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Emprego e Formação

Lusanova forma agentes de viagens sobre a Tailândia em Lisboa e Porto

Destinado a agentes de viagens, o operador turístico Lusanova promoveu, esta quarta-feira, uma ação de formação sobre o destino Tailândia, que será replicada no próximo dia 17 de maio, no Porto.

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Contando com o apoio da Emirates e da Autoridade do Turismo da Tailândia em Portugal, esta iniciativa da Lusanova contou com a participação de 15 agentes de viagem da região da Grande Lisboa, que estiveram reunidos nos escritórios da companhia aérea. A Tailândia é uma das grandes apostas do operador turístico na sua oferta de Grandes Destinos para este ano, conjuntamente com o Sudeste Asiático, Índia e Japão.

No próximo dia 17 de maio, a Lusanova vai fazer nova apresentação sobre o destino para os agentes de viagem da região Norte, no Hotel Cristal no Porto, pelas 11h30, seguida de almoço. Para assistir à formação, os agentes de viagem devem enviar email para [email protected], sendo que a participação está sujeita aos lugares disponíveis.

Durante a ação de Lisboa, Francisco Alvares, responsável comercial da Lusanova, destacou a oferta disponível na programação do operador turístico para a Tailândia, para a temporada de 2023. Os combinados da capital Banguecoque com as praias do reino, como seja Krabi, Koh Samui, Khao Lak e Phuket, e ainda os itinerários com visita ao norte do destino às cidades de Chiang Mai e Chiang Rai são alguns dos destaques da programação.

O leque de produtos da Lusanova, que vai das cinco às 15 noites, inclui ainda a possibilidade de visitar o Triângulo Dourado, onde confluem as fronteiras de Myanmar, Laos e Tailândia no Rio Mekong, como as antigas capitais do Sião. Além da oferta existente, o responsável realçou que o operador “pode adaptar qualquer pacote publicado à medida do passageiro”.

Refira-se ainda que, com partida garantida no dia 18 de novembro, a Lusanova disponibiliza um grupo exclusivo – “Tesouros da Tailândia” – com a duração de 12 dias em voos Emirates e guia local em língua portuguesa, que vai coincidir com o Loy Krathong em Chiang Mai, o famoso Festival das Lanternas.

De salientar que o operador turístico está a preparar mais itinerários, que incluirão alojamento no Parque Nacional Khao Sok para quem procura programas alternativos e um contato mais direto com a natureza.

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UC lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar, no seu Campus na Figueira da Foz (CUCFF), um novo curso breve de “Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens”. A formação será ministrada entre 7 e 17 de setembro, e as inscrições decorrem até 26 de agosto. As vagas são limitadas.

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O curso, coordenado pelo empreendedor Olmo Van Beurden, visa oferecer aos participantes uma visão mais ampla e prática do mundo do empreendedorismo, com foco nos desportos aquáticos e turismo.

Entre outros, serão abordados tópicos como planeamento estratégico, nomadismo digital e metodologias de startup – todos com foco nos desportos aquáticos e turismo.Para se inscreverem no curso, é recomendado que os candidatos possuam um nível de inglês B1 e experiência prévia em empreendedorismo e desportos aquáticos (aconselhada, mas não é obrigatória).

Este curso está integrado no projeto “Living the Future Academy” e, nesse âmbito, a sua frequência é financiada, a 100%, pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

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Conheça as datas das feiras de emprego da Bolsa de Empregabilidade de 2024

No próximo ano a Bolsa de Empregabilidade estende o evento ao Alentejo, com uma feira de emprego a decorrer em fevereiro. Regiões como Lisboa, Porto, Centro e Algarve também estão contempladas para a realização deste evento que pretende “aproximar profissionais de turismo às empresas”.

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Já são conhecidas as datas das próximas feiras da Bolsa de Empregabilidade de 2024, que no próximo ano decorrem nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa, Porto e Centro.

A Bolsa de Empregabilidade organiza feiras de emprego há sete anos, “com o objetivo de aproximar profissionais de turismo às empresas”, como indicado em nota de imprensa. Se em 2023 a organização chegou ao Algarve, Lisboa, Porto e Centro, na cidade de Coimbra, a novidade da próxima edição passa pela extensão do evento à região do Alentejo, não estando ainda definidas as cidades em que decorrem as feiras.

Por enquanto sabe-se que a Bolsa de Empregabilidade chega ao Algarve a 30 janeiro, ao Alentejo em fevereiro, com data ainda por definir, a Lisboa a 1 março, ao Porto a 12 de março e à região Centro em abril, também com data ainda por definir.

Para as empresas que pretendam começar já o processo de recrutamento, a Bolsa de Empregabilidade permite a inscrição com desconto de Early Bird até 31 de outubro através do seu website, possibilitando o acesso à participação nas feiras de emprego e subscrição na plataforma em 2024.

