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Terceira vai acolher 12.º congresso da APECATE em fevereiro de 2024

A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, anunciou que a 12ª edição do seu congresso está agendada para fevereiro de 2024, e será na Região Autónoma dos Açores, na ilha Terceira.

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A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, anunciou que a 12ª edição do seu congresso está agendada para fevereiro de 2024, e será na Região Autónoma dos Açores, na ilha Terceira.

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Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, já manifestou publicamente a sua satisfação “por termos conseguido a realização deste congresso na ilha Terceira, uma vez que estamos a falar de uma importante associação empresarial representativa de um dos produtos em que temos vindo a apostar para a redução da sazonalidade, que é o ‘meetings industry’”.

A governante, citada no site oficial do Governo Regional realçou, inclusivamente, “a realização deste evento em plena época baixa como um sinal evidente do esforço que está a ser feito para encontrar formas de incrementar a atratividade das ilhas e gerar mais rendimento para o setor em meses de menor procura”.

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A decisão de realizar o 12.º Congresso da APECATE na Região surge na sequência de um trabalho prévio entre esta associação e o Governo dos Açores, atendendo ao especial perfil dos participantes, bem como à cobertura mediática a que o evento estará exposto, e alinha-se com a estratégia de captação de eventos relevantes para operadores especializados do setor, pode-se ler.

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Estima-se a presença de cerca de 200 participantes no evento em 2024, na sua maioria provenientes do mercado nacional, que é o maior mercado emissor para os Açores.

“Temos advogado e estamos a demonstrar que a generalidade das nossas ilhas tem condições para receber e organizar eventos de diferente dimensão, durante todo o ano, mas que isso é particularmente relevante na época baixa”, apontou Berta Cabral, citada na mesma página.

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Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria vai ser palco, no próximo dia 14 de maio, a partir das 14h00, da Conferência FAST 2025, para um debate entre a academia e as empresas, em torno dos temas do turismo sustentável e da economia circular em Portugal.

De entrada gratuita, a conferência visa alargar a discussão sobre práticas e estratégias para um futuro mais sustentável no setor do turismo, numa iniciativa do projeto FAST – Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo, do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) do Instituto Politécnico de Leiria, no âmbito da Agenda ATT – Agenda Mobilizadora Acelerar e Transformar o Turismo, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A sessão de abertura conta com as intervenções do presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, do diretor da ESTM, Sérgio Leandro, do diretor do CiTUR, Paulo Almeida, e do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos.

O primeiro painel da conferência, ‘Turismo Sustentável’, tem participação de Carlos Manuel Oliveira, profissional de Marketing, e Berta Costa, docente na ESTM, bem como de Francisco Dias, docente e investigador do Politécnico de Leiria, para a apresentação da plataforma ORVE – Otimização de Recursos e Valorização da Experiência.

Já o segundo painel, dedicado ao tema ‘Economia Circular no Turismo’, contará com intervenções de Mafalda Brilhante, diretora de Recursos Humanos do Grupo Pestana, de Paulo Simões, secretário executivo da OesteCim, e ainda de Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo, para a apresentação da Agenda ATT, enquanto, a sessão de encerramento da conferência, agendada para as 17h45, está a cargo do diretor do CiTUR, Paulo Almeida.

O projeto FAST, refira-se, tem como propósito promover a viabilidade das atividades económicas a longo prazo, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades e fazendo um uso adequado do território e dos recursos naturais, salientando a importância da monitorização constante dos impactos da atividade turística, assim como a manutenção de um elevado nível de satisfação, quer dos visitantes, quer dos residentes. Para tal, as empresas do setor devem adotar políticas e práticas responsáveis na dimensão interna e externa, ao nível económico e social, assim como projetar práticas inovadoras que assegurem experiências turísticas no âmbito dos princípios da sustentabilidade.

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4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial realiza-se no Algarve

Portimão e São Brás de Alportel foram os locais escolhidos para o 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial a realizar nos dias 13 e 14 de maio.

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O Algarve vai acolher, nos dias 13 e 14 de maio de 2025, o 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial (RPTI), que terá lugar em Portimão e São Brás de Alportel.

O evento reúne representantes de entidades nacionais e regionais ligadas ao Turismo Industrial, com o objetivo de promover a troca de boas práticas, fomentar a colaboração e valorizar o património industrial enquanto ativo turístico, cultural e educativo.

