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Hotelaria

Inquérito AHP: 54% dos hoteleiros inquiridos indicam que o turismo já alcançou os níveis de operação de 2019

De uma amostra de 375 estabelecimentos hoteleiros, 54% dos inquiridos pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) no âmbito do inquérito de “Balanço 2022 & Perspetivas 2023” indicaram que o turismo já alcançou os níveis de operação de 2019. Os dados foram adiantados pela associação em conferência de imprensa esta quinta-feira, 16 de março.

Carla Nunes
Hotelaria

Inquérito AHP: 54% dos hoteleiros inquiridos indicam que o turismo já alcançou os níveis de operação de 2019

De uma amostra de 375 estabelecimentos hoteleiros, 54% dos inquiridos pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) no âmbito do inquérito de “Balanço 2022 & Perspetivas 2023” indicaram que o turismo já alcançou os níveis de operação de 2019. Os dados foram adiantados pela associação em conferência de imprensa esta quinta-feira, 16 de março.

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Apesar deste valor, há quem indique que o turismo só vai retomar os números de 2019 no segundo semestre de 2023 (25% dos inquiridos), com 9% dos inquiridos a afirmar que estes só serão atingidos no primeiro semestre de 2023 e 7% a apontar que estes resultados só serão alcançados no segundo semestre de 2024.

As perspetivas para 2023 também são otimistas no âmbito da taxa de ocupação, do preço médio por quarto, e das receitas, com os hoteleiros a considerarem que estes campos vão atingir valores “melhores” que os verificados em 2019 e 2022 – aliás, 70% dos inquiridos acredita que o preço médio por quarto no segundo trimestre deste ano irá superar o que era praticado em 2022.

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“As pessoas têm efetivamente expetativa de crescerem no preço médio por quarto durante 2023. Em todos os trimestres, a convicção é que será melhor ou inclusive muito melhor. Há aqui espaço para crescer – sendo a procura elástica e crescendo a procura, o preço também irá naturalmente acompanhar” afirma Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP.

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Relativamente aos principais mercados para 2023, 80% dos hoteleiros inquiridos apontam que Portugal fará parte do seu Top 3 de mercados, com 49% dos inquiridos a indicar Espanha e 40% os Estados Unidos da América (EUA).

No caso dos EUA em particular, este é considerado por 85% dos inquiridos da Região Autónoma dos Açores como um dos seus principais três mercados para 2023. O mesmo acontece para 66% dos inquiridos de Lisboa, 34% dos inquiridos da Madeira e 31% dos inquiridos do Alentejo. Por essa razão, Cristina Siza Vieira afirma que este “é um mercado que realmente distribui bem no território nacional”.

Já o Brasil, “que nós dizemos sempre que tem tido uma recuperação muito franca, é apenas apontado por 19% dos inquiridos como fazendo parte do Top 3”, aponta a vice-presidente executiva da AHP.

Inflação e custos da energia na lista de preocupações dos hoteleiros para 2023

Quando questionados sobre os principais desafios para o setor do turismo em 2023, a grande maioria dos hoteleiros inquiridos aponta para a inflação (88%) e para os custos da energia (73%). A instabilidade geopolítica e a guerra na Ucrânia seguem em terceiro lugar na lista das preocupações, apontadas por 56% dos inquiridos, com 37% dos hoteleiros a colocar como preocupação o aumento das taxas de juros.
No final da lista surgem os recursos humanos, com 11% dos inquiridos a considerar que esta será um dos principais desafios para este ano.

A vice-presidente executiva da AHP acredita que, se por um lado, houve “uma inversão de prioridades”, por outro verifica-se “algum abrandamento na pressão” para contratar recursos humanos para o setor. Como diz, “em 2021 e 2022 os recursos humanos estavam de facto no top 3 [das preocupações] porque de facto não havia outras” – como acontece atualmente com a guerra na Ucrânia e os custos de energia.

“Acho que o cabaz se alterou, o problema [dos recursos humanos] não diminuiu. Agora, por acaso, estamos a assistir a um abrandamento nesta situação dos recursos humanos, e já começou no início do ano. Muitos dos nossos hoteleiros dizem que enquanto há seis meses a oferta ficava deserta, neste momento já não é assim. Estamos a assistir novamente a uma migração de algumas outras áreas para a hotelaria e turismo. Continua a ser um desafio, sobretudo em alturas de pico, mas já não é uma aflição tão grande quanto foi na recuperação pós-pandemia”, afirma.

O inquérito levado a cabo pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP foi realizado entre 24 de fevereiro e 24 de março de 2023 junto de 375 estabelecimentos nas regiões de Lisboa (29%), Centro (20%), Norte (19%), Algarve (11%), Alentejo (9%) e regiões autónomas da Madeira (7%) e dos Açores (5%).

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Os 15 quartos do edifício remodelado do DUO Lisbon Hotel são adornados com azulejos da Viúva Lamego | Créditos: DR

Hotelaria

Conheça os 27 hotéis em Portugal premiados pelos World Luxury Hotel Awards 2024

O maior número de hotéis em Portugal premiados pelos World Luxury Awards 2024 situa-se na área da Grande Lisboa, que contou com dez hotéis destacados pelo certame. Na capital, destaque para o DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton, que no ano de abertura, e ainda sem ter registado o primeiro ano de atividade, foi premiado em duas categorias.

Carla Nunes

Os World Luxury Hotel Awards 2024 premiaram 27 hotéis em Portugal na sua 18ª edição, cuja cerimónia de entrega decorreu a 16 de outubro em Bali e a 19 de outubro na Irlanda.

O maior número de hotéis premiados concentrou-se na área da Grande Lisboa, que teve dez hotéis premiados pelos World Luxury Hotel Awards deste ano.

Seguiram-se as regiões do Algarve (seis hotéis premiados), do Centro (cinco hotéis premiados), Porto e Norte (quatro hotéis premiados) e dos Açores, com dois hotéis premiados.

