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Bestravel realiza XVII Convenção entre 3 e 6 de fevereiro de 2022

Convenção que vai marcar o “reencontro” da rede de agências de viagens vai decorrer em Portugal continental, apesar de ainda não ser conhecido o local exato, nem o programa do evento.

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Bestravel realiza XVII Convenção entre 3 e 6 de fevereiro de 2022

Convenção que vai marcar o “reencontro” da rede de agências de viagens vai decorrer em Portugal continental, apesar de ainda não ser conhecido o local exato, nem o programa do evento.

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A XVII Convenção Bestravel vai decorrer entre 3 e 6 de fevereiro de 2022, marcando o “reencontro” da rede de agências de viagens, informou a Newtour, que detém a marca Bestravel.

Apesar da data já estar confirmada, o mesmo ainda não acontece com o local, com a informação avançada pela Newtour a indicar apenas que a XVII Convenção Bestravel vai decorrer em Portugal Continental.

Por enquanto, também ainda não é conhecido o programa do evento, com a Newtour a acrescentar que este será divulgado assim que o programa estiver fechado.

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Transportes

Air France já voa para Lisboa com o novo A220-300

Aparelho de médio curso de nova geração realizou segunda-feira, 6 de dezembro, o primeiro voo para Lisboa, que se junta a um restrito grupo de capitais europeias onde a Air France utiliza o A220-300.

A Air France já está a voar para a capital portuguesa no novo avião A220-300, aparelho de médio curso de nova geração, que a companhia aérea está a utilizar para servir um grupo restrito de capitais europeias, incluindo Lisboa.

“Lisboa é uma das cidades escolhidas para operar o seu avião de última geração no médio-curso, o que reflete a aposta continuada da companhia francesa no mercado português”, avança a companhia aérea francesa em comunicado.

O primeiro voo da Air France para Lisboa no novo aparelho decorreu esta segunda-feira, pelas 15h07, quando o voo AF1624 aterrou na capital portuguesa, que se junta assim a Barcelona, Berlim, Madrid, Milão e Veneza como as cidades que a Air France passa a servir com o A220-300.

Com 148 assentos, o A220-300 da Air France está configurado com cinco lugares por fila e inclui duas classes de bordo, concretamente business e económica, e oferece bagageiras de maiores dimensões, enquanto o corredor central é mais largo, o que facilita a deslocação dentro do aparelho.

A nível ambiental, o A220-300 também se destaca, uma vez que consome 20% menos de  combustível do que o avião que substitui e as suas emissões de CO2 são também 20% menores, permitindo ainda uma redução de 10% no custo por assento face aos aviões A318 e A319.

“A sua pegada de ruído é também de menos 34%. Estas características vão exercer um papel crucial na redução da pegada ambiental e na realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Air France”, acrescenta a companhia aérea que, até 2030, pretende reduzir em 50% todas as suas emissões de CO2 por passageiro/km face a 2005, ou em 15% em termos absolutos.

Até ao final de 2025, a Air France espera receber um total de 60 aeronaves A220-300, que foram encomendadas em 2019 para substituir gradualmente os seus aviões A318 e A319, bem como vários aparelhos A320.

 

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Emprego e Formação

Bolsa de Empregabilidade: empresas têm condições especiais até sexta-feira

As empresas que pretendem contratar na Bolsa de Empregabilidade 2022 têm até sexta-feira para se inscreverem e poderem usufruir de condições especiais.

As condições especiais para as empresas que pretendem contratar na Bolsa de Empregabilidade 2022, promovida pelo Fórum Turismo, terminam esta sexta-feira, dia 10.

Com a inscrição na feira de Lisboa, que decorre nos dias 18 e 19 de março do próximo ano na BTL, as empresas ganham automaticamente acesso à feira de emprego do Porto, que terá lugar a 06 de abril no Palácio da Bolsa, sem qualquer custo adicional.

Para usufruir destas condições especiais as empresas interessadas devem fazer a sua pré-inscrição no website da Bolsa de Empregabilidade, sem compromisso dado que não exige o pagamento imediato da inscrição.

Até ao momento, 63 empresas, entre elas, o Pestana Hotel Group, Vila Galé, Lisbon Marriott Hotel, Sublime Comporta, Sonae Capital, MCdonalds, e Timing, têm presença garantida nas duas feiras.

