Edição digital
Assine já
PUB
Distribuição

Top 5 da Bestravel foram Portugal, Espanha, Cabo Verde, Dominicana e México

Atuando essencialmente na vertente do lazer, o Top 5 dos destinos mais vendidos o ano passado pela rede de agências de viagens que constituem a Bestravel foram: Portugal como número um, mas com realidades diferentes, Espanha (Baleares, Canárias e Costas), Cabo Verde, Dominicana e o México. A tendência mantem-se, mas atenção: As grandes viagens estão a recuperar.

Carolina Morgado
Distribuição

Top 5 da Bestravel foram Portugal, Espanha, Cabo Verde, Dominicana e México

Atuando essencialmente na vertente do lazer, o Top 5 dos destinos mais vendidos o ano passado pela rede de agências de viagens que constituem a Bestravel foram: Portugal como número um, mas com realidades diferentes, Espanha (Baleares, Canárias e Costas), Cabo Verde, Dominicana e o México. A tendência mantem-se, mas atenção: As grandes viagens estão a recuperar.

Sobre o autor
Carolina Morgado
Artigos relacionados
Ministro das Finanças admite que turismo é “muito importante” para Portugal, mas diz que é necessário “reduzir” a importância no PIB
Turismo
CATAI coloca no mercado programação de venda antecipada 2025
Distribuição
Negócios no setor das Viagens e Turismo continuaram a cair até outubro
Destinos
TAP prevê ultrapassar 2 milhões de passageiros nas rotas do Brasil em dezembro
Aviação
TAP já soma mais de 12 mil passageiros para Florianópolis e 7.300 para Manaus
Aviação
Sabre Red Launchpad já disponível para agências de viagens em todo o mundo
Distribuição
AL: limehome transforma edifícios de escritórios em apartamentos turísticos
AL
Sonhando volta a apostar na Tunísia com vasta programação de verão
Distribuição
Portugal mostra oferta de turismo interior na Intur
Meeting Industry
Dia Mundial da Oliveira é assinalado em 32 municípios de norte a sul de Portugal
Destinos

“Queremos que a nossa operação seja muito forte com os nossos operadores estratégicos, e isso ficou perfeitamente claro no que foram as nossas vendas em 2022, bem como as que já estão a acontecer este ano”, revelou aos jornalistas o novo responsável por toda a parte de operacional da rede Bestravel, Ricardo Teles, à margem da convenção anual da rede que teve lugar em Évora.

“Este ano vamos como um grande share de vendas para os operadores da Newtour (Soltrópico e Egotravel), a Solférias, com o grupo Ávoris (Jolidey e Travelplan), mas também para as Grandes Viagens em que a nossa produção com a TUI é bastante forte, bem como num mercado em que provavelmente foi dos últimos a recuperar no pós pandemia, que foi o dos cruzeiros que no verão do ano passado não estava tão forte, mas que a partir de outubro do ano passado, antes do lançamento dos novos charters, foi o segmento que mais subiu,  e neste caso temos uma produção interessante com a MSC Cruzeiros”, destacou Ricardo Teles.

PUB

Em termos de hotelaria, disse, “o nosso portal B2B, onde estão agregados vários dos nossos operadores estratégicos, continua com uma subida muito interessante e com muito potencial ainda de aumento de vendas. Foi mesmo o número um em 2022. Um projeto lançado durante a pandemia é, hoje em dia, número um da rede, até porque as nossas agências de viagens, através desta plataforma, têm feito muita produção/programação própria sem recorrer apenas aos pacotes dos operadores”, referiu.

PUB

Quanto aos destinos, Ricardo Teles destacou a “importância de Portugal na sua globalidade, apesar de algumas fragilidades pontuais nas vendas, mas a manutenção das Maldivas que já vinha do período pandemia porque tinha sido um dos destinos que estava aberto e esteve muito forte, mas assistiu-se a uma recuperação do Cabo Verde, e das Caraíbas, com o aumento da oferta, e da Espanha na sua globalidade com incidência nas Baleares”.