Destaque para as unidades hoteleiras Hotel Verde Mar & SPA***** (Luxury Spa Hotel), Lamego Hotel & Life (Luxury Boutique Retreat), MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro (Luxury New Hotel), One Shot Palácio Cedofeita (Luxury Heritage Hotel), Opus One_Luxury Guest House & Wine (Luxury Guest House) e Verride Palácio de Santa Catarina (Luxury Boutique Hotel), vencedores nas categorias acima listadas a nível global.

Refira-se ainda o caso do DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton, que no ano de abertura, e ainda sem ter registado o DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hiltonprimeiro ano de atividade, foi premiado nas categorias Luxury Boutique Hotel, a nível nacional, e “Luxury New Hotel”, a nível regional.

Veja abaixo a lista completa dos hotéis em Portugal premiados pelos World Luxury Hotel Awards 2024.

  • Art Legacy Hotel: vencedor nas categorias “Luxury Art Boutique Hotel”, a nível continental; “Luxury City Hotel”, à qual chegou apenas como finalista e “Luxury Gourmet Hotel”, vencedor a nível nacional;
  • Bussaco Palace Hotel: vencedor nas categorias “Luxury Castle Hotel”, a nível regional; “Luxury Historical Hotel”, a nível regional e “Luxury Palace Hotel”, a nível nacional;
  • Cascade Wellness Resort: vencedor nas categorias “Luxury Family Resort”; “Luxury Wellbeing Retreat” e Luxury Wellness Retreat, todas a nível regional;
  • Curia Palace Hotel: vencedor nas categorias “Luxury Heritage Hotel” e “Luxury Historical Hotel”, ambas a nível nacional. Finalista na categoria “Luxury Palace Hotel”;
  • Dunas Douradas Beach Club: vencedor nas categorias “Luxury Beach Resort”, a nível regional; “Luxury Family Beach Resort”, a nível nacional e Luxury Villa Resort, a nível continental;
  • DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton: vencedor nas categorias Luxury Boutique Hotel, a nível nacional e “Luxury New Hotel”, a nível regional. Chegou à lista de finalistas na categoria “Luxury Lifestyle Hotel”;
  • Hilton Porto Gaia: vencedor nas categorias “Luxury Business Hotel”, a nível regional e “Luxury Conference & Event Hotel”, a nível nacional;
  • Hotel Cascais Miragem Health & Spa: vencedor nas categorias “Luxury Hotel”, a nível regional, e “Luxury Seaside Hotel”, a nível continental. Finalista na categoria “Luxury Lifestyle Hotel”;
  • Hotel Verde Mar & SPA*****: vencedor nas categorias “Luxury Beachfront Hotel” e Luxury Contemporary Hotel, ambas a nível continental, e “Luxury Spa Hotel”, a nível global;
  • Hyatt Regency Lisbon: vencedor nas categorias “Luxury Riverside Hotel”, a nível continental, e “Luxury Rooftop View Hotel”, a nível nacional. Finalista na categoria “Luxury City Hotel”;
  • Lamego Hotel & Life: vencedor nas categorias “Luxury Boutique Hotel”, a nível continental, e “Luxury Boutique Retreat”, a nível global. Finalista na categoria “Luxury Lifestyle Hotel”;
  • LUMEN Hotel & The Lisbon Light Show: vencedor nas categorias “Luxury Concept Hotel”, “Luxury Lifestyle Hotel” e “Luxury Urban Hotel”, todos a nível regional;
  • Luz Charming Houses: vencedor nas categorias “Luxury Boutique Retreat”, a nível continental, e “Luxury Eco Hotel”, a nível regional;
  • MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro: Vencedor nas categorias “Luxury New Hotel”, a nível global e “Luxury Small Hotel”, a nível nacional. Finalista na categoria “Luxury City Hotel”;
  • One Shot Palácio Cedofeita: Vencedor nas categorias “Luxury Heritage Hotel”, a nível global e “Luxury Palace Hotel”, a nível continental. Finalista na categoria “Luxury Boutique Hotel”;
  • Opus One_Luxury Guest House & Wine: vencedor na categoria “Luxury Guest House”, a nível global;
  • Pedras do Mar Resort & SPA: vencedor nas categorias “Luxury Country Hotel”, a nível continental; “Luxury Scenic View Hotel”, a nível regional e “Luxury Seaside Hotel”, a nível nacional;
  • Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort: vencedor nas categorias “Luxury Beachfront Resort” e “Luxury Family Resort”, ambas a nível nacional e “Luxury Resort”, a nível continental;
  • Renaissance Porto Lapa Hotel: vencedor nas categorias “Luxury City Hotel” e “Luxury Conference & Event Hotel”, ambas a nível regional. Finalista na categoria “Luxury Lifestyle Hotel”;
  • RM Guest House | The Experience: vencedor na categoria “Luxury Guest House” a nível continental;
  • Sheraton Cascais Resort: vencedor nas categorias “Luxury Lifestyle Resort”, a nível nacional e “Luxury Resort”, a nível regional. Finalista na categoria “Luxury Family Resort”;
  • Sofitel Lisbon Liberdade: vencedor nas categorias “Luxury City Hotel”, “Luxury Hotel” e “Luxury Modern Hotel”, todas a nível nacional;
  • TheVagar: vencedor nas categorias “Luxury Design Boutique Hotel”, a nível continental; “Luxury Mountain Hotel” e “Luxury Small Hotel”, ambas a nível regional;
  • Valverde Lisboa Hotel & Garden: vencedor nas categorias “Luxury Design Hotel”, a nível nacional e “Luxury Small Hotel”, a nível continental. Finalista na categoria “Luxury Boutique Hotel”;
  • Verride Palácio de Santa Catarina: vencedor nas categorias “Luxury Boutique Hotel”, a nível global e “Luxury Palace Hotel”, a nível regional;
  • W Algarve Hotel & Residences: vencedor nas categorias “Luxury Coastal Hotel” e “Luxury LGBTQ-Friendly Hotel”, ambos a nível continental, e “Luxury Lifestyle Hotel”, a nível nacional;
  • Wyndham Grand Algarve: vencedor nas categorias “Luxury All Suite Hotel”, a nível continental; “Luxury Resort” e “Luxury Sustainable Resort”, ambos a nível nacional.
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Grupo Mercan Properties inaugura Holiday Inn Express Évora

O hotel de 76 quartos é inaugurado após um investimento de 16,8 milhões de euros, constituindo o segundo empreendimento do grupo Mercan Properties a abrir portas em Évora. Este aponta que o hotel vai gerar 35 novos postos de trabalho, sendo que a gestão ficará a cargo da AHM – Ace Hospitality Management.