O primeiro dia dos trabalhos (13 de maio) decorre no Museu de Portimão, com sessões temáticas, apresentação de projetos de referência de norte a sul do país e uma mesa-redonda dedicada aos desafios do setor. Está também prevista a intervenção da representante portuguesa na ERIH – European Route of Industrial Heritage, Alexandra Alves, bem como visitas ao Centro Interpretativo do Salva-Vidas e à antiga Lota de Alvor.

O segundo dia (14 de maio) será dedicado a visitas técnicas em São Brás de Alportel, com passagem por três recursos locais de turismo industrial: a Eco-Fábrica da Cortiça, o Museu do Traje e a Casa Memória da EN2.

A iniciativa é promovida pelo Grupo Dinamizador da RPTI, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, e conta com o apoio dos municípios anfitriões.

De referir que o Algarve conta, atualmente, com 22 parceiros na rede nacional, que integra mais de 200 recursos em todo o país.

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Castro Daire acolhe Fórum de Turismo Sustentável

No próximo dia 10 de abril, o município de Castro Daire será palco do Fórum de Turismo Sustentável, uma iniciativa promovida pela Th1nk.

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Sob o mote “Conversas da Sustentabilidade – Certificação como fator de diferenciação para Destinos de Excelência”, Castro Daire será palco do Fórum de Turismo Sustentável, uma iniciativa promovida pela Th1nk, num evento que reunirá especialistas, decisores e profissionais do setor para refletir sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade no turismo nacional.

Com o objetivo de colocar em destaque a certificação como fator diferenciador para destinos e agentes turísticos em Portugal, o fórum contará com dois painéis principais:

Painel 1: “Destinos Turísticos Sustentáveis: Desafios e Oportunidades”
Uma reflexão sobre boas práticas, certificações, envolvimento comunitário e casos de sucesso em Portugal. Entre os oradores, destacam-se Rita Batista (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amarante), Manuel Sousa (Arquiteto Paisagista) e Anabela Freitas (Vice-Presidente da Região de Turismo do Centro).

Painel 2: “O Papel dos Agentes Turísticos na Promoção do Turismo Sustentável”
Abordará a gestão sustentável em alojamentos, desenvolvimento de produtos turísticos responsáveis e estratégias de marketing territorial. Com a presença de especialistas como Ângela Silva (Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego), Susana Mesquita (PhD em Turismo) e Cristóvão Monteiro (CH Group).

 

Este fórum pretende incentivar a adoção de práticas sustentáveis no setor turístico português, promovendo um diálogo construtivo entre destinos, agentes económicos e comunidade local. Através da partilha de experiências e conhecimento, a iniciativa visa contribuir para um turismo mais responsável, resiliente e alinhado com os valores ambientais, sociais e económicos do século XXI.

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Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º

O Turismo do Algarve vai levar a cabo duas sessões de esclarecimento sobre “Impulsionar o Turismo: Linhas de Financiamento e Programa Empresas Turismo 360º”, no próximo dia 9 de abril, às 10h30, no Museu de Portimão, e às 15h30, na Biblioteca Municipal de Tavira.

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Durante estas sessões serão apresentadas as principais linhas de financiamento atualmente disponíveis para o setor do turismo, bem como o Programa Empresas Turismo 360º, que visa promover a integração de boas práticas de sustentabilidade e inovação na gestão empresarial.

Estas sessões visam aproximar empresários e entidades responsáveis, promovendo um espaço de diálogo aberto para o esclarecimento de dúvidas, partilha de desafios e debate de oportunidades. Serão momentos-chave para quem pretende maximizar apoios disponíveis e reforçar a competitividade com base na sustentabilidade, refere a nota de imprensa.

Sessão em Portimão – inscreva-se AQUI

Sessão em Tavira – inscreva-se AQUI

 

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Futuro do turismo de saúde e bem-estar a partir dos Spas vai ser debatido no Algarve

“O Spa do Futuro: Desafios e Oportunidades – Um Caminho que Começa Convosco” é tema de um evento que vai decorrer dia 31 de março, no auditório do Turismo do Algarve, para discutir o futuro do turismo de saúde e bem-estar a partir dos Spas.

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O evento intitulado “O Spa do Futuro: Desafios e Oportunidades – Um Caminho que Começa Convosco”, é promovido pelo KIPT CoLAB, pelo S2AQUAcoLAB, pelo GreenCoLab e pelo ABC CoLAB. A sessão tem como objetivo explorar os desafios e as oportunidades do turismo de saúde e de bem-estar, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis.

