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Dino Parque

O Dino Parque Lourinhã é o maior museu ao ar livre de Portugal e um dos maiores da Europa, dedicado aos dinossauros e à história da Terra.

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Ao longo de 3 km fazemos uma viagem no tempo desde há 420 milhões de anos e vamos observando os mais de 180 modelos à escala real de alguns dos mais surpreendentes animais que já habitaram a terra.

Divididos por 5 percursos, o visitante poderá observar impressionantes dinossauros, mas também outros animais que habitaram a Terra, os mares e oceanos e o céu.

Num dos maiores parques de dinossauros da europa o visitante terá uma experiência edutainment onde se alia a parte do conhecimento e evolução da terra à diversão para toda a família.

Além da exposição ao ar-livre poderá visitar a exposição do Museu da Lourinhã – e conhecer o fascinante espólio de descobertas paleontológicas verdadeiras – e ainda o laboratório onde é possível observar, ao vivo, o trabalho desenvolvido na preparação e limpeza de fósseis.

Poderá ainda experimentar ser paleontólogo por um dia. No Pavilhão das Atividades e no mais recente espaço, o Paleo Camp, pode encontrar várias experiências e atividades relacionadas com a paleontologia, onde os mais novos poderão experimentar as técnicas utilizadas pelos paleontólogos.

O mais recente habitante do Dino Parque, o Superssaurus, com cerca de 45 metros de comprimento é certamente um gigante majestoso e maravilhoso.

Para repor energias, os nossos visitantes poderão usufruir de largas áreas de piquenique e junto dos nossos espaços de restauração poderão encontrar deliciosas refeições e snacks para todos os gostos.

Não se esqueça de trazer o seu amigo de quatro patas.

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Destinos

“Black Friday” promove aumento do número de seguros de viagem

Com as companhias aéreas e empresas de alojamento a promoverem ofertas e descontos a “Black Friday”, cada vez mais viajantes subscrevem seguros de viagem para esta altura do ano.

O turismo continua a sua tendência ascendente e prepara-se para a campanha de Natal. Os dois últimos meses do ano são fundamentais no mercado das viagens, em que as pessoas aproveitam os feriados, as férias e a oferta de destinos para a época de inverno. Para além disso, as companhias aéreas e as empresas de alojamento promovem ofertas e descontos da “Black Friday”, o que constitui um incentivo para as reservas e para as políticas de viagem.

Analisando os dados disponibilizados pela Allianz Partners, na “Black Friday” 2022, 66% dos viajantes subscreveram seguros de férias em todas as suas formas, mas estes são especialmente elegíveis quando o destino é fora da União Europeia, uma opção mais do que habitual nesta altura do ano, optando os clientes, nestes casos, por apólices premium.

Em 2022, 44% dos viajantes escolheram os Estados Unidos, contra 31% que optaram pelas principais capitais europeias (Londres, Paris, Roma, Viena, Praga, entre outras), indicando a empresa de seguros de assistência e viagens que as viagens de negócios também são comuns nesta altura, representando, durante a “Black Friday”, uma percentagem significativa do número total de apólices de seguro subscritas.

“A tecnologia e a necessidade de nos sentirmos protegidos alteraram a forma como viajamos nos últimos anos. O perfil do viajante de hoje procura quatro requisitos essenciais: segurança, proteção, acessibilidade e rapidez. Por esta razão, o seguro de viagem vem juntar-se às estatísticas do setor”, salienta a Allianz Partners.

Além disso, também o comportamento dos clientes se alterou, mostrando-se cada vez mais exigentes, preferindo gerir as suas próprias viagens. Para isso, o telemóvel é o aliado, através do qual os viajantes fazem reservas, organizam atividades, organizam os seus documentos e fazem seguros de viagem, indicando os dados de setembro da seguradora que “70% das apólices foram geridas através deste dispositivo”.

