18ª Convenção Bestravel colocou foco na imagem da marca e na sustentabilidade
A 18ª edição da Convenção Bestravel, que decorreu de quinta a domingo, na cidade de Évora, colocou foco na imagem de marca e na sustentabilidade, que foi não só o tema do encontro anual da rede de franchising de agências de viagens, mas também de painéis de discussão que juntaram algumas figuras destas áreas.

Carolina Morgado
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
A Bestravel faz 20 anos de existência, mas a sua convenção anual, que acaba de acontecer em Évora, até porque como diz o velho ditado, festejar em antecipação dá azar, não teve como tema as comemorações da data, mas sim uma componente muito forte “daquilo que é o legado da marca”, disse aos jornalistas o administrador da rede, Carlos Baptista.
“A marca para nós é central, e reforço que, após a pandemia, saímos com mais certezas daquilo que é projeto Bestravel. Durante a pandemia passámos todos por diversas dificuldades, mas aquilo que é a força de pensar estrategicamente o negócio, a força de uma rede a lutar e a desenvolver o negócio no dia-a-dia e a preocupar-se com os clientes, foram as fórmulas de sucesso. Não podemos esquecer que houve marcas verticais que tiveram dificuldades até na gestão dos recursos humanos, nós não é que não tivéssemos tido, mas tivemos franchisados a defender e a lutar pela loja no dia-a-dia. Num modelo de marca, isto ganha força, consistência e harmonia, portanto, para nós marca foi um dos pontos fundamentais da nossa convenção”, realçou.
O administrador da rede acrescentou, ainda a respeito da relevância da marca, que “este ano fomos a escolha número um dos consumidores, e para termos esse reconhecimento foi feito um trabalho muito forte na Bestravel com “baterias de testes e de clientes mistério à nossa rede para perceber onde é que estávamos menos bem, poder definir um plano de trabalho e melhorarmos. Mas acima de tudo definimos como objetivo claro sermos o número um”.
Carlos Baptista recorda que “tínhamos ganhado, em 2020 um reconhecimento de outra instituição menos conhecida e, em 2021 ficámos em segundo lugar, muito próximo de quem ganhou a classificação da Escolha do Consumidor. Nesse momento definimos o objetivo claro que era sermos o número um naquilo que é a relação com o cliente final, e conseguimos esse reconhecimento e, nesse aspeto não poderíamos não ter a marca como um ponto central de discussão da nossa convenção deste ano”.
O executivo anunciou também que “vamos certificar toda a rede Bestravel com a Checked by DECO porque “acreditamos que é um projeto, com o aval da APAVT, muito interessante, e que vai aproximar ainda mais a rede dos consumidores. Temos um reconhecimento dos consumidores naquilo que é a qualidade do atendimento, e com a Checked by Deco vamos certificar tudo o que são os nossos procedimentos na relação com o cliente. Vamos iniciar agora este processo para toda a rede”.
A caminho da certificação em sustentabilidade
Outro tema importante analisado neste encontro anual da rede foi o da sustentabilidade porque “em todo o plano estratégico e do desenvolvimento do negócio futuro, a sustentabilidade será o plano de fundo e, nós estamos num processo de certificação neste domínio”, disse o gestor, para acrescentar que “estes dois temas refletiram-se nos dois painéis de discussão com convidados de renome, para nos fazer pensar e repensar ambas as temáticas, alertando a rede para as mais-valias de uma marca e preocupações com a sustentabilidade”.
Ainda quanto à sustentabilidade, a Gecontur também está a trabalhar na certificação de práticas de sustentabilidade Travelife, “um processo que abrange todas as áreas da empresa”, segundo indicou Carlos Baptista. “A APAVT colocou este certificado à disposição das agências que viagens e está a ser trabalhada ao nível da ECTAA com todas as suas congéneres europeias. Assim, achamos que fazia sentido entrar neste projeto, tendo em conta todas estas relações”, defendeu.
A 18ª convenção contou com a presença de 37 agências de viagens e mais de 100 pessoas da rede, 47 parceiros institucionais, estratégicos e oficiais, num total de 203 pessoas, a contar já com os oradores dos dois grandes painéis.
Porquê o Alentejo?
E porquê a escolha do Alentejo? Carlos Baptista explicou aos jornalistas que “na Bestravel produzimos o ano passado mais de 10 milhões de mercado nacional e no Alentejo temos uma ínfima parte da produção. Por isso, achámos que vir ao Alentejo poderá ser uma forma de estar próximo, falar, ver, experienciar o produto e tentar aumentar o número de vendas e de atenção sobre o destino”.
Mais ainda: “Discutimos vários locais do Alentejo e acabámos por vir a Évora, e não podia ser melhor escolha, ainda para mais que a cidade ganha o reconhecimento de Capital Europeia da Cultura”.
Gecontur restrutura equipa
Numa convenção cheia de novidades, a Bestravel anunciou à rede, e também aos jornalistas, que a master franchise Gecontur acaba de reorganizar a equipa, dividindo a empresa em três blocos – um operacional, um de desenvolvimento de negócio e outro de apoio e expansão.
Neste âmbito, Ricardo Teles assume a posição de diretor operacional da Gecontur, Nuno Almeida fica com toda a área de gestão, coordenação, desenvolvimento e expansão da rede, enquanto Ana Avelar terá como função a setor de desenvolvimento de negócios.
Carlos Baptista explicou que até agora, Nuno Almeida fazia o apoio de rede bem como dos eventos da Bestravel, mas vai adicionar a sua área de intervenção com a expansão da rede, com mais um elemento a contratar.
Dentro da área operacional, conforme disse, estará o produto e o marketing, que também será apoiada pelo próprio marketing do grupo Newtour, no desenvolvimento de campanhas dentro da rede.
Ana Avelar será a diretora de desenvolvimento do negócio que, “paralela à operação, trabalhará para a criação de valor dentro da operação: novas ferramentas, novos projetos, bem como o departamento de cal center que é uma rocha na nossa rede e um capital de confiança”, destacou o administrador da Bestravel. Além disso, como a rede tem uma forte componente de formação com o apoio da uma entidade externa, este será tarefa que será coordenada por Ana Avelar.
Carlos Baptista vai continuar a acumular a administração da master franchise com a direção geral da Bestravel “tendo ser menos operacional e dando liberdade “às equipas no desenvolvimento do negócio no dia-a-dia, mas definindo as estratégias com elas, e dirigindo todas as áreas de suporte, jurídica ou financeira, numa lógica de muscular e preparar a empresa para o futuro”, sublinhou.
“Esta alteração vem também numa lógica de estabilização da própria rede”, para reconhecer que durante a pandemia, a rede sofreu ajustes na sua dimensão, tendo passado de 53 pontos de venda em 2019, para 44 atualmente, mas foi de forma controlada para não ter impacto naquilo que é a marca que é o nosso ativo principal”.
O gestor assegurou que “queremos iniciar um processo de crescimento novamente e de expansão da rede, aí estarmos e autonomizar essa área”, que, em 2024 quer pelo menos igualar o número de lojas que tinha em 2019.