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O muito que há de novo nos parques temáticos e de diversões nacionais

Com o verão à porta, os parques temáticos e de diversões nacionais apostaram em novas atrações e novos espaços para receber os visitantes, que se espera que regressem em força depois de mais de dois anos de pandemia.

Inês de Matos
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O muito que há de novo nos parques temáticos e de diversões nacionais

Com o verão à porta, os parques temáticos e de diversões nacionais apostaram em novas atrações e novos espaços para receber os visitantes, que se espera que regressem em força depois de mais de dois anos de pandemia.

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Novas atrações e espaços para receber os visitantes, assim como animais provenientes de outras paragens ou até já extintos são algumas das novidades que prometem marcar o verão de 2023 nos parques temáticos e de diversões existentes em território nacional, que estão a investir para atrair um número ainda maior de visitantes.

Saiba que novidades vão estar disponíveis, este verão, nos vários parques existentes de Norte a Sul de Portugal.

Dino Parque
O parque da Lourinhã dedicado aos dinossauros oferece, como diz Luís Rocha, diretor-geral do parque, “uma experiência de “edutaiment” em família”, na qual os modelos à escala real, com um elevado realismo e carácter científico, são um dos aspetos mais apreciados.

Mas há muito mais que agrada aos visitantes e que motiva a visita ao parque. O “Paleo Camp”, onde é possível descobrir tudo sobre Paleontologia, é uma das experiências mais solicitadas. Apreciado é também o espaço museológico, que conta com uma exposição de fósseis reais e réplicas de dinossauros que viveram no território onde hoje está o concelho da Lourinhã.

Recentemente, o Dino Parque passou ainda a contar com outro motivo de interesse, uma vez que, a 17 de março, inaugurou um novo trilho e exposição museológica dedicados ao período Cenozoico, que se iniciou após a extinção dos dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos e que também é conhecido como “Idade do Gelo”. Este novo trilho conta com 14 modelos à escala real, ao longo de 800 metros, destacando-se os mamutes e os tigres de dentes de sabre.

Com este novo trilho, o Dino Parque passa a contar com quase 200 modelos de dinossauros e outros animais à escala real.

Jardim Zoológico de Lisboa
O bilhete para visitar o Jardim Zoológico de Lisboa dá acesso a todos os espaços do recinto, incluindo o teleférico, o reptilário e as várias apresentações decorrem neste parque dedicado aos animais. No entanto, o parque admite que, quando chegam ao recinto, os visitantes imediatamente procuram os animais mais emblemáticos. Além da visita aos animais, também as apresentações diárias costumam ser apreciadas pelos visitantes.

Paralelamente, o Jardim Zoológico de Lisboa promove ainda atividades pontuais em datas comemorativas, que contribuem para “enriquecer a visita”.

Para este ano, o Jardim Zoológico de Lisboa conta ainda com um conjunto de projetos que visa “reforçar o papel do Jardim Zoológico na conservação das espécies”.

Além destes projetos, o Jardim Zoológico de Lisboa pretende ainda retomar as festas de aniversário, iniciativas que vão contar com “um departamento renovado e com novas propostas que prometem superar as expectativas dos aniversariantes”.

Monkey Park
Ambos os recintos do Monkey Park, seja em Esposende ou em Braga, contam com uma “grande variedade de atividades”, com a casa na árvore com os escorregas, o arborismo e o slide, assim como o snowtubbing, a escalada além dos trampolins, insufláveis e pedal karts a registarem a preferência dos clientes de ambos os parques.

Para 2023, o Monkey Park também prevê algumas novidades e, na calha, está já o alargamento das zonas de animação do parque de Esposende e também do de Braga.

Pena Aventura Park
Dedicado à aventura em contacto com a natureza, o Pena Aventura Park, localizado em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, disponibiliza diversas atrações e atividades num recinto com uma área total de 16 hectares, junto ao Parque Natural do Alvão.

E, porque este é um parque dedicado à aventura, não admira que grande parte das atividades apelem à adrenalina, a exemplo do Fantasticable, um dos maiores do mundo e que é uma das atividades mais populares do Pena Aventura Park. Consistindo num cabo com uma extensão de 1.538 metros e a uma altura de 150 metros, o Fantasticable leva os visitantes do parque a voar entre os lugares de Lamelas e Bustelo, atingindo uma velocidade máxima de 130km/h.

Além do Fantasticable, também a montanha-russa Alpine Coaster, o canyoning e as atividades para crianças estão entre os ex-libris do Pena Aventura Park, que está ainda a preparar algumas novidades para 2023, a exemplo de um Canyoning Park.

Slide&Splash
O Slide&Splash, parque aquático em Lagoa, Algarve, é conhecido pelos escorregas aquáticos que permitem animados momentos em família. O parque, que está atualmente em expansão, inaugurou, em 2022, as novas atrações Boomerang, Race e Big Fall, escorregas que estão inseridos numa nova área e que marcaram a primeira fase do projeto de expansão do parque.

Os novos escorregas estiveram, como refere Cláudia Correia, diretora de Comunicação & Relações Públicas do parque, entre as mais concorridas em 2022, à semelhança da área Tropical Paradise, dedicada às crianças, e do The Big Wave, para adeptos da adrenalina.

