Edição digital
Assine já
PUB
Alojamento

Spa do Corinthia Hotel Lisbon eleito o melhor de Portugal

O Spa do Corinthia Hotel Lisbon foi eleito “Portugal’s Best Hotel Spa” na oitava edição dos World Spa Awards, galardões que são entregues com base na votação de profissionais, media e consumidores de todo o mundo.

Publituris
Alojamento

Spa do Corinthia Hotel Lisbon eleito o melhor de Portugal

O Spa do Corinthia Hotel Lisbon foi eleito “Portugal’s Best Hotel Spa” na oitava edição dos World Spa Awards, galardões que são entregues com base na votação de profissionais, media e consumidores de todo o mundo.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Nuno Fazenda em Macau e China para reativar importância estratégica do mercado chinês para Portugal
Destinos
Turismo Centro de Portugal e autarcas da região avaliam formas de cooperação
Destinos
Duarte Ferreira é o novo diretor geral da Buzz DMC para Espanha
Figuras
IATA lança Carta de Liderança em Segurança e mais de 20 companhias aéreas já aderiram
Aviação
Já são conhecidos os vencedores dos Hospitality Education Awards
Meeting Industry
Parques de Sintra promove visitas guiadas temáticas
Destinos
APAL e município de Albufeira procuram captar turismo ativo junto do mercado neerlandês
Destinos
Airbnb espera da UE regulamentação “mais clara, mais simples e mais harmonizada” para o setor
Alojamento
Enquadramento do processo de privatização da TAP vai ser aprovado pelo Governo no próximo dia 28
Aviação
Smartwings vai voar entre Praga e Ponta Delgada no próximo verão
Transportes

O Spa do Corinthia Hotel Lisbon foi eleito “Portugal’s Best Hotel Spa” na oitava edição anual dos World Spa Awards, galardões que são entregues com base na votação de profissionais do setor, media e consumidores de todo o mundo.

“Estamos muito orgulhosos por termos vencido este prémio, que celebra a excelência no turismo de spa, saúde e bem-estar.  Este prémio é inspirador e vem reforçar o nosso compromisso de oferecer aos nossos clientes o melhor serviço possível e experiências para revigorar corpo, mente e espírito”, congratula-se Roderick Micallef, diretor-geral do Corinthia Hotel Lisbon.

O prémio vem reconhecer o The Spa como o melhor em Portugal, espaço que conta com 13 salas de tratamento, incluindo duas suites de casal com jacuzzi, banho turco e banheira, duas salas de tratamentos em cápsula, uma sala de tratamento para Duche Vichy, piscina interior aquecida, solário natural e um Circuito de Hidroterapia.

No Circuito de Hidroterapia, o The Spa disponibiliza Duches Sensoriais, Piscina Hidrodinâmica, Jacuzzi, Sauna, Banho Turco, Balde de Água Fria, Tanque de Água Fria, Fonte de Gelo e Pedilúvio.

O Spa do Corinthia Hotel Lisbon é ainda complementado por um Hair Spa; Gabinete de Medicina Estética – D’Abril Medicina Estética, que oferece uma vasta seleção de tratamentos para rosto e corpo; e ginásio com 200 metros quadrados, que está aberto 24 horas por dia para os hóspedes do hotel.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Nuno Fazenda em Macau e China para reativar importância estratégica do mercado chinês para Portugal
Destinos
Turismo Centro de Portugal e autarcas da região avaliam formas de cooperação
Destinos
Duarte Ferreira é o novo diretor geral da Buzz DMC para Espanha
Figuras
IATA lança Carta de Liderança em Segurança e mais de 20 companhias aéreas já aderiram
Aviação
Já são conhecidos os vencedores dos Hospitality Education Awards
Meeting Industry
Parques de Sintra promove visitas guiadas temáticas
Destinos
APAL e município de Albufeira procuram captar turismo ativo junto do mercado neerlandês
Destinos
Airbnb espera da UE regulamentação “mais clara, mais simples e mais harmonizada” para o setor
Alojamento
Enquadramento do processo de privatização da TAP vai ser aprovado pelo Governo no próximo dia 28
Aviação
Smartwings vai voar entre Praga e Ponta Delgada no próximo verão
Transportes
PUB
Figuras

Duarte Ferreira é o novo diretor geral da Buzz DMC para Espanha

Duarte Ferreira assume na próxima semana o cargo de diretor geral da Buzz DMC para Espanha, onde marca presença com escritórios em Madrid, Barcelona e Valência.