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Transportes

LATAM Airlines soma mais dois prémios internacionais

Companhia aérea foi eleita a “Melhor Companhia Aérea da América do Sul”, na 18ª edição do Global Traveller GT Tested Reader Survey Awards e recebeu quatro estrelas no APEX Passenger Choice.

A LATAM Airlines foi duplamente distinguida pelos seus passageiros e somou dois importantes prémios internacionais, tendo sido premiada como a “Melhor Companhia Aérea da América do Sul”, na 18ª edição do Global Traveller GT Tested Reader Survey Awards, além de ter recebido a classificação de quatro em cinco estrelas, no APEX Passenger Choice.

“Num ano particularmente complicado para a indústria, o compromisso com os nossos clientes continua e permanece firme graças ao esforço e trabalho dos nossos colaboradores. Valorizamos e agradecemos particularmente aos nossos passageiros, pois este reconhecimento vem deles. Estes prémios estimulam-nos e desafiam-nos a continuar a trabalhar para levar sonhos aos seus destinos”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do LATAM Airlines Group.

Na 18ª edição do Global Traveller GT Tested Reader Survey Awards,  pesquisa online realizada entre os leitores da revista Global Traveler e na qual participaram mais de dois milhões de leitores da publicação, a LATAM Airlines foi a preferida na América do Sul, enquanto no APEX Passenger Choice a companhia aérea obteve quatro estrelas, depois das avaliações dos clientes de mais de 600 companhias aéreas em todo o mundo, que classificaram quase um milhão de voos em uma escala máxima de cinco estrelas.

No comunicado enviado à imprensa, a LATAM Airlines lembra que estes prémios vem juntar-se à distinção já atribuída à companhia aérea pela Skytrax, que destacou o padrão de segurança e higiene da LATAM, enquanto o grupo de aviação LATAM Airlines Group ficou em quarto lugar a nível mundial na Avaliação Global de Sustentabilidade Corporativa (CSA) da Standard & Poor’s e posicionou-se como a companhia aérea com melhor desempenho em sustentabilidade nos continentes americano e europeu.

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Destinos

Portugal volta a ser considerado de “risco máximo” pelos EUA

Com os dias festivos a aproximarem-se, os EUA sobem Portugal no ranking de perigosidade, desaconselhando as viagens ao nosso país. Voltamos a constar dos destinos de “risco máximo”.

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O Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (Centers for Diseases and Control Prevention – CDC, em inglês), voltou a colocar Portugal na “lista vermelha” no que diz respeito às viagens.

“Evite viajar para Portugal”, pode ler-se no site do CDC, no qual é possível ver que Portugal passou, novamente, a ser considerado como de “risco máximo”, passando, assim, do nível 3 para o nível 4.

“Se tiver de viajar para Portugal, certifique-se que está totalmente vacinado antes de realizar a viagem”, alerta o CDC, salientando ainda que, “devido à corrente situação em Portugal, mesmo pessoas totalmente vacinadas podem correr riscos de contrair e contagiar outras pessoas com outras variantes de COVID-19”.

Mas não foi somente Portugal que passou a figurar classificação mais alta da agência governamental norte-americana, que tem mais de 80 destinos na lista, incluindo países como França, Chipre, Liechtenstein, Tanzânia e Jordânia.

Além de todas as advertências, o CDC destaca, igualmente, a necessidade de seguir as recomendações ou requisitos exigidos pelo país, incluindo o uso de máscara e a manutenção de distância de segurança.

 

 

 

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Transportes

Transporte aéreo em Portugal perdeu 70% dos passageiros em 2020, confirma Eurostat

Dados do Eurostat, divulgados esta segunda-feira, 6 de dezembro, indicam que Portugal foi o quinto país da União Europeia onde o transporte aéreo foi menos prejudicado devido à pandemia da COVID-19.

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Portugal perdeu quase 70% dos passageiros de transporte aéreo em 2020, confirmou o Eurostat esta segunda-feira, 6 de dezembro, que indica, no entanto, que a perda portuguesa ficou abaixo da média europeia, que chegou aos 73%, sendo o quinto país entre os Estados-membros da União Europeia em que o transporte aéreo menos foi prejudicados pela pandemia.

