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Hotel Vila Raia
Alojamento

Idanha-a-Nova recebe nova unidade de três estrelas

O verão é visto pelo General Manager do Hotel Vila Raia como “a época de eleição para atrair clientes”, devido aos atrativos da zona.

Carla Nunes
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Idanha-a-Nova recebe nova unidade de três estrelas

O verão é visto pelo General Manager do Hotel Vila Raia como “a época de eleição para atrair clientes”, devido aos atrativos da zona.

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A zona da Raia acabou de ganhar mais quartos com a abertura do Hotel Vila Raia, em Idanha-a-Nova, Castelo Branco. A unidade de três estrelas acrescenta assim 26 quartos à região, num investimento que já superou um milhão de euros.

Os quartos, todos com twin bed, “seguem um modelo muito utilizado em Espanha, podendo-se juntar as camas sempre que o cliente desejar”, como explica Jorge Humberto, General Manager do Hotel Vila Raia.

Ao alojamento juntam-se valências como uma piscina exterior, sauna e jacuzzi, bem como uma sala de reuniões e estacionamento próprio. O edifício da unidade encontrava-se fechado há oito anos, pelo que foi necessário proceder a restauros, pinturas e à impermeabilização da piscina, de acordo com o General Manager.

O responsável aponta que esta unidade “será mais procurada pelo cliente que  quer fugir da agitação das grandes cidades e procura um sítio calmo e sossegado para carregar baterias”. O verão é visto como “a época de eleição para atrair clientes”, dados os atrativos da zona.

“Temos praias fluviais, aldeias históricas e boa gastronomia perto do hotel. Estamos inseridos numa região rica em eventos e que atraem muita gente de fora”, justifica Jorge Humberto.

Por se tratar de um novo hotel, o responsável afirma que não têm “qualquer historial em que possamos basear a nossa perspetiva [de reservas futuras]”. No entanto, mantém-se otimistas, dadas as reservas realizadas “na primeira e segunda semana de abertura e para a última semana de setembro”.

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Alojamento

DHM aposta em novos profissionais para equipa comercial

A Discovery Hotel Management (DHM) reforçou a equipa comercial com a contratação de Anouschka van Engelen, que passa a desempenhar o cargo de Sales Manager Hotels & Resorts, e de Francisco Capote da Silva, que assume a função de Head of Sales MICE International.

Publituris

A Discovery Hotel Management (DHM) reforçou a equipa comercial com a contratação de Anouschka van Engelen, que passa a desempenhar o cargo de Sales Manager Hotels & Resorts, e de Francisco Capote da Silva, que assume a função de Head of Sales MICE International.

Com 23 anos de experiência em hotelaria, Anouschka van Engelen iniciou funções na DHM a 16 de agosto. Natural de Hilversum, na Holanda, a profissional passou por várias unidades hoteleiras europeias como o Hotel Bahía, o Fairplay Golf and Spa Resort e o grupo Iberostar. Neste novo cargo, Anouschka van Engelen reporta diretamente a Luís Filipe Garcia, Head of Sales Hotels & Resorts.

Já Francisco Capote da Silva integrou a equipa da DHM a 28 de agosto, reportando diretamente a Gilda Cardoso, diretora comercial da DHM. No seu percurso profissional conta com passagens pelo Pestana Hotel Group em Londres e pelo grupo Onyria como Sales Executive, função que ocupou durante cerca de oito anos, progredindo posteriormente para Sales Manager. Durante esse período, adquiriu experiência nos segmentos MICE e corporate nos mercados nacional e internacional.

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Alojamento

INE: Portugal regista 3,2M de hóspedes e 8,8M de dormidas em julho

O número de hóspedes em julho deste ano aumentou 4,2% em relação ao período homólogo, sendo que as dormidas aumentaram 1,5% face ao mesmo período. Neste mês, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu novos máximos históricos na Área Metropolitana de Lisboa e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Publituris

Em julho de 2023, o setor do alojamento turístico registou 3,2 milhões de hóspedes, mais 4,2% em relação ao período homólogo, e 8,8 milhões de dormidas, mais 1,5% face ao mesmo período.

Estes valores corresponderam a 754 milhões de euros de proveitos totais (+10,6%) e 597 milhões de euros de proveitos de aposento (+11,5%). Comparando com julho de 2019, registaram-se aumentos de 41% nos proveitos totais e 42,4% nos relativos a aposento.