Publituris

O grupo Mercan Properties abriu as portas do seu mais recente hotel no Alentejo, o Holiday Inn Express Évora, cuja inauguração decorreu esta terça-feira, 29 de outubro.

Localizado junto às Portas de Avis, o empreendimento representa um investimento de 16,8 milhões de euros e gera 35 novos postos de trabalho na operação, a somar aos 98 já criados durante o período de construção, de acordo com o grupo.

Desta forma, este hotel junta-se a outros projetos do grupo Mercan na região do Alentejo, como é o caso do Hilton Garden Inn Évora e do Holiday Inn Beja.

Durante o evento de inauguração, Jordi Vilanova, presidente do grupo Mercan Properties em Portugal, destacou a importância deste projeto no contexto da expansão do grupo no Alentejo.

“A abertura do Holiday Inn Express Évora representa um novo e importante marco da história do Grupo Mercan Properties em Portugal. Este projeto reflete a nossa visão enquanto promotores de investimentos em projetos de reabilitação urbana, enquanto promove a riqueza cultural e histórica da cidade de Évora”, afirmou Jordi Vilanova.

Com um design contemporâneo, o novo Holiday Inn Express Évora conta com 76 quartos, piscina, restaurante, lounge bar e salas de reuniões. A gestão do hotel ficará a cargo da AHM – Ace Hospitality Management, empresa do grupo especializada na gestão de empreendimentos hoteleiros.

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AHP: Açores e Madeira lideram taxa de ocupação hoteleira no verão de 2024

As regiões autónomas dos Açores e da Madeira registaram uma taxa de ocupação de 91% no acumulado dos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2024, ou seja, os meses correspondentes ao período de verão. No entanto, foi o Algarve que liderou no preço médio por quarto neste período, com este indicador a situar-se nos 227 euros. Os valores pertencem à Associação da Hotelaria de Portugal, que inquiriu 343 estabelecimentos associados.

Carla Nunes

A hotelaria das regiões autónomas dos Açores e da Madeira liderou a taxa de ocupação durante o período de verão deste ano, de junho a setembro. O indicador parte da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que apresentou esta terça-feira, 22 de outubro, o resultado do seu estudo “Balanço Verão 2024”, num inquérito em que participaram 343 estabelecimentos de três, quatro e cinco estrelas.

De acordo com os dados recolhidos pela AHP, o resultado acumulado de junho a setembro de 2024 dá conta a nível nacional de uma taxa de ocupação média de 81%, um preço médio de 173 euros e uma estada média de 3,1 noites. Note-se que, de acordo com os dados do INE do acumulado de verão de 2023, a taxa de ocupação nos hotéis de três a cinco estrelas situou-se nos 80%, o preço médio nos 156 euros e a estada média nas 2,7 noites.

No que diz respeito aos dados acumulados de 2024 recolhidos pela AHP, foram as regiões autónomas dos Açores e da Madeira que mais se destacaram neste período em termos de taxa de ocupação, que se situou nos 91%. Seguiram-se as regiões do Algarve (85%), Grande Lisboa e Península de Setúbal (ambos com uma taxa de 84%).

De acordo com Cristina Siza-Vieira, vice-presidente da AHP, os voos “tiveram uma importância fundamental” para estes valores na Madeira e nos Açores. Como refere, no caso da Madeira, “mais um voo semanal de Toronto, mais um voo semanal de Boston, sete ligações semanais via Ponta Delgada com origem em Toronto e Boston, e a retoma da ligação Canárias-Madeira”. Já nos voos dos Açores, a vice-presidente destaca “mais um voo por semana entre Faro e Ponta Delgada, mais um voo semanal entre Milão e Ponta Delgada e a retoma de dois voos semanais entre Londres e Ponta Delgada”.

Algarve lidera em preço médio
Apesar de as regiões autónomas se posicionarem no topo quanto à taxa de ocupação, quem liderou no preço médio por quarto foi o Algarve, com este indicador situado nos 227 euros, levando a vice-presidente a afirmar que foi “o campeão das vendas” no verão deste ano. Como referiu, “o Algarve esteve sempre acima da média nacional dos três indicadores, o que veio contrariar esta notícia de que o Algarve tinha um severo abrandamento quer na procura, quer no preço praticado, quer na estada média”.

Ainda sobre preço médio no acumulado de junho a setembro de 2024 destacaram-se o Alentejo (195 euros) e a Grande Lisboa (193 euros). Neste campo, a Região Autónoma dos Açores conseguiu situar o seu preço médio acima da média nacional, nos 175 euros, o que não aconteceu com a Madeira, que registou um preço de 161 euros para o acumulado de junho a setembro. Ainda relativamente ao preço médio, a região Oeste e Vale do Tejo foi a que contou com os valores mais abaixo da média nacional, a 106 euros.

Já no indicador de estada média, foi a Madeira que liderou a tabela, com 5,4 noites no acumulado de junho a setembro, seguida pelo Algarve (4,8 noites) e pelos Açores (3,4 noites). A pior performance neste campo, com valores abaixo da média nacional de 3,1 noites, coube às regiões da Península de Setúbal (2,5 noites), Norte (2,3 noites) e Oeste e Vale do Tejo (2 noites).

Dos meses em análise, agosto foi apontado como o “campeão de vendas”, por Cristina Siza-Vieira, com uma taxa de ocupação média nacional de 85%, preço médio a 183 euros e estada média de 3,2 noites.