As inscrições para candidatos ainda não estão oficialmente abertas, no entanto, os interessados podem requisitar a notificação da abertura das mesmas através do link.

A Bolsa de Empregabilidade, considerado pela organização da mesma como um “hub de contratação no turismo”, existe desde 2016 num formato físico. Desde 2022 conta com uma plataforma de recrutamento online, sendo que ao longo dos anos já recebeu cerca de 2.5000 candidatos nas feiras e 525 empresas à procura de profissionais.

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Candidaturas aos CET nas Escolas do Turismo de Portugal abertas até 8 de setembro

Estão abertas, até ao próximo dia 8 de setembro, as candidaturas a Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 5) nas Escolas do Turismo de Portugal.

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O Turismo de Portugal anuncia, na sua página oficial, que os candidatos podem escolher uma das seguintes áreas de formação profissional: Hotelaria/Alojamento; Cozinha; Pastelaria; Restauração e Bebidas; Turismo de Natureza e Aventura; Turismo Cultural e do Património; Gestão de Turismo; ou Animação Turística.

A mesma informação refere que os atuais cursos, com a chancela do Turismo de Portugal, pretendem preparar profissionais do turismo que pensem criticamente, que influenciem mudanças positivas, que sejam agentes de preservação do território, das tradições e da identidade do país.

Formar líderes ativos nesta mudança global, que saibam assumir a responsabilidade que o turismo tem na construção das sociedades, é a visão ‘holística’ sobre a qual assenta a oferta formativa oferecida pela rede de 12 escolas do Turismo de Portugal, diz a nota.

Refira-se que, entre outras distinções, a rede de Escolas do Turismo de Portugal recebeu a Certificação TedQual da Organização Mundial de Turismo, a primeira que esta organização atribui, a nível mundial, a uma rede de escolas com estas características.

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Estudante da Escola Profissional do Montijo vence final do ISCE Tourism PAP Challenge

Daniela dos Reis Cruz, estudante da Escola Profissional do Montijo foi a grande vencedora da final da 1.ª dição do ISCE Tourism PAP Challenge e irá receber uma bolsa de estudo no curso de Licenciatura em Gestão Turística do ISCE.

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Já são conhecidos os estudantes que se destacaram na final da 1.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, uma iniciativa do Departamento de Turismo do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo que conta com o apoio da merytu, plataforma digital direcionada para área dos recursos humanos no setor do turismo.

A final da iniciativa, que tem como missão valorizar o ensino profissional em Turismo em Portugal, realizou-se no auditório do ISCE tendo contado com a participação de oito estudantes finalistas, provenientes de sei escolas com cursos profissionais de turismo. Na final, Daniela Reis Cruz, estudante da Escola Profissional do Montijo, sagrou-se a grande vencedora desta 1.ª edição.

Com o projeto “Canopy Eco Village”, a estudante do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional do Montijo destacou-se dos demais finalistas, tendo vencido também nas categorias Best Pitch e Inovação e Criatividade, prémios patrocinados pela Orbitur e Randstad Portugal respetivamente.

Nas outras categorias a concurso, destaque para as vitórias das alunas Sacelene Magalhães da Escola Secundária José Afonso Loures que venceu o prémio “Digitalização”, um prémio patrocinado pela Lisbon Digital School, e de Iara Melo, aluna da Escola Secundária D. Pedro V, que foi a grande vencedora na categoria “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, uma categoria patrocinada pelo Immerso Hotel.

A 2.ª edição desta iniciativa será anunciada em outubro no ISCE Tourism PAP Challenge Conference, evento organizado pelo ISCE, criado a pensar nas necessidades dos estudantes do Ensino Profissional em Turismo em Portugal.

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IPVC vai ter licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias

A nova licenciatura do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a única a norte do país sobre Gastronomia, abre já no próximo ano letivo, e será apresentada esta quarta-feira.

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O Instituto Politécnico de Viana do Castelo abre, já no próximo ano letivo, a única licenciatura a norte do país sobre Gastronomia. O curso em Gastronomia e Artes Culinárias vai funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

A apresentação desta nova licenciatura, a segunda em todo o país dedicada à temática da Gastronomia, acontece esta quarta-feira, nos Serviços Centrais do Politécnico do Viana do Castelo.

A sessão pública de apresentação da nova licenciatura do IPVC irá contar com intervenções do presidente do Politécnico, Carlos Rodrigues, e da administradora do Turismo de Portugal, Catarina Paiva, seguindo-se a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Turismo de Portugal.

Coordenada pelo docente Carlos Fernandes, a nova licenciatura vem completar uma formação diversificada e abrangente no que respeita às áreas da gastronomia, culinária, turismo, cultura e vinhos.

