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Representantes da APHORT (da esquerda para a direita): António Condé Pinto, presidente executivo da APHORT; Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT; Inês Sá Ribeiro, vice-presidente da APHORT.

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APHORT regressa à HOTREC para representar hotelaria e restauração portuguesas

O regresso da representação portuguesa do setor a esta organização europeia acontece passados dez anos. Nesse sentido, a APHORT já lançou o desafio aos empresários portugueses para se “questionarem sobre o papel que querem ter neste espaço europeu”, além de terem mostrado a sua “disponibilidade junto do Turismo de Portugal para a criação de novas áreas de cooperação a nível europeu”, como indicam em nota de imprensa.

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Representantes da APHORT (da esquerda para a direita): António Condé Pinto, presidente executivo da APHORT; Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT; Inês Sá Ribeiro, vice-presidente da APHORT.

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APHORT regressa à HOTREC para representar hotelaria e restauração portuguesas

O regresso da representação portuguesa do setor a esta organização europeia acontece passados dez anos. Nesse sentido, a APHORT já lançou o desafio aos empresários portugueses para se “questionarem sobre o papel que querem ter neste espaço europeu”, além de terem mostrado a sua “disponibilidade junto do Turismo de Portugal para a criação de novas áreas de cooperação a nível europeu”, como indicam em nota de imprensa.

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APHORT regressa à HOTREC para representar hotelaria e restauração portuguesas
A APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo volta a representar a hotelaria e restauração portuguesas através do seu regresso à HOTREC, a organização europeia do setor sediada em Bruxelas que, de momento, “reúne 47 associações nacionais de 36 países”, como indicado em comunicado.

Em nota de imprensa, a APHORT explica que a adesão à HOTREC foi formalizada na última assembleia geral deste organismo, que teve lugar no final do mês de abril. Desta forma, a APOHORT passou a ser “a única associação portuguesa a representar os interesses dos empresários nacionais no palco europeu”.

O regresso da representação portuguesa do setor à HOTREC acontece passados dez anos, pelo que este foi considerado como “uma necessidade urgente” por parte da APHORT, com esta a vincar que “hoje em dia a maior parte da legislação que rege a atividade dos hotéis e restaurantes é debatida e decidida nas instituições europeias”.

“É inconcebível para nós ver atribuído aos empresários portugueses um papel de meros espectadores, que se limitam a receber instruções vindas de Bruxelas e a acatar, de forma passiva e sem alternativa, uma série de diretivas que vão impactar o seu negócio e o seu dia-a-dia”, afirma Rodrigo Pinto de Barros, presidente da APHORT.

Como a associação portuguesa refere em comunicado, “no puzzle que representa a União Europeia na HOTREC, Portugal era, até agora, a única peça em falta”. Dado o “momento fulcral em que o turismo enfrenta importantes desafios pós-pandemia”, a APHORT refere que “as associações europeias do setor estão concentradas em debater, em conjunto, alternativas e formas dos empresários encontrarem soluções”.

“Não podemos ficar de fora deste processo, sob pena de nos mantermos alheados da realidade. É imperativo acompanharmos de perto e voltarmos a ter uma palavra a dizer na construção do futuro do nosso setor”, defende o líder da APHORT.

Numa nota final, a APHORT afirma estar comprometida em “deixar o seu contributo na Europa”, pelo que lança o desafio “aos empresários de todo o país a questionarem-se sobre o papel que querem ter neste espaço europeu, deixando-lhes o repto para fazerem parte desta missão”. A associação garante ainda já ter mostrado “a sua disponibilidade junto do Turismo de Portugal para a criação de novas áreas de cooperação a nível europeu”.

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Créditos: World Travel Awards | Gala de entrega de prémios de 2022

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71 hotéis em Portugal nomeados para os World Travel Awards

Das 66 categorias a concurso para os melhores hotéis e resorts da Europa, os hotéis em Portugal contam com nomeações em 40 destas categorias, sendo que alguns dos hotéis contam com mais de uma nomeação. O Pestana Hotel Group concorre na categoria de Melhor Marca Hoteleira da Europa, sendo que a Amazing Evolution está nomeada para os prémios de Melhor Empresa de Gestão Hoteleira da Europa e Melhor Operador de Hotéis Boutique da Europa.

Carla Nunes

A 30ª edição dos World Travel Awards 2023 inclui 71 hotéis em Portugal na lista de nomeados para “Melhor Hotel da Europa” nas diversas subcategorias a concurso.

Este ano, o certame premeia os melhores hotéis e resorts da Europa em 66 categorias diferentes, sendo que os 71 hotéis nomeados concorrem em 40 destas categorias.

Alguns dos hotéis estão nomeados para várias categorias. Só o Monte Santo Resort está nomeado para sete categorias diferentes no segmento europeu, nomeadamente: Melhor Hotel de Suites da Europa; Melhor Fully Integrated Resorts da Europa; Melhores Residências Hoteleiras da Europa; Melhor Resort de Lazer da Europa; Melhor Resort de Lifestyle da Europa; Melhor Resort Familiar de Luxo da Europa e Resort Mais Romântico da Europa.

