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Presidente do Governo Regional defende reforço de mecanismos de informação junto de turistas que visitam os Açores

Na sessão de encerramento do primeiro VisitAzores Tourism Forum, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou o facto da região ser “uma referência cada vez mais relevante no contexto planetário”.

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Presidente do Governo Regional defende reforço de mecanismos de informação junto de turistas que visitam os Açores

Na sessão de encerramento do primeiro VisitAzores Tourism Forum, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou o facto da região ser “uma referência cada vez mais relevante no contexto planetário”.

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O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu esta segunda-feira, 29 de novembro, o reforço pela Região de mecanismos de informação, nomeadamente digital, junto dos turistas que visitam as nove ilhas, garantindo-se dessa forma momentos “não apenas de lazer, mas também de elevação cultural”.

“Temos, efetivamente, tanto para oferecer em termos de informação em todas as áreas: natureza, património edificado, património identitário, condições inatas da nossa existência e surgimento planetário, a nossa posição geoestratégica, a relação com as novas economias como o mar, o espaço”, enumerou José Manuel Bolieiro, na sessão de encerramento do primeiro VisitAzores Tourism Forum, evento que cruzou as tendências do ‘marketing’ territorial com os novos caminhos do setor do turismo.

“Enquanto destino, somos uma referência cada vez mais relevante no contexto planetário, fruto da especial sensibilidade que o turismo, pela sustentabilidade, cala fundo nas opções de tantos dos nossos visitantes”, valorizou José Manuel Bolieiro.

O governante falava no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, reafirmando “a confiança que o Governo tem neste potencial da capacidade instalada e daqueles que podem alargar essa capacidade com novos investimentos”.

Para contrariar uma eventual “contemplação ignorante” do que as nove ilhas têm para oferecer, o presidente do Governo defende um reforço da informação, nomeadamente de base científica, junto dos turistas.

“Precisamos urgentemente de encontrar soluções multilingue para encontrar apoio científico”, sublinhou, antes de valorizar o trabalho dos diferentes centros de interpretação neste campo.

A “experiência” do visitante deve ser prosseguida pela Região de modo a “elevar a experiência turística” de quem se desloca em lazer aos Açores, concretizou José Manuel Bolieiro, que se mostrou confiante nos indicadores económicos da Região neste campo e a preparação desenvolvida para o período pós-pandemia.

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Porto quer revalidar o título de Melhor Destino de Cidade da Europa

Depois de ter sido considerado o Melhor Destino de Cidade da Europa 2022, o Porto volta a estar entre os finalistas europeus dos World Travel Awards. As votações para ajudar a Invicta a revalidar o título estão abertas até ao dia 20 de agosto.

Além da categoria de Melhor Destino de Cidade da Europa, o Porto está na corrida para os prémios de Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana, Melhor Destino Cultural Europeu e Melhor Destino Europeu Metropolitano à Beira-Mar nos conhecidos como “óscares” do turismo, que voltam a eleger os melhores locais a visitar na Europa.

Citada na página oficial da Câmara Municipal do Porto, a vereadora do Turismo e Internacionalização estaca a importância desta nomeação como “reflexo de um trabalho coletivo para o desenvolvimento da cidade”, e que “representa para nós um desafio acrescido”.

“Estamos empenhados em captar novos segmentos e em oferecer experiências autênticas e enriquecedoras aos nossos visitantes e aos residentes, bem como continuar a posicionar o Porto como um dos destinos mais sustentáveis e premiados do mundo”, afirma Catarina Santos Cunha.

 

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Turismo em Moçambique ganha com isenção de vistos para alguns países

Mais de 13 mil cidadãos estrangeiros, a grande maioria turistas, incluindo de Portugal, entraram em Moçambique desde que adotou, em maio, a medida de isenção de vistos para alguns países.

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Segundo dados do Governo moçambicano, mais de 13 mil cidadãos estrangeiros já entraram em Moçambique apenas com visto de fronteira. A ministra da Cultura e do Turismo, Eldevina Materula, citada pela Lusa, avança que dessas isenções, com vistos concedidos na fronteira, “mais de 10 mil” entraram em Moçambique “com o propósito de turismo e os restantes três mil em negócios”.

“Este é um sinal claro que as medidas tomadas pelo Governo estão a surtir efeitos na dinamização do nosso setor”, disse a governante, de acordo com a mesma fonte, sublinhando que, com estas medidas, “temos claramente um novo padrão de turistas, sendo que as nacionalidades americana, britânica, portuguesa, chinesa e alemã destacam-se como as cinco principais entradas em Moçambique, com 7.927 turistas desde a entrada em vigor da isenção de vistos em maio último”.

