Oferta da Lusanova em 2023 aumenta 45% face ao ano anterior
Este ano, a Lusanova aumentou a sua oferta de destinos e programas em mais de 45% face a 2022, revelou Tiago Encarnação, diretor operacional do operador turístico, na apresentação, aos jornalistas, da totalidade da sua programação, em Lisboa.

Carolina Morgado
Consórcio português forma-se para concorrer à privatização da TAP
YOU Tour Operador: Muito mais do que os tradicionais pacotes de viagens
easyJet começa a voar para o Cairo a 31 de outubro e os bilhetes já estão à venda
Les Roches ganha parceria na China e prepara-se para criar rede de campus no país
Pedro Ribeiro assume direção de Marketing e Vendas do grupo Vila Galé
Airbus e Boeing entregam 556 aeronaves novas no primeiro semestre com vantagem para fabricante europeu
Monarch está de regresso depois da falência há seis anos
Movimento aeroportuário em Moçambique cresceu quase 30% em 2022
Portugal tem 127 hotéis em projeto ou construção. Reino Unido e Alemanha lideram ranking
Aeroportos de Cabo Verde perto dos 230 mil passageiros em julho
Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova está optimista em relação à forma como estão a decorrer as vendas no mercado tanto no mercado português como no brasileiro. Em relação a Portugal, revelou que, “à data de hoje e se continuarmos assim, até Junho superamos os números de 2019”, voltando a poder crescer em Dezembro, uma vez que é forte nos programas de Natal, Mercados de Natal e fim de ano.
O diretor operacional falava aos jornalistas, em Lisboa, sexta-feira, na apresentação da totalidade da sua programação, como o operador turístico o fez depois, no Dom Pedro Palace, aos agentes de viagens, após uma sessão quinta-feira, no Porto.
Com o pico das viagens a acontecerem entre abril e Junho, e depois em dezembro, a panóplia de destinos que a Lusanova oferece, é para ser usufruída durante o ano inteiro, disse o responsável, que acrescentou que, neste momento, o Brasil já representa 50% do negócio da empresa, e Portugal os restantes 50%, sendo que o Brasil “está a ter bons resultados, tendo recuperado até mais cedo que o mercado nacional”.
Em relação à BTL, que terminou há poucos dias, Tiago Encarnação considerou que a procura foi superior à edição anterior, mas no que se refere às vendas, ainda é prematuro avaliar, uma vez que as campanhas lançadas para o evento ainda estão a decorrer.
Sobre a programação para 2023/2024, e como o Publituris já tinha publicado na edição que foi distribuída na BTL, numa entrevista concedida pelo diretor operacional da empresa, ela é muito vasta, concentrando-se no que é e sempre foi o ADN do operador turístico, os circuitos, sejam ibéricos, europeus ou nas grandes viagens. Para já, os destinos com melhor desempenho são a Madeira, os Açores, os circuitos europeus no seu todo, com realce para a Turquia, e o Egito.
O responsável sublinhou, e conforme o Publituris já tinham revelado, continua a crescer na Madeira, tendo apostado em programas para os segmentos mais jovens. Os Açores voltam a ser programados para vários público-alvos, enquanto os circuitos ibéricos em autocarro – Portugal e Espanha (regulares e temáticos, os circuitos europeus (clássicos e seleção) e os grupos exclusivos apresentam-se com novos itinerários, todos com possibilidade de reservas online por parte dos agentes de viagens, mais partidas garantidas quando é preciso adicionar o voo, e guias em português.
Nos circuitos europeus, Tiago Encarnação disse que a programação realça a Turquia, Albânia, Bulgária, Macedónia e Grécia. Por sua vez os grupos exclusivos voltam a fazer parte da programação com produtos temáticos em datas especiais e com acompanhamento permanente. São 14 novos destinos em meia pensão ou pensão completa.
Quanto aos Grandes Destinos “há um mundo de possibilidades”, segundo o diretor operacional da Lusanova, em circuitos regulares, programadas individuais ou em privado.
Neste caso constam a África e o Médio Oriente (Marrocos, Egito, Jordânia e Israel e Dubai), Ásia (Índia e Sri Lanka), Sudoeste Asiático (Tailândia, Vietname, Camboja e Laos) e Japão, com reservas online em que o agente de viagens pode pesquisar tanto por produto como por serviço, e partidas garantidas.
No que diz respeito ainda às Grandes Viagens, a operador turístico apresenta na sua programação as Américas (Canadá e EUA, Costa Rica, Peru, Argentina e Chile), Praias do Índico (Maldivas, Seicheles, Maurícias e Zanzibar, sempre com combinados com o Dubai), e Safaris no Quénia e na Tanzânia.