Assine já
Emprego e Formação

CNFT define novas estratégias para captar e reter talento no setor do turismo

A Comissão Nacional de Formação para o Turismo (CNFT) reuniu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, para apresentar novos projetos, um estudo de mercado para o setor, elaborado pela Universidade de Aveiro e para debater novas estratégias para captar e reter talento.

Carolina Morgado
Emprego e Formação

CNFT define novas estratégias para captar e reter talento no setor do turismo

A Comissão Nacional de Formação para o Turismo (CNFT) reuniu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, para apresentar novos projetos, um estudo de mercado para o setor, elaborado pela Universidade de Aveiro e para debater novas estratégias para captar e reter talento.

Sobre o autor
Carolina Morgado
Artigos relacionados
Turismo de Portugal adere ao Pact for Skills da UE
Emprego e Formação
Porto e Maia aderem ao Programa “Formação +Próxima”
Emprego e Formação
‘Welcome by Taxi’ chega a Coimbra
Emprego e Formação
Programa "Al for All"
TP apoia estágios de 50 jovens portugueses no estrangeiro
Emprego e Formação

A reunião permitiu um debate alargado em torno da construção de uma agenda para a qualificação e o emprego no turismo e apresentar os resultados do “Estudo de Empregabilidade no Setor do Turismo”, realizado pela Universidade de Aveiro.

Organizada pelo Turismo de Portugal, a reunião contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e com 90 representantes de cerca de 50 entidades do setor do turismo em Portugal e que são membros da referida Comissão.

Na sua página oficial, o Turismo de Portugal dá conta que, durante a sua intervenção, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços identificou as grandes prioridades para o setor, e que passam pela criação de uma agenda para a valorização e qualificação das pessoas do setor do turismo, o incremento das políticas de turismo no interior, a aposta na internacionalização das empresas e das marcas turísticas e dar força às regiões na promoção turística regional, para que possam afirmar os seus ativos turísticos territoriais específicos.

Por sua vez, o presidente do Turismo de Portugal e presidente da Comissão Nacional, Luís Araújo, aproveitou a sua intervenção para apresentar o Cartão ATLAS, um cartão digital que reunirá um conjunto de benefícios e vantagens exclusivos para os profissionais do setor e que ficará disponível no início de março, escreve o mesmo site.

Por fim, foram apresentados os principais resultados do estudo sobre o mercado de trabalho para o setor do turismo, desenvolvido pela Universidade de Aveiro, e que visou analisar, avaliar e perspetivar o mercado de trabalho no turismo, e respetivos subsetores, a 10 anos, incluindo a caracterização da evolução setor a nível mundial e nacional.  O estudo desenvolvido junto de mais de 4.800 questionários a trabalhadores e estudantes do setor reúne um conjunto de propostas e caminhos estratégicos, que podem ser conhecidos em:

Da agenda da reunião fez parte ainda a apresentação conjunta entre o Turismo de Portugal, o IEFP e a RIPTUR – Rede de Institutos Politécnicos de Turismo das principais estratégias e instrumentos para a qualificação e valorização dos profissionais do setor do Turismo, bem como a assinatura de três protocolos, no âmbito do Programa Formação +Próxima, com a AHRESP, a PRO.VAR e a Câmara Municipal do Barreiro.​​​

​​Contribuir para a definição de estratégias de formação para o setor do turismo, através da criação de um espaço de cooperação, articulação e colaboração, é um dos objetivos da CNFT, que visa ainda analisar e monitorizar a oferta formativa dos vários agentes de formação e propor alterações, que contribuam para a qualificação dos recursos humanos no turismo, e criar sinergias entre os diferentes agentes, com vista à implementação de estratégias integradas de qualificação dos recursos humanos do turismo.