No período acumulado de janeiro a julho de 2023, os proveitos totais cresceram 26,1% e os relativos a aposento aumentaram 27,7%. Comparando com o mesmo período de 2019, verificam-se aumentos de 38,9% e 41,8%, respetivamente. Neste período, os proveitos atingiram 3,2 mil milhões de euros no total e os relativos a aposento ascenderam a 2,5 mil milhões de euros.

Créditos: INE

O maior peso nos proveitos totais e de aposento em julho verificaram-se no Algarve (36,2% e 35,5%, respetivamente), seguindo pela Área Metropolitana de Lisboa (25,6% e 26,8%, pela mesma ordem), Norte (13,6% e 13,9%, respetivamente) e Região Autónoma da Madeira (RA Madeira) – 9,1% e 8,2%, pela mesma ordem.

Os maiores crescimentos ocorreram no Alentejo (+20% nos proveitos totais e +21,3% nos de aposento), na Região Autónoma dos Açores (RA Açores) – +18,0% e +19,6%, respetivamente – e no Norte (+14,4% e +16,0%, pela mesma ordem).

Face a julho de 2019, destacam-se as evoluções na RA Madeira (+62,6% nos proveitos totais e +75,7% nos de aposento), no Alentejo (+56,1% e +60,1%, respetivamente) e na RA Açores (+55,5% e +55,6%, pela mesma ordem).
No período acumulado de janeiro a julho de 2023, face a igual período de 2019, a RA Madeira (+54,6% nos proveitos totais e +66,3% nos de aposento), a RA Açores (+54,5% e +54,8%, respetivamente) e o Alentejo (+49,5% e +56,1%, pela mesma ordem) registaram os maiores crescimentos nos proveitos.

Créditos: INE

Em julho de 2023, face ao mesmo mês de 2022, registaram-se crescimentos dos proveitos nos três segmentos de alojamento – hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural e de habitação – com abrandamentos na hotelaria e no alojamento local. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (peso de 86,4% e 84,7% no total do alojamento turístico) aumentaram 9,7% e 10,6%, respetivamente. Face a julho de 2019, registaram-se crescimentos de 38,8% e 40,0%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local (quotas de 9,4% e 10,9%, respetivamente), registaram-se aumentos de 17,5% nos proveitos totais e 18,3% nos proveitos de aposento. Comparando com julho de 2019, observaram-se crescimentos de 43,3% e 47,1%, respetivamente.

Já no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 4,2% e 4,4%, respetivamente, nos proveitos totais e nos de aposento), os aumentos foram de 15,0% e 13,5%, pela mesma ordem. Face a julho de 2019, os proveitos neste segmento praticamente duplicaram (+99,0% e +93,6%, respetivamente).

Créditos: INE

ADR supera máximo histórico de agosto do ano passado

No passado mês de julho o rendimento por quarto disponível (RevPAR) estabeleceu-se nos 92,4 euros, ou seja, 7,4% acima do verificado no período homólogo, enquanto o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu os 137,9 euros (+9,7%) – neste caso, “registando um novo máximo histórico, após o anterior máximo ocorrido em agosto de 2022, com 136 euros”, como o INE aponta em comunicado. Em relação a julho de 2019, registaram-se aumentos de 32,1% no RevPAR e 29,1% no ADR.

O rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu novos máximos históricos na Área Metropolitana de Lisboa (152,3 euros), na Região Autónoma dos Açores (129,4 euros) e na Região Autónoma da Madeira (111,6 euros), contudo, foi no Algarve que se registou o valor mais elevado de ADR, de 174 euros. Os acréscimos mais expressivos verificaram-se na RA Açores (+18,2%) e na RA Madeira (+14,3%).

Créditos: INE

Em julho, o ADR cresceu 10,2% na hotelaria (+11,5% em junho) e 10,1% no alojamento local (+12,8% em junho), atingindo 143,9 euros e 106,7 euros, respetivamente. No turismo no espaço rural e de habitação, o ADR cresceu 3,9% (+4,3% em junho), atingindo 127,4 euros.

