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Restauração

AHRESP apela por programas de apoio à eficiência energética para o canal HORECA

A associação defende que eventual redução dos horários de funcionamento será “fortemente penalizadora” para o setor.

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AHRESP apela por programas de apoio à eficiência energética para o canal HORECA

A associação defende que eventual redução dos horários de funcionamento será “fortemente penalizadora” para o setor.

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Em comunicado de imprensa, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defende a disponibilização de programas de apoio à eficiência energética “especificamente direcionados para os setores da restauração, similares e do alojamento turístico”, de acesso direto e simplificado. O pedido surge no seguimento “dos compromissos assumidos pelo Estado Português para a redução de 7% nos consumos de energia”.

Por se prever a “eventual redução dos horários de funcionamento” dos estabelecimentos, a AHRESP sugere que sejam disponibilizados os respetivos programas de acordo, uma vez que é da opinião de que “a eventual redução dos horários de funcionamento seria uma medida despropositada e fortemente penalizadora para as atividades da restauração, similares e do alojamento turístico”.

“Os desafios que o Canal HORECA ainda atravessa, como a pressão inflacionista, subida das taxas de juro e escassez de trabalhadores, são fatores críticos que não se coadunam com medidas restritivas ao funcionamento das empresas”, afinca a associação em comunicado.

Defende ainda que as empresas pertencentes à associação “há muito que têm implementado medidas de redução do consumo de energia com o apoio da AHRESP”, enumerando exemplos como “a realização de auditorias energéticas e, mais recentemente, uma campanha de substituição dos motores elétricos convencionais dos sistemas de refrigeração por motores de comutação eletrónica”.

“Após dois anos de pandemia, com impactos acrescidos no Canal HORECA, o momento é de intensa laboração. A época trouxe o tão desejado pico na atividade das nossas empresas, mas que está a revelar-se insuficiente para a recuperação das tesourarias, pois o contexto inflacionista e de aumento galopante dos custos está a esmagar as margens de negócio”, afirma.

Numa nota final, a associação mostra-se “totalmente disponível para trabalhar com o Governo e outros parceiros, no sentido contribuir ativamente para o Plano de Poupança de Energia e Eficiência Hídrica”.

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Hotelaria

Publituris é media partner da 8.ª edição dos Prémios AHRESP

O jornal Publituris e a revista Publituris Hotelaria juntam-se à AHRESP na divulgação da 8.ª edição dos prémios da associação.

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O jornal Publituris e a revista Publituris Hotelaria são os novos media partners da 8.ª edição dos Prémios AHRESP.

As publicações dedicadas ao Turismo juntam-se este ano à promoção e divulgação do evento que está em fase de candidaturas até ao dia 1 de abril.

As inscrições às 10 categorias a concurso são gratuitas e podem ser feitas no site oficial dos Prémios AHRESP.

As candidaturas às 10 categorias dos Prémios AHRESP estão a decorrer até 1 de abril.

EMBAIXADOR GASTRONÓMICO – Distingue o estabelecimento ou chef que promove a adoção do receituário tradicional português e a utilização preferencial de produtos regionais e sazonais, diretamente ou por incorporação nas suas confeções.
MELHOR RESTAURANTE – Distingue o estabelecimento de restauração com conceito único e decoração original que se diferencie pela inovação, não só no serviço como também na gastronomia.
MELHOR ALOJAMENTO TURÍSTICO – Distingue o alojamento turístico que se destaca pela excelência do seu serviço (receção, housekeeping, conforto, facilities, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental).
ESTABELECIMENTO SOLIDÁRIO – Distingue o estabelecimento que tem implementadas iniciativas de solidariedade, com impacto junto da comunidade, nomeadamente iniciativas que privilegiem a inclusão social, doação de alimentos, entre outras.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – Distingue o estabelecimento que se evidencia pela implementação organizacional de políticas de eficiência energética, poupança de água e eficiente gestão de resíduos.
TURISMO NOS MEDIA – Distingue o órgão de comunicação social ou programa que mais contributo teve para a divulgação e promoção das empresas turísticas em Portugal.
JOVEM EMPREENDEDOR – Distingue um jovem, até aos 35 anos, que tenha criado um negócio de sucesso com base num conceito inovador ou diferenciador.
DESTINO REVELAÇÃO – Distingue o destino que mais contribuiu para alavancar o crescimento e o desenvolvimento da sua região.
MARCAS À MESA E MARCAS NA CAMA – Distingue produtos e serviços inovadores e diferenciadores nos segmentos restauração e alojamento.
PROFISSIONAL DO ANO – Distingue um profissional do canal HORECA, podendo abranger qualquer categoria profissional, como chefe de sala, bartender, diretor de Food & Beverage, entre outros. Nesta categoria o Comité de Seleção realizará uma entrevista, em formato shark tank a cada um dos candidatos para escolher os finalistas. Esta candidatura deve ser proposta pela entidade empregadora, que pode sugerir mais do que um colaborador da sua organização, de diferentes categorias profissionais, como forma de valorizar as suas pessoas.

