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Há um Spa de luxo português no guia da Condé Nast Johansens 2022

O guia Condé Nast Johansens Luxury Spas 2022 inclui os 39 melhores Spas da Europa, América, Caraíbas, Oceano Índico, Médio Oriente e a Ásia, localizados em hotéis de luxo independentes.

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Hotelaria

O Spa do Palácio Estoril Hotel, Golf & Wellness, no Estoril, é um dos 39 Spas localizados em unidades hoteleiras de luxo que constam do Condé Nast Johansens Luxury Spas 2022, um guia que inclui os melhores Spas da Europa, América, Caraíbas, Oceano Índico, Médio Oriente e a Ásia.

Alem do Spa da unidade portuguesa, a edição de 2022 deste guia contam também com Spas na Alemanha, Áustria, Bali, Espanha, Filipinas, França, Itália, Maldivas, México, Irlanda do Norte, Reino Unido e Tailândia.

A lista completa de unidades hoteleiras com Spas de luxo incluídas neste guia pode ser consultada através do site www.condenastjohansens.com, enquanto o guia em papel pode ser encomendado aqui.

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Cascais tem um novo boutique hotel de cinco estrelas com obra de Vhils

A unidade hoteleira é propriedade de Francisco Maria Balsemão e reúne dois edifícios distintos: um palacete do século XIX que pertencia à família materna do proprietário e um edifício moderno onde está incluída a obra de Vhils. A unidade disponível apenas para adultos e crianças com mais de 13 anos já está a aceitar reservas.

Esta quarta-feira, 31 de maio, o ArtsyCascais, um boutique hotel de cinco estrelas, abre portas junto à Cidadela da vila.

Com 19 quartos e suites, o novo boutique hotel divide-se em dois edifícios: um palacete do século XIX que foi renovado para acomodar a unidade e um edifício moderno, cuja fachada conta com uma obra de Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils.

O palacete “é um dos primeiros exemplos da chamada arquitetura de veraneio” em Cascais, como indicado em comunicado, tendo sido construído por um empresário amigo do rei D. Carlos I. Após passar pelas mãos do industrial português Alfredo da Silva, chegou à posse da família materna do atual proprietário, Francisco Maria Balsemão.

“O nosso objetivo foi transformar um palacete do século XIX num hotel de charme de cinco estrelas, trabalhando em colaboração com artistas e produtores nacionais. O conceito do hotel foca-se na criação de uma ligação entre a arte e a história, mas também entre o clássico e o antigo, o moderno e o contemporâneo,” afirma Francisco Pestana, diretor-geral do hotel.

Os quartos e suites estão distribuídos por quatro pisos e cinco categorias, com dimensões que vão dos 20 metros quadrados aos 50 metros quadrados. A decoração de tons neutros e tecidos crus é destacada pelo projeto de iluminação e pelas peças de arte que pontuam as áreas públicas do hotel. Em comunicado é apontado que a decoradora da unidade, Marta Carreira, pretendeu “mergulhar o hotel na sua envolvente, ao trazer para os quartos elementos de areia e mar que nos remetem às praias de Cascais e para a aura boémia da vila”.

As comodidades deste boutique hotel para adultos e crianças com mais de 13 anos incluem um Library Bar no piso térreo, onde os hóspedes podem “trabalhar, relaxar ou tomar um copo ao final do dia”, bem como o restaurante Art. Este espaço de restauração encabeçado pelo chef Daniel Estriga está aberto de terça-feira a domingo, das 19h00 às 01h00, focado nos produtos do mar. De destacar ainda o espaço de rooftop com piscina aquecida e honesty bar, exclusivo para hóspedes.

O hotel já está disponível para reservas através do contacto 91 398 98 84 ou do email [email protected], com preços a partir de 210 euros para a época baixa.

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Quinta da Pacheca entre os finalistas para “Melhor Hotel em Região Vínica da Europa” nos WTA

A Quinta da Pacheca, unidade enoturística de referência situada em Lamego e integrante do grupo Terras & Terroir, está na corrida para o galardão de “Melhor Hotel em Região Vínica da Europa”, nos World Travel Awards (WTA).

Os vencedores serão conhecidos na Gala dos World Travel Awards, que tem lugar a 30 de setembro, na Geórgia. A votação online decorre até dia 20 de agosto.

O Wine House Hotel tem paulatinamente cimentado a sua posição como ponto de passagem incontornável para os amantes do vinho e para aqueles que querem saber mais sobre o fascinante mundo do vinho. Entre hóspedes, visitantes e participantes em eventos, a Quinta da Pacheca recebeu a visita de cerca de 110 mil pessoas no ano transato, com especial destaque para os mercados norte-americano e brasileiro, mas também com forte presença dos chamados mercados tradicionais, como o inglês, alemão ou francês.

