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Emprego e Formação

CNFT define novas estratégias para captar e reter talento no setor do turismo

A Comissão Nacional de Formação para o Turismo (CNFT) reuniu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, para apresentar novos projetos, um estudo de mercado para o setor, elaborado pela Universidade de Aveiro e para debater novas estratégias para captar e reter talento.

Carolina Morgado
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CNFT define novas estratégias para captar e reter talento no setor do turismo

A Comissão Nacional de Formação para o Turismo (CNFT) reuniu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, para apresentar novos projetos, um estudo de mercado para o setor, elaborado pela Universidade de Aveiro e para debater novas estratégias para captar e reter talento.

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A reunião permitiu um debate alargado em torno da construção de uma agenda para a qualificação e o emprego no turismo e apresentar os resultados do “Estudo de Empregabilidade no Setor do Turismo”, realizado pela Universidade de Aveiro.

Organizada pelo Turismo de Portugal, a reunião contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e com 90 representantes de cerca de 50 entidades do setor do turismo em Portugal e que são membros da referida Comissão.

Na sua página oficial, o Turismo de Portugal dá conta que, durante a sua intervenção, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços identificou as grandes prioridades para o setor, e que passam pela criação de uma agenda para a valorização e qualificação das pessoas do setor do turismo, o incremento das políticas de turismo no interior, a aposta na internacionalização das empresas e das marcas turísticas e dar força às regiões na promoção turística regional, para que possam afirmar os seus ativos turísticos territoriais específicos.

Por sua vez, o presidente do Turismo de Portugal e presidente da Comissão Nacional, Luís Araújo, aproveitou a sua intervenção para apresentar o Cartão ATLAS, um cartão digital que reunirá um conjunto de benefícios e vantagens exclusivos para os profissionais do setor e que ficará disponível no início de março, escreve o mesmo site.

Por fim, foram apresentados os principais resultados do estudo sobre o mercado de trabalho para o setor do turismo, desenvolvido pela Universidade de Aveiro, e que visou analisar, avaliar e perspetivar o mercado de trabalho no turismo, e respetivos subsetores, a 10 anos, incluindo a caracterização da evolução setor a nível mundial e nacional.  O estudo desenvolvido junto de mais de 4.800 questionários a trabalhadores e estudantes do setor reúne um conjunto de propostas e caminhos estratégicos, que podem ser conhecidos em:

Da agenda da reunião fez parte ainda a apresentação conjunta entre o Turismo de Portugal, o IEFP e a RIPTUR – Rede de Institutos Politécnicos de Turismo das principais estratégias e instrumentos para a qualificação e valorização dos profissionais do setor do Turismo, bem como a assinatura de três protocolos, no âmbito do Programa Formação +Próxima, com a AHRESP, a PRO.VAR e a Câmara Municipal do Barreiro.​​​

​​Contribuir para a definição de estratégias de formação para o setor do turismo, através da criação de um espaço de cooperação, articulação e colaboração, é um dos objetivos da CNFT, que visa ainda analisar e monitorizar a oferta formativa dos vários agentes de formação e propor alterações, que contribuam para a qualificação dos recursos humanos no turismo, e criar sinergias entre os diferentes agentes, com vista à implementação de estratégias integradas de qualificação dos recursos humanos do turismo.

Por sua vez, as competências das Comissões Regionais, compostas pelas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de norte a sul do país, passam por: Identificar necessidades de formação turística (médio-longo prazo); Emitir parecer sobre Projeto técnico-pedagógico (outros instrumentos de planeamento); Emitir parecer sobre Oferta Formativa da Escola; Promover a integração da escola no desenvolvimento da região; Promover a transferência de conhecimento entre a escola e o setor; Colaborar na promoção da empregabilidade dos jovens; Promover e valorizar o consumo de produtos locais na rede de distribuição e comercialização.

 

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Meet Up para o turismo regressa ao Porto com debate sobre contratação Tech

A Câmara Municipal do Porto, em parceria com a Bolsa de Empregabilidade, promove a segunda edição do Meet Up para o setor do turismo.