A nova área conta também com um serviço exclusivo, denominado as Cabanas, que consiste num espaço com áreas reservadas para grupos até quatro, seis ou 10 pessoas. O aluguer inclui a utilização de cofre, frigorífico e desconto em restaurantes e lojas.

Este ano, o Slide&Splash vai estear, já na reabertura, uma nova entrada, que foi ampliada em cerca de 500m2, passando a contar com uma “praça de acolhimento” que, segundo Cláudia Correia, “tornará a chegada e saída do parque mais agradável”.

Zoomarine
No Zoomarine, parque algarvio que mistura entretenimento, atrações aquáticas e a temática dos animais marinhos, a visita também dá acesso às várias áreas. No entanto, o espetáculo dos golfinhos continua a ser o mais requisitado e aquele que faz as delícias de miúdos e graúdos.

Em 2022, o Zoomarine inaugurou o Butterfly Garden, nova atração combina jardim botânico e borboletário, que foi a “mais comentada e a que recebeu os mais rasgados elogios”.

Para este ano, o Zoomarine também preparou novidades e estão já “em curso vários investimentos no sentido de dar continuidade à estratégia de crescimento sustentado”.  Entre as principais novidades, destaque para o Quetzal, ave da América Latina que agora também está presente no Zoomarine, sendo que, em junho, está ainda prevista a inauguração de um novo escorrega aquático que promete muita adrenalina ao longo dos 178 metros de percurso.

Em curso continua ainda a caminhada de descarbonização do parque, que está a instalar 2550 painéis de uma nova central fotovoltaica de autoconsumo, que, em conjunto com a antecessora, permitirá cobrir 50% das necessidades energéticas do parque temático.

 

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Pagamentos nas atividades turísticas e hotelaria crescem 5% neste verão

O número de transações registadas pelos negócios em Portugal aumentou 15% este verão em comparação com o mesmo período do ano passado. Os pagamentos no setor do turismo cresceram, na globalidade 5%, sendo que as transações de origem estrangeira aumentaram 20% face a 2022.

O número de transações registadas pelos negócios em Portugal aumentou 15% este verão em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o REDUNIQ Insights, relatório da REDUNIQ que analisa a evolução dos pagamentos por cartão no país, este número foi alavancado pelo crescimento do turismo estrangeiro em território nacional, que totalizou mais 20% de transações de origem estrangeira face ao verão de 2022. Nesta equação, também o número de transações originadas por cartões de pagamento nacionais cresceu 14%.

No total, indica o relatório, a hotelaria e as atividades turísticas registaram, neste verão de 2023, uma evolução de 5% face ao período homólogo de 2022, sendo que a despesa média ascendeu a 154,90 euros, sendo responsável por 12% da globalidade dos pagamentos efetuados no período em análise.

Durante o verão de 2023, o REDUNIQ Insights revela ainda que, do lado da faturação estrangeira, o maior contributo veio dos turistas franceses, que representaram 18% do total de faturação estrangeira em Portugal este verão. Atrás surgem o Reino Unido e a Irlanda (ambos com 13%), assim como os Estados Unidos e Espanha (os dois com 9%). Nota ainda para o crescimento da faturação de turistas irlandeses, que cresceu 33% face ao ano passado. Além do crescimento impressionante, o valor da compra média (124,7 euros) realizada pelos turistas irlandeses é, também, o valor mais elevado do Top 5 de países estrangeiros, contra os 66,40 euros dos norte-americanos, 44,2 euros dos britânicos, 44 euros dos franceses e 36,5 euros dos espanhóis.

A análise do REDUNIQ Insights, que compreende a janela temporal entre 2 de julho e 2 de setembro, destaca a Região Autónoma dos Açores e do Alentejo, que registaram o maior crescimento homólogo de faturação. Enquanto os Açores obtiveram mais 14% de faturação, o Alentejo aumentou em 12% a performance dos negócios locais. A fechar o pódio surge a região Norte, com mais 11% de faturação face ao verão de 2022.

Relativamente ao consumo estrangeiro, as regiões insulares também se destacam. Assim foram as que melhores resultados alcançaram, com os Açores a crescer 22% em faturação estrangeira, e a Madeira em 18%. Ao nível do consumo nacional, foi o Alentejo que observou um aumento homólogo mais expressivo (+12%). Por outro lado, o Algarve e Área Metropolitana de Lisboa apresentam o crescimento menos expressivo, com uma variação positiva de 6% em comparação com o verão do ano passado.

Para Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, “o facto de o número de transações ter tido um crescimento superior ao da faturação indica a diminuição do valor médio de compra (37,2€ no verão de 2022 contra 35€ no mesmo período de 2023). Por outras palavras, o crescimento do número de transações, face à faturação deve-se igualmente à gradual democratização dos pagamentos digitais em detrimento do dinheiro físico. Aqui falamos não apenas dos tradicionais cartões de pagamentos, mas também os pagamentos via smartphone ou wereables. Os números têm mostrado que, cada vez mais, os comerciantes que não aceitem meios eletrónicos de pagamentos acabam por ter impactos nos resultados de venda, uma vez que os consumidores cada vez menos andam com dinheiro e estão mais orientados para uma experiência de pagamento simplificada, rápida e cómoda – no fundo, uma experiência digital e muito mais segura”.