Em 2023 e, reforçando a ideia de o preço médio não estar mais alto, “os destinos mais fortes são os que se apresentam no mercado em charter: As Caraíbas divididas em realidades diferentes em que o México e a República Dominicana estão bastante mais fortes, e Cuba, num arranque interessante, mas Cabo Verde continua numa subida muito forte, mantemos as Baleares e a Tunísia e este último está a aparecer também com bastantes vendas”.

Segundo o responsável operacional da Bestravel, ao nível das grandes viagens “começamos a assistir a algumas alterações de paradigmas, que enquanto as grandes viagens se cingiam às Maldivas, com o aparecimento de novos destinos de longo curso interessantes como a Tanzânia, as Maurícias, acaba por haver mais vendas para outro tipo de destinos. Temos o exemplo da Tailândia que o ano passado não estava fechado mas tinha muitas restrições de entrada. Este ano abriu na sua plenitude e há uma recuperação muito forte do destino e de clientes”.

Ricardo Teles chama a atenção para dois operadores no mercado português que, em relação às Caraíbas, não querem perder o seu espaço: A Newblue e a Ávoris. “Enquanto a Newblue fez uma penetração no mercado o ano passado muito grande e quer manter e até aumentar os seus números em 2023, a Ávoris perdeu algum posicionamento no mercado português em 2022 e, quer recuperar”, sublinhou.

Assim, nos Top 5 dos operadores turísticos mais vendidos pela rede em 2022 estão a Solférias, a Soltour, depois os operadores do grupo Newtour, a TUI Portugal e finalmente, em conjunto, a Jolidey e a Travelplan.

A acontecer neste início de ano, a perspetiva é diferente. “Temos a Solférias com vendas mundo fortes essencialmente nos seus charters exclusivos, logo de seguida os operadores do grupo Ávoris, os cruzeiros com a MSC, cuja recuperação começou em outubro do ano passado, e com a recuperação das grandes viagens com a TUI, e finalmente os operadores do grupo Newtour”, avançou o responsável.

Refira-se que em 2022 a Bestravel tinha 28 parceiros estratégicos entre seguros, hotelaria e operadores turísticos e de cruzeiros, mas “dentro das análises que vamos fazendo de ano para ano, tentamos examinar sempre os comportamentos do mercado, mas tendo sempre uma noção que os nossos parceiros estratégicos são uma questão muito estável. São relações bilaterais muito fortes e que queremos continuar a fortalecer. No entanto, isto não implica que não possam existir algumas alterações ou acrescentes. Assim, para este ano adicionamos dois operadores estratégicos: A Travelplan e a Icárion”, salientou o diretor de operações.

Para e rede, e conforme foi apontado por Ricardo Teles, é importante a existência de novos destinos, numa ótica de diversificação às agências de viagens, uma vez que “ajuda sempre a vender mais” e até porque, “o cliente também o exige”.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Artigos relacionados
Ministro das Finanças admite que turismo é “muito importante” para Portugal, mas diz que é necessário “reduzir” a importância no PIB
Turismo
CATAI coloca no mercado programação de venda antecipada 2025
Distribuição
Negócios no setor das Viagens e Turismo continuaram a cair até outubro
Destinos
TAP prevê ultrapassar 2 milhões de passageiros nas rotas do Brasil em dezembro
Aviação
TAP já soma mais de 12 mil passageiros para Florianópolis e 7.300 para Manaus
Aviação
Sabre Red Launchpad já disponível para agências de viagens em todo o mundo
Distribuição
AL: limehome transforma edifícios de escritórios em apartamentos turísticos
AL
Sonhando volta a apostar na Tunísia com vasta programação de verão
Distribuição
Portugal mostra oferta de turismo interior na Intur
Meeting Industry
Dia Mundial da Oliveira é assinalado em 32 municípios de norte a sul de Portugal
Destinos
PUB
Distribuição

CATAI coloca no mercado programação de venda antecipada 2025

A CATAI, operador turístico do grupo Ávoris, acaba de disponibilizar ao mercado a sua nova programação de venda antecipada para 2025. O cliente que antecipar a sua reserva, com um mínimo de 30 dias, poderá aproveitar até 7 % de desconto.