Créditos: INE

Ourém destaca-se com maior crescimento de dormidas em julho

O município de Lisboa concentrou 16,2% do total de dormidas em julho, com 7,4% do total de dormidas de residentes e 20,3% de não residentes, atingindo 1,4 milhões. Comparando com julho de 2019, as dormidas aumentaram 6,1% (+1,8% nos residentes e +6,8% nos não residentes).

Já o município de Albufeira, apesar de se manter segunda posição com um peso de 12,5% – 9,8% do total de dormidas de residentes e 13,8% de não residentes – continuou abaixo dos níveis registados em 2019 (-10,9% no total).

No Porto, registaram-se 570,6 mil dormidas (6,5% do total), um acréscimo de 20,9% face a julho de 2019 (+18,2% nos residentes e +21,4% nos não residentes).

De entre os principais municípios, destacou-se Ourém, com o maior crescimento de dormidas (+27,2%) face a julho de 2022, tanto de residentes (+15,1%) como de não residentes (+34,5%).

Créditos: INE
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Créditos: Francis Amiand

Alojamento

Mama Shelter Lisboa registou faturação de 6,3M€ até agosto deste ano

A unidade hoteleira pertencente à Ennismore, uma joint-venture com a Accor, tem em vista a diversificação de novos mercados, nomeadamente dos Estados Unidos e Brasil, mas também de novos públicos, com a aposta no segmento de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE).

Carla Nunes

O Mama Shelter Lisboa, o hotel da capital que se autointitula como um restaurante com quartos por cima, registou entre janeiro e agosto deste ano uma faturação de 6,3 milhões de euros. O valor foi adiantado à imprensa esta quarta-feira, 13 de setembro, por Cristina Cavaco, diretora desta unidade hoteleira, e Afonso Magalhães, diretor de vendas do Mama Shelter Lisboa.

Destes 6,3 milhões de euros, quatro milhões de euros resultaram da componente de alojamento e 2,3 milhões de euros da atividade de Food & Beverage (F&B) do hotel, com os profissionais a enfatizarem o facto de os valores de faturação do alojamento deste ano começarem a “ficar mais nivelados” com os da componente de F&B em relação ao ano passado.

Como indicam, em 2022 o hotel faturou 7,5 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões de euros foram gerados pela parte de alojamento e quatro milhões pelo F&B.
Cristina Cavaco atribui o “equilíbrio” da faturação deste ano entre a componente de F&B e o alojamento com o aumento do preço médio em Lisboa. Se em 2022 a tarifa média diária (ADR) do Mama Shelter Lisboa situava-se nos 115 euros, de momento este indicador encontra-se nos 135 euros, de acordo com os valores apontados por Afonso Magalhães.

A expetativa para 2024 é a de que a componente de F&B registe um aumento de 4% face aos resultados finais de 2023 e que o alojamento verifique um aumento de 4,5% a 5% em relação aos mesmos resultados.

Hotel espera captar mais mercado brasileiro e norte-americano

Num momento em que a unidade hoteleira prepara o orçamento anual para 2024, o foco agora prende-se com a captação de novos mercados, nomeadamente dos Estados Unidos da América (EUA) e do Brasil. Atualmente, os EUA representam apenas 5% dos mercados do hotel, abaixo dos 50% de mercado português, 35% de mercado francês e 10% dos mercados inglês e alemão.

A diretora do hotel reconhece que, “em teoria, não somos o típico hotel que o norte-americano vai procurar, porque normalmente procura cinco estrelas” No entanto, Cristina Cavaco é da opinião de que “o que oferecemos como experiência 360º compensa não ter mais duas estrelas, porque acabamos por ter o serviço”.

Para captar este mercado o Mama Shelter Lisboa vai marcar presença em feiras a título individual, nomeadamente na SET the Show – uma feira profissional dedicada às indústrias de entretenimento e viagens que decorre em Nova Orleães de 1 a 3 de novembro de 2023. Para o próximo ano, está também em cima da mesa a participação na Proud Experiences, um evento focado no turismo para a comunidade LGBTQ+ que terá lugar de 5 a 7 de junho de 2024 em Los Angeles.

“A primeira abordagem que tivemos [ao mercado norte-americano] foi positiva, [com a participação na L.E Miami]. Já tivemos alguns pedidos de grupos e individuais para este ano, mas o crescimento foi marginal, de 2%. No entanto, 2% sobre aquilo que temos já é positivo, com uma pequena intervenção. Estamos a estudar o return of investement, o que conseguimos fazer para posicionar o Mama Shleter Lisboa mais próximo do cliente norte-americano: o que querem, o que precisam e o que podemos dar”, afirma Cristina Cavaco.

