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Redes sociais essenciais para setor das viagens envolver-se diretamente com nova geração de consumidores

Com a pandemia foram muitas as empresas de viagens que procuraram envolver-se de forma mais direta com o seu público utilizando as redes sociais, consideradas essenciais para uma comunicação mais direcionada.

Victor Jorge
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Com a pandemia foram muitas as empresas de viagens que procuraram envolver-se de forma mais direta com o seu público utilizando as redes sociais, consideradas essenciais para uma comunicação mais direcionada.

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Com as redes sociais a provarem ser a maneira mais rápida, económica e impactante de envolver-se diretamente com os consumidores mais jovens, as empresas do setor das viagens começaram a investir mais tempo e recursos neste tipo de comunicação para alcançarem resultados mais rápidos, revela a GlobalData num recente report.

Os dados da consultora demonstram que houve um aumento de 175,8% nos empregos relacionados com os social media no setor das viagens e turismo de 2020 para 2021, demonstrando que uma quantidade crescente de empresas do setor reconheceu a importância das redes sociais para o envolvimento da marca serviço ao cliente.

De acordo com a GlobalData, 30% da “Geração Z” e 32% dos “Millennials” afirmam que o envolvimento direto com uma marca é o principal fator para uma compra. Essas percentagens são significativamente maiores quando comparadas aos “Boomers” e à “Geração Silenciosa” (nascida entre 1928 e 1945), com 13% e 4%, respetivamente, salientando a consultora que, nestes casos, “os consumidores percecionam o envolvimento direto com a marca como um fator-chave”.

Ralph Hollister, analista de viagens e turismo da GlobalData, adianta que “o sucesso de uma empresa de viagens com os “Millennials” ou “Geração Z” pode agora ser determinado pelo desempenho nas redes sociais, com o desempenho positivo e níveis de serviço nessas plataformas a incentivar lealdade à marca além de aumentar a visibilidade”.

Hollister dá o exemplo da Ryanair que lidera em termos de incentivo no envolvimento com a maca através das redes sociais, com 1,6 milhões de seguidores nmo TikTok. “A Ryanair ganhou seguidores em massa em plataformas como o TikTok porque capitaliza conteúdo viral, como memes, que são divertidos e relacionáveis”, diz o analista da GlobalData.

Essa estratégia nas redes sociais, afirma Hollister, “permite à empresa estar na mente da próxima geração de clientes”, além de criar “diferenciação, pois a companhia aérea pode cultivar a própria personalidade distinta por meio do conteúdo que publica”:

As redes sociais permitem, igualmente, o contacto em larga escala com a empresa por meio de serviços de mensagens diretas, permitindo níveis aprimorados de atendimento ao cliente. A companhia aérea holandesa KLM, por exemplo, considera as redes sociais como parte integrante da sua estratégia de relacionamento com o cliente. Desde 2010, a KLM ganhou reputação como pioneira no campo dos social media ao adotar consistentemente as mais avançadas tecnologias relacionadas às redes sociais, como Inteligência Artificial (IA) e tecnologia ativada por voz para aumentar os níveis de serviço. Como resultado, a KLM oferece agora uma plataforma de atendimento ao cliente 24 horas por meio de vários redes sociais em 10 idiomas diferentes.

Hollister conclui, assim, que, “com a popularidade cada vez maior das redes sociais, as empresas de viagens mudaram-se para onde os seus clientes mais jovens estão. Como tal, as plataformas sociais continuarão a crescer como parte integrante das operações estratégicas das empresas de viagens, à medida que funções e equipas específicas que gerem a produção de conteúdos para social media continuam a ser reforçadas em todas as grandes empresas”.

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Sonhando propõe El Gouna (Mar Vermelho) no verão

O operador turístico Sonhando propõe El Gouna, uma estância turística egípcia localizada no Mar Vermelho para o verão de 2024, que terá saídas semanais tanto de Lisboa como do Porto entre junho e setembro.

A Sonhando, lança no mercado duas ofertas para e verão de 2024 para El Gouna, no Egito. Nas duas sugestões, com saídas de Lisboa entre 7 de junho a 6 de setembro, e partidas do Porto, de 10 de junho a 9 de setembro, o operador turístico aponta o Hotel Sultan Bey, de quatro estrelas em regime do tudo incluído, para estadas de sete noites, a preços desde 1.246 euros por pessoa em duplo, e desde 1.204 euros por pessoa, em alojamento duplo, respetivamente. As reservas são até 29 de fevereiro.