O projeto enoturístico da empresa conheceu um novo impulso com a entrada da nova administração e, em 2018, foram inaugurados dez wine barrels, suites em forma de pipos gigantes, que rapidamente passaram a ser um ex-libris mundial na oferta de estadia inspirada no vinho. O crescimento exponencial da procura turística ditou a necessidade de dotar a Quinta da Pacheca com mais oferta, tendo erigido um edifício de raiz numa ala contígua ao edifício clássico, com mais 24 quartos, que somam aos 15 da casa mãe.

A estruturação de todo o produto, para que as experiências fossem as mais variadas e completas, esteve na base da construção de um Spa onde é possível fazer tratamentos de inspiração vínica, restaurante vínico, uma nova sala de provas com melhores condições de degustação e maior lotação.

A adega que guarda um tesouro onde repousam os distintos vinhos da Quinta da Pacheca, oito imponentes lagares graníticos, uma nova garrafeira, sala de eventos e um atelier de arte completam uma oferta que tem como preocupação o caminho da sustentabilidade, tendo dado muito recentemente um importante passo nesse sentido com a plantação de uma horta biológica que serve algumas das necessidades do restaurante.

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Meliá quer ser a 1ª cadeia hoteleira na Albânia

A Meliá Hotels International pretende ser a primeira cadeia hoteleira na Albânia, destino que, pela primeira vez em Portugal, vai ser oferecido em voos charter de Lisboa e do Porto, entre junho e setembro deste ano, pelo operador turístico Soltour.

A Meliá Hotels International assume uma forte aposta na Albânia como um novo destino para os seus principais mercados emissores graças à família Dulaku como sócio investidor local, e reforça a sua expansão no Mediterrâneo.

A empresa hoteleira confia nas potencialidades turísticas da zona e está totalmente empenhada em liderar o desenvolvimento da hotelaria internacional na Albânia, a última joia desconhecida da Europa, como já o fez noutros destinos do Mediterrâneo.

Presente no país com sete hotéis, três já estão em operação: Sol Tropikal Durrës, Meliá Durrës, e Eliza Affiliated by Meliá, com 46 quartos em Tirana. A cadeia hoteleira já está a negociar com a família Dulaku outro hotel em terreno anexo ao Meliá Durrës, e outros terrenos com o proprietário do Sol Tropikal.

Entre os seus projetos, destaca-se o futuro Gran Meliá Tirana, um hotel de luxo de cinco estrelas com 125 quartos que abrirá em 2025 como parte de um projeto de arquitetura icônico no coração da cidade.

Em Dürres, segunda maior cidade da Albânia e cuja praia é a mais visitada do país, a Meliá abriu dois hotéis em 2023, o Meliá Dürres e o Sol Tropikal Dürres. O primeiro é um resort de férias de cinco estrelas na praia de Gjiri I Lalzit, com 455 quartos e 10 villas, além de uma ampla oferta de serviços complementares. Já o Sol Tropikal Resort é um moderno complexo de férias na praia com um total de 383 quartos, dos quais 180 já disponíveis, e o restante será incluído progressivamente.

Na Riviera albanesa, a Meliá anunciou em 2021 o Hotel Altea Meliá Collection, em Palasa Beach, uma unidade de luxo com 142 quartos e suítes.

Além destes projetos, a Meliá revelou a contratação de mais três hotéis franqueados, totalizando sete unidades e cerca de 1.600 quartos. Dos já firmados está igualmente o Sol by Meliá em Golem, cidade do litoral muito próxima da capital, Tirana, e que atualmente é um dos principais destinos de férias do país. O hotel Sol Fafa Golem será um extenso resort na praia com 460 quartos. Voltado para famílias, terá uma grande variedade de serviços, incluindo vários restaurantes e bares, piscinas e zonas infantis.

O último hotel assinado é o Tomorri by Meliá, com 120 quartos. Situada em Berat, no centro-sul da Albânia, cidade Património Mundial da UNESCO desde 2008, o hotel faz parte de um complexo, também composto por um novo casino, e tem abertura prevista para 2024.

A Albânia, como sublinhou o vice-presidente executivo e CEO da cadeia, Gabriel Escarrer, numa reunião com os meios de comunicação, e citado em notícia publicada pelo jornal espanhol Hosteltur “cumpre uma série de requisitos para ser um grande destino de férias no Mediterrâneo. Além disso, temos encontrado muito apoio do Primeiro-Ministro do país e do ministro do Turismo, bem como da família Dulaku, com quem temos procurado os melhores locais para nos estabelecermos”.

Com uma população de 2,8 milhões de habitantes, a Albânia bateu todos os recordes em 2022 com 7,5 milhões de turistas internacionais.

 

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Pine Cliffs Resort e Hyatt Regency Lisboa contam com novos diretores

A United Investments Portugal (UIP) promoveu Hélder Martins, até agora diretor-geral do Hyatt Regency Lisboa, a diretor do Pine Cliffs Resort, em Albufeira. Desta forma, a unidade de Lisboa passa a ficar sob a direção-geral do recém-contratado Javier Soler Muñoz.