“A campanha ‘Black Friday’ deste ano será, sem dúvida, marcada pela inflação, com o mercado das viagens a ser arrastado pelo aumento dos custos dos últimos meses, nomeadamente dos transportes e da eletricidade, e os clientes pela perda de poder de compra”, refere a Allianz Partners. Mesmo assim, as previsões são positivas: “a tendência do setor do turismo deverá continuar a aumentar”, conclui a seguradora.

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Aviação

Novo relatório sobre solução aeroportuária da região de Lisboa apresentado a 5 de dezembro

A Comissão Técnica Independente (CTI) vai apresentar o novo relatório de “análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa” no próximo dia 5 de dezembro.

A Comissão Técnica Independente (CTI) apresentará no próximo dia 5 de dezembro (terça-feira), um novo relatório que dará a conhecer a avaliação relativamente às várias opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa.

As nove opções estratégicas até agora divulgadas incluem uma solução dual, em que o Aeroporto Humberto Delgado (AHD) terá o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto do Montijo o de complementar; uma solução dual alternativa, em que o Aeroporto do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o AHD o de complementar, incluindo a capacidade para o aeroporto principal substituir integralmente a operação do aeroporto secundário; a construção de um novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), que substitua, de forma integral, o AHD; uma outra solução dual, em que o AHD terá o estatuto de aeroporto principal e um Aeroporto localizado em Santarém o de complementar; a construção de um novo aeroporto internacional localizado em Santarém, que substitua, de forma integral, o AHD.

Além destas possibilidades, a CTI incluiu ainda as localizações Vendas Novas mais Pegões; AHD com Vendas Novas-Pegões; e Rio Frio mais Poceirão.

A avaliação terá por base cinco fatores críticos (segurança aeronáutica; acessibilidade e território; saúde humana e viabilidade ambiental; conectividade e desenvolvimento económico; e investimento público e modelo de financiamento), 24 critérios de avaliação e 88 indicadores.

Após a realização da conferência, o relatório será disponibilizado para consulta pública por um período de 30 dias úteis, sendo que, findo este prazo, a CTI elaborará o relatório final, dando por concluído o mandato que lhe foi conferido pelo atual Governo.

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Transportes

Interesse em viajar mantém-se em alta, revela relatório ACI World

De acordo com a Airports Council International (ACI) World, 56% dos inquiridos para o “Airport Service Quality (ASQ) Global Traveller Survey” afirmaram estar a planear uma viagem nos próximos três meses.

O mais recente relatório do Airports Council International (ACI) World – “Airport Service Quality (ASQ) Global Traveller Survey” – revela que a incerteza económica e geopolítica está a ter influência na tomada de decisões dos viajantes.

Embora 54% dos mais de 4.000 inquiridos de 30 países admitam que esta realidade tem influência nas suas decisões, o relatório da ACI World destaca que são encontradas “poucas evidências sobre o impacto da economia nos seus comportamentos reais de viagem nos últimos 12 meses ou nos seus comportamentos previstos para os próximos 12 meses”.

Na realidade, os viajantes continuam a mostrar um forte interesse em viajar, sendo que 56% dos inquiridos estão a planear viajar nos próximos três meses, comparado com os 51% de período homólogo do ano passado.

Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral da ACI World, refere que “as conclusões mostram que, embora os viajantes relatem um elevado impacto percebido da situação económica nos seus hábitos de viagem, nunca estiveram tão ansiosos por viajar. E apesar de a economia global continuar a enfrentar incertezas, a indústria das viagens aéreas está a avançar na direção certa, com os passageiros firmemente no centro das estratégias dos aeroportos.”

O relatório mostra, igualmente, as tendências que estão a influenciar mais os comportamentos e preferências dos viajantes relativamente aos aeroportos, colocando a personalização das experiências em primeiro lugar, com 74% dos inquiridos a admitir utilizar uma aplicação que forneça informação personalizada para tornar a jornada mais fluída.

A automatização também foi destacada (58%), sendo que os viajantes são favoráveis a contactos mais tecnológicos e automatizados para melhorar a experiência ao longo da viagem. Contudo, neste aspeto, a preferência ainda vai para as interações humanas em passos cruciais como o controlo de segurança e processos de imigração.