Os Meet Ups Porto resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto e a Associação Fórum Turismo, entidade fundadora da Bolsa de Empregabilidade, que tem como foco o recrutamento e a valorização e retenção de talento.

O evento decorre no dia 23 de novembro, na Casa Comum do Edifício da Reitoria da U.Porto. O tema principal será sobre “Contratação Tech na área do turismo” e reúne um painel composto pelas empresas: Bolsa de Empregabilidade, Talent Portugal e a merytu.

Esta é uma iniciativa que promove a partilha de experiências entre empresas do setor para a melhoria nos processos de recrutamento, construção de equipas qualificadas e identificação de desafios comuns a superar.

A sessão de abertura começa às 9:30h para receber os profissionais, empreendedores e recursos humanos do setor do turismo. Além de ser palco de conversas produtivas, este é um evento que pretende promover dinâmicas de networking e trocas de oportunidades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário form.typeform.com/to/OozDuRhk

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NEST e UBI lançam programa de bolsas de doutoramento para impulsionar turismo de saúde e bem-estar

O NEST – Centro de Inovação do Turismo, em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI), o Turismo de Portugal e a Associação Termas de Portugal, está a oferecer bolsas de doutoramento financiadas a estudantes da UBI nas áreas de inovação de produto e serviços, marketing e comunicação, e eficiência energética.

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O NEST assinou um Memorando de Entendimento das Bolsas de Investigação NEST, que visa apoiar a investigação nas áreas de novos produtos e serviços, marketing e eficiência energética, impulsionando a inovação aplicada aos modelos de serviço associados ao recurso água mineral natural – um ativo fundamental na região Centro de Portugal, que é responsável por 50% da oferta de serviços termais em todo o país, tendo uma relevante procura por atividades de turismo de bem-estar.

“Esta iniciativa é um passo importante na nossa missão de promover a inovação alinhada com as grandes tendências e o desenvolvimento sustentável no turismo em Portugal. Através do lançamento destas bolsas de investigação, estamos a atrair a atenção dos jovens para este produto e a incentivar a investigação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços sustentáveis que possam ser oferecidos a turistas nacionais e internacionais, mais exigentes, dispostos a pagar mais por experiências que impactem o seu bem-estar físico e mental”, refere Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

”O NEST contribuirá de forma ativa com o suporte a acesso a dados e estudos que facilitem o desenvolvimento de investigação conjunta, a realização de eventos e seminários, e participação com especialistas nas temáticas do Turismo de Saúde e Bem-Estar e Inovação em Turismo. Estamos confiantes de que esta iniciativa irá impulsionar o turismo sustentável em Portugal, tornando-nos mais competitivos no mercado global.”, conclui o responsável.

Sílvia Socorro, vice-Reitora da UBI responsável pela Investigação, enfatizou os benefícios deste acordo e expressou confiança no seu sucesso, afirmando que este instrumento irá promover uma maior aproximação entre a pesquisa e a economia, com um foco específico nos interesses e necessidades das partes envolvidas, incluindo os atores locais e a população. Sílvia Socorro salientou a qualidade reconhecida da pesquisa realizada pela UBI, principalmente nas áreas abordadas neste acordo.

Além de contribuir para o desenvolvimento do território, que é a missão da Universidade, Sílvia Socorro realçou que este programa também está alinhado com as políticas nacionais de pesquisa científica, especialmente no que diz respeito à criação de bolsas num ambiente não académico.

O NEST – Centro de Inovação do Turismo está a financiar bolsas pela primeira vez e selecionou a UBI devido à sua expertise académica na área de termalismo, explica Roberto Antunes, sublinhando que a escolha da UBI para esta parceria se deve ao facto de que a região Centro “possui a maioria dos ativos relacionados às termas, além de ser a instituição com maior conhecimento especializado a nível nacional nesse campo”.

As candidaturas às bolsas terminam a 25 de novembro de 2023 e têm um valor de 5 mil euros por ano.

