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18ª Convenção Bestravel colocou foco na imagem da marca e na sustentabilidade

A 18ª edição da Convenção Bestravel, que decorreu de quinta a domingo, na cidade de Évora, colocou foco na imagem de marca e na sustentabilidade, que foi não só o tema do encontro anual da rede de franchising de agências de viagens, mas também de painéis de discussão que juntaram algumas figuras destas áreas.

Carolina Morgado
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18ª Convenção Bestravel colocou foco na imagem da marca e na sustentabilidade

A 18ª edição da Convenção Bestravel, que decorreu de quinta a domingo, na cidade de Évora, colocou foco na imagem de marca e na sustentabilidade, que foi não só o tema do encontro anual da rede de franchising de agências de viagens, mas também de painéis de discussão que juntaram algumas figuras destas áreas.

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A Bestravel faz 20 anos de existência, mas a sua convenção anual, que acaba de acontecer em Évora, até porque como diz o velho ditado, festejar em antecipação dá azar, não teve como tema as comemorações da data, mas sim uma componente muito forte “daquilo que é o legado da marca”, disse aos jornalistas o administrador da rede, Carlos Baptista.

“A marca para nós é central, e reforço que, após a pandemia, saímos com mais certezas daquilo que é projeto Bestravel. Durante a pandemia passámos todos por diversas dificuldades, mas aquilo que é a força de pensar estrategicamente o negócio, a força de uma rede a lutar e a desenvolver o negócio no dia-a-dia e a preocupar-se com os clientes, foram as fórmulas de sucesso. Não podemos esquecer que houve marcas verticais que tiveram dificuldades até na gestão dos recursos humanos, nós não é que não tivéssemos tido, mas tivemos franchisados a defender e a lutar pela loja no dia-a-dia. Num modelo de marca, isto ganha força, consistência e harmonia, portanto, para nós marca foi um dos pontos fundamentais da nossa convenção”, realçou.

O administrador da rede acrescentou, ainda a respeito da relevância da marca, que “este ano fomos a escolha número um dos consumidores, e para termos esse reconhecimento foi feito um trabalho muito forte na Bestravel com “baterias de testes e de clientes mistério à nossa rede para perceber onde é que estávamos menos bem, poder definir um plano de trabalho e melhorarmos. Mas acima de tudo definimos como objetivo claro sermos o número um”.

Carlos Baptista recorda que “tínhamos ganhado, em 2020 um reconhecimento de outra instituição menos conhecida e, em 2021 ficámos em segundo lugar, muito próximo de quem ganhou a classificação da Escolha do Consumidor. Nesse momento definimos o objetivo claro que era sermos o número um naquilo que é a relação com o cliente final, e conseguimos esse reconhecimento e, nesse aspeto não poderíamos não ter a marca como um ponto central de discussão da nossa convenção deste ano”.

O executivo anunciou também que “vamos certificar toda a rede Bestravel com a Checked by DECO porque “acreditamos que é um projeto, com o aval da APAVT, muito interessante, e que vai aproximar ainda mais a rede dos consumidores. Temos um reconhecimento dos consumidores naquilo que é a qualidade do atendimento, e com a Checked by Deco vamos certificar tudo o que são os nossos procedimentos na relação com o cliente. Vamos iniciar agora este processo para toda a rede”.

A caminho da certificação em sustentabilidade

Outro tema importante analisado neste encontro anual da rede foi o da sustentabilidade porque “em todo o plano estratégico e do desenvolvimento do negócio futuro, a sustentabilidade será o plano de fundo e, nós estamos num processo de certificação neste domínio”, disse o gestor, para acrescentar que “estes dois temas refletiram-se nos dois painéis de discussão com convidados de renome, para nos fazer pensar e repensar ambas as temáticas, alertando a rede para as mais-valias de uma marca e preocupações com a sustentabilidade”.

Ainda quanto à sustentabilidade, a Gecontur também está a trabalhar na certificação de práticas de sustentabilidade Travelife, “um processo que abrange todas as áreas da empresa”, segundo indicou Carlos Baptista. “A APAVT colocou este certificado à disposição das agências que viagens e está a ser trabalhada ao nível da ECTAA com todas as suas congéneres europeias. Assim, achamos que fazia sentido entrar neste projeto, tendo em conta todas estas relações”, defendeu.

