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Famílias britânicas voltam a recorrer a agências e operadores na marcação das próximas férias

Dados da ABTA – Associação Britânica de Agentes de Viagens indicam que 50% das famílias britânicas com filhos até aos 16 anos que contam viajar no próximo verão vão recorrer aos serviços das agências de viagens e operadores turísticos. E Portugal é um dos destinos que suscitam mais interesse.

Inês de Matos
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Famílias britânicas voltam a recorrer a agências e operadores na marcação das próximas férias

Dados da ABTA – Associação Britânica de Agentes de Viagens indicam que 50% das famílias britânicas com filhos até aos 16 anos que contam viajar no próximo verão vão recorrer aos serviços das agências de viagens e operadores turísticos. E Portugal é um dos destinos que suscitam mais interesse.

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Os britânicos estão desejosos de voltar a viajar e a recente decisão do governo do Reino Unido de abolir os testes para quem já está vacinado contra a COVID-19 está a levar as famílias britânicas a procurar novamente o apoio das agências de viagens e operadores turísticos para a marcação das próximas férias.

De acordo com a publicação britânica Travel Weekly,  que cita dados da ABTA – Associação Britânica de Agentes de Viagens, quase dois terços (64%) das famílias britânicas com filhos até aos 16 anos contam viajar neste verão e, destas, cerca de 50% dizem mesmo que vão recorrer a agências de viagens e operadores turísticos para marcar as férias, quando antes da pandemia esta percentagem não passava os 30%.

Os dados da ABTA indicam que para a maioria das famílias britânicas, cerca de 43%, a segurança é a razão pela qual ponderam recorrer, este ano, às agências de viagens e operadores turísticos, seguindo-se o apoio em relação aos requisitos de viagem devido à COVID-19, que foi o motivo apontado por 35% dos agregados familiares britânicos com filhos até aos 16 anos de idade.

Portugal é um dos destinos que se apresentam como mais populares entre os britânicos que desejam viajar para destinos de curta distância, a par também da Turquia, Ilhas Canárias e Egito, enquanto o Dubai, a Flórida (EUA), o México e as Caraíbas são os destinos preferidos para viagens mais longas.

“As recentes mudanças nas regras de viagem são o início de um novo capítulo para a recuperação do setor das viagens”, considera Graeme Buck, diretor de comunicação da ABTA, citado pela Travel Weekly.

De acordo com o responsável, os testes eram um dos principais obstáculos às viagens dos britânicos, pelo que a sua abolição veio tornar as viagens mais fáceis, rápidas e baratas, o que está a levar os britânicos a voltarem a fazer planos de férias, nomeadamente já para as férias escolares de fevereiro.

Este mês de fevereiro, espera-se mesmo que os aeroportos britânicos voltem a registar um forte tráfego, com a ABTA a estimar que esta semana, entre 11 e 18 de fevereiro, partam do aeroporto de Stansted cerca de 200 mil britânicos, aos quais se devem juntar outros 186 mil desde Gatwick, 160 mil desde Manchester, 90 mil de Luton, 55 mil de Briston e 17 mil do aeroporto de East Midlands.

“É ótimo ver tantas famílias com planos para viajarem juntas nesta metade de fevereiro e, agora que as restrições do Reino Unido diminuíram, esperamos que muitas mais se sintam confiantes para viajar e comecem a planear as férias de verão”, acrescenta Graeme Buck, sublinhando que a associação espera que “um número crescente” de pessoas venha, no verão, a recorrer aos serviços das agências de viagens e operadores turísticos.

 

 

 

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Em outubro: “GEA vai ter consigo” percorre nove cidades portuguesas

A iniciativa “GEA vai ter consigo”, que arranca no dia 09 de outubro vai percorrer nove cidades portuguesas de norte a sul, e terminará a 17 do mesmo mês no Funchal.

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O grupo GEA Portugal voltará a realizar a iniciativa “GEA vai ter consigo”, um conjunto de encontros e reuniões realizados de norte a sul do país entre a equipa da rede e as suas agências associadas, num momento de trabalho, networking e partilha. Durante estas nove sessões, o objetivo é a recolha de feedback sobre atividades de verão, numa perspetiva informal, mas de proximidade.