Publituris

A programação 2025 do operador turístico CATAI, que já está no mercado, tem sugestões para a Europa, Médio Oriente, Ásia, América de Norte a Sul, como para Nova Zelândia e Polinésia.

Para além dos clássicos, que o operador turístico repete, pela sua grande receção ano após ano, a CATAI continua a descobrir outras alternativas de viagens: Joias dos Fiordes, para descobrir a Noruega; Pérolas da Ásia, para combinar três interessantes países: Malásia, Singapura e Indonésia; o Essencial do Este Americano, para percorrer as cidades mais emblemáticas do este dos Estados Unidos. Estas são algumas das novas propostas.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Sabre Red Launchpad já disponível para agências de viagens em todo o mundo

A Sabre Corporation acaba de disponibilizar o Sabre Red Launchpa para simplificar o processo de reserva de viagens, após uma fase piloto que considera bem-sucedida e que levou ao aumento de vendas para o parceiro de lançamento Internova Travel Group.

Publituris

Com base nos resultados promissores de sua fase piloto, esta interface profissional e de fácil utilização oferece aos agentes de viagens acesso rápido a funcionalidades impulsionadas por IA e a conteúdo multifuente, sem a necessidade de conhecimento profundo do Sistema Global de Distribuição (GDS).

O Sabre Red Launchpad é compatível com conteúdos de companhias aéreas (tradicionais, New Distribution Capability e de baixo custo), hotéis e carros. Desenvolvido como uma extensão da  interface principal Sabre Red 360, o Sabre Red Launchpad elimina a complexidade de criação e gestão e reservas de viagens e introduz novas experiências de compra de nível de consumidor.

Ao reduzir o tempo de formação, o Sabre Red Launchpad permite que os consultores de viagens comecem a ganhar comissões mais rapidamente, desbloqueando o conteúdo multifuente disponível no marketplace da Sabre.

O parceiro de lançamento, Internova Travel Group, lançou o Internova SNAP, uma versão personalizada do Sabre Red Launchpad, para milhares de consultores nos Estados Unidos no início deste ano. Em outubro, mais de 300 agências e 13.000 consultores já estavam a utilizar o SNAP, o que resultou num aumento no volume geral de vendas. O SNAP também oferece acesso ao conteúdo de hotéis e carros da empresa Travel Leaders Network (TLN) do Internova Travel Group, proporcionando mais opções para agentes de viagens e os seus clientes.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Sonhando volta a apostar na Tunísia com vasta programação de verão

Com partidas de Lisboa e do Porto, de abril a setembro, o operador turístico Sonhando volta a oferecer ao mercado uma vasta programação de verão para a Tunísia, a preços que começam nos 557 euros por pessoa em alojamento duplo, em tudo incluído.

Publituris

A operação de Djerba, em pacotes de sete noites, decorre de 5 de abril a 20 de setembro, aos sábados, com partidas de Lisboa, enquanto as saídas do Porto são também aos sábados, de 31 de maio a 20 de setembro, ambas com a Nouvelair. Entretanto, para o mesmo destino haverá um reforço do Porto, entre 16 de junho e 8 de setembro, com a Nouvelair, bem como de Lisboa, de 2 de junho a 15 de setembro, todas as segundas-feiras, em voos TAP.

Para férias de sete noites em Monastir, a Sonhando oferece partidas do Porto de 2 de junho a 8 de setembro, com voos às segundas-feiras da Nouvelair.

Na Tunísia, o operador turístico vai ter também operação com voos para o aeroporto de Enfidha – Hammamet. Os programas de sete noites têm saídas do Porto com a Air Horizont, todas as quartas-feiras, de 9 de julho a 3 de setembro, bem como de Lisboa, com a TAP, todas as terças-feiras, de 3 de junho a 9 de setembro.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Solférias promove cruzeiros nas ilhas gregas a bordo do Celestyal Discovery

A Solférias está a promover cruzeiros a bordo do Celestyal Discovery que visam descobrir a Grécia, navegando pelas ilhas do Mar Egeu, vivendo a história, cultura e beleza natural de destinos como Mykonos ou Santorini.

