AHP vai esclarecer sobre vistos de trabalho para a hotelaria
Esclarecer sobre vistos de trabalho para a hotelaria é objetivo de uma sessão online que a AHP promove esta quarta-feira, contando com a contribuição da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).

Carolina Morgado
AHP aplaude as novas regras para impedir abusos de intermediários
AHP antevê com pessimismo os próximos meses e apela à implementação dos apoios anunciados
AHP lança agregador de oferta hoteleira em 2017
Crescimento do PIB foi impulsionado pela actividade turística, diz Raul Martins
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) promove esta quarta-feira, pelas 11 horas, uma sessão de esclarecimento para hoteleiros associados sobre “vistos de trabalho subordinado”, com a colaboração da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).
Quais os requisitos para a contratação de trabalhadores no estrangeiro? O que é um visto de trabalho? Que tipo de vistos existem? Quem os emite? Qual o procedimento a seguir? O que mudou ou vai mudar com a entrada em vigor do Acordo sobre a Mobilidade nos países da CPLP? São estas questões que a AHP pretende ajudar a esclarecer nesta sessão online, no seguimento das reuniões que tem mantido com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
Segundo a AHP, na segunda semana de fevereiro, em data concreta ainda a anunciar, segue-se uma outra sessão com o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) sobre procedimentos a seguir para o recrutamento internacional.
Estas iniciativas visam “encontrar soluções para responder à notória escassez de trabalhadores para a hotelaria e turismo”, tema de grande e repetida preocupação já manifestada pela Associação, que passa pela contratação no estrangeiro. Todavia, “a burocracia e os procedimentos são complexos ou desconhecidos e representam um obstáculo à contratação”, refere a AHP em comunicado.