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O muito que há de novo nos parques temáticos e de diversões nacionais

Com o verão à porta, os parques temáticos e de diversões nacionais apostaram em novas atrações e novos espaços para receber os visitantes, que se espera que regressem em força depois de mais de dois anos de pandemia.

Inês de Matos
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O muito que há de novo nos parques temáticos e de diversões nacionais

Com o verão à porta, os parques temáticos e de diversões nacionais apostaram em novas atrações e novos espaços para receber os visitantes, que se espera que regressem em força depois de mais de dois anos de pandemia.

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Novas atrações e espaços para receber os visitantes, assim como animais provenientes de outras paragens ou até já extintos são algumas das novidades que prometem marcar o verão de 2023 nos parques temáticos e de diversões existentes em território nacional, que estão a investir para atrair um número ainda maior de visitantes.

Saiba que novidades vão estar disponíveis, este verão, nos vários parques existentes de Norte a Sul de Portugal.

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Dino Parque
O parque da Lourinhã dedicado aos dinossauros oferece, como diz Luís Rocha, diretor-geral do parque, “uma experiência de “edutaiment” em família”, na qual os modelos à escala real, com um elevado realismo e carácter científico, são um dos aspetos mais apreciados.

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Mas há muito mais que agrada aos visitantes e que motiva a visita ao parque. O “Paleo Camp”, onde é possível descobrir tudo sobre Paleontologia, é uma das experiências mais solicitadas. Apreciado é também o espaço museológico, que conta com uma exposição de fósseis reais e réplicas de dinossauros que viveram no território onde hoje está o concelho da Lourinhã.

Recentemente, o Dino Parque passou ainda a contar com outro motivo de interesse, uma vez que, a 17 de março, inaugurou um novo trilho e exposição museológica dedicados ao período Cenozoico, que se iniciou após a extinção dos dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos e que também é conhecido como “Idade do Gelo”. Este novo trilho conta com 14 modelos à escala real, ao longo de 800 metros, destacando-se os mamutes e os tigres de dentes de sabre.

Com este novo trilho, o Dino Parque passa a contar com quase 200 modelos de dinossauros e outros animais à escala real.

Jardim Zoológico de Lisboa
O bilhete para visitar o Jardim Zoológico de Lisboa dá acesso a todos os espaços do recinto, incluindo o teleférico, o reptilário e as várias apresentações decorrem neste parque dedicado aos animais. No entanto, o parque admite que, quando chegam ao recinto, os visitantes imediatamente procuram os animais mais emblemáticos. Além da visita aos animais, também as apresentações diárias costumam ser apreciadas pelos visitantes.

Paralelamente, o Jardim Zoológico de Lisboa promove ainda atividades pontuais em datas comemorativas, que contribuem para “enriquecer a visita”.

Para este ano, o Jardim Zoológico de Lisboa conta ainda com um conjunto de projetos que visa “reforçar o papel do Jardim Zoológico na conservação das espécies”.

Além destes projetos, o Jardim Zoológico de Lisboa pretende ainda retomar as festas de aniversário, iniciativas que vão contar com “um departamento renovado e com novas propostas que prometem superar as expectativas dos aniversariantes”.

Monkey Park
Ambos os recintos do Monkey Park, seja em Esposende ou em Braga, contam com uma “grande variedade de atividades”, com a casa na árvore com os escorregas, o arborismo e o slide, assim como o snowtubbing, a escalada além dos trampolins, insufláveis e pedal karts a registarem a preferência dos clientes de ambos os parques.

Para 2023, o Monkey Park também prevê algumas novidades e, na calha, está já o alargamento das zonas de animação do parque de Esposende e também do de Braga.

Pena Aventura Park
Dedicado à aventura em contacto com a natureza, o Pena Aventura Park, localizado em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, disponibiliza diversas atrações e atividades num recinto com uma área total de 16 hectares, junto ao Parque Natural do Alvão.

E, porque este é um parque dedicado à aventura, não admira que grande parte das atividades apelem à adrenalina, a exemplo do Fantasticable, um dos maiores do mundo e que é uma das atividades mais populares do Pena Aventura Park. Consistindo num cabo com uma extensão de 1.538 metros e a uma altura de 150 metros, o Fantasticable leva os visitantes do parque a voar entre os lugares de Lamelas e Bustelo, atingindo uma velocidade máxima de 130km/h.

Além do Fantasticable, também a montanha-russa Alpine Coaster, o canyoning e as atividades para crianças estão entre os ex-libris do Pena Aventura Park, que está ainda a preparar algumas novidades para 2023, a exemplo de um Canyoning Park.

Slide&Splash
O Slide&Splash, parque aquático em Lagoa, Algarve, é conhecido pelos escorregas aquáticos que permitem animados momentos em família. O parque, que está atualmente em expansão, inaugurou, em 2022, as novas atrações Boomerang, Race e Big Fall, escorregas que estão inseridos numa nova área e que marcaram a primeira fase do projeto de expansão do parque.