A 18ª convenção contou com a presença de 37 agências de viagens e mais de 100 pessoas da rede, 47 parceiros institucionais, estratégicos e oficiais, num total de 203 pessoas, a contar já com os oradores dos dois grandes painéis.

 

Porquê o Alentejo?

E porquê a escolha do Alentejo? Carlos Baptista explicou aos jornalistas que “na Bestravel produzimos o ano passado mais de 10 milhões de mercado nacional e no Alentejo temos uma ínfima parte da produção. Por isso, achámos que vir ao Alentejo poderá ser uma forma de estar próximo, falar, ver, experienciar o produto e tentar aumentar o número de vendas e de atenção sobre o destino”.

Mais ainda: “Discutimos vários locais do Alentejo e acabámos por vir a Évora, e não podia ser melhor escolha, ainda para mais que a cidade ganha o reconhecimento de Capital Europeia da Cultura”.

Gecontur restrutura equipa

Numa convenção cheia de novidades, a Bestravel anunciou à rede, e também aos jornalistas, que a master franchise Gecontur acaba de reorganizar a equipa, dividindo a empresa em três blocos – um operacional, um de desenvolvimento de negócio e outro de apoio e expansão.

Neste âmbito, Ricardo Teles assume a posição de diretor operacional da Gecontur, Nuno Almeida fica com toda a área de gestão, coordenação, desenvolvimento e expansão da rede, enquanto Ana Avelar terá como função a setor de desenvolvimento de negócios.

Carlos Baptista explicou que até agora, Nuno Almeida fazia o apoio de rede bem como dos eventos da Bestravel, mas vai adicionar a sua área de intervenção com a expansão da rede, com mais um elemento a contratar.

Dentro da área operacional, conforme disse, estará o produto e o marketing, que também será apoiada pelo próprio marketing do grupo Newtour, no desenvolvimento de campanhas dentro da rede.

Ana Avelar será a diretora de desenvolvimento do negócio que, “paralela à operação, trabalhará para a criação de valor dentro da operação: novas ferramentas, novos projetos, bem como o departamento de cal center que é uma rocha na nossa rede e um capital de confiança”, destacou o administrador da Bestravel. Além disso, como a rede tem uma forte componente de formação com o apoio da uma entidade externa, este será tarefa que será coordenada por Ana Avelar.

Carlos Baptista vai continuar a acumular a administração da master franchise com a direção geral da Bestravel “tendo ser menos operacional e dando liberdade “às equipas no desenvolvimento do negócio no dia-a-dia, mas definindo as estratégias com elas, e dirigindo todas as áreas de suporte, jurídica ou financeira, numa lógica de muscular e preparar a empresa para o futuro”, sublinhou.

“Esta alteração vem também numa lógica de estabilização da própria rede”, para reconhecer que durante a pandemia, a rede sofreu ajustes na sua dimensão, tendo passado de 53 pontos de venda em 2019, para 44 atualmente, mas foi de forma controlada para não ter impacto naquilo que é a marca que é o nosso ativo principal”.

O gestor assegurou que “queremos iniciar um processo de crescimento novamente e de expansão da rede, aí estarmos e autonomizar essa área”, que, em 2024 quer pelo menos igualar o número de lojas que tinha em 2019.

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Nortravel promove Montenegro em operação direta do Porto

O operador turístico Nortravel está a promover a sua operação charter direta de verão para Montenegro (Praia da Costa Adriática) à saída do Porto.

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Em regime do tudo incluído, a Nortravel está a promover a sua programação para Montenegro que decorrerá de 23 de junho a 8 de setembro, com saídas do Porto.

O pacote de sete noites, na praia na Costa Adriática custa por pessoa em duplo desde 1.310 euros no Carine Hotel Delfin, e 1.354 euros no Carine Hotel Park, ambos de quatro estrelas localizados em Bijela. Já com alojamento no Carine Hotel Kumbor, quatro estrelas superior localizado em Herceg Novi, o preço começa nos 1.406 euros por pessoa.

