França espera atingir em 2023 mesmo número de turistas portugueses do pré-pandemia
Segundo Dominique Maulin, diretora da Atout France para Portugal e Espanha, o mercado português tem vindo a crescer depois da COVID-19 e é já “um dos mercados mais promissores” para França.
Inês de Matos
Boost Portugal convida a um conjunto de atividades para celebrar a Semana Europeia da Mobilidade
Nuno Bernardo é o novo secretário-geral da CTP
Monumentos de Florença vão ser representados em braile
Encontro em Belém do Pará: As 20 maiores economias mundiais vão discutir turismo
Proveitos da atividade turística continuaram a crescer em julho mas com abrandamento
Turismo de Cabo Verde compromete-se com a sustentabilidade
Azul coloca novo A330-200 a voar para os EUA
Bolsas Luís Patrão para o ano letivo 2024/25 são atribuídas esta terça-feira
Portugal volta a ser “um dos três mercados com melhor desempenho” para a Transavia no verão
Turismo do Algarve e Geoparque Algarvensis lançam parceria para realizar iniciativas conjuntas na área do Turismo
A diretora da Atout France para Portugal e Espanha, Dominique Maulin, revelou esta quinta-feira, 9 de fevereiro, que França recebeu, no ano passado, um milhão de turistas portugueses e espera chegar aos 1,2 milhões ao longo de 2023, igualando o total registado em 2019, antes da pandemia da COVID-19.
“A estimativa que temos do ano passado aponta para que um milhão de visitantes portugueses tenham visitado a França, essencialmente em lazer ou negócios. Em 2023, esperamos crescer para 1,2 milhões de portugueses. Em 2019, tínhamos 1,2 milhões de portugueses, esperamos atingir este ano esse número”, adiantou a responsável, à margem do Workshop France Mediatour, que decorreu na Embaixada de França em Lisboa.
Dominique Maulin lembrou que França mudou o seu foco de promoção, apresentando-se agora como um destino sustentável, que prima pela qualidade e onde é possível viver experiências únicas, num tipo de turismo que, segundo a responsável, agrada aos turistas portugueses.
“O perfil do cliente português é muito específico, assim como dos países do sul da Europa e é muito diferente do turista do norte da Europa, da Alemanha ou do Reino Unido. Os clientes de Portugal e Espanha rondam os 40 anos, viajam em casal e sem crianças, e vão a França por cinco dias para apreciar a gastronomia, património, vinho e cultura. Procuram experiências e desfrutar do destino”, indicou a diretora da Atout France para Portugal e Espanha.
Por isso, o mercado português tem vindo a crescer depois da COVID-19 e, como apontou a responsável, é já “um dos mercados com melhor crescimento, é um crescimento a dois dígitos”, o que torna “Portugal num dos mercados mais promissores” para França.
Dominique Maulin indicou ainda que, em 2022, os gastos dos turistas portugueses em França somaram 150 milhões de euros, valor que continua ainda abaixo do período pré-pandemia, ainda que a responsável se mostre confiante de que será possível, este ano, recuperar o que ainda falta, até porque França vai receber diversos eventos ao longo de 2023, que se espera que possam atrair um maior números de turistas lusos.
Um dos principais eventos será o Rugby World Cup, que vai ter lugar em setembro e outubro, e para o qual a equipa portuguesa se apurou, pelo que, acredita Dominique Maulin, é expectável que a cidade de Toulouse, onde Portugal vai disputar os jogos desta prova, venha a receber muitos turistas portugueses.
“Este ano, temos o Rugby World Cup, para a qual Portugal se apurou e vai jogar em Toulouse. Espero que nos portugueses possam conhecer esta cidade que é muito cultural, tem vindo a ser renovada e tem novos transportes públicos. Estamos prontos para receber os portugueses”, acrescentou.
A nível global, França terá recebido, no ano passado, mais de 70 milhões de turistas internacionais, número que fica ainda abaixo do 90 milhões que tinham sido contabilizados em 2019, mas que não preocupa a responsável da Atout France, uma vez que os gastos dos turistas internacionais já igualaram o montante pré-pandemia.
“O nosso objetivo era regressar aos 57 mil milhões de euros em 2023, não tínhamos o objetivo de alcançar os gastos de 2019 já em 2022 e, por isso, estamos muito confiantes para este ano”, disse ainda a responsável.
O Workshop France Mediatour contou com apresentações dos principais eventos desportivos que o país vai receber em 2023, como Roland Garros, Tour de France, Rugby World Cup e Jogos Olímpicos, que vão acontecer em Paris no próximo ano, assim como das principais novidades do turismo francês.
Além das apresentações, o evento incluiu também um workshop com a participação da Cité Du Vin, em Bordéus, do ClubMed, do parque temático Futuroscope, da TAP Air Portugal, da Transavia e da Air France, assim como dos destinos franceses de Nice-Côte D’Azur e Rennes.