No Pine Cliffs Resort, Hélder Martins será responsável pela implementação de uma estratégia de “continuidade do serviço de excelência, tendo como foco a autenticidade das experiências oferecidas aos clientes, área de recursos humanos, comercial e operacional”, como indicado em comunicado.

O profissional conta com mais de 20 anos de experiência internacional na área da gestão hoteleira de marcas de luxo, tendo passado por três continentes e seis países, nos quais colaborou com diferentes insígnias, tais como a Hyatt Regency, Sheraton, Westin, Marriott e W Hotels. O profissional iniciou a carreira em 1999, no Porto Palácio Congress Hotel & Spa – ‘The Editory Collection Hotels’, tendo ainda passado pelo departamento de F&B do Sheraton Porto Hotel & Spa – Starwood Hotels & Resorts, entre 2004 e 2013.

“A UIP é um grupo de excelência e uma referência na área da hotelaria, tanto a nível nacional como internacional, e é um orgulho poder fazer parte desta equipa. Liderar a abertura do primeiro Hyatt Regency em Portugal foi um enorme desafio, assim como será agora a direção de uma unidade de grandes dimensões, como é o Pine Cliffs Resort”, refere Hélder Martins.

Já a direção do Hyatt Regency Lisboa passa a ficar a cargo de Javier Soler Muñoz. O profissional transita do Radisson Hotel Group, onde exerceu nos últimos sete anos o cargo de diretor estratégico para novas aberturas na Europa. Ao longo da carreira, Javier Soler Muñoz trabalhou com insígnias hoteleiras como Westin, Radisson e Hyatt Regency, tanto no Dubai como em Copenhaga, Espanha e, agora, Portugal.

“É com enorme satisfação que regresso a uma marca que foi determinante no início da minha carreira, a Hyatt Regency. Estive, durante oito anos, no antigo Hyatt Regency La Manga, que reabriu recentemente como Grand Hyatt, e este regresso à Hyatt Regency para um projeto tão especial, agora em Lisboa, não poderia ser mais desafiante. Estou bastante entusiasmado por poder liderar esta equipa”, refere Javier Soler Muñoz.

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Tecnologia

Lino Santos: “Temos de colocar a cibersegurança ao nível do plano de negócios”

Os desafios da cibersegurança para a hotelaria lançaram o mote para uma mesa-redonda dinamizada pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) no Inspira Liberdade Boutique Hotel esta terça-feira, 30 de maio, que reuniu figuras como Lino Santos, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, João Baptista Leite, CEO da Unicre, Rui Shantilal, administrador da Devoteam Cyber Trust e Nuno Oliveira, sócio da Devoteam Cyber Trust.

Carla Nunes

Recorrendo aos dados nacionais do ano passado, Lino Santos afirma que aquele foi “um ano desafiante para a cibersegurança”. Em 2022 foram registados 25 incidentes de impacto relevante em Portugal, além de um crescimento de 14% no número de incidentes, para um total de 2.023 incidentes durante todo o ano.

O coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança explica que “muitas vezes a hotelaria é um alvo de oportunidade para a obtenção de credenciais para ataques mais focados e direcionados”, isto porque “normalmente as pessoas cometem o erro de usar as mesmas passwords, inclusive as credenciais do trabalho, para registo nos hotéis”.

Como explica, nesta situação “o objetivo não é atacar nem colocar dano no hotel, o objetivo é obter credenciais que possam ser usadas contra outro tipo de alvos – e aqui estamos a falar de órgãos de soberania, operadores de serviços essenciais, normalmente grandes empresas a quem se pode pedir um resgate avultado”.

Já Nuno Oliveira aporta-se a dados de 2019 do Cybersecurity Threat Index, da Morphisec, para dar conta de que 9% dos consumidores deste estudo afirmam terem sido vítimas de um ciberataque ou de violação de dados em hotéis, além dos quase 70% que não acreditam que os hotéis em que se hospedaram investiram o suficiente em cibersegurança.

No mesmo estudo é indicado que os hóspedes acreditam que o wi-fi comprometido representa o maior risco nos hotéis em que se hospedam, com os millenials a considerarem que os hotéis tradicionais são mais vulneráveis a uma violação de cibersegurança face ao Airbnb.

Formação dos quadros em cibersegurança vista como essencial

Posto este cenário, Lino Santos é da opinião de que o quadro de ameaças à cibersegurança é composto por três pontos principais: o facto de o cibercrime ser neste momento um serviço, com a possibilidade de adquirir todas as componentes de um ataque informático na dark web; o aumento da densidade digital e a falta de recursos humanos “capazes para segurar os sistemas informáticos”.

Na opinião do coordenador, com a pandemia fomos “forçados” a estar mais presentes no digital, que passa a ter “mais utilizações, mais utilizadores, mais aplicações, mais interações”. No entanto, muitos fizeram-no “sem as competências básicas”, naquilo a que apelida uma “carta de condução informática”, o que “aumenta brutalmente o fator de risco”.