Todas as candidaturas, através de inscrição ou referenciação, serão analisadas por um Comité de Seleção constituído por representantes da AHRESP e outras personalidades de destaque e com reconhecida experiência e conhecimento nos setores da Restauração, do Alojamento e da Promoção Turística. Serão escolhidos cinco finalistas dos quais sairá o grande vencedor a premiar na gala final.

Além destas 10 categorias a concurso, este ano também serão atribuídos mais 3 prémios a vencedores nomeados diretamente pela Comissão de Honra e pela Direção da AHRESP:

PORTUGUESES LÁ FORA – Distingue o português que se destaca no estrangeiro através de uma marca ou estabelecimento HORECA.
PERSONALIDADE DO ANO – Personalidade que firmou um percurso de destaque no Turismo e contribuiu para o desenvolvimento do mesmo.
PRÉMIO MÁRIO PEREIRA GONÇALVES – Personalidade que mais se destacou no Turismo ao longo da carreira profissional. Este prémio foi instituído em homenagem ao Comendador Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP durante quatro décadas e destacado empresário pelo seu contributo no turismo nacional. Em 2000 recebeu o grau de Comendador pelas mãos do então Presidente da República, Jorge Sampaio. Em dezembro de 2022, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu ao Comendador a Ordem Infante D. Henrique, que reconhece a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos seus valores.

As inscrições gratuitas no site www.premiosahresp.com.pt

A gala final está agendada para 21 de junho e terá lugar no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

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Delegação da AHRESP em Coimbra muda de instalações

A delegação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) de Coimbra vai mudar de instalações em setembro, passando a funcionar no Mercado Municipal D. Pedro V.

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A delegação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) de Coimbra vai mudar de instalações em setembro, passando a funcionar no Mercado Municipal D. Pedro V, informou a associação através da sua Magazine de Negócios.

Na informação divulgada, a AHRESP indica que a data da mudança será revelava “oportunamente” e explica que a mesma se deve a um proposta da Câmara Municipal de Coimbra, que a associação aceitou, uma vez que “assim se mantém próxima dos empresários da região”.

“A proposta da Câmara Municipal de Coimbra para a troca de instalações dos serviços da AHRESP foi aprovada por unanimidade dos vereadores em reunião da autarquia realizada esta segunda-feira, 21 de agosto”, lê-se na informação publicada pela associação.

A AHRESP revela que a intenção da autarquia já tinha sido comunicada em maio, quando a Câmara Municipal de Coimbra indicou não pretender renovar o contrato da Rua da Couraça da Estrela, onde ainda se encontra a delegação da AHRESP em Coimbra e que vigorava desde 2013.

No entanto, a autarquia disponibilizou-se de imediato para “ceder um espaço alternativo noutro edifício municipal”, o que vai acontecer em setembro, quando a associação se mudar para a Loja P4 do Mercado Municipal D. Pedro V.

A AHRESP diz ainda que a cedência da Loja P4 do Mercado Municipal D. Pedro, cuja entrada principal se situa na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, insere-se nos objetivos de promoção e desenvolvimento do turismo definidos pela autarquia e mostra-se confiante de que a nova localização vá ao encontro das “necessidades e expetativas dos empresários da região”.

 

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Algarve vai acolher em fevereiro de 2024 primeira gala Guia Michelin só portuguesa

A cerimónia terá lugar a 27 de fevereiro, no NAU Salgados Palace & Congress Center, em Albufeira (Algarve). Neste evento, anunciado sexta-feira, será apresentada, pela primeira vez, a seleção de restaurantes do guia exclusivo de Portugal.

