A região de Viseu Dão Lafões “é uma verdadeira rede”, afirmou o presidente da CIM
“A região de Viseu Dão Lafões mostrou que é mais do que a soma dos seus municípios. É uma verdadeira rede”, afirmou o presidente da CIM, Fernando Ruas ao fazer o balanço da participação desta entidade na BTL, que se apresentou como todo, integrando as mais-valias de cada um dos seus 14 municípios.
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A participação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2023 confirmou o sucesso da estratégia estreada na edição anterior, diz a entidade em nota de imprensa que acrescenta que a apresentação da região como um todo, integrando as mais-valias de cada um dos 14 municípios, “comprovou ser uma decisão acertada e que suscitou uma grande adesão de visitantes”.
Com esta participação, a região de Viseu Dão Lafões “mostrou que é mais do que a soma dos seus municípios. É uma verdadeira rede em que os concelhos se complementam uns aos outros e assumem uma identidade comum”, sublinhou, em jeito de balanço, Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões. “A programação e as ativações desenvolvidas no stand da CIM reforçaram essa identidade, com um foco estratégico nos eixos da Gastronomia e Vinhos, Natureza e Cultura. Ao apresentarmos os produtos turísticos de forma integrada, valorizámos a região: juntámos o que temos de melhor, numa visão transversal do nosso património material e imaterial, por forma a potenciar as experiências de quem nos visita”, acrescentou, segundo o comunicado.
Segundo Nuno Martinho, secretário Executivo da CIM, “a BTL constituiu uma oportunidade única para comunicarmos a região em conjunto, assim como para darmos a conhecer eventos com capacidade de atração de públicos para todo o território e para reforçarmos a perceção de que o Coração de Portugal é um destino completo e único, capaz de proporcionar uma experiência versátil e total a quem nos visita”.
Em mais de 40 horas de programação, a CIM e os 14 municípios que a compõem apresentaram os produtos turísticos. A Gastronomia, o Vinho, o Enoturismo, a Natureza e o Património Histórico foram os focos principais da estratégia de promoção, tendo a área de restauração, a recriação da Ecopista do Dão (que atravessava todo o espaço), o baloiço (na parte superior) e o quiosque interativo com questões sobre a região a serem as zonas do stand preferidas dos visitantes, indica a CIM no seu comunicado.
E como a BTL não é apenas um espaço de promoção, a presença de Viseu Dão Lafões foi também marcada por muitas reuniões de trabalho, em especial nos dias exclusivos para visitantes profissionais.