Os novos escorregas estiveram, como refere Cláudia Correia, diretora de Comunicação & Relações Públicas do parque, entre as mais concorridas em 2022, à semelhança da área Tropical Paradise, dedicada às crianças, e do The Big Wave, para adeptos da adrenalina.

A nova área conta também com um serviço exclusivo, denominado as Cabanas, que consiste num espaço com áreas reservadas para grupos até quatro, seis ou 10 pessoas. O aluguer inclui a utilização de cofre, frigorífico e desconto em restaurantes e lojas.

Este ano, o Slide&Splash vai estear, já na reabertura, uma nova entrada, que foi ampliada em cerca de 500m2, passando a contar com uma “praça de acolhimento” que, segundo Cláudia Correia, “tornará a chegada e saída do parque mais agradável”.

Zoomarine
No Zoomarine, parque algarvio que mistura entretenimento, atrações aquáticas e a temática dos animais marinhos, a visita também dá acesso às várias áreas. No entanto, o espetáculo dos golfinhos continua a ser o mais requisitado e aquele que faz as delícias de miúdos e graúdos.

Em 2022, o Zoomarine inaugurou o Butterfly Garden, nova atração combina jardim botânico e borboletário, que foi a “mais comentada e a que recebeu os mais rasgados elogios”.

Para este ano, o Zoomarine também preparou novidades e estão já “em curso vários investimentos no sentido de dar continuidade à estratégia de crescimento sustentado”.  Entre as principais novidades, destaque para o Quetzal, ave da América Latina que agora também está presente no Zoomarine, sendo que, em junho, está ainda prevista a inauguração de um novo escorrega aquático que promete muita adrenalina ao longo dos 178 metros de percurso.

Em curso continua ainda a caminhada de descarbonização do parque, que está a instalar 2550 painéis de uma nova central fotovoltaica de autoconsumo, que, em conjunto com a antecessora, permitirá cobrir 50% das necessidades energéticas do parque temático.

 

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Transportes

Tráfego internacional de passageiros representa 81,5% nos aeroportos portugueses no 3.º trimestre

Os aeroportos portugueses movimentaram mais de 21,5 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida 3,1% face a igual período de 2023. O tráfego internacional superou os 17,5 milhões de passageiros.

Publituris

De acordo com os dados mais recente do Instituto Nacional de Estatística (INE), os aeroportos portugueses movimentaram, no 3.º trimestre de 2024, mais de 21,5 milhões de passageiros, representando uma subida de 3,1% face aos primeiros nove meses de 2024. Nos meses julho, agosto e setembro, o oitavo mês de 2024 foi o que mais passageiros movimentou, com 7,4 milhões (+3,1%), seguindo-se julho com 7,2 milhões (+2,6%) e setembro com quase 7 milhões (+3,6%).

No 3.º trimestre, o tráfego internacional registou mais de 17,5 milhões de passageiros (81,5% do tráfego total), representando uma subida de 3,4% face a período homólogo de 2023, com o mês de agosto a liderar com mais de 6 milhões (+3 4%), seguindo-se julho com quase 5,9 milhões (+3,1%) e setembro com perto de 5,7 milhões (+3,9).

Já a nível doméstico, o tráfego de passageiros ficou muito perto dos 4 milhões, significando uma evolução de 1,5% relativamente aos três meses em análise de 2023. Também aqui, agosto lidera com perto de 1,4 milhões de passageiros (+1,7%), seguido de julho com 1,3 milhões (+0,6%) e setembro com 1,3 milhões (+2,3%).

No 3.º trimestre de 2024, o aeroporto de Lisboa concentrou 46,4% do movimento total de passageiros (cerca de 10 milhões), registando um aumento de 2,9% (+5,1% no 2.º trimestre de 2024). O aeroporto do Porto registou o segundo maior volume de passageiros movimentados do país (22,1% do total; +3,4%), atingindo 4,8 milhões. No aeroporto de Faro, registou-se o movimento de 3,7 milhões de passageiros (17% do total; +0,7%). O volume de passageiros movimentados no aeroporto do Funchal correspondeu a 1,3 milhões de passageiros (+3,9%). O movimento de passageiros no aeroporto de Ponta Delgada aumentou 12,7% face ao 3.º trimestre de 2023, tendo atingido cerca de 1 milhão de passageiros.

O peso do movimento internacional ascendeu a 94,9% em Faro (3,5 milhões de passageiros; +0,6%)), 88,4% em Lisboa (8,8 milhões de passageiros; +3,3%) e 87% no Porto (4,2 milhões de passageiros; +4%).

A nível interno, Lisboa foi o aeroporto que mais passageiros movimentou, com quase 1,2 milhões de passageiros (+0,1%), seguindo-se Ponta Delgada com pouco mais de 700 mil passageiros (+5,7%), Porto com quase 620 mil passageiros (-1%) e Funchal com 589 mil passageiros (-0,1%).

Outro dos dados avançados pelo INE refere-se às aeronaves, indicando que no 3.º trimestre aterraram nos aeroportos nacionais 73,8 mil aeronaves em voos comerciais (+0,3% face ao trimestre homólogo de 2023; +2% no 2.º trimestre de 2024).