Com vasta experiência no ramo, contando por exemplo com longas passagens na Abreu DMC Spain como Regional General Manager e na Cititravel DMC como Operations & Sales Director, Duarte Ferreira aceitou o repto da Buzz para assumir este novo desafio, aportando um know-how considerado importante.

Com o Duarte Ferreira na equipa, a Buzz DMC acredita estar mais forte e afirmar-se mais como DMC de referência em Espanha.

A Buzz DMC, que celebra este ano os 15 anos de atividade, iniciou o seu plano de internacionalização no país vizinho em fevereiro de 2020, tendo neste momento escritórios em Madrid, Barcelona e Valência, que se vieram juntar aos restantes cinco de Portugal: Faro, Lisboa, Funchal, Ponta Delgada e Porto.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Airbnb espera da UE regulamentação “mais clara, mais simples e mais harmonizada” para o setor

A Airbnb está confiante que a Europa chegará a acordo sobre um regulamento de arrendamento de curta duração “mais claro, mais simples e mais harmonizado”, depois de o Parlamento Europeu ter acordado esta terça-feira a sua posição para negociar com o Conselho uma diretiva que regulamente as casas turísticas e exija registo às plataformas.

Em comunicado, a Airbnb, citado pela agência de notícias europapress, pediu um “procedimento simples de registo online para propriedades de aluguer de curto prazo em jurisdições que o exijam”. Também vê a necessidade de “um quadro simplificado de partilha de dados para apoiar a elaboração de políticas baseadas em evidências”.

Além disso, de acordo com a mesma fonte, a Airbnb propõe que haja “obrigações para as plataformas ajudarem a garantir que a informação partilhada é correta”, em linha com o disposto na Lei dos Serviços Digitais (DSA).

A plataforma espera que o novo regulamento permita aos 27 Estados-membros aceder aos dados necessários para desenvolver e fazer cumprir os regulamentos locais, “desde que sejam justos, simples e cumpram a legislação da UE”, acrescentando que está disponível “para ajudar a tornar as novas regras da UE um sucesso para todos”.

A Airbnb, conforme dá conta a europapress, destacou no seu comunicado, a sua colaboração com as autoridades locais no desenvolvimento de regulamentações eficazes (França, Grécia e Países Baixos), enquanto as regulamentações locais noutros países “têm sido desproporcionais e excluem muitos europeus das oportunidades” de alojamento.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Carlos de Freitas assume direção-geral do Olivia Singular Houses

O profissional Carlos de Freitas é o novo diretor-geral do Olivia Singular Houses, um grupo de boutique hotéis e guesthouses localizados no Porto.

Publituris

Com 40 anos de experiência no setor hoteleiro e de turismo, o novo diretor-geral do grupo assumiu a direção de várias marcas nacionais e internacionais ao longo da sua carreira. No currículo conta com um mestrado em Gestão Hoteleira pela Florida International University, em Miami, e duas licenciaturas: uma em Marketing,  pela Los Andes University, em Bogotá, e outra em Administração de Empresas, pela Florida International University, em Miami.

Sobre o mais recente cargo, Carlos Freitas afirma em comunicado que “este é um novo desafio que abraço com muito entusiasmo. Poder estar presente no início de vida de um novo grupo de boutique hotéis e guesthouses, de alma tão portuguesa, é diferenciador comparado com os desafios em grandes cadeias hoteleiras que tive até aqui. Estou muito motivado por fazer parte da equipa Olivia, conhecida pela calorosa hospitalidade e profissionalismo. Será uma oportunidade de posicionar e fazer crescer este projeto tão diferenciador no mercado do Porto e em Portugal”, avança.

