Vendas de produtos alimentares para hotelaria deverá crescer 14% em 2022
Depois de um ano de 2020 desfavorável, com quebras perto dos 30%, as vendas de produtos alimentares para hotelaria cresceu, em 2021. Para 2022, as estimativas apontam para uma evolução de 14%.
Victor Jorge
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Depois de o volume de negócios dos grossistas de produtos alimentares para o setor da hotelaria (canal Horeca), em Portugal, ter registado um crescimento de 15,8% em 2021, para os 1.100 milhões de euros, de acordo com o estudo da Informa D&B, as estimativas da consultora apontam para nova evolução em 2022, indicando uma tendência positiva de 14%, fruto da recuperação do consumo, da atividade turística e da hotelaria.
Os valores de 2021 surgem após um ano de 2020 muito desfavorável quando o mercado caíra 29% e, entre as 37 das principais empresas do setor, 26 registaram quedas nas suas receitas.
Em 2020, operavam no setor português de grossistas de alimentação um total de 9.109 empresas, tendo o seu número registado um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior. Cerca de 25% das empresas grossistas centram a sua atividade na distribuição de frutas e produtos hortícolas, à frente das distribuidoras de bebidas, que ocupam o segundo lugar, representando quase 17% do total.
De acordo com a Informa D&B, o setor caracteriza-se pelo seu “elevado grau de atomização (cerca de 90% dos operadores contam com menos de dez empregados)”. Grande parte são empresas familiares com um âmbito de atuação regional. A zona Norte concentra o maior número de empresas, representando pouco mais de 30% do total. A zona Centro e a de Lisboa agregavam perto de 26% e de 24% dos operadores, respetivamente.