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O Algarve é a região portuguesa escolhida para celebrar a Michelin Guide Ceremony, em que será apresentada a seleção do Guia Michelin Portugal 2024. Esta será a primeira vez que o nosso país apresenta a sua própria seleção, separada de Espanha, e com um evento próprio. A gala terá lugar a 27 de fevereiro de 2024, no NAU Salgados Palace & Congress Center.

Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Mi chelin, destaca a importância de Portugal enquanto destino de referência na Europa, e aplaude a chegada de um evento dedicado, em exclusivo, à gastronomia portuguesa.

O Guia Michelin Portugal 2024 evidencia a evolução gastronómica e a crescente excelência e consistência encontrada em Portugal pelos inspetores do Guia, como ilustra a edição de 2023, onde foram incorporados cinco novos restaurantes portugueses com uma Estrela. Com a organização de um evento próprio, a revelação da seleção de restaurantes e a consequente criação e publicação de conteúdos editoriais e de comunicação, o Guia dá o seu contributo para a promoção de Portugal enquanto destino gastronómico europeu, um país que, atualmente, conta com sete restaurantes com duas Estrelas, 30 com uma Estrela 38 Bib Gourmand e três projetos reconhecidos com a Estrela Verde Michelin.

A seleção de restaurantes do Guia Michelin Portugal 2024, além de recomendar as melhores mesas do país, reconhecidas com as diferentes categorias do Guia, dará especial ênfase à sustentabilidade através da Estrela Verde Michelin, uma distinção de criação recente que reconhece os restaurantes e chefs particularmente dedicados e comprometidos com uma gastronomia sustentável e com o futuro do planeta.

 

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Global Gastro Guide lança-se com ofertas gastronómicas em Portugal

O guia internacional Global Gastro Guide acaba de ser lançado com uma seleção de restaurantes em Portugal, o primeiro país protagonista da plataforma.

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O Global Gastro Guide, um novo guia gastronómico que acaba de ser lançado, convida os fãs de gastronomia a descobrir novos lugares. A plataforma foi criada com o intuito de explorar lugares por todo o mundo que juntam cozinha de excelência com uma experiência social garantida.

Diferentes anfitriões locais irão visitar espaços emblemáticos em várias partes do mundo e relatarão as suas experiências e sensações no Global Gastro Guide. Para isso, os autores foram cuidadosamente escolhidos pelos seus conhecimentos gastronómicos, pela sua capacidade de detetar ícones e tendências e pelo seu estilo minucioso. Através das suas viagens pelo país irão mostrar no guia uma variedade de bares e restaurantes que pode conhecer e sugestões para todos os gostos e preferências.

Portugal é o primeiro país presente no Global Gastro Guide. As diferentes influências da cozinha portuguesa, maioritariamente mediterrânea, a variedade de conceitos culinários usados na hotelaria, a ligação ao turismo e a um público que vive intensamente o lazer gastronómico fizeram com que fosse o escolhido para ser o primeiro país protagonista deste guia.

Com o objetivo de melhorar a experiência de pesquisa no guia, a plataforma tem uma ferramenta de geolocalização que permite aos visitantes explorar as diferentes áreas onde se destacam os bares e restaurantes selecionados. Adicionalmente, pode ainda, encontrar conteúdos editoriais escritos por especialistas para cada um dos restaurantes, artigos temáticos e publicações sobre pratos excecionais.

A plataforma terá disponível uma conta Instagram onde serão partilhados diariamente conteúdos audiovisuais educativos e informativos sobre receitas, restaurantes parceiros e criações dos autores. Através deste canal, os clientes poderão interagir de forma mais direta e próxima com o guia.

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Coldplay e Queima das Fitas trazem aumento de 63% para a faturação da restauração e hotelaria de Coimbra

A faturação da restauração e hotelaria no concelho de Coimbra verificou um crescimento de 63% entre 17 e 21 de maio, quando comparada com a média deste período semanal registada desde o início do ano.