Nos últimos anos, Carlos de Freitas assumiu o cargo de diretor de hospitality da Fortera Properties, além de ter desempenhado a função de managing director do The Lodge Wine & Business Hotel, do Hotel Grand Fiesta Americana Puerto Vallarta e do Gran Melia Golf Resort Puerto Rico.

Leia também: Olivia Singular Houses estuda expansão para Lisboa e Espanha

“Após um sério e demorado processo de identificação e recrutamento, consideramos que o Carlos é a pessoa certa para o grupo Olivia Singular Houses. Para além da sua vasta experiência na gestão de grandes cadeias hoteleiras em países da América Latina, Caraíbas e Estados Unidos da América, Carlos desenvolveu parte da sua carreira em cadeias de renome portuguesas e soma, assim, um conhecimento alargado do mercado nacional e internacional, extremamente importante para a fase de consolidação e crescimento em que nos encontramos. A sua vasta experiência profissional acrescenta uma visão estratégica muito relevante para nós”, acrescenta Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital.

Localizado na cidade do Porto, o grupo Olivia Singular Houses de boutique hotéis e guesthouses  é composto pelo Exmo. Hotel, com 16 quartos, pelas guesthouses de charme 1872 River House, com oito quartos, e pelo Marquês Garden House, com 16 quartos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Booking enaltece comportamento positivo dos destinos europeus

A Booking anuncia que está a registar “um ano histórico” em noites de alojamento, principalmente nos destinos europeus, que tiveram um comportamento positivo no aumento da estadia média, reservas com mais antecedência e menos cancelamentos.

Publituris

Mireia Prieto, diretora regional de Booking para o sul da Europa, disse ao elEconomista.es que “vimos desde o início do ano que ia ser um ano muito importante, um ano recorde e histórico em termos de dormidas”. Além disso, “vemos como este ano aumentou a reserva antecipada e isso ajuda muito o setor para que possa planear porque também vemos como os cancelamentos não aumentam. Temos realmente uma situação muito privilegiada e um ano muito positivo para o setor”, realçou.

Por outro lado, a responsável sublinhou, ao mesmo meio de comunicação social, que a estadia média está a aumentar devido às viagens de negócios que estão a ser retomadas, enquanto, em relação aos preços, disse que aumento das tarifas não afetou a procura. “Até ao momento, a procura não diminuiu e, para nossa surpresa, as pessoas querem continuar a viajar”, lembrando que há casos em que o preço médio subiu 10 pontos percentuais.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Figuras

Sérgio Sequeira é o novo adjunto de direção do Tarrafal Alfândega Suites

Sérgio Sequeira acaba de assumir o cargo de adjunto de direção do Tarrafal Alfândega Suites, com a responsabilidade de gestão diária do empreendimento do grupo português Oásis.

Publituris

O profissional assume a co-direção do Tarrafal Alfandega Suites, com o apoio da equipa do Oásis Praiamar, na Cidade da Praia (Cabo Verde).

Formado em Direção Hoteleira no INESP e com formação em Cozinha e Pastelaria no Cordon Bleu Paris, em França, Sérgio Sequeira começou a sua carreira em Portugal, tendo já passado pela Bélgica e Cabo Verde. Com uma larga experiência nesta área, passou por vários restaurantes em Lisboa e em Bruxelas, até ter assumido a presidência do Conselho de Administração da Escola de Hotelaria e Turismo da Praia, em Cabo Verde, em 2016, até ao final do ano passado.