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Primeiro Cocktail & Business da Bolsa de Empregabilidade arranca a 9 de novembro

O evento pretende promover “uma nova versão dos eventos de networking”, incluindo um painel focado na “Formação e Desenvolvimento em Turismo” com especialistas do setor.

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A Bolsa de Empregabilidade estreia o seu primeiro evento Cocktail & Business na próxima quinta-feira, 9 de novembro, para “promover o networking de recrutadores de turismo num ambiente descontraído”, como indica em nota de imprensa. Este mês, vai ainda marcar presença em mais dois eventos, no Web Summit e no Meet Up Porto.

No Cocktail & Business, a Bolsa de Empregabilidade pretende promover “uma nova versão dos eventos de networking“, naquilo que garante ser um “ambiente propício à troca de ideias e construção de relacionamentos profissionais benéficos”.  O evento terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa a 9 de novembro, entre as 16h00 e as 18h30 e destina-se aos profissionais e empreendedores do turismo.

Neste primeiro evento o tema será focado na “Formação e Desenvolvimento”, com um painel composto pelos profissionais Nuno Abranja, Tourism Professor of ISCE, Ana Moreira, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e Susana Miranda, Founder & Owner | Executive Career Manager of SM Group, moderados por Ana Gabriela Pereira, Brand Communication no Turismo de Portugal.

As inscrições para o Cocktail & Business são gratuitas e já estão disponíveis no website da Bolsa de Empregabilidade, sendo que os interessados devem reservar o seu lugar através de um formulário.

Bolsa de Empregabilidade apresenta-se em feiras até ao final do ano

Ainda neste mês de novembro, a Bolsa de Empregabilidade marca também presença no próximo Web Summit como Alpha Startup, para apresentar a sua recente plataforma digital de empregabilidade. A organização deste evento atribuiu o selo de Empresa Impact à Bolsa de Empregabilidade, concedido “a empresas que cumprem um ou mais dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas”.

“A nossa aposta no mundo digital tem como objetivo aproximar as empresas aos candidatos, não apenas nas feiras físicas, mas também 365 dias por ano”, refere André Soares, Project Manager da Bolsa de Empregabilidade, em nota de imprensa.

O terceiro evento de networking organizado pela Bolsa de Empregabilidade para o último trimestre de 2023 acontece a 23 de novembro, com a participação no Meet Up Porto. Neste evento, o principal tema a ser abordado entre os recrutadores de turismo será “Contratação Tech: como atrair talento?” e as inscrições deverão ser feitas no mesmo link do Cocktail & Business.

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Governo aloca 30M€ para modernizar Escolas de Hotelaria e Turismo

O financiamento será assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 20 milhões de euros, complementado com dez milhões de euros de receitas próprias do Turismo de Portugal, num investimento que visa a requalificação, modernização e especialização das infraestruturas, equipamentos e espaços de formação das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo espalhadas pelo país.

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O Plano de Modernização e Transformação para a Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, apresentado esta quinta-feira na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, tem previsto o investimento de 30 milhões de euros nas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo espalhadas pelo país.

Em nota de imprensa o Ministério da Economia e Mar refere que este plano pretende dar “resposta aos desafios de qualificação e capacitação das pessoas”, razão pela qual incide principalmente “na requalificação, modernização e especialização das infraestruturas, equipamentos e espaços de formação das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo” – estimando-se a sua requalificação até dezembro de 2026.

Os 30 milhões de euros distribuem-se por quatro eixos estratégicos de intervenção.

Para o primeiro eixo, dedicado à sustentabilidade, o plano tem previsto investir 20 milhões de euros, através da “construção de infraestruturas inovadoras e sustentáveis, gestão de recursos consciente e uma aposta na acessibilidade e modernidade sustentável”. Já para o segundo eixo, referente à Transformação Digital e Conectividade, vão ser alocados quatro milhões de euros “para a tecnologia em todas as áreas de aprendizagem, de modo a proporcionar aos alunos experiências imersivas com salas 360º, conectividade digital mais eficiente, capacitação digital aos formadores, entre outros”.