Segue-se o Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort com cinco nomeações para as categorias de Melhores Residências Hoteleiras da Europa; Melhor Resort de Lazer da Europa; Melhor Resort de Praia de Luxo da Europa; Melhor Resort Familiar de Luxo da Europa e Melhor Resort de Luxo da Europa);

Por outro lado, os hotéis EPIC SANA Lisboa Hotel, Myriad by SANA, Vila Vita Parc e 1908 Lisboa Hotel estão nomeados, cada um, para três categorias diferentes.

Já as unidades hoteleiras EPIC SANA Algarve Hotel, Bairro Alto Hotel, Verride Palácio Santa Catarina, Pestana Palace Lisboa, Vila Joya, Dunas Douradas Beach Club e Martinhal Sagres Beach Family Resort arrecadam, cada uma, duas nomeações para categorias distintas.

Destaque-se ainda que o Pestana Hotel Group concorre na categoria de Melhor Marca Hoteleira da Europa, ao lado de marcas como a Barceló Hotels & Resorts, Clarion Hotel, Fairmont Hotels & Resorts, Hilton Hotels & Resorts, InterContinental Hotels & Resorts, Kempinski Hotels, Le Méridien, Marriott Hotels, ORBI Group, Sheraton Hotels & Resorts, W Hotels e Westin Hotels & Resorts.

Já a Amazing Evolution está nomeada para os prémios de Melhor Empresa de Gestão Hoteleira da Europa e Melhor Operador de Hotéis Boutique da Europa.

Fora do continente europeu, destaque para os hotéis Dom Pedro Laguna e Vila Galé Cumcumbo, ambos no Brasil, que estão nomeados para a categoria de Melhor Resort de Praia da América do Sul.

A lista de nomeados europeus completa pode ser consultada no website dos World Travel Awards, sendo que as votações para os prémios europeus fecham a 20 de agosto. Veja abaixo a lista dos hotéis em Portugal nomeados nas categorias de melhores hotéis e resorts da Europa dos World Travel Awards 2023.

Melhor Hotel de Suites da Europa
• Monte Santo Resort.

Melhor Resort Com Tudo Incluído da Europa
• Club Med Da Balaia;
• Pestana Porto Santo All Inclusive.

Melhor Hotel de Praia da Europa
• AP Oriental Beach;
• Pestana Alvor Praia.

Melhor Resort de Praia da Europa
• EPIC SANA Algarve Hotel;
• Hotel Quinta do Lago;

Melhor Boutique Hotel da Europa
• 1908 Lisboa Hotel;
• Bairro Alto Hotel;
• Porto Royal Bridges Hotel;
• Sublime Comporta;
• The Vine Hotel;
• Verride Palácio Santa Catarina.

Melhor Boutique Resort da Europa
• Herdade dos Delgados;
• Vila Joya, Portugal.

Melhor Hotel de Negócios da Europa
• EPIC SANA Lisboa Hotel;
• Myriad by SANA, Portugal.

Melhor Resort Urbano Familiar e de Bem-Estar da Europa
• Pestana Palace Lisboa, Portugal

Melhor Hotel de Cidade da Europa
• EPIC SANA Lisboa Hotel;
• Hilton Porto Gaia;
• InterContinental Porto – Palácio das Cardosas.

Melhor Hotel de Conferências da Europa
• EPIC SANA Lisboa Hotel;
• Ria Park Hotel & Spa.

Melhor Design Hotel da Europa
• 1908 Lisboa Hotel;
• Myriad by SANA;
• The Vine Hotel.

Melhor Eco Resort da Europa
• Pestana Tróia Eco Resort.

Melhor Resort Familiar e de Bem-Estar da Europa
• EPIC SANA Algarve Hotel;
• Vila Baleira Resort;
• Vila Vita Parc;
• You and the sea.

Melhor Resort Familiar da Europa
• AP Adriana Beach Resort;
• Jupiter Albufeira Hotel – Family & Fun;
• Martinhal Sagres Beach Family Resort;
• Penina Hotel & Golf Resort;
• Ria Park Hotel & Spa;
• Vila Baleira Resort.

Melhor Fully Integrated Resort da Europa
• Monte Santo Resort.

Melhor Hotel Ecológico da Europa
• Douro Palace Hotel Resort & Spa;
• Hotel Quinta da Serra;
• Inspira Liberdade Boutique Hotel;
• Vila Galé Albacora.

Melhor Resort Ecológico da Europa
• Galo Resort Hotels;
• Vila Vita Parc.

Melhores Residências Hoteleiras da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pine Cliffs Residence, a Luxury Collection Resort.

Melhor Suite Hoteleira da Europa
• Infinity Penthouse @ Conrad Algarve.

Melhor Resort de Ilha na Europa
• Saccharum;
• Vila Baleira Resort.

Melhor Hotel Histórico da Europa
• Bairro Alto Hotel;
• Olissippo Lapa Palace Hotel;
• Pousada Mosteiro Guimarães;
• Pousada Palácio Estoi;
• Vila Galé Collection Braga.

Melhor Resort de Lazer da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort.

