Efeito fiscal da taxa de “IVA zero” nas empresas de restauração e similares é nulo, lembra a AHRESP
Na atividade normal da restauração e similares, como fornecimento de refeições prontas a comer e prestação de serviços de alimentação e bebidas, o efeito da taxa de “IVA zero” é nulo, destaca a AHRESP.

Publituris
B travel & CATAI lançam Xpeditions com cinco viagens em Portugal em 2024
OMT vê turismo internacional a recuperar perto de 90% dos níveis pré-pandemia até final de 2023
ARA reconduz presidente Armando Santana para o triénio 2023-2026
Qatar Airways aumenta voos para vários destinos nos EUA, Europa e Ásia no inverno
Turkish Airlines lança campanha de Early Bird com preços desde 199 euros
SAS lança EuroBonus Conscious Traveller em janeiro para recompensar escolhas sustentáveis
Viagens Tempo promovem últimos lugares para réveillon em Istambul e Capadócia
WTTC saúda meta da ICAO para combustível de aviação sustentável
“No futuro, simplesmente ninguém vai conseguir competir sem utilizar IA”
Atividades da Associação de Promoção da Madeira para 2024/2025 dotadas com mais de 32M€
Em comunicado, a AHRESP indica que, uma vez que a taxa de “IVA zero”, que entrou em vigor no passado dia 18 de abril, só se aplica na transmissão de bens não transformados, o seu impacto nas empresas de prestação, de serviços de alimentação e bebidas é nula.
A Associação lembra que conforme é referido no diploma legal, a taxa de “IVA zero” que, vai permanecer em vigor até 31 de outubro de 2023, só se aplica aos produtos alimentares que nela constam, e exclusivamente para operações de importação ou transmissão dos respetivos bens. Ou seja, na atividade normal da restauração e similares, como fornecimento de refeições prontas a comer e prestação de serviços de alimentação e bebidas, o diploma não se aplica.
No entanto, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) alertam que, no caso específico da venda de bens alimentares não transformados para consumo fora do estabelecimento (take-away, entrega ao domicílio ou drive thru), que não sejam refeições prontas a comer, os restaurantes e similares têm de aplicar a taxa de IVA de 0% aos mesmos.