O trabalho remoto e híbrido levou a que passasse a existir uma mistura entre as viagens de negócio e de lazer, indicando 59% dos inquiridos que combinam mais do que uma razão para realizar uma só viagem.

A sustentabilidade não podia faltar, sendo que 72% das pessoas ouvidos para este relatório indicaram que esperam ver um “ambiente mais verde” nos aeroportos, sendo que somente 43% dos inquiridos já ouviu falar em “Sustainable Aviation Fuels” (SAF).

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Análise

Nova SBE WiTH Africa atualiza plataforma sobre turismo em África

Lançada em março de 2022, a plataforma Nova SBE WiTH Africa conhece uma atualização que permite a geração e download de relatórios personalizados sobre o desempenho do turismo nos países africanos.

O Nova SBE WiTH Africa, uma iniciativa da Nova SBE que resulta de uma parceria entre o Nova SBE Data Science Knowledge Center e o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, acaba de lançar uma atualização da sua plataforma com a disponibilização de uma nova funcionalidade que permite a geração e download de relatórios personalizados sobre o desempenho do turismo nos países africanos.

Criados de forma automática e com base nos dados mais recentes, os WiTH Africa Country Reports são gerados com recurso à Inteligência Artificial Generativa (para a interpretação de dados e produção de textos) fornecendo diversas informações e interpretações sobre os dados de desempenho turístico de todos os países africanos.

A informação disponibilizada nos WiTH Africa Country Reports resulta de extenso trabalho de recolha de dados pela equipa WiTH Africa e baseia-se nas informações mais recentes e atuais disponibilizadas por inúmeras empresas/entidades da área do turismo (ForwardKeys, OMT – Organização Mundial do Turismo, Nações Unidas, OIT – Organização Internacional do Trabalho, Banco Mundial, UNESCO, Fórum Económico Mundial, entre outros).

Reunindo informação concreta sobre o país em análise e sobre o ecossistema do turismo, no país e no continente africano, os WiTH Africa Country Reports destinam-se a decisores que, nas áreas do turismo, finanças e comércio necessitam de tomar decisões informadas e baseadas em dados sólidos e reais sobre o turismo local. As análises aprofundadas sobre o desempenho do turismo nos vários países africanos que podem ser extraídas destes relatórios permitem ainda que esses decisores façam avaliação de riscos e identifiquem potenciais desafios e oportunidades de negócio em países específicos.

A nova funcionalidade está já disponível na plataforma WiTH Africa, podendo os utilizadores de forma rápida e imediata aceder à informação e analisar facilmente os dados, por país, eliminando assim a necessidade de demoradas pesquisas e recolhas manuais.

A plataforma foi lançada pela Nova SBE, através do Westmont Institute for Tourism and Hospitality e do Data Science Knowledge Center, em março de 2022, com o objetivo de promover uma comunidade de conhecimento para apoiar o planeamento e a tomada de decisão no domínio do turismo em África.  Permite desenvolver ferramentas para monitorizar a evolução do setor do turismo, divulgar o conhecimento para que este possa ser utilizado para aconselhar as políticas e estratégias empresariais, e dinamizar um espaço de colaboração ativa entre organizações.

Destinada aos decisores da área do turismo nos setores público e privado e à Academia, a plataforma funciona como um agregador de fontes de dados relevantes para o desenvolvimento turístico em África, centralizando, num único espaço, informação relevante neste domínio. Disponibiliza ainda as últimas tendências no setor do turismo em África, bem como indicadores que permitam acompanhar o desempenho dos diversos países em matéria de turismo.

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Destinos

Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal integra a Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável das Nações Unidas

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) passou a integrar a Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável das Nações Unidas.

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O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP), iniciativa da Turismo Centro de Portugal com o objetivo de monitorizar e avaliar de maneira precisa a atividade turística na região, passou a integrar a INSTO – Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável das Nações Unidas, cerimónia que decorreu em Madrid, e que deu também as boas-vindas a observatórios congéneres da Irlanda, Japão, Colômbia, México e Filipinas.