Hoteleiros reportam melhorias em taxa de ocupação e preço médio
Quando questionados sobre as taxas de ocupação do verão deste ano por oposição às registadas no ano passado, 43% dos hoteleiros inquiridos responderam que a taxa deste ano foi “melhor”, com 11% a indicarem que foi “muito melhor”. Da amostra de inquiridos, 24% indicou que o valor foi “igual” e 21% que foi “pior” do que no ano passado.

Para 79% dos inquiridos do Algarve, a taxa de ocupação foi melhor ou muito melhor que no verão homólogo – uma opinião partilhada por 65% dos inquiridos do Alentejo, 60% dos inquiridos dos Açores, 59% do Centro e 58% da Madeira.

Por outro lado, quando inquiridos quanto ao valor do preço médio entre o verão deste ano e o do ano passado, 54% da amostra referiu que este indicador foi “melhor” este ano do que no período homólogo, com 18% a apontar que foi “muito melhor”.

De acordo com a AHP, todos os inquiridos da Madeira consideram que o preço médio por quarto no verão de 2024 foi melhor ou muito melhor do que o do verão de 2023. A opinião replica-se nos Açores, com 99% dos inquiridos a classificar este indicador como “melhor” ou “muito melhor” em relação ao mesmo período do ano passado. No Algarve, a percentagem de inquiridos com esta opinião foi de 83%.

Por fim, em relação aos proveitos totais, 56% dos hoteleiros inquiridos apontou que estes foram “melhores” no verão deste ano do que no ano passado, com 19% a indicarem que foram “muito melhores” e 16% a referir que foram “piores”.

Na Madeira, 99% dos inquiridos da região verificaram proveitos totais melhores ou muito melhores que em 2023, uma tendência que se replicou novamente nos Açores para 97% dos inquiridos. No Algarve a percentagem foi de 89%.

Principais mercados
Para o período de verão deste ano, 73% dos inquiridos pela AHP indicaram Portugal como um dos seus três principais mercados, com 53% a referir o Reino Unido, 51% os Estados Unidos da América (EUA) e 44% Espanha.

O mercado francês foi apenas referido por 19% dos inquiridos como um dos seus três principais mercados neste verão, seguido pelo Brasil (referido por 10% dos inquiridos), Irlanda (6%), Itália (3%) e Canadá (3%).

Tendo em conta as várias zonas do país, o mercado nacional constou nos três principais mercados de todas as regiões portuguesas. O mesmo se passou com o mercado espanhol, que apenas não foi referido como um dos principais três mercados pelos inquiridos do Algarve, regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e da Grande Lisboa.

O Reino Unido foi considerado como um dos três principais mercados pelos inquiridos do Norte, Grande Lisboa, Algarve e Madeira. Já os EUA foram referidos como um dos três principais mercados pelas regiões Oeste e Vale do Tejo, Lisboa, Alentejo e Açores.

Por oposição, os dados do INE de junho a setembro de 2023, relativamente a todos os empreendimentos turísticos e alojamentos locais com mais de dez camas, apontavam que os três principais mercados a nível de hóspedes foram Portugal (38% de quota), Espanha (8%) e o Reino Unido (8%), seguidos pelos EUA (7%), França (6%) e Alemanha (5%).

Já a nível de dormidas, os dados do INE para o verão de 2023 davam conta de uma quota de 31% para o mercado português, 13% para o Reino Unido, 8% para Espanha, 7% para a Alemanha e 6% tanto para França como para os EUA.

Por fim, os principais canais de reserva no verão deste ano foram o Booking (96%), website próprio (78%) e agências de viagens (44%). Seguiram-se a Expedia (40%) e o email direto (25%), com o Airbnb a assumir uma percentagem de 1%.

O balanço de verão 2024 da AHP resulta de um inquérito realizado entre 1 e 14 de outubro deste ano pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas junto de 343 empreendimentos turísticos associados da AHP. Destes, 38% encontram-se na Grande Lisboa, 11% no Norte, outros 11% no Algarve, 8% na Madeira, 8% na zona Oeste e Vale do Tejo, 7% nos Açores, 7% na região Centro, 7% no Alentejo e 3% na Península de Setúbal.

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Nova edição da Publituris Hotelaria: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels

Nesta edição de outubro da Publituris Hotelaria, o destaque cabe à dupla da BOA Hotels, Lior Zach e George Vinter. Depois da abertura, em 2022, do Village by BOA, no Porto, a empresa tem em vista a abertura de um wellness resort de luxo no Douro. Além disso, viajámos até Toledo (Espanha) para conhecer o Aurea Toledo, e São Miguel, nos Açores, local escolhido pela Hilton para a abertura do seu primeiro hotel no arquipélago. Celebramos os 80 anos do Hotel Britania, falamos de tecnologia na hotelaria e abrimos as portas do mais recente hotel do grupo Altis no Porto.

Publituris

Nesta edição de outubro da Publituris Hotelaria, o destaque cabe à dupla da BOA Hotels, Lior Zach e George Vinter. Em 2022, a BOA Hotels abria no Porto o seu primeiro projeto hoteleiro, o Village by BOA. Dois anos depois, a empresa tem em vista a abertura de um wellness resort de luxo no Douro, no local da atual Quinta da Barroca, em Armamar. O projeto, ainda sem nome oficial, resultará de um investimento de 50 milhões de euros. Existem ainda planos para uma segunda abertura na Grécia, na ilha de Paros, de um boutique hotel de luxo. Nesta entrevista, fique a saber mais sobre os planos da BOA Hotels para os futuros hotéis no Douro e na Grécia, bem como o projeto de expansão pela Europa.

No número de outubro viajámos até Toledo, em Espanha, para conhecer o Aurea Toledo, um hotel de quatro estrelas da Eurostars Hotel Company localizado no centro histórico da cidade homónima. A unidade, que completou recentemente o seu primeiro ano de atividade, tem mostrado “uma forte procura por parte do mercado norte-americano”, de acordo com a diretora do hotel.