A rota do “GEA vai ter consigo” irá arrancar no dia 09 de outubro, começando em Braga e Guimarães, e visitará Porto, a 10 de outubro, Viseu e Coimbra, a 11 de outubro, Lisboa, no dia 12, seguindo para o Algarve e Setúbal, no dia 13, para terminar no Funchal, a 17 de outubro.

Pedro Gordon, CEO da GEA Portugal, afirma que, uma vez que a iniciativa teve uma grande aceitação na sua primeira edição realizada o ano passado, “voltamos a fazer este ano com a intenção de manter por muitos anos. Este formato, permite-nos ter ainda mais proximidade com as nossas agências associadas, criando um momento único de partilha e feedback que para nós é fulcral e importante”.

Esta ação, ainda de acordo com Pedro Gordon, “tem uma abordagem diferenciadora das nossas reuniões regionais e na convenção anual, pois permite um contacto pessoal, de escuta e partilha entre os empresários que integram o nosso e a equipa de gestão da GEA sobre a atualidade do mercado”.

O gestor conclui que “queremos estar ao lado das agências, ir ao seu encontro e sermos pró-ativos naquilo que é a resolução de desafios ou melhoria das suas operações diárias”.

A edição deste ano conta com o apoio da Associação de Promoção da Madeira, que estará presente durante os encontros e levará aos participantes as mais recentes novidades do destino bem com alguns dos sabores da ilha.

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APAVT institui o 31 de maio como Dia Nacional do Agente de Viagens

A APAVT estabelece o 31 de maio como Dia Nacional do Agente de Viagens, como forma de reconhecimento oficial da profissão, considerada peça fundamental no desenvolvimento turístico do país. A decisão da direção da Associação conta já com o apoio do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e do grupo parlamentar do Partido Socialista.

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Numa ronda que pretende com representantes dos partidos políticos com assento no Parlamento para apresentar a decisão de instituir o 31 de maio como Dia Nacional do Agente de Viagens, a APAVT foi recebida esta quinta-feira pelos vice-presidentes do grupo parlamentar do Partido Socialista, deputados Carlos Pereira e Francisco César, que manifestaram total apoio à iniciativa.

A ideia da criação de um Dia Nacional do Agente de Viagens, segundo a nota de imprensa, foi previamente apresentada ao secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que se mostrou disponível, motivando a APAVT a prosseguir no processo de reconhecimento oficial que a profissão de Agente de Viagens merece.

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) revela que a formalização deste processo resulta de uma decisão tomada em reunião de Direção a 11 de abril do corrente ano, a que se seguiu a preparação da necessária fundamentação e do início de diversos contatos quer com a tutela, quer com o Parlamento.

Sobre o encontro com os deputados do PS, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT esclareceu que “estamos muito satisfeitos com o desenrolar da reunião, que nos dá fundadas esperanças de podermos todos juntos comemorar este dia, já em 31 de maio de 2024”, para acrescentar que “será com toda a certeza mais um momento de visibilidade para a profissão e de dinamização do negócio”.

O papel preponderante dos agentes de viagens na promoção da tolerância, compreensão e respeito pelas diferenças, através da construção de oportunidades de imersão em novas culturas, tradições e formas de vida, é um dos argumentos apresentados pela APAVT para a criação de um dia que celebre esta profissão.

A APAVT lembra ainda, na nota de imprensa, que os agentes de viagens são incontornáveis na captação e acolhimento de turistas de todo o mundo, sejam visitantes em lazer a explorar a nossa oferta turística, sejam viajantes em reuniões e convenções de carácter profissional, “constituindo peças fundamentais no desenvolvimento turístico do país e contribuindo para o seu crescimento económico, que é hoje amplamente reconhecido”.

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Nortravel propõe “À descoberta do interior de Portugal” pela EN2

O operador turístico Nortravel está a propor um circuito de seis dias/cinco noites à descoberta ao interior de Portugal, percorrendo localidades abrangidas pela Estrada Nacional 2.

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O programa em tudo incluído e guia privativo, tem partidas de Lisboa, Coimbra e Porto, a 29 de outubro, e custa desde 886 euros por pessoa em alojamento duplo, e em individual desde 1.086 euros.