Nos aeroportos do Continente aterraram pouco mais de 58 mil aviões, representando uma descida de 0,9% face aos mesmos três meses de 2023, contrariando os Açores e a Madeira esta variável com subidas de 7,2% e 0,9%, respetivamente, totalizando 10,5 mil aviões e 4,8 mil aviões, pela mesma ordem.

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Aviação

Ryanair satisfeita com decisão da CNMC relativamente ao congelamento das taxas da AENA

Conhecida que foi a decisão da Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC), a Ryanair congratula-se com o congelamento das taxas das AENA para 2025.

Publituris

A Ryanair saudou a decisão da Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) – o equivalente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários portuguesa – de aceitar o recurso da companhia aérea de origem irlandesa “contra o monopólio do operador aeroportuário AENA”.

Apesar da decisão do Governo espanhol, em 2021, de congelar as taxas nos aeroportos da AENA até 2026, o operador aeroportuário tem tentado aumentar as taxas todos os anos, especialmente nos aeroportos regionais de Espanha, onde o tráfego continua abaixo dos níveis anteriores à crise da COVID.

Embora a decisão da CNMC seja positiva, “não resolve os problemas dos aeroportos regionais espanhóis”, diz a Ryanair, avançando que estes são “cronicamente mal servidos e subutilizados devido a taxas aeroportuárias monopolistas excessivas e a regimes de incentivos ineficazes, que são completamente ineficazes no apoio à política regional do Governo”.

Assim, explica a Ryanair, em comunicado, “a única forma de estimular o crescimento dos aeroportos regionais é aplicar taxas baixas, o que, por sua vez, exige custos de acesso competitivos”. E dá o exemplo do aeroporto de Castellón para “compreender como aumentar a conetividade, o turismo de entrada e o emprego”. “O aeroporto não pertencente à AENA conseguiu uma década de crescimento graças a operações eficientes e a tarifas competitivas, o que o tornou o aeroporto de mais rápido crescimento em Espanha nos últimos cinco anos”.

Embora a decisão da CNMC constitua, segundo refere a Ryanair, “um passo na direção certa” para as regiões espanholas (protegendo-as do aumento das taxas em 2025), “não anula os aumentos injustificados e excessivos das taxas da AENA em 2023 e 2024, que já obrigaram a Ryanair a abandonar os seus planos de investimento em Espanha e a reafetar cinco aeronaves de Espanha para outros países da UE mais competitivos”.

A Ryanair pede agora à CNMC que anule os aumentos de tarifas de 2023 e 2024 da AENA, que, tal como os seus planos de aumento de tarifas para 2025, “violam o congelamento de tarifas de 2021 do Governo espanhol”. E admite que, “caso contrário, os recursos continuarão a migrar da Espanha regional para locais mais competitivos na Europa”.

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Transportes

Euroairlines com novo serviço charter entre Paris CDG e Punta Cana

A Eurolines ligará Paris a Punta Cana em dois períodos distintos a partir de fevereiro de 2025.

Publituris

O grupo Euroairlines lançou um novo serviço charter que liga Paris a Punta Cana. O serviço estará disponível de 7 de fevereiro a 3 de maio, 2025, e novamente de 25 de novembro de 2025 a 26 de maio do ano seguinte.

De acordo com o CEO do grupo Euroairlines, Antonio López-Lázaro, “esta nova rota demonstra o nosso compromisso com o mercado francês e apoia a recuperação do turismo francês para a República Dominicana”.

Este produto turístico já está disponível através dos principais canais de distribuição e agências de viagens.

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FITUR Talent 2025 aborda estratégias para atrair e reter talentos no turismo

A FITUR Talent organiza a sua 6.ª edição com foco na atração e retenção de talentos no setor do turismo.

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A FITUR Talent, secção organizada pela FITUR em colaboração com a empresa de comunicação EDUCACIÓN 3.0, realizará a sua 6.ª edição sob o lema “Como atrair e reter o talento na indústria do turismo. Boas práticas e casos de sucesso”.

No dia 23 de janeiro, no pavilhão 10, o foco estará nas pessoas, no talento, na educação e na formação profissional, procurando oferecer soluções práticas adaptadas às necessidades da indústria do turismo.

A indústria do turismo, responsável por 348 milhões de empregos diretos e indiretos em todo o mundo, de acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), enfrenta uma concorrência crescente pelo talento devido às exigências de um mercado de trabalho mais especializado e competitivo. Perante esta realidade, a FITUR Talent 2025 procura oferecer soluções práticas adaptadas às necessidades do setor, destacando a importância de políticas inovadoras para atrair e reter os melhores profissionais.

Assim, a FITUR Talent será uma jornada de reflexão em que especialistas em RH, representantes de instituições académicas e líderes da indústria debaterão os desafios e oportunidades na gestão de talentos no setor do turismo e na educação e formação de profissionais ágeis e preparados para interagir com o novo turista digital e para trabalhar com as novas tecnologias que estão a impactar o negócio do turismo (IA, big data, IoT, etc.).