Publituris

Para reservas até 10 de dezembro, o operador turístico Solférias está a promover cruzeiros às ilhas gregas a bordo do navio Celestyal Discovery a preços desde 1.490 euros por pessoa, em cruzeiros de cinco noites, de 19 de março a 17 de novembro de 2025, com partidas às quartas de Lisboa e Porto, em voos da Vueling Airlines e Aegean Airlines.

Esta promoção engloba também programas de seis noites, de 22 de março a 08 de novembro, com saídas aos sábados, com valores desde 1.824 euros por pessoa, bem como de nove noites, de 15 de maio a 08 de novembro, para saídas às quintas-feiras, com preços a parir de 2.158 euros por pessoa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Pedro Machado e Berta Cabral marcam presença na 20ª Convenção Airmet

A Airmet anunciou, esta quarta-feira, que o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, vão marcar presença na sua 20ª Convenção, que decorrerá entre 21 e 24 de novembro, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira (Açores), com o tema “Gestão que transforma; Estratégia que direciona”.

Publituris

Ambas as entidades participarão em dois momentos importantes da 20ª Convenção Airmet: jantar de quinta-feira, dia 21 de novembro, no Azoris Angra Garden, e abertura oficial do evento, na sexta-feira, dia 22 de novembro, às 9h00, onde farão um discurso inaugural.

Miguel Quintas, Chairman da Airmet, considera que estas presenças são um gesto que “reforça o reconhecimento da importância das agências de viagens no setor e permite-nos, enquanto rede, alinharmo-nos com as prioridades estratégicas para o turismo em Portugal”. Neste sentido, realçou: “Estamos muito satisfeitos por contar com este apoio institucional, que reflete o papel essencial das agências de viagens no crescimento e fortalecimento do turismo nacional”.

O evento, que segundo a Airmet, reforça o compromisso da rede com a inovação e o desenvolvimento contínuo das agências de viagens em Portugal, irá contar ainda, com a presença de outras entidades relevantes na área, como representantes da Câmara Municipal e Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e da VisitAzores.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Verão 2025: Soltour volta a programar Samaná em voos diretos semanais de Lisboa

O operador turístico Soltour volta a operar Samaná (República Dominicana) no verão de 2025, à saída de Lisboa, com pacotes exclusivos “tudo incluído” para viajantes de Portugal, e aposta em experiências diferenciadas.

Publituris

Entre 27 de junho e 5 de setembro, os viajantes portugueses poderão descobrir as maravilhas desta península na República Dominicana através de ligações semanais às sextas-feiras, entre Lisboa e o Aeroporto Internacional El Catey (AZS), operadas pela Iberojet.

Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Portugal e Espanha, destaca a autenticidade de Samaná, e refere que “é um dos destinos mais autênticos e inexplorados da região, combinando praias paradisíacas, biodiversidade e uma rica cultura local”.

O responsável confirma que, nos últimos anos, “esta operação tem sido uma grande aposta da Soltour e temos recebido indicadores positivos do mercado português, o que nos levou a reforçar o nosso compromisso com o destino e incluí-lo na programação para o verão do próximo ano”.

O operador turístico oferece pacotes exclusivos “tudo incluído” de sete noites para os viajantes que partem de Lisboa, com alojamento em resorts de quatro e cinco estrelas.

A região, que tem permanecido inexplorada pelo turismo de massas, continua a atrair aqueles que procuram uma experiência mais autêntica e imersiva. Este ano, com o lançamento do filme “Amanece en Samaná”, o destino torna-se também uma referência cinematográfica internacional. Esta longa-metragem, de produção espanhola e dominicana, foi rodada na região e tem estreia europeia prevista para o fim do ano, esperando-se um impulso na visibilidade internacional e na atratividade turística da península.