Os serviços incluídos no preço são: Voos Fly Egipt Porto ou Lisboa / Hurghada / Porto ou Lisboa, com direito a um pacote de até 20kg de bagagem de porão, mais um até 8kg como bagagem de mão (por passageiro); transferes com assistência; sete noites de alojamento no hotel indicado, em quarto standard, no regime de tudo incluído; taxas; e seguro de viagem.

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B travel lança nova campanha de verão para vários destinos

“Volte sempre com mais do que leva” é o slogan da nova campanha da B travel, que oferece descontos exclusivos para uma grande variedade de destinos para desfrutar na temporada de verão.

A B travel, rede de agências do grupo Ávoris Corporación Empresarial, lança a sua campanha de reservas antecipadas na rádio, televisão, publicidade exterior e meios de comunicação online.

Com o slogan “Volte sempre com mais do que leva”, a marca exalta todos os benefícios de fazer uma viagem, porque para além de aproveitarmos as férias, regressamos não apenas com os pertences físicos, mas também carregados de experiências memoráveis e momentos inesquecíveis que vamos guardar para sempre. Com esta afirmação a B travel convida a aproveitar a viagem e a vida, destacando a parte mais emocional, pois a viagem permanece com o viajante além do tempo que dura.

Esta campanha, com reservas até 29 de fevereiro, oferece descontos exclusivos para uma grande variedade de destinos para desfrutar na temporada de verão, entre os quais Caraíbas, Maurícias, Tailândia, Tunísia, Marrocos, Bulgária e Ilhas Espanholas.

 

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Bestravel anuncia campanha exclusiva em parceria com Turismo de Marrocos

A campanha trabalhará sob o conceito “Marrocos: mil e uma cores!” e explorará a diversidade de oferta do destino, de experiências, de hotelaria e de produto que vai desde citybreaks a circuitos, passando pelas praias marroquinas, como Agadir.

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Com o mote “Marrocos; mil e uma cores”, a rede de agências de viagens Bestravel acaba de lançar uma campanha em parceria com o Turismo marroquino, que estará em vigor até 25 de fevereiro nos 48 pontos de venda da marca.

Esta campanha, segundo a rede, visa reforçar a proximidade entre o destino e o turista nacional, convidando-os a explorar as cores vibrantes de Chefchaouen, o charme histórico de Marraquexe e a atmosfera cosmopolita de Casablanca, tornando a viagem por Marrocos uma experiência inesquecível.

Ricardo Teles, diretor Operacional da Bestravel, destaca que “Marrocos já se tornou um ponto obrigatório nas agendas de férias dos portugueses, sendo um destino de ano inteiro, oferecendo uma variedade de opções ideais para famílias”.

O responsável aponta que esta campanha “é ideal para aqueles que ainda não planearam as suas férias e que procuram um destino próximo, com uma oferta hoteleira excelente e uma ótima relação qualidade-preço”, para avançar que esta parceria com o Turismo de Marrocos “demonstra também a importância do destino no mercado nacional e entre os clientes da Bestravel”.

 

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Travelplan promove Costa do Mar Negro para o verão

O operador turístico Travelplan está a promover no mercado um programa em voo especial direto para a Costa do Mar Negro, na Bulgária, à saída do Porto

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Oito dias/sete noites com saídas da cidade do Porto às quartas-feiras, de 24 de julho a 4 de setembro, em voos especiais diretos, o operador turístico Travelplan está a promover a Costa do Mar Negro, na Bulgária, com preços desde 1.075 euros por pessoa, em alojamento duplo.

O preço de chamada tem a ver com alojamento no AluaSun Helios Beach, de três estrelas, em Obzor, em regime do tudo incluído. No entanto, o operador turístico sugere também unidades hoteleiras de quatro estrelas tanto em Obzor, em Sunny Beach como em Nessebar, todos na modalidade do tudo incluído, designadamente, Barceló Royal Beach, Sol Nessebar Bay & Mare Resort e Meliá Sunny Beach.

O valor do pacote inclui avião de ida e volta para Burgas, sete noites no regime indicado, transferes, seguro básico de viagem e taxas de aeroporto.

Refira-se que a costa búlgara no Mar Negro é muito atrativa pelas suas belas e longas praias de areia branca e cidades pitorescas como Varna e Burgas. É um destino ideal para se desligar da rotina e aproveitar as férias ao máximo.