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Hotelaria

Ocupação de hotéis do Algarve subiu 8,9% em novembro

De acordo com os números avançados pela AHETA, os hotéis do Algarve registaram um aumento de 8,9% na ocupação de quartos em novembro, face ao ano passado, para 43,3%.

Publituris

De acordo com dados provisórios avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a taxa de ocupação das unidades de alojamento algarvias foi em novembro superior em 3,6 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano anterior, tendo passado de 39,8% em 2023 para 43,3% este ano.

De assinalar que a percentagem de ocupação no mês passado é idêntica à verificada no mesmo mês de 2019 (43,8%), o último ano antes da pandemia de covid-19, que antecedeu os 12,0% de 2020.

Segundo o resumo mensal da evolução da hotelaria elaborado pela AHETA, os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o britânico (mais 7,4%), o espanhol mais 40%) e o alemão mais 11%).

O mercado nacional registou uma subida homóloga de 6,7%, segundo os números daquela associação.

Por outro lado, a estadia média foi de quatro noites, um valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior.

As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado sueco, com 9,5 noites, e do holandês, com 7,4, concluiu

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TAP quer chegar aos mil milhões de euros na manutenção

Com as receitas da manutenção da TAP a aproximarem-se dos 200 milhões de euros, Luís Rodrigues, CEO da TAP, avançou que está a ser desenhado um plano para atingir os mil milhões de euros, frisando que esse objetivo não está dependente da localização do novo aeroporto. Quanto à privatização, “é uma pergunta a fazer ao acionista”, esclareceu Luís Rodrigues.

Victor Jorge

Com as receitas provenientes da manutenção a terem registado um crescimento de 48% no 3.º trimestre de 2024, face a igual período de 2023, e 39,8% no acumulado do ano, passando as receitas desta alínea de 118,4 milhões de euros, em 2023, para 165,5 milhões de euros, em 2024, o CEO da TAP, Luís Rodrigues assumiu que um dos objetivos é “quadruplicar esse valor para ficar próximo dos mil milhões de euros anuais”.

No habitual almoço de Natal com a imprensa, Luís Rodrigues admitiu que o tema da manutenção é “uma grande oportunidade que temos para crescer”, revelando que, depois do Governo ter escolhido uma localização para o novo aeroporto de Lisboa, que, segundo o mesmo, “não acontecerá antes de 2034”, “nesse espaço de tempo, vamos ter de sair para um sítio qualquer”. De resto, Luís Rodrigues frisou que a manutenção da TAP “não tem necessariamente de ser no novo aeroporto. Motores é uma coisa que é facilmente descentralizável e é a maior área de crescimento potencial no futuro”, acrescentou.

“Vamos agora olhar para as oportunidades e as localizações e os espaços temporários, os investimentos necessários que podem ser considerados”, assumindo que “é um projeto que queremos deixar para os potenciais compradores como uma grande oportunidade que obviamente vai ser valorizada pela companhia e pelo seu acionista, refletindo-se nas condições nas quais a privatização poderá vir a ser feita”.

Sem definir um horizonte temporal para atingir este objetivo, Luís Rodrigues frisou que “começamos agora o exercício, temos esse sonho e essa visão e é por aí que começa. E agora vamos atrás desse exercício. Temos oportunidades na área de manutenção, temos uma enorme capacidade técnica e conhecimento dentro da companhia, temos capacidade para explorar e utilizar cada vez mais” reconhecendo, ainda, atingir esse objetivo é, também, “criar em Portugal um polo de aviação extraordinário”.

“Reestruturação nunca está concluída”
Já quanto à privatização, Luís Rodrigues não quis alongar-se, respondendo que esta “é uma pergunta que tem de ser feita ao acionista”. Contudo, admitiu que ”a TAP está sempre preparada para aquilo que o acionista vai entender. A TAP registou resultados positivos em 2022, resultados positivos em 2023 e daquilo que publicámos nos resultados dos 9 meses, tudo indica que vai publicar resultados positivos em 2024”. Por isso, destacou, “esse continuado de resultados positivos é a maior garantia que podemos dar”.

Relativamente à relação com o atual Executivo, tendo Luís Rodrigues sido nomeado para CEO da TAP pelo anterior Governo do PS de António Costa, o responsável pela companhia aérea deixou claro que “está ótima, sempre foi ótima, sempre será ótima do nosso lado e do lado do Governo também”. No que concerne uma possível recondução no cargo, frisou que “estamos tranquilamente a fazer o nosso trabalho e acreditamos que esse tema será resolvido”.

Para as contas do atual exercício, Luís Rodrigues assumiu que “não nos pronunciamos sobre previsões futuras e também não estamos à procura de recordes. Estamos à procura de sustentadamente garantir rentabilidades operacionais. O que é mais importante neste momento é garantir mais um ano bom, não é mais um ano recorde”.

