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Stay Hotels lança campanha de Natal

A campanha de Natal da Stay Hotels disponibiliza um pack de cinco noites por 200 euros e é válida para reservas até 25 de dezembro, cujas estadias decorram até 23 de fevereiro de 2023.

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A Stay Hotels lançou esta quinta-feira, 1 de dezembro, a campanha de Natal ‘Stay for Xtmas’, na qual está a disponibilizar um pack de cinco noites de alojamento pelo preço de 200 euros. Esta campanha é válida para reservas até 25 de dezembro, cujas estadias decorram até 23 de fevereiro de 2023.

Válida para aquisições de vouchers online, através da app ou do website da Stay Hotels, esta campanha permite que o cliente escolha de que forma quer usufruir das cinco noites, ou seja, é o cliente que decide se quer passar as cinco noites seguidas e num único hotel ou se prefere reservar datas e hotéis diferentes, ou até cinco quartos para estadias de famílias ou grupos de amigos.

“Após receção do voucher via email, as reservas devem ser efetuadas diretamente junto do(s) hotel(éis) pretendido(s), através de email, telefone ou ao balcão”, acrescenta a Stay Hotels, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 30 de novembro.

Segundo Jorge Bastos, administrador da Stay Hotels, esta campanha oferece a “oportunidade perfeita para celebrar a quadra natalícia” em família ou com amigos, até porque é possível escolher entre as várias unidades da Stay Hotels, que contam com as “localizações mais estratégicas das cidades portuguesas, com todo o conforto, a um preço muito atrativo”.

Guimarães, Porto, Coimbra, Torres Vedras, Lisboa, Évora e Faro são as cidades onde a Stay Hotels conta com unidades hoteleiras.

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Fundos europeus para transformação digital das PME do turismo com dotação de 100 mil euros

Até 10 de setembro, micro e PME portuguesas da área do turismo podem candidatar-se aos 100 mil euros, no âmbito do projeto europeu RESETTING, para introduzirem inovações digitais na sua atividade. As candidaturas em Portugal são apoiadas pelo Audax, centro de inovação e empreendedorismo do Iscte.

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O projeto europeu RESETTING tem como objetivos melhorar e tornar mais sustentáveis as experiências dos turistas e dos locais com recurso a tecnologias digitais como a internet das coisas (IoT), inteligência artificial, drones, comunicação 5G, realidade virtual e realidade estendida.

Estes são alguns dos projetos que podem ser financiados com fundos do projeto europeu RESETTING, destinado a promover a sustentabilidade das atividades de alojamento, de operadores turísticos, de agências de viagens e outras atividades relacionadas. Com subsídios a fundo perdido que podem ascender aos nove mil euros por empresa, o programa tem a última fase de candidaturas aberta até 10 de setembro. O Audax-Iscte promove e apoia a elaboração de candidaturas em Portugal.

O consórcio que lançou o RESETTING envolve a participação de universidades, centros de investigação e de empresas de vários países europeus com o propósito de estimular a inovação empresarial e aumentar a sustentabilidade do setor.

As atividades económicas abrangidas devem ter o Código de Atividade Económica (CAE) 55 (alojamento) ou 79 (agências de viagens, operadores turísticos e outros serviços de reservas e atividades relacionadas).

Cada candidatura deve incluir um plano de ação em que o apoio financeiro prestado se situe entre os sete mil e os nove mil euros. As empresas escolhidas passarão a integrar uma rede internacional que abrange cinco países: Portugal, Itália, Espanha, Grécia e Albânia, onde serão partilhadas experiências de transformação digital. A avaliação das candidaturas será conduzida por um comité constituído por dois peritos afetos ao projeto, com base em critérios do programa COSME da União Europeia.

 

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Casa das Lérias integrada no programa Historic Hotels Worldwide

O programa dos Estados Unidos da América reconhece os melhores hotéis históricos em todo o mundo com base numa série de critério. A integração nesta lista é exclusiva a hotéis, resorts e pousadas situados em locais históricos com, pelo menos, 75 anos de idade.

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A Casa das Lérias, em Amarante, Portugal, foi integrada no Historic Hotels Worldwide, o programa oficial do National Trust for Historic Preservation, dos Estados Unidos da América (EUA), que reconhece e celebra os melhores hotéis históricos em todo o mundo.

Em comunicado de imprensa é explicado que “o Historic Hotels Worldwide promove o património e as viagens culturais, apresentando uma prestigiada coleção de tesouros históricos, incluindo hotéis e outros alojamentos históricos com mais de dez séculos de existência em 47 países de todo o mundo”.