A diversidade na oferta de alojamento, com opções pensadas para família ou adults only, permite receber turistas com diferentes propósitos de viagem, como casais, famílias ou grupos. Em Samaná, destaca-se a oferta hoteleira dos Bahia Principe Hotels & Resorts, cadeia de renome do Grupo Piñero.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Ilha do Faial vai acolher 20ª Convenção da Bestravel no final de janeiro de 2025

A Bestravel vai realizar a sua XX Convenção de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025, nos Açores, nomeadamente na ilha do Faial, com visita à Ilha do Pico. A temática central do evento ainda não foi divulgado.

Publituris

Este evento promete ser, segundo a rede de agências de viagens em comunicado de imprensa, a ocasião perfeita para dar início ao ano de 2025, reunindo todas as agências da marca e seus parceiros, que avança que a convenção culminará com o tradicional jantar de gala e cerimónia de prémios. As atividades e visitas proporcionarão uma experiência única de conhecimento, networking e colaboração.

Carlos Baptista, administrador da rede refere que a XX Convenção “representa um marco significativo na nossa história, destacando-se pela sua localização estratégica na ilha do Faial”. Considera ainda que este evento não apenas simboliza a ousadia e inovação que caracterizam a Bestravel, mas também estabelece novos padrões no mercado nacional ao realizar, pela primeira vez, uma convenção nesta fantástica ilha açoriana”, decisão que “reforça novamente o nosso compromisso em inovar continuamente e transformar experiências no setor de turismo”.

Já Ricardo Teles, diretor de Operações da Bestravel, reforça que a convenção “é um momento crucial de preparação e trabalho para o ano de 2025. É estratégico reunir com a nossa rede para partilhar a visão para o ano, bem como dinamizar o networking com todos os players de negócio”. Além disso, acrescenta, “estimular a participação em momentos de partilha e de reflexão é vital para a construção do sucesso da nossa marca”.

Refira-se que, no ano passado, o evento contou com mais de 200 participantes inscritos e este ano promete uma forte presença da rede e dos seus parceiros de negócio, incluindo operadores turísticos, empresas de cruzeiros, companhias aéreas, centrais de reservas, seguros, entre outros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Soltrópico vai operar para o Porto Santo no verão com 2 saídas semanais tanto de Lisboa como do Porto

O operador turístico Soltrópico anuncia o lançamento da sua operação para a ilha do Porto Santo no verão de 2025, com duas saídas semanais, tanto de Lisboa como do Porto.

Publituris
Distribuição

DIT Portugal cria grupos de Hosted Buyers para feiras internacionais

A DIT Portugal anuncia a criação de um novo programa de grupos de hosted buyers para feiras internacionais por forma a que as suas agências de viagens possam conhecer destinos, fornecedores e DMC, para que, facilmente, lhes permita organizar os seus grupos ou ter contactos para conseguir melhores serviços para os seus clientes.

Publituris

“Queremos com este programa mais uma vez proporcionar às agências de viagens que fazem parte da família DIT Portugal um serviço diferenciador e uma maneira de conhecerem destinos, fornecedores, DMCs desses destinos, para que possam mais facilmente organizar os seus grupos ou ter contactos para conseguir serviços para os seus clientes”, destaca César Clemente, diretor Comercial da DIT Portugal.

No entanto, este programa já começou a ser posto em prática tendo conseguido que cinco agentes de viagens da DIT Portugal se deslocassem a uma feira na Polónia onde puderam ter contacto com vários fornecedores, DMC e representantes de regiões de turismo e depois seguiram em famtrips, um pela região de Gdansk, e outros pela região dos Lagos.

Mas mais grupos estão já organizados e mais virão, diz a rede de gestão de agências de viagens. “O próximo grupo que temos organizado será já para a IBTM em Barcelona no final deste mês onde teremos ainda mais agências do que na Polónia”, refere César Clemente, para assegurar que “estamos apenas no início deste projeto”, já que existem contactos para feiras quer na América do Sul, na Ásia, ou no Médio Oriente.

“São grupos em que conseguimos convites para várias feiras e em que as nossas agências de viagens podem participar com condições muito vantajosas”, esclareceu a rede.