No que diz respeito à reestruturação, o CEO da TAP reconheceu que esta “nunca está concluída, principalmente num setor como a aviação”, referindo que “nunca podemos perder de vista a pressão sobre os custos, porque estão sempre a aumentar, e não podemos perder de vista a necessidade de gerar mais receitas. Por isso, no dia em que eu disser que a reestruturação está concluída, receio que o futuro não vai ser o melhor. Prefiro dizer que ela nunca está concluída, porque há sempre a oportunidade de fazer coisas melhores”, explicou.

O tema da renegociação com a Airbus também foi referida, admitindo Luís Rodrigues que “as negociações continuam”, indicando que “ao longo dos últimos dois anos, os produtores de aviões têm tido muitas vicissitudes, têm tido muitos percalços com qualidade”, reconhecendo que o “recebimento da frota que foi comprada derrapa por situações que, às vezes, estão completamente fora do controlo dos próprios produtores de aviões, obrigando-nos a estar sempre em contato. Por isso, tal como a reestruturação, esse tema nunca está fechado”.

Até porque, avançou Luís Rodrigues, “há sempre desenvolvimentos tecnológicos, há sempre alterações que é preciso fazer à configuração dos aviões que foram originalmente encomendadas”.

Com o contributo do turismo a resultar em melhores resultados para a TAP, Luís Rodrigues reconheceu que “há, ultimamente, uma conversa acerca de excesso de turismo que não faz sentido nenhum. O que precisamos fazer é gerir o turismo. Porque se o turismo não fosse o que fosse, não teríamos as cidades vibrantes que temos hoje”, admitindo, no entanto que, “há temas pontuais a tratar”.

Preço da sustentabilidade
Com a sustentabilidade a ser tema no setor da aviação com as companhias aéreas a serem obrigadas a usar 2% de SAF nos aviões, em 2025, Luís Rodrigues apontou baterias a “imposições regulatórias” que obrigam a medir 260 critérios. “É impensável medir 260 critérios com a mesma estrutura que temos hoje” e reportando à obrigação dos 2% de SAF, o CEO da TAP pergunta: “Como é que isso vai ser medido? Quem vai medir? Quem tem o ónus de fazer a prova de que usamos 2%?”. “Os aeroportos não o vão fazer, os fornecedores de combustível não o vão fazer. Vamos ter de ser nós a fazê-lo de acordo com as novas legislações que foram impostas”.

E se essa obrigação pode ter impacto nos preços, Luís Rodrigues admitiu que “sim”, deixando, no entanto claro que “não vamos cobrar dentro de portas”, ou seja, “Lisboa, Porto, Faro e ilhas”. Contudo, para voos na Europa, Américas e outros destinos, Luís Rodrigues reconheceu “tipicamente é isso que acontece”, referindo-se à aplicação de uma sobretaxa ambiental a cobrar aos passageiros.

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Instabilidade geopolítica e meteorológica, regulação e gestão do espaço aéreo apontados como desafios pelo CEO da TAP

No habitual almoço de Natal da TAP com a imprensa, Luís Rodrigues, CEO da companhia aérea, não avançou com quaisquer previsões para os próximos tempos, deixando, contudo, três desafios com os quais a TAP se confronta.

Victor Jorge

Luís Rodrigues, CEO da TAP, enumerou esta quarta-feira, 5 de dezembro, durante o almoço de Natal com a imprensa, alguns dos desafios com que a companhia aérea nacional se vê confrontada. Segundo o responsável, a TAP “está num processo de transformação que vai demorar bastante tempo”, salientando que a aviação é “um negócio extremamente exigente”, reconhecendo que “os ciclos de comportamento e iniciativas demoram sempre muito tempo a produzir impacto”, sem deixar, contudo, de admitir que “este é um ano extremamente positivo”.

Quanto aos desafios que a TAP enfrenta, Luís Rodrigues começou por referir a “instabilidade geopolítica” a que junta a “instabilidade meteorológica”. “Desde a Segunda Guerra Mundial nunca enfrentámos um momento, um ciclo da história do mundo ocidental ou do mundo na generalidade, onde tivéssemos tantos conflitos armados e tão severos como têm sido até agora”, começou por referir.

A estes conflitos geopolíticos, Luís Rodrigues juntou fatores meteorológicos, admitindo que estes “condicionam tremendamente”, frisando que, em primeiro lugar, “cria ansiedade na procura e, por isso, há muita gente que altera os seus voos, os seus planos de férias ou de viagem; condiciona a oferta, porque temos de ser extremamente cautelosos com os sítios para onde vamos”, já que, “com as análises de risco que fazemos, isso gera, obviamente, mais custos”, e “condiciona a cadeia de abastecimento, porque em qualquer momento as peças para qualquer avião, para qualquer motor, para qualquer serviço que queiramos fazer, podem vir de um lado do mundo, e estarem num barco que está preso”, recordando quatro exemplos que, em 2024, espelham bem essa instabilidade meteorológica: Tel Aviv, Valência, Porto Alegre e agora mais recentemente Maputo.