O hotel Casa das Lérias, de janelas viradas para o Tâmega e próximo do centro da cidade, herda a sua localização de uma confeitaria histórica com o mesmo nome. O edifício original foi outrora denominado como a famosa Casa das Lérias, um local conhecido pelos doces conventuais tradicionais de Amarante, as “Lérias”, na altura propriedade de Alcino dos Reis.

Sobre esta recente integração, Lawrence Horwitz, vice-presidente executivo da Historic Hotels of America e da Historic Hotels Worldwide, declara que “a Historic Hotels Worldwide tem a honra de incluir a Casa das Lérias, um hotel descontraído e discreto, construído em 2021. Elogiamos a Casa das Lérias, a Ace Hospitality Management e a equipa de liderança, pelo seu cuidadoso trabalho de preservação histórica, administração e visão que permitirão às gerações futuras de viajantes experimentar este destino histórico único”.

A adesão à Historic Hotels Worldwide é exclusiva de hotéis, resorts e pousadas selecionados com alojamentos em locais históricos com, pelo menos, 75 anos de idade e que ofereçam acomodações históricas.

Cada membro tem de possuir uma ou mais das seguintes qualidades: ter servido como antiga residência, ou estar localizado nos terrenos da antiga residência, de pessoas famosas; situar-se num local significativo para um evento na história; estar localizado em, ou a uma curta distância a pé, de um distrito histórico, marco historicamente significativo, local de um evento histórico ou centro histórico da cidade; ter sido reconhecido por uma organização de preservação local ou por um fundo nacional; e exibir recordações históricas, obras de arte, fotografias ou outros exemplos do seu significado histórico.

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Clara Ferreira é a nova diretora geral do Hotel Dom Pedro Lagos

Com quase duas décadas de experiência em cargos de operação e gestão hoteleira, Clara Ferreira acaba de assumir o cargo de diretora geral do Hotel Dom Pedro Lagos.

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As últimas experiências da profissional foram no Continental Hotels Group, onde coordenou grupos nos quatro hotéis da marca em Lisboa, representando as conhecidas marcas Holiday Inn e Radisson Blu.

Em 2015, Clara Ferreira iniciou funções no Hotel Dom Pedro Lisboa, primeiro como Sales Manager, progredindo posteriormente para a posição de Associate Sales Director e, mais recentemente, foi promovida a Assistant Director em 2022.

No que diz respeito ao percurso académico da nova diretora geral do Dom Pedro Lagos, refira-se que concluiu o curso de Graduação em Direção Hoteleira pela ADHP, juntamente com cursos de especialização em Revenue Management no INESP e Tourism Management / PAGETUR na Universidade Católica.

 

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limehome continua a crescer e já oferece mais de 1.100 unidades em Portugal e Espanha

A limehome, fornecedor de apartamentos de design com base tecnológica na Europa e operador de apartamentos com serviços de design totalmente digitalizados, anuncia que está a registar um crescimento significativo no mercado, oferecendo na Península Ibérica, mais de 1.100 unidades.

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Durante o primeiro semestre de 2023, a empresa assinou contratos para mais de 100 novas unidades em Lisboa e no Porto. Em menos de seis meses, a limehome multiplicou por oito o seu portefólio planeado para Portugal, a um ritmo acelerado. Estão já a ser planeados outros projetos em Portugal em cidades de pequena e média dimensão. A expansão em Portugal continuará nos próximos meses em cidades de particular importância turística, como Braga e Coimbra.

Em Espanha, o portefólio em Madrid aumentou com 116 novos apartamentos, para um total de 240 unidades. A capital espanhola passa, assim, a ser a segunda cidade na oferta da limehome, a seguir a Berlim. Em Barcelona, a empresa já tem cinco propriedades e um ambicioso plano de expansão para os próximos cinco anos na área metropolitana da cidade, onde pretende atingir as 500 unidades na cidade nos próximos três anos e também com um foco especial noutras cidades da Catalunha que têm uma elevada componente turística ou empresarial.

No total, e tendo em conta os outros países do continente europeu, a limehome expandiu a sua oferta com mais de 1.000 novos apartamentos, atingindo assim o número de 4.500 no primeiro semestre de 2023, devendo atingir as 5.500 unidades até ao final do ano.

A empresa refere, em nota de imprensa, que nos primeiros seis meses deste ano o número de hóspedes aumentou 55% em relação ao mesmo período do ano passado, com uma taxa média de ocupação é de 90%.