A unidade hoteleira estará ainda presente na TTG Travel Experience em Rimini, Itália, de 11 a 13 de outubro de 2023, sendo que a unidade também olha com interesse uma possível participação na ILTM Latin America, que decorre de 7 a 10 de maio de 2024 em São Paulo.

“Queremos aumentar a nossa capacidade MICE”

No sentido de diversificar mercados, o Mama Shelter Lisboa segue para 2024 com olhos postos no aumento da sua capacidade para turismo de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE) já que, de momento, só consegue acomodar eventos de 25 a 30 pessoas, de acordo com Cristina Cavaco.

Para o efeito, está prevista a aquisição de um novo espaço, fora do hotel, com capacidade superior a 100 pessoas. Apesar de referir que este espaço ficará próximo da unidade hoteleira, Cristina Cavaco prefere não se focar “naquilo que vamos abrir, potencialmente”, por não ser “uma coisa concreta”. Deixa apenas a garantia de que “é para onde a marca quer ir: queremos aumentar a nossa capacidade MICE”.

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Tecnologia

Amadeus escolhe RISE with SAP para melhorar escalabilidade, flexibilidade e eficiência

A Amadeus concretizou a transição para a Cloud da sua principal infraestrutura de software SAP, através da solução RISE with SAP com vista a melhorar a experiência de viagem para todos e em qualquer lugar.

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Recorrendo à solução RISE with SAP S/4HANA Cloud, edição privada, a Amadeus transferiu os seus processos internos para a Cloud com Microsoft Azure, com o objetivo de reforçar a resiliência operacional e evoluir as suas operações para um modelo assente em Cloud, foi anunciado. A abordagem simplificada do RISE with SAP, que proporciona uma oferta comercial e contrato únicos de infraestrutura, serviços geridos e licenças, ajuda a salvaguardar a eficiência operacional da Amadeus.

Com acesso exclusivo às atualizações mais recentes, melhorias e soluções específicas do sector, a Amadeus poderá aumentar a escalabilidade, a flexibilidade e a eficiência, enquanto continua a inovar na sua transição para um modelo de operações baseado na Cloud. O aperfeiçoamento da habilidade de reação e o ajuste da sua capacidade operacional, conforme necessário e dependendo das condições do mercado e da procura, preparam a empresa para a continuidade do seu crescimento no sector das viagens.

A tecnologia da Amadeus alimenta o sector de viagens e turismo com soluções inovadoras e sistemas de reserva para companhias aéreas, agências de viagens e outros operadores do sector, em mais de 190 países de todo o mundo. A plataforma aberta da Amadeus liga o ecossistema mundial de viagens e hospitalidade, desde as start-ups até aos grandes atores do sector privado e público, reinventando as viagens do futuro.

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Alojamento

Taxa de ocupação e estadia média no Algarve em agosto descem face a 2019

Os mercados dos Países Baixos, Espanha, França e Alemanha foram os que mais contribuíram para a descida homóloga, sendo que as principais descidas face a 2019 verificaram-se em Monte Gordo / Vila Real de Santo António, Albufeira e Loulé.

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A taxa de ocupação por quarto no Algarve em agosto deste ano fixou-se nos 89,9%, ou seja, 3 pontos percentuais (pp) abaixo da verificada em 2019 e 2,3pp abaixo da verificada em agosto de 2022. Os dados provisórios foram adiantados pela Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) esta terça-feira.

A associação aponta que os mercados que mais contribuíram para a descida homóloga foram os Países Baixos, Espanha, França e Alemanha. Por outro lado, mercados como a Irlanda, Estados Unidos da América, Canadá e Dinamarca registaram as maiores subidas.

As principais descidas face a 2019 verificaram-se em Monte Gordo / Vila Real de Santo António (-3,8pp), Albufeira (-3,9pp) e Loulé (-3,3pp).

Já as maiores subidas em relação a 2019 ocorreram nas zonas de Lagos/ Sagres (3,4pp), Lagoa/ Silves (1,2pp) e Portimão/ Monchique (0,3pp).