“O Sérgio Sequeira entra na equipa num momento crucial para o Tarrafal Alfândega Suites, uma das nossas mais recentes apostas em Cabo Verde”, afirmou Ana Abade, administradora executiva do grupo hoteleiro, destacando que o profissional “vem reforçar a nossa equipa da Ilha de Santiago, para fazermos face aos desafios que temos neste momento, num empreendimento que tem um conceito diferenciador e no qual queremos apostar”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Hotelaria

Setor da hotelaria e turismo com 22 nomeados nos Prémios Construir 2023

O Jornal Construir nomeou 22 projetos no setor da hotelaria e turismo para os Prémios Construir 2023 que serão entregues no dia 16 de outubro.

Publituris

O Jornal Construir, publicação pertencente ao grupo Workmedia que detém, entre outros o jornal Publituris e a revista Publituris Hotelaria, tem 22 nomeados no setor da hotelaria  turismo.

Na categoria “Projeto Privado”, estão nomeados Hyatt Regency Lisboa, Renaissance Porto Lapa Hotel, Dos Reis Beautique Hotel, Convent Square Hotel e Montebelo Alcobaça Historic Hotel.

Em “Projeto de Reabilitação”, o jornal Construir nomeou, no setor da hotelaria, o Ludovice Wine Experience Hotel, Hotel AP Dona Aninhas, Hilton Sé Catedral Porto, ArtysCascais e Valverde Santar Hotel.

O Hotel Independente da Bica está nomeado na categoria “Fiscalização e Coordenação, enquanto o Hotel B&B Guimarães e o Montebelo Alcobaça Historic Hotel estão nomeados na categoria “Projeto Privado”.

Na categoria “Turismo”, são sete os nomeados: Marinha Prime, The Editory Boulevard Aliados Porto, Aqua Village Health Resort, Vila Galé Collection São Miguel, Renaissance Porto Lapa Hotel, Eurostars Lisboa Baixa e Convent Square Hotel.

O Verdelago Resort está nomeado na categoria “Sustentabilidade.

Por fim, o Grupo Vila Galé está nomeado na categoria de “Promotor do Ano”.

Os vencedores serão conhecidos a 16 de outubro, no Montes Claros – Lisbon Secret Spot, em Monsanto (Lisboa).

A votação online decorre no site dos prémios até dia 4 de outubro de 2023.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Vila Galé apresenta oficialmente o seu primeiro hotel nos Açores

Após a abertura do Vila Galé Collection São Miguel, o presidente do grupo hoteleiro, Jorge Rebelo de Almeida, não exclui a possibilidade de abrirem outras unidades nos Açores, apontando para locais como Terceira, Pico e São Jorge. Por enquanto, dá-se como certa a abertura de mais sete hotéis Vila Galé entre 2023 e 2024 em território nacional e internacional.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé apresentou oficialmente o seu primeiro hotel nos Açores, o Vila Galé Collection São Miguel, este sábado, 16 de setembro.

Após um investimento de 15 milhões de euros, o hotel de 92 quartos abre portas naquele que foi o antigo hospital de São Francisco, em Ponta Delgada, fruto de um acordo entre o grupo e a Santa Casa da Misericórdia, num direito de superfície por 40 anos, renovável.

Em conferência de imprensa, Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo Vila Galé, explica que a concessão surgiu por via do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, que apresentou o responsável do grupo ao provedor da Santa Casa de Ponta Delgada: “Foi aí que começou o namoro”, afirma.

Após obras de remodelação que começaram em março de 2022 – e que “estouraram” o orçamento previsto de 12 milhões de euros para 15 milhões de euros – o grupo abriu o Vila Galé Collection São Miguel apostado em criar “um hotel que fosse açoriano”, nas palavras de Jorge Rebelo de Almeida.

Para tal, no claustro do edifício foi reconstruída a história dos Açores, através de retratos e textos explicativos. Já na sala de reuniões, é possível fazer a leitura da história da aviação desta região autónoma, além de uma segunda sala de eventos, que presta homenagem às festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. As restantes valências do hotel ficam completas com um restaurante, bar, Clube NEP e um spa construído na antiga cisterna do edifício.