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A conclusão é do REDUNIQ Insights, relatório da rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros REDUNIQ e marca da UNICRE, que verificou que aquando da realização de dois grandes eventos na cidade neste período – nomeadamente os concertos da banda Coldplay e a Queima das Fitas – a faturação destes setores registou um crescimento “bastante expressivo”, como a rede refere em comunicado.

Analisando a performance homóloga da faturação destes dois setores, a restauração registou uma variação positiva de 55%, com um aumento do consumo estrangeiro (113%) e nacional (45%).

Por sua vez, a hotelaria registou um crescimento de 48%, marcado pelo aumento de 84% do consumo estrangeiro e 22% do consumo nacional. No setor da hotelaria, em particular, a transação média registada entre 17 e 21 de maio foi de 112,90 euros – um valor mais elevado do que o registado na mesma semana de 2022 (87,90 euros) e da média desde o início do ano (95,80 euros).

A procura por este e outros setores de atividade resultou num aumento de 15% do número de transações e de 8,4% da faturação dos negócios no concelho de Coimbra, entre 17 e 21 de maio e face à mesma semana do ano anterior – com o distrito a registar um crescimento de 12% no mesmo período.

A REDUNIQ explica que este crescimento pode ser justificado pelo aumento da faturação estrangeira no concelho, que representou 10,2% do total da faturação, cerca de 63% acima do registado no ano passado.

Para Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, estes dados “comprovam que a organização de grandes eventos, como os concertos dos Coldplay e a Queima das Fitas, permitem atrair os clientes nacionais e estrangeiros para estas regiões do país. Este género de atividades, que têm uma duração superior a um dia, acabam por obrigar a permanecer na localidade, impulsionado, assim, uma maior procura por hotéis e restaurantes”.

Numa análise mais aprofundada, comparando com a média desde o início do ano, a quarta-feira de 17 de maio, dia do primeiro concerto dos Coldplay, registou um crescimento de 14% na faturação total, face às restantes quartas-feiras do ano.

O relatório destaca ainda o domingo de 21 de maio, dia do último concerto dos Coldplay e terceiro dia de Queima das Fitas, que registou uma variação positiva de 11% face à média dos restantes domingos do ano.

Já quando analisado o consumo estrangeiro no concelho entre 17 e 21 de maio, o REDUNIQ Insights demonstra que este foi composto, essencialmente, por Espanha (22%), França (14%), Brasil (10%), Estados Unidos (8%) e Irlanda (8%). Comparativamente com o período homólogo, a faturação espanhola registou um crescimento de 258%.

Os dados recolhidos têm como base o REDUNIQ Insights, a solução de conhecimento que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ.

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Representantes da APHORT (da esquerda para a direita): António Condé Pinto, presidente executivo da APHORT; Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT; Inês Sá Ribeiro, vice-presidente da APHORT.

Atualidade

APHORT regressa à HOTREC para representar hotelaria e restauração portuguesas

O regresso da representação portuguesa do setor a esta organização europeia acontece passados dez anos. Nesse sentido, a APHORT já lançou o desafio aos empresários portugueses para se “questionarem sobre o papel que querem ter neste espaço europeu”, além de terem mostrado a sua “disponibilidade junto do Turismo de Portugal para a criação de novas áreas de cooperação a nível europeu”, como indicam em nota de imprensa.

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APHORT regressa à HOTREC para representar hotelaria e restauração portuguesas
A APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo volta a representar a hotelaria e restauração portuguesas através do seu regresso à HOTREC, a organização europeia do setor sediada em Bruxelas que, de momento, “reúne 47 associações nacionais de 36 países”, como indicado em comunicado.

Em nota de imprensa, a APHORT explica que a adesão à HOTREC foi formalizada na última assembleia geral deste organismo, que teve lugar no final do mês de abril. Desta forma, a APOHORT passou a ser “a única associação portuguesa a representar os interesses dos empresários nacionais no palco europeu”.

O regresso da representação portuguesa do setor à HOTREC acontece passados dez anos, pelo que este foi considerado como “uma necessidade urgente” por parte da APHORT, com esta a vincar que “hoje em dia a maior parte da legislação que rege a atividade dos hotéis e restaurantes é debatida e decidida nas instituições europeias”.