Este projeto “é apenas mais um dos serviços diferenciadores que iremos cada vez mais ter para as nossas agências de viagens, refere a DIT Portugal, na sua nota de imprensa, avançando que “não queremos ser apenas um grupo de gestão, queremos ser muito mais do que um grupo de gestão, e isso consegue-se sendo diferente dos demais, estando um passo à frente”.

Tal como Jon Arriaga, diretor geral da DIT Portugal, diz “não queremos ser os maiores, queremos apenas ser os melhores”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

CEAV promete fundo de recuperação para agências de viagens afetadas pela DANA

A Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV) garante que vai criar um fundo de recuperação para as agências de viagens da Comunidade Valenciana afetadas pela DANA, que causou graves inundações no passado mês de outubro. O objetivo é acelerar a recuperação destas empresas.

Publituris

A informação foi confirmada pelo vice-presidente da Associação, José Manuel Lastra, à Hosteltur. No entanto, em reunião da Comissão Executiva do CEAV, a pedido da Associação Empresarial Valenciana de Agências de Viagens (AEVAV), foi acordado levar à assembleia da confederação a criação desta ferramenta económica, que será realizada na próxima quarta-feira, 13 de novembro, quando se espera que a iniciativa seja definitivamente aprovada.

Lastra esclareceu ao jornal espanhol que “ainda não é conhecido o valor” do referido fundo, no qual além de estarem envolvidos o CEAV e a AEVAV, “vamos abri-lo a outras associações da confederação que queiram participar.” E de facto, “alguns deles já fizeram contribuições diretas por iniciativa própria; e também a parceiros e fornecedores da confederação”, esclareceu o vice-presidente.

O dirigente assegurou que a CEAV está “em contacto desde o primeiro momento com os colegas da AEVAV”, associação ligada à confederação, e precisamente por isso, “entendemos que a melhor forma de ajudar é disponibilizar um fundo para as agências de viagens valencianas afetadas, mas também para o destino turístico. “Convido as pessoas que planeiam viajar à Comunidade Valenciana a não deixarem de o fazer, porque é uma boa forma de colaborar. Mas quem for às zonas afetadas, faça-o para colaborar como voluntário”, apelou, fazendo eco às palavras do presidente da AEVAV, Miguel Jiménez, ao exigir “empatia”, “diligência” e “colaboração” por parte dos fornecedores de agências de viagens em aspetos como “flexibilidade e agilidade nos reembolsos que devem ser apresentados”.

Jiménez explicou nas suas declarações à Hosteltur que nas localidades mais afetadas “o impacto económico vai ser brutal”, porque serão necessários “cinco a seis meses pelo menos para recuperar a normalidade”.

As estimativas do presidente da AEVAV, avança o jornal, são de que existam entre 35 a 40 agências de viagens físicas afetadas e todas elas consideram perdido o último trimestre do ano, para efeitos de faturação, dado que os seus clientes devem agora enfrentar despesas muito mais urgentes do que o turismo.

Entretanto, o Departamento de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo da Generalitat Valenciana incluiu no Plano de Recuperação o pedido de 175 milhões de euros para reparar os danos no setor hoteleiro e alimentar, com “mais de mil estabelecimentos afetados”. A isto soma-se o pedido de mais 7,5 milhões de euros para “o setor terciário de hotelaria e férias na zona afetada pela DANA”, tendo, de acordo com a Hosteltur, apresentado ao Governo Central um plano de ajuda às zonas afetadas que inclui 136 medidas destinadas a “reconstruir, relançar e aliviar” os efeitos das cheias, nas palavras do seu presidente, Carlos Mazón.

O valor final é praticamente impossível de estabelecer neste momento, uma vez que todas as infraestruturas de transporte são afetadas, e desde as estradas ao aeroporto, passando pela ferrovia, são de grande importância na estruturação do turismo, seja ele emissor ou recetivo.

Na realidade, não há nenhum aspeto que seja que não tenha uma ligação ou outra com a indústria do turismo, que representa 14,8% do PIB da Comunidade Valenciana.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.