O circuito permitirá visitar Chaves, Pedras Salgadas, Vila Real, Régua, Lamego, Viseu, Molelos, Penacova, Góis, Pedrógão Pequeno, Sertã, Vila de Rei, Abrantes, Ponte de Sor, Montargil, Mora, Évora, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, São Brás de Alportel e Faro.

Preço inclui circuito em autocarro de turismo de acordo com o itinerário, acompanhamento por guia privado, de língua portuguesa, durante toda a viagem, alojamento nos hotéis indicados no itinerário, ou similares, nove refeições (bebidas incluídas) em restaurantes regionais, prova de pastéis de Chaves, bem como visitas ao Museu do Douro, à Sé de Viseu, a uma olaria de barro preto, ao Fluviário de Mora, S. Francisco e Capela dos Ossos, em Évora, e igreja do Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Almodôvar, seguro taxas de turismo, serviço e IVA.

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Europamundo antecipa crescimento de 30% em 2024 nas viagens para o Médio Oriente

A Europamundo, operador turístico especializado em circuitos de autocarro e parceiro da Soltour Travel Partners, prevê um crescimento de 30% das viagens a partir de Espanha e Portugal para o Médio Oriente em 2024, face ao ano passado.

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A aposta da Europamundo no Médio Oriente em 2024 vai traduzir-se em mais de 80 viagens na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein, Jordânia, Israel e Egipto, oferecendo a possibilidade de combinar dois ou mais países na mesma viagem, como indicado em nota de imprensa.

Alejandro de la Osa, diretor-geral da Europamundo, explica que “cada vez mais viajantes optam por reservar um circuito turístico fechado. Estes pacotes incluem seguro de viagem, hotel e pequeno-almoço buffet, o que torna a experiência mais confortável e segura”. Todas as viagens incluem o acompanhamento de um guia especializado de língua portuguesa, que explica as curiosidades dos locais a visitar.

Embora a Europamundo permita a reserva de viagens durante todo o ano por um preço igual ou superior a 1.362 euros, o operador turístico indica que “os meses de outono são a altura ideal para viajar para estes destinos, uma vez que as temperaturas descem para níveis mais amenos”.

As viagens da Europamundo incluem experiências como a subida ao Dubai Frame, a visita ao mercado de camelos na Arábia Saudita ou ao souk dos Falcões em Doha, a visita à Mesquita Sheikh Zayed e ao palácio Qasr al Watan em Abu Dhabi, ou o museu de Petra na Jordânia.

Os circuitos fechados desta empresa incluem excursões em 4×4 e passeios de camelo na Arábia Saudita, sendo que alguns circuitos incluem também passeios de barco e percursos em comboios de alta velocidade, para chegar aos destinos mais remotos da forma confortável e rápida.

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Agências

DIT Portugal vai levar ações de formação também ao Algarve e Madeira

A DIT Portugal vai promover ações de formação internas e certificadas até final 2023, não só em Lisboa e Porto, como no Algarve e na Madeira, anunciou a rede de agências de viagens.

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As formações internas irão realizar-se em Lisboa e Porto como já tem sido hábito durante todo o ano de 2023, no entanto e devido ao seu crescimento irão realizar também formações no Algarve e na Madeira, comunica a DIT Portugal em nota de imprensa.

A par destas formações, o grupo indica que já em novembro fecha as formações certificadas (40h), e tal como no início deste ano, todas as agências de viagens DIT Portugal beneficiaram de formações certificadas pela DGERT, totalmente gratuitas e extensível a todos os seus funcionários.

Estas formações permitiram às agências DIT Portugal uma melhoria de conhecimento nas várias áreas administradas principalmente nas de maior importância, como contabilidade e marketing digital.

“Com isto aprofundamos ainda mais um dos nossos lemas que é #fazeracontecer e demonstrar que estamos cada vez mais focados em melhor servir as nossas agências de viagens”, refere ainda a mesma nota.

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Grupo Travelstore reforça presença em Moçambique com chegada da Allways

O Grupo Travelstore anunciou nas redes sociais que reforça agora a sua presença em Moçambique com o lançamento da Allways, unidade de viagens particulares à medida.

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O grupo, refira-se, já estava presente naquele mercado africano por via da sua filial Dana Agency, especializada na gestão de viagens de negócios.