“É inconcebível para nós ver atribuído aos empresários portugueses um papel de meros espectadores, que se limitam a receber instruções vindas de Bruxelas e a acatar, de forma passiva e sem alternativa, uma série de diretivas que vão impactar o seu negócio e o seu dia-a-dia”, afirma Rodrigo Pinto de Barros, presidente da APHORT.

Como a associação portuguesa refere em comunicado, “no puzzle que representa a União Europeia na HOTREC, Portugal era, até agora, a única peça em falta”. Dado o “momento fulcral em que o turismo enfrenta importantes desafios pós-pandemia”, a APHORT refere que “as associações europeias do setor estão concentradas em debater, em conjunto, alternativas e formas dos empresários encontrarem soluções”.

“Não podemos ficar de fora deste processo, sob pena de nos mantermos alheados da realidade. É imperativo acompanharmos de perto e voltarmos a ter uma palavra a dizer na construção do futuro do nosso setor”, defende o líder da APHORT.

Numa nota final, a APHORT afirma estar comprometida em “deixar o seu contributo na Europa”, pelo que lança o desafio “aos empresários de todo o país a questionarem-se sobre o papel que querem ter neste espaço europeu, deixando-lhes o repto para fazerem parte desta missão”. A associação garante ainda já ter mostrado “a sua disponibilidade junto do Turismo de Portugal para a criação de novas áreas de cooperação a nível europeu”.

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Jornada Regional do Norte AHRESP dia 18 no Porto

“Desafios e soluções para o seu negócio”, é a temática da Jornada Regional do Norte promovida pela AHRESP, que se realiza no dia 18 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

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Entidades oficiais, especialistas, empresários e profissionais das áreas do Alojamento e da Restauração e Bebidas reúnem-se, no próximo dia 18 de maio no Porto, para uma reflexão sobre os desafios que os empresários enfrentam e as melhores soluções para fazer crescer os seus negócios. O evento vai ter lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e inclui almoço confecionado pelo chef Rui Paula.

A Jornada Regional de Norte também dará espaço à partilha de experiências e das melhores soluções para desenvolver e fazer crescer as empresas.

A abertura da Jornada Regional do Norte vai contar com as intervenções do presidente da AHRESP, Carlos Moura, do presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, e da vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto, Catarina Santos Cunha.

Ao longo do dia, oradores das mais diversas áreas vão integrar três painéis focados em diversas temáticas, nomeadamente “O licenciamento da atividade” – entraves e desafios à abertura e arranque das empresas, tais como os licenciamentos e outros requisitos burocráticos a cumprir; “investimento e financiamento do negócio” – investimentos necessários à requalificação e ao cumprimento da estratégia traçada no plano de negócios; e “A experiência do empresário” – partilha de experiências e debate sobre soluções que, na ótica do empresário empreendedor, podem ajudar ao desenvolvimento, crescimento e consolidação da atividade das empresas.

A Associação, segundo nota de imprensa, está convicta de que “a transmissão de informação e a capacitação dos empresários sobre estas matérias é de extrema importância para facilitar e agilizar a gestão das empresas”.

 

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Alta cozinha encontra-se no Valência Culinary Festival

A sexta edição do Festival de Culinária de Valência, evento que celebra a gastronomia naquela cidade espanhola e que se tornou um acontecimento imperdível para os amantes da boa comida, acaba de ser apresentada, e vai decorrer de 11 a 21 de maio.

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A iniciativa, organizada por Valencia Premium, uma associação de empresas que reúne a oferta turística mais exclusiva e única do destino, com a colaboração de Turisme Comunitat Valenciana, Visit València e Diputación de Valencia, será o ponto de encontro dos sabores do Mediterrâneo, de chef’s, dos produtores e dos que trabalham neste setor que combina as propostas gastronómicas mais hedonistas.

No total, serão 10 dias em que os amantes da gastronomia, os especialistas do setor e todos os que queiram desfrutar do melhor da gastronomia valenciana poderão experienciar menus a quatro mãos, palestras e múltiplas atividades. Tendo a gastronomia como protagonista, conseguem sinergias que vão para além do prato, com referências à cultura e ao Mediterrâneo.

O Festival de Culinária de Valência continua o seu carácter internacional com o convite a chef’s de diferentes partes do mundo para cozinharem, a quatro mãos, com chef’s valencianos como anfitriões.

