Mercado externo mantém recuperação da ocupação da hotelaria algarvia em novembro
De acordo com os dados provisórios da AHETA, em novembro, a ocupação/quarto subiu 7,2 pontos percentuais (+19,0%) em comparação com igual mês de 2021, essencialmente devido ao contributo do mercado externo.
Inês de Matos
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Em novembro, os estabelecimentos de alojamento turístico do Algarve apresentaram uma ocupação/quarto de 43,9%, valor que, segundo a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, fica “0,6 pontos percentuais abaixo do valor registado em 2019 (-1,4%), mas acima do valor médio para o mês”.
Num comunicado divulgado esta terça-feira, 13 de dezembro, a AHETA indica que, de acordo com os dados provisórios de novembro, a ocupação/quarto subiu 7,2 pontos percentuais (+19,0%) em comparação com igual mês de 2021, essencialmente devido ao contributo do mercado externo.
“O mercado externo aumentou 2,6% face a 2019, contribuindo com uma subida de 0,7 pontos percentuais na ocupação cama e o mercado nacional diminuiu 3,7% (-0,2pp)”, explica a AHETA, destacando o mercado irlandês, que foi “o que apresentou a maior subida”, com um aumento de 135% ou 1,1 pontos percentuais.
Já o mercado britânico cresceu 12,1%, o que indica um aumento de 1,0 pontos percentuais, enquanto as maiores descidas pertenceram aos mercados alemão (-1,3pp, -26,8%) e neerlandês (-0,7pp, -21,6%).