Formados em Gastronomia e Artes Culinárias, os novos profissionais ficarão capacitados para atuarem em diferentes campos profissionais, nomeadamente cozinha, serviço em ambientes gastronómicos, crítico ou organizador de eventos gastronómicos, mas também consultoria de gestão e consultoria de inovação e comunicação em gastronomia e capacidade de desempenho de funções no setor do turismo gastronómico.

O IPVC, segundo nota publicada na sua página oficial, conta já com um CTeSP em Turismo da Gastronomia e Vinhos e abre, também no próximo ano letivo, o mestrado em Turismo e Inovação, com vista a responder às mais recentes ambições e necessidades formativas da região.

 

 

 

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CEGOC organiza academias de formação para profissionais da hotelaria

A CEGOC pretende dar condições para que empresas e profissionais criem uma dinâmica que conjugue e agilize a produtividade com a necessária evolução nas carreiras. Neste sentido, está a promover academias de formação para os profissionais do setor hoteleiro.

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A CEGOC, empresa ligada à transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações, está a promover academias de formação corporativas, criadas de raiz para o setor hoteleiro, pensadas com o objetivo de desenvolver competências críticas, de forma a que sejam capazes de capacitar e preparar os colaboradores das organizações.

O princípio orientador destas academias de formação visa assumir-se como um motor de motivação, compromisso e identificação da cultura da empresa.

“As academias de formação propõem-se criar uma experiência de aprendizagem integrada, centrada em competências essenciais para dar resposta às metas, objetivos e exigências estratégicas das organizações hoteleiras, bem como a progressão de carreira de cada colaborador”, explica Esmeralda Correia, Head of Hospitality Business na CEGOC.

A responsável, indica que “encontra-se em desenvolvimento um trabalho técnico muito objetivo na construção das matrizes de correspondência entre as competências que cada formação desenvolve e as competências fundamentais definidas pela empresa cliente para o desenvolvimento e progressão profissional de cada colaborador. Essa matriz orienta e ajuda a definir aquele que será o plano de formação base da academia”.

A abordagem criada pela CEGOC para o setor da hotelaria fundamenta-se numa sequência de etapas de desenvolvimento pessoal e profissional que correspondem aos principais desafios com que um colaborador se confronta no interior da organização, até aos níveis de liderança superior.

Por serem programas com soluções pensadas à medida das necessidades organizacionais, garante-se a coerência e alinhamento de princípios, fundamentos e linguagem, circunstância que potencia a criação de uma cultura organizacional e mudança coletiva, com impacto ao nível de resultados.

Para que os processos fluam da forma mais adequada, os colaboradores poderão ajustar a sua própria agenda, maturidade organizacional e necessidades de maior evolução na organização, alinhados com o sistema de gestão de carreiras.

Foram identificados quatro grandes pilares para este novo programa CEGOC: Desenvolvimento de Competências Core (Transversais); Desenvolvimento de Competências Técnicas; Desenvolvimento de Competências de Liderança; e Desenvolvimento de Competências de Gestão e Alta Direção.

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Final da 1.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge realiza-se a 20 de julho e conta com oito finalistas

A final da 1.ª edição da iniciativa do Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, o Tourism PAP Challenge powered by Merytu, conta oito finalistas, estudantes de cursos profissionais de Turismo de seis escolas, e tem lugar na próxima quinta-feira, dia 20 de julho.

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Realiza-se já na próxima quinta-feira, dia 20 de julho, a final da 1.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, uma iniciativa do Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, que tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Odivelas, as Escolas do Turismo de Portugal e a Associação Forúm Turismo e que conta ainda com o apoio da Orbitur, Randstad, ISIC, Lisbon Digital School, Parque Aventura Sniper e Immerso Hotel.

A final da iniciativa que tem como missão valorizar o ensino profissional em Turismo em Portugal, realiza-se a partir das 10 horas, no auditório do ISCE e conta com a participação de oito estudantes finalistas, provenientes de seis escolas com cursos profissionais de turismo e que disputarão a atribuição de uma bolsa de estudo no curso de Licenciatura em Gestão Turística do ISCE e ainda os prémios Best Pitch, Digitalização, Inovação e Criativadade e Sustentabilidade e Responsabilidade Social, prémios patrocinados pela Orbitur, Lisbon Digital School, Randstad e Immerso Hotel, respetivamente.

O ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu pretende incentivar o ingresso dos alunos do ensino profissional no ensino superior, valorizando o setor, o ensino profissional existente e os futuros profissionais do mesmo, iniciativa em linha com os pilares da merytu, uma plataforma digital, criada para revolucionar a área dos recursos humanos no setor do turismo, que procura ajudar a combater o flagelo da falta de mão de obra e profissionais que tem assolado o setor.

