadias com o mínimo de sete noites.

O Tivoli Alvor Algarve Resort, propriedade da Azora desde 2022, está situado a 600 metros do mar e perto da vila de Alvor, razão pela qual o resort dispõe de um pequeno comboio de ligação exclusivo para hóspedes até à praia ou ao centro da vila de Alvor

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Cascais tem um novo boutique hotel de cinco estrelas com obra de Vhils

A unidade hoteleira é propriedade de Francisco Maria Balsemão e reúne dois edifícios distintos: um palacete do século XIX que pertencia à família materna do proprietário e um edifício moderno onde está incluída a obra de Vhils. A unidade disponível apenas para adultos e crianças com mais de 13 anos já está a aceitar reservas.

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Esta quarta-feira, 31 de maio, o ArtsyCascais, um boutique hotel de cinco estrelas, abre portas junto à Cidadela da vila.

Com 19 quartos e suites, o novo boutique hotel divide-se em dois edifícios: um palacete do século XIX que foi renovado para acomodar a unidade e um edifício moderno, cuja fachada conta com uma obra de Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils.

O palacete “é um dos primeiros exemplos da chamada arquitetura de veraneio” em Cascais, como indicado em comunicado, tendo sido construído por um empresário amigo do rei D. Carlos I. Após passar pelas mãos do industrial português Alfredo da Silva, chegou à posse da família materna do atual proprietário, Francisco Maria Balsemão.

“O nosso objetivo foi transformar um palacete do século XIX num hotel de charme de cinco estrelas, trabalhando em colaboração com artistas e produtores nacionais. O conceito do hotel foca-se na criação de uma ligação entre a arte e a história, mas também entre o clássico e o antigo, o moderno e o contemporâneo,” afirma Francisco Pestana, diretor-geral do hotel.

Os quartos e suites estão distribuídos por quatro pisos e cinco categorias, com dimensões que vão dos 20 metros quadrados aos 50 metros quadrados. A decoração de tons neutros e tecidos crus é destacada pelo projeto de iluminação e pelas peças de arte que pontuam as áreas públicas do hotel. Em comunicado é apontado que a decoradora da unidade, Marta Carreira, pretendeu “mergulhar o hotel na sua envolvente, ao trazer para os quartos elementos de areia e mar que nos remetem às praias de Cascais e para a aura boémia da vila”.

As comodidades deste boutique hotel para adultos e crianças com mais de 13 anos incluem um Library Bar no piso térreo, onde os hóspedes podem “trabalhar, relaxar ou tomar um copo ao final do dia”, bem como o restaurante Art. Este espaço de restauração encabeçado pelo chef Daniel Estriga está aberto de terça-feira a domingo, das 19h00 às 01h00, focado nos produtos do mar. De destacar ainda o espaço de rooftop com piscina aquecida e honesty bar, exclusivo para hóspedes.

O hotel já está disponível para reservas através do contacto 91 398 98 84 ou do email [email protected], com preços a partir de 210 euros para a época baixa.

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Quinta da Pacheca entre os finalistas para “Melhor Hotel em Região Vínica da Europa” nos WTA

A Quinta da Pacheca, unidade enoturística de referência situada em Lamego e integrante do grupo Terras & Terroir, está na corrida para o galardão de “Melhor Hotel em Região Vínica da Europa”, nos World Travel Awards (WTA).

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Os vencedores serão conhecidos na Gala dos World Travel Awards, que tem lugar a 30 de setembro, na Geórgia. A votação online decorre até dia 20 de agosto.

O Wine House Hotel tem paulatinamente cimentado a sua posição como ponto de passagem incontornável para os amantes do vinho e para aqueles que querem saber mais sobre o fascinante mundo do vinho. Entre hóspedes, visitantes e participantes em eventos, a Quinta da Pacheca recebeu a visita de cerca de 110 mil pessoas no ano transato, com especial destaque para os mercados norte-americano e brasileiro, mas também com forte presença dos chamados mercados tradicionais, como o inglês, alemão ou francês.

O projeto enoturístico da empresa conheceu um novo impulso com a entrada da nova administração e, em 2018, foram inaugurados dez wine barrels, suites em forma de pipos gigantes, que rapidamente passaram a ser um ex-libris mundial na oferta de estadia inspirada no vinho. O crescimento exponencial da procura turística ditou a necessidade de dotar a Quinta da Pacheca com mais oferta, tendo erigido um edifício de raiz numa ala contígua ao edifício clássico, com mais 24 quartos, que somam aos 15 da casa mãe.

A estruturação de todo o produto, para que as experiências fossem as mais variadas e completas, esteve na base da construção de um Spa onde é possível fazer tratamentos de inspiração vínica, restaurante vínico, uma nova sala de provas com melhores condições de degustação e maior lotação.

A adega que guarda um tesouro onde repousam os distintos vinhos da Quinta da Pacheca, oito imponentes lagares graníticos, uma nova garrafeira, sala de eventos e um atelier de arte completam uma oferta que tem como preocupação o caminho da sustentabilidade, tendo dado muito recentemente um importante passo nesse sentido com a plantação de uma horta biológica que serve algumas das necessidades do restaurante.

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Meliá quer ser a 1ª cadeia hoteleira na Albânia

A Meliá Hotels International pretende ser a primeira cadeia hoteleira na Albânia, destino que, pela primeira vez em Portugal, vai ser oferecido em voos charter de Lisboa e do Porto, entre junho e setembro deste ano, pelo operador turístico Soltour.

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A Meliá Hotels International assume uma forte aposta na Albânia como um novo destino para os seus principais mercados emissores graças à família Dulaku como sócio investidor local, e reforça a sua expansão no Mediterrâneo.

