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Aeródromo de Vila Real reabre com voos da Sevenair

Até a interrupção dos voos, em 2019, a escala em Vila Real teve uma das maiores procuras em termos de tráfego, com a Sevenair a ter cerca de 86% da ocupação do avião.

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Aeródromo de Vila Real reabre com voos da Sevenair

Até a interrupção dos voos, em 2019, a escala em Vila Real teve uma das maiores procuras em termos de tráfego, com a Sevenair a ter cerca de 86% da ocupação do avião.

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A companhia aérea Sevenair reabriu a ligação aérea regular à cidade de Vila Real depois do aeródromo de Vila Real ter estado encerrado a voos comerciais desde julho de 2019, por ter sido detetado um abatimento do piso da pista. Por motivos de segurança, a utilização da mesma por aeronaves de asa fixa ficou impedida, causando vários transtornos ao serviço regular de transporte de passageiros entre Bragança, Viseu, Cascais e Portimão.

Até a interrupção dos voos em 2019, a escala em Vila Real teve uma das maiores procuras em termos de tráfego. Antes do encerramento do aeródromo a Sevenair tinha cerca de 86% da ocupação do avião, com capacidade para 18 passageiros. “Sem a escala em Vila Real, a ocupação ficou-se pelos 45% nos últimos anos, resultando numa perda de muitos passageiros com consequente impacto económico na própria região”, refere a companhia aérea.

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Redes sociais, gastronomia, bem-estar e comunidades locais influenciam viagens em 2023

O mais recente “2023 Global Travel Trands Report” da American Express Travel destaca a influência das redes sociais, gastronomia, bem-estar e comunidades locais nas viagens para 2023.

A American Express Travel acaba de lançar o “2023 Global Travel Trands Report”, onde destaca quatro tendências globais que inspiram as pessoas a viajar em 2023.

A análise, baseada em dados de pesquisa de viajantes dos Estados Unidos da América, Austrália, Canadá, México, Japão, Índia e Reino Unido, adianta que mais da metade (52%) dos inquiridos admitem planear fazer mais viagens este ano do que no ano passado e metade (50%) preveem gastar mais dinheiro em viagens em 2023 do que em 2022.

O relatório da American Express Travel destaca ainda que 84% da Geração Z e Millennials dizem preferir fazer férias de sonhos do que comprar um novo item de luxo e 79% concordam que viajar é uma importante prioridade no orçamento pessoal.

“As férias são preciosas e os viajantes estão a dar prioridade a viagens personalizadas, construídas em torno das suas paixões, desde o planeamento de férias inteiras para uma única reserva de jantar até a obtenção do vídeo perfeito para o TikTok”, refere Audrey Hendley, presidente da American Express Travel.

Das conclusões retiradas do relatório, a American Express Travel destaca que filmes, programas de TV e redes sociais estão a inspirar as pessoas a viajar para lugares que veem nos ecrãs dos diversos dispositivos, especialmente, nas gerações mais novas. Assim, 75% dos inquiridos admitem terem sido influenciados pelas redes sociais a viajar para determinado destino, com 70% da comunidade pertencente à Geração Z e Millennials a referirem que foram inspirados a visitar um destino depois de o ver ou descobrir numa série de televisão, notícia ou filme, baixando a percentagem quando se aborda a relevância do Instagram.

O peso do segmento gastronómico parece, igualmente, ganhar peso, com 81% dos ouvidos pela American Express Travel a concordam que “experimentar comidas e gastronomia local” está no topo das prioridades.  é a parte da viagem que eles mais desejam, sendo que 66% da Geração Z e Millennials admitem terem influenciados, grande parte, pelo que veem nas redes sociais. Destaque, também, para o facto de quase metade dos inquiridos (47%) indicaram que planearam a sua viagem para visitar um restaurante em específico.

Também o bem-estar está nas prioridades dos turistas para as suas viagens, afirmando 73% dos ouvidos que a próxima viagem tem como objetivo melhorar a saúde mental, física e emocional. As gerações mais jovens – Geração Z e Millennials – afirmam mesmo que reservam os hotéis com base na oferta de spas e serviços wellness.