“Mais de metade dos incidentes tem que ver com negligência, com falta de sensibilidade para o tema da cibersegurança – de clicar nos emails e nos anexos sem pensar, sem saber que risco estão a correr. Leva-nos a pensar que [é essencial] uma aposta na formação dos quadros, desde que tenham acesso à infraestrutura”, defende.

A isto acresce o facto de que, “à medida que as empresas se digitalizam”, são necessários “recursos humanos para assegurar essa segurança”. No entanto, e como Lino aponta, estes estão em falta, já que o processo de digitalização tem sido mais acelerado do que o ritmo a que as universidades conseguem colocar “especialistas no mercado de trabalho”.

“Há aqui também um esforço que temos de fazer de requalificação de quadros que temos nas nossas organizações”, afirma.

Densidade digital exige que cibersegurança seja vista no plano de negócios

Sobre este ponto, Rui Shantilal refere que é preciso ter em atenção que o investimento em tecnologia não vai permitir poupar dinheiro.

“Quando alguém vende uma solução tecnológica e garante que vai permitir ‘ser mais eficiente, ter menos pessoas, o cliente ser auto-atendido (self atended) e que vão poupar dinheiro’, é mentira. Esse investimento que fizerem em tecnologia vai-vos permitir providenciar uma melhor experiência ao cliente e serem competitivos se os vossos pares estiverem a fazê-lo. Mas o montante que eles vos conseguirem provar que vão poupar, é em investimento que têm de fazer em manter aquela tecnologia segura, na manutenção, na operação, no suporte e na segurança”, defende Rui Shantilal.

Já João Baptista Leite faz referência a um estudo da Marsh de 2023 – uma operadora mundial de seguros e consultora de riscos – onde após entrevistas a 130 gestores concluíram que, em Portugal, os ciberataques, a instabilidade social e política, a inflação e os talentos eram considerados os maiores riscos da atualidade, por esta exata ordem. Já no resto do mundo, a preocupação número um era a inflação e o crescimento económico, seguida pelos ciberataques.

“Se [os ciberataques] são considerados o risco número um, então no meu planeamento tenho de aplicar o remédio para este risco. E na hotelaria, quando se discute o plano para o próximo ano, há duas coisas que tenho a certeza que não falham: como é que vamos melhorar serviços a clientes e o programa de segurança alimentar. Se estes dois aspetos são críticos, se não ponho no mesmo patamar a cibersegurança, estou a cometer um erro que vou pagar caro”, assegura João Baptista Leite.

Posto isto, Lino Santos conclui que é necessário “combater o mito de que a cibersegurança é uma questão tecnológica: temos de colocá-lo ao nível do plano de negócio”. Como refere, “a densidade digital que as nossas organizações já têm exige que a tecnologia seja vista no plano de negócio. Este é o salto que temos de dar”.

A mesa-redonda dinamizada pela AHP teve como objetivo promover avaliações de cibersegurança pela Devoteam Cyber Trust junto dos associados, que usufruem de condições especiais proporcionadas pela associação.

Desta forma, os associados hoteleiros que pretendam ter uma avaliação de cibersegurança podem fazer uma pré-inscrição através do email [email protected], indicando no assunto “Pedido de Contacto: Avaliações de Cibersegurança” e discriminando no corpo de email o “nome do grupo/hotel; número de associado; número de hotéis do grupo e localização da sede”.

A primeira fase de pré-inscrição termina a 30 de junho, com as primeiras avaliações a serem feitas a 15 de julho. Existem ainda outras fases de inscrição, de 1 a 30 de outubro, com as primeiras avaliações a começarem a 15 de novembro.

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Global Gastro Guide lança-se com ofertas gastronómicas em Portugal

O guia internacional Global Gastro Guide acaba de ser lançado com uma seleção de restaurantes em Portugal, o primeiro país protagonista da plataforma.

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O Global Gastro Guide, um novo guia gastronómico que acaba de ser lançado, convida os fãs de gastronomia a descobrir novos lugares. A plataforma foi criada com o intuito de explorar lugares por todo o mundo que juntam cozinha de excelência com uma experiência social garantida.

Diferentes anfitriões locais irão visitar espaços emblemáticos em várias partes do mundo e relatarão as suas experiências e sensações no Global Gastro Guide. Para isso, os autores foram cuidadosamente escolhidos pelos seus conhecimentos gastronómicos, pela sua capacidade de detetar ícones e tendências e pelo seu estilo minucioso. Através das suas viagens pelo país irão mostrar no guia uma variedade de bares e restaurantes que pode conhecer e sugestões para todos os gostos e preferências.

Portugal é o primeiro país presente no Global Gastro Guide. As diferentes influências da cozinha portuguesa, maioritariamente mediterrânea, a variedade de conceitos culinários usados na hotelaria, a ligação ao turismo e a um público que vive intensamente o lazer gastronómico fizeram com que fosse o escolhido para ser o primeiro país protagonista deste guia.