Por sua vez, as competências das Comissões Regionais, compostas pelas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de norte a sul do país, passam por: Identificar necessidades de formação turística (médio-longo prazo); Emitir parecer sobre Projeto técnico-pedagógico (outros instrumentos de planeamento); Emitir parecer sobre Oferta Formativa da Escola; Promover a integração da escola no desenvolvimento da região; Promover a transferência de conhecimento entre a escola e o setor; Colaborar na promoção da empregabilidade dos jovens; Promover e valorizar o consumo de produtos locais na rede de distribuição e comercialização.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Artigos relacionados
Emprego e Formação

Les Roches dinamiza Open Days

A instituição de ensino especializada em gestão hoteleira e educação turística de luxo volta a organizar a iniciativa que pretende dar a conhecer a sua oferta formativa de licenciaturas, mestrados e pós-graduações. Os Open Days vão decorrer entre março e junho nos campus de Crans-Montana e Marbella.

Publituris

Através desta iniciativa os participantes podem ficar a conhecer de forma detalhada os graus de Licenciatura, Mestrado e Pós-graduação disponíveis na Les Roches, todos lecionados em inglês e com períodos de estágio profissional em hotéis e estabelecimentos de luxo incluídos.

No campus de Crans-Montana (Suíça), os Open Days da Primavera de 2023 estão marcados para 30 e 31 de março, 21 e 22 de abril e 20 de maio.

Paralelamente, os Open Days no campus de Marbella, Espanha, terão lugar a 17 de março, 21 de abril, 26 de maio e 23 de junho.

Ao anunciar os próximos Open Days, o CEO do Les Roches, Carlos Díez de la Lastra, explicou que “este é o primeiro passo para os estudantes mergulharem numa das indústrias mais excitantes do planeta. A nossa taxa de colocação profissional excede os 94% e os nossos licenciados gozam de tremendas oportunidades de crescimento”.

Os interessados devem reservar o seu lugar nos Open Days de Les Roches Crans-Montana (Suíça) e Les Roches Marbella (Espanha), através dos links da respetiva escola de interesse.

Atualmente, a Les Roches oferece um BBA em Global Hospitality Management com cinco especializações, nomeadamente Empreendedorismo Hoteleiro, Estratégias de Marketing Digital, Gestão do Desempenho Financeiro Hoteleiro, Desenvolvimento e Práticas Sustentáveis e Desenvolvimento e Gestão de Resorts.

A oferta inclui ainda os: Postgraduate Diploma in International Hospitality Management; Master’s in International Hotel Management; Master’s in Marketing Management for Luxury Tourism; MBA in Global Hospitality Management; Master in Hospitality Strategy and Digital Transformation; Executive Master’s in International Hotel Management e o Executive MBA in Global Hospitality Management.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Emprego e Formação

EHT Portalegre vai capacitar profissionais do Alentejo para o turismo de percursos pedestres

Inserida no programa Formação + Próxima, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre vai promover, a partir de 28 de março a uma ação de formação sobre a “Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo”.

Publituris

Com uma duração de 20 horas, o programa pressupõe um misto de aulas teórico/práticas, com o objetivo de capacitar os formandos nesta temática. A primeira ação de formação realiza-se entre os dias 28 e 30 de março, no Alvito e dirige-se, em particular, aos agentes dos concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira.

A iniciativa insere-se no programa Formação + Próxima, do Turismo de Portugal, que procura, em parceria com os municípios da região do Alentejo, dotar técnicos, profissionais de animação turística ou de alojamentos, dirigentes associativos, entre outros, de conhecimentos que contribuam para a melhor promoção do destino.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Emprego e Formação

Alerta Emprego promove 3ª edição do Job Summit Turismo

O Alerta Emprego vai promover a terceira edição da feira de emprego completamente dedicada ao setor do turismo. O Job Summit Turismo realiza-se a 22 de março, em formato 100% online, das 9h00 às 20h00.

Publituris

Nesta edição, gratuita para os candidatos, são esperados cerca de 3500 candidatos e 20 empresas, como a Avis Budget Group, Domino’s, Ibersol, Okmobility, Plateform, United Investments Portugal, Vale do Lobo, Rocco e Honest Greens, entre outros, com vagas para diferentes tipos de perfis e de norte a sul do país.

