Emprego e Formação

CNFT define novas estratégias para captar e reter talento no setor do turismo

A Comissão Nacional de Formação para o Turismo (CNFT) reuniu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, para apresentar novos projetos, um estudo de mercado para o setor, elaborado pela Universidade de Aveiro e para debater novas estratégias para captar e reter talento.

Carolina Morgado
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CNFT define novas estratégias para captar e reter talento no setor do turismo

A Comissão Nacional de Formação para o Turismo (CNFT) reuniu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, para apresentar novos projetos, um estudo de mercado para o setor, elaborado pela Universidade de Aveiro e para debater novas estratégias para captar e reter talento.

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A reunião permitiu um debate alargado em torno da construção de uma agenda para a qualificação e o emprego no turismo e apresentar os resultados do “Estudo de Empregabilidade no Setor do Turismo”, realizado pela Universidade de Aveiro.

Organizada pelo Turismo de Portugal, a reunião contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e com 90 representantes de cerca de 50 entidades do setor do turismo em Portugal e que são membros da referida Comissão.

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Na sua página oficial, o Turismo de Portugal dá conta que, durante a sua intervenção, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços identificou as grandes prioridades para o setor, e que passam pela criação de uma agenda para a valorização e qualificação das pessoas do setor do turismo, o incremento das políticas de turismo no interior, a aposta na internacionalização das empresas e das marcas turísticas e dar força às regiões na promoção turística regional, para que possam afirmar os seus ativos turísticos territoriais específicos.

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Por sua vez, o presidente do Turismo de Portugal e presidente da Comissão Nacional, Luís Araújo, aproveitou a sua intervenção para apresentar o Cartão ATLAS, um cartão digital que reunirá um conjunto de benefícios e vantagens exclusivos para os profissionais do setor e que ficará disponível no início de março, escreve o mesmo site.

Por fim, foram apresentados os principais resultados do estudo sobre o mercado de trabalho para o setor do turismo, desenvolvido pela Universidade de Aveiro, e que visou analisar, avaliar e perspetivar o mercado de trabalho no turismo, e respetivos subsetores, a 10 anos, incluindo a caracterização da evolução setor a nível mundial e nacional.  O estudo desenvolvido junto de mais de 4.800 questionários a trabalhadores e estudantes do setor reúne um conjunto de propostas e caminhos estratégicos, que podem ser conhecidos em:

Da agenda da reunião fez parte ainda a apresentação conjunta entre o Turismo de Portugal, o IEFP e a RIPTUR – Rede de Institutos Politécnicos de Turismo das principais estratégias e instrumentos para a qualificação e valorização dos profissionais do setor do Turismo, bem como a assinatura de três protocolos, no âmbito do Programa Formação +Próxima, com a AHRESP, a PRO.VAR e a Câmara Municipal do Barreiro.​​​

​​Contribuir para a definição de estratégias de formação para o setor do turismo, através da criação de um espaço de cooperação, articulação e colaboração, é um dos objetivos da CNFT, que visa ainda analisar e monitorizar a oferta formativa dos vários agentes de formação e propor alterações, que contribuam para a qualificação dos recursos humanos no turismo, e criar sinergias entre os diferentes agentes, com vista à implementação de estratégias integradas de qualificação dos recursos humanos do turismo.

Por sua vez, as competências das Comissões Regionais, compostas pelas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de norte a sul do país, passam por: Identificar necessidades de formação turística (médio-longo prazo); Emitir parecer sobre Projeto técnico-pedagógico (outros instrumentos de planeamento); Emitir parecer sobre Oferta Formativa da Escola; Promover a integração da escola no desenvolvimento da região; Promover a transferência de conhecimento entre a escola e o setor; Colaborar na promoção da empregabilidade dos jovens; Promover e valorizar o consumo de produtos locais na rede de distribuição e comercialização.

