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Fishing boats rest in Mindelo beach.

NORTRAVEL – “CABO VERDE”

Com Voos especiais TAP Air Portugal todo o ano de Lisboa e Porto aproveite para visitar as praias da ilha do Sal e da Boa Vista, dois ex-líbris das férias de praia.

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Com Voos especiais TAP Air Portugal todo o ano de Lisboa e Porto aproveite para visitar as praias da ilha do Sal e da Boa Vista, dois ex-líbris das férias de praia.

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Cabo Verde é um destino de excelência. As suas ilhas fazem as delícias aqueles que visitam as maravilhas cabo-verdianas.

Com Voos especiais TAP Air Portugal todo o ano de Lisboa e Porto aproveite para visitar as praias da ilha do Sal e da Boa Vista, dois ex-líbris das férias de praia. Sal tem uma beleza singular, com as suas praias de areia dourada, águas límpidas e cristalinas, e recifes de coral multicoloridos e Boa Vista é – considerada a ilha da tranquilidade – é um paraíso tropical de rara beleza natural, onde os extensos areais de areia branca e fina contrastam com o mar azul-turquesa, de águas tépidas durante todo o ano.

A Nortravel tem também disponível o circuito “À Descoberta de Cabo Verde” com partidas TAP Air Portugal semanais, até abril de 2023 de Lisboa e Porto. Trata-se de um programa de 8 dias, visitando as ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão, incluindo 7 visitas, 13 refeições (bebidas não incluídas), alojamento em hotéis de 4 estrelas, ou similares, e 7 pequenos-almoços buffet.

O operador informa ainda que a oferta está disponível em www.nortravel.pt para reservar online com confirmação imediata.

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Pela primeira vez, a Parques de Sintra está nomeada para os World Luxury Travel Awards na categoria “Melhor Destino Cultural” do mundo. Contando com um total de 133 categorias, divididas por “Air”, “Water”, “Land”, “Destination” e “Lifestyle”, a competição pelos World Luxury Travel Awards envolve mais de 200 participantes de todo o globo. Os prémios são atribuídos em diferentes níveis: nacional, regional, continental e global.

Os nomeados para estes galardões são selecionados por um júri independente, que recorre ao feedback dos visitantes quanto à sua experiência para fundamentar as suas escolhas. São avaliados fatores como a excelência do serviço, a atenção ao detalhe, a eficiência, entre muitos outros. Assim, a nomeação em si é já um importante reconhecimento do trabalho que a empresa desenvolve em prol da salvaguarda e da valorização da Paisagem Cultural de Sintra e do seu contributo para a afirmação de Sintra enquanto destino cultural de referência a nível internacional.

Nos últimos dez anos, os parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra − Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Parque e Palácio de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre − receberam cerca de 25 milhões de visitas e registaram um crescimento constante da procura, apenas interrompido pela pandemia de Covid-19.

A votação decorre online, entre os dias 11 de agosto e 1 de setembro, e é aberta ao público em geral e aos profissionais de turismo.

Os laureados da edição de 2023 serão anunciados a 28 de outubro, durante a cerimónia oficial de entrega de prémios que decorre em Atenas, capital da Grécia.

As votações decorrem em https://www.theworldluxurytravelawards.com

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Mercado das Descobertas certificada pela Travelife

Depois de cumprir mais de 200 rigorosos critérios que abrangeram a implementação de medidas sustentáveis na gestão e operação das suas agências, a Mercado das Descobertas passa a ser “Travelife Certified”.

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A rede de agências de viagens Mercado das Descobertas recebeu recentemente a distinção de “Travelife Certified”, pela implementação de um processo de gestão de práticas sustentáveis e de responsabilidade social nas suas agências.

A Travelife, é a principal certificação internacional de sustentabilidade para o setor do Turismo e abrange temas de Responsabilidade Social Corporativa ISO26000, incluindo meio ambiente, biodiversidade, direitos humanos e relação de trabalho. É inclusivamente reconhecida em conformidade com os critérios do Conselho Global do Turismo Sustentável (GSTC) aprovados pela ONU.

No âmbito desta certificação, a marca teve que cumprir mais de 200 rigorosos critérios que abrangeram a implementação de medidas sustentáveis na gestão e operação das suas agências, na formação e satisfação dos seus colaboradores e ainda, implementação de estratégias na operação, nomeadamente na realização de parcerias e escolha de fornecedores com práticas sustentáveis.