Por fim, o “2023 Global Travel Trands Report” refere ainda que um dos objetivos dos turistas para 2023 passa por descobrir locais “escondidos” e apoiar as comunidades locais que visitam, indicando 85% que pretendem visitar um local onde poderão “experienciar verdadeiramente a cultura local”, enquanto 78% dizem-se interessados em viajar para destinos que apoiem as comunidades locais.

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Base Ryanair na Madeira: uma visão da SkyExpert 365 dias depois

Depois do início das operações a 29 de março de 2022 e oficialmente inaugurada a 14 de abril, Pedro Castro, diretor da SkyExpert Consulting, refere que o balanço é “sem dúvida positivo”.

Com início das operações a 29 de março e oficialmente inaugurada a 14 de abril, o Publituris colocou três perguntas ao diretor da SkyExpert Consulting, Pedro Castro, relativamente ao início da base da Ryanair na Madeira.

Que balanço faz do 1.º ano da base da Ryanair na Madeira?
Do lado do Turismo da Madeira e da criação de empregos diretos ligados à aviação, o balanço é sem dúvida positivo. O aeroporto da Madeira cresceu a dois dígitos a partir de abril de 2022 quando a Ryanair abriu a sua base e isto depois de um período pré-pandémico de estagnação no aeroporto – não se vislumbrava um crescimento significativo, pelo contrário. Com a Ryanair, passaram a chegar à ilha mais turistas oriundos de novos mercados, com preços e voos mais acessíveis que colocam a Madeira a um nível mais competitivo, nomeadamente em relação às Canárias. Por outro lado, a Ryanair traz um tipo de turista individual que estimula outro tipo de atividades e que ajuda a equilibrar a dependência da Madeira por relação aos touroperadores estrangeiros. Houve naturalmente também a criação e fixação de pilotos, tripulantes e outros empregos diretos no setor aéreo na ilha.

É mais difícil para mim dar uma resposta tão simples sobre a Ryanair: a análise custo-oportunidade que a empresa fez significa que está sempre à procura do aeroporto europeu onde poderá tirar melhor partido financeiro com esses mesmos aviões. Seria necessário ter mais dados financeiros para verificar se esta conta é, de facto, positiva do lado da companhia aérea e se é melhor do que ter estes aviões noutros aeroportos.

Com exceção do Porto, o próximo verão não será marcado por grandes mudanças na operação da Ryanair. De que forma é que isso pode afetar o crescimento em 2023?
É verdade e é um pouco surpreendente. Olhando para trás, a Ryanair raramente abre uma base num aeroporto para onde nunca tenha voado, como foi o caso da Madeira. O aumento das frequências do Porto é feito com os aviões baseados no Porto e está diretamente relacionado com a oportunidade criada pelo abandono da rota Porto-Funchal pela Transavia. Ou seja, a Ryanair não identificou outra oportunidade para crescer na Madeira nos próximos seis meses nem mesmo com aviões de outras bases, mantendo a mesma oferta de voos. Isto pode estar relacionado com os desafios operacionais do aeroporto que, por questões de vento e meteorologia, fecha com uma frequência maior do que a desejada.

Estas disrupções são graves para qualquer companhia, mas para as companhias de baixo-custo que têm departamentos comerciais e de atendimento ao cliente muito racionados, este tipo de situação afeta-as ainda mais. Mas vejo oportunidades para a Ryanair crescer em voos mais curtos como para Espanha, Canárias e até Marrocos. O Algarve, claro, porque não tem voos diretos para a Madeira. Já os Açores estão excluídos devido ao regime protecionista em vigor nestas ligações.

Acredita que outras companhias poderão inspirar-se na Ryanair e criar uma base na Madeira?
Acredito que o Governo Regional deve utilizar todos os mecanismos possíveis para pressionar o Ministério das Infraestruturas, em Lisboa, a fazer um “upgrade” rápido e urgente dos radares que medem o vento na Madeira. Isto não é uma competência regional e o governo da República arrasta inexplicavelmente este tema que é muito mais simples de resolver do que o novo aeroporto de Lisboa, tem um impacto potencial imediato muito maior, mas que não goza da mesma cobertura mediática e cai no esquecimento.