Presente em mais de 107 cidades europeias em sete países, para além dos seus planos de expansão em Itália e na Suíça, a empresa planeia entrar noutros países fora da UE, como o Reino Unido e os Emirados Árabes Unidos.

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SiteMinder: Reservas de hotéis em Portugal para agosto crescem 23% em relação a 2019

O crescimento é impulsionado pelas reservas de estrangeiros, que de acordo com dados da SiteMinder representam 80% das reservas até à data, em comparação com os 77% do ano passado. Prevê-se ainda que 87% das reservas de hotéis para setembro sejam de viajantes internacionais.

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O setor hoteleiro em Portugal entra em agosto com um crescimento de 23% nas reservas de hotéis em relação aos números de 2019, de acordo com dados do World Hotel Index da SiteMinder. Quanto às previsões para o final do verão e início do outono, antecipa-se que 87% do total de reservas de hotéis para o mês de setembro sejam de viajantes internacionais, atingindo 91% para outubro.

De acordo com o mesmo estudo, em Portugal quase 80% das reservas até à data são de estrangeiros, em comparação com os 77% do ano passado. Estes dados colocam Portugal à frente na captação de reservas por parte de estrangeiros em comparação com a Itália, onde 77% das reservas são feitas por estrangeiros, França (62%) e Espanha (56%).

Em comunicado, a SiteMinder adianta ainda que 45% das reservas ativas até 9 de agosto em Portugal são para desfrutar em agosto, e 27% para usufruir em setembro.

Em nota de imprensa, a SiteMinder afirma que “o crescimento das reservas ocorre apesar do aumento da inflação e das tarifas dos hotéis e é beneficiado pela instabilidade no leste da Europa, o que leva a concluir que o sul da Europa em geral, e Portugal em particular, oferecem uma variedade de destinos para todos os gostos e bolsos”.

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Ribeira Collection Hotel by Piamonte Hotels renova Spa e disponibiliza tratamentos com vinoterapia

O Ribeira Collection Hotel by Piamonte Hotels, em Arcos de Valdevez, renovou o Spa e disponibiliza agora “Momentos Vínicos”, usando produtos à base de grainha e óleo de uva.

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Com duas salas de tratamento e uma área dedicada ao ritual de chá, a nova zona de Spa reafirma o compromisso do hotel em oferecer experiências como momentos vínicos. Os visitantes podem ainda usufruir de sauna, banho turco, jacuzzi e piscina híbrida, que passa de interior a exterior no verão, com a abertura total das portadas para o jardim.

Outra opção disponível é uma massagem de corpo inteiro realizada com pindas de grainha de uva, pequenos sacos de linho que são previamente aquecidos, libertando calor e aroma. Os hóspedes podem também optar por tratamentos de Reiki. No renovado Spa estão ainda disponíveis massagens pré-mamã, especialmente criadas para grávidas.

No entanto, até dia 22 de setembro, o hotel de charme disponibiliza o programa exclusivo “Summer by the River”, que inclui duas noites de alojamento, crédito no lobby bar e restaurante, um passeio de bicicleta a dois e acesso ao ginásio e Spa, com piscina híbrida, sauna, banho turco e jacuzzi.

A unidade hoteleira oferece ainda jantares e sunsets acompanhados por música ao vivo com o Rio Vez como pano de fundo. Até 26 de agosto, as noites de sábado no restaurante Bago Food & Wine há também música ao vivo a partir das 21h00, o que permite combinar numa refeição a melhor gastronomia do Alto Minho, com assinatura do chefe Eduardo Costa, e entretenimento musical.

Inserido num edifício histórico de 1916, o Ribeira Collection Hotel by Piamonte Hotels é uma unidade de charme de quatro estrelas que dispõe de 37 quartos distribuídos por quatro tipologias, equipados com minibar, ar condicionado, TV de ecrã plano, cofre e wi-fi gratuito.

O Ribeira Collection Hotel by Piamonte Hotels oferece ainda, para além do Spa, um vasto jardim com acesso direto ao Rio Vez, uma garagem privativa, uma esplanada, lobby bar e o 1880 lounge. Apresenta também condições para receber eventos corporativos.

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Pendular diz que 50% do negócio já é do setor do turismo e hotelaria

A Pendular revela que as empresas hoteleiras já representam perto de 50% do seu negócio em serviços de procurement e gestão de compras e contratos.