Numa análise semanal, a primeira quinzena de agosto foi o período em que se registou um pico significativo de faturação, representando 23% do total de faturação registada este verão. Segundo explica Tiago Oom, “este fenómeno deve-se a dois fatores: por um lado, a realização da Jornada Mundial da Juventude, que trouxe um maior fluxo transacional estrangeiro em diversos pontos do país; e depois o facto de entrarmos na tradicional época de férias, onde a primeira quinzena de agosto é sempre a preferida dos portugueses. Os estrangeiros procuram cada vez mais uma diversidade de destinos nacionais, trazendo com isso um maior impulso para a economia de cada região, muito relevante nesta primeira quinzena”.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Viagens ‘outbound’ do Reino Unido no outono são promissoras. Portugal com crescimento de 41%, diz ForwardKeys

De acordo com dados da ForwardKeys, Portugal aparece destacado nas reservas por parte do mercado do Reino Unido, com um crescimento de 41% face ao mesmo período de 2022.

Os dados mais recentes sobre passagens aéreas da ForwardKeys pintam um quadro otimista para o mercado de viagens “outbound” do Reino Unido para o período do outono. Os bilhetes acumulados no ano emitidos para viagens internacionais de meio período a partir do Reino Unido estão atualmente apenas 6% atrás do período comparativo de 2019 e 37% à frente do ano passado. As viagens intrarregionais estão 30% à frente do ano passado e 11% à frente de 2019.

Entre os destinos mais procurados está Portugal, com um crescimento de 41% face a 2022, ficando atrás de Espanha (+43%) e Grécia (+62%), mas à frente da Itália (+15%), salientando a consultora que são os destinos do sul da Europa que apresentam melhor desempenho.

As viagens de longo curso a partir do Reino Unido estão 46% à frente do ano passado e apenas 16% atrás de 2019. Destinos como os EUA estão 27% atrás dos níveis de 2019 e 14% nos Emirados Árabes Unidos. A Índia ganhou participação de mercado em relação a 2019 para se tornar o segundo maior destino de longo curso, com um crescimento de 20% face a 2019. Também o Reino da Arábia Saudita apresenta um desempenho muito forte, passando do 12.º maior destino, em 2019, para o 4.º, em 2023.

“No primeiro trimestre, os bilhetes para viajar no próximo outono ficaram 11% atrás do mesmo período de 2019, enquanto no segundo trimestre os bilhetes ficaram apenas 4% atrás, destacando uma aceleração na recuperação à medida que nos aproximamos das datas da viagem”, refere Luis Millan, chefe de Pesquisa da ForwardKeys.

“Dito isto, ainda estamos à frente do período crucial para reservas, com uma parcela substancial de reservas prevista para acontecer nestas semanas, como visto tanto em 2019 como em 2022”, acrescenta Millan.

Ao analisar os prazos históricos de partidas acumuladas no ano, os dados mostram que os turistas britânicos estão a reservar com maior antecipação este ano, em comparação com 2019 e 2022 – 31% das partidas, no acumulado do ano, tiveram uma janela de reserva de mais de 90 dias, em comparação com apenas 24% em 2019 e 28% em 2022.

A janela de 30 a 89 dias continua a ser crucial, com uma quota de 37% em 2023, em comparação com uma quota de 38% em 2019 e 2022. No entanto, quase um terço de todas as reservas tendem a materializar-se nos últimos 30 dias antes do período de férias.

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Norwegian ultrapassa os 2 milhões de passageiros em agosto

A companhia aérea norueguesa transportou, no mês de agosto, 2,1 milhões de passageiros. Na próxima semana divulgará o programa para o verão de 2024 com o anúncio de novas rotas de destinos.

A Norwegian transportou 2.141.613 passageiros em agosto de 2023, correspondendo a um crescimento de 7% face a igual mês de 2022, com uma ocupação média de 85,2%.

Em comunicado, a companhia aérea norueguesa refere que a regularidade foi “particularmente elevada”, indicando que 99,6% de todos os voos regulares foram operados. “Em circunstâncias difíceis, como ventos fortes e inundações causadas pela tempestade Hans no sul da Noruega, bem como problemas de tráfego aéreo no Reino Unido, a Norwegian garantiu que os viajantes chegassem aos seus destinos da melhor maneira possível”, salienta a companhia aérea norueguesa.

“Os nossos dados de tráfego de agosto foram bons e à medida que o outono se aproxima, vemos que os clientes continuam a reservar férias em muitos dos nossos destinos populares e que os viajantes de negócios regressaram após o verão”, refere Geir Karlsen, CEO da Norwegian, antecipando que a campanha de vendas de outono foi “bem recebida e o impulso de reservas para os próximos meses continua positivo”.

Em agosto, a Norwegian operou uma média de 80 aviões com uma regularidade de 99,6% dos voos programados, com a companhia aérea a referir que as operações foram afetadas pela interrupção dos Serviços Nacionais de Tráfego Aéreo (NATS) no Reino Unido, a 28 de agosto, levando a “grandes atrasos” e a um “grande número de cancelamentos”. A pontualidade em agosto (ou seja, a proporção de voos que partem dentro de 15 minutos do horário programado) foi de 82,4%. No entanto, 98% de todos os voos que partiram chegaram a tempo ou dentro de uma hora da hora prevista de chegada, o nível mais elevado até agora este ano.

Para o outono, as perspetivas são “positivas” com a capacidade a ser “ajustada para fazer face à variação sazonal da procura para o próximo inverno”.

