Palavras Andarilhas regressam a Beja entre 26 e 28 de agosto
A Festa da Palavra Contada – Palavras Andarilhas volta a decorrer no Jardim Público de Beja, contando com um programa recheado de sessões de contos.

Publituris
A Câmara Municipal de Beja vai voltar a promover, entre 26 e 28 de agosto, a Festa da Palavra Contada – Palavras Andarilhas, iniciativa que regressa ao Jardim Público da cidade depois de dois anos de interregno devido à pandemia mas que volta, este ano, a dar voz aos contadores de histórias.
Segundo um comunicado da autarquia, esta será a 16.ª edição das Palavras Andarilhas, evento que decorre desde 1998 e que, este ano, é dedicado ao tema “O poder da palavra”, contando com curadoria do mais conhecido contador de histórias bejense, Jorge Serafim.
“Este encontro que celebra a palavra contada da tradição oral, dá voz aos contadores que pelo país e no estrangeiro, partilham os contos tradicionais de diversas latitudes do mundo”, destaca a Câmara Municipal de Beja, que organiza a iniciativa através da Biblioteca Municipal de Beja.
De acordo com a informação divulgada, o programa desta 16.ª Festa da Palavra Contada – Palavras Andarilhas é recheado de contos, sejam noites de contos e contos ao pôr-do-sol, estando também prevista a realização de conferências sobre o futuro da palavra, narração oral, oralidade e ruralidade, crianças e leitura, além de atividades para toda a família.
Incluídas no programa estão também oficinas de capacitação para mediadores de leitura que, segundo a autarquia, serão “momentos para pensar sobre a prática e o saber fazer, desde a arte de contar e escrever até à biblioterapia”. Já a Feira dos Livreiros e o Mercadinho Andarilho afirmam-se como os locais ideais para encontrar propostas de leitura e outros objetos.
A iniciativa tem entrada gratuita, sendo apenas necessário realizar inscrição para as oficinas de capacitação para mediadores de leitura.