Os dados divulgado esta segunda-feira pelo instituto de estatística europeu mostram que as medidas restritivas adotadas em 2020 para limitar a disseminação da COVID-19 resultaram num recuo de 73% do transporte aéreo de passageiros na União Europeia face a 2019, com as quebras a serem comuns a todos os países.

O Luxemburgo foi, de acordo com o Eurostat, o país da União Europeia em que o transporte aéreo menos foi afetado, com uma quebra de 67,3%, seguindo-se a Bulgária (68,2%), a Grécia (69,1%), a Roménia (69,2%) e Portugal (69,9%), enquanto a Eslovénia (83,3%), a Eslováquia (82,4%), a Croácia (81,9%) e a República Checa (79,7%) encontram-se no extremo oposto como os países onde a descida do transporte aéreo foi mais significativa.

 

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Transportes

MSC Cruzeiros inicia contagem decrescente para receber primeiros navios a GNL

A MSC Cruzeiros assinalou o float out do MSC World Europa e a cerimónia da moeda do MSC Euribia, os primeiros navios movidos a GNL da frota da companhia.

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A MSC Cruzeiros anunciou esta segunda-feira, 6 de dezembro, dois importantes marcos na construção dos seus dois novos navios de cruzeiros, o MSC World Europa e o MSC Euribia, navios que vão ser os primeiros movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) da frota da companhia e cujas cerimónias de float out e da moeda, respetivamente, foram recentemente realizadas nos estaleiros de Chantiers de l’Atlantique, em St. Nazaire.

“O MSC World Europa e o MSC Euribia tornar-se-ão os primeiros navios movidos a GNL a ingressar na frota da MSC Cruzeiros no próximo ano, representando um investimento de €3 mil milhões em navios de Gás Natural Liquefeito (GNL) com a construção do World Europa II no início de 2023”, revela a companhia de cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

De acordo com a companhia de cruzeiros, estes navios “desempenham um papel importante no compromisso da companhia em alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050”, uma vez que são movidos a GNL, que “é de longe o combustível marinho mais limpo disponível atualmente e virtualmente elimina as emissões locais de poluentes atmosféricos, como óxidos de enxofre (99%) e óxidos de nitrogénio (85%) e partículas (98%)”.

“Em termos de emissões com impacto global, o GNL desempenha um papel fundamental na mitigação das alterações climáticas e os motores destes dois navios têm potencial para reduzir as emissões de CO2 até 25% em comparação com os combustíveis convencionais. Para além disso, com a disponibilidade subsequente de formas bio e sintéticas de GNL, esta fonte de energia irá permitir um meio de alcançar eventuais operações descarbonizadas”, acrescenta a companhia de cruzeiros.

Apesar de se congratular com as inovações anunciadas para os dois novos navios e com o facto da companhia e dos estaleiros de Chantiers de l’Atlantique não terem desistido destes navios mesmo na pior fase da pandemia, Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, considera que “há ainda muito a fazer” e pede a colaboração de todos os parceiros para que seja possível reduzir a zero as emissões da indústria dos cruzeiros.

“Agora precisamos de dar passos ainda maiores e vamos precisar do apoio contínuo dos nossos fornecedores, parceiros e governos para conseguir isso. Todos nós precisamos de trabalhar em conjunto para alcançar um futuro verde”, defende o responsável.

Além das cerimónias de float out do MSC World Europa e da moeda do MSC Euribia, a companhia de cruzeiros anunciou também a “instalação de uma planta piloto de célula de combustível a bordo do MSC World Europa, conhecida como Blue Horizon”, que usa o GNL para converter combustível em eletricidade com “uma das mais altas eficiências de qualquer solução de energia disponível hoje”.

“A tecnologia de célula de combustível seleccionada pelos Chantiers de l’Atlantique (CdA) e a MSC Cruzeiros é a SOFC (Solid Oxide Fuel Cell) desenvolvida pela Bloom Energy. O SOFC irá reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em cerca de 30% em comparação com um motor LNG convencional, sem emissões de óxidos de nitrogénio, óxidos de enxofre ou partículas finas. Também oferece a vantagem de ser compatível com GNL, assim como diversos combustíveis de baixo carbono, como metanol, amónia e hidrogénio. Este projeto formará o bloco de construção para futuras instalações maiores”, explica a MSC Cruzeiros.