 

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Investigadoras do Politécnico de Leiria premiadas a nível internacional no campo do turismo

As investigadoras do Politécnico de Leiria, Alexandra Lavaredas e Patrícia Esteves, foram distinguidas com o Prémio de Melhor Poster Físico na 8.ª edição da Conferência Internacional sobre Investigação em Turismo, que decorreu em Jyväskylä, na Finlândia.

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No evento académico que reúne estudantes, investigadores e profissionais de vários pontos do mundo para um debate em torno dos mais recentes desenvolvimentos, desafios e inovações no campo do turismo, Patrícia Esteves foi galardoada pelo poster ‘SatisTour: A Digital Tool for Sustainable and Participatory Tourism Governance’, no qual apresenta uma ferramenta digital orientada para a participação ativa das comunidades na governança turística.

Já Alexandra Lavaredas recebeu o prémio pelo poster ‘Digital Tools to Support Sustainability in Tourism’, que apresenta o ORVE, uma plataforma multifuncional que pretende apoiar as pessoas, empresas e destinos na otimização de recursos e na valorização da experiência turística, promovendo práticas mais sustentáveis no planeamento e gestão dos destinos.

Os trabalhos desenvolvidos pelas investigadoras inserem-se no projeto ‘FAST – Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo’, no âmbito da ATT – Agenda Mobilizadora Acelerar e Transformar o Turismo, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o envolvimento do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) do Instituto Politécnico de Leiria.

O projeto visa o incentivo de um turismo sustentável que promova a viabilidade das atividades económicas a longo prazo, o respeito pela autenticidade sociocultural das atividades e o uso adequado do território e dos recursos naturais, realçando a importância da monitorização constante dos impactos da atividade turística.

Durante a conferência, as investigadoras do Politécnico de Leiria apresentaram ainda os seus mais recentes trabalhos de investigação na área do turismo sustentável. Alexandra Lavaredas deu a conhecer o artigo ‘The Role of Film Festivals in Promoting Cultural Identity of Tourism Destinations’, no qual explora o papel dos festivais de cinema na promoção da identidade cultural dos destinos turísticos. Através da análise qualitativa de vídeos promocionais do Festival Internacional de Cinema de Turismo (ART&TUR) de 2024, a investigação destaca a relevância dos conteúdos audiovisuais na preservação e valorização do património cultural.

Por sua vez, Patrícia Esteves apresentou o artigo ‘Participatory Governance: Providing Tools for Local Communities to Engage in Tourism Management’, centrado na importância da inclusão das comunidades locais nos processos de decisão e governança dos destinos turísticos, com o objetivo de promover uma gestão mais sustentável e participativa. O estudo introduz várias ferramentas e estratégias que podem ser implementadas para facilitar o envolvimento ativo das populações locais.

 

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Inscrições abertas para formação executiva Reservas da Biosfera Portuguesas e Turismo

Estão abertas as inscrições para a primeira formação executiva gratuita Reservas da Biosfera Portuguesas e Turismo, que decorrera de 5 a 16 de maio, entre as 14h30 às 17h30, em formato online.

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O Turismo de Portugal, em colaboração com o Comité Nacional MaB e a Rede Nacional de Reservas da Biosfera, apresentam uma nova oferta formativa, tendo por objetivo dotar os formandos de conhecimentos técnicos que lhes permitam acolher, informar e orientar os visitantes e turistas, assim como estimular o desenvolvimento de serviços turísticos nos territórios das reservas da biosfera.

Os objetivos desta iniciativa é dotar os formandos de conhecimento técnico relacionado com o património natural e cultural e valores diferenciadores das Reservas da Biosfera portuguesas, consciencializar para a conservação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, e ainda reconhecer a importância de valorizar e preservar a identidade, tradições, património natural e cultural de cada território, anuncia o Turismo de Portugal na sua página oficial.