De resto, penso que o Governo Regional prossegue eficazmente o seu trabalho em atrair novas companhias e novas rotas para a Madeira, sendo que conseguir uma base é sempre o auge mais desejado por qualquer região. Temos de compreender, porém, que existem poucas companhias com esta flexibilidade em criar bases noutros aeroportos – nem a companhia pública, onde os Madeirenses colocaram cerca de 100 milhões de euros, consegue fazê-lo.

Existe também a questão do aeroporto do Porto Santo: parece-me essencial dar uma atenção especial ao Inverno e evitar que se repita o que aconteceu em 2020 e 2021 em que a ilha ficou sem voos diretos para o Continente. Em 2022, a easyJet garantiu esses voos diretos para Lisboa duas vezes por semana, mas com horários pouco convenientes para o posicionamento do destino como “escapadela” de fim de semana, com voos aos domingos que saiam da ilha às 09h30. Sem isso, o destino perde uma grande oportunidade da qual depende para se manter aberto durante todo o ano e para se afirmar.

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Brussels Airlines terá nova CEO

Dorothea von Boxberg transitará da Comissão Executiva da Lufthansa Cargo AG para a liderança da Brussels Airlines.

A Brussels Airlines terá nova CEO a partir de 15 de abril de 2023, estando sujeita a nomeação de Dorothea von Boxberg da reunião final do Conselho de Administração da companhia aérea.

Além de CEO da Brussels Airlines, Dorothea von Boxberg também assumirá a função de “Representante do Conselho Executivo junto da Comissão Europeia”.

Dorothea von Boxberg começou a sua carreira profissional na Boston Consulting, passando para o Lufthansa Group em 2007 onde ocupou diversos cargos de gestão. A partir de 2012, foi responsável pelo Customer Experience Design na Lufthansa Airline, tendo ao longo do tempo introduzido a nova geração de lugares na Business Class da companhia alemã.

Em 2015, Dorothea von Boxberg transita para a Lufthansa Cargo AG onde, a partir de 2021, ocupou um lugar na Comissão Executiva.

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Pilotos da TAP aprovam greve para a Páscoa 

Depois de apresentados os resultados e antes mesmo da tomada de posse da nova Comissão Executiva, o SPAC anuncia uma greve para a Páscoa.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta quinta-feira, 23 de março, uma greve para o período da Páscoa, entre 7 e 10 abril, para pressionar o Governo a ratificar o acordo assinado com a TAP, que repõe condições laborais retiradas em 2021.

A greve foi aprovada numa assembleia de pilotos, uma vez que “a tutela não está a comprometer-se a assegurar este acordo com a nova gestão” da TAP, indicou fonte do SPAC à Lusa, referindo-se à saída da atual CEO da TAP, no final deste mês, e a entrada do novo presidente executivo, Luís Rodrigues, depois de meados de abril.

“Até o Governo ratificar a proposta mantemos a greve”, precisou fonte da direção do SPAC, insistindo que “falta a tutela aprovar” a proposta acordada entre a TAP, cuja presidência vai mudar, e o SPAC.

O acordado entre a TAP e o sindicato assegura uma “reposição de condições de trabalho retiradas no acordo de 2022”, precisou o membro do SPAC.

Em comunicado emitido após a realização da assembleia-geral, o SPAC refere que “aguarda o cumprimento do acordo assinado com a Comissão Executiva, por parte do acionista, para levantar o pré-aviso de greve”.

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OMT abre candidaturas para melhores vilas e aldeias turísticas

Estão lançadas as candidaturas para a 3.ª edição do “Best Tourism Villages” que premeia, todos os anos, as melhores vilas e aldeias do mundo no turismo.

Lançada em 2021, a iniciativa “Best Tourism Villages, realizada pela Organização Mundial do Turismo, abriu as candidaturas para a 3.ª edição e faz parte do trabalho da entidade para tornar o turismo um impulsionador do desenvolvimento rural e do bem-estar.

Até à data, mais de 70 vilas e aldeias de quase 40 países foram reconhecidas como as melhores, tendo sido selecionadas mais 40 para participar do Programa de Atualização, onde as localidades beneficiam de orientação especializada e oportunidades de networking.