O OTSCP foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, e conta também com o apoio do Turismo de Portugal. O Conselho Técnico-Científico do Observatório inclui 30 investigadores de instituições de Ensino Superior do Centro de Portugal, enquanto o Conselho Consultivo Empresarial é composto por alguns dos principais empresários e instituições representativas da atividade turística na região.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, explica a importância deste momento, referindo que a admissão do Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal na INSTO “é mais um passo importante na promoção do turismo sustentável na região”.

“O turismo contribui de forma decisiva para o desenvolvimento integrado e coeso de toda esta região mas, para tal, é essencial que se possam tomar decisões com base em dados e indicadores rigorosos”, destaca Raul Almeida, assinalando ainda que “é cada vez maior a necessidade de monitorizar a atividade turística, com base em indicadores fiáveis e abrangentes. Nesta perspetiva, o Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal desempenha um papel imprescindível no apoio ao processo de tomada de decisão de todos os empresários e decisores públicos do Centro de Portugal”.

Francisco Dias, coordenador do OTSCP, apresentou a estrutura do Observatório e detalhou as principais atividades já desenvolvidas e em curso. Sublinhando a importância de “medir para gerir” e de “aumentar a consciencialização e o envolvimento das partes interessadas”, Francisco Dias explicou que o OTSCP visa dar resposta a dificuldades sentidas pelos empresários e pelos decisores regionais.

“Falta informação desagregada sobre receitas, custos e rendimentos líquidos por tipo de alojamento e por sub-região” e “as oito sub-regiões têm um portefólio muito diferente entre si e muito diversificado de produtos turísticos de nicho”, exemplificou. “Os dados estatísticos genéricos centram-se em indicadores de alojamento, os quais, além de insuficientes, podem até ser falaciosos”, salientou também, concluindo que “falta uma monitorização contínua dos impactos económicos, ambientais e socioculturais do turismo”.

Ser membro da INSTO implica o compromisso por parte dos membros em monitorizarem e medirem a atividade turística e os seus efeitos em onze áreas temáticas. A saber: satisfação local, emprego, governança, sazonalidade, benefícios económicos, energia, água, gestão das águas residuais, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e ação climática. Francisco Dias adiantou que o OTSCP tem já em curso, ou em projeto, a análise de indicadores concretos da atividade turística na região, em todas essas áreas.

Criada pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), a INSTO apoia a monitorização e avaliação do turismo sustentável em destinos ao redor do mundo.

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Tecnologia

LUGGit fecha ronda de investimento no valor de 1,8 M€  

A empresa de gestão de bagagens fechou uma nova ronda de investimento de 1,8 milhões de euros em que participaram a GED Ventures Portugal, Caixa Capital e Portugal Ventures, alcançando os 2,2 milhões de euros de investimento total.

Victor Jorge

A LUGGit fechou uma nova ronda de investimento de 1,8 milhões de euros, operação liderada por GED Ventures Portugal e Caixa Capital, fundos de investimento centrados em empresas portuguesas aos quais acompanha a Portugal Ventures, fundo que já investiu previamente na empresa.

Criada em 2019 com sede em Portugal e reconhecida como a segunda solução mais inovadora no setor pela Organização Mundial de Turismo em 2020, a LUGGit é uma empresa que se dedica à recolha, armazenamento e entrega de bagagem no local e hora que os clientes escolherem. A empresa, que começou a operar em Lisboa e Porto conta hoje com operação em cinco cidades distribuídas por três países diferentes.

Depois de ter crescido em todos os seus aspetos, depois de em 2021 ter redefinido o seu foco, alcançando acordos com mais de 2.000 proprietários e gestores de alojamento turístico, a LUGGit cresceu começou, em 2022, a operar em Praga e Barcelona, expansão internacional que culminou com a abertura de Madrid em julho de 2023. Uma expansão que fez com que a empresa conseguisse alcançar mais de 10.000 clientes, e faturar desde já, mais do dobro este ano, comparado com 2022.