As organizações dividir-se-ão em stands, aos quais os candidatos se poderão dirigir virtualmente, quer para conhecer as suas ofertas como para participar em entrevistas de emprego, entre outros momentos de network.

A feira de emprego promoverá também momentos nos quais os recrutadores e representantes das empresas presentes terão oportunidade de conhecer vários profissionais e encaminhá-los para as suas vagas disponíveis, bem como recolher os seus contactos para vagas futuras.

O Job Summit conta ainda com um pilar de know-how e de troca de conhecimento, no qual o Alerta Emprego procura dinamizar webinars e outros momentos de partilha de informação entre os participantes.

No que respeita às inscrições, do lado das organizações, as interessadas poderão inscrever-se até dia 20 de março. Já do lado dos candidatos, poderão fazê-lo através do site do Job Summit até ao dia do próprio evento.

Refira-se que o Alerta Emprego é um portal de emprego online que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. A plataforma permite a empresas e recrutadores divulgarem as suas oportunidades junto de potenciais candidatos, bem como organizar e gerir o processo de seleção.

Além da vertente das vagas de emprego, a empresa contribui para a ligação entre milhares de candidatos e empresas, através de iniciativas como o Job Summit – feira de emprego totalmente online que conta com diversas iniciativas ao longo do ano.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Emprego e Formação

Turismo de Portugal abre novo ciclo formativo UPGRADE

Assumindo o propósito de ajudar as micro e pequenas empresas e os seus colaboradores a estruturar negócios com novas propostas de valor, mais sustentáveis e mais digitais, o Turismo de Portugal acaba de lançar um novo ciclo formativo integrado no Programa UPGRADE.

Publituris

Esta modalidade de formação à distância, em regime live training, agora com o novo formativo – o UPGRADE 3.0, vai manter o foco na digitalização e no compromisso adquirido com a sustentabilidade, mas também reforçar de forma significativa a componente de Mentoria especializada, junto das empresas do setor do turismo, convocando-as a implementar processos de melhoria que lhes permitam afirmar-se num mercado mais sustentável e mais digital.

Assim, a Mentoria passa a estar disponível para todas as pessoas/empresas independentemente da formação, permitindo o acompanhamento e orientação individualizada no desenvolvimento de projetos na área do digital e da sustentabilidade, bastando que se candidatem na área do Programa Upgrade 3.0 na Academia Digital do Turismo de Portugal.

As inscrições estão disponíveis para todos os módulos, incluindo a componente de Mentoria.

O Programa dirige-se a profissionais do turismo, de micro e pequenas empresas, empresários em nome individual, empreendedores, gestores e participantes nas suas edições anteriores. O modelo de aulas adotado pressupõe a participação simultânea do formador e dos participantes – em formato presencial ou à distância –, abrindo espaço ao trabalho autónomo.

Refira-se que mais de 500 ações de formação para um universo de formandos superior a 30 mil é o registo do Programa UPGRADE, lançado em 2020 pelo Turismo de Portugal, com o objetivo de aumentar o nível de qualificação dos profissionais da atividade turística respondendo às exigências futuras do setor.

Ana Paula Pais, diretora de Formação do Turismo de Portugal, destacou que “a resposta das pessoas ao UPGRADE superou as nossas expectativas mais otimistas”, para acrescentar que “a procura elevada e o feedback recebido confirmam a pertinência desta aposta formativa na valorização das competências dos profissionais do setor, com impacto relevante e imediato nas empresas turísticas”.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Turismo

Apesar dos salários baixos, 85% dos trabalhadores do turismo revelam-se felizes e dedicados

O “Estudo Sobre o Mercado de Trabalho em Turismo”, realizado pela Universidade de Aveiro (UA) para o Turismo de Portugal e Secretaria de Estado do Turismo, conclui que, apesar dos salários baixos, os trabalhadores do setor do turismo sentem-se felizes e dedicados.