Com o objetivo de melhorar a experiência de pesquisa no guia, a plataforma tem uma ferramenta de geolocalização que permite aos visitantes explorar as diferentes áreas onde se destacam os bares e restaurantes selecionados. Adicionalmente, pode ainda, encontrar conteúdos editoriais escritos por especialistas para cada um dos restaurantes, artigos temáticos e publicações sobre pratos excecionais.

A plataforma terá disponível uma conta Instagram onde serão partilhados diariamente conteúdos audiovisuais educativos e informativos sobre receitas, restaurantes parceiros e criações dos autores. Através deste canal, os clientes poderão interagir de forma mais direta e próxima com o guia.

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RM HUB aposta em Verónica Fonseca para o cargo de gestora de formação

Verónica Fonseca é a nova gestora de formação da RM HUB, empresa responsável por uma academia de Revenue Management em Portugal.

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Com mais de cinco anos de experiência em gestão e coordenação pedagógica na área formativa, Verónica Fonseca assume agora a responsabilidade de planear, organizar, promover, acompanhar e avaliar as atividades do processo formativo de uma das três marcas da RM HUB, a RM Academy – a “primeira academia portuguesa de formação em Revenue Management com a certificação da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho”, como a empresa indica em comunicado.

Adicionalmente a profissional passa a ser responsável pela política de formação e pela sua gestão e coordenação geral.

“A RM HUB disponibiliza Serviços de Formação “ad-hoc” ou “in-company”, adaptando as suas formações às necessidades dos hotéis através de um diagnóstico conjunto para identificar como melhorar os resultados, definir objetivos e auxiliar na construção do seu projeto Revenue Management”, explica Rudi Azevedo, CEO da RM HUB.

O CEO acrescenta que “com a contratação da Verónica Fonseca vai ser possível fazer um trabalho de maior proximidade com o mercado, pois temos tido procura acentuada em áreas específicas de hotelaria por parte de grupos hoteleiros reconhecidos no mercado, mas não necessariamente apenas de gestão de Revenue Management”.

A RM HUB junta três marcas: a RM Academy, a RM All-In-One, que presta serviços de consultoria nas áreas de Revenue Management & Sales, e a RM Accelerate, que funciona como departamento comercial que os hotéis podem contratar em outsourcing.

“Queremos manter-nos como uma referência no mercado e esta contratação vem reforçar a nossa aposta estratégica na revisão e melhoria contínua de mecanismos de qualidade da formação que oferecemos”, remata o responsável.

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Créditos: World Travel Awards | Gala de entrega de prémios de 2022

Hotelaria

71 hotéis em Portugal nomeados para os World Travel Awards

Das 66 categorias a concurso para os melhores hotéis e resorts da Europa, os hotéis em Portugal contam com nomeações em 40 destas categorias, sendo que alguns dos hotéis contam com mais de uma nomeação. O Pestana Hotel Group concorre na categoria de Melhor Marca Hoteleira da Europa, sendo que a Amazing Evolution está nomeada para os prémios de Melhor Empresa de Gestão Hoteleira da Europa e Melhor Operador de Hotéis Boutique da Europa.

Carla Nunes

A 30ª edição dos World Travel Awards 2023 inclui 71 hotéis em Portugal na lista de nomeados para “Melhor Hotel da Europa” nas diversas subcategorias a concurso.

Este ano, o certame premeia os melhores hotéis e resorts da Europa em 66 categorias diferentes, sendo que os 71 hotéis nomeados concorrem em 40 destas categorias.

Alguns dos hotéis estão nomeados para várias categorias. Só o Monte Santo Resort está nomeado para sete categorias diferentes no segmento europeu, nomeadamente: Melhor Hotel de Suites da Europa; Melhor Fully Integrated Resorts da Europa; Melhores Residências Hoteleiras da Europa; Melhor Resort de Lazer da Europa; Melhor Resort de Lifestyle da Europa; Melhor Resort Familiar de Luxo da Europa e Resort Mais Romântico da Europa.

Segue-se o Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort com cinco nomeações para as categorias de Melhores Residências Hoteleiras da Europa; Melhor Resort de Lazer da Europa; Melhor Resort de Praia de Luxo da Europa; Melhor Resort Familiar de Luxo da Europa e Melhor Resort de Luxo da Europa);

Por outro lado, os hotéis EPIC SANA Lisboa Hotel, Myriad by SANA, Vila Vita Parc e 1908 Lisboa Hotel estão nomeados, cada um, para três categorias diferentes.

Já as unidades hoteleiras EPIC SANA Algarve Hotel, Bairro Alto Hotel, Verride Palácio Santa Catarina, Pestana Palace Lisboa, Vila Joya, Dunas Douradas Beach Club e Martinhal Sagres Beach Family Resort arrecadam, cada uma, duas nomeações para categorias distintas.