Por outro lado, os formandos ficam ainda munidos de ferramentas que estimulem o desenvolvimento de experiências turísticas alinhadas com os valores diferenciadores das Reservas da Biosfera e com os princípios do Turismo Sustentável.

Podem inscrever-se profissionais do setor turístico, empresas turísticas e outras entidades dinamizadoras da atividade turística nos territórios.

A obtenção de certificado está sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

A inscrição efetua-se na Academia Digital do Turismo de Portugal​​, onde está, também, disponível mais informação e conteúdo programático.

 

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Programa de capacitação em turismo digital para profissionais de turismo arranca em maio

Turismo Digital, iniciativa nacional que visa capacitar mil profissionais do setor do turismo com competências digitais essenciais à modernização e à competitividade do setor, arranca em maio. As inscrições decorrem na Academia Digital do Turismo de Portugal.

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O programa será desenvolvido em formato online, com sessões síncronas, através da Academia Digital do Turismo de Portugal e com envolvimento direto da Rede de Escolas do Turismo de Portugal.

Segundo avança o Turismo de Portugal na sua página oficial, a formação abrange temas como análise de dados e inteligência de negócio, tecnologias emergentes no turismo (IA, RV, RA, IoT), cibersegurança, proteção de dados e ética digital.

A mesma fonte indica ainda que os cursos estão organizados em três ações de capacitação específicas, complementadas por MOOC (Cursos Online Abertos e Massivos) gratuitos: curso 1 – fundamentos e análise de dados no turismo: curso 2 – tecnologias emergentes e transformação digital; curso 3 – cibersegurança e ética digital; MOOC 1 – inteligência artificial para o turismo (by NEST); MOOC 2 – melhorar a presença digital (SEO para restaurantes)

No final de cada curso, os participantes recebem certificado de formação profissional emitido pelo Turismo de Portugal.

O programa é promovido em parceria com parceiros públicos (Entidades Regionais de Turismo, a Direção Regional do Turismo dos Açores e Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Madeira), parceiros privados (CTP, AHP, APAVT, AHRESP, APECAT, entre outros). O parceiro tecnológico e pedagógico é o NEST – Centro de Inovação do Turismo.

 

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Turismo de Portugal lança campanha que dá rosto e voz àqueles que fazem acontecer o Turismo todos os dias

A campanha lançada esta quarta-feira em Lisboa, pelo Turismo de Portugal para valorizar as profissões turísticas, e que vai ter, a partir desta quinta-feira, uma divulgação apenas digital, “é muito particular”, na opinião de Lídia Monteiro, vogal executiva do Turismo de Portugal, porque “trata de dar visibilidade a cada uma das profissões que o turismo tem, com autenticidade e verdade, com rostos verdadeiros”, uma vez que é protagonizada pelos alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

O Turismo é feito de pessoas é o mote da nova campanha do Turismo de Portugal que visa valorizar as profissões turísticas, através da representação fotográfica de mais de 20 profissões, encenadas por alunos da rede de 12 escolas do Turismo de Portugal. Pretende-se homenagear o papel essencial de quem, todos os dias, contribui para que a experiência daqueles que visitam o nosso país seja verdadeiramente memorável.

 

Como referia Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na sessão de abertura desta campanha, “dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O reconhecimento é importante, assim como continuar o caminho de valorização do trabalho no turismo que tem vindo a acontecer de forma ainda mais intensa nos últimos anos. Refira-se a este propósito que a remuneração bruta média mensal das atividades no alojamento e restauração tem vindo a crescer acima da média nacional, tendo sido de 7% em 2024 face a 2023.

A sessão de apresentação da campanha contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade e incluiu um painel de debate que, sob o tema “Rostos Reais do Futuro do Setor”, discutiu as realidades e perspetivas de algumas das profissões turísticas. A moderação ficou a cargo de Francisco Moser, CEO Hospitality na Details Hospitality, Sports & Leisure, e contou com a presença de alunos de vários cursos das Escolas de Hotelaria e Turismo, designadamente, Catarina Lucena, estudante de Turismo de Natureza e Aventura – Setúbal, Rodrigo Rocha, de Culinary Arts – Lisboa, e Petra Sequeira, aluna de Gestão de Restauração e Bebidas – Estoril.