Num terceiro eixo, dedicado à  Inovação, serão investidos 3,5 milhões para a criação de um novo centro Enogastronómico – Food & Wine Labs na Escola Douro-Lamego, bem como a construção da Chocolate Academy: Paixão pelo Chocolate by Óbidos, nesta vila da região Oeste. Por fim, os restantes 2,5 milhões de euros serão utilizados para criar “novos espaços de aprendizagem inovadores e dinâmicos, mais
flexíveis e adaptados aos novos formatos de ensino, tanto presencial como híbrido e online”.

Para o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, “este é um importante investimento nos
alunos e futuros profissionais do setor do turismo. Somos dos destinos turísticos mais competitivos
do mundo e queremos, também, ser dos países com o ensino em hotelaria e turismo mais qualificados
a nível internacional. Este é um grande passo nesse caminho.”

No mesmo comunicado, o ministério refere que “esta é uma das medidas previstas na Agenda para as Profissões do Turismo, uma iniciativa da área governativa da economia e mar, que visa dar resposta ao desafio do setor – aumentar as qualificações e rendimentos dos profissionais do turismo”.

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Cabo Verde empenha-se na valorização dos profissionais de hotelaria e turismo

O governo de Cabo Verde acaba de oficializar a implementação da carteira profissional nas áreas de hotelaria, restauração e turismo, com vista a um novo modelo de governança no setor da formação profissional, para atingir a excelência dos profissionais no quadro da sua valorização.

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O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, acaba de proceder à entrega simbólica das primeiras carteiras profissionais do setor, em cerimónia em que também enalteceu as parcerias internacionais neste processo.

Implementado pelo Sistema de Informação das Carteiras Profissionais (SICP), este serviço irá funcionar enquanto instrumento de gestão, cuja lei instituída estabelece o regime jurídico de acesso e exercício de profissões e atividades profissionais, sujeitas à carteira profissional, digital, nas áreas de hotelaria, restauração e turismo, de acordo com notícia publicada pela Inforpress.

A carteira profissional passa a constituir uma condição necessária e indispensável para o acesso e exercício das profissões de pasteleiro, empregado de mesa e bar, rececionista de hotel, cozinheiro e guia de turismo em Cabo Verde, o que para o governante valoriza a formação profissional e garante direitos aos que exercem a profissão, assim como promove a qualidade.

O governante sublinhou, segundo a mesma fonte, que a aquisição da carteira profissional implica aos contratadores a remuneração em consonância com o nível de qualificação, de modo que este instrumento consiga, efetivamente, valorizar as pessoas, os jovens, enquanto principal recurso de África e Cabo Verde.

A carteira profissional é vista, ainda, como uma medida implementada para a promoção da valorização da qualificação profissional e a melhoria da qualidade nos produtos e serviços prestados.

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“Formação +Próxima” com ação sobre itinerários turísticos responsáveis

O LabCenter, em Torres Vedras, recebe no dia 6 de novembro, a ação de formação “Criação de Itinerários Turísticos Responsáveis”.

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“Criação de Itinerários Turísticos Responsáveis” é o tema de uma formação que vai ser proporcionada no próximo dia 6 de novembro, das 19h00 às 22h00, no Torres Vedras LabCenter.

Levar a entender o significado de turismo responsável e incentivar a criação de itinerários turísticos responsáveis são os objetivos desta formação, que será orientada por Patrícia Reis.

De referir que esta ação integra-se no programa “Formação +Próxima”, uma iniciativa que tem como objetivo a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor turístico nacional, e que é promovida pelo Turismo de Portugal com a parceria estratégica dos municípios, enquanto agentes mais próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar nos respetivos territórios.

As inscrições na formação “Criação de Itinerários Turísticos Responsáveis” são gratuitas e devem ser efetuadas pelo email: academiadigital.turismodeportugal.pt.

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

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Conheça as datas das feiras da Bolsa de Empregabilidade de 2024

Pela primeira vez, a feira de emprego da Bolsa de Empregabilidade chega à região do Alentejo, neste caso à Arena d’Évora, a 20 de fevereiro. Estão também programadas feiras no Algarve, Lisboa, Porto e região Centro.