Publituris

Apesar da maioria dos trabalhadores do setor do Turismo ter um vencimento próximo do salário mínimo, 85% revela estar feliz no trabalho e ser fortemente dedicado e entusiasta ao nível das funções que desempenha. Estas são duas das principais conclusões do “Estudo Sobre o Mercado de Trabalho em Turismo”, realizado pela Universidade de Aveiro (UA) para o Turismo de Portugal e Secretaria de Estado do Turismo.

O trabalho de investigação, coordenado por Carlos Costa, investigador do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da UA, teve como objetivo analisar, avaliar e perspetivar o mercado de trabalho no setor do turismo, e respetivos subsetores, a 10 anos.

O trabalho, que envolveu um vasto painel de peritos e investigadores de Portugal e do estrangeiro, compreendeu a realização de 4.898 inquéritos aplicados a trabalhadores e estudantes de turismo, bem como 11 entrevistas a líderes de organizações nacionais do turismo.

Uma das principais conclusões do trabalho diz respeito ao nível de felicidade e de realização dos trabalhadores desta área, indicando o estudo que 85% dos trabalhadores disseram-se felizes a trabalhar no turismo, sendo que esta variável é explicada pelo facto do turismo ser uma profissão que lida com pessoas e culturas, e é muito eclética.

O trabalho concluiu ainda que os trabalhadores e os estudantes da área são fortemente dedicados e entusiastas ao nível das funções que desempenham. Contudo, apontam os investigadores da UA, “há problemas que urge ultrapassar, sendo que um dos mais importantes diz respeito aos níveis salariais”.

O estudo demonstra que que, efetivamente, a maioria dos salários encontram-se próximos do salário mínimo nacional, embora o sistema de gratificações faça com que os trabalhadores, em particular os do front-office, possam ver os seus salários complementados.

Aos baixos salários juntam-se outros problemas para os trabalhadores do sector: horários inflexíveis (que fazem com que a profissão dificulte uma vida familiar e emocional equilibrada); falta de segurança no trabalho (um problema apresentado por um em cada três trabalhadores); e desigualdades em termos de oportunidades, salário e género.

O estudo deixa mesmo o alerta e recorda que as futuras gerações de trabalhadores, corporizadas nos estudantes que se encontram em cursos de turismo, “rejeitam veementemente este tipo de formas de desigualdade”, nomeadamente em termos salariais e de compatibilidade com a vida pessoal e emocional, o que requer uma “atuação rápida e adequada ao nível destas questões”.

O estudo demonstra que os problemas atuais no mercado  de trabalho do turismo não se resolvem “meramente dentro do atual paradigma”, apontando para a necessidade de se “introduzirem novas abordagens no trabalho e no estudo do turismo, que devem incorporar novas cadeias de valor mais  associadas aos negócios da gestão e de relações entre pessoas, de qualidade de vida e da felicidade”.

Carlos Costa aponta para que o turismo se deva “expandir do seu core business da hotelaria e da restauração para novas cadeias de valor e novas operações de logística”, e que “contribua para uma expansão para áreas de menor densidade populacional e económica e socialmente menos atrativas”.

Para que tal aconteça, diz o responsável pelo estudo, “será necessário que as profissões da área do turismo incorporem novas valências na gestão dos recursos humanos, do empreendedorismo, e das novas tecnologias”. E concluiu: “se se evoluir nesta perspetiva, conseguir-se-ão introduzir novas formas de coesão social e territorial através do setor do turismo”.