A sustentabilidade foi sempre uma prioridade para a marca, que atualmente conta já com 7 agências de Norte a Sul do país e que tem como objetivo proporcionar experiências únicas aos seus clientes. Com um conceito empreendedor, de rigor, excelência e elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, o Mercado das Descobertas aposta na criação de experiências únicas e sustentáveis aos seus clientes, oferecendo um serviço personalizado e diferenciado a todos que com ele partem à descoberta.

Numa rede onde o lema é “viajar é descobrir”, a marca refere, em comunicado, que “irá continuar a apostar na oferta de destinos sustentáveis e inspirar os seus viajantes a assumirem práticas responsáveis quando viajam”.

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Setor do turismo deve promover participação dos jovens para impulsionar crescimento, diz WTTC

O World Travel & Tourism Council (WTTC) apontou que é fundamental criar oportunidades e espaços para os jovens no setor do turismo, de forma a agregar talento e inovação.

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O World Travel & Tourism Council (WTTC) destacou a importância de os representantes da indústria promoverem fortemente o envolvimento dos jovens, a fim de alimentar o crescimento do setor das viagens e turismo globalmente, por meio de talento e inovação.

“O setor das viagens e turismo é um dos maiores do mundo, no qual cerca de 80% de todas as empresas são Pequenas e Médias Empresas (PME). É também um dos setores mais diversificados, empregando pessoas de todas as origens socioeconómicas, independentemente de idade, sexo ou etnia. Mais de 50% dos seus empregos são ocupados por mulheres e 30% por jovens”, refere o WTTC.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, assegurou, no âmbito do Dia Internacional da Juventude (comemorado a 12 de agosto), que “o setor das viagens e turismo é um motor fundamental para o desenvolvimento socioeconómico e a criação de empregos à escala global. Porém, devem ser fortalecidas ações que estimulem uma maior participação dos jovens que, com o seu talento e conhecimento do mundo cada vez mais dinâmico e moderno, agregam ao setor o seu potencial de desenvolvimento.”

O setor, que atualmente representa 9,2% do PIB global e sustenta um em cada 11 empregos em todo o mundo, está a registar um crescimento notável, superando a economia global.

Assim, Julia Simpson destaca que os jovens são um grupo social em crescimento e que, sem dúvida, representam uma “peça fundamental” no caminho para um setor mais conectado, diverso e sustentável.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Malta prepara-se para o Europride em setembro

O Europride é a celebração mais esperada e emblemática da comunidade LGBTQ+ na Europa e realiza-se de 7 a 17 de setembro em Malta. Em 2025, cabe a Lisboa receber este evento.

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Este ano, de 7 a 17 de setembro e sob o lema “Equality from the Heart”, a ilha de Malta será o destino anfitrião deste festival cheio de cor, alegria e reivindicação, acolhendo milhares de visitantes que lutam pelos direitos LGBTQ+ e reforçam os laços de solidariedade em toda a Europa. Isto será possível graças ao apoio do Governo de Malta e do Secretariado Parlamentar para as Reformas e a Igualdade, que apoiam e promovem a igualdade LGBTIQ+.

De acordo com o Gabinete de Direitos Humanos das Nações Unidas, Malta é considerada referência em termos de direitos LGBT, o que a torna pioneira na implementação de políticas inclusivas. Por isso, esta nova edição do Europride 2023 promete ser uma experiência inesquecível e uma plataforma de sensibilização para os desafios que a comunidade LGBTQ+ ainda enfrenta; e realizar-se-ão uma série de eventos como concertos, exposições e conferências que vão garantir a diversão de todos os participantes.

Agenda celebra diversidade e orgulho
A 7 de setembro, a cerimónia de abertura do Europride 2023 terá lugar no Pjazza Tritoni, em Valletta. A noite será encabeçada por uma atuação especial de NETTA, a artista israelita que cativou o público com o seu estilo único e a sua voz poderosa. Desde a sua vitória no Festival Eurovisão da Canção em 2018 com a canção “Toy”, NETTA tornou-se um ícone para a comunidade LGBTIQ+ e a sua presença na Cerimónia de Abertura promete um espetáculo inesquecível.

Outro destaque dos eventos da semana é a Noite da Eurovisão, que terá lugar a 15 de setembro. Os fãs do festival da canção poderão desfrutar de uma noite mágica com atuações da vencedora da Eurovisão de 2014, Conchita Wurst, Katrina, conhecida pelo seu êxito “Walking on Sunshine”, e The Roop, representantes da Lituânia na Eurovisão.