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Já são conhecidas as datas e locais das feiras da Bolsa de Empregabilidade para 2024, numa edição que se estende às regiões do Algarve, Alentejo e Centro, além de Lisboa e do Porto.

A primeira feira de emprego do ano está programada para 5 de fevereiro de 2024, no Centro de Congressos do Algarve, seguindo depois para a Arena d’Évora a 20 de fevereiro, naquela que será a primeira feira da Bolsa de Empregabilidade na região do Alentejo.

Já a 1 de março, a Feira de Emprego de Lisboa terá lugar na Sala Tejo do Altice Arena, chegando ao Porto, mais concretamente ao Palácio da Bolsa, a 12 de março. A Feira de Emprego do Centro ainda não tem data nem local confirmados, sendo que a organização garante em comunicado que estes “serão divulgados brevemente”.

A pensar nas empresas de turismo e hospitalidade interessadas em participar numa das feiras, a Bolsa de Empregabilidade preparou uma campanha de early bird, válida até 31 de outubro, com pacotes que “garantem benefícios significativos, como um desconto de 50% na assinatura anual da plataforma da Bolsa de Empregabilidade”, indica a organização em comunicado. Adicionalmente, será oferecida às empresas participantes a possibilidade de publicarem gratuitamente o primeiro anúncio de emprego na sua plataforma de recrutamento online.

Para mais informações sobre a campanha de early bird, os interessados podem encontrar mais informações no website da Bolsa de Empregabilidade.

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Guimarães vai ter Escola Superior de Hotelaria e Turismo

É na Quinta do Costeado, em Guimarães, que vai nascer a futura Escola-Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), projeto que vai custar aproximadamente 15,5 milhões de euros, e cuja obra já começou, devendo ficar concluída em outubro de 2025.

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O complexo abrange a reabilitação de edifícios históricos, transformando a Casa do Costeado (edifício A), as cavalarias/celeiro (edifício B) e uma construção anexa (edifício C) num hotel académico (edifício ABC) e construindo um novo edifício (edifício F) para a instalação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

Uma das características que se associa de imediato à identidade do lugar são os seus jardins, inseridos numa unidade de paisagem urbana, mas também de cariz agrícola. Este espaço é detentor de uma diversidade de espécies muito variada de diferentes portes, que incluem espécies centenárias, criando um ambiente único e revelador de vários séculos de existência, indica a autarquia vimaranense em comunicado.

Quanto ao edifício F, de acordo com o mesmo comunicado, foi concebido com inspiração nas linhas dos jardins, garantindo uma implantação respeitadora e harmoniosa com o ambiente.

Este projeto visa criar duas zonas exteriores distintas para cada edifício, com acessos independentes, permitindo a autonomia entre o hotel/restaurante (edifício ABC) e a escola de hotelaria (edifício F). O edifício A terá dois acessos autónomos, enquanto o edifício F será acessível através da rotunda do Pavilhão Multiusos.

O início da execução desta obra representa um marco significativo para Guimarães e para a afirmação do território como referência na formação em hotelaria e turismo, com um projeto que não só preserva o património histórico, mas também oferece um ambiente académico entre uma beleza simultaneamente natural e urbana única, sublinha a Câmara Municipal.

 

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ISCE dá “kick-off” da 2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge

A iniciativa do Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo destina-se a estudantes e professores do ensino profissional e servirá de lançamento da 2.ª Edição do ISCE Tourism PAP Challenge by Merytu.

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Realiza-se na próxima quinta-feira, dia 19 de outubro, o ISCE Tourism PAP Challenge Conference 2023/2024. A iniciativa do Departamento de Turismo do Instituto servirá como evento “kick-off” da 2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge, projeto lançado no ano passado pelo Instituto com o objetivo de valorizar o ensino profissional em Turismo em Portugal e incentivar o ingresso destes estudantes no ensino superior.