Os resultados finais apresentados pelo estudo encontram-se sistematizados em 13 Medidas de Orientação Política:

  • reposicionar o Turismo como fenómeno social e civilizacional;
  • tornar o Turismo um instrumento de desenvolvimento e coesão dos territórios;
  • posicionar o Turismo como impulsionador da sustentabilidade e dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS);
  • felicidade, segurança e perspetivas de abandono do turismo;
  • imagem do mercado de trabalho;
  • condições de acesso às profissões;
  • designação das profissões;
  • possibilidade de se trabalhar noutras áreas, tipo de regime de trabalho e emprego por conta própria ou de outrem;
  • novo paradigma para a formação contínua;
  • igualdade e necessidades especiais;
  • investir na qualificação tecnológica do mercado de trabalho;
  • o papel das associações empresariais e dos sindicatos;
  • governança: formação, investigação e autorregulação.
  • Sobre o autorPublituris

    Publituris

    Mais artigos
    Emprego e Formação

    Escolas do Turismo de Portugal dedicam março aos futuros alunos e dão a conhecer a oferta formativa

    Com o início das candidaturas gerais a partir de dia 1 de abril para o ano letivo 2023-2024, as Escolas do Turismo de Portugal aproveitam o mês de março para se dedicarem aos seus futuros alunos com um conjunto de ações que visam dar a conhecer a oferta formativa e mostrar as potencialidades de uma carreira no turismo.

    Publituris

    “Dar a conhecer a excelência da formação oferecida pela nossa rede de Escolas do Turismo de Portugal é um ótimo ponto de partida para despertar nos jovens o interesse por uma carreira neste setor”, defende a diretora da Área de Formação do Turismo de Portugal, Ana Paula Pais, sublinhando que os cursos ministrados “proporcionam importantes mais-valias, e nós queremos mostrá-las de perto nestas iniciativas de proximidade”.

    A partir de dia 1 de abril iniciam-se as candidaturas gerais que terão fases de seleção em junho, julho e setembro, para o ano letivo 2023-24 a começar no dia 18 de setembro.

    Entre os destaques desta agenda de aproximação aos futuros alunos está a Open Week, até 10 de março. As Escolas abrem as suas portas para receber potenciais candidatos a alunos, mas também os pais, os orientadores vocacionais e a comunidade local. De norte a sul do país, a programação inclui visitas guiadas, workshops gratuitos, demonstrações e degustações, assim como atividades outdoor com alunos dos cursos de Turismo de Natureza e Aventura, Turismo Cultural e Património.

    Março arrancou já com a presença das Escolas do Turismo de Portugal na QUALIFICA (1-4 de março, Exponor, Matosinhos), seguindo-se agora a FUTURÁLIA (22-25 de março, FIL, Parque das Nações, Lisboa). Dois espaços abertos ao diálogo entre formadores e alunos, convidados a participar nas dinâmicas de serviço de mesa e bar, saborear cocktails e diferentes iguarias, ou seja, ter uma ideia, viver uma experiência que remete para o melhor que se faz nas escolas.

    Neste momento encontra-se a decorrer a fase de candidaturas à Rede de Escolas do Turismo de Portugal, exclusiva para alunos estrangeiros, que termina a 31 de março (inscrições online em www.escolas.turismodeportugal.pt).  A oferta para alunos estrangeiros, para além dos cursos lecionados em português, conta este ano com um novo curso em inglês, designado Tourism Management, que se junta aos três cursos já lecionadas neste idioma desde 2010: Culinary Arts, Hospitality Operations Management e Food & Beverage Management. Note-se que as escolas do Turismo de Portugal são as únicas escolas portuguesas a disponibilizar cursos de turismo lecionados integralmente em inglês.

     

    Sobre o autorPublituris

    Publituris

    Mais artigos
    Destinos

    Multitempo by Jobandtalent reforça aposta no Algarve e garante fortalecimento do setor aeroportuário

    A Multitempo by Jobandtalent passou a disponibilizar, no escritório de Faro, trabalho temporário, recrutamento e seleção para os setores do Retalho, Logística, Serviços e Agrícola e está ainda a desenhar um novo modelo de serviço para a hotelaria.

    Publituris

    A Multitempo by Jobandtalent, marketplace global de emprego, anunciou um reforço da aposta no Algarve, com o escritório de Faro a passar a disponibilizar também “soluções de recursos humanos, como trabalho temporário, recrutamento e seleção”, entre outras novidades, mantendo, no entanto, a especialização no setor aeroportuário.