A companhia de cruzeiros espera a entrega do MSC World Europa, primeiro navio da Classe MSC World, para novembro de 2022, destacando que este navio vai “redefinir a experiência de cruzeiro com uma variedade de conceitos nunca antes vistos e áreas criativas diferentes de tudo”, apresentando, desde logo, um design inovador, em Y, e com uma promenade de 104 metros de comprimento, além de novos camarotes e do maior escorrega com 11 decks de altura, o mais longo no mar.

O navio vai disponibilizar também diferentes áreas, desde bairros zen a zonas familiares, passando também por áreas com lojas e mais animação, sem esquecer as opções gastronómicas e de animação noturna, disponíveis  nos 13 restaurantes e 21 bares do MSC World Europa.

O navio entra em operação em dezembro de 2022 e vai realizar a temporada inaugural na região do Golfo, incluindo cruzeiros de sete noites pelo Dubai, Abu Dhabi, Ilha Sir Bani Yas e Dammam, na Arábia Saudita, bem como Doha, a capital do Qatar, antes de regressar ao Dubai com pernoita na cidade.

O navio deixa o Dubai em março de 2023 e, no primeiro verão em que vai estar a operar, vai ficar colocado no Mediterrâneo, com cruzeiros de sete noites por Génova, Nápoles e Messina, bem como Valletta, em Malta, assim como Barcelona e Marselha.

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EUA encurtam prazo de validade dos testes

O facto de os EUA encurtarem o prazo de validade do teste COVID (para 24 horas), faz com que seja importante alertar para as consequências desta medida, desde os voos diretos, aos atrasos até aos fornecedores dos testes e os próprios aeroportos.

Victor Jorge

Pouco mais de um mês depois de passarem a permitir a entrada de cidadãos de praticamente todos os países europeus no seu território para viagens não essenciais, seguindo um protocolo de entrada rígido, os EUA passarão a encurtar o prazo de validade do teste COVID (com resultado obrigatoriamente negativo para seguir viagem) de forma que cidadãos – americanos ou não – possam entrar no seu território. Assim, em vez das 72 horas, os testes só serão aceites se tiverem sido realizados 24 horas antes do voo.

A SkyExpert, consultora especializada em transporte aéreo e aeroportos, alerta para as consequências desta medida, indicando que “(i) os fornecedores de testes terão de estar preparados para passar os certificados num espaço mais curto de tempo, sem margem para erros informáticos, atrasos de envio e outras vicissitudes, sob pena de tais atrasos impedirem os passageiros de embarcar; (ii) a chegada do inverno na Europa significa a multiplicação dos episódios de neve e de voos cancelados ou atrasados por razões climatéricas, com a consequente perda de ligação dos voos seguintes no aeroporto intermédio (‘hub’) – o que pode significar que os passageiros apenas possam embarcar no voo do dia seguinte para o qual necessitarão novo teste; (iii) os aeroportos deverão estar preparados para lidar com passageiros sem testes ou cujos testes perderam a validade consequência da perda da ligação aérea”.

Para Pedro Castro, fundador da SkyExpert, isto significa que os passageiros passarão a “preferir voos diretos e sem escala” para as suas viagens entre a Europa e os EUA, admite que “as incertezas relacionadas com o tratamento de passageiros em trânsito que, por perda de ligação, possam ter de desembarcar e a nova exigência de validade de 24 horas do teste Covid sugere prudência na marcação deste tipo de deslocações”.

“Para as companhias aéreas, cujo modelo de negócio está altamente dependente do tráfego de ligação ou de programas ‘stopover’, esta medida é altamente contraproducente e irá seguramente complicar as operações e as previsões de negócio durante a difícil estação baixa”, adianta ainda.

Em conclusão, o executivo da SkyExpert termina a referir que, “a prolongarem-se no tempo, estas simples medidas poderão significar um recuo importante no número de rotas, frequências e na capacidade dessas companhias de ‘hub’”.

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Transportes

Emirates oferece entradas em atrações no Dubai em reservas até 20 de dezembro

Burj Khalifa At The Top, Dubai Fountains Boardwalk Experience e Views Observatory no Emaar Sky View Hotel são as atrações que os passageiros da Emirates podem visitar gratuitamente nas viagens até 31 de março de 2022.

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A Emirates lançou novas ofertas para os passageiros que, até 20 de dezembro, reservem uma viagem ao Dubai com a companhia aérea e que permitem o acesso ao Burj Khalifa At The Top, ao Dubai Fountains Boardwalk Experience e ao Views Observatory no Emaar Sky View Hotel.