Melhor Hotel de Lifestyle da Europa
• 1908 Lisboa Hotel;
• Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton;
• Inspira Liberdade Boutique Hotel;
• Pestana CR7 Lisboa.

Melhor Resort de Lifestyle da Europa
• Conrad Algarve;
• Douro Royal Valley Hotel & Spa;
• Monte Santo Resort;
• Vale do Lobo.

Melhor Resort de Praia de Luxo da Europa
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort;
• Vila Vita Parc.

Melhor Boutique Hotel de Luxo da Europa
• InterContinental Cascais-Estoril;
• Valverde Hotel;
• Verride Palácio Santa Catarina.

Melhor Hotel de Negócios de Luxo da Europa
• Pestana Palace Lisboa.

Melhor Resort Familiar de Luxo da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort;

Melhor Hotel de Luxo da Europa
• Belmond Reid’s Palace;
• Myriad by SANA;
• Pestana Palácio do Freixo;
• Savoy Palace.

Melhor Resort de Luxo da Europa
• Hotel Quinta do Lago;
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort.

Melhor Novo Boutique Hotel da Europa
• Casa da Companhia, Vignette Collection;
• Dos Reis by The Beautique Hotels;
• Vermelho Melides.

Melhores Moradias (Villas) em Resorts da Europa
• Dunas Douradas Beach Club.

Melhor Resort à Beira-Mar da Europa
• Pestana Carlton Madeira;
• Vila Joya.

Melhores Apartamentos com Serviços da Europa
• Altis Prime;
• Pine Hills Vilamoura.

Melhor Resort Desportivo da Europa
• Cascade Wellness Resort.

Melhor Villa Resort da Europa
• Dunas Douradas Beach Club;
• Martinhal Sagres Beach Family Resort.

Melhor Hotel de Bem-Estar da Europa
• H2otel Congress & Medical Spa;
• Vila Galé Sintra.

Melhor Hotel em Região Vinícola da Europa
• L’AND Vineyards;
• Quinta da Pacheca.

O Hotel Mais Romântico da Europa
• Jupiter Marina Hotel – Couples & Spa.

O Resort Mais Romântico da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pousada Mosteiro Amares.

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Coldplay e Queima das Fitas trazem aumento de 63% para a faturação da restauração e hotelaria de Coimbra

A faturação da restauração e hotelaria no concelho de Coimbra verificou um crescimento de 63% entre 17 e 21 de maio, quando comparada com a média deste período semanal registada desde o início do ano.

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A conclusão é do REDUNIQ Insights, relatório da rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros REDUNIQ e marca da UNICRE, que verificou que aquando da realização de dois grandes eventos na cidade neste período – nomeadamente os concertos da banda Coldplay e a Queima das Fitas – a faturação destes setores registou um crescimento “bastante expressivo”, como a rede refere em comunicado.

Analisando a performance homóloga da faturação destes dois setores, a restauração registou uma variação positiva de 55%, com um aumento do consumo estrangeiro (113%) e nacional (45%).

Por sua vez, a hotelaria registou um crescimento de 48%, marcado pelo aumento de 84% do consumo estrangeiro e 22% do consumo nacional. No setor da hotelaria, em particular, a transação média registada entre 17 e 21 de maio foi de 112,90 euros – um valor mais elevado do que o registado na mesma semana de 2022 (87,90 euros) e da média desde o início do ano (95,80 euros).

A procura por este e outros setores de atividade resultou num aumento de 15% do número de transações e de 8,4% da faturação dos negócios no concelho de Coimbra, entre 17 e 21 de maio e face à mesma semana do ano anterior – com o distrito a registar um crescimento de 12% no mesmo período.

A REDUNIQ explica que este crescimento pode ser justificado pelo aumento da faturação estrangeira no concelho, que representou 10,2% do total da faturação, cerca de 63% acima do registado no ano passado.

Para Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, estes dados “comprovam que a organização de grandes eventos, como os concertos dos Coldplay e a Queima das Fitas, permitem atrair os clientes nacionais e estrangeiros para estas regiões do país. Este género de atividades, que têm uma duração superior a um dia, acabam por obrigar a permanecer na localidade, impulsionado, assim, uma maior procura por hotéis e restaurantes”.

Numa análise mais aprofundada, comparando com a média desde o início do ano, a quarta-feira de 17 de maio, dia do primeiro concerto dos Coldplay, registou um crescimento de 14% na faturação total, face às restantes quartas-feiras do ano.

O relatório destaca ainda o domingo de 21 de maio, dia do último concerto dos Coldplay e terceiro dia de Queima das Fitas, que registou uma variação positiva de 11% face à média dos restantes domingos do ano.

Já quando analisado o consumo estrangeiro no concelho entre 17 e 21 de maio, o REDUNIQ Insights demonstra que este foi composto, essencialmente, por Espanha (22%), França (14%), Brasil (10%), Estados Unidos (8%) e Irlanda (8%). Comparativamente com o período homólogo, a faturação espanhola registou um crescimento de 258%.

Os dados recolhidos têm como base o REDUNIQ Insights, a solução de conhecimento que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ.