Na próxima semana, a Norwegian divulgará sua programação de verão para 2024, com mais rotas para novos destinos sendo adicionadas em novembro.

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Air Canada aumenta frequências para destinos europeus mais populares no verão 2024, incluído Portugal

A Air Canada anunciou que irá aumentar as frequências de voos para os destinos europeus mais populares a partir de Montreal e Toronto para o verão de 2024. A operação inclui Portugal, com voos para Lisboa.

A Air Canada vai reforçar a aposta nos destinos europeus mais populares, com um aumento da frequência de voos para diversos países.

Embora o destaque do anúncio seja a ligação entre Montreal e Madrid, o comunicado da companhia aérea canadiana dá conta que, no próximo verão irá passar de quatro voos, em abril, para cinco de maio a outubro de 2024.

Já de Toronto, a Air Canada salienta a passagem para uma frequência diário de abril a outubro do próximo verão.

A companhia aérea planeia operar 100% da sua capacidade transatlântica de pico no verão de 2019 no próximo ano de 2024, aproveitando ao máximo “a recuperação robusta no seu maior mercado internacional”, lê-se no comunicado.

“A Air Canada registou uma recuperação tremenda nos voos internacionais no verão passado, especialmente no transatlântico, e esperamos que a Europa continue popular no próximo ano”, refere Mark Galardo, vice-presidente de Vendas e Planeamento de Rede da Air Canada.

“Antecipando-nos a isso, estamos a expandir a nossa programação de voos para oferecer aos clientes mais opções e flexibilidade, já que começam a planear as suas férias para 2024″, frisa ainda Mark Galardo.

Assim, admite, “a peça central é o nosso novo voo Montreal-Madrid. Este será o único serviço durante todo o ano entre Montreal e a capital espanhola, complementando os nossos voos de longa data Toronto-Madrid e oferecendo opções atraentes para clientes de lazer e também para os viajantes de negócios que estão de regresso”.

Com 51 rotas para 30 cidades na Europa, África, Médio Oriente e Índia, a Air Canada será a principal transportadora canadiana através do Atlântico no verão de 2024. Os hubs da Air Canada em Toronto e Montreal ficarão, respetivamente, como terceiro e quinto maiores na América do Norte, em termos da média diária de lugares transatlânticos, deixando a companhia aérea a certeza de estar “empenhada em desenvolver ainda mais a presença transatlântica de ambos os hubs nos próximos anos”.

“Temos o prazer de anunciar uma expansão significativa da nossa oferta de serviços para a Itália, com três voos diários combinados de Toronto e Montreal para Roma, bem como serviços diários para Milão e Veneza. Isto sustenta a importância da Itália na rede global da Air Canada, já que somos a maior transportadora entre o Canadá e a Itália e a única que conecta os dois países durante todo o ano”, salienta Galardo.

Em resposta à procura no segmento de lazer, a Air Canada irá também expandir as frequências para destinos populares no Mediterrâneo e antecipar o início de vários serviços sazonais europeus no próximo verão.

Assim, além de Lisboa, a Air Canada também irá aumentar as frequências de Toronto para Atenas, Barcelona, Copenhague, Londres e Manchester no verão de 2024. Os serviços sazonais para Bruxelas e Edimburgo começarão mais cedo do que durante 2023, a 1 de maio e 1 de março, respetivamente.

Já a partir de Montreal, e para além da capital portuguesa, a Air Canada aumentará os voos para Atenas, Barcelona e Nice. Os voos para Copenhague (2 de maio) e Amsterdão (30 de março) também começarão mais cedo do que durante o verão de 2023.

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Solverde procura profissionais

O Grupo Solverde procura talentos para integrar as suas operações em diversas áreas e locais.

O grupo Solverde está à procura de profissionais que queiram integrar as suas equipas, preenchendo diversas vagas disponíveis a nível nacional.

O grupo refere, em comunicado, que “existem muitas oportunidades em Espinho, Vila Nova de Gaia, Chaves, Portimão, Vilamoura e Monte Gordo”, para funções tão distintas como serviço ao cliente, nadador salvador, terapeuta de spa, restauração, housekeeping ou serviços de manutenção geral, entre outras, nos seus vários hotéis e casinos.

O grupo refere ainda que “compromete-se a respeitar a igualdade de oportunidades, contratando mão-de-obra diversificada e mantendo uma cultura inclusiva”.

As vagas disponíveis poderão ser encontradas no site do grupo Solverde. 

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Cruzeiros de luxo deverão crescer três vezes mais que a globalidade do setor

O setor dos cruzeiros de luxo deverá crescer três vezes mais rápido do que a globalidade da indústria, antevendo uma análise da Oxford Economics que a evolução deverá ser de 87% contra 29% da indústria em geral.

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Mesmo antes da paralisação causada pela COVID, a indústria de cruzeiros registou um aumento de interesse e atividade alinhada com o setor de luxo. Esta atividade adicional, salienta a Oxford Economics numa análise recente, “veio de novos players, como operadores de hotéis de luxo e linhas de cruzeiro existentes que operam historicamente em outros segmentos de cruzeiros”.