Tal como em Portugal, a Allways é membro da rede mundial de Travel Designers, Serandipians, dando acesso aos seus clientes a benefícios exclusivos e a viagens desenhadas à medida por consultores especializados disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, indica ainda o grupo de viagens.

 

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Grupo Airmet promove reuniões regionais em quatro cidades

Porto, Coimbra, Lisboa e Albufeira são as quatro cidades que, durante este mês de setembro, vão acolher reuniões regionais promovidas pelo Grupo Airmet.

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Luís Henriques, diretor geral do Grupo Airmet, assegurou que “teremos algumas novidades nas áreas de tecnologia e formação e anteciparemos novidades sobre a contratação para 2024”, destacando que “e para nós fundamental que os nossos associados estejam informados e alinhados com a estratégia que é seguida pelo nosso grupo de gestão que tem como objetivo aumentar a rentabilidade das nossas agências de viagens.”

Este conjunto de reuniões acontece, esta segunda-feira no Porto, seguindo esta terça-feira para Coimbra, Lisboa (20 de setembro) e Albufeira (21 de setembro), e contará, no total, com mais de 200 pessoas.

A Airmet, que conta com o apoio da Flexible Autos e da Solférias nestes encontros, terá uma reunião interna com os seus associados seguida de uma apresentação de cada um dos referidos parceiros. Em todos os locais haverá, após o término das reuniões, um jantar convívio entre todos os participantes.

Luís Henriques dá conta que “a rede Airmet tem ainda mais eventos agendados este ano uma vez que um dos objetivos do nosso grupo de gestão é estar cada vez mais próximo dos nossos associados”.

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Sonhando com ofertas especiais para São Tomé e Príncipe 2024

O operador turístico Sonhando está a promover no mercado duas ofertas especiais para São Tomé e Príncipe para viagens a realizar entre 8 de janeiro e 30 de março de 2024, mas as reservas têm de ser feitas até 30 de outubro.

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Para reservas até 30 de outubro, a Sonhando disponibiliza no mercado duas ofertas especiais para São Tomé e Príncipe, com partidas de Lisboa, aos domingos, de 8 de janeiro a 30 de março de 2024, em voos da STP Airways, em pacotes de sete noites.

Uma das ofertas é apenas para São Tomé, com alojamento e pequeno-almoço no Hotel Omali Lodge, de quatro estrelas. O programa custa desde 1.340 euros por pessoa em duplo.

A segunda oferta é um combinado de uma noite na Roça Sundy, em regime de meia pensão, mais seis noites no Omali Lodge, em São Tomé, na modalidade de alojamento e pequeno-almoço, com preços por pessoa a partir dos 1.702 euros em duplo.

Os programas incluem voos STP com direito a dois pacotes de 30kg cada), voos domésticos (quando incluem o Príncipe) com direito a uma bagagem de 15Kg), todos os transferes, estadias nos hotéis em regimes indicados, seguro de assistência em viagem modalidade Silver Plus, e taxas.

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Sustentabilidade: Setor da distribuição turística não quer estar sozinha

O setor da distribuição turística (agências de viagens e operadores turísticos) europeia está alinhada com práticas de sustentabilidade, através do projeto SUSTOUR, que acaba de chegar ao fim, mas reafirma que é preciso sensibilizar e forma toda a cadeia de valor, sejam fornecedores de todas as áreas, sejam destinos.

Esta foi uma das questões várias vezes referida na conferência final do projeto SUSTOUR financiado pelo programa COSME da Comissão Europeia, que decorreu nos dias 13 e 14 de setembro em Cascais com a presença de mais de 60 participantes de PME europeias apoiadas pelo programa.

O ambicioso projeto de três anos teve como objetivo promover práticas sustentáveis na indústria do turismo europeia, e a conferência final apresentou as realizações e as melhores práticas das agências de viagens e operadores turísticos que integraram com sucesso a sustentabilidade nas suas operações. O SUSTOUR (2020 – 2023), recorde-se, existiu para ajudar os pequenos e médios agentes de viagens e operadoras de turismo a firmarem-se no mundo da sustentabilidade, oferecendo ferramentas de formação para melhorar o desempenho em sustentabilidade.