Este ano, Valência está imersa na comemoração do centenário da morte de Sorolla, e o chef Jorge de Andrés prestar-lhe-á homenagem em Veles i Vents, a 11 de maio, com um showcooking de quatro pratos criados a partir dos painéis da “Visão de Espanha” do pintor valenciano que estão expostos na Hispanic Society de Nova Iorque.

O Festival de Culinária de Valência apresenta um programa poderoso que destacará a riqueza e a diversidade dos produtos locais e a excelência dos profissionais da restauração, juntamente com os enclaves naturais que constituem a cultura gastronómica valenciana.

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Efeito fiscal da taxa de “IVA zero” nas empresas de restauração e similares é nulo, lembra a AHRESP

Na atividade normal da restauração e similares, como fornecimento de refeições prontas a comer e prestação de serviços de alimentação e bebidas, o efeito da taxa de “IVA zero” é nulo, destaca a AHRESP.

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Em comunicado, a AHRESP indica que, uma vez que a taxa de “IVA zero”, que entrou em vigor no passado dia 18 de abril, só se aplica na transmissão de bens não transformados, o seu impacto nas empresas de prestação, de serviços de alimentação e bebidas é nula.

A Associação lembra que conforme é referido no diploma legal, a taxa de “IVA zero” que, vai permanecer em vigor até 31 de outubro de 2023, só se aplica aos produtos alimentares que nela constam, e exclusivamente para operações de importação ou transmissão dos respetivos bens. Ou seja, na atividade normal da restauração e similares, como fornecimento de refeições prontas a comer e prestação de serviços de alimentação e bebidas, o diploma não se aplica.

No entanto, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) alertam que, no caso específico da venda de bens alimentares não transformados para consumo fora do estabelecimento (take-away, entrega ao domicílio ou drive thru), que não sejam refeições prontas a comer, os restaurantes e similares têm de aplicar a taxa de IVA de 0% aos mesmos.

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Crédito: Nuno Martinho / AHRESP

Atualidade

Já são conhecidos os finalistas da 7ª edição dos Prémios AHRESP 2023

O público pode votar nos finalistas até 7 de maio no website oficial do concurso, sendo que os vencedores serão anunciados e distinguidos na gala final a 2 de junho, no Pátio da Galé, em Lisboa.

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Após votação do Comité de Seleção, já é possível consultar a lista de finalistas dos  Prémios AHRESP 2023. O público pode votar até 7 de maio no website oficial do concurso, sendo que o registo de voto só pode ser feito uma vez, através de e-mail, e apenas com a possibilidade de votar uma única vez em cada finalista.

Em comunicado, a organização aponta que a 7.ª edição dos Prémios AHRESP recebeu mais de 300 candidaturas. Em cada uma das 13 categorias a concurso foram selecionados cinco finalistas pelo Comité de Seleção, composto este ano por 43 membros especialistas e profissionais das áreas da restauração, hotelaria e gastronomia, bem como jornalistas, críticos e gastrónomos reconhecidos.

Conheça a lista abaixo:

Conceito Inovador

  • Restaurante Ocean, inserido no Hotel Vila Vita Parc, no Algarve;
  • Tróia Eco-Resort & Residence, uma das unidades do Grupo Pestana que surgiu em 2022;
  • Viseu Ryokan – Hospedaria Japonesa & SPA, alojamento fiel aos ryokan japoneses tradicionais;
  • Restaurante Real by Casa da Calçada, situado no Porto, destaca-se pela fusão da zona de cafetaria no restaurante;
  • Companhia das Conservas – Bistro & Store, situado em Matosinhos, comercializa conservas de pescado, apresentando-as também como protagonistas dos seus pratos.

Revelação Gastronómica

  • Restaurante Taberna Ó Balcão, do chef Rodrigo Castelo, situado em Santarém;
  • Restaurante Páteo Real, do chef Filipe Ramalho, em Portalegre;
  • Restaurante Seiva, do chef David Jesus, situado em Leça da Palmeira;
  • Restaurante Ilícito, do chef André Silva, inserido no hotel Editory Boulevard Aliados;
  • Wellington Restaurant, situado na Guarda.