A aposta na história dos Açores advém do facto de o presidente do Vila Galé acreditar que “para o turismo se valorizar, [este] tem de andar de mãos dadas com a cultura”, ao invés de copiar outros modelos. Como diz, “hoje, o futuro do turismo português passa por fazermos projetos autênticos. Ninguém faz um hotel como este, porque esta fachada é dos Açores”.

“Estes hotéis Vila Galé não pretendem trazer nada de diferente, pretendem absorver e valorizar a cultura local, integrar-se com a população micaelense. Até porque para os turistas é interessante virem a um espaço destes, que tenham clientes locais”, afirma, frisando a necessidade de se apostar num turismo equilibrado.

Alemanha e Brasil vistos como mercados de interesse

Relativamente aos mercados para esta unidade, Jorge Rebelo de Almeida refere que “não vão inventar nada”, procurando captar “os mercados tradicionais que já vêm para [os Açores] hoje”. O mercado alemão é olhado com interesse pelo presidente para este hotel, dado o potencial dos Açores junto deste público, “com destino de natureza e férias diferenciadas”. Também o Brasil é visto como um possível mercado emissor, no entanto, o administrador do grupo aponta para uma dificuldade: o facto de ser necessário fazer escala em Lisboa para chegar do Brasil aos Açores.

“Era importante que tivéssemos aqui algumas ligações diretas. Aos Estados Unidos já temos, que também são um mercado com potencial muito grande para crescer aqui, que pode vir não a pensar no sol e praia, mas na natureza, autenticidade e cultura do destino”, refere.

Sobre a abertura deste Vila Galé, a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, declarou na sessão de inauguração que “a aposta do Vila Galé nos Açores não podia ser mais oportuna”, dado que “o turismo na região cresce significativamente”.

Berta Cabral justifica a afirmação com o facto de “o ano passado [ter sido] o nosso melhor ano de sempre, com um crescimento de mais de 10% nas dormidas face a 2019”.

Refere ainda que “este ano, entre janeiro e julho, já crescemos mais de 20% face ao período homólogo de 2022”, sendo que “o número de passageiros desembarcados está também a atingir sucessivamente novos recordes, como aconteceu neste último mês de agosto, em que no acumulado desde janeiro crescemos 19,3% face a igual período de 2022”.

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores destacou “ainda o crescimento dos proveitos, onde este ano já crescemos cerca de 28% até julho, depois do crescimento de 22% do ano passado”.

Novos destinos

Sobre o potencial para abrir uma segunda unidade nos Açores, Jorge Rebelo de Almeida afirma que, apesar de “termos uma carga brutal de projetos na cabeça, não está excluída a hipótese de fazer um novo projeto”.

“Terceira, Pico, são destinos interessantes. A minha ilha favorita é São Jorge, também temos de fazer lá qualquer coisa”, declara.

Como explica, “quando entramos numa região, vamos andando. Vai ao sabor do andamento das coisas. Os Açores é um destino que tem vindo a crescer muito, o transporte aéreo valorizou-se e tudo isso ajudou a fortalecer o destino”.

Acrescenta ainda que este “tem sido um destino surpresa, tem um cliente diferenciado. Não é destino de sol e praia, a necessidade deste destino é a natureza, o ambiente, a arquitetura, as tradições: um conjunto de coisas importantes para criar turismo. Não digo que vamos fazer porque não sei”.

Certo é que o grupo se prepara para abrir mais sete unidades entre 2023 e 2024, localizadas em destinos como Cuba, Espanha, Figueira da Foz, Elvas, Paço do Curutêlo, Paço Real de Caxias e Miranda do Douro.

Atualmente, o Vila Galé soma 41 unidades, nomeadamente 31 em Portugal e dez no Brasil.

*O Publituris viajou até Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, a convite do grupo Vila Galé.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Alojamento

DHM aposta em novos profissionais para equipa comercial

A Discovery Hotel Management (DHM) reforçou a equipa comercial com a contratação de Anouschka van Engelen, que passa a desempenhar o cargo de Sales Manager Hotels & Resorts, e de Francisco Capote da Silva, que assume a função de Head of Sales MICE International.