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Vila Galé investe 80 milhões de reais para abrir hotel Collection em Ouro Preto, no Brasil

O grupo Vila Galé vai abrir mais um hotel da gama Collection no Brasil, num investimento de 80 milhões de reais. A unidade vai resultar da recuperação do antigo colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, Ouro Preto, no estado brasileiro de Minas Gerais.

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O futuro Vila Galé Collection Ouro Preto, cuja abertura está prevista para 30 de dezembro de 2024, terá 182 quartos numa primeira fase, ao qual serão acrescentados mais 46 quartos numa segunda fase. A unidade vai contar ainda com dois restaurantes, dois bares, sete salas de convenções, auditório, capela, biblioteca, sala de jogos, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior aquecida e clube infantil NEP com parque aquático. O grupo estima que o empreendimento vai gerar 120 empregos diretos, como aponta em comunicado.

O hotel ficará integrado numa área de 195 hectares, onde o Vila Galé prevê introduzir zonas experimentais de vinhas e olivais, bem como trilhos ecológicos com cascatas.

“Estamos muito contentes de ter nosso primeiro hotel neste Estado tão rico em cultura e história. Vamos fazer o que mais me dá prazer: a conversão de património histórico. Será um resort de campo com muita oferta gastronómica e de animação, sobretudo para famílias com crianças”, afirma o presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, em comunicado.

O colégio Dom Bosco é um prédio histórico classificado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Este será o segundo projeto de recuperação de património que o grupo Vila Galé concretiza no Brasil, à semelhança do que já aconteceu com o Vila Galé Rio de Janeiro – um antigo hotel que foi transformado em colégio por volta de 1940 e, posteriormente, reconvertido de novo em unidade hoteleira.

Atualmente, o Vila Galé conta com dez hotéis no Brasil. Além do Vila Galé Collection Ouro Preto, o grupo está também a desenvolver o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, junto ao Vila Galé Cumbuco, no Ceará, que deverá estar concluído em 2024.

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Iniciativa “Be Our Guest” da ADHP debate “Perseverança e Dedicação” em maio

O empresário de restauração na Região Autónoma dos Açores, Abel Cabral, será o convidado da próxima sessão que decorre a 29 de abril. A moderação ficará a cargo de Manuel Goes, delegado da ADHP para os Açores e General Manager do Octant Furnas Hotel.

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Na conversa de maio do “Be Our Guest”, a iniciativa da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal que dá palco a conversas informais com profissionais do turismo, o debate será centrado na “Perseverança e Dedicação”.

O tema da sessão agendada para a próxima segunda-feira, 29 de maio, às 19h00, é justificado pela ADHP com o facto de nos encontrarmos “numa altura em que o setor do turismo discute a necessidade de profissionais motivados e comprometidos com as operações em que estão inseridos”, como indica em comunicado.

Para falar sobre este tema, a “Be Our Guest” de maio convida Abel Cabral, empresário de restauração na Região Autónoma dos Açores, sendo que a moderação ficará a cargo de Manuel Goes, delegado da ADHP para os Açores e General Manager do Octant Furnas Hotel.

“No ‘Be Our Guest’ de maio teremos um convidado que é a personificação do tema em destaque. Abel Cabral é um empresário reconhecido pelo seu sucesso na restauração açoriana. Começou a trabalhar desde cedo, aos 16 anos, como mandarete no Hotel Avenida em Ponta Delgada e, atualmente, detém três restaurantes que são uma referência em São Miguel e nos Açores. Abel Cabral é um exemplo e o seu trabalho mostra que é possível alcançar o sucesso através do trabalho árduo e da paixão pelo que se faz”, explica Patrícia Correia, dirigente da ADHP responsável pelo projeto “Be Our Guest”.

À semelhança das sessões anteriores, a conversa deste mês terá lugar através da plataforma Zoom. Apesar de gratuitas, as inscrições são limitadas e carecem de registo através de um formulário.

A “Be Our Guest” deste mês conta com o apoio da Paraty Tech.

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Casual Hoteles regista receitas superiores a 23,6 milhões de euros em 2022

A cadeia hoteleira espanhola conta atualmente com 23 hotéis, dois dos quais em Lisboa e no Porto, sendo que este último mostrou ser o preferido dos portugueses de entre as unidades da Casual Hotels. Apesar do mercado proveniente da América do Norte constituir 3% das reservas da cadeia, esta aponta que em 2022 foi o que registou o maior aumento de clientes da Casual Hotels – mais 296,2% em relação a 2019.

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A cadeia de hotéis temáticos espanhola Casual Hoteles, com presença em 12 cidades de Espanha (Valência, Benidorm, Barcelona, Madrird, Sevilha, Cádiz, Málaga, San Sebastián e Bilbao), em Portugal (Lisboa e Porto) e Itália (Florença) obteve receitas superiores a 23,6 milhões de euros em 2022.

O EBITDA registado no mesmo período foi de cinco milhões de euros, sendo que, e comparando os valores de 2022 com os de 2019, as receitas da Casual Hoteles cresceram 55,26% e o EBITDA 284,61%.