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Open Day da Bolsa de Empregabilidade somou 190 candidaturas

O Open Day da Bolsa de Empregabilidade, organizado para ajudar candidatos a melhorarem os seus currículos na plataforma e a enviarem candidaturas, somou 190 candidaturas enviadas para 30 empresas.

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Depois de quatro feiras de emprego no ano de 2023, a primeira edição do Open Day, promovido pela Bolsa de Empregabilidade, foi uma forma de impulsionar também a vertente online do projeto. Vários candidatos foram ajudados a criar ou alterar o perfil na plataforma, bem como a enviar candidaturas para as áreas de interesse.

Numa primeira fase, os candidatos interessados fizeram uma pré-inscrição que, posteriormente, foi validada. Foram selecionados cerca de 200 candidatos a participar.

Durante o Open Day, os candidatos foram encaminhados para os balcões de serviço, onde eram ajudados a desenvolver o perfil, sendo que, na fase final, foram enviadas algumas candidaturas para empresas, com diversas vagas, das mais variadas áreas: hotelaria, agências de viagem, restauração, animação turística, entre outras.

Recorde-se que a plataforma de recrutamento online está disponível 365 dias por ano, com vagas a serem adicionadas pelas empresas diariamente. É uma plataforma exclusiva para o setor do turismo e da hospitalidade, e pode ser acedida em https://bolsadeempregabilidade.pt.

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Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira passa a integrar a rede pública de ensino da região

A partir do próximo dia 1 de setembro, a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (EPHTM) passará a integrar a rede pública de ensino da Região, com a designação de Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira (EHTM).

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O diploma que consubstancia esta alteração, segundo divulga a página oficial do Governo Regional, acaba de ser apresentada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, pelo secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

Para o governante, citado pela mesma fonte, esta é uma medida oportuna, adequada ao desenvolvimento do sistema de ensino regional e consonante com a importância da qualificação daqueles que pretendem encontrar uma resposta consistente na prestação das mais diversas funções relacionadas com a Hotelaria e o Turismo.

“Trata-se igualmente de responder de modo eficaz às demandas de um setor essencial à economia regional, que se distinguiu desde sempre pela qualidade da mão-de-obra que o serviu”, explicou Jorge Carvalho aos deputados da ALRAM, acrescentando que a concretização deste projeto implica, desde logo, a adequação ao atual panorama legislativo, visando dotar a escola dos meios necessários à criação de um ensino de qualidade, facultar aos alunos uma formação geral, científica e tecnológica capaz de os preparar para a vida ativa, proporcionar aos mesmos uma experiência em contexto de trabalho de excelência, facilitar a sua integração no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da qualidade do destino Madeira.

 

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Tour10 promoveu no Porto 1ª edição do FORMAT10 em Portugal

A cidade do Porto acaba de acolher a primeira edição em Portugal do evento de formação FORMAT10, promovido pela Tour10, plataforma de distribuição turística criada em 2004, focada em facilitar a gestão diária de agências de viagens e prestadores de serviços turísticos.

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Esta primeira edição em Portugal do FORMAT10, um formato divertido de apresentações, focado especificamente nos agentes de viagens e que combina jogos de perícia e engenho, com atualizações sobre as últimas novidades e serviços do distribuidor e a apresentação de destinos e alojamentos, decorreu no Hotel Vila Galé Porto e contou com a participação de cerca de 60 agências de viagens, tendo o Turismo de Benidorm como parceiro.

“Com o FORMAT10 queremos que os agentes de viagens desfrutem de uma forma diferente de entretenimento enquanto conhecem melhor um destino e nós temos a oportunidade de partilhar algum tempo com eles”, afirma Fátima Fernández, diretora de Marketing, Relações Institucionais e Comunicação da Tour10.

Neste caso, Benidorm foi o destino protagonista, com Antonio Sánchez, executivo de marketing e criador de conteúdos de Visit Benidorm, que mostrou aos agentes de viagens a cidade e os seus encantos naturais, a sua oferta de excursões, percursos, desportos náuticos e gastronomia, bem como todas as suas ações em curso para contribuir para a sustentabilidade.

A parte divertida do evento consistiu em três provas que os agentes de viagens tinham de realizar para desvendar o mistério do “Roubo de uma joia” em Benidorm e, assim, obter diferentes prémios.

Cada um dos “brain teasers” foi intercalado com breves apresentações e painéis informativos por parte do Visit Benidorm e dos gestores de mercado do Tour10, David Saad e Rute Tudela.

A plataforma aproveitou a ocasião para mostrar aos agentes de viagens como as novas funcionalidades do site Tourdiez.com os podem ajudar no seu trabalho quotidiano, facilitando a elaboração e gestão de orçamentos, a confirmação de reservas e a localização dos melhores preços para as datas de viagem dos seus clientes.

 

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