Publituris

A Discovery Hotel Management (DHM) reforçou a equipa comercial com a contratação de Anouschka van Engelen, que passa a desempenhar o cargo de Sales Manager Hotels & Resorts, e de Francisco Capote da Silva, que assume a função de Head of Sales MICE International.

Com 23 anos de experiência em hotelaria, Anouschka van Engelen iniciou funções na DHM a 16 de agosto. Natural de Hilversum, na Holanda, a profissional passou por várias unidades hoteleiras europeias como o Hotel Bahía, o Fairplay Golf and Spa Resort e o grupo Iberostar. Neste novo cargo, Anouschka van Engelen reporta diretamente a Luís Filipe Garcia, Head of Sales Hotels & Resorts.

Já Francisco Capote da Silva integrou a equipa da DHM a 28 de agosto, reportando diretamente a Gilda Cardoso, diretora comercial da DHM. No seu percurso profissional conta com passagens pelo Pestana Hotel Group em Londres e pelo grupo Onyria como Sales Executive, função que ocupou durante cerca de oito anos, progredindo posteriormente para Sales Manager. Durante esse período, adquiriu experiência nos segmentos MICE e corporate nos mercados nacional e internacional.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

INE: Portugal regista 3,2M de hóspedes e 8,8M de dormidas em julho

O número de hóspedes em julho deste ano aumentou 4,2% em relação ao período homólogo, sendo que as dormidas aumentaram 1,5% face ao mesmo período. Neste mês, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu novos máximos históricos na Área Metropolitana de Lisboa e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Publituris

Em julho de 2023, o setor do alojamento turístico registou 3,2 milhões de hóspedes, mais 4,2% em relação ao período homólogo, e 8,8 milhões de dormidas, mais 1,5% face ao mesmo período.

Estes valores corresponderam a 754 milhões de euros de proveitos totais (+10,6%) e 597 milhões de euros de proveitos de aposento (+11,5%). Comparando com julho de 2019, registaram-se aumentos de 41% nos proveitos totais e 42,4% nos relativos a aposento.

No período acumulado de janeiro a julho de 2023, os proveitos totais cresceram 26,1% e os relativos a aposento aumentaram 27,7%. Comparando com o mesmo período de 2019, verificam-se aumentos de 38,9% e 41,8%, respetivamente. Neste período, os proveitos atingiram 3,2 mil milhões de euros no total e os relativos a aposento ascenderam a 2,5 mil milhões de euros.

Créditos: INE

O maior peso nos proveitos totais e de aposento em julho verificaram-se no Algarve (36,2% e 35,5%, respetivamente), seguindo pela Área Metropolitana de Lisboa (25,6% e 26,8%, pela mesma ordem), Norte (13,6% e 13,9%, respetivamente) e Região Autónoma da Madeira (RA Madeira) – 9,1% e 8,2%, pela mesma ordem.

Os maiores crescimentos ocorreram no Alentejo (+20% nos proveitos totais e +21,3% nos de aposento), na Região Autónoma dos Açores (RA Açores) – +18,0% e +19,6%, respetivamente – e no Norte (+14,4% e +16,0%, pela mesma ordem).

Face a julho de 2019, destacam-se as evoluções na RA Madeira (+62,6% nos proveitos totais e +75,7% nos de aposento), no Alentejo (+56,1% e +60,1%, respetivamente) e na RA Açores (+55,5% e +55,6%, pela mesma ordem).
No período acumulado de janeiro a julho de 2023, face a igual período de 2019, a RA Madeira (+54,6% nos proveitos totais e +66,3% nos de aposento), a RA Açores (+54,5% e +54,8%, respetivamente) e o Alentejo (+49,5% e +56,1%, pela mesma ordem) registaram os maiores crescimentos nos proveitos.