Na praia de Budva, o pacote de sete noites no Iberostar Bellevue, de quatro estrelas fica desde 1.458 euros por pessoa, enquanto o Iberostar Herceg Novi custa 1,496 euros por pessoa, em alojamento duplo e regime do tudo incluído.

A viagem inclui passagem aérea em voo direto especial da Enter Air, em classe económica, com direito ao transporte de uma peça de bagagem de porão até 20kg e uma peça de bagagem de mão até 5kg, estadia no hotel e regime selecionados, transporte (regular) do aeroporto de Dubrovnik ao hotel em Montenegro e vice-versa, e seguro multiviagens.

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Solférias acrescenta Cuba ao desafio “Vender = Receber”

O operador turístico Solférias acaba de acrescentar Cuba ao desafio “Vender = Receber”. Assim, vai premiar as oito melhores agências de viagens /agentes vendedores para este destino da sua programação.

Publituris

Dando continuidade ao sucesso dos anteriores desafios que a Solférias lançou para os agentes e agências de viagem, premiando vendas para alguns dos seus destinos estrela, surge agora um novo desafio para um destino mítico nas Caraíbas: Cuba.

“Vender = Receber” para Cuba vai premiar as agências ou agentes de viagens que mais reservas fizerem para este destino, de 1 a 30 de abril de 2024, ficando habilitados a viajar de 13 a 21 de maio de 2024, integrando a super fam trip que a Solférias e os seus parceiros vão realizar nestas datas, para que possam ficar a conhecer melhor o destino.

Mas, atenção: apenas contam as reservas confirmadas, e o incentivo é aplicável somente às reservas efetuadas através dos canais Solférias.

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“Sonhando à Mesa” vai percorrer localidades portuguesas mais pequenas

De uma forma que se pretende informal, o operador turístico Sonhando vai promover, de 8 a 24 de abril um roadshow que percorrerá várias localidades portuguesas mais pequenas, fugindo, assim das tradicionais Lisboa e Porto, para apresentar a sua programação 2024 e dar conta das novidades.

“Sonhando à Mesa” é o mote do roadshow que o operador turístico vai promover de 8 a 24 de abril em várias localidades portuguesas. O objetivo, conforme declarou ao Publituris o seu diretor Comercial, Fernando Bandrés “é apresentar a nossa programação para 2024 e as novidades para este ano, promover o convívio entre a Sonhando e os agentes de viagens de uma forma descontraída e mostrar que estamos próximos das agências de viagens das localidades mais pequenas”.

Segundo Bandrés o roadshow servirá igualmente para dar a conhecer aos agentes de viagens o catálogo de circuitos na Ásia que a Sonhando lança pela primeira vez no mercado, e que englobará destinos como o Sri Lanka, Vietname, Camboja, Índia, Tailândia e o Uzbequistão.

Assim, a Sonhando convida os agentes de viagens para um almoço ou jantar em Santa Maria da Feira – 8 de abril (almoço); Viseu – 8 de abril (jantar); Mirandela – dia 9 (almoço); Vila Real – dia 9 (jantar); Penafiel – dia 10 (almoço); Viana do Castelo – dia 10 (jantar); Coimbra – 16 de abril (almoço); Leiria/Batalha – dia 16 (jantar); Setúbal – dia 23 de abril (almoço); Évora – 23 (jantar); Portimão – 24 de abril (almoço); e Faro a encerrar, também no dia 24 de abril com jantar.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 1 de abril, informa o operador turístico.

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Agências

TravelGEA cria plataforma de reservas dedicada à hotelaria

A TravelGEA, empresa do Grupo GEA especializada na área da consolidação aérea, anuncia o lançamento da sua nova plataforma de reservas na área da hotelaria, com tecnologia foi desenvolvida à medida para as agências de viagens suas associadas.

Publituris

A plataforma TravelGEA Booking foi criada para simplificar o processo de reserva de hotéis, através de um sistema integrado que se conecta com oito principais centrais de compras. Com um compromisso com a eficiência e rentabilidade, o instrumento garante que os utilizadores possam encontrar a estada perfeita com facilidade.