No entanto, a verdadeira emoção chegará a 16 de setembro com o desfile pelas ruas de Valletta. Esta marcha não será apenas uma marcha, mas sim uma declaração de amor, igualdade e inclusão, em que os participantes se juntarão corajosamente para expressar orgulhosa e publicamente a diversidade de orientações sexuais e géneros, a fim de familiarizar a sociedade com a dignidade das sexualidades e de a aceitar como algo natural.

A marcha terminará o seu percurso no The Granaries (Floriana), onde a grande Christina Aguilera estará à espera no palco. O seu talento e apoio inabalável à comunidade LGBTIQ+ fazem dela a escolha perfeita para este incrível evento que celebra a diversidade, a igualdade e a inclusão.

No entanto, não é apenas o ritmo da música que tornará estes dias especiais. Para além dos eventos mencionados, haverá uma série de exposições de arte, incluindo uma no dia 7 de setembro no Spazju Kreattiv. A exposição, subordinada ao tema “O vento sopra ondas em todas as direções”, abordará as experiências e os desafios enfrentados pelas pessoas LGBTIQ+ ao longo da costa mediterrânica, que se estende por 46 000 km e 22 países. Utilizando os contextos maltês e tunisino como bases paralelas, artistas e ativistas de 11 países irão refletir sobre o passado, o presente e o futuro, bem como sobre a comunidade e as suas próprias identidades, com temas recorrentes de resistência, expressão de género e libertação sexual.

As celebrações do Europride 2023 também chegarão à ilha de Gozo, na sequência do êxito da Parada do Orgulho do ano passado. No dia 9 de setembro, o desfile terá lugar nas ruas de Victoria, onde os participantes percorrerão a capital da ilha como um símbolo de união e igualdade.

No final, haverá um concerto encabeçado pela famosa banda Versatile Brass. Além disso, o palco será partilhado por mais de 20 artistas, incluindo Michela, Ryan Hili, Pamela, Aidan, Amber, entre outros. A música e a dança fundir-se-ão num espetáculo acompanhado pelas companhias de dança Kinetic Dance Company e YADA Dance Company, que colaboram com a Yada Academy Gozo, assegurando que todos estarão imersos numa atmosfera de festa e dança.

De referir que, em 2025, o Europride realizar-se-á em Lisboa, de 14 a 21 de junho de 2025, e trará à capital portuguesa, segundo contas da VARIAÇÕES – Associação de Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal, um milhão de visitantes e terá um impacto económico entre 100 a 250 milhões de euros.

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Vila Galé propõe programa de vindimas no Alentejo e no Douro

As vindimas no Alentejo já começaram e o grupo Vila Galé dá a possibilidade de participar nesta experiência. No Douro, a experiência está disponível a partir de 29 de agosto.

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Até 13 de setembro, na Herdade Clube de Campo Vila Galé, perto de Beja onde são produzidos os vinhos Santa Vitória – e onde ficam os hotéis Vila Galé Alentejo Vineyards, Vila Galé Nep Kids e o agroturismo Vila Galé Collection Monte do Vilar – o programa de vindimas inicia com um passeio pelas vinhas guiado pela enóloga para aprender a escolher e apanhar os cachos. Depois há uma visita à adega da Santa Vitória com explicações técnicas sobre todo o processo de vinificação e engarrafamento e ainda passagem pela cave das barricas. E, por fim, uma prova de vinhos da marca Santa Vitória acompanhada de petiscos regionais.

Com um preço por adulto de 35€, a cada participante é entregue um kit para vindimar e é oferecida uma garrafa de vinho Santa Vitória Seleção. Há ainda hipótese de adicionar almoço por mais 35€ por pessoa e alojamento numa das três unidades da Herdade Clube de Campo Vila Galé

Já no Douro, esta experiência está disponível de 29 de agosto a 2 de outubro na Quinta do Val Moreira, em Armamar, onde se produzem os vinhos Val Moreira e se localiza o agroturismo Vila Galé Douro Vineyards. Também aqui é possível participar na apanha das uvas, visitar a adega e a cave das barricas do Val Moreira com a presença do enólogo e finalizar com uma prova de vinhos desta marca.

O preço por adulto é de 40€, com o kit para vindimar incluído e a oferta de uma garrafa de Val Moreira Colheita. Por mais 35€ pode-se degustar um almoço com pratos regionais.

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AHETA quer “parcerias” com as câmaras e entidades regionais para fazer face à falta de alojamento para colaboradores no Algarve

Ainda com o verão a decorrer, a AHETA chama a atenção para a um dos grandes problemas já identificados na região: a falta de alojamento para os colaboradores na área do turismo.

