Chegadas internacionais à Cidade do Cabo aumentam 74%
O turismo na Cidade do Cabo tem vindo a registar uma tendência de crescimento. Prova disso, é a taxa de recuperação nas chegadas internacionais, no mês de abril, que ronda os 75% face a igual período de 2019. O preço médio por quarto, por sua vez, duplicou comparado com 2021.

Victor Jorge
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O Turismo da Cidade do Cabo (Cape Town Tourism) anunciou uma taxa de recuperação de 74% nas chegadas internacionais e de 76% nas chegadas domésticas, no mês de abril 2022, comparado com abril 2019, afirmando que este movimento está “alinhado com a tendência crescente, a nível internacional, no movimento de passageiros, registado desde janeiro”.
O levantamento das restrições relacionadas com a COVID-19 e o apelo do verão sul-africano fizeram com que muitas pessoas reservassem a sua viagem à chamada “Cidade Mãe”, com o Turismo de Cidade do Cabo, por sua vez, a lançar uma iniciativa inédita para garantir que os turistas continuam a chegar.
Enver Duminy, CEO do Turismo da Cidade do Cabo, salienta que “as viagens de vingança são uma resposta por parte das pessoas ao confinamento dos últimos anos e à escolha consciente por viajar mais”. Assim, o responsável pelo turismo da Cidade do Cabo admite esperar “uma vaga de turistas a chegar à cidade este ano, à medida que a indústria reabre e as pessoas se sentem seguras para viajar com um propósito”.
O Vereador James Vos, responsável pelo Crescimento Económico na Câmara Municipal da Cidade do Cabo, acrescenta, por sua vez, que “a recuperação do número de visitantes na Cidade do Cabo é um ganho importante para a economia da cidade embora ainda não se tenha recuperado os níveis pré-pandemia”.
Com o setor do turismo a contribuir entre 2% e 3,5% anualmente (pré-Covid) para a economia local, sustentando até 5% dos empregos na cidade – para não mencionar os que trabalham nas indústrias afiliadas – Vos admite que “temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiar o turismo local”.
“Os números positivos são o resultado de campanhas e estratégias dirigidas e implementadas pela Câmara e pelo Turismo da Cidade do Cabo, que espelham a diversidade do nosso destino, e vamos continuar a trabalhar arduamente para assegurar que alcançamos melhores resultados ainda”, frisa o mesmo responsável.
Para além destes dados, o Turismo da Cidade do Cabo revela que as taxas de ocupação hoteleira na cidade atingiram 66,6%, em março, uma subida relativamente aos 39,8% registados em março de 2021.
Por outro lado, o preço médio por quarto subiu para 1.972 rands (pouco mais de 118 euros), comparado com 991 rands (cerca de 59 euros), em 2021. No ano passado, apesar da pandemia e dos confinamentos, o turismo injetou 5,8 mil milhões rands (perto de 350 milhões euros) na economia da cidade.