Relativamente à ocupação hoteleira média, a Casual Hoteles indica em comunicado que os valores não registaram grandes diferenças, situando-se nos 87,11% em 2022 e nos 87,05% em 2019. No entanto, apesar da ocupação ser semelhante, as tarifas foram mais elevadas – o REVPAR do ano passado foi 20,25% superior ao de 2019, com a tarifa média do quarto a aumentar de 64,59 euros, em 2019, para 77,55 euros em 2022.

Preferência do mercado norte-americano cresce 296,2% em relação a 2019

Na mesma nota de imprensa, a cadeia hoteleira indica que “a recuperação turística registada em 2022 foi possível graças ao impulso do mercado interno [espanhol], que gerou 39% das reservas”. Na restante lista de mercados que mais contribuíram para a ocupação dos hotéis do grupo destacaram-se o italiano (8,2%) e o francês (6,9%), seguidos pelos mercados britânico, holandês e alemão (3,5% cada).

É ainda destacado que, embora o mercado proveniente da América do Norte se mantenha nos 3%, “em 2022 registou o maior aumento de clientes da cadeia – mais 296,2% em relação a 2019.

Em 2022 o Casual Pop Art Benidorm mostrou ser o hotel preferido dos espanhóis, com os italianos a preferirem o Casual Cine Valencia. Já o Casual Don Juan Tenorio Sevilla foi o favorito dos franceses, o Casual del Teatro Madrid marcou a preferência dos norte-americanos e o Casual Raizes Porto foi o mais escolhido pelos portugueses de entre os hotéis do grupo.

Primeiros quatro meses de 2023 antecipam ano positivo

Fazendo as contas aos meses de janeiro e abril de 2023, a Casual Hoteles assegura que “tudo parece indicar que este ano será ainda melhor que o de 2022”, uma vez que nestes quatro meses a cadeia obteve receitas de 7,46 milhões de euros.

Ao fazer a comparação deste valor com o que foi registado nos primeiros quatro meses de 2022 – sendo para isso necessário excluir os quatro novos hotéis do grupo, que ainda não estavam abertos nessa altura – o valor da receita para 2023 seria de 6,12 milhões, o que, mesmo assim, representaria um aumento de 30,1% em comparação com o mesmo período de 2022.

Cadeia pretende reforçar posição no segmento pet friendly

Ainda em 2022, a Casual Hoteles aponta que os hotéis do grupo receberam 3.336 reservas de clientes acompanhados por animais de estimação, que geraram 3,72% da receita total da empresa.

Sobre estes clientes com animais de estimação, a cadeia hoteleira indica que 53,3% eram espanhóis e quase metade provinham de países fora de Espanha, com os franceses a representarem 7,9% destes clientes. A estadia média deste perfil de clientes foi de 2,35 dias, sendo que despenderam uma média de 228,3 euros por estadia.

A época em que estes clientes mais viajaram com os seus animais de estimação foi em agosto e no Natal, sendo que nesta última efeméride incluem-se os meses de dezembro e janeiro.

Como indicado pela cadeia em nota de imprensa, a maior parte destes clientes eram solteiros, sendo que seus estabelecimentos preferidos foram o Casual Las Olas San Sebastián, que em 2022 recebeu um total de 1.724 reservas de animais de estimação (7,66% das receitas) e o Casual de las Artes Valencia, que durante o mesmo período recebeu 1.410 animais de estimação (5,76% das suas receitas).

A Casual Hoteles tem atualmente 23 hotéis e 881 quartos em 12 cidades de Espanha, Portugal e Itália, dos quais um é propriedade da cadeia, um é gerido, 15 são explorados em regime de aluguer e seis são franchisados.

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Tivoli Sintra passa a NH Sintra Centro após processo de rebranding

O hotel foi ainda alvo de uma remodelação que trouxe uma decoração mais moderna às áreas comuns e quartos. Além de três salas de reuniões com capacidade para até 200 pessoas, o NH Sintra Centro conta ainda com um ginásio.

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O Tivoli Sintra surge como NH Sintra Centro após um processo de rebranding, que trouxe uma nova marca e espaços renovados ao hotel que conta já com 43 anos de história.

A unidade hoteleira foi alvo de uma remodelação de quatro meses que abrangeu as áreas do lobby, restaurante, sala de pequenos-almoços e os 77 quartos – incluindo cinco suites – do hotel. Estes passam a apresentar “uma decoração mais moderna, em tons claros, com pinturas de hortênsias”, como indicado em comunicado. A maioria dos quartos tem vista panorâmica para o vale e para a serra, sendo que alguns têm vista até ao mar, em dias sem nuvens.

O hotel ganhou ainda um novo espaço de ginásio, criado no local de uma das antigas salas de reuniões, no qual os clientes podem encontrar “equipamento premium”, aponta a unidade em nota de imprensa. As três salas de reuniões, com luz natural, têm capacidade máxima para 200 pessoas, naquele que a unidade assegura ser “o maior espaço para reuniões no centro histórico de Sintra”.

“Trazemos aos nossos clientes a reconhecida experiência da marca NH em hotéis de cidade, após um período de quatro meses de renovação. Realizámos várias intervenções em alguns espaços, nomeadamente nos quartos e nas salas de refeição. Substituímos materiais e redecorámos algumas áreas, passando a oferecer uma estadia mais contemporânea aos nossos hóspedes”, adianta Patrícia Gonçalves, diretora do NH Sintra Centro.