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Numa nota de imprensa enviada às redações, a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), alerta as entidades locais para a problemática da falta de alojamento para os colaboradores na região do Algarve.

Na nota, a AHETA frisa estar “consciente da grande dificuldade em conseguir boas condições de habitabilidade, para os seus colaboradores, em virtude da impossibilidade de conseguir terrenos para a implantação de alojamentos, em condições de dignidade, o que permitiriam a fixação de famílias, no Algarve e, assim, contribuiria para a resolução dos problemas de habitação das nossas equipas”.

A AHETA pretende, assim, a realização de “uma parceria com as Câmaras Municipais e entidades regionais, com responsabilidades nas questões de ordenamento do território, que permitisse identificar bolsas de terrenos, fora das zonas de maior pressão turística, onde pudéssemos construir unidades de alojamento, com diversas tipologias e que nos comprometemos a não lhes dar outra utilização que não essa, sugerindo mesmo que sobre a aprovação destes projetos vigorasse um ónus de não venda ou alteração de uso, durante 50 ou 100 anos”.

A terminar, a AHETA frisa ainda que, “só assim poderemos enfrentar as perspetivas de desenvolvimento futuro da atividade turística na região, contribuindo para melhores condições de vida dos colaboradores e dando-lhe habitação digna, uma das premissas fundamentais para motivar a vinda de novos profissionais para o Algarve”.

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Adega de Palmela celebra vindima em setembro

Todas as quartas-feiras de setembro, a marca vinícola assinala a época das vindimas com programa dedicado ao enoturismo.

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Nos dias 6, 13, 20 e 27 do mês de setembro, a Adega de Palmela realiza “Um dia de Vindima na Adega de Palmela”, um programa com visitas, provas e degustações destinado aos amantes de vinho. Da vinha para a Adega de Palmela poderá conhecer os processos que ocorrem antes do vinho chegar ao seu copo, numa experiência que assinala a época das vindimas.

Pelas 09h00, inicia-se a receção nas instalações da Adega de Palmela, em que os visitantes irão receber um “Kit de Vindima” e são convidados a pegar nas tesouras e nos cestos e começar o corte de uvas, acompanhado de tapas e vinhos da marca vinícola. Da vinha vão para a Adega de Palmela, onde irá decorrer a visita guiada às instalações, seguindo-se da experiência de pisa a pé.

De seguida terá lugar o almoço tradicional na Cave de Barricas com prova comentada dos vinhos, onde é dado a conhecer o vinho da marca desde a sua história às suas características enológicas. Durante a visita às vindimas, a marca irá revelar o que está por detrás do processo de vinificação desde a receção da uva até ao produto final, terminando a experiência no espaço idealizado para provas de vinho com a oferta de uma garrafa de vinho da marca.

A experiência que terá lugar todas as quartas-feiras do mês de setembro tem o custo associado de 90€ por pessoa e as reservas devem ser feitas enviando um e-mail para [email protected] ou pelo contacto 969 127 472.

O programa da Adega de Palmela está associado à RM Guest House, em Setúbal, dando a possibilidade aos visitantes de fazer a reserva de dormida no alojamento com custo e reserva à parte da experiência vínica, com o valor de 90€ por noite para duas pessoas.

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LATAM Boeing 787-9 Dreamliner photographed on May 13, 2016 from Wolfe Air Aviation Learjet 25B.

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LATAM foi a companhia aérea mais pontual em julho, diz a Cirium

A LATAM destronou a Avianca como companhia aérea mais pontual do mundo, em julho de 2023.

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A LATAM Airlines foi a companhia aérea mais pontual do mundo no mês de julho de 2023, destronando a Avianca, segundo avança a análise mensal da Cirium. Se no mês de junho a companhia aérea colombiana liderava com uma pontuação de 86,61%, contra 86,54% da companhia brasileira, no sétimo mês deste ano as posições inverteram-se, com a LATAM a aparecer com uma pontuação de 85,30% contra os 84,67% da Avianca.

No ranking global, a Terceira posição pertence à Saudia (83,76%), seguida da Japan Airlines (JAL) com 83,39%) e da Qatar Airways (82,67%).

Os dados da Cirium também mostram que, face aos últimos dois meses (junho e maio), a maioria das companhias registaram um decréscimo nos valores referentes à pontualidade, exceto a United Airlines, JAL, Copa Airlines, Azul, Aeromexico, Royal Jordanian, Safair e Ethiad que melhoraram a sua performance face a junho.