A empresa hoteleira confia nas potencialidades turísticas da zona e está totalmente empenhada em liderar o desenvolvimento da hotelaria internacional na Albânia, a última joia desconhecida da Europa, como já o fez noutros destinos do Mediterrâneo.

Presente no país com sete hotéis, três já estão em operação: Sol Tropikal Durrës, Meliá Durrës, e Eliza Affiliated by Meliá, com 46 quartos em Tirana. A cadeia hoteleira já está a negociar com a família Dulaku outro hotel em terreno anexo ao Meliá Durrës, e outros terrenos com o proprietário do Sol Tropikal.

Entre os seus projetos, destaca-se o futuro Gran Meliá Tirana, um hotel de luxo de cinco estrelas com 125 quartos que abrirá em 2025 como parte de um projeto de arquitetura icônico no coração da cidade.

Em Dürres, segunda maior cidade da Albânia e cuja praia é a mais visitada do país, a Meliá abriu dois hotéis em 2023, o Meliá Dürres e o Sol Tropikal Dürres. O primeiro é um resort de férias de cinco estrelas na praia de Gjiri I Lalzit, com 455 quartos e 10 villas, além de uma ampla oferta de serviços complementares. Já o Sol Tropikal Resort é um moderno complexo de férias na praia com um total de 383 quartos, dos quais 180 já disponíveis, e o restante será incluído progressivamente.

Na Riviera albanesa, a Meliá anunciou em 2021 o Hotel Altea Meliá Collection, em Palasa Beach, uma unidade de luxo com 142 quartos e suítes.

Além destes projetos, a Meliá revelou a contratação de mais três hotéis franqueados, totalizando sete unidades e cerca de 1.600 quartos. Dos já firmados está igualmente o Sol by Meliá em Golem, cidade do litoral muito próxima da capital, Tirana, e que atualmente é um dos principais destinos de férias do país. O hotel Sol Fafa Golem será um extenso resort na praia com 460 quartos. Voltado para famílias, terá uma grande variedade de serviços, incluindo vários restaurantes e bares, piscinas e zonas infantis.

O último hotel assinado é o Tomorri by Meliá, com 120 quartos. Situada em Berat, no centro-sul da Albânia, cidade Património Mundial da UNESCO desde 2008, o hotel faz parte de um complexo, também composto por um novo casino, e tem abertura prevista para 2024.

A Albânia, como sublinhou o vice-presidente executivo e CEO da cadeia, Gabriel Escarrer, numa reunião com os meios de comunicação, e citado em notícia publicada pelo jornal espanhol Hosteltur “cumpre uma série de requisitos para ser um grande destino de férias no Mediterrâneo. Além disso, temos encontrado muito apoio do Primeiro-Ministro do país e do ministro do Turismo, bem como da família Dulaku, com quem temos procurado os melhores locais para nos estabelecermos”.

Com uma população de 2,8 milhões de habitantes, a Albânia bateu todos os recordes em 2022 com 7,5 milhões de turistas internacionais.

 

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Pine Cliffs Resort e Hyatt Regency Lisboa contam com novos diretores

A United Investments Portugal (UIP) promoveu Hélder Martins, até agora diretor-geral do Hyatt Regency Lisboa, a diretor do Pine Cliffs Resort, em Albufeira. Desta forma, a unidade de Lisboa passa a ficar sob a direção-geral do recém-contratado Javier Soler Muñoz.

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No Pine Cliffs Resort, Hélder Martins será responsável pela implementação de uma estratégia de “continuidade do serviço de excelência, tendo como foco a autenticidade das experiências oferecidas aos clientes, área de recursos humanos, comercial e operacional”, como indicado em comunicado.

O profissional conta com mais de 20 anos de experiência internacional na área da gestão hoteleira de marcas de luxo, tendo passado por três continentes e seis países, nos quais colaborou com diferentes insígnias, tais como a Hyatt Regency, Sheraton, Westin, Marriott e W Hotels. O profissional iniciou a carreira em 1999, no Porto Palácio Congress Hotel & Spa – ‘The Editory Collection Hotels’, tendo ainda passado pelo departamento de F&B do Sheraton Porto Hotel & Spa – Starwood Hotels & Resorts, entre 2004 e 2013.

“A UIP é um grupo de excelência e uma referência na área da hotelaria, tanto a nível nacional como internacional, e é um orgulho poder fazer parte desta equipa. Liderar a abertura do primeiro Hyatt Regency em Portugal foi um enorme desafio, assim como será agora a direção de uma unidade de grandes dimensões, como é o Pine Cliffs Resort”, refere Hélder Martins.

Já a direção do Hyatt Regency Lisboa passa a ficar a cargo de Javier Soler Muñoz. O profissional transita do Radisson Hotel Group, onde exerceu nos últimos sete anos o cargo de diretor estratégico para novas aberturas na Europa. Ao longo da carreira, Javier Soler Muñoz trabalhou com insígnias hoteleiras como Westin, Radisson e Hyatt Regency, tanto no Dubai como em Copenhaga, Espanha e, agora, Portugal.

“É com enorme satisfação que regresso a uma marca que foi determinante no início da minha carreira, a Hyatt Regency. Estive, durante oito anos, no antigo Hyatt Regency La Manga, que reabriu recentemente como Grand Hyatt, e este regresso à Hyatt Regency para um projeto tão especial, agora em Lisboa, não poderia ser mais desafiante. Estou bastante entusiasmado por poder liderar esta equipa”, refere Javier Soler Muñoz.

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