E dá os exemplos do Ritz-Carlton que anunciou o lançamento da Ritz-Carlton Yacht Collection, enquanto a Viking Cruises, mais conhecida pelos cruzeiros fluviais, acelerou a sua aposta no segmento oceânico. Já a MSC Cruises lançou o Explora Journeys, enquanto outras operadoras de cruzeiros fluviais, como Scenic e Emerald Cruises também começaram a investir neste setor do luxo.

Os dados revelam que, de 2000 a 2028, 45 novos navios de cruzeiro de luxo foram ou estão em vias de ser lançados, indicando os autores da análise que “o nível de a atividade não está a desacelerar”.

Com base na carteira de pedidos atual, o segmento de luxo crescerá de cerca de 25.000 camarotes, em 2019, representando 4% do mercado global, para mais de 47.000, em 2028, representando 6% do mercado.

Como resultado, de 2019 a 2028, o setor do luxo crescerá três vezes mais rápido do que a indústria em geral, indicando a Oxford Economics uma evolução de 87% contra 29% para a globalidade da indústria.

Desde o início da pandemia, a atividade de novas encomendas para os dois principais segmentos de cruzeiros – Contemporâneo e Premium (representando cerca de 90% da capacidade), tem sido mínimo com os operadores de cruzeiro a darem estabilidade às posições financeiras antes de atualizar a carteira de pedidos. “Como resultado, a maior parte da atividade pós-2025 está alinhada com o setor de luxo”, refere a análise, admitindo que isto implica “um abrandamento após 2025, uma vez que todos os navios encomendados antes da pandemia terão sido entregues”.

Devido à forte desaceleração nas novas construções e à aceleração das desativações de navios desde o início de a pandemia, a taxa de crescimento anual geral do setor de cruzeiros ficará ligeiramente abaixo de 3%, enquanto antes da pandemia o setor crescia a uma taxa superior a 4%. No entanto, as marcas de luxo segmento deverão crescer a um ritmo acumulado de 7,2%.

A análise da Oxford Economics refere ainda que o desafio para os operadores de cruzeiros de luxo será “identificar cruzeiros suficientes para apoiar este aumento de capacidade adicional”.

Embora os operadores hoteleiros que entram neste mercado aleguem capacidade de alavancar a fidelidade do cliente ao identificar novos cruzeiros, “a indústria deve lançar uma rede mais ampla para identificar cruzeiros de luxo em países de rendimento mais elevado”, diz a análise.

Assim, com base nos dados de preços mais recentes para cabines com varanda e vista mar, e comparando-os com os dados de 2019, “não vemos quaisquer fraquezas nos preços do setor do luxo. Além disso, o setor do luxo alcançou maior preços em 2022 do que em 2019, o que não foi o caso para a indústria em geral. No entanto, à medida que a capacidade se mantém crescente neste setor específico, os operadores de cruzeiros terão de monitorizar mais de perto as tendências de preços para garantir a integridade dos mesmos e o equilíbrio entre oferta e procura”.

Luxo cresce globalmente, mas de forma mais moderada
Embora seja um desafio comparar o crescimento do setor dos cruzeiros de luxo com outros setores, os dados para o setor hoteleiro de luxo nos EUA, que representa 2,4% da quota de mercado global, aponta para um crescimento mais lento do que a expansão vivida pelo setor dos cruzeiros, indicando a Oxford Economics um crescimento para o setor hoteleiro de luxo de “apenas” 13% até 2028.

“As empresas de cruzeiros que entram no mercado consideram-no mal servido e com potencial para atrair clientes de outros segmentos de viagens e, até certo ponto, de outros segmentos de cruzeiros”, frisa a análise.

A Oxford Economics refere, igualmente, que com base nas projeções de crescimento para famílias de alto rendimento no mercado dos EUA e Canadá, os dois mercados estão a crescer, mas não tão rapidamente quanto a capacidade dos cruzeiros de luxo. No entanto, admite a análise, a China oferece “mais oportunidades”, uma vez que a faixa de rendimentos mais elevados cresce mais rapidamente, restando saber se “haverá alinhamento entre oferta e procura”.

Certo é que a indicação é de que quase metade (44%) dos passageiros fará cruzeiros, em 2023, em navios lançados nos últimos 10 anos, enquanto, em média, a idade média dos navios de cruzeiro oceânicos é de cerca de 15 anos. Isto pode ser explicado pelo facto de os operadores de cruzeiros terem construído navios cada vez maiores. Por exemplo, navios com capacidade entre 1.000 e 2.500 passageiros, que dominavam o setor até há 20 anos, não sofreram grande construções nos últimos dez anos. Em contrapartida, os operadores começaram a lançar navios maiores e navios de cruzeiro com capacidade para mais de 4.500 passageiros, representando 44% da nova capacidade de navios lançados nos últimos cinco anos.

Outra indicação de que os navios de cruzeiro de média dimensão estão a ser excluídos do mercado é que, nos últimos cinco anos, os navios mais pequenos também registaram uma recuperação, sobretudo com o aumento da capacidade na expedição e segmento de luxo.

Certo, também, é que os navios de nova geração irão operar primeiro nas regiões de cruzeiros mais populares, particularmente no Norte da Europa e o Caribe. A maioria das operações de recuperação dos maiores navios ocorre no Caribe (via EUA portos de origem) e Europa, revela a análise.

Atualmente, os navios mais antigos e mais pequenos operam principalmente na Ásia e na Ásia Austral, mas esta tendência pode evoluir nos próximos anos com uma maior implantação na região.