Créditos: INE

Em julho de 2023, face ao mesmo mês de 2022, registaram-se crescimentos dos proveitos nos três segmentos de alojamento – hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural e de habitação – com abrandamentos na hotelaria e no alojamento local. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (peso de 86,4% e 84,7% no total do alojamento turístico) aumentaram 9,7% e 10,6%, respetivamente. Face a julho de 2019, registaram-se crescimentos de 38,8% e 40,0%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local (quotas de 9,4% e 10,9%, respetivamente), registaram-se aumentos de 17,5% nos proveitos totais e 18,3% nos proveitos de aposento. Comparando com julho de 2019, observaram-se crescimentos de 43,3% e 47,1%, respetivamente.

Já no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 4,2% e 4,4%, respetivamente, nos proveitos totais e nos de aposento), os aumentos foram de 15,0% e 13,5%, pela mesma ordem. Face a julho de 2019, os proveitos neste segmento praticamente duplicaram (+99,0% e +93,6%, respetivamente).

Créditos: INE

ADR supera máximo histórico de agosto do ano passado

No passado mês de julho o rendimento por quarto disponível (RevPAR) estabeleceu-se nos 92,4 euros, ou seja, 7,4% acima do verificado no período homólogo, enquanto o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu os 137,9 euros (+9,7%) – neste caso, “registando um novo máximo histórico, após o anterior máximo ocorrido em agosto de 2022, com 136 euros”, como o INE aponta em comunicado. Em relação a julho de 2019, registaram-se aumentos de 32,1% no RevPAR e 29,1% no ADR.

O rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu novos máximos históricos na Área Metropolitana de Lisboa (152,3 euros), na Região Autónoma dos Açores (129,4 euros) e na Região Autónoma da Madeira (111,6 euros), contudo, foi no Algarve que se registou o valor mais elevado de ADR, de 174 euros. Os acréscimos mais expressivos verificaram-se na RA Açores (+18,2%) e na RA Madeira (+14,3%).

Créditos: INE

Em julho, o ADR cresceu 10,2% na hotelaria (+11,5% em junho) e 10,1% no alojamento local (+12,8% em junho), atingindo 143,9 euros e 106,7 euros, respetivamente. No turismo no espaço rural e de habitação, o ADR cresceu 3,9% (+4,3% em junho), atingindo 127,4 euros.

Créditos: INE

Ourém destaca-se com maior crescimento de dormidas em julho

O município de Lisboa concentrou 16,2% do total de dormidas em julho, com 7,4% do total de dormidas de residentes e 20,3% de não residentes, atingindo 1,4 milhões. Comparando com julho de 2019, as dormidas aumentaram 6,1% (+1,8% nos residentes e +6,8% nos não residentes).

Já o município de Albufeira, apesar de se manter segunda posição com um peso de 12,5% – 9,8% do total de dormidas de residentes e 13,8% de não residentes – continuou abaixo dos níveis registados em 2019 (-10,9% no total).

No Porto, registaram-se 570,6 mil dormidas (6,5% do total), um acréscimo de 20,9% face a julho de 2019 (+18,2% nos residentes e +21,4% nos não residentes).

De entre os principais municípios, destacou-se Ourém, com o maior crescimento de dormidas (+27,2%) face a julho de 2022, tanto de residentes (+15,1%) como de não residentes (+34,5%).

Créditos: INE
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Créditos: Francis Amiand

Alojamento

Mama Shelter Lisboa registou faturação de 6,3M€ até agosto deste ano

A unidade hoteleira pertencente à Ennismore, uma joint-venture com a Accor, tem em vista a diversificação de novos mercados, nomeadamente dos Estados Unidos e Brasil, mas também de novos públicos, com a aposta no segmento de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE).

Carla Nunes

O Mama Shelter Lisboa, o hotel da capital que se autointitula como um restaurante com quartos por cima, registou entre janeiro e agosto deste ano uma faturação de 6,3 milhões de euros. O valor foi adiantado à imprensa esta quarta-feira, 13 de setembro, por Cristina Cavaco, diretora desta unidade hoteleira, e Afonso Magalhães, diretor de vendas do Mama Shelter Lisboa.