Também a estadia média em agosto deste ano no Algarve registou uma descida face a 2019, neste caso de 1,7%, fixando-se numa média de 5,1 noites. As estadias médias mais prolongadas pertenceram ao mercado dos Países Baixos, que registaram uma média de 6,5 noites,  seguido pelo mercado do Reino Unido, com 6,1 noites.

Em comunicado, a AHETA ressalva que, quanto ao mercado nacional, em agosto, a ocupação quarto esteve ao mesmo nível de 2019 (-0,1%).

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Hotelaria

Vila Foz Hotel & Spa distinguido com o certificado Biosphere

O Vila Foz Hotel & SPA, no Porto, acaba de ser distinguido com o certificado Biosphere, o primeiro que segue os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e que visa promover um turismo sustentável e criar um equilíbrio ambiental, económico e sociocultural nos diferentes destinos.

Susana Tavares, Chief Commercial Officer do Vila Foz Hotel & SPA, lembra que “são várias as ações que temos desenvolvido no âmbito do nosso compromisso com as práticas sustentáveis, desde a utilização de painéis solares para aquecimento da água, sensores de movimento e temporizadores de regulação da iluminação nas áreas públicas e utilização de gás natural, de forma a evitar o recurso a fontes mais poluentes, ao uso de materiais recicláveis, redução do plástico e mobilidade sustentável, com pontos de carregamento para viaturas elétricas e disponibilização de bicicletas”.

Desde a sua abertura, em 2019, que o Vila Foz Hotel & SPA tem na sua estratégia de negócio práticas de sustentabilidade, que além da eficiência energética e hídrica e da mobilidade sustentável, incluem o consumo e produção responsável, tanto no hotel como nos seus dois restaurantes. A unidade desenvolve ainda uma política de compras sustentável, dando primazia a produtores da região e com denominação de origem, contribuindo para a economia local e, consequentemente, para a redução da pegada de carbono associada ao transporte de bens.

Com mais de 25 anos de existência, o sistema Biosphere foi criado pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), com o objetivo de transmitir as diretrizes das Nações Unidas de forma fácil e adaptada para ensinar às sociedades como alcançar estilos de vida e modelos alinhados com os princípios e objetivos globais de sustentabilidade. Além dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a certificação baseia-se nos critérios da UNESCO e da Organização Mundial de Turismo, respeitando o Acordo de Paris, sobre as alterações climáticas.

A metodologia e sistema de gestão Biosphere foi reconhecido em 2021 como a melhor ferramenta de certificação de sustentabilidade no mundo, e representa um caminho de melhoria contínua rumo ao “Horizonte 2030”.

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Grupo Endutex abre as portas do primeiro hotel Moov em Lisboa

O Hotel Moov Lisboa Oriente é a quinta unidade hoteleira do grupo Endutex em Portugal e a maior do portfólio. A inauguração oficial está prevista para 28 de setembro.

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O grupo Endutex prepara-se para inaugurar a 28 de setembro o novo Hotel Moov Lisboa Oriente. Localizado no Parque das Nações, esta é a maior unidade de alojamento do Endutex em Portugal, como o grupo indicou em comunicado, e representou um investimento de 12 milhões de euros, além de ter criado mais de 30 postos de trabalho.

A nova unidade hoteleira conta com 180 quartos de três tipologias, distribuídos por seis pisos, bem como espaços comuns e de lazer “divididos em várias áreas”, que permitem descansar, trabalhar ou até ter reuniões informais, de acordo com o grupo. Já a esplanada exterior com uma área verde é apontada como o melhor local “para relaxar e receber eventos”.

Esta é já a quinta unidade hoteleira do grupo Endutex em Portugal e, além de ser a maior unidade do portfólio, apresenta também o pequeno-almoço buffet mais completo das cinco unidades, com ” diferentes tipos de pão, bolos, compotas e charcutaria”, bem como “panquecas com diferentes toppings, iogurtes com granola, muesli e sementes, águas aromatizadas e opções glúten free e vegan”.

A escolha pelo Parque das Nações para a localização deste hotel, “num dos principais centros de negócios e entretenimento de Lisboa”, é justificado pelo Endutex com a necessidade de preencher a lacuna desta localização com “soluções a preço justo”, oferecendo assim “uma solução de alojamento prática, cómoda e económica para quem viaja em trabalho, mas também em lazer”.