A par da renovação, o Restaurante & Bar Miranda, integrante do hotel, conta com um novo menu. Este dá preferência aos produtos locais e inclui pratos como a Sopa de Peixe à Sintrense, Arroz de Peixe da Nossa Costa e o Costelão Black Angus. Nas sobremesas, além da pasteleria de Sintra, com travesseiros e queijadas, o chef mantém o Arroz Doce Caseiro com Gelado de Canela e sugere a Tartellete de Creme Brulee com Gelado de Framboesa.

O NH Sintra Centro integra o programa de fidelização NH DISCOVERY, que permite aos membros usufruir de descontos adicionais até 10% nas suas estadias e começar a ganhar os chamados DISCOVERY Dólares, a partir do primeiro dia, em todas as estadias, refeições e outros serviços do hotel, podendo gastar nas estadias seguintes em hotéis parceiros.

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Nova edição Publituris Hotelaria: Instituições de ensino afinam oferta formativa

A revista Publituris Hotelaria deste mês apresenta a formação em hotelaria disponível em Portugal e no estrangeiro.

Carla Nunes

Das instituições de ensino entrevistadas, grande parte referiu que a procura por cursos de turismo e hotelaria sofreu com a pandemia, no entanto, esta dá sinais de recuperação – não fossem alguns dos cursos apresentar taxas de empregabilidade de quase 100%. Neste cenário, as instituições afinam a sua oferta formativa e preparam novos cursos em áreas como marketing, tecnologia, sustentabilidade e turismo digital, seja a nível de licenciaturas e mestrado, seja em pós-graduações.

Para captar novos alunos, as instituições confiam sobretudo no “passa palavra” para criar a reputação dos seus estabelecimentos, assentes na recomendação de antigos alunos e empresas recrutadoras. Além destas, a presença em eventos do setor e as ações de marketing e comunicação parecem dominar as práticas dos estabelecimentos de ensino entrevistados, nos quais impera a formação prática com recurso, sobretudo, a estágios curriculares e extracurriculares.

Nos “Indicadores” de maio, a análise Clever de Luís Brites, CEO Clever Hospitality Analytics, e Jesus Ramirez Medina, Senior Sales Manager na Ibéria da SOJERN, debruça-se sobre os maiores desafios da moderna hospitalidade. Como afirmam nesta análise, “a maior ou menor capacidade de projetar e prever a procura tem um impacto imediato na previsão da gestão operacional e, consequentemente, nas decisões estratégicas, políticas e táticas nos vários campos da mesma”.

Já no capítulo “Fala-se” damos conta do futuro parque hoteleiro de Nice, com a cidade a prever que nos próximos três anos 62% da sua oferta hoteleira será constituída por hotéis de quatro e cinco estrelas – uma vez que planeiam acrescentar 3.000 quartos de luxo. Os dados foram adiantados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de França, Atout France, que dinamizou um workshop do destino Nice em Lisboa no passado mês de abril, com o intuito de captar a atenção do mercado nacional. Uma oportunidade para ler a entrevista a Lauriano Azinheirinha, diretor do gabinete de turismo e congressos de Nice Cote d’Azur, sobre como a cidade pretende reforçar a oferta no segmento de luxo.

Destaque também para o novo hotel da marca Editory Collection Hotels, o The Editory Garden Porto Hotel. Fruto de um investimento de dez milhões de euros, o The Editory Garden Porto Hotel assume-se como um mini oásis urbano rodeado de história, cultura e arte, cujos 48 quartos são enriquecidos com um restaurante e jardim privado. Em entrevista à Publituris Hotelaria, Isabel Tavares, diretora de Marketing e Vendas da The Editory Collection Hotels, revela que em breve haverá uma nova abertura em Lagos, existindo “em carteira novos investimentos nas principais cidades portuguesas”.

Viajando para Évora, o destaque vai para o recém-inaugurado Hilton Garden Inn Évora, que abre portas após um investimento de 21 milhões de euros por parte da Mercan Properties. A unidade hoteleira de 130 quartos resulta do regime de Autorizações de Residência para Investimento, ficando sob a gestão da Ace Hospitality Management (AHM).

Este mês, a Publituris Hotelaria inclui um especial de decoração e mobiliário, onde as empresas ODD – Hotel & Home Interiors, Noguitel, Fenabel, Fermob e EPOCA dão conta das mais recentes novidades dirigidas para o setor hoteleiro.

Na secção de “Fornecedores”, falámos com Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, sobre a mais recente plataforma da empresa, o HyperCommerce. Esta ferramenta agrega vários tipos de dados que permitem aos hotéis a oferta de experiências personalizadas consoante o cliente, aplicar uma estratégia de preços baseados nos atributos da unidade hoteleira, gerar receita adicional em vários canais e momentos e ainda adaptar a comunicação do hotel aos canais utilizados pelos seus clientes para pesquisa e reserva – sejam redes sociais ou interfaces conversacionais.