A ministra participou no domingo, em Maputo, no ato inaugural do voo da rota Joanesburo — Vilankulo – Joanesburgo, que a operadora estatal LAM voltou a operar entre a cidade sul-africana e aquele ponto turístico na província de Inhambane, atualmente “o principal destino de lazer” em Moçambique.

Em 2022, o setor do turismo em Moçambique arrecadou mais 81,2% em receitas, face ao ano anterior, e só Inhambane “recebeu 197.054 turistas”, representando 22,4% do total do país.

Números que a ministra afirma, conforme notícia da Lusa, serem “sinais claros da revitalização do setor” do turismo, após as restrições da covid-19, mas também “sinais claros dos resultados da implementação do pacote de medidas de aceleração económica”, nomeadamente a “intervenção na área fiscal, estímulo à economia e melhoria do ambiente de negócios, transparência, governação e de aceleração de projetos de infraestruturas estratégicas”.

Refira-se que em dezembro de 2022, o país introduziu o Visto Eletrónico (e-Visa) e a 01 de maio do presente ano a medida de isenção de vistos para cidadãos de 29 países. De igual modo, foi revista a medida de concessão de vistos de investimentos para períodos mais alargados aos cidadãos estrangeiros que detenham investimento em Moçambique e ainda simplificou os requisitos de atribuição de visto de negócios, solicitando os mesmos requisitos que o visto de turismo, segundo a ministra.

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OMT distingue Aldeias Históricas de Portugal como exemplo de boas práticas

As Aldeias Históricas de Portugal são um dos seis destinos do mundo reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como um exemplo de boas práticas no setor. Trata-se do único projeto mencionado do nosso país.

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A Organização Mundial do Turismo acaba de lançar o documento “Turismo e Desenvolvimento Rural: Uma Perspectiva Política”: este é o mais recente estudo da instituição sobre o turismo em áreas rurais, onde são feitas várias considerações sobre o panorama atual e os passos a seguir. É neste contexto que a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP – ADT) surge como exemplo de boas práticas.

Num capítulo sobre o tema “Como é que os países estão a tomar partido das oportunidades económicas, sociais, culturais e ambientais trazidas pelo turismo?”, as Aldeias Históricas de Portugal figuram ao lado de mais seis exemplos que a instituição escolheu, entre o panorama mundial, e é o único projeto mencionado do nosso país. O trabalho das Aldeias Históricas de Portugal é apresentado pela OMT ao lado de iniciativas da Áustria, Vietname, Geórgia, Líbano, Andorra e Malásia.

No documento, a instituição descreve o percurso da AHP – ADT, lembrando que, “na fase inicial, a iniciativa focou-se nas infraestruturas, na reabilitação das Aldeias Históricas e no desenvolvimento das atividades económicas ligadas ao turismo. Agora, as Aldeias Históricas de Portugal têm feito um esforço para reforçar áreas como a comunicação, a animação turística e as relações com os agentes públicos e privados e as comunidades locais”.

Este é um reconhecimento que demonstra mais uma vez o compromisso da AHP – ADT com a sustentabilidade, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Uma missão que tem como objetivo conseguir que as Aldeias Históricas de Portugal alcancem a neutralidade carbónica, refere a rede em nota de imprensa.

Refira-se que em 2021, a OMT premiou a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo como uma das “Melhores Aldeias Turísticas”, e em 2022, atribuiu o o mesmo prémio à Aldeia Histórica de Castelo Novo.

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UNESCO avisa que há 55 patrimónios mundiais da humanidade em perigo

Um total de 1.121 lugares no nosso planeta fazem parte do Património Mundial da Humanidade de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mas 55 estão da lista de perigo este ano.

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Os 1.121 sítios que fazem parte da lista do Património Mundial da Humanidade pela UNESCO incluem atualmente 869 locais culturais, 213 sítios naturais e 39 locais mistos. Há, no entanto, outra lista da UNESCO muito menos prestigiada, a que inclui o património mundial em perigo. Essa lista de lugares ameaçados é composta por 55 locais e pode ser estendida para o próximo ano, e uma é a cidade de Veneza, cuja decisão final será tomada na convenção da UNESCO em Riad, na Arábia Saudita, em setembro.