O projeto “SPA do Futuro”, financiado pelo ALGARVE2030, visa transformar a experiência em Spas, utilizando novas tecnologias e práticas ecológicas para oferecer tratamentos personalizados e melhorar a sustentabilidade do setor. Este projeto surge como resposta à crescente procura por experiências mais sustentáveis, inovadoras e personalizadas.

O evento, que marca o início dos trabalhos do projeto, contará com várias sessões interativas, onde especialistas, investigadores e representantes de diferentes entidades partilharão conhecimentos e experiências, oferecendo uma análise detalhada do impacto das inovações e do papel da sustentabilidade no turismo de saúde e de bem-estar.

A sessão de abertura, marcada para as 15h00, contará com as intervenções de André Gomes, Turismo do Algarve, Antónia Correia, KIPT CoLAB, Clévio Nóbrega, ABC CoLAB Paula Guedes, Associação Portuguesa de Spas, bem como de representantes do S2AQUA CoLAB e GreenCoLab.

A apresentação do projeto “Spa do Futuro”, objetivos e plano de ação estará a cargo de Rui Mendonça-Pedro, KIPT CoLAB, Cátia Marques, S2AQUAcoLAB, Ana Ramos, GreenCoLab, Vânia Roberto, ABC CoLAB, e Beatriz Marques, KIPT CoLAB

Em seguida, especialistas e académicos discutirão os desafios que o setor enfrenta, bem como as novas oportunidades que surgem, com intervenções de Nuno Silva Gustavo, ESHTE, Cristina Valente Pedro, UAlg, Ana Galhardo e Vanda Janeiro, Wellness Academy.

Este evento, de acordo com o KIPT CoLab, tem uma importância estratégica para o futuro do turismo de bem-estar no Algarve, reunindo as principais entidades envolvidas na inovação e sustentabilidade do setor. O projeto “SpaA do Futuro” não só vai colocar o Algarve na vanguarda do turismo de saúde, mas também promover soluções que integram a tecnologia, a personalização e a sustentabilidade ambiental, alinhando-se com as tendências globais do setor.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

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“Conversas da Sustentabilidade” chega a Ponte de Lima

Ponte de Lima recebe, no próximo dia 4 de abril, o evento “Conversas da Sustentabilidade – Certificação como Fator de Diferenciação para Destinos de Excelência”, uma iniciativa que reunirá especialistas e agentes do setor turístico para debater desafios e oportunidades no caminho para um turismo mais sustentável.

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O evento, que decorre entre as 14h00 e as 18h00, contará com a presença de Vasco Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, na sessão de abertura.

A programação inicia-se com o painel “Destinos Turísticos Sustentáveis: Desafios e Oportunidades”, com a participação de João Pedro Gama (vereador do Turismo da Câmara Municipal de Castro Daire), Manuel Sousa (arquiteto paisagista) e Luís Pedro Martins (presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte), seguindo-se um debate sobre o papel dos agentes turísticos na promoção do turismo sustentável, num painel que contará com contributos de Lídia Sequeira (Quality & Compliance Manager da Cosmos), Filipa Calhoa (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra) e Susana Mesquita (Especialista em Turismo Territorial).

O evento encerra com uma sessão dedicada ao “Compromisso com a Sustentabilidade: Próximos Passos para os Destinos e Agentes Turísticos”, conduzida por Paulo Barreiro de Sousa, vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima e vereador do Turismo.

A iniciativa é promovida com o apoio de organizações de referência na certificação e turismo sustentável, incluindo Green Destinations, GSTC – Global Sustainable Tourism Council, Turismo de Portugal e Visit Ponte de Lima.

 

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Comemorações dos 30 anos da AHETA começam a 10 de abril

As comemorações do 30º aniversário da AHETA iniciam-se no próximo dia 10 de abril, pelas 15h30, no edifício-sede da Associação, em Albufeira (Algarve) com uma cerimónia que será presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

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Do programa constam a apresentação da “Galeria dos Presidentes”, uma exposição evocativa de todos os associados que integraram a presidência da Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, na vida da associação, uma homenagem a todos os associados que participaram na escritura de constituição da associação e nos primeiros corpos sociais da mesma, bem como o descerramento de um memorial de homenagem a Elidérico Viegas, fundador e presidente da AHETA, durante 26 anos, seguido de uma evocação do percurso profissional do dirigente associativo.