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“O outsoursing tem-se mostrado fundamental para impulsionar o crescimento do negócio, melhorar a experiência do cliente e obter uma vantagem competitiva”, refere Vitor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular. Assim, numa altura em que, nos mais diversos setores a proposta de valor do outsourcing se propõe a uma redução de custos entre 10% a 30%, ao centralizar e gerir custos e operações (controlando as diferentes variáveis que os influenciam), o recurso á Pendular “não só para gestão deste fluxo, mas muito especialmente para mitigação dos aumentos anunciados pelo crescimento da inflação e agora pela pressão da baixa de preços provocada pela diminuição da mesma, tem-se tornado uma prática corrente e aquela que mais beneficia as empresas – tornando-as mais ágeis, eficientes e capazes de enfrentar qualquer cenário”, conclui

Focada em assumir uma posição de total transparência no mercado empresarial e, especificamente, na área de procurement, a Pendular assinou também recentemente um protocolo com a APCADEC – Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento.

A empresa garante, em nota de imprensa que está capacitada para dar respostas personalizadas aos mais complexos desafios da gestão, com mais de 25 anos de atuação no mercado nacional, e uma rede de fornecedores “cimentada, ágil e eficiente, que permite às empresas manter o foco no seu negócio, reunindo todas as vantagens de uma empresa de logística, de um fornecedor único e de uma central de compras”.

O objetivo da empresa é “reduzir custos e complexidade nas organizações, contribuir para o desenvolvimento, profissionalização, e crescimento dos clientes e parceiros”, indica ainda.

 

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Pousadela Village apresenta novos quartos em forma de penedo

As nove unidades de alojamento em forma de penedo estão próximas do edifício principal do Pousadela Village e prometem oferecer aos hóspedes uma experiência “imersa na natureza”.

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O grupo Pousadela Village, constituído por dois alojamentos turísticos de quatro estrelas em Vieira do Minho, criou um novo projeto que permite aos hóspedes dormir em quartos em forma de rocha, com vista panorâmica para o rio entre as montanhas.

Em comunicado de imprensa, o grupo afirma que com estes “quartos-penedo” pretendem proporcionar “experiências memoráveis e inéditas, oferecendo a oportunidade de desfrutar de um momento único, imerso na natureza”.

As nove unidades de alojamento foram colocadas numa zona elevada da montanha, próximas do edifício principal do Pousadela Village, e garantem “uma enorme entrada de luz, uma vista de cortar a respiração e uma decoração em sintonia com as últimas tendências”.

Inspirados em penedos presentes na zona de Vieira do Minho, os novos quartos foram batizados com nomes como Pala de Vieira, Tange, Lourigo, Gaimbos e Ovo da Rainha, sendo que a ideia passa por “transmitir as lendas e mistérios de cada um deles, alimentando a curiosidade sobre histórias locais”, como o grupo explica em nota de imprensa.

Ainda não existe uma data definida para a abertura destes “quartos-penedo” ao público, no entanto, o grupo afirma que “muito em breve será possível os hóspedes marcarem a sua estadia”, incentivando os interessados a acompanhar as novidades do projeto “através das redes sociais ou de forma direta através do email ou telefone”.

O grupo Pousadela Village nasceu em 2018 em Vieira do Minho, com dois aldeamentos turísticos situados na serra da cabreira, com vista para a serra do Gerês.

Com um total de 20 casas de turismo rural, às quais se vão juntar os nove quartos em forma de rocha, cada casa tem uma tipologia diferente, todas com uma cozinha totalmente equipada e entrada individual.

O empreendimento principal conta com um restaurante, bar, spa, piscina interior e piscina exterior infinita, bem como com várias atividades como desportos aquáticos, tours, caminhadas e passeios pela natureza.

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Créditos: Bruno Barbosa

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Valverde Santar Hotel & Spa abre oficialmente portas a 11 de agosto

Fruto da reconversão da antiga Casa das Fidalgas, do século XVII, o Valverde Santar Hotel & Spa abre portas em Santar com uma oferta de 21 quartos e suites, além de quatro hectares de vinha e três hectares de jardim.

Carla Nunes

O boutique hotel de cinco estrelas Valverde Santar Hotel & Spa abre oficialmente portas em Santar, no concelho de Nelas, distrito de Viseu, após um período de soft opening. Este é o primeiro hotel Valverde fora de Lisboa e o segundo do grupo Valverde Living, tal como o grupo hoteleiro indica em comunicado.

A nova unidade hoteleira localiza-se na Casa das Fidalgas, uma quinta de Santar do século XVII com quatro hectares de vinha e três hectares de jardim. A casa, mandada construir por Domingos de Sampaio do Amaral, por ocasião do casamento da sua filha D. Joana de Sampaio com João de Almeida Castelo Branco, passou de geração em geração até 1975, altura em que Pedro Brum da Silveira Pinto a doou ao representante da casa real portuguesa, D. Duarte Pio, e ao seu irmão, D. Miguel de Bragança, Duque de Viseu.