“Estamos junto a uma das entradas principais da cidade, numa zona conhecida pelo grande movimento de passageiros que chegam do aeroporto, mas também da estação ferroviária e rodoviária, onde a procura ainda é maior que a oferta. Por outro lado, sentimos que há poucas soluções a preço justo, pelo que queremos preencher essa lacuna”, afirma André Ferreira, administrador da Endutex.

A proximidade da Feira Internacional de Lisboa, bem como do Altice Arena, é outro dos motivos apontados a atratividade da morada do novo Moov.

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Vila Marim Country Houses apresentam novo restaurante e reforçam vertente wellness

As 13 casas da unidade hoteleira detida pelo grupo Terras & Terroir passa a contar com novos serviços exclusivos para hóspedes.

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As Vila Marim Country Houses, em Mesão Frio, passam a contar com um novo restaurante com vista para as vinhas e serviços vocacionados para o bem-estar.

O espaço de restauração desta unidade detida pelo Terras & Terroir tem vista para as vinhas e aposta nos “sabores durienses reinterpretados pelas tendências modernas de cozinha”, como indicado em comunicado.

Ao jantar é disponibilizado o menu do chef, com “refeições mais sofisticadas e com vários momentos”. Já ao almoço são servidos “vários tipos de snacks e saladas, incluindo algumas opções vegetarianas, que podem ser usufruídas junto à piscina”. Este serviço de restauração está disponível apenas para hóspedes.

Já na vertente de wellness e bem-estar, as Vila Marim Country Houses passam a disponibilizar um serviço de spa ao ar livre e atividades de “vineyard yoga”, com atividades como massagens, meditação e reiki.

As 13 casas de turismo rural que integram as Vila Marim Country Houses ocupam uma área total de dois hectares e contam com piscina exterior, sala de jogos (bilhar, matraquilhos e dardos), Internet, TV Led e ar condicionado em cada casa.

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Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Miguel Andrade, diretor de operações da PHC Hotels

Conheça os destaques da Publituris Hotelaria 208, que este mês dá a conhecer uma nova unidade na Baixa de Lisboa, o Convent Square Hotel Vignette Collection. Um dossier dedicado à tendência de bleisure, bem como um especial de tecnologia, completam esta edição.

Carla Nunes

A Publituris Hotelaria de setembro faz capa com uma das novas unidades hoteleiras da Baixa de Lisboa, o Convent Square Hotel Vignette Collection. Localizado no antigo Convento de São Domingos junto ao Rossio, o hotel resulta de uma parceria entre a PHC Hotels – Portuguese Hospitality Collection e o InterContinental Hotels Group (IHG Hotels & Resorts). Em entrevista à Publituris Hotelaria, Miguel Andrade, diretor de operações da PHC Hotels, dá a conhecer melhor este projeto e a ambição de serem “os líderes da Baixa de Lisboa”.

Nos indicadores de setembro, consulte os mais recentes dados quantitativos do mercado de hotelaria independente em Portugal da GuestCentric. Os valores são referentes a cerca de 300 hotéis, partilhados numa lógica de comparação homóloga de 2019 a 2022.

No capítulo “Fala-se”, o destaque vai para os recém-inaugurados Vila Galé NEP Kids e Valverde Santar Hotel & Spa.

O primeiro consiste num hotel pensado e construído de raiz para o público infantil, onde os adultos só podem entrar se acompanhados por crianças. Ao investimento de 13 milhões, em Beja, somar-se-ão mais projetos Vila Galé a abrir ainda este ano, nomeadamente em Elvas, Ponte de Lima, Miranda do Douro, Espanha e Cuba.

Por outro lado, o Valverde Santar Hotel & Spa constitui-se como um boutique hotel de cinco estrelas e o primeiro Valverde fora da cidade. Localizado na Casa das Fidalgas, uma quinta de Santar do século XVII, a unidade acrescenta 21 quartos à região, um restaurante e um espaço de spa.

Já no dossier deste mês apresentamos algumas das unidades hoteleiras que se dedicam ao segmento bleisure, ou seja, aos clientes que aliam os negócios (business) ao lazer (leisure). A localização dos hotéis em destinos que permitam usufruir de atividades de lazer, e que ao mesmo tempo estejam próximas de equipamentos dedicados à área de negócios, é apontada por especialistas e profissionais hoteleiros como fundamental para servir este segmento. No entanto, é também necessário que os hotéis apresentem comodidades e serviços específicos para servir estes clientes.