Na edição de 2022, Castelo Novo, localizada na freguesia do Fundão, esteve entre as 32 vilas e aldeias distinguidas pela OMT, com a aldeia de Ferraria de São João, na freguesia da Cumeeira, concelho de Penela, a entrar no “Programa de Melhoria” da entidade.

Os Estados-Membros da OMT podem apresentar até oito vilas ou aldeias através das entidades nacionais de turismo, com as candidaturas a terminar a 23 de junho de 2023, sendo os vencedores anunciados no final do ano.

No lançamento da iniciativa, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, referiu que “o turismo pode fazer uma diferença real para as comunidades rurais, gerando empregos, apoiando negócios e celebrando e protegendo tradições”, salientando ainda que “a OMT está, assim, a reconhecer os destinos rurais que se comprometeram a tornar o turismo um pilar de oportunidade e bem-estar”.

Além da orientação individual, as vilas e aldeias do “Programa de Atualização” também se juntarão à Rede “Best Tourism Villages”, que conta, atualmente, com mais de 100 membros em cinco regiões do mundo.

 

 

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Heritage Avenida Liberdade reabre após renovação

O edifício com quase 3 séculos de existência e localizado em plena Avenida da Liberdade, exibe agora nos seus interiores uma imagem actualizada em que os materiais, as cores, as texturas e todos os detalhes se harmonizam entre eles.

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Após uma curta interrupção para uma intervenção em todos os espaços, o hotel Heritage Avenida Liberdade reabre portas aos seus clientes. Os trabalhos de renovação ao nível de interiores foram conduzidos pelo gabinete de arquitectura MCM localizado em Lisboa. De forma a satisfazer as exigências dos clientes de hoje, o arquiteto Miguel Câncio Martins teve como principal objetivo atualizar a imagem do hotel, mantendo toda a história e tradição que este edifício datado do século XVIII transporta. Tendo sido o mesmo arquiteto responsável pelos trabalhos aquando da abertura desta unidade em 2007, propriedade do grupo Hoteis Heritage Lisboa.

O edifício com quase 3 séculos de existência e localizado em plena Avenida da Liberdade, exibe agora nos seus interiores uma imagem actualizada em que os materiais, as cores, as texturas e todos os detalhes se harmonizam entre eles. Tudo foi pensado ao pormenor, mantendo algumas peças e elementos que o actual edifício de fachada azul transporta de outros tempos.

Não um cuidado mas sim uma regra que se tornou horizontal aos cinco hotéis do grupo Heritage Lisboa. Todos eles respiram uma componente da história portuguesa muito forte, não só por terem sido de alguma forma edifícios que marcaram a diferença, mas também pela localização que cada um ocupa na capital Portuguesa.

“No espaço onde hoje funciona a recepção do hotel, foi em tempos uma ervanária. Cuidamos desses detalhes e não deixamos morrer memórias e tradições. Uma estrutura de madeira e vidro como uma montra onde guardavam e estavam expostas as plantas, hoje tornou-se no balcão onde estendemos as boas vindas aos nossos clientes” afirma Diogo Laranjo – Diretor Geral.

O Heritage Avenida Liberdade exibe agora uma aura nova, fresca e atual onde através dela se vê toda a dedicação e profissionalismo de quem executou o projeto juntamente com a administração do grupo hoteleiro. Todas as peças de mobiliário foram escolhidas criteriosamente, atendendo a qualidade das mesmas e ao respectivo conforto – fatores presentes em todo o processo de decoração deste histórico e já premiado hotel localizado no outrora chamado Passeio da Avenida. Não faltou a experiência do arquiteto Miguel Câncio Martins, sendo o objetivo de transformar as áreas comuns e de lazer, bem como todos os 42 quartos e suites que constituem o hotel, facilmente alcançados. Tratam-se de novas cores, novas texturas, novos ambientes em que a satisfação dos clientes que agora se hospedam se torna certamente maior.

“O desejo de termos o Hotel renovado foi alcançado e coloca-nos numa posição de oferecer aos clientes uma experiência que liga o passado a uma maior contemporaneidade, obedecendo a tendências novas e a uma estética, também elas alinhadas com a nossa cidade, Lisboa” – diz Diogo Laranjo.