Segundo Ricardo Correia, diretor Comercial da TravelGEA, “esta plataforma não é apenas uma ferramenta, é uma ponte para o futuro das agências de viagens, onde a eficiência, a diversidade e a rentabilidade se encontram”, para assegurar que a integração com oito centrais de compras “é apenas o começo e estamos a abrir um mundo de possibilidades onde numa única pesquisa obtemos resultados que se alinham perfeitamente com os desejos e necessidades dos clientes”.

O responsável adiantou que “a plataforma fornece às nossas agências parceiras uma ferramenta poderosa para melhorar as suas ofertas e rentabilidade.”

Entre outras funcionalidades, a TravelGEA Booking permite pesquisa e filtros avançados – as agências podem agora atender à crescente procura por opções diferenciadas, tal como as que promovem turismo sustentável e acessível com filtros para hotéis ‘verdes’, opções que permitem animais de estimação e muito mais; diversos tipos de alojamento  – seja qual for a procura dos clientes, desde hotéis a                       apartamentos, campismos ou alojamento local, a plataforma oferece uma vasta gama de opções. A plataforma dá ainda capacidade às agências de viagens de gerir as suas estratégias de preços eficazmente.

A equipa da TravelGEA assume que estará disponível para oferecer suporte para as reservas realizadas através da plataforma.

 

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Nortravel lança campanha de descontos de primavera para 58 circuitos

O operador turístico Nortravel está a promover no mercado a campanha de descontos de primavera, de 50 euros e 100 euros por pessoa, para os 58 circuitos exclusivos disponíveis para reserva.

Publituris

Com desconto de 50 euros por pessoa para os circuitos na Península Ibérica, Europa 4 dias, Madeira e Açores, e desconto de 100 euros por pessoa para os circuitos Europa 7 e 8 dias, Cruzeiros e Grandes Viagens, estas ofertas da Nortravel, no âmbito da campanha de descontos de primavera, aplicam-se a reservas efetuadas até 3 de abril.

Este desconto é válido para viagens a realizar entre abril e outubro de 2024, com lugares limitados e não aplicável a grupos.

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Egotravel vai ter mais um voo semanal para Djerba à saída de Lisboa

O operador turístico A Egotravel vai reforçar a sua operação charter para Djerba, na Tunísia, com mais um voo semanal operado pela TAP, à saída de Lisboa, às quartas-feiras, entre 5 de junho e 11 de setembro.

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Com este reforço, a operação da Egotravel para Djerba passa assim a ter três partidas de Lisboa, duas à quarta-feira e uma à quinta-feira, e duas saídas do Porto, uma à quarta-feira e outra à quinta-feira, ganhando assim, este destino, ainda maior preponderância no portfolio do operador turístico.

Daniel Graça, diretor comercial da Egotravel, refere que “esta decisão tem como objetivo responder às necessidades dos agentes de viagens nacionais, naquele que é um destino de eleição dos portugueses para as suas férias de verão”, e que tem suscitado muita procura, principalmente nas partidas de Lisboa.

Entretanto, o operador turístico informa ao mercado que, devido ao aumento das taxas governamentais na Tunísia de cerca de 5 euros, irá refletir este incremento nas taxas de aeroporto, segurança e combustível dos seus pacotes para o destino, passando de 175 euros para 180 euros. Este novo valor já está em vigor para novas reservas. No entanto, para as reservas já existentes com o valor anterior, a Egotravel irá, excecionalmente, assumir este aumento pelo que não será cobrado nenhum valor adicional.

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Boa política de compras pode ajudar empresas a poupar até 15% do seu orçamento de viagens

Segundo a Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais, uma política de compras bem concebida pode ajudar as empresas a poupar entre cinco e 15% do seu orçamento de viagens.

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A Consultia Business Travel defende que a implementação de uma política de viagens eficaz e bem concebida pode ajudar as organizações a gerir os custos, a aumentar a eficiência e a garantir a transparência e a responsabilidade nas despesas dos colaboradores.

A empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais refere ainda que a principal vantagem de dispor de um software de gestão alinhado com a política de viagens empresariais é, sem dúvida, a poupança financeira que proporciona, podendo poupar entre cinco e 15% do seu orçamento de viagens. Um exemplo: uma empresa com um volume de viagens de 300 mil viagens pode beneficiar de uma poupança de até 45 mil euros por ano, mas é essencial dispor de ferramentas tecnológicas que ajudem não só a digitalizar, facilitar e automatizar todo este processo, mas também a atingir os seus objetivos.