No especial desta edição apresentamos ainda um guia-base sobre tecnologia para hotéis. Atualmente, o setor hoteleiro tem à sua disposição uma lista quase infindável de ferramentas tecnológicas. No entanto, com tantas opções disponíveis, saberão os hoteleiros escolher as melhores soluções para potenciar o negócio? E do lado dos mais versados na utilização destas ferramentas, estarão a usá-las da melhor forma para se destacar da concorrência? A resposta a estas questões é dada por quatro especialistas da Guestcentric, HiJiffy, Quasetudo e CLEVER Hospitality Analytics.

Na rubrica “Palavra de Chef” fique a conhecer o profissional cuja “maior motivação é gerir pessoas”. Ricardo Simões assume a chefia do restaurante Federico, no Palácio Ludovice, desde outubro de 2021, onde junta a gastronomia portuguesa à francesa. Atualmente, garante que vê a cozinha como local “não só para criar pratos, mas como uma gestão de equipas, onde se gere o negócio”. O percurso profissional do chef, a importância de manter as equipas coesas e motivadas, bem como o conceito gastronómico criado para o Federico lançaram o mote para esta conversa com a Publituris Hotelaria.

A fechar, brindamos com as sugestões de Pedro Vaz Carvalho, WSET3 e membro do Escanções de Portugal.

As opiniões desta edição pertencem a Duarte Pimentel (Universidade Europeia); José Varela Gomes (ISAG – European Business School); Luís Pedro Carmo (Neoturis); João Santos (Michael Page) e Miguel Paredes Alves (HotelShop).

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

Sobre o autorCarla Nunes

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Vila Galé aposta em Espanha com hotel em Isla Canela

Depois de Portugal, Brasil e Cuba, o grupo Vila Galé vai expandir a sua atividade para um quarto mercado. O grupo português aposta na Isla Canela, em Espanha, com a abertura do novo hotel a estar marcada para abril de 2024.

Victor Jorge

Foi no final do mês de julho – durante a inauguração do NEP Kids em Beja – que os responsáveis do grupo Vila Galé avançaram com a informação da expansão para novos mercados em 2023 e 2024. Se a aposta em Cuba já foi anunciada, com a abertura do Vila Galé Cayo Paredón, um resort all inclusive em Cayo Paredón Grande, a 25 minutos do aeroporto Jardines del Rey, em Cayo Coco, em outubro de 2023, Espanha recebe o grupo na Páscoa de 2024, em abril, com a abertura de um hotel em Isla Canela (Costa de la Luz, Huelva).

Com acesso direto à praia de Isla Canela, o futuro Vila Galé Isla Canela terá 300 quartos com varanda, duas piscinas, dois restaurantes, três bares, incluindo um na piscina, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, ginásio, salas de massagens, banho turco, sauna e piscina de hidromassagem, Clube Nep para as crianças, salas de eventos e lojas. A oferta gastronómica e de animação será muito vocacionada para famílias e casais.

A Saint Croix HI, a SOCIMI (Sociedades Anónimas Cotizadas de Inversión Inmobiliaria, em espanhol) do Grupo Pryconsa, irá realizar a reforma para implementação do novo hotel Vila Galé Isla Canela numa unidade hoteleira existente, que passará por uma renovação completa, realizada em várias fases.

“Estamos muito entusiasmados com este desafio em Espanha”, refere Gonçalo Rebelo de Almeida, CEO da Vila Galé. “Acreditamos que Isla Canela é um destino com muita procura e bastante potencial, e que poderemos vir a desenvolver os mercados espanhol, português e dos restantes países europeus. Esta nova unidade permitirá reforçar a oferta de qualidade e a presença internacional do grupo, sobretudo no que diz respeito ao turismo de praia e para famílias”, destaca o CEO do grupo hoteleiro português.

Já do lado da Saint Croix HI, o CEO da empresa, Marco Colomer, refere que “temos muito orgulho em disponibilizar um imóvel muito especial para permitir à Vila Galé abrir o seu primeiro hotel em Espanha, que será um sucesso garantido tanto pela experiência e bom trabalho da empresa hoteleira, como pela qualidade e localização do imóvel, em frente ao mar, bem como os benefícios do destino Isla Canela”.

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