Em segundo lugar, Luís Rodrigues apontou, igualmente, “o aumento do contexto da pressão regulatória, porque blocos, países, protegem-se criando regulações”, bem como o facto de o regulador “estar sempre atrás da tecnologia, com a necessidade de acomodar todo um conjunto de novos desenvolvimentos e novos investimentos que trazem cada vez mais regras a cumprir e o custo de fazer o negócio está a tornar-se cada vez mais insuportável”.

O terceiro grande desafio apontado pelo CEO da TAP, retirando da equação o aeroporto, prende-se com “a gestão do espaço aéreo na Europa, que está muito difícil” e que levou, inclusivamente um responsável de uma companhia independente – uma das maiores companhias da Europa – “a fazer uma petição pública para os cidadãos europeus se insurgirem contra a gestão do espaço aéreo, porque isso causou atrasos em milhares de voos este verão, gerando enormes custos para as companhias”.

Frota moderna contraria “estudos pouco credíveis”
Além destes três grandes eixos – instabilidade geopolítica e meteorológica, pressão regulatória e gestão do espaço aéreo na Europa – Luís Rodrigues apontou, igualmente o tema de sustentabilidade e utilização de combustíveis alternativos (Sustainable Aviation Fuel – SAF), criticando alguns “relatórios de fontes pouco credíveis sobre o ranking da TAP”. Neste ponto, o CEO da TAP fez questão de referir que “há factos que são facilmente verificáveis”, frisando que a TAP “tem a frota mais nova da Europa e que consome menos combustível por quilómetro voado. Portanto, dizer que a TAP está muito mal no ranking das companhias sustentáveis é completamente incoerente com estes factos que são facilmente comprováveis”, destacando ainda uma avaliação a que a companhia esteve sujeita no ano passado e este ano e que, segundo Luís Rodrigues, “dizia que, neste momento, somos a companhia aérea com o melhor rating de sustentabilidade na Europa”.

Ainda no tema dos combustíveis alternativos, o CEO da TAP admitiu que as companhias aéreas estão “preparadas para usá-los na totalidade, porque tecnicamente está provado que são tão bons como outros quaisquer”, mas “economicamente não estamos preparados, porque o custo que estamos a enfrentar é três ou quatro vezes mais do que o custo do combustível normal”.

Desafio adicional, reconheceu, é a “mão de obra qualificada. A pandemia levou as pessoas a questionarem o seu papel na aviação. Houve milhares que saíram e milhares que não voltaram. E como a aviação é um negócio muito exigente, obriga que as pessoas permaneçam muito tempo até conseguirem dominar na totalidade o tema. E quando elas não estão cá, a coisa torna-se muito mais complicada”, admitiu ainda.

Contudo, o encontro com a imprensa não serviu somente para apontar desafios, mas também oportunidades. “Uma delas é comercial”, referindo Luís Rodrigues que “há um esforço para vender cada vez mais e melhor, com ferramentas novas, com know-how novo”, frisando que “esse trabalho está a ser feito e está a fazer um caminho, não rápido, não imediato, mas está a ser feito”.

Também a área de serviço ao cliente que durante bastantes anos foi “sacrificada” foi apontada como oportunidade, explicando o CEO da TAP que “estamos a recuperar e a trilhar um bom caminho. A qualidade daquilo que fazemos a bordo, da nossa Portugalidade que é aquilo que nos distingue e da simpatia das tripulações que voam connosco, que trabalham connosco, conjugam-se para proporcionar ao cliente um serviço cada vez melhor”.

A área de eficiência da operação, onde, segundo Luís Rodrigues, a TAP “já atingiu níveis de capacidade de execução significativos e que comparam extremamente bem com qualquer dos nossos concorrentes” é reconhecido como outra oportunidade.

O CEO da TAP frisou também, o trabalho que tem sido efetuado no que concerne a pontualidade, destacando o papel não são da TAP, como, igualmente, da NAV, ANA e ANAC, no sentido de “eliminar os constrangimentos e facilitar o processamento”, reivindicando o lugar de “companhia aérea mais pontual no aeroporto de Lisboa”, desejando “garantir esse ranking, essa posição no futuro próximo, não só em Lisboa, mas nos aeroportos de todos os pontos de voo”.

Finalmente, Luís Rodrigues fez ainda referência às rotas estreadas recentemente – Florianópolis e Manaus, no Brasil; e Los Angeles, Boston e São Francisco – “mercados que estão a dar-nos extremamente bom feedback sobre a operação que estamos a levar e que está a ser encorajador”.

Por isso, concluiu que “estamos no bom caminho e preparados para enfrentar os desafios que temos pela frente”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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Nova Edição: Olivoturismo, APDM na Ilha do Maio, Viagem à Ilha do Sal e programação para 2025

Na última edição de 2024 do jornal Publituris falamos de Olivoturismo, do trabalho da APDM – Associação de Defesa do Património de Mértola na preparação da ilha do Maio, em Cabo Verde, para o turismo, viajámos até à Ilha do Sal, e damos a conhecer a programação dos operadores turísticos para 2025.

