Lisboa-Belgrado: Air Serbia adianta-se à Wizzair
A Air Serbia lançará os seus voos Lisboa- Belgrado a 15 de abril e apesar da Wizzair já ter colocado a mesma rota à venda, á companhia aérea sérvia parece não temer a sua concorrente conhecida pelos suas tarifas baixas.

Publituris
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Reagindo à notícia divulgada pela aeroroutes.com e pelo site da Air Serbia sobre os novos voos da companhia entre Belgrado e Lisboa com início previsto a 15 de abril, a SkyExpert, empresa de consultoria especializada em transporte aéreo, aeroportos e turismo, realça que Lisboa começava “a saltar à vista nas estatísticas do aeroporto de Belgrado: é dos destinos europeus com números de tráfego mais expressivos, mas sem voos diretos”.
Recorrendo aos dados do OAG Analytics que aferem o número de passageiros entre duas cidades independentemente do ponto de escala desde que tenham um único bilhete com origem em Belgrado e destino Lisboa, contavam-se 17 mil em 2019 (o último ano pré-pandemia). Para o Porto foram pouco mais de seis mil. No caso da capital portuguesa, trata-se de um número mais elevado do que para cidades como Manchester, Colónia ou Dublin. Após uma muito breve incursão da TAP nesta rota em 2014 com três voos semanais, quase 10 anos depois haverá duas companhias e um total de quatro frequências semanais a operá-la.
A Wizzair colocou à venda os seus dois voos semanais às terças-feiras e sábados em dezembro com data do primeiro voo marcada a 1 de agosto.
Os voos anunciados agora pela Air Serbia com início daqui a dois meses serão operados também às 3as e sábados, num horário semelhante ao da concorrência direta.
Tendo em conta o recente anúncio do cancelamento da rota Lisboa-Zagreb por parte da TAP, Pedro Castro, diretor da SkyExpert, denota que as ligações aéreas regulares entre Portugal e os Balcãs será uma exclusividade de Lisboa e de Belgrado. Por outro lado, “numa rota europeia com esta distância (cerca de quatro horas por trajeto), as tarifas terão de ser relativamente altas o que se torna difícil se as únicas companhias aéreas voam apenas duas vezes por semana e ainda por cima exatamente nos mesmos dias e quase à mesma hora – terão de concorrer contra as várias opções mais flexíveis e competitivas com escala e terão de concorrer diretamente entre elas”. O diretor refere ainda que a Air Serbia parece não temer a sua concorrente conhecida pelos suas tarifas baixas: “apesar de saber que a Wizzair se vai lançar nesta mesma rota, a Air Serbia anunciou-a mais tarde nos mesmos dias e vai iniciar os voos mais cedo, o que muda bastante o paradigma habitual de concorrência entre companhia de bandeira e companhia low cost.”