Por regiões, na Europa é a Iberia que lidera, no mês de julho), seguida da Finnair, Norwegian, LOT e Vueling.

Na Asía-Pacífico, é, por sua vez, a JAL a líder, seguida da IndiGO, ANA, Air New Zeland e Thai AirAsia.

Na América do Norte, é a Alsaka Airlines que ocupa a primeira posição das companhias aérea mais pontuais em julho, seguida da Delta Air Lines, American Airlines, United Airlines e Southwest Airlines.

Mais a sul, na América Latina, é a Copa Airlines a companhia área mais pontual, seguida da Azul, Avianca e Aeromexico.

Finalmente, no Médio Oriente e África, a liderança pertence à Oman Air, seguida da Royal Jordanian, Safair, Ethiad e Saudia.

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Portugal no top 5 dos países europeus para nómadas digitais

Estudo recente dá conta que Portugal está entre os melhores países para os nómadas digitais.

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Um estudo desenvolvido pela plataforma “Moving to Spain” revela que Portugal ocupa o 5.º lugar num ranking que estabelece os melhores países para os nómadas digitais.

Com uma pontuação de 6,70, Portugal fica atrás da Noruega (7,79 pontos), Alemanha (7,22 pontos), Hungria (7,10 pontos), Espanha (6,76 pontos), mas à frente de destinos como Roménia (6,14 pontos), Dinamarca (5,68 pontos), Finlândia (5,57 pontos) ou Itália (5,34 pontos).

Portugal é identificado como um país que “pontua consistentemente bem” nas categorias analisadas. “É um dos países mais seguros da nossa lista, com boa internet e custo de vida barato”, revela o estudo, indicando ainda que Portugal é conhecido pelo “clima fantástico, com mais de 300 dias de sol por ano”, além da “receção calorosa aos expatriados que vivem em Portugal”.

Questão fundamental para os nómadas digitais, no que toca à velocidade da internet, Portugal ocupa a 6.ª posição, sendo que no custo em habitação, desce para o 8.º posto.

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2025 começa com uma ecotaxa de 3€ por passageiro de navios de cruzeiro nos Açores

A partir de 2025, os Açores passarão a cobrar uma ecotaxa de três euros por passageiro de navios de cruzeiro.

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Os Açores vão cobrar uma ecotaxa de três euros por passageiro de navios de cruzeiro a partir de janeiro de 2025, para promover a “sustentabilidade do destino”, conforme publicação em Diário da República (DR).

“É urgente a criação e aplicação de um tributo com caráter ambiental para atenuar as externalidades negativas, produzidas pelos visitantes marítimos oriundos do exterior da região, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade do destino”, lê-se no Decreto Legislativo Regional, publicado em DR.

A criação da ecotaxa resulta de uma iniciativa do PAN, que foi aprovada em 14 de julho na Assembleia Regional, com votos a favor de PS, PSD, CDS-PP, BE, PPM, PAN e do deputado independente, um voto contra da IL e a abstenção do Chega.

Na resolução, alerta-se para a necessidade de “combater o impacto da poluição gerada pelos navios cruzeiro na saúde humana e nos oceanos” e considera-se que a “criação de tributos ambientais permite manter os níveis de qualidade da oferta, sem prejuízo de a tornar mais acessível e inclusiva”.

“Perante o estado de desenvolvimento da região enquanto destino de navios cruzeiro, que motivou a sua afirmação internacional como destino deste setor do turismo, exige-se a adoção de mecanismos que fomentem a articulação, participação e cooperação entre os vários agentes económicos”, lê-se no decreto.

A ecotaxa marítima vai ter o valor de três euros por “passageiro que desembarque de navio de cruzeiro em escala nos terminais” do arquipélago e vai “entrar em vigor a 1 de janeiro de 2025”.

No caso de um passageiro que desembarque em mais do que um terminal regional é “apenas cobrado o primeiro desembarque”.

Estão isentos da taxa os passageiros (e um acompanhante) que se deslocam por motivos de “tratamentos médicos urgentes”, os passageiros “desalojados ou despejados” ou que o desembarque aconteça por “motivos de ordem técnica ou meteorológica”.

Estão ainda isentas “pessoas com deficiência ou com incapacidade” e tripulantes.

“Decorridos 16 meses da vigência do presente diploma, o Governo Regional entrega, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um relatório sobre o impacto da aplicação da ecotaxa marítima nos primeiros 12 meses da sua vigência”, é definido no diploma.

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