TP reforça aposta no Turismo Literário com livro e exposição
O Turismo de Portugal acaba de apresentar o livro Sketch Tour PT e inaugurar a exposição que lhe é dedicada, em Óbidos, no âmbito do Festival Latitudes – Literatura e Viajantes.

Publituris
Uma aposta literária do Turismo de Portugal
Projeto de turismo literário lançado nas celebrações do Centenário de Saramago
TP admite “grande confiança no ar” mas diz que Portugal poderia “crescer mais” com abertura do Reino Unido e EUA
“Observatório do Mar vai ser um dos destaques da Rota do Património”
A iniciativa, que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, serviu para mostrar o resultado do desafio que foi lançado pelo Turismo de Portugal ao coletivo de artistas Urban Sketchers e a uma dezena de autores e escritores de referência da língua portuguesa, de diferentes gerações.
A Sketch Tour PT Reload desafiou autores a partilharem as emoções despertadas pelas paisagens, a história, o património e a cultura dos sítios por onde passaram, com o objetivo de promover a oferta turística e o turismo literário através de uma iniciativa que alia a escrita ao desenho.
Este projeto, agora partilhado com o público, viu, sentiu e registou Portugal através de textos e de desenhos de autores nacionais e estrangeiros, visando inspirar futuras viagens pelos diferentes territórios e experiências que o destino oferece.
A exposição contém, além dos desenhos e palavras, materiais recolhidos durante as visitas, uma biblioteca sonora e visual das várias regiões e o mapeamento destas experiências no território, iniciando a sua itinerância no Brasil (Bienal Internacional do Livro de São Paulo), seguindo depois para França no âmbito da Temporada Cruzada.
O livro, criado em parceria com a Editora Caleidoscópio, e que terá edição em português, francês e inglês, estará disponível a partir de maio.
O projeto SketchTour Portugal Reload enquadra-se nos objetivos definidos no Programa de Ação para o Turismo Literário, que pretende colocar Portugal no mapa dos destinos literários, valorizar e promover a oferta de Turismo Literário e enaltecer a língua portuguesa e os seus escritores, em diálogo com o território.