Viagens ‘outbound’ dos britânicos ultrapassam níveis pré-pandémicos em 2024, prevê GlobalData
Depois de ter caído para pouco mais de 16 milhões de turistas ‘outbound’, em 2021, as previsões da GlobalData indicam que os britânicos ultrapassarão os números pré-pandemia em 2024, podendo chegar aos 87 milhões a viajar para fora do país.

Victor Jorge
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Os turistas britânicos devem voltar a todo vapor às viagens internacionais em 2024. Pelo menos são essas as previsões da GlobaData que antecipa que os números de viagens outbound do país atingirão 86,9 milhões, em 2024, superando os 84,7 milhões registadas em 2019, apesar do declínio económico esperado para a Europa nos próximos tempos, indicam os dados da empresa de dados e análises.
O mais recente relatório da GlobalData, “United Kingdom (UK) Source Tourism Insight, 2022 Update”, diz que a recuperação no turismo outbound segue um fraco 2020 e 2021, anos em que a menor confiança dos viajantes e as medidas rigorosas de COVID-19 viram os números do turismo outbound do Reino Unido diminuir para uma fração do que eram em 2019.
Para Megan Cross, analista de viagens e turismo da GlobalData, ”a pandemia da COVID-19 teve um enorme impacto nas viagens internacionais do Reino Unido, com os números do turismo outbound a registarem uma quebra de 78,2% , passando de 84,7 milhões em 2019 para 18,5 milhões em 2020, antes de uma nova queda em 2021 (-11,7%) para meros 16,3 milhões. Com as restrições agora amenizadas e a confiança de regresso, as projeções para 2022 e além são muito melhores”, frisa Cross, salientando que essa recuperação dará “um grande impulso”, pois o Reino Unido é um “importante mercado de origem no cenário global”.
Com o aumento dos preços a fazerem com que os orçamentos sejam reavaliados, os viajantes britânicos estão a procurar cada vez mais opções económicas, com a pesquisa da GlobalData a indicar que 48% dos inquiridos identificaram a “acessibilidade” como o principal fator para decidir onde ir nas férias.
Por isso, Cross antecipa que “os períodos de alta inflação normalmente verão a procura severamente diminuída por viagens internacionais”. No entanto, diz a analista, “como visto em várias histórias sobre filas em aeroportos europeus, a procura ainda está intacta”, já que muitos viajantes europeus interessados em manter os seus planos de férias podem simplesmente “reduzir o valor que gastam em produtos e serviços antes e durante suas viagens”.
Assim, dá como exemplo, a possibilidade de os viajantes, que costumam ficar em hotéis de preço médio, optarem por “formas económicas de alojamento para manter os custos baixos”, podendo ajudar as empresas que já têm como alvo “viajantes com orçamento limitado”.
Espanha continua a ser o destino número um para os turistas britânicos devido às rotas fáceis e diretas entre os dois países, além de “oferecer aos viajantes britânicos um destino de sol e praia com experiências seguras relativamente à COVID-19”.
De referir que o Reino Unido era, consistentemente, o maior mercado turístico para Espanha antes da pandemia, mas a chegada de turista britânicos caiu drasticamente, de 18 milhões de turistas britânicos, em 2019, para o segundo maior (3,2 milhões), em 2020, e para terceiro maior (3,5 milhões), em 2021, à medida que se verificava uma recuperação das viagens internacionais.
Com a diminuição das preocupações e das restrições, o fluxo de turistas britânicos previsto para Espanha registará um novo impulso, estimando a GlobalData em 18,7 milhões os turistas britânicos esperados em 2024 em terras espanholas.