A apresentação da campanha esteve a cargo de Lídia Monteiro, vogal da Comissão Executiva do Turismo de Portugal, acompanhada de Filipa Vasconcelos, Head of Operations da agência criativa, Dentsu Creative Iberia, e do fotógrafo Pedro Cerqueira, que concebeu a exposição com o título “Magia da Hospitalidade”, que inspirou a campanha. Esta mostra que está patente na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, irá percorrer os restantes estabelecimentos de ensino do Turismo de Portugal.

Segundo Filipa Vasconcelos, “a nossa missão era clara, era valorizar as pessoas que trabalham no setor do turismo em Portugal e valorizar as profissões. Tivemos uma missão facilitada, com o trabalho fantástico do Pedro Cerqueira, que conseguiu captar a essência de cada profissão e de cada pessoa que representada nesta campanha, que visa colocar as pessoas no centro da comunicação”, a partir daí “foi contar as histórias por trás daquelas caras, histórias do dia-a-dia de quem geralmente está nos bastidores e que nós queremos trazer para a frente e mostrar o tão bom é trabalhar no turismo, e a essência de cada uma das profissões do turismo”, referiu.

A partir do genérico de que o turismo é feito de pessoas, era o genérico, a agência desconstruiu os posts digitais da campanha com vários temas que retrata cada história de uma profissão, como o turismo é feito de experiências, para retratar a profissão de animador turísticos, ou turismo é feito de cuidado (assistente de sala), sempre acompanhado de um pequeno texto, que “emociona as pessoas e que atrai para esta profissão”, disse Filipa Vasconcelos.

As fotografias de Pedro Cerqueira demonstram a inclusão do turismo, já que estão retratadas as profissões do turismo em Portugal com pessoas de diferentes idades, de diferentes proveniências, diferentes culturas, homens e mulheres, que são felizes a fazer aquilo que gostam.

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“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET

“Estamos perante uma indústria poderosa, que tem uma singularidade que a torna diferente de todas as outras, talvez por isso que o significado desta apresentação e esta campanha faça todo o sentido”, realçou, esta quarta-feira, em Lisboa, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que avançou que “há quem trabalhe a indústria extrativa, madeira, pedra, todas as transformadoras, cimento, e nós trabalhamos uma matéria-prima muito especial: as pessoas”.

O secretário de Estado do Turismo, que encerrava, esta quarta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, à sessão de apresentação da exposição e da campanha que visam valorizar as profissões turísticas, protagonizadas pelos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal, referiu que “trabalhamos as pessoas que têm expectativas, que têm sentimentos, e que até têm clubes de futebol, de pessoas, para pessoas, com pessoas”.

Recordando um clássico de Cícero que dizia que se tiveres um jardim e uma biblioteca não precisas de mais nada, Pedro Machado considerou o jardim Portugal, um jardim que “tem ativos estratégicos muito fortes, nos torna o 12º país mais competitivo do mundo, mas simultaneamente, hoje estamos a granjear esse momento de vida e de sucesso para o nosso país, que é nos nossos 10 ativos estratégicos, continuando o trabalho da estruturação do produto, patente quer na estratégia do Turismo de Portugal, quer para 2027, quer agora na  preparação da Estratégia 35, que está neste momento banho maria à espera de ser lançada”. Por isso, “tal como os jardins precisam ser cuidados, precisam ser regados, precisam ser trabalhados, todos os dias”.