Destaque-se ainda que o Pestana Hotel Group concorre na categoria de Melhor Marca Hoteleira da Europa, ao lado de marcas como a Barceló Hotels & Resorts, Clarion Hotel, Fairmont Hotels & Resorts, Hilton Hotels & Resorts, InterContinental Hotels & Resorts, Kempinski Hotels, Le Méridien, Marriott Hotels, ORBI Group, Sheraton Hotels & Resorts, W Hotels e Westin Hotels & Resorts.

Já a Amazing Evolution está nomeada para os prémios de Melhor Empresa de Gestão Hoteleira da Europa e Melhor Operador de Hotéis Boutique da Europa.

Fora do continente europeu, destaque para os hotéis Dom Pedro Laguna e Vila Galé Cumcumbo, ambos no Brasil, que estão nomeados para a categoria de Melhor Resort de Praia da América do Sul.

A lista de nomeados europeus completa pode ser consultada no website dos World Travel Awards, sendo que as votações para os prémios europeus fecham a 20 de agosto. Veja abaixo a lista dos hotéis em Portugal nomeados nas categorias de melhores hotéis e resorts da Europa dos World Travel Awards 2023.

Melhor Hotel de Suites da Europa
• Monte Santo Resort.

Melhor Resort Com Tudo Incluído da Europa
• Club Med Da Balaia;
• Pestana Porto Santo All Inclusive.

Melhor Hotel de Praia da Europa
• AP Oriental Beach;
• Pestana Alvor Praia.

Melhor Resort de Praia da Europa
• EPIC SANA Algarve Hotel;
• Hotel Quinta do Lago;

Melhor Boutique Hotel da Europa
• 1908 Lisboa Hotel;
• Bairro Alto Hotel;
• Porto Royal Bridges Hotel;
• Sublime Comporta;
• The Vine Hotel;
• Verride Palácio Santa Catarina.

Melhor Boutique Resort da Europa
• Herdade dos Delgados;
• Vila Joya, Portugal.

Melhor Hotel de Negócios da Europa
• EPIC SANA Lisboa Hotel;
• Myriad by SANA, Portugal.

Melhor Resort Urbano Familiar e de Bem-Estar da Europa
• Pestana Palace Lisboa, Portugal

Melhor Hotel de Cidade da Europa
• EPIC SANA Lisboa Hotel;
• Hilton Porto Gaia;
• InterContinental Porto – Palácio das Cardosas.

Melhor Hotel de Conferências da Europa
• EPIC SANA Lisboa Hotel;
• Ria Park Hotel & Spa.

Melhor Design Hotel da Europa
• 1908 Lisboa Hotel;
• Myriad by SANA;
• The Vine Hotel.

Melhor Eco Resort da Europa
• Pestana Tróia Eco Resort.

Melhor Resort Familiar e de Bem-Estar da Europa
• EPIC SANA Algarve Hotel;
• Vila Baleira Resort;
• Vila Vita Parc;
• You and the sea.

Melhor Resort Familiar da Europa
• AP Adriana Beach Resort;
• Jupiter Albufeira Hotel – Family & Fun;
• Martinhal Sagres Beach Family Resort;
• Penina Hotel & Golf Resort;
• Ria Park Hotel & Spa;
• Vila Baleira Resort.

Melhor Fully Integrated Resort da Europa
• Monte Santo Resort.

Melhor Hotel Ecológico da Europa
• Douro Palace Hotel Resort & Spa;
• Hotel Quinta da Serra;
• Inspira Liberdade Boutique Hotel;
• Vila Galé Albacora.

Melhor Resort Ecológico da Europa
• Galo Resort Hotels;
• Vila Vita Parc.

Melhores Residências Hoteleiras da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pine Cliffs Residence, a Luxury Collection Resort.

Melhor Suite Hoteleira da Europa
• Infinity Penthouse @ Conrad Algarve.

Melhor Resort de Ilha na Europa
• Saccharum;
• Vila Baleira Resort.

Melhor Hotel Histórico da Europa
• Bairro Alto Hotel;
• Olissippo Lapa Palace Hotel;
• Pousada Mosteiro Guimarães;
• Pousada Palácio Estoi;
• Vila Galé Collection Braga.

Melhor Resort de Lazer da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort.

Melhor Hotel de Lifestyle da Europa
• 1908 Lisboa Hotel;
• Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton;
• Inspira Liberdade Boutique Hotel;
• Pestana CR7 Lisboa.

Melhor Resort de Lifestyle da Europa
• Conrad Algarve;
• Douro Royal Valley Hotel & Spa;
• Monte Santo Resort;
• Vale do Lobo.

Melhor Resort de Praia de Luxo da Europa
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort;
• Vila Vita Parc.

Melhor Boutique Hotel de Luxo da Europa
• InterContinental Cascais-Estoril;
• Valverde Hotel;
• Verride Palácio Santa Catarina.

Melhor Hotel de Negócios de Luxo da Europa
• Pestana Palace Lisboa.

Melhor Resort Familiar de Luxo da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort;

Melhor Hotel de Luxo da Europa
• Belmond Reid’s Palace;
• Myriad by SANA;
• Pestana Palácio do Freixo;
• Savoy Palace.