Por fim, brinde com as sugestões de André Perre, sommelier no restaurante Costa Brava.
As opiniões desta edição pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); José Varela Gomes (ISAG);
Karina Simões (JLL) e Leonardo Simões (ADHP Júnior).

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

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Hotelaria

Octant Hotels da DHM faturou 35M de euros no primeiro ano de atividade

Os oito hotéis pertencentes a esta marca da Discovery Hotel Management registaram mais de 200.000 dormidas o ano passado, que representaram 50% do volume de negócios do grupo DHM em 2022.

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A marca Octant Hotels, da DHM – Discovery Hotel Management, celebrou no passado 11 de maio o seu primeiro aniversário. Pela ocasião da efeméride, a empresa dá conta em comunicado que a Octant Hotels faturou 35 milhões de euros neste primeiro ano de atividade.

Com oito hotéis em Évora, Lousã, Douro, Santiago, Vila Monte, Praia Verde, Furnas e Ponta Delgada, a Octant Hotels recebeu 160 mil hóspedes de 24 nacionalidades distintas, além de ter registado em 2022 mais de 200.000 dormidas – o que representou 50% do volume de negócios do grupo DHM em 2022.

“A marca e todo o conceito dos Octant Hotels são uma componente muito importante para a DHM, dada a sua oferta única de luxo informal e autêntico, características cada vez mais procuradas pelos hóspedes portugueses e estrangeiros. O primeiro ano dos Octant Hotels foi um sucesso e demonstra que existia uma necessidade no mercado de unidades hoteleiras diferenciadoras e que oferecessem uma verdadeira experiência de desconexão. As equipas especializadas de cada Octant Hotel, que dinamizam todas as experiências enriquecedoras de cada unidade hoteleira, são uma das razões para este sucesso imediato” declarou o Filipe Bonina, diretor de marketing da Discovery Hotel Management.

O lançamento da Octant Hotels marcou ” uma nova etapa na evolução da Discovery Hotel Management que, desde 2014, já revitalizou 18 hotéis em Portugal”, como indica a DHM. Criada no seio do Discovery Portugal Fund, a DHM gere um conjunto de unidades hoteleiras com os conceitos de autenticidade, informalidade e respeito pelas localizações onde se inserem.

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Verdelago Resort abre portas com nova fase de comercialização

O Verdelago Resort, um empreendimento de luxo sustentável no Algarve, abre portas este verão e inicia uma nova fase de vendas com 109 unidades residenciais-turísticas disponíveis. Ainda este ano, está prevista a construção de um hotel de cinco estrelas inserido neste projeto localizado entre Altura e a Praia Verde.

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O empreendimento, que resulta de um investimento total de 270 milhões de euros, tem agora disponíveis 83 apartamentos com tipologias T1, T2 e T3, com áreas privativas entre os 80 e os 150 metros quadrados e terraços de 16 e 70 metros quadrados, maioritariamente cobertos por pérgolas.

A estes juntam-se 26 townhouses, com tipologias V2 e V3, e outras dez com açoteia e vista 360º graus – “as unidades de maior sucesso desde o início do projeto”, como indicado em comunicado. Os preços começam nos 600 mil euros para os apartamentos e vão até aos 1.650 milhões de euros. Já para as townhouses, os valores começam nos 920 mil euros e vão até aos 1.300 milhões de euros.

Os primeiros imóveis serão entregues no próximo ano e a possibilidade de aquisição é atribuída com prioridade aos interessados que, não tendo conseguido adquirir uma das unidades na fase anterior, se mantiveram em lista de espera.

Desde o seu lançamento, em 2021, o Verdelago Resort vendeu “mais de uma centena de casas”. Os portugueses são os principais compradores deste projeto, representando 80% das vendas até à data, que incluem também norte-americanos, britânicos e espanhóis, entre outras nacionalidades. São também principalmente os portugueses que estão em lista de espera para esta nova fase, como apontado em nota de imprensa.

A entidade exploradora, Blue & Green, oferece aos proprietários um retorno de investimento “significativo”, entregando 75% da receita de exploração.

Projeto inclui hotel de cinco estrelas

O Verdelago Resort contará ainda com hotel de cinco estrelas com 197 quartos, cuja construção está prevista “ainda para o início deste ano”, como indicado em comunicado. No ano cruzeiro, o Verdelago prevê a criação de 600 postos de trabalho diretos e permanentes, cujo recrutamento já está a decorrer.

Os cerca de 86 hectares de terreno deste projeto contemplam ainda a construção de um Clube do Aldeamento – com restaurante, bares, open market, esplanada, piscina infinita e zonas de estar –; dez campos de padel; dois campos de ténis; um campo de futebol de sete e polivalente em relva sintética; um campo de areia para vólei e futebol de praia; um campo polidesportivo; uma pista para bicicletas tipo BTT; um espaço para eventos diversificados; serviços de apoio familiar (babysitting e kids club); passadiços de madeira com acesso à praia; torres de observação em madeira e percursos pedonáveis e cicláveis de cerca de sete quilómetros.