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TUREP acaba de ganhar representação da Albania DMC Balcan Tour Operator em Portugal

A TUREP – Turismo Único Representações, dirigida por Luís Pinto, passa a representar, em Portugal, o operador DMC albanês – Albania DMC Balcan Tour Operator, que estará presente da BTL, de quarta a sexta-feira, no espaço 4B09, com o objetivo de manter encontros com operadores turísticos, agências de viagens DMC, de incentivos e de grupos, e dar a conhecer o destino.

O Albania DMC, que passa a ser representada no nosso país pela TUREP, é um operador especialista em serviços de MICE e lazer não só na Albânia como noutros países das Balcãs – Montenegro, Kosovo, Macedónia, Sérvia, Bósnia e Bulgária.

Refira-se que a TUREP – Turismo Único Representações, é uma empresa de representações turísticas de tour operadores, DMC, hotéis, centrais de reservas, destinos e organizações turísticas estrangeiras que desejam ampliar a sua presença e as suas operações no mercado de turismo emissor em Portugal e nos diversos países de língua portuguesa.

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Tour10 revela um ano de sucesso e perspectiva um 2024 promissor

Depois de ter ultrapassado os seus desafios para 2023, a Tour 10 estabelece novos objetivos para este ano, promovendo a cibersegurança, a internacionalização e o desenvolvimento tecnológico.

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Depois de ter superado os desafios estabelecidos em 2023, a empresa espanhola de reservas de hotéis, com presença em Portugal, a Tour10, diz que enfrentará este novo ano “fiel à sua constante aposta na inovação e na satisfação dos seus clientes”.

Durante o ano que passou, segundo Fran Serón, CEO da Tour10, como “o melhor da história para o setor turístico, foram muitas as conquistas alcançadas”, incluindo uma mudança completa de imagem, inovação no design do seu site, uma melhoria no marketing, a expansão do portfólio para a contratação internacional e novos contratos de vendas.

E não só, um novo projeto também viu a luz do dia: a plataforma Tour10Xperiences, e as ligações com os fornecedores também se multiplicaram, tudo isto é apenas uma pequena amostra do potencial desenvolvido pela empresa em 2023, indica a empresa em comunicado de imprensa.

Quanto a 2024, Fran Serón afirma que a previsão “nunca é clara”, pois há fatores como a inflação ou um possível arranque ou abrandamento da economia que podem afetar os resultados finais deste ano”. No entanto, acrescentou, uma coisa é certa: a empresa “vive de e para os seus clientes” e o objetivo “é continuar a crescer”, apesar das incertezas económicas”.

Olhando para o futuro, um dos principais objetivos da Tour10 é melhorar a segurança, principalmente no que diz respeito ao processamento de dados e no tratamento de palavras-passe para evitar o roubo de informação. É por isso que, no domínio tecnológico, já lançaram um projeto de cibersegurança para reforçar os mecanismos de deteção da utilização fraudulenta de palavras-passe, o processo de recuperação e o acesso a partir de diferentes locais, tudo para garantir a segurança das agências de viagens.

Por sua vez, Daniel Cortés, CIO da empresa, definiu 2024 como “um ano de novos desafios”, e destacou o trabalho e a relevância do projeto de cibersegurança, defendendo que “é algo fundamental que tem de estar presente na Tour10 do futuro, onde vamos ter cada vez mais produtos, mais internacionalização e mais acesso global, pelo que é algo que nos condiciona. Nós já estamos conscientes disso, mas as agências também devem estar”.

De acordo com Cortés, as propostas e inovações não ficam por aqui e afirmou que a empresa “planeia impulsionar ainda mais a Tour10Xperiences com novas ideias e a incorporação de fornecedores”. Além disso, a Tour10 iniciará um agressivo processo de internacionalização, procurando expandir os seus horizontes e oferecer ainda mais opções e produtos aos seus clientes através de novas interações.

Refira-se que os dados de 2023 do Inquérito Anual de Satisfação do Cliente da empresa revelaram que a grande maioria da comunidade Tour10 recomendaria os seus serviços, com 76,1% dos clientes muito propensos a fazê-lo.

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TUI torna-se parceiro de tours & atividades da Sercotel em Espanha e Andorra

A TUI fornece plataforma para centenas de experiências em Espanha e Andorra como novo parceiro de Tours & Atividades da cadeia hoteleira Sercotel.

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O grupo TUI é o novo parceiro de Tours & Atividades da Sercotel, uma cadeia hoteleira com 95 hotéis e apartamentos de três e quatro estrelas nas principais cidades de Espanha e Andorra. A parceria, segundo comunicado do operador turístico, dá continuidade ao seu forte crescimento estratégico em tours e atividades, “que assim consolida ainda mais a sua posição de liderança como parceiro de fornecedores de alojamento e empresas espanholas, destacando também a diversidade do seu portfólio de produtos e a qualidade da oferta digital”.

