Porto de Lisboa não chega à centena de cruzeiros em 2021
Após mais de um ano sem escalas comerciais de navios de cruzeiro, o Porto de Lisboa recebeu, em 2021, um total de 97 escalas.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
O Porto de Lisboa registou um total de 97 escalas de navios de cruzeiro e 115.984 passageiros durante o ano de 2021.
Do total de escalas, 57 dos cruzeiros estavam em trânsito, 27 em turnaround e 13 em interporting, sendo 21.273 passageiros em turnaround e 94.711 em trânsito.
De referir que, após mais de um ano sem escalas comerciais de navios de cruzeiro, o dia 26 de julho de 2021 registou o recomeço com a chegada do World Navigator ao Porto de Lisboa, o primeiro navio de cruzeiros em escala comercial na era COVID-19.
Para Ricardo Medeiros, vogal do Conselho de Administração da Administração do Porto de Lisboa (APL), estes resultados “num contexto de pandemia e de grandes incertezas” só foram possíveis «graças à “concertação entre APL, a Lisbon Cruise Ports (LCP), entidades de saúde e demais parceiros, preparando o Porto de Lisboa para a receção de navios de cruzeiro em condições máximas de segurança, estando definidos os protocolos necessários ao cumprimento de todas as normas de higiene e segurança impostas pela situação epidemiológica atual”.
A par dos protocolos, a distinção do Terminal de Cruzeiros de Lisboa com o selo “Clean and Safe 2021”, também proporcionou confiança e segurança aos navios, passageiros e tripulantes de cruzeiro, fatores essenciais neste contexto de pandemia.
Importa ainda referir que, ao longo de 2021, o Porto de Lisboa recebeu 15 navios em primeira escala, sendo que cinco estavam a realizar a primeira viagem após saída de estaleiro e dois em viagem inaugural.
A maioria destes navios merece especial destaque, uma vez que dispõem de novas tecnologias ambientais que contribuem para a descarbonização do transporte marítimo. Equipados com ligação de energia shore-to-ship, movidos a gás natural liquefeito (GNL), ou por disporem de motores híbridos ou de sistemas de limpeza de gases de escape e sistemas avançados de tratamento de águas residuais, entre outros equipamentos, estes navios representam a última geração do transporte marítimo de cruzeiros.
Não obstante os resultados de 2021, que interromperam um ciclo de mais de 20 anos em crescimento consecutivo, o Porto de Lisboa recebeu, ao longo do ano de 2021, 69.452 tripulantes.
Após o impacto devastador da pandemia na atividade de cruzeiros do Porto de Lisboa, a APL está “otimista” e espera “uma retoma progressiva e sustentada da atividade de cruzeiros em Lisboa”.