O governante adiantou que Portugal tem 22 produtos turísticos, e por isso “temos ainda a capacidade de continuar, sempre com preocupação sobre a sustentabilidade dos nossos recursos, e aí entramos nos temas das agendas atuais, da sustentabilidade, da mitigação das alterações climáticas e tantas outras que nós precisamos”, porque, conforme disse, “o turismo também tem impactos, é bom reconhecê-lo”.

Por outro lado, há a biotecnologia, que significa conhecimento, a tal biblioteca, que passa, sobretudo, “de podermos captar, utilizar e transferir conhecimento”. Por isso, no processo da estruturação do conhecimento, “sabíamos que e sabemos que, para exercer competências, temos que, pelo menos, passar a três fases: Saber aprender, para saber fazer e para saber ser, para mim aquelas que a escola tem missão e obrigação de vos dar todas as ferramentas, todos os instrumentos, para que vocês possam aprender, para que saibam fazer e para que possam dizer”, apontou Pedro Machado.

Mas há mais duas, que segundo o titular da pasta do Turismo que hoje “nos é colocado pelos desafios da evolução do turismo e do mundo em si”, e que consistem em “saber estar e, sobretudo, saber estar com os outros, porque estamos numa indústria de pessoas. E é esta relação que eu espero que saia hoje, muito presente e muito significativa nesta campanha da valorização das profissões turísticas”.

“Queremos aumentar as qualificações de competências, claro, sim. Queremos fazê-la em modo de cada vez mais sairmos dos paradigmas e do status quo”, observou o governante reforçando que “se soubermos estar com os outros, temos a consciência de que precisamos, todos os dias, de afinar o nosso próprio processo e, provavelmente, temos a capacidade de desenvolvermos essas skills que são necessárias para o sucesso da nossa indústria”.

O secretário de Estado do Turismo reforçou, na sua intervenção, perante os alunos da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal que “um belo jardim que é o nosso país, com belas, promissoras, fiáveis e confiáveis profissões, é o meu desafio enquanto representante do governo, ou seja, criar as condições para que vocês possam exercer a vossa profissão, cada vez com maior grau de satisfação, com maior grau de relacionamento e com maior grau aquisitivo, de trabalho em cooperação, de trabalho em parceria, de respeito e de tolerância, porque somos a indústria da paz, da tolerância, do respeito, da solidariedade, com aqueles que estão cá, que nasceram cá e com aqueles que recebemos todos os dias”.

A encerrar a sua intervenção, Pedro Machado recordou o programa de formação dos migrantes, numa parceria entre o Turismo de Portugal e a CTP, em três das componentes que considera essenciais: Competência técnica, aprendizagem da língua portuguesa e da cultura portuguesa, porque “queremos cidadãos plenos, cidadãos inteiros”.

“Um dia verdadeiramente importante, porque hoje falamos daquilo que é mais importante no setor, que de facto são as pessoas. Aos profissionais do turismo, hoje é um dia que vos é expressamente dedicado”, começou por afirmar Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na abertura de um evento que aconteceu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e que teve duas dimensões: dar a conhecer uma exposição de fotografia com o título “Magia da Hospitalidade” e que é um conjunto de fotografias de Pedro Cerqueira,  que retrata 20 profissões turísticas, fazendo dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal os modelos dessas profissões.

O segundo propósito desta sessão foi, segundo Carlos Abade, “aproveitamos este projeto, que foi iniciado na rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, para lançar a campanha de valorização das profissões, que está prevista no Programa Acelerar a Economia, aprovado pelo Governo, uma campanha que no fundo dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O presidente do Turismo de Portugal esclareceu que “estamos a falar de mais de 420 mil profissionais de turismo que todos os dias trabalham nas suas empresas e de facto dão voz àquilo que é a qualidade, a excelência do serviço em Portugal, e sem as quais não era possível termos o turismo que temos neste momento”.