Ricardo Figueiredo, CEO e co-fundador de LUGGit, destaca que a chave do êxito está “em manter a excelência e satisfação dos clientes como nossa essência. Os investidores percebem a importância desta forma de trabalhar e graças à sua colaboração e confiança podemos continuar a avançar no nosso plano de expansão, que tem como objetivo abrir mercados em 7 cidades europeias novas localizadas em 3 países diferentes e aumentar a nossa equipa com 8 novas contratações durante o próximo ano.”

Para Francisco Lino Marques, partner e membro do Conselho de Administração da GED Ventures Portugal, “a LUGGit é uma das mais promissoras start-ups portuguesas de Logistics Tech, pelo que este investimento permitirá acelerar o desenvolvimento tecnológico, posicionado esta solução como uma das mais inovadoras do setor do turismo.”

Já Pedro Rangel, presidente do Conselho de Administração da Caixa Capital, destaca que, “através deste investimento, a Caixa Capital reforça a sua estratégia no apoio a empreendedores nacionais, cujos projetos apresentam um foco no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, de elevado potencial e orientados para o mercado global. No caso específico da LUGGit, identificámos uma oportunidade diferenciadora de transformação e melhoria da experiência turística, associada ao transporte e armazenamento de bagagens com o recurso a uma app.”

Por último, Pedro Mello Breyner, vogal Executivo da Portugal Ventures, refere que “a Portugal Ventures investiu na LUGGit em 2019 pouco depois de iniciarem a sua atividade em Lisboa e Porto. Desde essa data, tem sido um orgulho acompanhar a equipa de promotores, sendo estes um exemplo de resiliência na superação dos diversos desafios que foram surgindo, nomeadamente dois anos de pandemia. Com presença em algumas das cidades mais turísticas da Europa, esta ronda de investimento é um passo importante para a equipa de promotores implementar o reforço da sua estratégia de internacionalização, que irá permitir o crescimento da empresa em recursos humanos qualificados e contribuindo para a melhoria da visibilidade de Portugal como um exemplo de boas práticas na dinamização do empreendedorismo.”

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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Transportes

Etihad expande rotas europeias para 2024

A Etihad anunciou, recentemente, novos destinos em França e Grécia para a programação do verão de 2024.

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A companhia aérea com sede em Abu Dhabi lançará voos para Nice, no sul da França, e para a ilha grega de Santorini, no dia 15 de junho, com dois voos por semana para ambos os destinos.

No geral, a Etihad oferecerá cerca de 25% mais partidas semanais no próximo ano do que durante o verão de 2023, incluindo frequências extras para algumas cidades europeias, como Atenas.

Outras medidas farão com que a rota de inverno recentemente introduzida pela companhia aérea para Copenhaga seja transformada num serviço durante todo o ano. A companhia aérea também está a adicionar voos extras para alguns destinos existentes na Ásia, incluindo a capital tailandesa, Bangkok, e Colombo, no Sri Lanka.

Antonoaldo Neves, CEO da Etihad Airways, salienta que “a programação de verão reforça o nosso compromisso com o crescimento, oferecendo aos nossos clientes os destinos, frequências e horários para destinos europeus e asiáticos que mais lhes convêm”.

“Estamos a aumentar a capacidade para localidades internacionais e introduzindo destinos, incluindo Nice na Côte d’Azur, permitindo que os nossos clientes desfrutem de experiências de viagem ainda mais fantásticas.”

A Etihad já anunciou novas rotas de Abu Dhabi para Boston, a partir de 31 de março, bem como para Nairobi, no Quénia, a partir de 1 de maio.

 

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Análise

Relatório da Visa aponta as tendências de viagem para 2024

Após alguns anos de pandemia, tudo indica que o setor de turismo e viagens vai seguir em crescimento acelerado no próximo ano. É o que aponta o recente relatório divulgado pela Visa, “Tendências Globais de Viagem para 2024”, que revela também que, apesar da subida dos preços, os consumidores estão a economizar para viajar.