O Verdelago Resort é um projeto da Verdelago – Sociedade Imobiliária, S.A. uma empresa de desenvolvimento de projetos imobiliários e turísticos, cuja participação maioritária é detida pelo Fundo Aquarius, FCR, gerido pela OXYCAPITAL.

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Créditos: Página de Facebook da Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts

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Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts mostra-se contra extinção das ARI

A associação entende que a medida tem “graves impactos económicos e de credibilidade para Portugal”, além de considerar que está “desligada da realidade do país e das suas regiões” – uma vez que, tal como argumenta, “as ARI destinadas a investimento em empreendimentos turísticos criaram 2790 postos de trabalho até 2022”.

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A Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts (APR) mostra-se contra a extinção completa das Autorizações de Residência para atividades de Investimento (ARI) ao abrigo do programa “Mais Habitação”, argumentando que as ARI destinadas a investimento em empreendimentos turísticos motivaram a criação de postos de trabalho em 2022.

Em comunicado de imprensa enviado para as redações, a APR argumenta que, de acordo com dados da própria associação, as ARI destinadas a investimento em empreendimentos turísticos criaram 2790 postos de trabalho até 2022.

Afirma ainda que “os investimentos em projetos turísticos cancelados após o anúncio do fim das ARI, no valor de 600 milhões de euros, iriam criar 1.570 postos de trabalho adicionais, diretos e indiretos” – tanto em zonas turísticas como do interior, nomeadamente Alcácer do Sal, Amarante, Beja, Castro Marim, Évora, Faro, Grândola, Lagos, Óbidos, Portimão, Reguengos de Monsaraz, Sagres, Salir, Santiago do Cacém, Sines, Tavira, Troia, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

Posto estes argumentos, a APR entende que “a extinção completa das ARI ao abrigo do programa “Mais Habitação”, sem proteger os investimentos em empreendimentos turísticos, é uma medida com graves impactos económicos e de credibilidade para Portugal”. É ainda da opinião de que a medida está “desligada da realidade do país e das suas regiões”, além de a considerar “extemporânea”, por surgir “apenas um ano após a última revisão e a escassos três meses após ter sido reprovada, sem qualquer menção adicional proposta neste exato sentido, na Assembleia da República”.

Por essa razão, a APR declara ter apresentado ao Governo várias propostas de alterações à Lei nº 71/XV/1ª que revoga as ARI. Destas fazem parte “a revisão do montante mínimo necessário para que o investimento em produto turístico seja elegível para ARI”, bem como “a elegibilidade da aquisição de unidades de participação em fundos cujos investimentos sejam 100% em território nacional, com um mínimo de 60% dos investimentos em empreendimentos turísticos ou programas de habitação acessível e elegibilidade do investimento em sociedades comerciais com sede em Portugal, em que pelo menos 75% dos ativos sejam afetos a empreendimentos turísticos ou habitação acessível”.

Pedro Fontainhas, diretor-executivo da Associação do Turismo Residencial e Resorts sublinha em nota de imprensa que “são obviamente infundados os argumentos de que as ARI em empreendimentos turísticos não criam empregos e não são canalizados para o interior, tal como são improcedentes as conjeturas de que as ARI contribuem para a subida dos preços, favorecem o branqueamento de capitais, ou são proibidas pela Comissão Europeia”.

Como prossegue, “a subida de preços deve-se à escassez da oferta e aos preços da construção inflacionados por uma carga fiscal avassaladora, a atribuição de ARI é o processo de investimento mais escrutinado que existe no nosso sistema jurídico, e Bruxelas, que está contra a venda de cidadania (o que nunca se praticou em Portugal), apenas recomenda que a autorização de residência a investidores seja devidamente escrutinada pelos governos. A Eslovénia, por exemplo, acaba de anunciar a eliminação de obstáculos para tornar mais fácil a autorização de residência a investidores no país e dinamizar a sua economia”.

No mesmo comunicado a associação “insiste” que “os empreendimentos dos seus associados, devidamente licenciados para exploração turística, não são nem podem tornar-se habitação”, tratando-se de “imobiliário com serviços turísticos integrados especialmente vocacionado para segunda habitação (férias) tanto de portugueses como de estrangeiros”. Como frisam, “as famílias não compram nem arrendam este tipo de imóveis para viver o seu quotidiano”.

Numa nota final, a APR afinca que “o ataque irrefletido a este setor destrói o trabalho conseguido de forma coletiva ao longo de muitos anos para atrair capital para Portugal, e tem especial impacto no desenvolvimento e renovação do produto turístico que tem trazido reconhecimento e inúmeros prémios internacionais nos últimos anos”.

Denuncia também “a falta de respeito pela heterogeneidade do país ao pretender-se resolver uma questão de certas áreas de Lisboa e do Porto, castigando todas as regiões por igual, sendo que algumas dependem fortemente do turismo e da captação de investimento no produto turístico”.

A Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts foi formalmente constituída em 2011. Atualmente, a APR conta com 27 empresas associadas, a que correspondem uma centena de empreendimentos de imobiliário turístico-residencial. A associação dedica-se à promoção internacional do turismo residencial português, bem como “à defesa dos interesses dos seus associados junto da tutela, Governo e outras instituições relevantes”.

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