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Governo neerlandês reduz para menos de 460 mil o número de voos no aeroporto de Schiphol a partir de 2024

O governo neerlandês deverá implementar medidas para reduzir o ruído dos movimentos das aeronaves no aeroporto de Schiphol, à medida que as autoridades se esforçam para alcançar o equilíbrio entre a importância de um aeroporto internacional e a qualidade do ambiente de vida.

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De acordo com um comunicado de imprensa do site oficial do governo neerlandês, o gabinete apresentou o plano à Comissão Europeia, esperando-se que esta emita um parecer sobre o mesmo.

“A aviação traz muitas coisas boas para os Países Baixos, desde que também seja dada atenção aos efeitos negativos para as pessoas que vivem nas imediações do aeroporto. Hoje apresentamos as medidas que podem ser introduzidas em 2024 para reduzir a poluição sonora, conforme anunciado no ano passado”, afirmou o ministro das Infraestruturas e Gestão da Água, Mark Harbers.

A aplicação antecipada define o ato de os padrões de ruído em torno de Schiphol não serem aplicados se as excedências forem o resultado do uso de pistas que causem menos ruído aos residentes locais. A antecipação da fiscalização tem sido eficaz desde 2015 e visa reduzir o ruído para as pessoas, mas como as regras não foram estabelecidas, as normas de ruído e a situação jurídica não são devidamente regulamentadas nem aplicadas.

Portanto, os residentes locais não podem confiar na fiscalização, por isso o gabinete decidiu pôr fim a esta situação e retomar a fiscalização no ano passado.

Como resultado, será introduzido um regulamento ministerial e haverá espaço para um máximo de 460.000 movimentos de aeronaves anualmente.

Esta medida poderá ser totalmente implementada quando os Países Baixos, como país europeu, passarem pelo chamado procedimento de abordagem equilibrada, constituindo o primeiro país a passar por este procedimento nesta medida, enquanto as partes interessadas podem comentar os planos propostos.

O pacote final de medidas inclui a utilização de dispositivos silenciosos, especialmente entre as 23h00 e as 07h00, a limitação da utilização das pistas, a redução do número de voos para 28.700 movimentos de voo e a limitação do número de movimentos de voo para 452.600.

O número de voos operados durante a noite diminuirá de 32 mil, enquanto o número de voos por ano diminuirá de 500 mil.

ACI Europe já veio condenar a medida e levantou questões sobre como esta será implementada no próximo ano.

“Embora a decisão de reduzir temporariamente a capacidade a partir do verão de 2024 proporcione a segurança jurídica necessária, ela foi tomada sem a condução do processo da Abordagem Equilibrada”, disse o diretor-geral da ACI Europa, Olivier Jankovec, num comunicado.

O responsável também observou que estas decisões estão a ser tomadas para fins eleitorais, uma vez que o governo interino neerlandês se encaminha para eleições nacionais, apelando à Comissão da UE para reforçar o respeito dos novos princípios da “Abordagem do Equilíbrio” dentro dos estados, como aponta a lei da UE.

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Reserva de voos internacionais com destino a Espanha aproximam-se dos 10,7 milhões em setembro

Embora as reservas não atinjam os valores de 2019, Espanha deverá receber, em setembro, mais 10,1% de voos internacionais comparado com 2022.

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As reservas de lugares para voos internacionais com destino a Espanha, durante o mês de setembro, rondam os 10,7 milhões, revela o último relatório do Instituto Espanhol de Turismo, Turespaña.

Este número representa um aumento anual de 10,1% em comparação com setembro de 2022, que teve 9,7 milhões de reservas, e setembro de 2019, que viu 10,9 milhões de lugares reservados.

A este respeito, o Ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Héctor Gómez, sublinhou que Espanha se destaca como um dos destinos “mais populares”, salientando, ao mesmo tempo, que “é claro que este ano está prestes a tornar-se um ano monumental para nossa indústria turística”.

“Espanha é um destino de qualidade, um destino diversificado e sazonalmente ajustado, cada vez mais desejado por viajantes internacionais de todo o mundo. Não há dúvida de que 2023 vai ser um ano histórico para o nosso turismo e os dados do último trimestre do ano continuam com uma tendência fantástica”, acrescentou ainda o responsável pelo Turismo.

Com base nos dados da Turespaña, entre os países que registaram maior aumento nas reservas para Espanha de ano para ano em setembro estão a Polónia, a República Checa e Portugal.

Os turistas da Polónia reservaram 33% mais lugares para Espanha para o nono mês de 2023 do que em setembro do ano passado. Ao mesmo tempo, os turistas da República Checa reservaram 27,3% mais lugares em comparação com o mesmo mês de 2022, e os turistas de Portugal reservaram 23% mais lugares.

Além disso, um aumento significativo de 11,6% de ano para ano também foi observado nos lugares reservados dos EUA, que se destaca como o mercado não europeu mais importante depois do México (15,8%).

Relativamente à percentagem de lugares por país, o Reino Unido ocupa o primeiro lugar com um total de 23,4% de lugares reservados. Entretanto, a Alemanha e a Itália ficam para trás, garantindo 14,6% e 9,2% dos lugares, respetivamente.