Melhor Resort de Luxo da Europa
• Hotel Quinta do Lago;
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort.

Melhor Novo Boutique Hotel da Europa
• Casa da Companhia, Vignette Collection;
• Dos Reis by The Beautique Hotels;
• Vermelho Melides.

Melhores Moradias (Villas) em Resorts da Europa
• Dunas Douradas Beach Club.

Melhor Resort à Beira-Mar da Europa
• Pestana Carlton Madeira;
• Vila Joya.

Melhores Apartamentos com Serviços da Europa
• Altis Prime;
• Pine Hills Vilamoura.

Melhor Resort Desportivo da Europa
• Cascade Wellness Resort.

Melhor Villa Resort da Europa
• Dunas Douradas Beach Club;
• Martinhal Sagres Beach Family Resort.

Melhor Hotel de Bem-Estar da Europa
• H2otel Congress & Medical Spa;
• Vila Galé Sintra.

Melhor Hotel em Região Vinícola da Europa
• L’AND Vineyards;
• Quinta da Pacheca.

O Hotel Mais Romântico da Europa
• Jupiter Marina Hotel – Couples & Spa.

O Resort Mais Romântico da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pousada Mosteiro Amares.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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Créditos: Airbnb

Alojamento

Airbnb confirmou quase 300 mil características de acessibilidade nos alojamentos da plataforma

A Airbnb afirma já ter analisado e confirmado “quase 300 mil características de acessibilidade em casas de todo o mundo na sua plataforma”, como indica em nota de imprensa enviada às redações.

Carla Nunes

A análise advém de uma medida introduzida pela Airbnb em novembro de 2021, através da qual se comprometeu a fazer uma revisão de acessibilidade dos alojamentos disponíveis na sua plataforma. O objetivo passa por transmitir aos hóspedes “a tranquilidade de saber que os recursos de acessibilidade adicionados pelos anfitriões nos seus anúncios, como uma entrada sem degraus, barras de apoio fixas ou uma cadeira de banho ou duche, foram revistos e confirmados por agentes na plataforma”, refere a Airbnb.

Este processo de revisão obriga os anfitriões a submeter fotografias que comprovem a acessibilidade dos alojamentos, que são depois revistos manualmente por uma equipa especializada da Airbnb.

Em entrevista ao Publituris, a Airbnb explica que “apenas as funcionalidades que tenham sido confirmadas pela equipa de especialistas poderão ser visualizadas pelos hóspedes – desta forma, os hóspedes podem ter a certeza de que as características listadas pelos anfitriões foram confirmadas”.

Até à data, a plataforma garante que “o número de anúncios na Airbnb com uma funcionalidade de acessibilidade aumentou mais de 140 mil alojamentos, cerca de 450%” desde que a revisão foi lançada em novembro de 2021.

Plataforma alarga número de filtros e cria categoria “Adaptado”

O filtro de pesquisa “acessível a cadeiras de rodas” também foi alargado para um número mais detalhado de filtros de pesquisa, de acordo com a Airbnb, passando a incluir características específicas de acessibilidade como “acesso a quartos sem degraus” e “lugar de estacionamento acessível”. A descrição “entrada ampla para o quarto” também foi alterada para “entrada do quarto mais larga do que 32 polegadas” (o equivalente a 81,28 centímetros).

Além destas revisões, a Airbnb explica que há seis meses lançou a categoria “Adaptado”, com “uma lista de alojamentos que contam com uma entrada sem degraus verificada e pelo menos um quarto e uma casa de banho, além de pelo menos uma característica de acessibilidade na casa de banho”. Como explica na mesma nota de imprensa, “cada anúncio é submetido a uma digitalização em 3D pela empresa de dados espaciais Matterport, que confirma as características”, além de produzir “uma planta 2D do espaço, por forma a dar aos hóspedes uma melhor compreensão da disposição”.

De momento, esta categoria inclui mais de 1100 alojamentos em todo o mundo. Desde o seu anúncio, a plataforma explica que “os anfitriões desta categoria ganharam cerca de 4,6 milhões de euros”, entre 16 de novembro de 2022 e 31 de março de 2023. No mesmo período, e de acordo com a Airbnb, “o anfitrião típico com anúncios da categoria ‘Adaptado’ a nível mundial ganhou uma receita média de quase quatro mil euros durante o mesmo período.

De lembrar que no número 193 da revista Publituris Hotelaria, numa reportagem dedicada a “Como atender hóspedes com deficiência pela voz dos próprios”, duas das entrevistadas davam conta de que quando pretendiam viajar, a primeira questão colocava-se logo na altura da reserva, por ser difícil perceber se os hotéis são ou não acessíveis. Como explicavam, apesar de os motores de reserva disponibilizarem um filtro relativo a acessibilidades, este não dá qualquer garantia, uma vez que alguns hotéis afirmam ser acessíveis sem o serem.