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A Polónia convida para uma conversa, no Roadshow das Viagens do Publituris 2023

Visitem-nos em Coimbra, Porto e Lisboa

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Há múltiplas razões para viajar à Polónia em 2023. É um destino que surpreende de maneira muito positiva o viajante desde Portugal, que descobre ali cidades com história e um rico património, bom ambiente e muita solidariedade.

Desde o inicio do conflito armado na Ucrânia, os polacos foram demonstrando a sua grande capacidade de ajuda e empatia para com os refugiados ucranianos que, também graças aos programas de apoio (autorizações de residência e trabalho, atenção médica, a escolarização das crianças), receberam um tratamento próximo, segurança e dignas condições de vida.

 

O fluxo dos refugiados não afectou o normal e correto funcionamento das infraestruturas turísticas: os hotéis, apartamentos turísticos, a hotelaria e lugares de interesse oferecem os seus serviços de maneira habitual, mantendo a boa relação de qualidade/preço. A Polónia mantem-se assim firme no seu compromisso e aposta no sector emissor português.

Em 2023 a Polónia ocupa altos postos nos ranking internacionais como destino turístico

Segundo @CNNTravel, a Polónia encontra-se entre os melhores destinos para visitar em 2023

Entre as 20 cidades europeias selecionadas este ano para converter-se no Melhor Destino Europeu 2023, Varsóvia bateu todos os recordes ao receber o maior número de votos na história desta competição. Além disso, entre as 100 melhores cidades que visitar no mundo, Varsóvia ocupa o posto nº 38, segundo a World’s Best Cities. Valoriza-se o seu dinâmico desenvolvimento que deixa atrás a sua imagem como o símbolo da “guerra fria”, o alto nível educativo dos seus habitantes que a coloca no segundo posto depois de Londres; as atrações turísticas existentes e por chegar (como a reconstrução do Palácio Saski e novos museus avançados tecnologicamente).

A gastronomia polaca está de parabéns. É a única que representa a Europa Central e de Este, entre os 20 melhores destinos foodie do mundo. No ranking de World Culinary Awards, a Polónia está representada pela Cracóvia onde o restaurante La Fiorentina (fusão da gastronomia polaca e toscana) foi valorizada como o melhor do país (e um dos melhores da Europa) tanto pelos especialistas como pelos amantes da boa cozinha.

Eventos e temas de interesse 2023

O Ano de Copérnico

Neste ano de 2023 o famoso astrónomo será o protagonista ao celebrar o aniversário de nascimento. Nasceu há 550 anos em Toruń (Património da Humanidade), estudou numa das mais antigas universidades europeias (Universidade Jaguelónica de Cracóvia) e ocupava diferentes cargos eclesiásticos no norte da atual Polónia. Para continuar a sua rota, havia que fazê-lo através dos lugares que mantêm vivo o seu património científico: por exemplo, o tecnologicamente avançado Centro de Ciências Copérnico, em Varsóvia. O programa de atividades desenvolver-se-á sob os auspícios da UNESCO. Os circuitos à Polónia costumam incluir uma visita a Torun, além de Varsóvia e Cracóvia.

Capital Europeia da Juventude

A região de Lublin, na franja este da Polónia, atrairá em 2023 jovens turistas dado que a sua capital terá o título de Capital Europeia da Juventude. Esta será a primeira cidade polaca que receberá este título. O intenso programa terá como objetivo “criar um ponto de encontro para jovens de toda a Polónia e Europa, apoiando as suas necessidades, ideias e sonhos. Uma cidade onde os jovens, independentemente da sua origem, ideologia ou orientação sexual terão o seu próprio espaço. Uma cidade onde os jovens se sentirão em casa e a sua voz será ouvida e apreciada“.

Activa-te no sul da Polónia

O desporto europeu terá lugar este ano na Polónia. A 3ª edição dos Jogos Europeus terá lugar em Cracóvia e em toda a região de Malopolska (Polónia Menor) de 21 de junho a 2 de julho. Assistir às competições será uma desculpa para aproximar-se à rica cultura de Cracóvia: o seu mundialmente famoso Festival da Cultura Judaica celebrar-se-á de 28 de junho a 2 de julho cumprindo 32 edições.

