Portugal Ventures fecha 2022 com 18,6 milhões de investimento em 42 empresas
Aos 11 investimentos realizado ao longo de 2022, a Portugal Ventures juntou mais seis startups ao portefólio, tendo lançado para o mercado seis iniciativas de captação de dealflow.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, fechou o ano de 2022 com um total de 18,6 milhões de euros de investimento em 42 empresas, tendo realizado 15 operações de co-investimento, num montante total de 57,6 milhões de euros, com os seus parceiros de capital.
Além disso, ao longo do ano de 2022, a Portugal Ventures recebeu no portefólio 17 novas startups num montante total de 8,8 milhões de euros investidos e realizou 25 operações de follow-on num total de 9,8 milhões de euros para reforço de capital das empresas do portefólio, tendo recebido 308 oportunidades de dealflow com um montante de 77,6 milhões de euros solicitado.
Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures, considera que o ano de 2022 foi “muito especial para a Portugal Ventures com a comemoração do 10.º aniversário, e também de reconhecimento pelos nossos pares – Associação Investors Portugal – como Investidor de Early Stage do ano”, salientando ainda o “trabalho no acompanhamento diário junto do nosso portefólio, e sempre com o objetivo de em conjunto com os founders continuarmos a aportar conhecimento e expertise, para o desenvolvimento dos seus projetos e crescimento dos negócios”.
Para o ano de 2023, o presidente da Portugal Ventures diz-se “confiante”, destacando que a entidade irá “dar continuidade à missão na dinamização do ecossistema empreendedor nacional”.
Relativamente aos novos investimentos registados em 2022 e já comunicados – Relive, Managing the Intelligence, Hoopers, WalliD, Fraudio, Spinach Tours, Revault, miio, FootAR, C-mo Medical Solutions, Pruvo – juntam-se mais seis novas startups ao portefólio. Os três investimentos na Cell4Food, GovWise, Kendir Studios são provenientes da Call INNOV-ID e foram realizados através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Valor 2. Já os investimentos realizados na Topo Tents e na Unlock Boutique Hotels são provenientes da Call Turismo e foram realizados através do Fundo Capital de Risco Turismo Crescimento. Finalmente, o investimento efetuado na BHOUT é proveniente da atividade regular da Portugal Ventures e foi realizado através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Tech Competitiveness – com apoio financeiro do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) gerido pelo Banco Português de Fomento.
Além disso, a Portugal Ventures realizou, em 2022, reforços de investimento em 25 empresas do seu portefólio no valor de 9,8 milhões de euros, continuando a promover o co-investimento com os nossos parceiros de capital.
Ainda durante 2022, a Portugal Ventures continuou a reforçar as suas Redes de Parceiros através da Rede Ignition Partners Network, na qual integrou mais 14 entidades; na Rede de Parceiros de Capital, integrando mais uma entidade; e na Rede de Parceiros Corporate, onde foram integradas mais sete entidades.
Finalmente, no ano passado a Portugal Ventures lançou para o mercado seis iniciativas de captação de dealflow – 5.ª Edição da Call Tourism, 4.ª Edição da Call FIT – Fostering Innovation in Tourism (ainda no formato anterior), 1.ª Edição da Call Açores, 1.ª edição da Call Madeira, 2.ª e 3.ª Edições da Call INNOV-ID, e 11 edições do Open Day -,tendo recebido 308 oportunidades para investimento.