Publituris

Na edição que marca o fecho de mais um ano, a última edição de 2024 do jornal Publituris traz para capa um produto turístico que ainda não é, mas quer ser. Tal como o vinho, o setor do azeite pretende afirmar-se como um novo produto turístico em Portugal. Para Gonçalo Morais Tristão, presidente do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), o sucesso do Olivoturismo passa pelo trabalho conjunto de produtores, entidades, hotelaria, restauração e municípios. Em 2025 iniciar-se-á um projeto, com duração de 24 meses, para o desenvolvimento deste “novo” produto turístico que “tem um futuro muito promissor”.

Ainda nos “Destinos”, com mais de 45 anos de existência, a APDM – Associação de Defesa do Património de Mértola tem vindo a ajudar ao desenvolvimento de muitos territórios, incluindo além-fronteiras. Cabo Verde é um desses exemplos e, depois de levar o Turismo de Natureza para Santo Antão, a associação está agora a trabalhar na ilha do Maio, para preparar o destino para um turismo sustentável, num projeto da União Europeia, segundo Jorge Revez, presidente da APDM.

O dia 29 de outubro de 2024 marcou a chegada da easyJet a Cabo Verde e ficou também para a história como a data do primeiro voo low cost a aterrar no país. O Publituris, a convite da easyJet, acompanhou esse primeiro vou e conta o lado aventureiro da Ilha do Sal. Apesar de ser conhecida pelo sol e praia, a Ilha do Sal é capaz de proporcionar diversas experiências, incluindo no campo da aventura, oferta que tem vindo a crescer e que o Publituris foi experimentar a convite da easyJet Portugal, que abriu, em outubro, o seu primeiro voo para o destino. Ziplines ou passeios de buggy e moto4 são algumas das emoções que também já se podem viver nesta ilha cabo-verdiana.

Com o final de um ano, há que programar o próximo. E foi exatamente isso que o Publituris quis saber junto de alguns operadores turísticos, concluindo que entram alguns novos destinos na operação de verão 2025 dos operadores turísticos em Portugal, mas acima de tudo, a programação cresce, e já está quase toda disponível no mercado, graças aos reforços dos já existentes. Porto volta a ganhar protagonismo nas saídas dos charter, enquanto Lisboa fica-se no que tem a ver com lugares garantidos em voos regulares.

Para este dossier, entrevistámos Constantino Pinto, diretor de Vendas do grupo Ávoris em Portugal, que destaca a programação abrangente para o verão de 2025, colocada com bastante antecedência no mercado. Novidades são as Maurícias, no longo curso, e a Gâmbia no médio curso. Há muitos reforços tanto mais perto como para destinos mais longínquos. As Caraíbas começam mais cedo, em abril, com os olhos postos na Páscoa.

O Publituris conversou, também, com Cláudia Caratão e João Cruz, diretora de Produto e Contratação, e diretor de Produto e Qualidade da Solférias, sobre a programação do operador turístico para o próximo ano. Novidades face ao último verão, apenas a Costa Norte do Egito (El Alamein), numa operação que decorrerá à saída do Porto, às segundas-feiras, de 9 de junho a 8 de setembro, com a Fly Egypt, e Enfidha, na Tunísia, tanto de Lisboa, às terças, de 3 de junho a 9 de setembro, com a TAP, como do Porto, com a Air Horizont, às quartas-feiras, de 9 de julho a 3 de setembro.

De maior peso na programação da Solférias continua Cabo Verde para onde o operador terá quatro voos para a Ilha do Sal à partida de Lisboa, e três voos à partida do Porto, complementado com o voo charter também para a Boa Vista, existindo também lugares de garantia na TAP a partir de Lisboa.

Além, do Pulse Report, parceria entre o jornal Publituris e a GuestCentric, que traça um cenário positivo para 2025, os artigos de opinião pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Ana Jacinto (AHRESP), Mariana Calaça Baptista (Centro de Portugal Film Commission), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), e Nuno Abranja (ISCE).

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Aeroportos espanhóis registaram mais 6% de voos em novembro

Os aeroportos, em Espanha, movimentaram 116.614 voos durante o mês de novembro. Ryanair liderou no número de voos.

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Durante o mês de novembro, de acordo com o “Observatório Aéreo” da CEAV (Confederación Española de Agencias de Viajes, o equivalente à APAVT) e da Reclama Travel, foram registados nos aeroportos espanhóis um total de 116.614 voos, o que representa um aumento do tráfego aéreo de 5,8% face aos 110.213 voos do mesmo mês de 2023.

Esses dados refletem um aumento significativo da procura, tanto nas rotas domésticas como nas internacionais, destacando-se entre os aeroportos que maior aumento das operações registaram, o Aeroporto de Alicante-Elche, com 552 voos adicionais em relação a 2023, seguido do Aeroporto de Madrid-Barajas com mais 495 voos.

Em novembro, as rotas domésticas com maior volume de operações em Espanha foram Gran Canaria-Tenerife Norte e Barcelona-Palma de Mallorca. A ligação Gran Canaria-Tenerife Norte registou 772 voos, seguida de perto pela rota inversa Tenerife Norte-Gran Canaria, com 768 voos. A rota entre Gran Canaria e Lanzarote acumulou 679 voos, empatada com a rota inversa Lanzarote-Gran Canaria.