Produto do Ano

  • Conservas de Portugal Norte – Porthos Smoked, de Matosinhos;
  • Queijo Vegan Artesanal e Biológico – MUKA, de Santarém;
  • Azeite Virgem Extra e Tangerina Fresca – Tastin, de Lisboa;
  • Enfrascados – Tombalobos, de Portalegre;
  • Flor de Sal – Salmarim, de Faro.

Serviço do Ano

  • New Hotel Software;
  • Com Alma – Creative Studio;
  • Look-Al Cultural Experiences;
  • Climber RMS;
  • Verifone Portugal.

Projeto de Solidariedade (restauração aliada à responsabilidade social)

  • Café Joyeux;
  • É Um Restaurante;
  • Projeto Refood;
  • Quarto Solidário;
  • SOS Ucrânia.

Profissional do Ano (candidaturas realizadas pelas empresas empregadoras)

  • André Franco, sediado no Porto, dedica-se há dez anos à formação das equipas e ao crescimento da oferta vínica no The Fladgate Partnership;
  • André Gerardo, chef-executivo ao serviço da Imppacto, Catering & Eventos;
  • Daniel Gomes, criador do bombom mais caro do mundo, em 2015;
  • Joana Maçanita, enóloga, produtora de vinhos, consultora e formadora;
  • João Moita da Silva, diretor de operações do MS Collection.

Sustentabilidade Ambiental

  • NEYA Porto Hotel;
  • Inspira Liberdade Boutique Hotel;
  • Nômade – Melides Eco Lodge;
  • Dark Sky Alqueva;
  • Hotel Sentido Galomar Santa Cruz.

Novo Talento

  • José Miguel Ramos Ferreira, diretor do Conimbriga Hotel do Paço e do Hotel Parque Serra da Lousã, é gestor de um projeto que coloca o turismo a gerar receitas para financiar a ação social da ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional;
  • Luís Paulo Mendes de Jesus, fundador do restaurante 1143 em Santarém;
  • Marta Nunes, sub-chefe júnior do restaurante BouBou’s e rosto do programa gastronómico regional “Palmela Experiências com Sabor”;
  • Sara Garrido e Tiago Rodrigues, dois jovens empreendedores com 28 anos que começaram do zero um negócio de alojamento local, as “Casas do Côa”, em Vila Nova de Foz Côa;
  • Priscila Haddad, sommelière e líder da sua equipa de vinhos do World of Wine – WOW.

Destino Revelação do Ano
(zonas que contribuem para alavancar o crescimento e o desenvolvimento da sua região)

  • Arouca;
  • Douro;
  • Faro;
  • Matosinhos;
  • Piódão.

Entidade Formadora

  • Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril;
  • Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Politécnico de Leiria);
  • Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality;
  • Rede de Escolas do Turismo de Portugal;
  • Rota Vicentina – Curso para Guias Locais.

Estabelecimentos com História

  • Restaurante Gambrinus (Lisboa);
  • Pastelaria Versailles (Lisboa);
  • A Brasileira (Lisboa);
  • Café Santa Cruz (Coimbra);
  • Restaurante Barão Fladgate (Porto).

Evento do Ano

  • Festival Internacional de Chocolate de Óbidos;
  • Festival da Sardinha de Portimão;
  • Festival do Marisco de Olhão;
  • Festival do Polvo Ericeira;
  • The Fork Fest.

Projeto Media

  • Revista “InterMagazine”;
  • Revista “Volta ao Mundo”;
  • Projeto editorial EGGAS;
  • Mesa Nacional;
  • Podcast “O Vinho não Cai do Céu”.

Os vencedores das categorias como País Lá Fora, Prémio Carreira e Prémio Excelência serão nomeados diretamente pela direção da AHRESP e pela respetiva Comissão de Honra dos Prémios AHRESP, na terceira e última fase da edição do evento, na qual também serão validados os resultados da votação online e atribuídas as categorias de honra.

Os vencedores dos Prémios AHRESP serão anunciados e distinguidos na gala final a 2 de junho, no Pátio da Galé, em Lisboa.

A 7.ª edição tem como patrocinadores oficiais a Makro, a Nestlé Professional e a Sumol+Compal. O evento conta ainda com os patrocínios da GALP e da SAGRES e com o apoio da RTP, da Publituris, da TNews e da agência de comunicação Green Media.

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