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Ainda que precisem de cortar despesas e apertar o cinto, conhecer novos destinos está entre as prioridades das pessoas, que desejam fazer em 2024, entre duas e três viagens ao longo do ano. Segundo o estudo da Visa, a procura global por viagens já chega a 91% do registado em 2019, período pré-pandemia, e segue com força para os próximos meses.

O relatório avança que a geração Z tem liderado as viagens em lazer, lembrando que este público está diretamente exposto a redes sociais conectam-se às experiências de viagens postadas por influenciadores. Na população americana, por exemplo, 52% da geração Z são viajantes frequentes.

Cerca de 28% dos turistas querem viver novas e exóticas experiências, enquanto 25% pretendem recarregar as energias desafiando-se a saírem da zona de conforto. Com isso, aumentam também a tendência de desejarem conhecer novos destinos. Apesar da América Latina ser um forte chamariz internacional, a Europa ainda domina como um dos favoritos dos turistas.

Com a possibilidade de se fazer home office e ter um trabalho mais flexível, as pessoas têm a oportunidade de unir uma viagem de negócios a uma viagem de lazer, estendendo um pouco a sua permanência no destino e aproveitando as atrações turísticas do local, revela ainda a Visa.

O estudo revela, por outro lado, que os viajantes nunca tiveram tantas ferramentas e recursos tecnológicos na palma de sua mão, como têm hoje. Do planeamento à reserva dos restaurantes, tudo é feito online – herança da pandemia – e com segurança suficiente para que o consumidor se sinta confortável em fazer novas transações.

Neste âmbito, confirma que o meio de pagamento preferido pelos viajantes, principalmente em viagens internacionais é o cartão de crédito. Hoje, o dinheiro em espécie é usado para liquidar pouco menos de um quarto dos gastos da viagem, sendo utilizado apenas para pagar pequenas despesas – e geralmente porque os vendedores locais não aceitam outras formas de pagamento.

Neste caso, 41% dos viajantes preferem o cartão de crédito: são mais convenientes, permitem acumular pontos nos programas de recompensas e garantem pagamentos sem juros. Além disso, também há uma procura crescente de tendências para as carteiras digitais e contas globais.

No que toca ao alojamento, 71% dos turistas optam por hotéis, sendo que 40% escolhem unidades de quatro estrelas. Outros 11% optam por estadias curtas.

Entre os pontos determinantes que fazem o viajante escolher o local de alojamento, a Visa conclui: comodidades (38%), wi-fi grátis (32%) e cancelamento gratuito (19%). A análise refere, por outro lado, que os turistas estão a optar cada vez mais por viagens ecológicas.

Por sua vez, os seguros são cada vez mais imprescindíveis numa viagem e a tendência é que os consumidores adquiram cada vez mais este serviço, seja através do pagamento com o cartão de crédito ou não. Neste sentido, as empresas que oferecem serviços de pagamento podem incluir comunicações cada vez mais estratégicas para falar com este potencial consumidor. A criação de novos produtos e serviços, que facilitem pesquisar destino, estadia, compras e otimizem o tempo dos viajantes fazendo com o que o processo se torne cada vez mais fácil é um prato cheio de oportunidades, sublinha a Visa no seu relatório.

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Distribuição

“Black Week” da Airmet comparticipa investimento de marketing das agências

A nova campanha da Airmet – “Black Week” – comparticipará o investimento nas redes sociais das agências.

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A Airmet anunciou o lançamento da campanha “Black Week” para a sua rede de agências de viagens. A campanha, que conta com o apoio de 14 operadores, inclui produto com condições comerciais exclusivas tendo também a particularidade de parte do investimento nas redes sociais das agências ser comparticipado pela Airmet.

Luís Henriques, diretor-geral da Airmet, refere que o objetivo do grupo de gestão de agências de viagens independentes “é dar cada vez mais e melhores ferramentas às agências de viagens da sua rede para que possam desenvolver e aumentar a rentabilidade do seu negócio. Esta comparticipação no investimento das agências vem no seguimento das recentes formações de Marketing digital promovidas pelo nosso grupo”, admitindo ainda Luís Henriques que “queremos ter agências cada vez mais preparadas e focadas na comunicação com os seus clientes.”

