Lisboa entre os destinos preferidos dos sul-americanos para o outono
Com o mercado russo e chinês em quebra, os destinos devem apontar as suas atenções para mercados como a América Latina que, segundo os especialistas da ForwardKeys, está em “ascensão”.
![Publituris](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2023/10/P_redes_sociais-120x120.jpg)
Publituris
Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”
Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha, é capa da Nova Edição da Publituris Hotelaria
EGYPTAIR regressa a Lisboa e abre dois voos semanais para o Cairo
Qatar Airways apresenta nova ‘Qsuite Next Gen’
Turismo de Portugal apoia formação em Angola
Airbus investe na LanzaJet para aumentar produção de SAF
Lusófona participa no projeto FUTOURWORK para promover bem-estar e melhores condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade
Indústria global das viagens de negócios chega perto dos 1,4 biliões de euros, em 2024
Porto recebe “Prides” europeus
Quase 60% dos viajantes dizem sentir-se sobrecarregados pelo excesso de opções
De acordo com os dados recentes da ForwardKeys, Lisboa mantém-se entre os destinos preferidos para os sul-americanos. Efetivamente, a consultora revela que, para o 4.º trimestre de 2022, a Península Ibérica continua a atrair os viajantes da América Latina com hotéis de luxo, passeios personalizados e locais de compras de topo, destacando cidades como Madrid, Barcelona e Lisboa, apresentando estes destinos crescimentos de duplo dígito para o outono e inverno de 2022.
Juan A. Gomez, Head of Market Intelligence da ForwardKeys, salienta que “face à contínua ausência do cenário global de viagens de alguns dos principais mercados de origem, como China e Rússia, os destinos devem visar públicos alternativos para cobrir as deficiências no total de chegadas de turistas”, apontando que essa “compensação” poderá vir da América Latina.
Comparando com 2019, a quota de mercado das viagens premium da América Latina para a Europa aumentou no verão de 2022, seis pontos percentuais. Assim, comparando o verão de 2022 com o período homologo de 2019, as chegadas à Europa em viagens premium da Colômbia aumentaram 57%, enquanto a Argentina registou um crescimento de 32%, seguida do México (+21%) e Brasil (+15%), concluindo a consultora que, no total, as chegadas da América Latina aumentaram 25% em relação a 2019.
Se no verão de 2022, os dados da ForwardKeys aponta um crescimento de 31% entre as chegadas de viajantes premium provenientes da América Latina, ocupando a capital portuguesa o 5.º lugar, para o outono deste ano, as previsões apontam para um aumento de 44% para Lisboa, ficando somente atrás de Madrid (+59%), e à frente de Amsterdão (+42%), paris (+34%) e Barcelona (+20%).
Em julho e agosto, por exemplo, 58% dos visitantes que viajaram da Argentina para a Europa em classe premium ficaram mais de 14 noites, representando um aumento de 16 pontos percentuais em relação a 2019.
Por isso, Juan Gomez sugere que se “aproveite as mudanças que a COVID e os eventos recentes trouxeram”, frisando que a América Latina está em “ascensão” e concluindo que se trata de um mercado “muito diferente em termos de necessidades e interesses quando comprado com o mercado chinês”.