Procura por viagens perto de níveis pré-pandémicos, revela Amadeus
A pesquisa e interesse por viagens registam um crescente aumento, segundo avançam os dados do Amadeus Travel Pulse, indicando que estão somente a 3% dos níveis de 2019.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O volume global de pesquisa na indústria das viagens, para os primeiros quatro meses de 2022, estão em alta, atingindo quase os níveis de 2019, avança o Amadeus Travel Pulse. A análise da Amadeus indica que, na última semana de abril de 2022, as pesquisas por viagens ficaram somente a 3% relativamente ao mesmo período de 2019, confirmando que “a confiança e o interesse dos viajantes continuam a fortalecer-se”, refere a empresa.
Os dados mostram aumentos de dois dígitos em muitos mercados importantes durante todo o mês de abril, com pesquisas no México (+69%), Canadá (+29%) a atingirem +69% e +29%, respetivamente, enquanto a evolução nos EUA foi de 7%.
Debbie Keller, Senior Vice President, Data and API Ecosystems da Amadeus, refere que “está a ser incrivelmente encorajador ver o forte interesse por viagens em todo o mundo. As pesquisas por viagens de avião são um dos mais importantes dados que analisamos para perceber o sentimento e interesse dos viajantes e como o mercado está a responder a circunstâncias que se alteram rapidamente”.
A executivo da Amadeus considera ainda que “esta visão do ecossistema das viagens revela muito da confiança e vontade para viajar”.
As pesquisas domésticas estão a liderar a recuperação, atingindo valores positivos na última semana de abril com um aumento de 4% em relação a 2019, com mercados como a Índia (+47%) e Itália (+82%) nas posições cimeiras.
Mas não são somente as pesquisas domésticas que estão a crescer. Também as pesquisas intra-regionais registaram uma evolução na última semana de abril, caindo apenas 4% em relação a 2019, com um crescimento impressionante proveniente do Reino Unido (+35%), França (+38%) e Argentina (+24%) face aos níveis de 2019.
Comparando 2021 com 2022, os dados da Amadeus mostram um crescimento de 69% nos primeiros quatro meses do presente ano. Por mês, os números indicam crescimentos de 37%, em janeiro, 77%, em fevereiro, e 67% em março. Já abril está 94% acima dos valores de pesquisas de 2021.
Já numa comparação anual, as pesquisas domésticas evoluíram 73% face a 2021, enquanto as intra-regionais e internacionais registam aumentos de 72% e 61%, respetivamente.
Os dados também revelam um crescente interesse nas rotas mais bem estabelecidas a nível global, destacando a Amadeus, das 16 rotas mais populares, nove que já estão, praticamente, aos níveis de 2019, incluindo Nova Deli-Toronto (+32%), Tel Aviv-Nova Iorque (+90%), Seul-Nova Iorque (+10%), Buenos Aires-Madrid (+49%) ou Montreal-Paris (+60%).