 

 

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Full view of Scarlet Lady sailing.

Virgin Voyages contrata na Bolsa de Empregabilidade do Porto

A Virgin Voyages, empresa de cruzeiros de luxo, está a recrutar.

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Vem de Miami para a Feira de Emprego no Porto, da Bolsa de Empregabilidade, promover várias vagas.

Fundada pelo multimilionário Richard Branson, em 2014, a Virgin Voyages conta já com uma frota de 4 cruzeiros de luxo, as “Lady Ships”, como são apelidados. A empresa é conhecida pela sua abordagem “Adult Design”, dirigida àqueles que desejam viajar sem crianças por perto e buscam por uma experiência sofisticada, moderna e original.

Prestes a embarcar novamente, a Virgin Voyages vai estar representada na feira de emprego da Bolsa de Empregabilidade, no Porto, enquanto procura pelos próximos elementos que vão compor a sua equipa.

Esta não é a primeira vez que vêm a Portugal recrutar. A empresa explica que “valoriza o mercado português, pela sua mão de obra especializada, a reputação da hospitalidade do país, a aptidão dos portugueses para falarem inglês, e o reconhecimento e crescimento gradual que os próprios trabalhadores portugueses têm tido dentro da empresa”.

Neste momento, disponibilizam vagas nas áreas de Food & Beverage: Restaurante e Bar, Culinary, Housekeeping e Sailor Services. Entre os requisitos de entrada estão a idade superior a 21 anos, fluência em inglês, formação nas áreas de Hospitality, Culinary e Food & Beverage, experiência de 2 anos em ambientes hoteleiros de 5 estrelas ou “high end”/ “fine dinning” restaurantes, e possuir passaporte Europeu.

Diversidade e inclusão são alguns dos valores da Virgin Voyages, que garante não discriminar candidatos e trabalhadores com cabelos pintados, tatuagens visíveis e piercings.

“Para a Bolsa de Empregabilidade é um motivo de orgulho receber este tipo de reconhecimento de marcas estrangeiras, que vêem mercado português aquilo que já sabemos ser verdade. Temos profissionais altamente especializados e competentes”, explica António Marto, Fundador da Bolsa de Empregabilidade.

Todos os candidatos que realizarem pré inscrição com a Proseastaff, única empresa portuguesa parceira oficial da Virgin Voyages, terão prioridade nas entrevistas individuais com os representantes da empresa de cruzeiros. Para tal devem candidatar-se nas vagas da Bolsa Empregabilidade até dia 21 de março de 2023 ou fazer pré – registo através do link https://bit.ly/3Jid9jF.

É já no dia 29 de março que a Virgin Voyages participa na maior feira de emprego no turismo. Esta é a segunda edição da Bolsa de Empregabilidade no Porto, que promete ultrapassar o sucesso da anterior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://bolsadeempregabilidade.pt/candidato/feiras/

 

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Universidade Europeia lança Licenciatura em ‘Tourism’ 100% em inglês

A partir do próximo ano letivo, a Universidade Europeia terá uma Licenciatura em “Tourism”, totalmente lecionada em inglês.

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A Universidade Europeia vai lançar a 1.ª edição da Licenciatura em ‘Tourism’, lecionada 100% em inglês, no próximo ano letivo 2023/2024. Esta Licenciatura assenta no modelo académico inovador da Universidade Europeia, que está fortemente ligado ao mundo empresarial e centrado na criação, gestão e disseminação de conhecimentos e melhores práticas, neste caso, em turismo e hospitalidade, abrindo oportunidades de emprego sem precedentes.

A Universidade Europeia conta com mais de 170 parcerias nas áreas do turismo e hospitalidade, que proporcionam aos estudantes diversas experiências do mundo real na indústria. Entre elas está, por exemplo, o Vila Galé, Pestana, Tivoli Hotels, Viagens Abreu, Uniplaces, Museus de Portugal, CCB, Zomato e Fórum Turismo 2.1, entre outras.