No capítulo “Fala-se”, continuamos a viagem até São Miguel, nos Açores, mais concretamente a Lagoa, local escolhido pela Hilton para a abertura do seu primeiro hotel no arquipélago. Após um investimento de 25 milhões de euros, o hotel abriu portas em junho deste ano sob a direção-geral de Ekaterina Ermakova, que em entrevista à Publituris Hotelaria dá conta dos projetos que tem para a unidade hoteleira. Esta é também a oportunidade de conhecer o pipeline da Hilton em Portugal, onde o grupo pretende duplicar a sua presença.

Já em Lisboa, é tempo de celebrar os 80 anos do Hotel Britania, cujas receitas de 2023 cresceram 15% face a 2022. Para este ano, a expectativa do grupo hoteleiro é a de que este indicador cresça entre 5% a 7%.

No dossier deste mês, quatro empresas tecnológicas dão conta de como está a hotelaria a aplicar a Inteligência Artificial. Com a utilização desta tecnologia a liderar na área de gestão de receitas, no que à indústria diz respeito, os profissionais do setor tecnológico apontam para a necessidade de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento desta ferramenta.

Já no Especial é destacada a próxima feira da Decorhotel, que este ano regressa à Exponor, no Porto, de 24 a 26 de outubro. No âmbito do certame, fique a conhecer as propostas que a Colunex, Ecozer-Biofactor, Groupe GM, Lande, Newhotel, Sampedro, Sorisa e Floema vão ter disponíveis.

Ainda nas feiras dedicadas ao setor, damos conta das empresas portuguesas presentas na próxima Ambiente, que regressa à Messe de Frankfurt de 7 a 11 de fevereiro.

Na rubrica “Palavra de Chef”, fique a conhecer a primeira mulher a chefiar um restaurante no Belmond Reid’s Palace, Zélia Santos. Após um percurso de 19 anos no hotel, Zélia Santos assume a chefia do mais recente restaurante sazonal da unidade, o Brisa do Mar. Nesta conversa, mais do que dar a conhecer a cozinha e os projetos para este novo espaço de restauração, a chef dá conta da importância de “trabalhar muito”, não só no sentido da operação, como no desenvolvimento pessoal e profissional.

A fechar, abrimos as portas do mais recente hotel do grupo Altis no Porto, onde o convite passa por desfrutar de um refúgio de bem-estar no centro da cidade. Brindamos ainda com as sugestões de Diogo Faria, sommelier do Seiva Restaurante, em Leça da Palmeira.

As opiniões desta edição cabem a Graham Miller (NOVA SBE), Karina Simões (JLL); Jaime Quesado (economista e gestor); Kevin Hemsworth (ISAG) e Catarina Alves (CEGOC).

Já os indicadores deste mês são assinados por Luís Brites, CEO da Clever Hospitality Analytics, em parceria com Jesus Ramirez Medina, senior manager ibéria da SOJERN, fonte autorizada de dados.

Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

Contacto: Carmo David | [email protected] | 215 825 430

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Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel

O projeto do grupo Mercan Properties em Lagos vai dar origem a dois hotéis de cinco e quatro estrelas, que em conjunto representam um investimento de 107,8 milhões de euros. Em Portugal desde 2015, o Grupo Mercan Properties assegura já ter investido cerca de 1,2 mil milhões de euros no país.

Publituris

O grupo Mercan Properties lançou esta terça-feira, 8 de outubro, a primeira pedra do projeto Lagos Marina Hotel, que será alvo de um investimento de 107,8 milhões de euros.

Deste empreendimento em Lagos, no Algarve, vão surgir dois hotéis: o Lagos Marina Hotel, Curio Collection by Hilton, de cinco estrelas, e o Hilton Garden Inn Lagos, de quatro estrelas.

Com data de abertura prevista para 2026, o projeto resulta de uma obra de reabilitação urbana, juntando-se assim ao pipeline dos restantes quatro empreendimentos que a Mercan tem em desenvolvimento na região – como é o caso do Alvor Beach Hotel, do Hotel Indigo Faro Ribeirinha, do Marriott Lagos e, ainda, do Hard Rock Hotel Algarve. Recorde-se que o grupo conta ainda com um outro empreendimento já em funcionamento no Algarve, o Hotel Califórnia Urban Beach, localizado na Praia dos Pescadores em Albufeira.

Estima-se que a fase de construção, que deverá prolongar-se por cerca de dois anos, crie cerca de 150 postos de trabalho. Já para a futura operacionalização dos ativos, a cargo da AHM – Ace Hospitality Management, é esperada a criação de aproximadamente 188 postos de trabalho.

Créditos: DR

O futuro Lagos Marina Hotel vai contar com 180 quartos distribuídos por quatro andares e uma área total de 14.776 metros quadrado. O hotel vai dispor de um restaurante e dois bares, um deles situado no terraço com piscina infinita, além de um spa, instalações de fitness e uma segunda piscina do rés-do-chão.

Já o Hilton Garden Inn Lagos vai disponibilizar 90 quartos, dos quais 27 serão suítes com kitchenette, numa área bruta total de 7.505 metros quadrados. Estão ainda previstas instalações como um bar, restaurante, loja self-service com serviço 24 horas, ginásio e piscina exterior. Os hotéis contarão também com espaços para reuniões, assim como mais de 160 lugares de estacionamento.

Com estes dois hotéis, o grupo Mercan afirma “reforçar” a parceria com a marca Hilton, depois dos lançamentos do Sé Catedral Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton, e do Hilton Garden Inn Évora, como refere em nota de imprensa.

Em Portugal desde 2015, o Grupo Mercan Properties, com origem no Canadá, garante já ter investido cerca de 1,2 mil milhões de euros no país, através de 32 projetos no setor do turismo e hotelaria espalhados por várias regiões de Portugal. O grupo refere ainda ter criado “mais de 600 postos de trabalho permanentes” ao longo destes anos.

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Créditos: Google Maps

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Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier

O futuro hotel localizado junto ao Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, será alvo de um investimento de sete milhões de euros por parte do grupo hoteleiro. A empresa tem ainda em vista a gestão de um resort na Madeira, além de planos de expansão para mais unidades no Porto e em Lisboa.