Anteriormente, o Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (MITMA), em colaboração com a ENAIRE, entidade responsável pela supervisão da navegação aérea nacional, alcançou 223.107 operações de voo extraordinárias, marcando um momento histórico no domínio da aviação espanhola.

A este respeito, o governo espanhol disse que “esta conquista corresponde a uma média diária de 7.197 voos, um número que destaca a atividade sustentada e substancial que contribuiu para o momento histórico da aviação espanhola”.

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Ticket Booking Opens for World Travel Market London as the Show Announces Exciting Changes

Ticket booking is live for the global travel community secure entry to the 43rd edition of World Travel Market London, the world’s most influential travel & tourism event, which takes place between Monday 6th – Wednesday 8th November 2023 at Excel London.

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Organisers are enabling visitors to book tickets well in advance of this year’s show and have announced several new and exciting changes showing that the global travel community has the Power to Change travel.

After in-depth customer research carried out late last year, WTM London has announced a host of developments to improve the attendee experience and ensure that every member of the travel community extracts as much value from the event as possible.

This year, WTM London will open its doors earlier than usual – ready to welcome visitors from 09:30 am providing an additional hour for visitors and exhibitors to have spontaneous meetings.

Visitors are invited to make use of the new, open-for-all Community Hubs right in the centre of the show, and attendees can also look forward to an ‘everyone’s welcome’ Networking Party that will take place within ExCel London on its first day, Monday 6th November from 5:30 pm-7:30 pm.

Developments include a new VIP badge to host senior industry leaders and a big-name, inspirational Closing Keynote on Wednesday, 8th November.

 WTM Connect Me – the show’s meeting booking platform – will return in 2023 and is available for Buyers, VIPs and Media. All attendees will also have access to the official WTM App, which returns this year with exciting new enhancements.

The conference programme will cover eight themes over three different stages throughout the three-day event. The eight conference themes are Sustainability, Technology, Geo-Economics, Emerging Markets, Consumer Trends, Marketing, Diversity & Inclusion (D&I) and Experience and aim to help the global travel community succeed and thrive by informing, entertaining, and influencing their business decisions.

In response to the ever-increasing importance of influencers to the travel and tourism sector, on Wednesday, 8th November, content creators will be invited to a lunch with global destinations to support collaboration and networking opportunities.

In other changes the Ministers’ Summit at World Travel Market in Association with UNWTO and WTTC, where dignitaries from around the world gather to discuss and ratify key tourism agreements, will return for its 17th year, and will take place on Day One, Monday 6th November.

The November show is set to launch its first Diversity and Inclusion Summit on Tuesday 7th, supporting WTM’s belief that the travel sector has the power to evoke positive change in the world.

Tickets to the three-day show will be free until 31st October, after which there will be a charge of £45 per person. Organisers are encouraging early booking to ensure visitors take time to plan and maximise their visit.

Juliette Losardo, Exhibition Director, WTM London, said:

“We’ve been working behind the scenes to bring some exciting developments to World Travel Market this year. As the travel and tourism sector grows and changes, it’s essential that WTM evolves to guide and support this change; a place for inspiration, for making plans and fixing issues, for diversifying thinking and hardening supply chains – it is our job to ensure the travel sector is equipped for the next chapter.

“Developments you’ll see at WTM this year are entirely reflective of what our attendees are asking for. We’re bolstering the ways you can maximise value from your visit, with more networking, better business opportunities, a refreshed education programme and a host of new partnerships.

“We’re pleased to be opening ticket booking ahead of the summer and are committed to ensuring travel professionals have the best three days possible.’’

Play your part at the world’s most influential travel and tourism event.

Visitor: World Travel Market 2023 | Your details (eventadv.com)

Media: World Travel Market 2023 | Your details (eventadv.com)

 

World Travel Market (WTM) Portfolio comprises leading travel events, online portals and virtual platforms across four continents. The events are:

WTM London is the world’s most influential travel & tourism event for the global travel community. The show is the ultimate destination for those seeking a macro view of the travel industry and a deeper understanding of the forces shaping it. WTM London is where influential leaders gather to exchange ideas, drive innovation, and accelerate business outcomes.

Next live event: 6 to 8 November 2023 at ExCel London

http://london.wtm.com/

Arabian Travel Market (ATM), now on its 30th year, is the leading, international travel and tourism event in the Middle East for inbound and outbound tourism professionals. ATM 2022 attracted over 23,000 visitors and hosted over 30,000 participants including 1,500 exhibitors and attendees from 150 countries, across 10 halls at Dubai World Trade Centre. Arabian Travel Market is part of Arabian Travel Week. #ATMDubai

Next in-person event: 6 to 9 May 2024, Dubai World Trade Centre, Dubai

https://www.wtm.com/atm/en-gb.html

Arabian Travel Week is a festival of events taking place within and alongside Arabian Travel Market 2023. Providing a renewed focus for the Middle East’s travel and tourism sector, it includes ILTM Arabia, ARIVAL Dubai, Influencers’ events and activations, ITIC, GBTA Business Travel Forums, as well as ATM Travel Tech. It also features the ATM Buyer Forums, ATM Speed Networking Events as well as a series of country forums.

https://www.wtm.com/arabian-travel-week/en-gb.html

WTM Latin America takes place annually in the city of São Paulo and attracts around 20,000 tourism professionals during the three-day event. The event offers qualified content together with networking and business opportunities. In this its ninth edition – there have been eight face-to-face events along with a 100% virtual one, which was held in 2021 – WTM Latin America continued to focus on effective business generation, and achieved the advance booking of six thousand meetings that were held between buyers, travel agents and exhibitors in 2022.