Esta Licenciatura apresenta como pontos fortes o facto de ser lecionada 100% em inglês, beneficiando da larga experiência da Universidade Europeia no ensino em língua inglesa na área do Turismo (anterior licenciatura em Hospitality and Tourism Management). Os estudantes usufruem de uma grande preparação para o mercado global, com experiência formativa adequada próxima das empresas, graças a laboratórios integrados nos cinco primeiros semestres do curso e disciplinas opcionais dedicadas.

A Licenciatura em ‘Tourism’ prevê a possibilidade de realização de um semestre letivo no Rosen College of Hospitality Mangement (Flórida, EUA), além da possibilidade de realização de estágio internacional nos EUA, parcerias privilegiadas com instituições de referência para mobilidade internacional como CETT-Universidade de Barcelona (Espanha), Breda University of Applied Sciences (Países Baixos) e Haaga Helia University of Applied Sciences (Finlândia).

De referir que a Licenciatura em Turismo, já existente na Universidade Europeia, tem uma das mais elevadas taxas de empregabilidade do mercado, nomeadamente 95% (fonte: infocursos), sendo reconhecida e tendo como parceiro, o Turismo de Portugal. Estes dados, não deixam dúvidas que a Licenciatura em ‘Tourism’ será mais uma oportunidade para o desenvolvimento de uma carreira promissora num setor em expansão de cariz internacional.

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Negócios no turismo e viagens caem mais de 60% em fevereiro

Depois de em janeiro terem caído 42,4% face ao mês anterior, os negócios no setor do turismo e viagens decresceram mais de 60% em fevereiro de 2023, face a igual mês de 2022.

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Os negócios no setor do turismo e viagens continuam em queda. Os dados mais recentes da GlobalData mostram que, em fevereiro de 2023, os negócios neste setor caíram 60,4% face ao mês homólogo de 2022, demonstrando uma “resistência na recuperação depois da quebra provocada pela pandemia”, refere a consultora.

A análise feita pela GlobalData indica que o volume de negócios na indústria ficou a mais de metade dos 111 negócios realizados em fevereiro de 2022, atingindo 44 negócios no segundo mês de 2023.

Aurojyoti Bose, Lead Analyst da GlobalData, refere que “este declínio salienta a incerteza e os desafios contínuos, incluindo a mudança no comportamento do consumidor e a volatilidade económica enfrentados pela indústria de turismo e viagens”. O responsável frisa ainda que, “como o cenário do mercado está a mudar rapidamente, com receios de recessão, os investidores parecem ter-se tornado mais  cautelosos”.

A atividade de negócios caiu significativamente na maioria dos países, em fevereiro, com várias quedas na casa dos dois dígitos, com alguns dos principais mercados a não registarem qualquer negócio durante o mês.

Nos EUA, por exemplo, principal mercado em termos de volume de negócios, a quebra foi de 71,9% no volume de negócios, em fevereiro de 2023. Da mesma forma, o Reino Unido testemunhou uma descida considerável na comparação anual no volume de negócios, apontando a GlobalData para uma queda de 46,2%.

Mercados como o Japão, Alemanha e Espanha não viram, por sua vez, qualquer negócio no setor do turismo e viagens durante o mês de fevereiro.

Todos os tipos de negócios (fusões e aquisições, financiamento de risco e negócios de private equity) também registraram queda no volume de negócios em fevereiro de 2023. O número de negócios de financiamento de risco e private equity caiu 59,4% e 60%, respetivamente, enquanto as fusões e o volume de transações de aquisição caíram 60,9% no segundo mês de 2023 face a igual período de 2022.

Bose conclui, assim, que “o declínio na atividade de negócios na indústria do turismo e viagens é um forte lembrete dos desafios e incertezas que ainda se registam, ao mesmo tempo que se procura uma recuperação da pandemia”.

Bose considera, contudo, que esta realidade também apresente uma “oportunidade para explorar novos modelos e parcerias que podem impulsionar a inovação e o crescimento na era pós-pandemia. À medida que a indústria continua a enfrentar esses obstáculos, os investidores devem permanecer vigilantes e adaptar-se às tendências e oportunidades emergentes”.

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