É que, apesar das obras realizadas em Veneza para proteger a cidade, a Convenção do Património Mundial, em documento publicado a semana passada, afirma que o paredão construído contra o aumento do nível das águas e as inundações não foi concluído e que o a proibição de grandes navios de cruzeiro ainda não é totalmente aplicada.

Da mesma forma, o órgão das Nações Unidas exorta a cidade a reduzir o número “excecionalmente elevado” de visitantes, algo que poderia ser conseguido com um novo sistema de emissão de bilhetes e taxas de entrada na cidade, embora a introdução destes sistemas tenha sido repetidamente adiada.

No entanto, muitos dos 55 sítios do Património Mundial em perigo estão localizados em zonas de guerra ou em países altamente instáveis, como Síria, Líbano, Palestina, Afeganistão, Iraque, Iêmen, Venezuela, Líbia, Mali e Ucrânia.

Outras estão ameaçadas por projetos de construção, como sítios históricos no Egito e no Uzbequistão, além do centro histórico de Viena, onde a Unesco está em desacordo com a construção de um grande hotel. O aumento do desenvolvimento urbano da cidade também foi o motivo pelo qual Liverpool, no Reino Unido, tenha perdido o estatuto de Património Mundial em 2021.

A UNESCO também propõe incluir os centros históricos das cidades ucranianas de Lviv , Kiev e Odessa na lista de patrimónios mundiais da humanidade em perigo, após os ataques lançados pela Rússia.

O organismo das Nações Unidas também emitiu “alertas sérios” em referência a Budapeste (Hungria), Zanzibar (Tanzânia) e à Grande Barreira de Coral australiana.

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Açores aprovam revisão do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo para o período 2023-2030

Governo dos Açores aprovou, esta sexta-feira, a revisão do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo (PEMTA) para 2023-2030, que reflete a estratégia da Região para o turismo como “setor basilar da economia regional, fundamentando-se no princípio de criação de valor para os residentes e para o território e alicerçando-se no fomento da atividade turística ao longo de todo o ano em todas as ilhas”.

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O comunicado do Conselho do Governo recorda que, em 2015, ano de liberalização parcial do espaço aéreo regional, foi elaborado o primeiro Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, perspetivando um horizonte temporal até 2020 e definindo o posicionamento dos Açores como sendo, prioritariamente, um destino de natureza.

No entanto, a pandemia de Covid-19 interrompeu, em 2020, a trajetória de crescimento e desenvolvimento turístico que se registava na Região, conduzindo à necessidade da recuperação imediata do destino e demonstrando a premência da formulação de uma nova estratégia para o futuro do setor.

“Tendo em consideração a certificação da região como ‘Destino Sustentável’, obtida em 2019, de acordo com os critérios do Global Sustainable TourismCouncil, e às vantagens competitivas daí resultantes, a revisão do PEMTA, agora aprovado, assentou no reforço da sustentabilidade como pilar fundamental para o desenvolvimento do turismo nos Açores, em linha com as novas tendências e perfis de viajantes e turistas a nível internacional”, destaca o comunicado.

O novo PEMTA, que tem como horizonte temporal de vigência o ano de 2030, de modo a acompanhar a execução do período de programação comunitária, “inclui o posicionamento dos Açores enquanto destino turístico sustentável, a definição dos mercados prioritários e os princípios gerais de organização da oferta, pretendendo ser um documento orientador para todo o setor com o objetivo maior de conseguir que todas as empresas e todos os stakeholders possam alinhar o seu trabalho sob as mesmas orientações estratégicas”, sublinha o Conselho do Governo no seu comunicado.

 

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Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos internacionais preferidos dos brasileiros

Um levantamento da Decolar – agência de viagens online – aponta que Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos mais procurados pelos brasileiros para as viagens ao exterior para o segundo semestre de 2023.

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O interesse dos brasileiros por Lisboa e Buenos Aires e Lisboa mantém-se de acordo com uma análise feira pela Decolar sobre os destinos internacionais mais procurados para viagens de brasileiros para o segundo semestre deste ano.  O ranking aponta ainda Miami, Nova Iorque e Santiago do Chile entre os cinco mais procurados.

Segundo a imprensa brasileira, a Decolar registou um aumento de 11% na procura de passagens aéreas internacionais por parte de cidadãos do Brasil, em relação ao mesmo período de 2022. Quando comparado com as buscas para as férias de julho, o ranking dos 10 principais destinos internacionais procurados para embarques no 2º semestre inclui mais cidades da Europa. Além de Lisboa e Paris, que se mantiveram na lista, entraram Madrid, Londres e Porto.