Na sua breve intervenção, Carlos Abade deixou três mensagens: “reiterar o agradecimento e o reconhecimento público a todos os profissionais do turismo. Portugal é hoje o 12º destino turístico mais competitivo do mundo, representa qualquer coisa com 27 mil milhões de euros de receitas todos os anos, que beneficiam naturalmente o setor, mas beneficiam toda a economia no seu conjunto, quase 20% das exportações do país, é responsável por praticamente metade do crescimento do PIB de 2024, é promotor da coesão do país, recuperou aquilo que foi a autenticidade das cidades e isto, deveu-se tudo àquilo que foi o vosso trabalho, àquilo que foram aquelas quase 420 mil pessoas que todos os dias trabalham no setor do turismo.

A segunda palavra do responsável foi compromisso “de todo o setor do turismo, das empresas, das organizações públicas, no sentido de reforçar continuamente a qualificação, a formação dos profissionais do turismo, mas sobretudo, a valorização contínua do seu trabalho. Uma coisa não pode acontecer sem a outra”, disse.

Finalmente, Carlos Abade deixou uma mensagem de confiança aos atuais e futuro profissionais do turismo. “O setor do turismo é uma das maiores indústrias do mundo, que hoje movimenta 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo e prevê-se que em 2040 possa movimentar 2,4 mil milhões de pessoas. Portanto, o turismo é claramente uma profissão de futuro, é claramente um setor de futuro e é claramente uma profissão que conta com todos nós”.

 

 

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“O Turismo é Feito de Pessoas” é mote de campanha para valorização das profissões turísticas

O Turismo de Portugal apresenta, esta sexta-feira, dia 9 de abril, às 11h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, uma campanha que visa promover e valorizar as profissões turísticas e as pessoas que estão no centro desta atividade.

Com o tema “O Turismo é Feito de Pessoas”, a campanha, que tem como protagonistas alunos dos vários cursos da rede das 12 Escolas do Turismo de Portugal, visa destacar o papel essencial dos profissionais que, com dedicação e talento, fazem do turismo uma das principais atividades económicas do país.

Da hotelaria à restauração, dos guias aos animadores turísticos, esta ação é também um tributo às pessoas reais que com o seu profissionalismo e paixão, diariamente acolhem e criam experiências memoráveis, refere o Turismo de Portugal em nota de imprensa.

A sessão de apresentação contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e das vogais do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro e Catarina Paiva.

 

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Publituris estabelece parceria com a HOSCO para dinamizar emprego no setor do turismo e hotelaria

O jornal Publituris e a revista Publituris Hotelaria estabeleceram uma parceria com a plataforma internacional de emprego HOSCO para promover o emprego no setor do turismo.

Publituris

O jornal Publituris e a revista Publituris Hotelaria estabeleceram uma parceria com a HOSCO, plataforma digital que atualmente conecta centenas de milhares de profissionais com milhares de empresas líderes do setor do turismo e hotelaria em todo o mundo.

Nas homepages do Publituris e da Publituris Hotelaria passará a estar presente um botão/link a partir do qual os profissionais poderão encontrar as melhores ofertas de emprego, em Portugal e no mundo, em áreas tão diversas como revenue management, finanças e contabilidade, manutenção, guest relations, Food&Beverage, front office, housekeeping, eventos, sales & marketing, entre outros.

Com mais de 1,5 milhões de profissionais como membros, o jornal Publituris passa, assim, a disponibilizar uma ferramenta relevantes para quem procura e oferece emprego.

Olivier Bracard, CEO da HOSCO, empresa fundada em 2011, com sede em Genebra e escritórios em Barcelona e Dubai, salienta o “dinamismo do portal de emprego e a sua abrangência mundial, com milhares de ofertas disponíveis”.

Olivier Bracard, CEO da HOSCO

Com atualização constante e regular, a plataforma inclui filtros para pesquisas de emprego com base na data de publicação, permitindo visualizar vagas das últimas 24 horas, 3 dias, 7 dias, 15 dias e 30 dias, refletindo um fluxo contínuo de novas oportunidades.