Por este motivo, a Consultia Business Travel desenvolveu o Destinux, uma solução integral baseada na cloud que, através de um Dashboard de Gestão de Viagens, permite às empresas ter uma visão clara e organizada de toda a informação relevante e necessária para melhorar a eficácia da sua gestão de viagens corporativas e o cumprimento das políticas estabelecidas.

Analisando os dados desta solução, é possível perceber que a nova geração de políticas de viagens pode ajudar as empresas a gerir as viagens de negócios de acordo com as suas necessidades e as dos viajantes.

Por outro lado, refere que ao adaptar a política de viagens empresariais às necessidades e preferências individuais dos viajantes de negócios, estes têm a oportunidade de ter uma experiência de viagem muito mais confortável e agradável, o que tem um impacto direto no seu nível de produtividade e na medida em que atingem os seus objetivos. Outra vantagem de oferecer políticas personalizadas e otimizadas que incluem o ‘salário emocional’ é a retenção e a atração de talentos.

Além disso, a Consultia Business Travel indica que as políticas de viagens de nova geração permitem a inclusão de práticas sustentáveis e amigas do ambiente, permitindo às empresas demonstrar o seu empenho numa responsabilidade empresarial consciente do ambiente. Isto inclui possibilidade de transporte mais ecológico, compensação das emissões de carbono e apoio de projetos de sustentabilidade.

 

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Limitações ao turismo nas cidades europeias são desafios que se colocam à Lusanova

As medidas que estão a ser impostas para conter os fluxos de turistas, principalmente nas cidades europeias, são desafios que se colocam a operadores turísticos cujo core business são os circuitos culturais, como é o caso da Lusanova, revelaram o seu administrador e diretor operacional, Luís Lourenço e Tiago Encarnação, respetivamente.

As taxas turísticas, as burocracias, limitações e aumento do preço das entradas de grupos de turistas em monumentos e atrações turísticas, a distância em que os autocarros vão passar a ficar dos centros históricos obrigando as pessoas a percorrer grandes distâncias a pé e que, as com dificuldades de locomoção não conseguem fazer, são medidas que pouco a pouco a ser implementadas nas cidades europeias, incluindo em Portugal e que criam dificuldades para os operadores turísticos que têm nos circuitos culturais o seu principal negócio, como é o caso da Lusanova.

Luís Lourenço e Tiago Encarnação, administrador e diretor operacional da Lusanova, num encontro recente com jornalistas, no âmbito da apresentação da sua programação, em Lisboa, estão de acordo que é preciso estimar os centros das cidades, mas tem de haver um pouco de equilíbrio.

Tiago Encarnação considerou que “se as limitações começam a ser tão grandes, vai passar a não ser viável o circuito, e o custo começa a ser injustificável”, apontando que “no futuro é um dos maiores riscos que a Europa vai ter pelas limitações que vai impondo pela sustentabilidade das cidades”.

No entanto, assumindo-se como otimista nesta matéria, o diretor operacional da Lusanova lembrou que, uma vez que as cidades europeias precisam muito do turismo, acredita que vai haver um equilíbrio, “embora continuarão a haver medidas mais radicais numas e menos radicais noutras”.

Contudo, o administrador do operador turístico não está tão convencido, argumentando que “com tanto turismo que as cidades têm, podem-se dar ao luxo de introduzir essas limitações e exigências. Não sei é se não irão pagar amanhã por isto, mas nós procuramos sempre arranjar alternativas, que é nossa obrigação, porque não podemos parar e temos de oferecer produto ao cliente e de forma mais cómoda possível”.

Estas limitações são mais gritantes na Europa, continente que recebe maior volume de turistas, enquanto nos outros continentes haverá um caso ou outro, como será exemplo Machu Picchu, no Peru.

Habituada a enfrentar desafios ao longo destes 65 anos de vida, que vai assinalar com diversas ações a decorrer durante o 2024, nada demove a Lusanova, cujos responsáveis asseguraram que a empresa “vai manter o compromisso de sempre que é entregar uma programação diversificada, segura, com destinos onde somos competitivos e onde damos a segurança que é exigida à nossa marca, na melhor relação qualidade-preço”.