Créditos: Bruno Barbosa

A Casa das Fidalgas abre agora portas como um boutique hotel de 21 quartos e suites, divididas em quatro categorias: dois quartos Clássicos, dez Deluxe, cinco Junior Suites e três Suites. O grupo hoteleiro garante que os quartos “respeitam a traça e alma originais da casa”, já que grande parte do mobiliário, peças e quadros que os decoram provêm do espólio original. Os nomes das três suites prestam homenagem aos últimos proprietários e residentes: Duque de Bragança, Dona Isabel e Duque de Viseu.

Nas restantes valências do hotel os hóspedes podem encontrar várias salas de estar e de reuniões, o restaurante Memórias, a cargo do chef Luís Almeida, e um jardim pós-renascentista com uma piscina exterior aquecida. Já a antiga adega da propriedade foi adaptada para alojar um spa com quatro salas de tratamento, piscina interior, jacuzzi, sauna, banho turco, fonte de gelo, duche sensorial e uma sala de relaxamento com luz natural e produtos Vinoble.

Créditos: Bruno Barbosa

À semelhança do Valverde Lisboa, a arquitetura e o design de interiores deste boutique hotel são da autoria de José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã, do atelier Bastir. Já os jardins da unidade foram alvo de uma intervenção do arquiteto paisagista madrileno Fernando Caruncho, também responsável pelos jardins de Santar, casa do projeto Vila Jardim.

Recorde-se que no início de 2022 era apontado que o Valverde Santar Hotel & Spa tinha sido alvo de um investimento de dez milhões de euros, no entanto, ainda não se conhece o valor final deste investimento. Além deste hotel, o grupo liderado por Pedro Mendes Leal detém ainda o Valverde Hotel, em Lisboa, e o Condes de Azevedo Palace, no Porto.

Créditos: Bruno Barbosa
Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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Alojamento e restauração registam crescimento de 13% na criação de novas empresas

O Barómetro da Informa D&B registou a constituição de 31.556 novas empresas nos primeiros sete meses de 2023, ou seja, mais 2.051 novas empresas que no mesmo período de 2022. No caso dos setores do alojamento e restauração foram criadas mais 364 empresas em relação aos primeiros sete meses de 2022.

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Desde o início do ano, e até 31 de julho, os setores do alojamento e restauração assistiram à constituição de mais 364 empresas em relação ao mesmo período de 2022, o que representa um aumento de 13%.

Os dados adiantados pelo Barómetro da Informa D&B dão conta de que nos primeiros sete meses de 2023 foram constituídas em Portugal 31.556 novas empresas, um aumento de 7% quando comparado com o mesmo período de 2022, com o surgimento de mais 2.051 novas empresas.

A Informa D&B afirma que “o crescimento na criação de novas empresas é transversal a quase todos os setores”. Os serviços empresariais e serviços gerais mantêm, em termos absolutos, a liderança na criação de empresas, representando 16% (5.102 constituições) e 14% (4.432 constituições) respetivamente.

No entanto, o maior crescimento percentual ocorre nos “transportes”, que aumenta 72% face ao período homólogo, com mais 1.631 constituições – algo que a Informa D&B atribui a “uma tendência que se verifica nos últimos anos e que decorre das novas empresas da atividade de transporte de passageiros em veículo ligeiro”.

Entre os setores com uma queda percentual na criação de empresas, destacam-se as atividades imobiliárias com a maior descida, com menos 285 constituições e uma descida de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado, bem como as tecnologias da informação e comunicação (TIC), com menos 142 constituições e uma descida de 7,1%. A descida no setor das atividades imobiliárias verifica-se em mais de metade dos distritos de Portugal. Já a quebra registada no setor das TIC concentrou-se mais em Lisboa.

Até 31 de julho registaram-se 6.777 encerramentos de empresas em Portugal. No acumulado dos últimos 12 meses, este indicador atingiu os 14.259 encerramentos, um valor muito próximo dos 12 meses anteriores. Metade dos setores de atividade registam mais encerramentos que há 12 meses, destacando-se as tecnologias da informação e comunicação com mais 86 encerramentos, numa subida de 13%, e as atividades imobiliárias com mais 66 encerramentos, numa subida de 6%.
No mesmo período iniciaram-se 1.116 processos de insolvência, o que corresponde a um aumento de 16%, com mais 154 processos de insolvência face ao mesmo período de 2022. Esta subida é transversal a mais de metade dos setores de atividade.

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