Para além das ofertas de emprego, estágios e programas de formação, a Hosco está empenhada no desenvolvimento profissional de quem já exerce ou pretende exercer uma carreira nos setores do turismo e hotelaria.

Além das ofertas de emprego, a HOSCO disponibiliza ainda um conjunto de mais de 200 cursos de formação online na área da hotelaria e mais de 2.000 micro-aulas, permitindo aos profissionais aprimorarem as suas competências e conhecimentos.

Olivier Bracard refere que a plataforma conta com “uma comunidade global de mais de 1,5 milhões de membros e parcerias com mais de 400 escolas de hotelaria. Esta vasta rede, aliada a ofertas de emprego personalizadas e recursos de desenvolvimento profissional, torna a HOSCO uma referência única e valiosa no setor da hotelaria”.

De referir ainda que a plataforma adiciona entre 3.000 e 4.000 novas vagas de emprego em todo o mundo a cada semana, agilizando o processo de recrutamento e garantindo uma comunicação eficiente entre candidatos e gestores de contratação.

Com os recursos humanos a constituírem um dos maiores desafios no setor do turismo e hotelaria, “este é o contributo que o jornal Publituris e a revista Publituris Hotelaria passam a disponibilizar ao mercado português e aos profissionais que pretendem procurar emprego ou valorizar as respetivas carreiras nesta indústria tão importante para a economia portuguesa”, refere Victor Jorge, diretor editorial de ambas as publicações pertencentes à Workmedia, grupo que detém ainda as publicações profissionais Meios&Publicidade, Construir e Hipersuper.

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ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”

O Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo reúne 34 parceiros internacionais de 18 países de 5 continentes para a organização conjunta da 1.ª edição da Global Tourism TechEDU Conference 2025.

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O Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo reuniu 34 instituições de ensino superior e centros de investigação internacionais, de 18 países distribuídos pelos cinco continentes, que lecionam e investigam a grande área do turismo, para a organização conjunta da conferência internacional Global Tourism TechEDU Conference 2025, sob o mote “Advanced Technologies in Tourism Education”. Esta conferência internacional visa apresentar e discutir as melhores práticas de ensino do turismo com o uso das tecnologias mais avançadas e aplicadas em todo o mundo, em que cada um dos parceiros apresentará os seus exemplos reais da aplicação de tecnologias avançadas no ensino do turismo.

Este evento global, coorganizado em parceria por um dos maiores consórcios mundiais de Turismo, coordenado pelo Departamento de Turismo do ISCE, terá lugar a 8 e 9 de abril de 2025, transmitido integralmente online e com acesso totalmente gratuito

Presentes estarão as seguintes instituições:

Conheça aqui as instituições parceiras: Escola de Hotelaria e Turismo da Universidade Agostinho Neto (Angola); The University of Newcastle (Austrália); Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Parnaiba Delta Federal University – UFDPar, Federal University of Pernambuco (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Brasil); Universidade do Mindelo (Cabo Verde); Panevropská univerzita, Fakulta Vysoká škola obchodní (Pan-European Univerzity, Faculty of Business) 8Chéquia); Universidad Pedagógica Nacional de Colombia (Colômbia); Universidad de Guayaquil, Facultad de Administración, Carrera de Licenciatura en Turismo (Equador);Universidade de Santiago de Compostela, Facultad de Ciencias Empresariales y Turismo, Universidad de Vigo (Espanha); Department of Hospitality, Hotel Management, & Tourism at Texas A&M University, USA (EUA); Dr Babasaheb Ambedkar Marathwada University (Índia); University of Northampton (Reino Unido); Ritsumeikan Asia Pacific University (Japão); Vytautas Magnus University (Lituânia); Universidad Santander (México); UnISCED (Moçambique); Jagiellonian University, Institute of Entrepreneurship, Faculty of Management and Social Communication, Institute of Spatial Management and Socio-Economic Geography, University of Szczecin (Polónia); CIDEHUS, Universidade de Évora, CiTUR – Centre for Tourism Research, Development and Innovation, Estoril Higher Institute for Tourism and Hotel Studies, ISCE Douro – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências, ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia /ISLA – Polytechnic Institute of Management and Technology, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Tomar, Portucalense University, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional da Braga. Faculdade da Filosofia e Ciências Sociais (FFCH) (Portugal); Department of Geography, Tourism (Sérvia).