A conferência final foi o coroamento da iniciativa que reuniu mais de 600 agências de viagens e operadores turísticos de toda a Europa, e serviu de plataforma de apresentação dos resultados do projeto SUSTOUR, que refletem o compromisso conjunto das PME envolvidas no alcance dos objetivos de sustentabilidade.

A conferência foi também uma oportunidade para networking e conexão, bem como para fortalecer os laços entre pequenas e médias empresas que partilham a visão do desenvolvimento do turismo sustentável.

Cada vez mais viajantes demonstram preocupação com os impactos económicos, sociais e ambientais do turismo, daí ser essencial que os operadores turísticos e agências de viagens sejam capazes de atender essas expectativas crescentes.

No entanto, o setor destacou, em Cascais, que não pode estar sozinha neste universo da sustentabilidade, apelando à necessidade de envolvimento de toda a cadeia de valor do turismo, parceiros e fornecedores, os destinos e as próprias populações locais, nas melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que a forma de viajar, comprometendo-se a apoiar todas as partes interessadas a adquirirem novos conhecimentos e competências no domínio dos negócios socialmente responsáveis e a participarem ativamente em iniciativas internacionais sistemas de gestão reconhecidos.

Para dar a conhecer esses valores, até porque os viajantes de hoje exigem cada vez mais informação e sabem o que que querem, o marketing e as estratégias de comunicação sustentável interna e externa foram outros assuntos examinados. Foi referido que é preciso entender o porquê, definir o quê, navegar pelo onde, e dominar o como, ser prático e transparente, tornando o trabalho da sustentabilidade visível a todos.

A conferência de Cascais, organizada por iniciativa da APAVT, uma das associações-membro do consórcio, com o tema “Empoderar a Distribuição Turística Europeia para um Futuro Sustentável”, teve também a oportunidade de destacar os operadores turísticos e agentes de viagens que conquistaram o prémio “Travelife Partner” e “Travelife Certified” pelo compromisso e excelência em sustentabilidade, entre os quais vários portugueses.

O projeto SUSTOUR foi dotado de um orçamento de apoio às PME de 600 mil euros para implementar um extenso esquema de apoio à formação e certificação para operadores turísticos e agentes de viagens. O projeto foi gerido por um consórcio de sete organizações, incluindo a ECTAA e apoiado por 24 associações comerciais de viagens.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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TTS reforça a sua ferramenta corporativa com novas funcionalidades

A TTS.com, empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria de viagens, anuncia avanços significativos na sua ferramenta corporativa, TTS Corporate, com vista a apoiar os seus utilizadores a gerir os seus clientes corporativos de forma mais eficiente.

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A TTS tem vindo a trabalhar no sentido de melhorar os protocolos de segurança que protegem as contas e os dados do TTS Corporate. Assim, a nova funcionalidade, Autenticação Multifatorial (MFA), reforça as medidas de segurança atuais do TTS Corporate com uma camada adicional de proteção.

Para ativar o MFA no TTS Corporate, os administradores de agências de viagens e empresas podem configurar a funcionalidade nas suas definições. Uma vez ativo, os utilizadores receberão um código de verificação por e-mail ao tentarem iniciar sessão no TTS Corporate. Este código serve como uma nova camada de autenticação, garantindo que mesmo que alguém tenha acesso à palavra passe, não poderão aceder aos dados.

Refira-se que a TTS Corporate é uma solução corporativa que permite aos agentes de viagens gerir eficazmente os seus clientes corporativos de forma simples. A empresa assegura que é uma ferramenta altamente eficiente, capaz de trabalhar com grandes volumes de dados em segundos. Esta flexibilidade permite uma implementação fácil do TTS Corporate em qualquer empresa, independentemente da dimensão.

Além disso, em maio, a solução corporativa foi migrada para a AWS (Amazon Web Services). Esta mudança representa um marco importante na melhoria da infraestrutura do TTS Corporate, proporcionando melhor desempenho e segurança. Com a AWS, “estamos empenhados em oferecer uma experiência ainda mais fiável e ágil aos nossos clientes, garantindo que possam tirar o máximo partido de todas as funcionalidades e recursos do TTS Corporate”, destaca a empresa.

 

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