De igual modo, o tráfego aéreo internacional entre Espanha e destinos europeus registou um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No total, foram registados 42.259 voos.

As companhias aéreas líderes em termos de operações totais, em novembro, em Espanha foram a Ryanair e a Iberia. A Ryanair liderou com 22.086 voos, enquanto a Iberia se seguiu com 17.664 operações. O mercado doméstico foi dominado pela Iberia e pela Binter.

Em termos de pontualidade, as principais companhias aéreas em Espanha foram a TUI Airlines Belgium e a Sundair, considerando tanto os voos domésticos como os internacionais e tendo em conta apenas as companhias aéreas que operaram pelo menos 100 voos durante o mês.

Já o número de cancelamentos de voos em Espanha durante o mês de novembro aumentou em comparação com o mesmo período do ano passado. Em novembro de 2023, foram cancelados 290 voos, enquanto em 2024 este número subiu para 380.

Um dos principais fatores subjacentes a este aumento foi a DANA, que causou o cancelamento de mais de 70 voos num único dia em Barcelona devido a condições meteorológicas adversas. No que diz respeito aos atrasos, os voos com um atraso superior a três horas representaram 0,3% do total de voos operados em novembro.

 

 

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Paris mantém-se cidade mais atrativa, mas Banguecoque a mais visitada, diz a Euromonitor

De acordo com o mais recente ranking da Euromonitor, Paris mantém, pelo quarto ano consecutivo, o primeiro lugar das cidades mais atrativas no turismo internacional. A mais visitada, no entanto, fica na Tailândia.

Victor Jorge

Paris mantém-se como cidade turística mais atrativa, segundo o último “International Top 100 City Destinations Index 2024” da Euromonitor que compara 55 métricas diferentes em seis pilares-chave para 100 destinos urbanos, para criar uma pontuação global de atratividade da cidade. Os seis pilares principais incluem: desempenho económico e empresarial, desempenho turístico, infraestruturas turísticas, política e atratividade turística, saúde e segurança e sustentabilidade.

Paris surge, assim, à frente de cidades como Madrid e Tóquio, que completam o Top 3, sendo que Roma, Milão, Nova Iorque, Amsterdão, Sidnei, Singapura e Barcelona estão no Top 10, verificando-se que desta dezena de cidade, seis são europeias.

De acordo com os cálculos dos analistas da Euromonitor, as viagens internacionais aumentaram 19% face a 2023, totalizando 793 milhões de chegadas internacionais.

Nadejda Popova, diretora global de fidelização da Euromonitor International, salienta que, “apesar das projeções positivas de recuperação, persistirão desafios como a escassez de mão de obra, as tensões geopolíticas e uma economia lenta, limitando o crescimento das cidades”. Assim, admite a responsável da consultora, “espera-se que os destinos menos viajados e as cidades de terceiro nível aumentem a sua popularidade à medida que os viajantes procuram joias escondidas, experiências fora de época e turismo responsável”, concluindo ainda que “os consumidores darão prioridade a experiências culturalmente enriquecedoras e personalizadas, tornando-as a nova moeda de viagem.”

Mas se Paris mantém a liderança nas cidades mais atrativas, a cidade com maior número de chegadas internacionais foi Banguecoque, na Tailândia, que recebeu mais 32 milhões de turistas internacionais em 2024, correspondendo a uma subida de 37% face a 2024.

O Top 3 é completado por Istambul (Turquia) com 23 milhões de visitantes internacionais (+14%) seguindo-se Londres (Reino Unido) com 21,7 milhões (+7%). A maior subida nos Top 10 foi registada por Kuala Lumpur (Malásia), que com uma subida de 73% face a 2023, atingiu os 16,5 milhões de turistas internacionais.

A Euromonitor analisou, também, os gastos realizados pelos turistas internacionais, apontando que estes atingiram os 1,9 biliões de dólares (cerca de 1,8 biliões de euros), em 2024, estimando que o gasto médio global por turista possa ascender aos 1.264 dólares (cerca de 1.200 euros), em 2030.

Entre 2024 e 2030, prevê-se que o gasto médio por viagem internacional apresente o maior crescimento em mercados como os Países Baixos, China ou Polónia, prevendo-se ainda que EUA, Turquia e China sejam os destinos com o maior crescimento em termos de volume de chegadas internacionais até 2030.

Nadejda Popov refere ainda que, em 2024, “as cidades do mundo inteiro aproveitaram cada vez mais os eventos desportivos e culturais para aumentar as receitas do turismo. As melhorias nas infraestruturas e o marketing contínuo atraíram a atenção dos viajantes, abrindo novas oportunidades de crescimento”.

E conclui que “a preocupação renovada com o excesso de turismo está a aumentar. Em resposta ao overtourism, os destinos continuam a impor impostos e taxas de entrada mais elevados, promovendo o turismo durante todo o ano, recompensando ações sustentáveis e adotando soluções GenAI.”

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