Haverá ainda espaço para uma intervenção de Reinaldo Teixeira, associado da AHETA que integrou todas as direções presididas por Elidérico Viegas, bem como do atual presidente, Hélder Martins. O encerramento da cerimónia contará com discurso de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

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30 anos da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal

A 1 de março de 1995, davam-se os primeiros passos para projetar o Porto e Norte no mundo. Três décadas depois, assinala-se a data com o arranque das comemorações do 30.º aniversário Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

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A Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal assinala, no 25 de março, o arranque oficial das comemorações do seu 30.º aniversário, com uma cerimónia que terá lugar nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, a partir das 10h30.

O evento contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente da Associação, Luís Pedro Martins, que farão a abertura oficial da sessão.

Um dos momentos-chave será a mesa redonda “Legado e Futuro”, com intervenções de Manuela Melo, presidente da Direção na data da fundação da Associação; Fernando Gomes, presidente da Câmara Municipal do Porto em 1995; Nuno Botelho, em representação da Associação Comercial do Porto, entidade que presidia ao Conselho Geral aquando da fundação.

Será também apresentado o programa anual de comemorações e o selo comemorativo dos 30 anos, encerrando-se a sessão com um Porto de Honra.

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FLY – Feira de Viagens do Porto é já este fim de semana

A FLY – Feira de Viagens será já este fim de semana, dias 22 e 23 de março, na Alfândega do Porto, reunindo agências de viagens, marcas, produtos e agentes turísticos, numa organização da BestEvents.

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A feira promete ser o cenário ideal para quem pretende comprar a sua viagem de férias. Um dos grandes atrativos serão as promoções exclusivas disponíveis apenas durante os dias do evento. Muitos expositores oferecem descontos especiais em pacotes de viagem, voos, hotéis e até cruzeiros.

A FLY é uma feira onde o público pode contactar de perto com todo o universo das viagens e turismo; conhecer as mais diversificadas agências de viagens e agentes turísticos; e reservar o próximo destino de sonho, a próxima experiência cultural, a próxima aventura.

“Queremos que o público encontre mais do que uma simples exposição”, indica a organização para realçar que “temos uma programação marcante para que o visitante encontre um evento de experiências”, ao mesmo tempo que “será também uma viagem pelo mundo através dos sabores”, com entrada gratuita.

Juntamente com a Solférias, a organização vai sortear uma viagem para duas pessoas, em regime “tudo incluído” à costa norte do Egipto. A viagem inclui sete noites em hotel-resort, voo, transferes e seguro de viagem.

Para além da mostra e venda de viagens, a FLY inclui apresentações sobre temas que interessam aos viajantes como “Transiberiano – descobrir 3 culturas sobre carris”, por Catarina Gralha – “Mundo Indefinido”, “Turismo de Desporto”, por André Gilvaia – OPTViagens, “Destinos de Lua-de-Mel, por Francisca Ferreira (powered by revista ILOVE Brides), ou “Descobrir o Alasca: Viajar entre Glaciares e Paisagens Épicas”, por Mónica Rodrigues Alves – Passaporte no Bolso.

No domingo haverá ainda espaço para outras apresentações como “Viajar com propósito: Bolívia e Jordânia”, “Islândia em modo low-cost”, “Continuando à Procura”, “Viagens Sustentáveis”, ou “Costa Rica – Lugar de Biodiversidade e cuidado com o planeta”.

 

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Viana do Castelo acolhe 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural

O Forte Santiago da Barra, em Viana do
Castelo, será palco, nos dias 20 e 21 de março, do 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural,
promovido pela Associação de Hotéis Rurais de Portugal (AHRP).

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De acordo com a organização, o evento considerado o maior do setor em 2025, pretende ser um marco na discussão sobre o presente e o futuro do turismo rural no país.

O encontro reunirá especialistas, empresários e representantes institucionais para debater os desafios e oportunidades do setor. Entre os nomes confirmados estão o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, o presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

Após a sessão de abertura marcada para as 09h00 do dia 20, haverá lugar a um debate sobre “O Presente e o Futuro do Turismo em Espaço Rural”.

Durante o dia, estão agendadas sessões paralelas sobre animação turística e eventos como fator de inclusão, bem como a importância dos produtos locais e sazonais na gastronomia. Os debates prosseguem com temas como o planeamento intermunicipal do turismo e a formação e emprego no setor.

No segundo dia, 21 de março, a programação abordará temas como a digitalização e inteligência artificial no turismo rural, a massificação dos destinos e os Caminhos de Santiago. O evento encerrará com um painel dedicado aos fundos europeus e apoios para o setor.

As inscrições para o 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural estão abertas no site da Associação de Hotéis Rurais de Portugal.

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