Carla Nunes

O grupo Altis Hotels vai abrir um novo boutique hotel de luxo no local do antigo Petit Palais By Olivier, na Rua Rosa Araújo, em Lisboa. A garantia foi dada pelo diretor-geral de operações dos Altis Hotels, Diogo Fonseca e Silva, que falou com a imprensa no âmbito de uma visita ao mais recente Altis Porto Hotel.

A futura unidade hoteleira, localizada junto ao Museu Medeiros e Almeida, será constituída por 23 quartos e tem data de abertura prevista para o início de 2026. O projeto encontra-se neste momento em fase de demolição, sendo que o edifício vai contar com a adição de mais dois pisos e com a assinatura do atelier de Frederico Valassina. Das valências do hotel farão parte um restaurante, bar, zona de piscina e um pequeno spa, após um investimento de sete milhões de euros.

Além deste hotel, Diogo Fonseca e Silva reforça que o grupo tem interesse em crescer com mais unidade hoteleiras em Lisboa, Porto e Madeira, sendo que neste último destino têm já assinado um contrato para a exploração de um hotel que ainda se encontra em projeto. De acordo com o diretor-geral de operações do grupo Altis este projeto, situado entre o Funchal e o aeroporto, será composto por um hotel de 100 quartos e 248 apartamentos.

“Temos neste momento um contrato assinado para a exploração de um hotel, mas é um projeto que tem demorado muito tempo porque houve alterações na parte societária. O promotor é uma empresa formada por uma pessoa da Madeira e por um dinamarquês. Neste momento o dinamarquês saiu, daí a alteração na parte societária. Tem havido mais a questão de conseguirem o financiamento, das autorizações da câmara. Ainda está em pé, temos o contrato assinado, e temos esperança que vá avançar”, explica.

Setembro trouxe 6M€ em faturação para o grupo

Sobre a operação dos hotéis que integram o grupo Altis, Diogo Fonseca e Silva dá conta de que em setembro deste ano conseguiram bater recordes de vendas em quatro hotéis, altura em que a totalidade do grupo rendeu seis milhões de euros em faturação – um crescimento de quase 20% face ao período homólogo.

A estratégia tem passado pela subida do preço médio para combater o decréscimo na procura em alguns meses do ano. Com este indicador a rondar os 260 euros por noite – tendo em conta que em algumas unidades do grupo Altis o preço médio é de 400 euros e, noutras, 140 euros – o objetivo passa por crescer 5% em preço médio.

O orçamento perspectivava-se de “crescimento fácil” para este ano. Contudo, julho e agosto não trouxeram a ocupação esperada, com Diogo Fonseca e Silva a apontar para a ocorrência dos Jogos Olímpicos e do europeu de futebol como uma possível influência para estes resultados.

“O que estamos a notar este ano é que o desafio maior tem a ver com a ocupação. Sentimos que nalguns meses do ano a cidade de Lisboa não teve a mesma procura que teve nos anos anteriores. Apesar das informações que vêm a público [darem conta de que] o número de entrada de turistas está a crescer, o que se nota, pelo menos na nossa realidade em Lisboa, é que apesar de dizerem que entram mais turistas, o tipo de turista que entra não é o turista que vai tanto para os hotéis de cinco estrelas. Entram turistas se calhar com menos capacidade financeira e por isso, apesar de se ver a cidade cheia, nota-se uma diminuição do consumo nestes segmentos mais elevados”, explica o diretor-geral de operações.

Neste sentido, também os próximos anos são vistos como “muito desafiantes” em termos de ocupação hoteleira por Diogo Fonseca e Silva, dada a capacidade limitada do aeroporto de Lisboa a par do ritmo de aberturas hoteleiras na capital, que indica que irá crescer “20% em quatro anos”.

“Os próximos anos vão ser muito desafiantes com este ritmo de aberturas, novos projetos e com a capacidade do aeroporto limitada. Estamos muito focados em pelo menos manter a ocupação que tínhamos – isso exige novas formas de vender, novos canais. Temos de ser agressivos e continuar a apostar muito no serviço”, afirma.

Se em 2023 a taxa de ocupação média do grupo se situava nos 76%, a perspetiva deste ano é a de que este indicador feche entre os 74% a 75%, com Diogo Fonseca e Silva a relembrar que embora seja “um bocadinho menos do que no ano passado, compensou com o aumento do preço médio”.

Aposta no mercado norte-americano

Quanto aos canais de reserva do grupo hoteleiro, a “grande percentagem” cabe aos “canais habituais da Booking e Expedia”, com o canal próprio a representar 25% das vendas totais. Para os próximos dois anos, o objetivo passa por atingir os 35% de vendas em canal direto.

Já relativamente aos mercados do grupo Altis, os Estados Unidos da América (EUA) continuam a liderar “de há dois anos para cá” de acordo com o diretor-geral de operações, que indica ainda que, dependendo das unidades, recebem muito “mercado inglês, alemão, francês e brasileiro”. Para a mais recente unidade hoteleira do Altis no Porto, perspetivam-se “mercados semelhantes aos de Lisboa”, também com a presença de mercado espanhol e nacional. Contudo, para este hotel, o grupo ainda está a estudar a soft brand que vai utilizar para “ajudar a promover [a unidade] nos mercados internacionais”.

“As duas marcas que estamos a ponderar são as duas muito fortes no mercado norte-americano, porque faz sentido. É um mercado muito forte que ainda tem possibilidade de crescer aqui no Porto”, termina Diogo Fonseca e Silva.

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Dreams Madeira Resort, Spa & Marina da marca Inclusive Collection by Hyatt já abriu

A cadeia hoteleira Hyatt amplia sua oferta de Inclusive Collection na Europa com a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, unidade com 366 quartos em regime do tudo incluído, localizado na ilha da Madeira.

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A Hyatt Hotels Corporation acaba de anunciar a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, um resort familiar all inclusive de luxo que marca a entrada da Inclusive Collection by Hyatt em Portugal. Este novo hotel faz parte do plano de crescimento estratégico da Hyatt, focado em adicionar novos destinos e hotéis que ofereçam opções mais distintas para hóspedes e membros em busca de experiências únicas.