Assim, através da plataforma, os clientes podem aceder a centenas de experiências em todos os destinos de Espanha e Andorra onde existem propriedades Sercotel, desde Barcelona e Madrid até à Gran Canária ou Málaga.

Trata-se de um portfólio diversificado de excursões, atividades e entradas para atrações, como uma visita guiada à Medina Azahara de Córdoba, uma noite de stand-up paddle no rio Guadalquivir em Sevilha, bilhetes para o Museu Moco de Barcelona e muito mais. Além disso, a Sercotel é a primeira marca hoteleira a oferecer os recém-lançados passeios premium e imersivos ‘National Geographic Day Tours’, possibilitando aos clientes reservar experiências únicas, incluindo a exploração liderada por arqueólogos no sítio Guanches na Gran Canária, passeios de caiaque pela costa de Maiorca com um biólogo marinho, e descobrir a Fundação Joan Miró de Barcelona com um arquiteto.

 

 

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Apostas da Airmet para 2024: Reforçar modelo de contratação e estar cada vez mais próxima das suas agências

Reforçar o modelo de contração, que começou a ensaiar em 2022, em que o rappel dos operadores é por agência de viagens e não por grupo, bem como estar cada vez mais próxima da sua rede com várias ações agendadas, são as grandes apostas da Airmet para 2024, ano em que prevê crescimento não só em lojas como em faturação, em busca da liderança em grupos de gestão em Portugal.

Luís Henriques, diretor geral da Airmet, revelou, esta sexta-feira, aos jornalistas, que 2023 foi “um ano entusiasmante” para as agências de viagens da rede de gestão. Embora sem contas ainda fechadas, já se sabe que ao nível dos seis fornecedores considerados premim que tinha, a rede cresceu 35%, tendo a subida ter sido ainda maior nos cinco operadores preferenciais. “2023 foi um ano muito bom para nós, como para todo o mercado. Sustentou a nossa estratégia e o nosso desejo e queremos continuá-lo este ano”, destacou, para avançar que “temos melhorado ao nível e fidelização e retenção de lojas”. E “a maioria foram entradas de agências novas”.

O responsável reforçou que “o aumento do preço médio, em cerca de 15% desde 2019, não tem inibido a compra, pelo contrário: a procura tem crescido todos os anos”, mas em 2024 “a dúvida é se todas as operações programadas vão ser todas efetivadas, até porque o problema das slots se vai manter”.

Ainda no ano passado houve uma grande aposta na capacitação das suas agências de viagens, tendo realizadas 90 horas de formação, das quais 60 certificadas, “cada vez mais uma aposta nossa”, seis “Momentos Airmet” para estar mais próxima possível da sua rede, em tecnologia cresceu em seis vertentes, melhorou a sua intranet e reforçou a equipa comercial, com Célia Castro a norte, Romeu Mendes do sul e com Sérgio Ramires, liderados por Suzana Fonseca, e Catarina Dias como assistente desta equipa.

Estar cada vez mais próxima das suas agências de viagens é mote desta rede, objetivo que é para manter em 2024, como visitas às lojas pelo menos quatro vezes por ano. O novo modelo de contratação, que começou a dar os seus primeiros passos, em 2022, e que permite uma maior rentabilidade às agências de viagens da rede, uma vez que o rappel é disponibilizado por agência e não por grupo, também cresceu, tendo passado de seis operadores premium para oito. São eles agora a Sonhando e Smytravel, W2M.Pro, Newblue, Icárion, Image Tours, Flexible Autos e Viagens Tempo.

No ano passado, os destinos mais vendidos, para além de Portugal, incluindo as ilhas e o Algarve, foram as Caraíbas (México, República Dominicana e Cuba) com a W2M, e Cabo Verde. Luís Henriques está seguro de que, “quanto maior a oferta para as Caraíbas, mais se vende”.

Em 2024, apesar do aumento do preço médio das viagens, que terá subido pelo menos 15%, dos conflitos armados e da instabilidade política, Luís Henriques afirma que “as vendas, a partir de meados de janeiro foram uma autêntica loucura, por isso “acreditamos que este ano será melhor do que 2023”, até porque a Airmet agora já conta com 419 agências de viagens ligadas ao grupo, contra 315 que tinha aquando da sua última convenção realizada em finais de março do ano passado, na Madeira.