Refira-se que, durante o primeiro semestre, cerca de 19,4 milhões de passageiros embarcaram no Aeroporto de Guarulhos (São PauloI). Nas viagens ao exterior, segundo o GRU Airport, foram cerca de 37,5 mil por dia, e no geral, Santiago do Chile, Buenos Aires e Miami encabeçaram o ranking dos destinos prediletos, enquanto para a Europa, Lisboa, Madrid, Paris e Frankfurt posicionaram-se na frente.

Recorde-se que a TAP anunciou recentemente que, só no primeiro trimestre transportou entre o Brasil e a Europa, mais de um milhão de passageiros, o que representa um aumento de 30% face ao mesmo período do ano passado.

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Acrópole de Atenas vai limitar entrada diária de visitantes a partir de 4 de setembro

A Acrópole, o ex-libris da capital grega, vai passar a receber, a partir do dia 4 de setembro, no máximo 20 mil visitantes diários. Trata-se de um programa piloto que, a partir de 1 de abril de 2024, será alargado a todos os sítios arqueológicos na Grécia que disponham de bilhete eletrónico para entrada.

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A Acrópole de Atenas vai estabelecer um limite máximo diário de 20 mil visitantes, a partir de 4 de setembro, para garantir a experiência e proteger o sítio arqueológico mais conceituado da Grécia. Trata-se de um programa piloto que, a partir de 1 de abril de 2024, será alargado a todos os sítios arqueológicos que disponham de bilhete eletrónico para entrada de visitantes.

Lina Medoni, ministra da Cultura da Grécia, anunciou em entrevista à Real FM, e citada pelo jornal espanhol Hosteltur, que após um estudo realizado pela Organização para a Gestão e Desenvolvimento de Recursos Culturais (ODAP) foi decidido reduzir o limite máximo de entrada na Acrópole para 20 mil visitantes diários.

A entrada na Acrópole de Atenas, Património Mundial da Humanidade desde 1987, será dividida em três horários com início às 8 da manhã e até às 20 horas, e será aplicável tanto a grupos como a visitantes individuais.

O que se pretende com esta medida é evitar a superlotação, já que o complexo arqueológico chegou a receber até 23 mil pessoas num só dia.

“Obviamente, o turismo é bom para o país, para todos nós, mas temos de encontrar uma forma para que o turismo excessivo não cause danos ao monumento”, disse Medoni, segundo o mesmo jornal, referindo que este programa piloto vai contribuir para a segurança da Acrópole e dos trabalhadores, bem como para a melhoria da experiência vivida pelos visitantes.

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Douro & Porto Wine Festival fecha várias parcerias para trazer mais público nacional e internacional

O Douro & Porto Wine Festival acaba de anunciar um conjunto de parcerias com pacotes de experiências e opções de transporte, com vista a levar mais público nacional e internacional ao evento.

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Para que o público tenha uma experiência memorável e com todo o conforto e comodidade, a organização do evento fechou parcerias com a Gol Linhas Aéreas, e a sua agência Smiles Viagens, mas também com a OPTViagens e o Booking. Foram igualmente anunciados novos pontos de venda, em parceria com a FNAC e com a Worten.

Através da nova operadora da companhia aérea brasileira, a Smiles Viagens, é agora possível adquirir um roteiro de experiências, voo e alojamento, numa viagem em que os clientes vão poder descobrir os encantos da região e desfrutar do Douro & Porto Wine Festival. A Smiles Viagens organiza ainda, para os grupos, degustação de vinhos, passeios a museus, jantar ao som de fado, visita a um dos mais belos miradouros com vista para o Douro e também um cruzeiro panorâmico de barco pelo famoso rio.

Ao comprar o roteiro “Viagem Gastronómica pelo Porto e Douro” da Smiles Viagens e a passagem aérea pela Gol, o passageiro tem acesso a serviços exclusivos como embarque prioritário, concierge, acesso às salas VIP, milhas e bagagem prioritária. O pacote está disponível para todas as cidades que têm voos da Gol Linhas Aéreas, com o destino inicial na cidade do Porto.

Por sua vez, através da OPTViagens, agência de viagens portuguesa parceira do festival, é possível organizar o transporte até ao recinto, alugar carro ou marcar o alojamento, mas também fazer um passeio de barco privativo pelo Douro, num comboio histórico ou fazer uma prova de vinhos. Tudo isto à distância de um clique, com o preenchimento de um pequeno formulário no site do Douro & Porto Wine Festival. A OPTViagens trata assim, de forma personalizada, de todos os pormenores para quem quer viver e experienciar o festival sem qualquer tipo de preocupação.

