Top 5 da Bestravel foram Portugal, Espanha, Cabo Verde, Dominicana e México
Atuando essencialmente na vertente do lazer, o Top 5 dos destinos mais vendidos o ano passado pela rede de agências de viagens que constituem a Bestravel foram: Portugal como número um, mas com realidades diferentes, Espanha (Baleares, Canárias e Costas), Cabo Verde, Dominicana e o México. A tendência mantem-se, mas atenção: As grandes viagens estão a recuperar.

Carolina Morgado
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“Queremos que a nossa operação seja muito forte com os nossos operadores estratégicos, e isso ficou perfeitamente claro no que foram as nossas vendas em 2022, bem como as que já estão a acontecer este ano”, revelou aos jornalistas o novo responsável por toda a parte de operacional da rede Bestravel, Ricardo Teles, à margem da convenção anual da rede que teve lugar em Évora.
“Este ano vamos como um grande share de vendas para os operadores da Newtour (Soltrópico e Egotravel), a Solférias, com o grupo Ávoris (Jolidey e Travelplan), mas também para as Grandes Viagens em que a nossa produção com a TUI é bastante forte, bem como num mercado em que provavelmente foi dos últimos a recuperar no pós pandemia, que foi o dos cruzeiros que no verão do ano passado não estava tão forte, mas que a partir de outubro do ano passado, antes do lançamento dos novos charters, foi o segmento que mais subiu, e neste caso temos uma produção interessante com a MSC Cruzeiros”, destacou Ricardo Teles.
Em termos de hotelaria, disse, “o nosso portal B2B, onde estão agregados vários dos nossos operadores estratégicos, continua com uma subida muito interessante e com muito potencial ainda de aumento de vendas. Foi mesmo o número um em 2022. Um projeto lançado durante a pandemia é, hoje em dia, número um da rede, até porque as nossas agências de viagens, através desta plataforma, têm feito muita produção/programação própria sem recorrer apenas aos pacotes dos operadores”, referiu.
Quanto aos destinos, Ricardo Teles destacou a “importância de Portugal na sua globalidade, apesar de algumas fragilidades pontuais nas vendas, mas a manutenção das Maldivas que já vinha do período pandemia porque tinha sido um dos destinos que estava aberto e esteve muito forte, mas assistiu-se a uma recuperação do Cabo Verde, e das Caraíbas, com o aumento da oferta, e da Espanha na sua globalidade com incidência nas Baleares”.
Em 2023 e, reforçando a ideia de o preço médio não estar mais alto, “os destinos mais fortes são os que se apresentam no mercado em charter: As Caraíbas divididas em realidades diferentes em que o México e a República Dominicana estão bastante mais fortes, e Cuba, num arranque interessante, mas Cabo Verde continua numa subida muito forte, mantemos as Baleares e a Tunísia e este último está a aparecer também com bastantes vendas”.
Segundo o responsável operacional da Bestravel, ao nível das grandes viagens “começamos a assistir a algumas alterações de paradigmas, que enquanto as grandes viagens se cingiam às Maldivas, com o aparecimento de novos destinos de longo curso interessantes como a Tanzânia, as Maurícias, acaba por haver mais vendas para outro tipo de destinos. Temos o exemplo da Tailândia que o ano passado não estava fechado mas tinha muitas restrições de entrada. Este ano abriu na sua plenitude e há uma recuperação muito forte do destino e de clientes”.
Ricardo Teles chama a atenção para dois operadores no mercado português que, em relação às Caraíbas, não querem perder o seu espaço: A Newblue e a Ávoris. “Enquanto a Newblue fez uma penetração no mercado o ano passado muito grande e quer manter e até aumentar os seus números em 2023, a Ávoris perdeu algum posicionamento no mercado português em 2022 e, quer recuperar”, sublinhou.
Assim, nos Top 5 dos operadores turísticos mais vendidos pela rede em 2022 estão a Solférias, a Soltour, depois os operadores do grupo Newtour, a TUI Portugal e finalmente, em conjunto, a Jolidey e a Travelplan.
A acontecer neste início de ano, a perspetiva é diferente. “Temos a Solférias com vendas mundo fortes essencialmente nos seus charters exclusivos, logo de seguida os operadores do grupo Ávoris, os cruzeiros com a MSC, cuja recuperação começou em outubro do ano passado, e com a recuperação das grandes viagens com a TUI, e finalmente os operadores do grupo Newtour”, avançou o responsável.
Refira-se que em 2022 a Bestravel tinha 28 parceiros estratégicos entre seguros, hotelaria e operadores turísticos e de cruzeiros, mas “dentro das análises que vamos fazendo de ano para ano, tentamos examinar sempre os comportamentos do mercado, mas tendo sempre uma noção que os nossos parceiros estratégicos são uma questão muito estável. São relações bilaterais muito fortes e que queremos continuar a fortalecer. No entanto, isto não implica que não possam existir algumas alterações ou acrescentes. Assim, para este ano adicionamos dois operadores estratégicos: A Travelplan e a Icárion”, salientou o diretor de operações.
Para e rede, e conforme foi apontado por Ricardo Teles, é importante a existência de novos destinos, numa ótica de diversificação às agências de viagens, uma vez que “ajuda sempre a vender mais” e até porque, “o cliente também o exige”.