Ao nível da formação, o objetivo é continuar com mais webinares, superar as 90 horas, promover pelo menos 12 famtrips exclusivas, ou seja, uma por mês, bem como capacitar também os gestores das agências de viagens, “um foco muito grande”, pois “achamos que faz muito sentido darmos mais ferramentas e formação aos gestores da nossa rede”, defendeu.

O grupo pretende ainda este ano reforçar e até aumentar o patamar do seu modelo de contratação, que até agora o rappel garantido é de 1% para vendas de produtos dos operadores turísticos premium, sem qualquer patamar mínimo de vendas. No entanto poderá chegar a 1,35%, consoante o volume de vendas de cada ponto de venda e não ao nível de toda a rede. Já em relação aos parceiros preferenciais, e à mesma com rappel de loja e não de grupo, requer-se um volume mínimo de vendas para a sua atribuição

“Permite maior rentabilidade da agência de viagens, que está cada vez mais madura, e ao mesmo tempo, clareza e transparência”, disse Luís Henriques, para acrescentar que “a panóplia destes oito parceiros é muito grande e com oferta abrangente” e este ano “identificámos alguns operadores específicos com produtos que não tínhamos, como a Sonhando, com charters de médio curso, e a Smytravel, com cruzeiros”.

Na proximidade com as agências de viagens que constituem este grupo de gestão, o responsável adiantou que, para além das ações de formação e, incluindo a convenção que terá lugar em finais de novembro, em princípio na ilha Terceira (Açores), estão previstas a participação em bloco na BTL, em fevereiro/março, reuniões nas quatro regiões do país, em abril, “Airmet sem fronteiras” com as famílias da rede, em maio, celebrações do aniversário em julho, segunda edição do campeonato de kart em setembro, “Airmet Summit, em outubro, para capacitação dos gestores das agências de viagens, e terminar com a festa de Natal Airmet.

Em termos de tecnologia, a sua plataforma “book&go”, em hotelaria apenas, vai ser mais abrangente a partir de abril, revelou ainda Luís Henriques, em conferência de imprensa.

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Nortravel dá a conhecer programação de 2024 num ciclo de formação entre 19 e 22 de fevereiro

A Nortravel vai promover, entre 19 e 22 de fevereiro, um ciclo de formação que vai passar por Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa, durante o qual o operador turístico vai dar a conhecer a sua programação para 2024.

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A Nortravel vai promover, entre 19 e 22 de fevereiro, um ciclo de formação que vai passar por Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa, durante o qual o operador turístico vai dar a conhecer a sua programação para 2024.

De acordo com um comunicado enviado pela Nortravel à imprensa, nas cidades de Lisboa e Porto, o ciclo de formação vai contar com duas sessões, uma da parte da manhã e com pequeno-almoço incluído, e outra ao final da tarde, que contempla cocktail.

O ciclo de formação da Nortravel arranca no dia 19 de fevereiro, em Braga, com a sessão a decorrer no Hotel Meliá Braga, entre as 17h45 e as 20h00,  enquanto no dia seguinte, 20 de fevereiro, há duas formações no Porto, ambas no Hotel Vila Galé Porto. No Porto, a sessão da manhã decorre entre as 08h45 e as 11h00, enquanto da parte da tarde tem início pelas 17h45, encerrando pelas 20h00.

No dia 21 de fevereiro, a formação da Nortravel tem lugar em Coimbra, no Hotel Vila Galé Coimbra, decorrendo entre as 08h45 e as 11h00, enquanto da parte da tarde muda-se para Leiria, onde acontece entre as 17h45 e as 20h00, no Hotel Tryp Leiria.

Lisboa encerra o ciclo de formação da Nortravel e inclui duas sessões no dia 22 de fevereiro, a primeira entre as 08h45 e as 11h00, enquanto a segundo tem lugar das 17h45 às 20h00, ambas no VIP Executive Art’s Hotel.

Todas as sessões de formação promovidas pela Nortravel contam com pequeno-almoço ou cocktail, consoante decorram da parte da manhã ou ao final da tarde, e incluem ainda um momento de apresentação da programação de 2024.

No comunicado enviado à imprensa, o operador turístico alerta que as “inscrições são obrigatórias e os lugares limitados”, sendo aceite um máximo de dois participantes por agência.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

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Os Especialistas acreditam num bom 2024 tendo em conta as reservas antecipadas no início do ano

Os organizadores de Os Especialistas acreditam que as empresas que constituem este grupo de viagens e turismo vão ter um bom ano, tendo em conta que “estas primeiras semanas do ano revelaram-se, em termos de reservas antecipadas, bastante boas”.