Para o público com um perfil mais independente, o Douro & Porto Wine Festival conta também com uma parceria com o Booking. Basta aceder ao site do evento, na área de hospitalidade, e clicar no link dentro da página para escolher o alojamento preferido para os dias do festival.

O Douro & Porto Wine Festival estabeleceu ainda novas parcerias, para a venda de bilhetes, com a FNAC e com a Worten. Já é, assim, possível comprar bilhetes para o evento numa das 34 lojas físicas da FNAC e nas 180 lojas físicas da Worten, em todo o país. Refira-se que, até 17 de agosto, a FNAC oferece um desconto de 15%, na compra dos bilhetes para o Douro & Porto Wine Festival, para os clientes com cartão FNAC.

O evento, que será o ponto alto das comemorações do Douro como Cidade Europeia do Vinho, realiza-se dias 15 e 16 de setembro, no Porto Comercial de Cambres, em Lamego. Com uma localização privilegiada e capacidade para receber até 15 mil pessoas por dia, o Douro & Porto Wine Festival é pensado para todos os que desejam desfrutar de momentos emocionantes e descobrir o melhor que a região tem a oferecer. Para aqueles que desejam uma experiência ainda mais exclusiva, o recinto acolhe a Privilege Zone. Com bares exclusivos, Meet & Greet com artistas e acesso privilegiado ao palco, uma tenda Privilege com Shows Exclusivos e Suites Cabins para 30 pessoas, esta área oferece um leque de experiências premium e personalizadas.

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Nova edição: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Além disso, trazemos mais uma iniciativa “Viaje com o Paladar” da Icárion, uma entrevista a Desidério Silva, presidente da APAL, e a reportagem sobre a viagem a Samaná a contive do operador turístico Soltour.

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A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Se logo no início do dossier pretendemos definir ou esclarece o que, de facto, é Turismo de Luxo, nas páginas seguintes ouvimos diversos agentes da hotelaria que atuam no segmento mais alto do turismo em Portugal. Além disso, também falámos com Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal a propósito do Luxo em Alto Mar, bem como com alguns académicos que ensinam e analisam o mercado do turismo.

Na “Distribuição”, a iniciativa “Viaje com o Paladar” do operador turístico Icárion, deu a conhecer a agentes de viagens os paladares do Vietname. Ao PUBLITURIS, os agentes que marcaram presença nesta iniciativa asseguraram que, a partir de agora, vão olhar o destino com outros olhos depois de o terem sentido pelo sabor da sua gastronomia.

Nos “Destinos”, entrevistámos Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL), que foi eleito em janeiro e que faz um balanço positivo dos primeiros meses de mandato e revela o calendário de ações que a associação tem previsto para 2023.

Nas “Viagens”, damos conta da viagem que o PUBLITURIS realizou a Samaná, na República dominicana, a convite do operador turístico Soltour. No Caribe, podemos confirmar que se trata de um destino para, de facto, nos sentirmos “rulay”.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Jaume Vidal (diretor Regional da Tiqets em Portugal e Espanha).

O jornal PUBLITURIS na sua versão em papel vai agora de férias e regressa com a edição de 1 de setembro.

A todos os leitores do PUBLITURIS desejamos umas ótimas férias.

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Edição Digital: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Além disso, trazemos mais uma iniciativa “Viaje com o Paladar” da Icárion, uma entrevista a Desidério Silva, presidente da APAL, e a reportagem sobre a viagem a Samaná a contive do operador turístico Soltour.

Victor Jorge

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Se logo no início do dossier pretendemos definir ou esclarece o que, de facto, é Turismo de Luxo, nas páginas seguintes ouvimos diversos agentes da hotelaria que atuam no segmento mais alto do turismo em Portugal. Além disso, também falámos com Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal a propósito do Luxo em Alto Mar, bem como com alguns académicos que ensinam e analisam o mercado do turismo.

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Nos “Destinos”, entrevistámos Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL), que foi eleito em janeiro e que faz um balanço positivo dos primeiros meses de mandato e revela o calendário de ações que a associação tem previsto para 2023.

Nas “Viagens”, damos conta da viagem que o PUBLITURIS realizou a Samaná, na República dominicana, a convite do operador turístico Soltour. No Caribe, podemos confirmar que se trata de um destino para, de facto, nos sentirmos “rulay”.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Jaume Vidal (diretor Regional da Tiqets em Portugal e Espanha).

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