Next event: 2 to 4 April 2024 – Expo Center Norte, SP, Brazil

http://latinamerica.wtm.com/

WTM Africa launched in 2014 in Cape Town, South Africa.  In 2022, WTM Africa facilitated more than 7 thousand unique pre-scheduled appointments, an increase of more than 7% compared to 2019 and welcomed more than 6 thousand visitors (unaudited), the same number as in 2019.

Next event: 10 to 12 April 2024 – Cape Town International Convention Centre, Cape Town http://africa.wtm.com/

About ATW Connect:  Africa Travel Week’s digital arm, is a virtual hub packed to the seams with interesting content, industry news and insights, and the opportunity to hear from experts on a variety of topics in our new monthly webinar series. All with the aim to keep all of us in the travel and tourism industry connected. ATW Connect focuses on inbound and outbound markets for general leisure tourism, luxury travel, LGBTQ+ travel and the MICE/business travel sector as well as travel technology.

https://atwconnect.com/

WTM Global Hub, is the new WTM Portfolio online portal created to connect and support travel industry professionals around the world. The resource hub offers the latest guidance and knowledge to help exhibitors, buyers and others in the travel industry face the challenges of the global coronavirus pandemic. WTM Portfolio is tapping into its global network of experts to create content for the hub. https://hub.wtm.com/

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RX is in the business of building businesses for individuals, communities and organisations. We elevate the power of face to face events by combining data and digital products to help customers learn about markets, source products and complete transactions at over 400 events in 22 countries across 43 industry sectors. RX is passionate about making a positive impact on society and is fully committed to creating an inclusive work environment for all our people. RX is part of RELX, a global provider of information-based analytics and decision tools for professional and business customers. www.rxglobal.com

RELX About RELX

RELX is a global provider of information-based analytics and decision tools for professional and business customers. The Group serves customers in more than 180 countries and has offices in about 40 countries. It employs over 33,000 people, of whom almost half are in North America. The shares of RELX PLC, the parent company, are traded on the London, Amsterdam and New York Stock Exchanges using the following ticker symbols: London: REL; Amsterdam: REN; New York: RELX. The market capitalisation is approximately £33bn, €39bn, $47bn.*

*Note: Current market capitalisation can be found at http://www.relx.com/investors

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Novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto inaugurado a 10 de novembro

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda António Agostinho Neto vai ser inaugurado a 10 de novembro do presente ano, anunciou o ministro dos Transportes de Angola.

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Dia 10 de novembro de 2023 marca a inauguração do novo Aeroporto Internacional de Luanda António Agostinho Neto, localizado nos arredores de Luanda.

Ricardo de Abreu apresentou à imprensa o grau de execução das obras do novo aeroporto, que começaram, em 2013, como uma parceria público-privada, desfeita em 2017, altura em que o Estado angolano assumiu o projeto como um investimento público, com um financiamento da China de 1,4 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros).

O governante angolano considerou que o custo de investimento, de perto de três mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros), “não é muito” para a dimensão e relevância do projeto, em termos de retorno para a economia angolana.

Segundo o ministro, a certificação deverá ser atribuída em finais de outubro deste ano, anunciando também, para o mesmo mês, o lançamento de um concurso internacional para a concessão de longo prazo da gestão do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL).

“Nós estamos a preparar, neste momento, as peças para o lançamento do concurso para a concessão do novo aeroporto internacional de Luanda (…), para dizer aos parceiros internacionais quanto é que nós temos de expectativa de receber de rendimento deste aeroporto”, frisou.

O ministro dos Transportes de Angola frisou que o grande desafio se prende com o capital humano, destacando a criação, dentro do novo aeroporto, de uma academia nacional da aviação civil.

“Não temos dúvidas nenhumas que o grande desafio que temos hoje é o capital humano. Nós temos falado reiteradas vezes, embora estejamos a contar hoje com uma equipa de técnicos especialistas nacionais, que tem contribuído para isto tudo evoluir, nós temos falado sistematicamente da necessidade e da oportunidade de criarmos uma nova geração de aeronáuticos, em todo o espetro do setor”, referiu.

O NAIL, localizado no distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, situado a 42 quilómetros do centro da cidade de Luanda, está inserido numa área total de 75 quilómetros quadrados, projetado para acolher a aeronave crítica de categoria F (Airbus — A380), terá uma capacidade de 15.000.000 de passageiros por ano, dos quais 10.000.000 passageiros internacionais e os restantes domésticos.

Com duas pistas paralelas, placa de estacionamento de aeronaves, placa de manutenção, placa de carga, placa de isolamento, tem projetado o manuseio de um volume de carga anual de 130 mil toneladas.

Para o segmento de carga, existem já operadores e despachantes que manifestaram interesse, nomeadamente a TAAG, DHL, FedEx, Etiopian Cargo, Tuskish Cargo.

Relativamente ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, no centro de Luanda, o titular da pasta dos Transportes referiu que vai continuar operacional, para voos especiais, mais curtos, executivos, atividade de transporte aéreo não comercial, podendo servir também para manutenção e formação.

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