TOKYO JAPAN – APR 11, 2018 : Pepper Robot Assistant with Information screen Japan Humanoid technology
Soluções a favor do turismo
A necessidade de implementação de (novas) soluções tecnológicas por parte dos mais diversos stakeholders do turismo, levou as empresas a lançar novos produtos e soluções, bem como adaptar outras para responder às exigências.
Victor Jorge
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Updates ou upgrades, novas soluções ou adaptadas às (novas) necessidades e exigências, o setor do turismo foi cliente de primeira linha das empresas tecnológicas. Embora muitas das soluções e tecnologias não possam ser identificadas como novas, muitas delas começaram a ser vistas como imprescindíveis em tempos de pandemia e, fundamentalmente, pós-pandemia. Porque a realidade mudou, as empresas mudaram, os colaboradores mudaram e, mais importante de tudo, os clientes mudaram.
Adyen
Conhecida como empresa de pagamentos, a Adyen tem diversos parceiros em termos de software como, por exemplo, a Serenissima, um parceiro tecnológico da Protel Hotelsoftware com presença em Espanha e Itália. Além disso, conta, igualmente, com a Sabre SynXis, uma solução completa para gestão de quotas, inventário e reservas ou Oracle Hospitality com total apoio para hotéis com Opera, Simphony e RES 3700. O Clock Software é, por sua vez, um sistema de gestão de propriedade centrado na distribuição em tempo real e na interação com o cliente, contando, ainda, como solução mais específicas, com o Book4time, software de nuvem para o sector de spa e wellness.
Amadeus
Na Amadeus, destaque para as tecnologias Safe Travel e o ecossistema Amadeus Safe Travel. Desde o início, o desenvolvimento do Safe Travel (Viagem Segura) tem sido “colaborativa e multifacetada”, desenvolvendo soluções para companhias aéreas e aeroportos, com tecnologias sem contacto e biométricas, bem como soluções de identificação do viajante e de verificação de saúde.
Um dos desenvolvimentos mais importantes dentro do ecossistema foi um processo digital de validação sanitária de ponta a ponta, totalmente integrado nas operações das companhias aéreas: Traveler ID for Safe Travel.
Outra tecnologia que o Amadeus está a desenvolver é a tecnologia de aeroportos sem contato, utilizando a biometria. No aeroporto de Heathrow (Londres) foi lançado um ensaio de despachar automaticamente a bagagem que utiliza tecnologia de infravermelhos em vez do toque.
beamian
No caso da plataforma integrada de gestão de eventos, destaque para as features para a produção de eventos 100% virtuais (marketplace virtual de produtos e ofertas, stands virtuais para expositores e ferramentas de networking como videoconferência e chat). A integração do virtual e do presencial numa única plataforma de gestão de eventos que permite aos organizadores gerirem audiências presenciais e remotas em simultâneo é outra das soluções apresentadas pela beamian.
CLEVER/HOST
Do lado da CLEVER/HOST, Luís Brites destaca a reformulação de processos operacionais focados em melhorar a experiência do cliente / hóspede, suportados pelos muitos avanços tecnológicos como um dos pontos essenciais nas soluções apresentadas.
A CLEVER coloca à disposição das empresas soluções como o Hospitality Analytics, Hospitality Benchmark, Market Trends (Flights & Hotel Search) ou Hospitality Sustainalytics. Já do lado da HOST Hotel Systems, os destaques vão para o Digital Key-Pass, Self-Check-In & Check-Out, Self Service Kiosk (Self Check-In, Self Booking, TPA (integrated payments) e o Digital Menu (ordering).
Global Blue
A Global Blue tem vindo, constantemente, a inovar para oferecer soluções que permitem que os comerciantes personalizem a sua oferta, tornando o processo contínuo e satisfatório, além de incentivar a venda, como é o caso do reembolso instantâneo e em tempo real nos cartões de crédito, na carteira Alipay ou Wechat Pay, ou o Mobile Costumer Care, que fornece aos clientes atualizações ao vivo do estado sobre os reembolsos do IVA e notificações relevantes, em tempo real, aos compradores, ou o reembolso automático digital do IVA, por exemplo.
HiJiffy
Entre as soluções da HiJiffy que os hotéis mais têm procurado encontram-se o Assistente de Reservas, que permite aos hóspedes fazer reservas onde quer que estejam, 24 horas por dia, 7 dias por semana, assegurando uma resposta instantânea às diferentes questões em mais de 100 idiomas e nos diferentes canais de comunicação – do Webchat no website ao Facebook ou WhatsApp, passando pelo Instagram até ao Google My Business – dos hotéis.
Também o Concierge Virtual, disponível 24h/7, desde a reserva do hóspede, passando pelo check-in, estadia, até ao check-out, é muito procurado. Isto porque permite comunicar com os hóspedes em todas as etapas da sua jornada, potenciando oportunidades de cross e upselling ao mesmo tempo que diminuiu contactos e digitaliza a experiência.