De acordo com a companhia aérea, a oferta aplica-se às reservas para viagens que decorram até 31 de março de 2022, em qualquer classe de bordo, numa oferta que é válida para reservas através do site da companhia aérea, assim como nas agências de viagens.

“Através de oportunidades que vão acrescentar ainda mais valor a uma visita ao Dubai durante a Expo 2020, a Emirates espera garantir uma experiência memorável para quem pretenda viajar para aquele que é um dos destinos mais cobiçados do mundo”, refere a companhia aérea, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 6 de dezembro.

Uma das atrações disponíveis é o Burj Khalifa At The Top, o topo do edifício mais alto do mundo, que oferece vistas panorâmicas sobre toda a cidade. Além desta atração, as ofertas da Emirates abrangem também o Dubai Fountains Boardwalk Experience, uma nova plataforma flutuante com vista privilegiada para o famoso espetáculo de água, música e luz do Burj Khalifa, assim como o Views Observatory no Emaar Sky View Hotel, que consiste num um skywalk em fundo de vidro, onde é possível admirar o horizonte da cidade do Dubai.

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Taxa de ocupação de novembro no Algarve sobe 225% face a 2020

Embora ainda se mantenha longe dos números de 2019, a taxa de ocupação global média/quarto no Algarve, subiu subiu 225% face a 2020.

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De acordo com os dados avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), o mês de novembro registou um crescimento de 225% na taxa de ocupação global média/quarto, face a igual período de 2020, situando-se nos 41,3%, menos 5,8% que em igual período pré-pandémico de 2019.

Os números apurados indicam que o mercado nacional aumentou 6,8% e o externo diminuiu 13,3%, face a novembro de 2019.

Já em termos acumulados, desde o início do ano de 2021, a ocupação quarto regista uma descida média de 47,1% e o volume de vendas uma descida de 40,1% face ao mesmo período de 2019.

Por zonas geográficas, face a novembro de 2019, as maiores descidas verificaram-se em Monte Gordo / Vila Real de Santo António (-57,4%), Albufeira (-23%), e Carvoeiro / Armação de Pêra (-16,3%).

O volume de vendas aumentou 1,3% face a novembro de 2019 e 248% face ao mesmo mês de 2020, com 28,5% das vendas, em novembro deste ano, a serem efetuadas através de operadores turísticos tradicionais, valor que compara com os 43,7% de 2019.

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Europ Assistance reforça canal online dedicado a seguros de viagem de lazer

Com duas modalidades de subscrição – Move Me e Move Plus – a Europ Assistance reforça o canal digital com a disponibilização de um website onde é possível contratar as coberturas de proteção COVID-19.

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A Europ Assistance acaba de reforçar a sua oferta no universo digital ao lançar um novo website dedicado exclusivamente a seguros de viagem de lazer, pretendendo, assim, oferecer uma experiência de navegação intuitiva, simples e adaptada a todos os dispositivos.

Através do novo website da Europ Assistance é possível contratar as coberturas de proteção COVID-19, apresentadas em duas modalidades de subscrição: Move Me e Move Plus.

As coberturas incluem o pagamento de despesas médicas por Covid-19, consulta médica online, help line, aconselhamento médico e psicológico, repatriamento ou transporte sanitário de feridos ou doentes, vigilância médica no estrangeiro, bem como cancelamento antecipado ou interrupção da viagem.

“Queremos tornar a subscrição de um seguro de viagem o mais simples e intuitivo possível, pois sabemos que o cliente está cada vez mais preocupado em viajar seguro e protegido em consequência da pandemia. Criámos este novo produto para simplificar e, assim, ampliar também a nossa resposta nesta área. O objetivo passa por proporcionar viagens tranquilas ao disponibilizar todas as coberturas adequadas às necessidades do cliente e com uma assistência médica permanente em qualquer parte do mundo”, afirma João Horta e Costa, Chief Commercial Officer da Europ Assistance Portugal, em nota de imprensa.

“Este novo serviço integra a estratégia da Europ Assistance em reforçar a sua aposta e oferta no digital, ao mesmo tempo que estamos ainda mais disponíveis e próximos do cliente quando decide viajar e conhecer o mundo”, conclui.

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