Webinar “minH2O Wellness Experience”: Porto e Norte “tem muito para oferecer e bom”, afirma Luís Pedro Martins
O presidente do Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, garantiu que a região “tem muito para oferecer, e bom”, no que diz respeito ao turismo de saúde e bem-estar. “Precisa é de ser mais promovido”, reconheceu.

Carolina Morgado
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Luís Pedro Martins, que usava da palavra, esta sexta-feira, para encerrar o webinar “minH2O Wellness Experience”, promovido pela Câmara Municipal de Terras de Bouro, em parceria com o jornal Publituris, lembrou que no Porto e Norte, este produto representa 47% da oferta do país, e que a criação da marca “Termas Porto e Norte”, em colaboração coma Associação Termas de Portugal, tem dado os seus frutos, mas “temos ainda muito trabalho para fazer”.
A região começou a tratar desta temática mesmo antes da pandemia e hoje, os objetivos da entidade regional, segundo o seu presidente, são “reforçar as nossas estratégias, evidenciar a importância deste produto, aumentar a oferta atividades de animação e ampliar valor ao termalismo, bem como consolidar a rede e melhorar os canais de comunicação com o setor empresarial”, para destacar que “tudo será muito mais difícil sem a presença das empresas”.
No entanto, adiantou que “tudo custa dinheiro”, mas “a boa notícia” é que a CCDR-Norte tem disponível valor para quem quer trabalhar esta matéria. Por outro lado, revelou que já se iniciaram as obras de recuperação das Caldas de Moledo, inativas há mais de 10 anos, através de ferramentas financeira conseguidas através da CCDR e da Secretaria de Estado do Turismo.
Outra boa notícia, avançada pelo presidente do Turismo Porto e Norte, que aproveitou a ocasião para esmiuçar os dados de maio do INE em relação à região, é que o tema turismo de saúde e bem-estar “está na ordem do dia do ministro da Economia e da secretária de Estado do Turismo”.
Luís Pedro Martins assegurou que, ao nível da promoção, o Porto e Norte vai estar presente, no próximo ano, em todas as principais feiras ligadas ao turismo termal, ao turismo ativo e de natureza, produtos que se cruzam.
O webinar contou também com uma nota introdutória sobre projeto minH2O Wellness Experience, e uma breve intervenção do presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo.
Marta Salvador, coordenadora de Inovação do NEST – Centro de Inovação do Turismo, abordou o tema “A inovação ao serviço do Turismo”, seguindo-se uma mesa redonda sobre “Wellness Experience: Presente e futuro do Turismo”, em que participaram Sónia Almeida, administradora delegada da ADERE – Peneda-Gerês; Miguel Faria, vice-presidente da Associação Gerês Viver Turismo; Cristina Mendes, da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte; Joana Peixoto, Coordenadora da Unidade de Planeamento Territorial da Comunidade Intermunicipal do Cávado; Nuno França, diretor de Incoming da Transalpino DMC Portugal; e Caroline Staedtler, psicoterapeuta e personal trainer. A moderação ficou a cargo do jornal Publituris.