A Airmet acredita que este tipo de ações, não usuais em grupos de gestão, primam “não só pela inovação, mas contribuem igualmente para reforçar a estratégia do grupo na constante preocupação do aumento de rentabilidade das agências de viagens”.

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Turismo

Projeto “Think Tanks on the way by NEST” leva Design Thinking às PME do Turismo

O NEST apresentou o projeto “Think Tanks on the way by NEST,” um evento destinado a explorar a metodologia do Design Thinking e o seu impacto nas práticas de inovação, com particular ênfase no setor do turismo.

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Após o sucesso da primeira edição do “Think Tanks on the way by NEST”, realizada em formato digital em 2020, o NEST – Centro de Inovação do Turismo decidiu dar o próximo passo, levando a iniciativa a várias cidades do país, num roadshow que tem início a 6 de dezembro em Lisboa e culmina na Covilhã.

O NEST decidiu dar continuidade ao projeto em formato presencial, contando com o apoio de diversos parceiros locais para levá-lo a várias cidades do país. Na versão presencial, o evento não estará centrado apenas num tema, como na edição anterior, mas sim em agendas específicas que convidam PME do setor do Turismo a aplicar a metodologia do “Design Thinking” nos seus próprios negócios. O objetivo é torná-los mais eficientes, criativos e rentáveis. O roadshow terá início em Lisboa, no dia 6 de dezembro, e passará por várias cidades, incluindo Coimbra, Portimão, Porto e culminará na Covilhã.

Na agenda do programa, os participantes terão acesso a vários momentos, com a primeira sessão a dar a oportunidade de descobrir como o NEST utiliza o “Design Thinking” para moldar o futuro do turismo e como as empresas se podem juntar a essa jornada de inovação.

Além disso, o evento contará uma Masterclass, apresentada diretor-executivo, Roberto Antunes, que explora a transição digital no turismo, destacando as oportunidades que essa transformação oferece ao setor. A AHRESP (Associação da Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal), por sua vez, apresentará as vantagens de ser associado, havendo ainda oportunidade para se conhecer a oferta formativa da Escola de Turismo. O programa contempla ainda uma sessão de capacitação sobre como aplicar o “Design Thinking” nos negócios, em que os participantes terão acesso a um workshop interativo que os ajudará a despertar o seu potencial de inovação.

“O Design Thinking combina o que é desejável do ponto de vista humano com o que é tecnologicamente e economicamente viável. Muitos líderes de negócios adotam esta metodologia como uma abordagem de senso comum para resolver problemas complexos, sendo uma ferramenta fundamental para os negócios de hoje em dia, pois permite criar soluções inovadoras centradas no cliente que são adaptáveis e promovem sobretudo a colaboração.” explica Roberto Antunes, diretor-executivo do NEST, destacando como a metodologia pode beneficiar as PME do turismo.

Roberto Antunes assinala ainda que “juntos, e pondo mãos à obra, os participantes poderão contribuir para a criação de uma indústria mais vibrante e sustentável, usando uma metodologia inovadora. Este evento é uma oportunidade para aqueles que desejam explorar as últimas tendências em inovação no turismo e transformação digital. Incentivamos as PME que participem e façam parte da mudança no setor, e se quiserem, tragam um colega, parceiro de negócios, ou simplesmente alguém que considerem ter a mesma vontade de inovar.”

Com este projeto, o NEST aprofunda a sua missão de promover a inovação e a adoção de tecnologia na cadeia de valor do setor, apoiando o desenvolvimento de novas ideias empresariais, a experimentação de projetos e a capacitação de empresários na transição para a economia digital.

O roadshow tem datas marcadas para dia 6 de dezembro em Lisboa, 13 de dezembro em Coimbra, 10 de janeiro em Portimão, 17 de janeiro no Porto e 24 de janeiro na Covilhã.

As PME interessadas em obter mais informações sobre o programa e realizar a sua inscrição podem visitar o site oficial do evento.

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