A inauguração deste resort “reforça as nossas ofertas all inclusive na Europa, atendendo à crescente procura dos viajantes e proporcionando uma experiência autêntica de all inclusive na região”, afirma Manuel Melenchón, diretor geral da Região Sul de EAME para a Hyatt.

Situado num ambiente tranquilo adjacente a um cais e uma marina, o Dreams Madeira Resort, Spa & Marina oferece acesso fácil a atrações locais como mergulho, aluguer de iates de luxo, observação de baleias e golfinhos, e pesca esportiva, entre outras experiências.

Eric Schumann, diretor geral da unidade hoteleira sublinha que “este novo resort oferece serviços all inclusive únicos, como opções culinárias de alto nível que combinam a cozinha local e internacional, quatro piscinas, um parque aquático para crianças e uma piscina de água doce, tudo isso complementando o charme da pitoresca vila costeira que o rodeia.”

Por sua vez, Elwin Meijvis, diretor de Operações do Okami Hospitality Group comenta que “o que começou há três anos como um projeto transformou-se em algo verdadeiramente excecional. Ampliamos o resort de 250 para 366 quartos, acrescentámos uma ampla variedade de opções gastronómicas, criamos várias áreas de entretenimento para famílias e instalámos novas piscinas. Com essas melhorias e a inigualável excelência operacional da Hyatt, a abertura do Dreams Madeira marcará um novo padrão para os hotéis de luxo neste encantador destino.”

O Dreams Madeira Resort, Spa & Marina conta homenageia a arquitetura e o estilo tradicionais da ilha, com uma decoração quente, luminosa e fresca que evoca o encanto de uma pitoresca vila costeira. Todos os edifícios da propriedade estão pintados em cores diferentes para criar uma atmosfera de aldeia, enquanto todos os quartos e suites possuem um terraço ou varanda mobiliados. Além disso, os hóspedes podem desfrutar dos serviços Unlimited-Luxury, que incluem receção e concierge 24 horas, minibares nos quartos reabastecidos diariamente, acesso ilimitado a restaurantes e bares gourmet e muito mais.

Para aqueles que pretendem uma experiência superior, o Preferred Club oferece alojamentos aprimorados, como o Preferred Club Townhouse, uma casa geminada de dois andares ideal para famílias e amigos que desejam uma experiência de férias mais íntima, com três quartos, dois grandes terraços e uma piscina privada. Todos os hóspedes do Preferred Club podem aceder a serviços adicionais, que incluem check-in e check-out personalizados, serviços de concierge exclusivos, acesso ao lounge Preferred Club e comodidades exclusivas no quarto.

Os hóspedes do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina podem desfrutar de uma experiência culinária nos sete restaurantes e cinco bares que oferecem cozinha local e internacional. Entre eles está o Carvão, que convida os hóspedes a experimentar as carnes e especialidades grelhadas mais deliciosas, e o Clube de Fado, um restaurante emblemático do destino, que serve especialidades regionais que mostram a essência da culinária mediterrânea. A abertura da Nouvelle Brasserie está prevista para novembro. Trata-se de uma brasserie francesa localizada num antigo farol à beira do oceano Atlântico, onde será servida uma seleção de pratos à la carte harmonizados com uma cuidadosa seleção de vinhos.

O resort oferece ainda quatro piscinas, incluindo uma principal de três níveis com vista para o oceano Atlântico; uma piscina Splash Park, projetada para os mais pequenos, com toboáguas onde toda a família pode se divertir; e uma piscina somente para adultos, que proporcionará um espaço tranquilo com um bar. Além disso, a nova unidade também conta com uma piscina de água doce com vistas para o oceano Atlântico.

O Dreams Spa, com 900 metros quadrados, cuja inauguração está prevista para janeiro de 2025, oferecerá experiências de saúde, beleza e bem-estar. Projetado com uma paleta de texturas e combinações de cores variadas para transmitir serenidade, o Spa vai disponibilizar uma variedade de tratamentos e serviços, como uma piscina coberta climatizada, banheira de hidromassagem, banho turco, sauna, imersão em água fria, duchas diatérmicas e sete cabines de tratamento.

Cada espaço para eventos no Dreams Madeira Resort, Spa & Marina é projetado para oferecer funcionalidade e versatilidade, adaptando-se às necessidades de grupos de negócios e lazer, com instalações de última tecnologia e espaços flexíveis que se ajustam a cada ocasião.

A abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina complementa a crescente presença da marca Hyatt na região EAME, após as recentes inaugurações do me and all Berlin East Side e do Grand Hyatt Barcelona. Espera-se que a expansão da marca Hyatt em toda a região continue durante 2024 e 2025, com outras aberturas já anunciadas, como AluaSoul Costa Adeje, Hyatt Centric Cairo West, Andaz Doha, Thompson Roma e Thompson Sevilla. O portfólio de hotéis da marca Dreams Resorts & Spas continua a crescer com a recente abertura do Dreams Estrella del Mar Mazatlán Golf & Spa Resort e as futuras inaugurações do Dreams Grand Island e do Dreams Playa Esmeralda Resort & Spa.

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Viceroy at Ombria Algarve já abriu portas

O Viceroy at Ombria Algarve, detido pelo Pontos Group, abre portas esta terça-feira, 1 de outubro, marcando assim a abertura do primeiro hotel da marca norte-americana Viceroy Hotels & Resorts no sul da Europa.

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Inserido no Ombria Algarve, este hotel de cinco estrelas conta com 141 unidades de alojamento, entre quartos, suites e apartamentos, num total de 24 edifícios – alguns com terraços, piscinas, varandas e jacuzzis. Juntamente com uma torre e uma praça central, o conjunto pretende recriar uma aldeia tradicional algarvia, ocupando uma área de 5,2 hectares do total de 153 hectares que compõem o Ombria Algarve.