Infraspeak
Em 2021, a Infraspeak lançou Infraspeak Hub, que é basicamente o sítio, dentro da plataforma, onde cada um dos clientes pode construir a sua própria solução. O Infraspeak Hub é onde o gestor pode conectar todas as apps nativas da plataforma; outros softwares, como um chatbot (como já acontece através da integração com a HiJiffy) ou um PMS; e sensores IoT; de forma a começar a recolher dados de toda a operação.
Mas se o Infraspeak Hub é o que permite a conexão de toda a operação num único sítio, o Infraspeak Gear, também lançado durante 2021, é o que permite que tudo funcione de forma inteligente.
O Infraspeak Gear é o “cérebro” da plataforma e, através de técnicas de inteligência artificial / machine learning, transforma todos os dados recolhidos em ações reais, através de insights inteligentes, alertas e automações.
Microsoft
Não podendo dar exemplo de clientes nacionais, devido a questões de confidencialidade, a Microsoft e/ou o vasto ecossistema de parceiros, disponibiliza uma panóplia de soluções que vão desde aplicações móveis de interação dos turistas com operadores; aplicações móveis de interação dos turistas com os ativos em visita (igreja, museu, espaços culturais); plataforma de gestão e conhecimento dos stakeholders (CRM); plataformas inteligentes de relacionamento de dados que sirvam o propósito de proporcionar uma melhor experiência aos clientes/turistas; análise comportamental, de movimento e exploração de dados turísticos, para que se conheçam padrões e se adaptem ofertas turísticas; visitas virtuais e interativas; plataformas de disponibilização de conteúdos digitais.
Paratytech
Das soluções oferecidas pela Paratytech, destaque para o motor de reservas inteligente; marketing online e design de websites; ferramentas de controlo de preços (distribuição e concorrência); Customer Experience Center; plataforma de Smart Data para destinos e hotéis, bem como relatórios periódicos do destino.
Roiback
Motor de reservas para hoteleiros totalmente responsive e adaptado para desktop; soluções de automação de pagamentos; plataforma tecnológica do programa de fidelização que permite aos hotéis desenvolver e implementar o seu próprio programa e fidelização de marca; serviços de marketing digital; processos de automação de marketing; design de sites; soluções de chatbot, otimização de reservas, UX digital e relatórios.
Travelport
Plataforma agregadora e de distribuição de conteúdos turísticos, incluindo, mas não apenas, empresas de transporte aéreo comercial, hotéis, rent-a-car, cruzeiros.
XLR8
A XLR8 foi sentindo que a procura das várias soluções evoluiu por etapas. Numa fase inicial, houve a procura por Formação Online que permitisse repensar/adaptar as estruturas internas.
Com a recuperação do setor, em que os hotéis se concentram em procurar oportunidades para aumentar os seus resultados, tem-se registado uma tendência crescente de procura por soluções de inteligência artificial (Revenue Management System) que incidam no processamento de dados de várias fontes, desde dados de histórico, de concorrência, de eventos, big data, para identificar padrões de comportamento de reservas.
Em paralelo com a adoção de tecnologia, a empresa tem tido ainda várias unidades hoteleiras que procuram os serviços de consultoria.
O Vasco traduz
Fundada em 2008, a VascoElectronics procura responder a uma necessidade concreta dos clientes: dispositivos rápidos e eficazes, dedicados à tradução de discurso, de texto e de imagens. O fundador e CEO da empresa, Maciej Góralski, foi buscar inspiração a duas paixões – as viagens e os cuidados médicos – para desenvolver os dispositivos da Vasco. Por isso, numa viagem, em que a comunicação se afigura como uma barreira à descoberta de novas culturas, a compreensão eficiente do outro é fundamental.
Procurando criar pontes, a VascoElectronics é reconhecida como uma das principais produtoras de tradutores de voz do mundo, com dispositivos utilizados por turistas, empresas e diversos profissionais.
Os dois principais dispositivos da marca – o Vasco Translator M3 e o Vasco Mini 2 – caracterizam-se pela simplicidade do uso, pela qualidade das interpretações e pela fiabilidade das traduções, permitindo comunicar em mais de 70 línguas de forma instantânea.
Além de um “simples” tradutor, o Vasco Translator M3 é, também, um PhotoTranslator – permite fotografar um sinal, um menu ou um jornal numa língua estrangeira e traduzir a fotografia para a língua materna em poucos segundos – aplicação MultiTalk – permite conversas de grupo com até 100 pessoas que falam em diferentes idiomas, presencialmente e em chamadas em grupo – funcionalidade TranslaCall – permite traduzir chamadas telefónicas.
Para este ano de 2022 estão reservadas novidades e um upgrade dos dispositivos Vasco.