Com “casa cheia”, desde o dia 5 de fevereiro no Porto, tendo depois passado por Braga, Coimbra e Lisboa, para terminar esta sexta-feira em Albufeira (Algarve), Os Especialistas fazem um balanço positivo da edição de 2024 do seu roadshow anual.

Miguel Jesus, um dos organizadores de Os Especialistas, e diretor-geral do operador turístico Image Tours, disse aos jornalistas, à margem da sessão que teve lugar esta quinta-feira, em Lisboa que “nos últimos anos tem sido este o mote, temos tido casa cheia em todos os locais. Em apenas uma semana as inscrições esgotaram tanto no Porto, Braga, Coimbra e Lisboa, exceto o Algarve, que pela sua dimensão, não aconteceu, mas de qualquer forma, temos para esta sexta-feira 62 agências de viagens confirmadas, o que não é mau para a zona que é”.

Segundo a organização, da qual faz também parte Artur Sousa, diretor geral da ATR, o roadshow anual de Os Especialistas “é um evento em que o agente de viagens procura não faltar e segue um pouco o nosso lema que é “Soluções para agentes de viagens”, e vem ao nosso encontro para saber as novidades um pouco em todas as áreas das viagens, querem saber como está o mercado e o que temos de novo para este ano”.

O pulso do mercado começa-se a sentir no início do ano. Assim, Miguel Jesus revelou que, neste momento, as empresas que constituem Os Especialistas “estão bastante otimistas porque, estas primeiras semanas do ano revelaram-se, em termos de reservas antecipadas, bastante boa”, acentuando que “costumo dizer que a 31 de dezembro ninguém quer ouvir falar de férias, mas a partir de 1 de janeiro toda a gente quer marcar as suas viagens, então começam também as campanhas que animam o mercado, e estamos a sentir bastante procura”.

Apesar do também diretor do operador turístico Image Tours, especializado no médio e extremo Oriente sentir alguma retração de vendas neste início do ano para os seus destinos estrelas como a Turquia, o Egito, sem falar da Jordânia ou Israel, mas que, em contrapartida está a crescer em termos da Grécia, e a Turquia está a recuperar nas últimas semanas, “pelo feedback que temos dos nossos parceiros de Os Especialistas, sentimos que toda a gente está a trabalhar bem”, dando como exemplo, as Caraíbas e os circuitos. As operações que a Image Tours tem para a Páscoa, na Turquia já estão quase completas de Lisboa e do Porto, e “isso são bons sinais”.

Assim, no conjunto de parceiros que formam Os Especialistas “há um grande otimismo em relação ao ano de 2024”. Miguel Jesus avançou ainda que “falando com o nosso parceiro, o consolidador Magnet, verificamos um crescimento a nível de emissões, e isso são bons sinais”.

Este ano, Os Especialistas passaram a contar com um novo parceiro, a Amadeus, lembrando que, em tempos, contaram com a Travelport. Para a organização “é isso, no fundo, que queremos, desde seguros a consolidador, passando pelo GDS, operadores turísticos, companhias aéreas e de cruzeiros e destinos internacionais, para que, quando o agente de viagens se desloca ao nosso roadshow saiba que vai encontrar soluções para alguns dos seus problemas”.

Miguel Jesus garantiu que este grupo é para continuar e o modelo do seu contacto com os agentes de viagens em Portugal é para manter, mas “queremos melhorar, inovar e trazer coisas novas, mas aquilo que temos feito nos últimos anos é aquela que funciona para os nossos parceiros”, para avançar que, enquanto expositores, conseguimos passar a mensagem no workshop e, para o agente de viagens, o facto de sermos apenas 15 empresas, há a possibilidade de falar com cada um dos fornecedores”.

Os parceiros de Os Especialistas, para além do roadshow anual, juntam-se várias vezes ao ano em reuniões para discutirem e trocarem opiniões, bem como para analisarem a evolução do mercado. “A organização é nossa, mas não somos nós que decidimos tudo”, apontaram.

A principal regra de Os Especialistas é que não haja concorrência entre os parceiros e, segundo a organização, não aumentar o número porque “queremos dar ao agente de viagens possibilidade e tempo para falar com todos. Se tivermos muitos parceiros isso não vai acontecer e nós não vamos conseguir passar as nossas mensagens”.

Sobre o autorCarolina Morgado

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