O estilo contemporâneo da unidade hoteleira, que dá destaque a peças de artesanato local, foi pensado pela Wimberly Interiors, que ficou encarregue pelo design de interiores, e pela WATG e a Promontorio, que assinaram o projeto de arquitetura.

Das valências do Viceroy at Ombria Algarve fazem parte quatro piscinas – três com água aquecida – e seis restaurantes, cada um a prestar homenagem aos produtos da região. A estas valências junta-se um kids club, com uma área interior e exterior, e um centro de conferências com um salão de eventos e três salas de reunião.

O Spa by Viceroy, equipado com uma piscina termal interior e outra exterior, oito salas de tratamento, cabeleireiro e barbeiro, abrirá no início de 2025.

O hotel disponibiliza ainda um conjunto de experiências conduzidas por habitantes da região, como é o caso das atividades de extração do mel, passeios a cavalo e piqueniques, exploração de trilhos para caminhadas e ciclismo, assim como observação de aves. Outras experiências incluem provas de vinho e azeite, passeios de barco, aulas de fabrico de pão e de olaria.

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Grupo Jupiter investe cerca de 21M€ para abrir novo hotel no Porto

O futuro Jupiter Porto Hotel será a primeira unidade deste grupo hoteleiro no norte do país, fruto de uma parceria com a Solive. Com 131 unidades de alojamento, salas de reunião e zonas de lazer, o hotel ficará localizado junto à Avenida da Boavista.

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O grupo hoteleiro Jupiter vai investir cerca de 21 milhões de euros na construção de um novo hotel no Porto, o Jupiter Porto Hotel, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre de 2025.

O futuro hotel de quatro estrelas, localizado junto à Avenida da Boavista, surge de uma parceria com a Solive, uma joint venture entre o Grupo Legendre e a tecnibuild, responsável pela identificação do local, desenvolvimento do projeto, investimento financeiro e licenciamento.

Com 131 unidades de alojamento, entre quartos e suites, o futuro hotel vai contar com três salas de reunião com capacidade para 150 pessoas e zonas de lazer, entre um rooftop, piscina e spa. O intuito passa por criar um edifício que reúna “o tradicional e o moderno, assente num design de interiores inspirado na cidade”, como referido em comunicado, sendo que o projeto de arquitetura é assinado pela Cerejeira Fontes Architects e o projeto de arquitetura de interiores por Hugo Raposo Arquitetos.

“Embora este seja o primeiro grande projeto da Solive em Portugal no setor hoteleiro, o grupo Legendre desenvolveu em França vários projetos, o que nos dá uma enorme experiência na conceção e execução deste tipo de obras. Por outro lado, a tecnibuild, que tem também uma experiência relevante no setor hoteleiro, foi fundamental na conceção e desenvolvimento deste projeto”, afirma Telmo Carriço, diretor da Legendre em Portugal, em nota de imprensa.

O grupo Jupiter conta atualmente com três hotéis no Algarve e uma unidade hoteleira em Lisboa. Este será o primeiro hotel do grupo no norte do país.

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Tivoli Hotels & Resorts escolhe Vila Nova de Gaia para nova abertura em Portugal

O Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel será o nono hotel da marca Tivoli em Portugal, surgindo de uma parceria com a casa de vinho do Porto Kopke. Com abertura prevista para o início de 2025, o hotel vai contar com 150 quartos, dois restaurantes, espaços de reuniões e zonas de bem-estar.

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A Tivoli Hotels & Resorts vai abrir um novo hotel em Portugal no início de 2025, desta vez na margem sul do Rio Douro em Vila Nova de Gaia.

O futuro Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, que atualmente se encontra em construção, vai combinar “a herança de 91 anos de história da marca Tivoli com o legado da Kopke, a Casa de Vinho do Porto fundada em 1638”, como a marca hoteleira indica em comunicado.

O hotel, que pretende atrair tanto viajantes em lazer como em negócios, vai contar com 150 quartos, incluindo dez suites, dois restaurantes, três bares, duas piscinas, um ginásio Tivoli Shape e instalações para eventos – como seis salas de reuniões e 9.000 metros quadrados de jardins exteriores para receber celebrações. O hotel contará ainda com um Tivoli Spa, com terapias inspiradas no destino e nos seus elementos naturais.

Créditos: DR

Localizado na encosta de Gaia, o Tivoli Kopke Porto Gaia ficará inserido numa antiga cave de Vinho do Porto Kopke, “que fará parte da experiência dos clientes”. Outro dos destaques do hotel passará pelas experiências gastronómicas no restaurante da unidade, cujo chef e conceito ainda não foram revelados. Já as refeições “mais descontraídas” terão lugar num segundo restaurante, sendo que as propostas de Food & Beverage (F&B) ficam completas com um wine bar e um rooftop bar com vista para o rio Douro e para a cidade do Porto.

Pedro Braga, CEO da Sogevinus, empresa-mãe da Kopke, explica que este é “o nosso primeiro hotel em parceria com a marca Tivoli, que trará uma contribuição significativa para o projeto. Esta colaboração reflete as nossas ambições para a propriedade e acreditamos que a parceria com a Minor Hotels será capaz de criar um hotel de classe mundial, que celebra o luxo e o vinho, num local deslumbrante, rodeado por um património mundial único”.

Créditos: DR

Já Dillip Rajakarier, CEO do Grupo Minor International e CEO da Minor Hotels, empresa-mãe da Tivoli Hotels & Resorts, assegura estarem “muito satisfeitos por anunciar esta adição ao portefólio da Tivoli na região do Porto, com uma parceria verdadeiramente especial com a marca Kopke. Com uma localização privilegiada, esta propriedade vai oferecer instalações excecionais para hóspedes em negócios ou em lazer, conectando-os ao mundo do vinho do Porto de uma forma muito exclusiva”.

Com um percurso que remonta a 1933 em Lisboa, a Tivoli Hotels & Resorts expandiu de Portugal para o Brasil, Qatar e China, e recentemente tem vindo a aumentar a sua presença na Europa com as primeiras aberturas em Espanha, Itália e Holanda. O Tivoli Kopke Porto Gaia será a nona propriedade da marca em Portugal.

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