    As novas soluções, explica a Multitempo by Jobandtalent em comunicado, destinam-se aos setores do Retalho, Logística, Serviços e Agrícola, nos quais a empresa conta com mais de 27 anos de atividade, ainda que também a especialização no setor aeroportuário continue “a ser fortalecida”.

    Além destas novidades, a Multitempo by Jobandtalent tem vindo a dedicar-se à hotelaria e, atualmente, a empresa diz estar também “a desenvolver um modelo de serviço “desenhado” para a Hotelaria”.

    “Na Multitempo by Jobandtalent acreditamos no poder da tecnologia para democratizar o emprego e para melhorar a experiência dos trabalhadores, que são quem nos mantém em movimento. Contudo, continuamos a privilegiar um acompanhamento próximo, através de uma comunicação Human-to-Human, não só com os trabalhadores como também com os candidatos e clientes, e por isso continuamos a aumentar a nossa estrutura nas delegações de norte a sul”, afirma Helena Cardador, Account Manager da zona do Algarve.

    A Multitempo by Jobandtalent indica ainda que, no Algarve, encontram-se atualmente disponíveis mais de 200 ofertas de emprego, que os interessados podem consultar aqui.

     

     

     

     

    Sobre o autorPublituris

    Publituris

    Mais artigos
    Emprego e Formação

    Reguengos de Monsaraz forma profissionais do turismo em comunicação digital

    Os profissionais do setor do turismo do concelho de Reguengos de Monsaraz estão a receber uma formação em comunicação digital ministrada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

    Publituris

    Esta ação, que teve início no passado dia 6 de março, contará também com sessões nos dias 13, 20 e 27 deste mês de março, das 16h30 às 19h30 na biblioteca municipal, e aborda temas como a otimização dos conteúdos dos websites para obterem a melhor classificação nos mecanismos de pesquisa.

    Nas sessões estão inscritos 15 profissionais de turismo que vão conhecer ainda as vantagens de estar presente online de forma eficaz e como construir um website profissional e seguro.

    Esta é a terceira formação do programa Formação + Próxima, que resulta de uma parceria do Turismo de Portugal com o Município de Reguengos de Monsaraz.

    A primeira ação de formação foi sobre o serviço de vinhos, tendo sido transmitidos conhecimentos sobre o turismo vínico, armazenamento correto dos vinhos, materiais e utensílios necessários, protocolo de serviço e a elaboração da carta de vinhos. O programa abordou ainda conteúdos sobre os detalhes associados ao serviço dos vinhos na restauração e enoturismo.

    A segunda formação, sobre inglês e informação turística, teve 25 participantes e visou dotar os profissionais do setor do turismo de conhecimentos sobre partilha de informação e comunicação turística do concelho e da região de uma forma geral, mas também para que possam dar apoio aos visitantes e criar e apresentar itinerários turísticos que acrescentem valor à oferta já existente.

     

    Sobre o autorPublituris

    Publituris

    Mais artigos
    Emprego e Formação

    ISAG lança pós-graduação em Organização de Eventos

    O curso, em regime pós-laboral, quer dar aos estudantes uma experiência ampla e esclarecedora na área do planeamento e organização, dotando os alunos de competências profissionais imprescindíveis para a realização de eventos nos dias de hoje.

    Publituris

    Coordenada por um grupo de profissionais com experiência comprovada na área dos eventos, a primeira pós-graduação do ISAG – European Business School em Organização de Eventos já arrancou e estende-se até julho.

    Com uma grande vontade de reforçar a formação destes profissionais numa área em crescimento, juntaram-se coordenadores e reuniram, com o ISAG – EBS, um conjunto alargado de nomes que querem muito marcar a diferença no resultado de todos.

    “A vontade é que seja a primeira edição de outras, para breve”, refere o ISAG, em comunicado.

    Este curso, em regime pós-laboral, quer dar aos estudantes uma experiência ampla e esclarecedora na área do planeamento e organização, dotando os alunos de competências profissionais imprescindíveis para a realização de eventos nos dias de hoje.