Por altura desta reportagem, Catarina Oliveira, criadora da página de Instagram Espécie Rara sobre Rodas, afirmava que a questão poderia ser contornada, obrigando “as instalações a colocar fotos da entrada sem obstáculos, ou com equipamentos facilitadores; das imediações do hotel; do quarto e da casa de banho adaptada”.

Em entrevista ao Publituris, a Airbnb explica que caso a plataforma tenha conhecimento de “alguma incorreção no anúncio, incluindo no que diz respeito às características de acessibilidade, tem políticas e processos em vigor para tomar as medidas adequadas contra o anfitrião ou o seu anúncio”.

Acrescenta também que “se o anúncio for significativamente diferente do anunciado e o anfitrião não conseguir resolver o problema, a Airbnb ajuda o hóspede a encontrar um local semelhante” ou procede a um reembolso.

Alojamentos adaptados mais cobiçados da Airbnb incluem uma villa em Portugal

Além das medidas acima descritas, e como parte do Lançamento de Inverno de 2022, a Airbnb “implementou novas ferramentas para melhorar os controlos de acessibilidade, tornando mais fácil para os hóspedes que utilizam tecnologias de assistência, como leitores de ecrã, navegação por teclado ou software de acesso por interruptor para procurar alojamentos através de mapas”.

Adicionalmente, anunciou esta quinta-feira, 25 de maio, a lista de alojamentos mais cobiçados na categoria “Adaptado”, que incluem: a Casa na árvore em Grandview, Texas, Estados Unidos da América (EUA); Villa em Lake Worth, Flórida, EUA; Villa Laranjeiras na Comporta, em Portugal; Chalet em Nova Escócia, no Canadá; Villa no Egeu, na Grécia; Cabana de madeira em Bostic, Carolina do Norte, EUA; Casa ecológica em Nevada City, Califórnia, EUA; Cabana em Pilling, Lancashire, Reino Unido; Estúdio de ski em Breckenridge, Colorado, EUA; Casa Rural em Barga, Toscana, Itália.

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Coldplay e Queima das Fitas trazem aumento de 63% para a faturação da restauração e hotelaria de Coimbra

A faturação da restauração e hotelaria no concelho de Coimbra verificou um crescimento de 63% entre 17 e 21 de maio, quando comparada com a média deste período semanal registada desde o início do ano.

Publituris

A conclusão é do REDUNIQ Insights, relatório da rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros REDUNIQ e marca da UNICRE, que verificou que aquando da realização de dois grandes eventos na cidade neste período – nomeadamente os concertos da banda Coldplay e a Queima das Fitas – a faturação destes setores registou um crescimento “bastante expressivo”, como a rede refere em comunicado.

Analisando a performance homóloga da faturação destes dois setores, a restauração registou uma variação positiva de 55%, com um aumento do consumo estrangeiro (113%) e nacional (45%).

Por sua vez, a hotelaria registou um crescimento de 48%, marcado pelo aumento de 84% do consumo estrangeiro e 22% do consumo nacional. No setor da hotelaria, em particular, a transação média registada entre 17 e 21 de maio foi de 112,90 euros – um valor mais elevado do que o registado na mesma semana de 2022 (87,90 euros) e da média desde o início do ano (95,80 euros).

A procura por este e outros setores de atividade resultou num aumento de 15% do número de transações e de 8,4% da faturação dos negócios no concelho de Coimbra, entre 17 e 21 de maio e face à mesma semana do ano anterior – com o distrito a registar um crescimento de 12% no mesmo período.

A REDUNIQ explica que este crescimento pode ser justificado pelo aumento da faturação estrangeira no concelho, que representou 10,2% do total da faturação, cerca de 63% acima do registado no ano passado.

Para Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, estes dados “comprovam que a organização de grandes eventos, como os concertos dos Coldplay e a Queima das Fitas, permitem atrair os clientes nacionais e estrangeiros para estas regiões do país. Este género de atividades, que têm uma duração superior a um dia, acabam por obrigar a permanecer na localidade, impulsionado, assim, uma maior procura por hotéis e restaurantes”.

Numa análise mais aprofundada, comparando com a média desde o início do ano, a quarta-feira de 17 de maio, dia do primeiro concerto dos Coldplay, registou um crescimento de 14% na faturação total, face às restantes quartas-feiras do ano.

O relatório destaca ainda o domingo de 21 de maio, dia do último concerto dos Coldplay e terceiro dia de Queima das Fitas, que registou uma variação positiva de 11% face à média dos restantes domingos do ano.

Já quando analisado o consumo estrangeiro no concelho entre 17 e 21 de maio, o REDUNIQ Insights demonstra que este foi composto, essencialmente, por Espanha (22%), França (14%), Brasil (10%), Estados Unidos (8%) e Irlanda (8%). Comparativamente com o período homólogo, a faturação espanhola registou um crescimento de 258%.

Os dados recolhidos têm como base o REDUNIQ Insights, a solução de conhecimento que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ.

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