Em relação às taxas de cidade, o administrador da Lusanova disse que estão incluídas na programação, apesar de ser um valor elevado, mas quando aumentam de uma hora para outras “não temos justificação para dar ao cliente, que fica sempre mal impressionado e desconfiado o facto de aumentarmos o preço do pacote à última hora, quando o nosso foco é sempre o cliente”.

Quanto às entradas em monumentos, ao contrário do que acontecia anteriormente, para alguns locais “obrigam-nos a fazer depósitos de garantia, hoje em dia não sei para onde é que não pagamos antecipadamente e caro”, destacou Luís Lourenço, para realçar que “temos o exemplo de Paris, por causa dos Jogos Olímpicos, que exigiram pagamentos com dois anos de antecedência”.

O empresário assumiu que “está cada vez mais difícil elaborar um pacote cultural, com ingressos, cada vez estamos a ter dificuldades porque não são ágeis e não nos dão deadline e, além disso, limitam o número de entradas, mas esta situação está a verificar-se também em Portugal. São limitações que temos de arranjar engenhos de maneira a contorná-las”.

A somar a isto tudo, o turismo está mais caro, as viagens estão inflacionadas, reconheceram os dois responsáveis do operador turístico, avançando que tudo o são circuitos europeus subiu uns 5% no total do PVP face ao ano passado, tendo em conta que em 2023 o aumento já tinha sido superior.

Neste caso, Tiago Encarnação considerou que “temos uma grande vantagem aqui porque, o facto de termos um grande volume tanto em Portugal como no Brasil, dá-nos um poder de negociação diferente, e isto é importante quando estamos a negociar as contratações”.

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Solférias, Abreu e Soltrópico reforçam o Sal no verão com novo voo de Lisboa

Devido à crescente procura para Cabo Verde, nomeadamente para a Ilha do Sal, o operador turístico Solférias, juntamente com os seus parceiros Abreu e Soltrópico, decidiu reforçar a sua oferta de verão 2024 para o destino com a introdução de um novo voo especial direto à partida de Lisboa.

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Operado pela companhia aérea Smartwings, esta operação, que reforça a oferta já existente para o período do verão 2024, tem início no dia 01 de junho (primeira partida) e termina a 28 de setembro (último regresso).

Desta forma, a Solférias e os seus parceiros reforçam o seu compromisso de disponibilizar às agências de viagens portugueses as melhores e mais completas propostas para os seus clientes.

 

 

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Siso Travel Group é representado em Portugal pela Turep

O Siso Travel Group, operador turístico do Azerbaijão que opera e tem escritórios próprios em diversos países da Ásia Central e do Sul do Cáucaso, passou a ser representado em Portugal pela Turep – Turismo Único Representações.

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A atuar na área de turismo internacional desde 2013, a empresa desenvolveu diversas excursões e circuitos quer para grupos quer para individuais no Uzbequistão, Turquemenistão, Cazaquistão, Geórgia, Azerbaijão, Tadjiquistão, Quirguistão e Irão.

Durante este período o Siso Travel Group conseguiu criar e desenvolver parcerias comerciais com muitos operadores turísticos e agências de turismo, nomeadamente, em Espanha, Portugal, Brasil, Argentina e México.

Ao nomearmos um representante para Portugal “pretendemos por um lado dar a conhecer melhor os nossos produtos e serviços e por outro criar os laços necessários para que tanto operadores turísticos como agências de viagens possam vender com mais segurança sentindo o apoio do nosso representante”, indica o operador turístico em comunicado.

De entre os serviços que o Siso Travel Group disponibiliza, contam-se: Suporte completo para reserva de hotel; Salas de reuniões; Guias e intérpretes de espanhol e português; Passeios Culturais e Etnográficos; Passeios de Aventura e Ecoturismo; Tour de tapetes no Cáucaso e na Rota da Seda; Cruzeiros no serviço VIP do Mar Cáspio; Passeios Especiais; Tour Caviar; Passeios acessíveis; e tour de casamento.

 

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