Destes 6,3 milhões de euros, quatro milhões de euros resultaram da componente de alojamento e 2,3 milhões de euros da atividade de Food & Beverage (F&B) do hotel, com os profissionais a enfatizarem o facto de os valores de faturação do alojamento deste ano começarem a “ficar mais nivelados” com os da componente de F&B em relação ao ano passado.

Como indicam, em 2022 o hotel faturou 7,5 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões de euros foram gerados pela parte de alojamento e quatro milhões pelo F&B.
Cristina Cavaco atribui o “equilíbrio” da faturação deste ano entre a componente de F&B e o alojamento com o aumento do preço médio em Lisboa. Se em 2022 a tarifa média diária (ADR) do Mama Shelter Lisboa situava-se nos 115 euros, de momento este indicador encontra-se nos 135 euros, de acordo com os valores apontados por Afonso Magalhães.

A expetativa para 2024 é a de que a componente de F&B registe um aumento de 4% face aos resultados finais de 2023 e que o alojamento verifique um aumento de 4,5% a 5% em relação aos mesmos resultados.

Hotel espera captar mais mercado brasileiro e norte-americano

Num momento em que a unidade hoteleira prepara o orçamento anual para 2024, o foco agora prende-se com a captação de novos mercados, nomeadamente dos Estados Unidos da América (EUA) e do Brasil. Atualmente, os EUA representam apenas 5% dos mercados do hotel, abaixo dos 50% de mercado português, 35% de mercado francês e 10% dos mercados inglês e alemão.

A diretora do hotel reconhece que, “em teoria, não somos o típico hotel que o norte-americano vai procurar, porque normalmente procura cinco estrelas” No entanto, Cristina Cavaco é da opinião de que “o que oferecemos como experiência 360º compensa não ter mais duas estrelas, porque acabamos por ter o serviço”.

Para captar este mercado o Mama Shelter Lisboa vai marcar presença em feiras a título individual, nomeadamente na SET the Show – uma feira profissional dedicada às indústrias de entretenimento e viagens que decorre em Nova Orleães de 1 a 3 de novembro de 2023. Para o próximo ano, está também em cima da mesa a participação na Proud Experiences, um evento focado no turismo para a comunidade LGBTQ+ que terá lugar de 5 a 7 de junho de 2024 em Los Angeles.

“A primeira abordagem que tivemos [ao mercado norte-americano] foi positiva, [com a participação na L.E Miami]. Já tivemos alguns pedidos de grupos e individuais para este ano, mas o crescimento foi marginal, de 2%. No entanto, 2% sobre aquilo que temos já é positivo, com uma pequena intervenção. Estamos a estudar o return of investement, o que conseguimos fazer para posicionar o Mama Shleter Lisboa mais próximo do cliente norte-americano: o que querem, o que precisam e o que podemos dar”, afirma Cristina Cavaco.

A unidade hoteleira estará ainda presente na TTG Travel Experience em Rimini, Itália, de 11 a 13 de outubro de 2023, sendo que a unidade também olha com interesse uma possível participação na ILTM Latin America, que decorre de 7 a 10 de maio de 2024 em São Paulo.

“Queremos aumentar a nossa capacidade MICE”

No sentido de diversificar mercados, o Mama Shelter Lisboa segue para 2024 com olhos postos no aumento da sua capacidade para turismo de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE) já que, de momento, só consegue acomodar eventos de 25 a 30 pessoas, de acordo com Cristina Cavaco.

Para o efeito, está prevista a aquisição de um novo espaço, fora do hotel, com capacidade superior a 100 pessoas. Apesar de referir que este espaço ficará próximo da unidade hoteleira, Cristina Cavaco prefere não se focar “naquilo que vamos abrir, potencialmente”, por não ser “uma coisa concreta”. Deixa apenas a garantia de que “é para onde a marca quer ir: queremos aumentar a nossa capacidade MICE”.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.