O evento que acontece nas instalações do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo e que se destina aos estudantes e professores do ensino profissional em Turismo, abordará através da dinamização de vários workshops, conferências e atividades experimentais, vários temas de interesse para os alunos dos cursos profissionais de Turismo, estando já confirmada a participação de vários profissionais, professores e antigos alunos do setor.

De referir que a 1.ª edição da iniciativa, que tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Odivelas, as Escolas do Turismo de Portugal e da Associação Forum Turismo, contando ainda com o apoio da Orbitur, Randstad, ISIC, Lisbon Digital School, Parque Aventura Sniper e Immerso Hotel, viu a estudante da Escola Profissional do Montijo, Daniela dos Reis Cruz, com o projeto “Canopy Eco Village”, sagrar-se a grande vencedora, o que lhe valeu uma bolsa completa para estudar na Licenciatura de Gestão Turística do nosso Instituto.

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Nova SBE abre inscrições para programa de inovação em turismo

A fase de candidaturas para a 3.ª edição do programa decorre até 29 de outubro. As 20 startups selecionadas dão a conhecer as suas soluções nos dias 11 e 12 de dezembro, no campus de Carcavelos.

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Estão abertas, até ao próximo dia 29 de outubro, as inscrições para a 3.ª edição do programa de inovação em turismo da Nova SBE – Check-In Tourism Innovation on Campus.  A iniciativa, promovida pelo Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute conta com a parceria do Westmont Institute of Tourism and Hospitality e patrocínio do Turismo de Portugal, e tem arranque marcado para o dia 11 de dezembro, com o evento imersivo Matchmaking.  A decorrer no campus de Carcavelos durante o Matchmaking as startups pré-selecionadas vão ter oportunidade de se apresentar e mostrar as suas soluções às PMEs e entidades parceiras ficando as oportunidades de codesenvolvimento de projetos piloto para a fase seguinte da iniciativa, com a duração de três meses.

Experiência do consumidor, soluções tecnológicas, sustentabilidade, inclusão local e gestão do talento são as áreas de desafio desta edição que termina com o habitual Demo Day, a 13 de março de 2024.

“Este é o momento de redesenhar e ajustar as práticas turísticas, aprimorando a experiência do cliente, cocriando soluções inovadoras que permitam o envolvimento local responsável e o desenvolvimento de ações sustentáveis focadas em pessoas’ refere Euclides Major, diretor executivo do Haddad Entrepreneurship Institute. “Pretendemos trazer às startups e PME’s, nacionais e internacionais, os recursos e dinamismo determinantes para acelerarem o processo de inovação tão essencial para o setor das viagens e do turismo, através de projetos colaborativos‘, conclui Euclides Major.

Na presente edição mantêm-se como parceiros muitas das entidades que colaboraram nas edições anteriores, confirmando o reconhecimento da qualidade da iniciativa que se carateriza pela disrupção dos projetos apresentados e sinergias criadas. No total são 17 os parceiros envolvidos no Check-In Tourism Innovation on Campus: Boost, Campingir, Cityrama, Details Hotels, FeelsLikeHome, GuestCentric, HotelShop, Osiris, Parques de Sintra, Tour Tailors, Travel Store, United Hotels, Discovery Hotel Management, Inatel, Newtour, Pousadas da Juventude e Visit Cascais.

Check-In Tourism Innovation on Campus
O lançamento do programa Check-In Tourism Innovation on Campus teve como objetivo trazer recursos, dinamismo e inovação às startups e PMEs, nacionais e internacionais, para fazer face à nova era do turismo.

Na segunda edição, em 2022, o programa reuniu 76 candidaturas, avaliou 362 propostas e pré-selecionou 20 startups. À fase final, de concretização efetiva de pilotos, chegaram 10 startups e 12 parceiros que apresentaram 21 soluções para tornar o setor do turismo mais digital, próximo, eficiente, sustentável e seguro.

A Nova SBE pretende assumir um papel ativo e responsável na preparação das empresas de hoje para o Turismo de amanhã, agregando um diversificado conjunto de intervenientes na promoção de um programa de inovação aberto e com uma estreita articulação entre a Academia, as empresas do setor e as startups.

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