Mais informações em https://tourismconf.com

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Até 18 de julho: Abertas candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal

As candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal decorrem de 1 de abril a 18 de julho de 2025, exclusivas para alunos nacionais e residentes na União Europeia. São Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 5), Cursos Profissionais (Nível 4) e Cursos on-the-job da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

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De acordo com o Turismo de Portugal, os candidatos poderão especializar-se em áreas fundamentais do setor, como Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria / Alojamento, Informação e Animação Turística, Organização de Eventos, Património e Turismo de Natureza e Aventura, para reforçar que “esta é uma excelente oportunidade de ingressar numa formação reconhecida mundialmente, dando os primeiros passos numa carreira promissora no setor do turismo”.

​As candidaturas são para Cursos de Especialização Tecnológica (CET) – acesso com o 12.º ano – nível 5; Cursos Profissionais – acesso com o 9.º ano – nível 4; e Cursos de Dupla Certificação on the job – acesso com o 11.º ano, podendo candidatar-se cidadãos da União Europeia (UE)​, ou estudantes que não tenham cidadania europeia, residentes em Portugal (com autorização de residência), via online a partir do portal das Escolas.

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Jovens formados na ESHTE cobiçados em todo o mundo

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) continua a receber manifestações de interesse de dezenas de organizações em relação aos estudantes da instituição, confrontados com diversas possibilidades de estágios.

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Nas últimas semanas, mais de 60 empresas e organizações de nove países, incluindo Portugal, mas também Espanha, Grécia, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Marrocos, Estados Unidos e Dubai, manifestaram disponibilidade para receber os jovens que frequentam os vários cursos de turismo da ESHTE.

O Grupo ‘Jumeirah Hotels and Resorts’, que detém – entre outros – o mundialmente conhecido ‘Burj Al Arab’, realizou uma sessão de apresentação online a 6 de março, oferecendo estágios remunerados no Dubai a finalistas das licenciaturas e estudantes de mestrados da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Recorde-se que a instituição colocou 754 estagiários no ano letivo 2023/24, dos quais 112 fora do país, aumentando em 25% o número de estágios internacionais, com a Grécia (principalmente os grupos ‘Sani/Ikos’ e ‘Nana Hotels’), Espanha e Dubai (‘Jumeirah Hotels and Resorts’) no pódio de destinos.

Também os grupos ‘Sani/Ikos’ e ‘Nana Hotels’ marcaram presença na mais recente edição do Fórum Estágios e Carreiras da ESHTE, evento que atingiu novamente o limite máximo de participações, com mais de 60 organizações turísticas nacionais e internacionais, incluindo Placement International (Estados Unidos da América), Oásis Atlântico Hotel Management (Brasil, Cabo Verde de Marrocos) e Litanga Travel & Services, Lda (Moçambique).

Entre os participantes estiveram igualmente empresas com representação em Portugal e no estrangeiro – Accor International Hospitality, MGM Muthu Hotels, Pestana Hotel Group e Sana Hotels -, assim como os principais empregadores nacionais no setor da hotelaria.

O evento integrou igualmente as Alumni Talks, no âmbito do projeto StudentWell-Be — Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, da Direção-Geral do Ensino Superior. O encontro teve lugar no auditório e reuniu estudantes finalistas e diplomados da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, que partilharam as suas experiências e percursos profissionais, servindo de inspiração aos futuros profissionais do setor.

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