Oferta da Lusanova em 2023 aumenta 45% face ao ano anterior
Este ano, a Lusanova aumentou a sua oferta de destinos e programas em mais de 45% face a 2022, revelou Tiago Encarnação, diretor operacional do operador turístico, na apresentação, aos jornalistas, da totalidade da sua programação, em Lisboa.

Carolina Morgado
Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova está optimista em relação à forma como estão a decorrer as vendas no mercado tanto no mercado português como no brasileiro. Em relação a Portugal, revelou que, “à data de hoje e se continuarmos assim, até Junho superamos os números de 2019”, voltando a poder crescer em Dezembro, uma vez que é forte nos programas de Natal, Mercados de Natal e fim de ano.
O diretor operacional falava aos jornalistas, em Lisboa, sexta-feira, na apresentação da totalidade da sua programação, como o operador turístico o fez depois, no Dom Pedro Palace, aos agentes de viagens, após uma sessão quinta-feira, no Porto.
Com o pico das viagens a acontecerem entre abril e Junho, e depois em dezembro, a panóplia de destinos que a Lusanova oferece, é para ser usufruída durante o ano inteiro, disse o responsável, que acrescentou que, neste momento, o Brasil já representa 50% do negócio da empresa, e Portugal os restantes 50%, sendo que o Brasil “está a ter bons resultados, tendo recuperado até mais cedo que o mercado nacional”.
Em relação à BTL, que terminou há poucos dias, Tiago Encarnação considerou que a procura foi superior à edição anterior, mas no que se refere às vendas, ainda é prematuro avaliar, uma vez que as campanhas lançadas para o evento ainda estão a decorrer.
Sobre a programação para 2023/2024, e como o Publituris já tinha publicado na edição que foi distribuída na BTL, numa entrevista concedida pelo diretor operacional da empresa, ela é muito vasta, concentrando-se no que é e sempre foi o ADN do operador turístico, os circuitos, sejam ibéricos, europeus ou nas grandes viagens. Para já, os destinos com melhor desempenho são a Madeira, os Açores, os circuitos europeus no seu todo, com realce para a Turquia, e o Egito.
O responsável sublinhou, e conforme o Publituris já tinham revelado, continua a crescer na Madeira, tendo apostado em programas para os segmentos mais jovens. Os Açores voltam a ser programados para vários público-alvos, enquanto os circuitos ibéricos em autocarro – Portugal e Espanha (regulares e temáticos, os circuitos europeus (clássicos e seleção) e os grupos exclusivos apresentam-se com novos itinerários, todos com possibilidade de reservas online por parte dos agentes de viagens, mais partidas garantidas quando é preciso adicionar o voo, e guias em português.
Nos circuitos europeus, Tiago Encarnação disse que a programação realça a Turquia, Albânia, Bulgária, Macedónia e Grécia. Por sua vez os grupos exclusivos voltam a fazer parte da programação com produtos temáticos em datas especiais e com acompanhamento permanente. São 14 novos destinos em meia pensão ou pensão completa.
Quanto aos Grandes Destinos “há um mundo de possibilidades”, segundo o diretor operacional da Lusanova, em circuitos regulares, programadas individuais ou em privado.
Neste caso constam a África e o Médio Oriente (Marrocos, Egito, Jordânia e Israel e Dubai), Ásia (Índia e Sri Lanka), Sudoeste Asiático (Tailândia, Vietname, Camboja e Laos) e Japão, com reservas online em que o agente de viagens pode pesquisar tanto por produto como por serviço, e partidas garantidas.
No que diz respeito ainda às Grandes Viagens, a operador turístico apresenta na sua programação as Américas (Canadá e EUA, Costa Rica, Peru, Argentina e Chile), Praias do Índico (Maldivas, Seicheles, Maurícias e Zanzibar, sempre com combinados com o Dubai), e Safaris no Quénia e na Tanzânia.