    O leque de destinatários inclui não só profissionais da área, como também empreendedores com e sem formação neste âmbito, interessados em aprender sobre o setor dos eventos (por questões empresariais ou culturais) e ainda aos que se dedicam à área comercial, marketing, comunicação, turismo e gestão.

    Com um programa feito à medida do que será a gestão de um evento, inclui uma viagem por toda a logística com desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos estritamente necessários à boa realização do mesmo. Os alunos terão contacto com as várias fases do evento, incluindo visitas ao terreno de eventos durante este período.

    O corpo docente é composto por um vasto e experiente conjunto de profissionais.

    Sobre o autorPublituris

    Publituris

    Mais artigos

    Créditos: Frame It

    Emprego e Formação

    Bolsa da Empregabilidade quer alargar área de atuação ao comércio e serviços

    Após a sessão de abertura da Bolsa de Empregabilidade, um evento de empregabilidade nacional nas áreas de Turismo que decorreu esta sexta-feira, 3 de março, em Lisboa, António Marto, presidente da direção do Fórum Turismo, declarou ao Publituris que estão “a caminhar” para alargar a sua área de atuação a outros setores – “quem sabe, para o setor do comércio e serviços”.

    Carla Nunes

    Na edição deste ano, António Marto aponta para a frequência de quase 5.000 pessoas na feira, com 90 empresas a contratar para aquilo que estima terem sido “acima das 15 mil ofertas de trabalho”. Até ao dia anterior à feira, 2 de março, a organização contabilizava 1.250 alunos inscritos e 2.500 inscrições de público diverso, como indicado em comunicado enviado às redações.

    Este ano a Bolsa de Empregabilidade em Lisboa decorreu na Sala Tejo do Meo Arena, ao invés de num dos espaços da Feira Internacional de Lisboa (FIL) durante a Bolsa de Turismo (BTL), como aconteceu o ano passado. António Marto justifica a mudança de local com “a necessidade de expansão e de termos pessoas focadas” na contratação.

    “Quando estamos num âmbito com mais atividade [como é o caso da BTL] as pessoas acabam por dispersar as suas intenções e sentimos que as pessoas devem estar concentradas naquele que é o maior propósito desta iniciativa, que é o emprego”, afirma.

    230 milhões de euros para incentivar contratos sem termo

    A sessão de abertura deste fórum em Lisboa contou com a presença da Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, bem como do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Fonte, que aproveitou a ocasião para apresentar o “Compromisso Emprego Sustentável” – através do qual serão mobilizados 230 milhões de euros “para pôr à disposição de todas as empresas para oferecerem um contrato sem termo a quem está à procura de trabalho”.

    Nesse sentido, Miguel Fonte explica que “o Estado está disponível para pagar um incentivo financeiro altamente expressivo” para incentivar as empresas a contratar colaboradores nestes moldes, sem se reportar a valores específicos. Aponta ainda que será atribuído “um conjunto de majorações ainda mais expressivas se essa contratação acontecer num território no Interior, relativamente a jovens, a pessoas com deficiência ou em setores em que haja géneros sub-representados”.

    Créditos: Frame It

    No entender do Secretário de Estado do Emprego “todos os setores de atividade têm de perceber que hoje disputam as mesmas pessoas, cada vez mais qualificadas e naturalmente mais exigentes com as condições de trabalho”. Indica que estas pessoas “legitimamente procuram melhores condições de realização profissional, de valorização salarial, e essa é uma dimensão que não pode escapar a um fórum com estas características no momento em que estamos a recrutar”.

    Numa nota final, Miguel Fonte afinca que “a valorização salarial, a par das condições de trabalho, têm de ser encaradas de frente pelos colaboradores”.

    A Bolsa de Empregabiliadde ruma agora para o Porto, no Palácio da Bolsa, a 23 de março.

    Sobre o autorCarla Nunes

    Carla Nunes

    Mais artigos

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.